Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Conduzir e falar ao telefone...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Conduzir e falar ao telefone...

    Aqui não é para discutir se está correcto ou não... já toda a gente sabe que está MAL!
    A questão é que ninguém ou pelo menos 99% não são anjinhos e certamente que já conduziram e falaram ao telefone.

    A questão ou discussão era saber se acham que ficam completamente distraidos com o telefone, ou se ainda conseguem focar-se na condução e ter uma conversa com menos uma mão no volante.

    Já vi pessoas que a falar ao telefone ou não, conduzem sempre de uma forma segura, e outros que mal pegam num telefone aquilo é logo um "ai ai"...

    #2
    Das primeiras coisas que comprei para o carro foi um auricular, pelo que muito raramente atendi uma chamada utilizando o telefone em si.
    Actualmente até uso um sem fio, que ainda é melhor para o manuseamento.

    Fora essa situação, penso que a atenção de uma conversa ao telele retira capacidade de atenção na condução, agora resta saber até que ponto distrai mais que uma conversa, por ex. com um passageiro, só se for por ouvir pior e necessitar de mais atenção (mas sou de opinião que distrai mais um pouco).

    Comentário


      #3
      Nunca atendo quando vou na estrada, a não ser a algumas pessoas, e só digo "vou a conduzir, já te ligo."...no outro dia lembrei-me bem o porquê de não o fazer...atendi a tirar o carro de um parque, e tive que parar porque parecia um azelha na 1a aula de condução

      Comentário


        #4
        É logico que isso varia de pessoa para pessoa, o ir a tlm atrofia um pouco tem que se compensar e ir mais devegar para compensar o transtorno que isso possa causar... eu poucas vezes o fiz e qdo o faço é por mesmo mto breves instantes pois nao quero ser caçado

        Mas acredito que prejudique a condução assim como o alcool em excessso, mas lá está tudo é relativo, eu dantes com uma cervejas a mais como vinha mais devagar acabava por ter uma condução mais segura e com os cuidados reforçados.
        Cada pessoa é um caso... por isso é que eu defendo que as leis deviam ser consoante o CV de cada um na estrada consoante factores de klm percorridos, anos de carta e carro e histórial em acidentes.
        Pois há mta gente a falar ao tlm ou com 2 ou 3 cervejas a mais pode conduzir melhor que mta gente teoricamente legal.

        Comentário


          #5
          Já, já fiz essa grande asneira....

          Mas em boa verdade, já o tenho feito em locais onde atrapalha menos que outros, e quando chegamos a zonas mais movimentadas em que a nossa atenção é ainda mais necessária sai um "só um momento".

          Isto claro quando o auricular fica sem bateria.

          Mesmo com auricular, as conversas são sempre breves, e por vezes quem está do outro lado, fica mesmo a falar para o boneco, tendo de repetir tudo.

          Por ordem de prioridades, claro que está que o exercicio da conduções está primeiro

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Fadista Ver Post
            Nunca atendo quando vou na estrada, a não ser a algumas pessoas, e só digo "vou a conduzir, já te ligo."...no outro dia lembrei-me bem o porquê de não o fazer...atendi a tirar o carro de um parque, e tive que parar porque parecia um azelha na 1a aula de condução
            em manobras é atrofiante... mas para aventuras dessas e estar legal prefiro sair da praia a comer um gelado,,, é legal e é 50vezes mais atrofiante especialmente se o gelado se estiver a derreter.

            Comentário


              #7
              Boas,

              Raramente atendo o TLM quando conduzo, a não ser que me "cheire" a problema.

              O caso mais caricato que assisti foi o de una senhora que com o cigarro e a falar ao TLM na mesma mão, tentava estancionar o carro de marcha atrás entre outros 2; ABERRANTE !!!!!!!!!!

              Mas confirmo que quem está ao TLM abstem-se mais de 50% de tudo o que está á volta, mais grave quando conduz.

              Comentário


                #8
                Eu noto que quando atendo o telemóvel enquanto conduzo - e faço-o sempre com o auricular - conduzo bem pior.

                Tento evitar ao máximo essa prática.

                Comentário


                  #9
                  Todos os dias falo imenso ao telemóvel enquanto conduzo.............mas sempre com o auricular. Óbvio que já o fiz sem auricular, no inicio, quando começaram a aparecer os telemóveis e não havia legislação em contrário.

                  Sinceramente para mim o que pode causar distracção é a conversa em si e não o simples facto de ir a segurar no telefone, o que por si só pode reduzir de facto as hipóteses de realização de uma manobra de recurso, por exemplo.

                  No entanto, são mais as vezes em que "não estou a ouvir o que me estão a dizer" do que as vezes que estou desatento ao que me rodeia na estrada.

                  Mas há pessoas que têm atitudes inqualificáveis. Por acaso hoje era para abrir um tópico para falar disto porque uma fulana nas Caldas da Rainha fez-me tirar do sério.

                  Entrou á minha frente na rotunda do E'Leclerc (acho que é assim que se escreve) e seguiu em direcção á rotunda da rainha. Mal saiu da rotunda do E'Leclerc, começou a circular a 30 km/h sem ninguém á frente. Não me apercebi do telefone e segui-a pacientemente. A determinada altura, sem pisca, parou e mudou de direcção á esquerda para uma rua a subir. A manobra foi feita em 2 ou 3 tempos porque as mãos não chegavam para tudo, nomeadamente para trocar mudanças.

                  Foi ai que vi o telefone colado á orelha esquerda. A condução a 30 km/h continuava e, na subida, chegou mesmo a quase parar para meter 1ª (numa subida que se faz em 3ª sem problemas). Dei-lhe um toque de buzina e passados alguns metros dei um toque de luzes.

                  Para cumulo, passados 200 metros, começou a travar e parou na faixa de rodagem (encostada á direita, vá lá!!), mais uma vez sem sinalização. Ai a tampa saltou-me e fiz o que não fazia há muito (mesmo muito) tempo na estrada, dei-lhe uma sonora e prolongada buzinadela, ficando a energumena a olhar para mim com cara de carneiro mal morto e com o telefone agarrado á orelha.

                  É pá, porra, esta gente não vê o ridículo em que cai???

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post

                    Sinceramente para mim o que pode causar distracção é a conversa em si e não o simples facto de ir a segurar no telefone, o que por si só pode reduzir de facto as hipóteses de realização de uma manobra de recurso, por exemplo.
                    Estou de acordo, mas depende do jeito da cada um para a coisa

                    O mais grave é por vezes apanhar o mesmo tipo de manobras que essa sra. fez, mas sem estarem a falar ao telemovel, ou seja sem motivo aparente

                    Comentário


                      #11
                      Aproveitando este tópico...
                      Quando vou ter com a minha namorada...normalmente pego no telemovel e dou-lhe um toque para ela descer... mesmo sendo só um toque corro o risco d ser multado n é?

                      Alias o policia d facto n sabe se estou a falar ou a dar um toque.. mas de qualquer forma..

                      E ja agora... estar com o telemovel na mao.. e enviar SMS.. da multa?

                      Eu axo q ha limites para tudo.. quer dzr n podemos falar ao telemovel.. mas podemos fumar a conduzir? Limar as unhas? Ler uma revista?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                        Sinceramente para mim o que pode causar distracção é a conversa em si e não o simples facto de ir a segurar no telefone, o que por si só pode reduzir de facto as hipóteses de realização de uma manobra de recurso, por exemplo.
                        pois... mas com o auricular é legal e a malta distrai-se mais pk é legal e o pessoal acaba por falar mais tempo.

                        Mas vale nao ter auricular e nao falar ou falar á sucapa por breves instantes... pode ser ilegal mas acaba por ser mais seguro para a condução se compararmos os 2 casos

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                          Aproveitando este tópico...
                          Quando vou ter com a minha namorada...normalmente pego no telemovel e dou-lhe um toque para ela descer... mesmo sendo só um toque corro o risco d ser multado n é?

                          Alias o policia d facto n sabe se estou a falar ou a dar um toque.. mas de qualquer forma..

                          E ja agora... estar com o telemovel na mao.. e enviar SMS.. da multa?

                          Eu axo q ha limites para tudo.. quer dzr n podemos falar ao telemovel.. mas podemos fumar a conduzir? Limar as unhas? Ler uma revista?
                          Qualquer situação que implique o manusamento do telemovel, pode estr sujeito a multa, claro no casos dos sms, o dar o toque depende se for carrqgar num botao apenas para fazer a ligação com o telemovel num suporte, já não me parece...

                          Parece-me que a ler ou limar as unhas, não te safes da respectiva coima

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                            pois... mas com o auricular é legal e a malta distrai-se mais pk é legal e o pessoal acaba por falar mais tempo.

                            Mas vale nao ter auricular e nao falar ou falar á sucapa por breves instantes... pode ser ilegal mas acaba por ser mais seguro para a condução se compararmos os 2 casos
                            Isso já é muito relativo...

                            Comentário


                              #15
                              Eu não sou nenhum santo e também, como muitos outros, usei já o telemóvel enquanto conduzia. Actualmente, mesmo com o auricular, raramente o uso.

                              A minha experiência nessa matéria é que o telemóvel distrai! Com ou sem auricular, distrai! Possivelmente mais a uns do que a outros e até em função da conversa, mas o que é facto é que não acredito que alguém possa afirmar que não faça diferença...

                              São muitos os que vejo usarem o telemóvel e na esmagadora maioria dos casos, vão constantemente a fazer asneiras! Dizem que as mulheres têm a particularidade de conseguir fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas no que toca ao uso do telemóvel durante a condução, são uma autêntica desgraça! Não interpretem isto como qualquer tipo de discriminação, pois conheço algumas (na verdade são poucas) Senhoras que conduzem muito bem!

                              Já tive um sistema mãos-livres (já obsoleto por troca do telemóvel) e não vejo grande vantagem em relação ao auricular: distrai na mesma.

                              Ultimamente, face à maior conscienlização do problema e por ver as asneiras que vejo nos outros, deixo o telemóvel tocar e quem quizer que deixe mensagem. Confesso que mesmo assim uso por vezes o auricular para casos muito pontuais e evito sempre o uso do telemóvel enquanto conduzo.

                              Comentário


                                #16
                                Eu raramente atendo o telemóvel em andamento e se atendo é quase sempre quando estou parado num semáforo. Meto em alta voz no banco ao lado e a conversa é sempre muito rápida.

                                Até quando necessito de fazer um chamada, nada de longas conversas claro, ligo para a pessoa parado no semáforo e meto em alta voz no banco ao lado.

                                Comentário


                                  #17
                                  O meu problema é mais meter as mudanças, mas tenho a perfeita consciência de me tira alguma atenção.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por lmanuel Ver Post
                                    Mas confirmo que quem está ao TLM abstem-se mais de 50% de tudo o que está á volta, mais grave quando conduz.
                                    Eu acho que essa percentagem está bem acima dos 50% enquanto se conduz.

                                    É fácil e de certeza já todos passamos por essa experiência. Basta tentarmo-nos lembrar do que se passou no trajecto enquanto estivemos a falar. Branca...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Vá lá que a minha carrinha tem instalada um nokia com sistema de mãos livres. Coloquei lá um cartão da mesma rede mas sem qualquer tipo de carregamentos obrigatórios e os 5 ou 10 euros de saldo duram, duram, duram... ao telemóvel normal faço reencaminhamento de chamadas para o telemóvel do carro.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por miguel maia Ver Post
                                        Eu acho que essa percentagem está bem acima dos 50% enquanto se conduz.

                                        É fácil e de certeza já todos passamos por essa experiência. Basta tentarmo-nos lembrar do que se passou no trajecto enquanto estivemos a falar. Branca...
                                        Essa branca acontece-me também sem telemóvel.
                                        Principalmente de noite, mas também já aconteceu de dia.

                                        E não estou a falar de 2 ou 3 kms...estou a falar de troços inteiros de AE - só reparo quando passo numa saída e só me recordo de ter passado a ante-anterior.

                                        Quanto à atrapalhação da condução, atrapalha tanto como fumar um cigarro ou ter que aturar um chato a pendura.
                                        É um factor de distração e ponto.

                                        Mas como em tudo, o fundamentalismo prevalece.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu por acaso telefono bastante no carro, diria mesmo que 50% das minhas conversas ao telemóvel são feitas no carro.

                                          E realmente, temos que dividir a atenção, e instinctivamente, tenho tendências a andar mais devagar que o normal, a deixar distâncias de segurança enormes, enfim, precaver-se nunca fez mal a ninguém.

                                          (E uso o sistema do carro, e antes de o ter, nunca atendi uma única chamada a conduzir, quando me telefonavam não atendia, encostava mais à frente onde fosse possível e telefonava)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu sou sincero ... todos os dias falo ao telemovel no carro ... normalmente esqueço-me de colocar o auricular e depois acabo mesmo por atender ...
                                            É errado e perigoso ... embora nunca tenha causado nenhum desastre por causa disso ...

                                            Normalmente conduzo com os joelhos e vou metendo as mudanças na mesma lol ...

                                            nao façam isto em casa.

                                            Mas caramba até de perna partida já andei lol

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                              pois... mas com o auricular é legal e a malta distrai-se mais pk é legal e o pessoal acaba por falar mais tempo.

                                              Mas vale nao ter auricular e nao falar ou falar á sucapa por breves instantes... pode ser ilegal mas acaba por ser mais seguro para a condução se compararmos os 2 casos
                                              Tu tens cada teoria...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Em condução normal, onde corre tudo bem, não me faz diferença absolutamente nenhuma...


                                                Agora, e com auricular ou alta-voz, que tenho e uso, basta andar no meio de transito e querer desenvencilhar-me, e nota-se logo que a conversa fica a meio quando me preciso de concentrar a sério na condução...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A mim já me aconteceu uma engraçada. Ia em trabalho, na circunvalação, e por acaso vinha ao telemovel. Vinha na faixa da esquerda, e há um gajo que ia a minha frente e sem sinalização nenhuma trava de repente para virar a esquerda. Só tive tempo de travar, ver se nao vinha ninguem na faixa da direita e desviar para a faixa da direita. É aí que reparo que vinha um carro da policia atras de mim, que ficou a cm's do outro carro. Nos semaforos em frente ao hospital de s. joao, o agente manda-me encostar, pede-me documentos e etc. Fala do telemovel, que EU ia causando um acidente, etc. Bem, só argumento que tudo bem, ia em infracção, mas mais infracção fez o animal que se lembra de estacar o carro para virar a esquerda e o gajo é que ia causando um acidente. Bem, o fulano lá concordou, foi escrevendo, mas o que é certo é que não me entregou papel nenhum, mandou-me a minha vida, e ate hoje, passados mais de 6 anos, não me chegou papel nenhum a casa!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Fresh_Fruit Ver Post
                                                    Eu sou sincero ... todos os dias falo ao telemovel no carro ... normalmente esqueço-me de colocar o auricular e depois acabo mesmo por atender ...
                                                    É errado e perigoso ... embora nunca tenha causado nenhum desastre por causa disso ...

                                                    Normalmente conduzo com os joelhos e vou metendo as mudanças na mesma lol ...

                                                    nao façam isto em casa.

                                                    Mas caramba até de perna partida já andei lol
                                                    Conduzir com joelhos... confesso que também é uma das minhas especialidades mas não é por causa do telelé.

                                                    No meu Corsa A da instrução, tinha de ser, aquilo parecia uma caixa de fósforos. Sabia que tinha a primeira metida, porque batia primeiro na perna. Saía do carro com uma nódoa negra na perna, nos pára-arranques... que chaço!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Ainda á bocado vinha á minha frente um caramelo a 30km/h, e com uma mão a segurar o telefone e a outra a segurar o cigarro

                                                      E depois são daqueles que nem andam nem deixam andar

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                        Ainda á bocado vinha á minha frente um caramelo a 30km/h, e com uma mão a segurar o telefone e a outra a segurar o cigarro

                                                        E depois são daqueles que nem andam nem deixam andar
                                                        Não ia em excesso de velocidade pois não? Então é um condutor exemplar!!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu atendo sempre quando ando com o meu carro, visto por a caixa automatica a trabalahr e fico com a 'mao livre'.. :S Só não atendo quando ando mesmo no meio da confusao da cidade...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            quando o faço é sempre em situações que prevejo manter a velocidade. porque se vou com uma mão no telemovel a falar se tiver que usar a caixa, irá faltar uma mão para o volante.

                                                            Geralmente quando falo ao telemovel a conduzir é coisas rápidas do tipo "vou chegar tarde", "não faças conta comigo para o jantar", "vou chegar a casa ás XX horas" etc, etc.

                                                            Se a conversa for para demorar, digo que já telefono e quando chego a um sitio onde posso parar o carro ou então quando chego a auto-estrada encosto-me à direita e falo então com mais calma.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X