Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Passagem de peões e 50 metros - Ajuda

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Passagem de peões e 50 metros - Ajuda

    Olá.
    No decorrer de 1 conversa preciso de elucidação no seguinte assunto:

    Em estradas que não haja passadeiras a 50 metros, o peão pode atravessar?

    Ou tem mesmo prioridade como se fosse uma passadeira.

    Imaginemos uma estrada (uma recta) de 100 metros sem passadeira. Um peao pretende atravessá-la.

    Ele tem prioridade ou tem de esperar que o transito termine?

    Resumindo: Ele pode atravessar sem correr o risco de ser multado mas apenas se nao tiver transito ou tem mesmo prioridade tendo qualquer veiculo que abrandar ou mesmo parar para ceder passagem?

    Obrigado e se puderem ilustrar com o código de estrada.

    #2
    Ora, um peão DEVE atravessar numa passadeira sempre que haja uma a menos de 50 metros. Assim, se qualquer das passadeiras estiver a 51 metros, ele pode atravessar a estrada sem ser autuado. Se, no entanto, ela estiver a 49 e ele não a usar, pode ser autuado.
    Apenas no caso de atravessar a estrada na passadeira ele terá prioridade sobre o trânsito. Se as passadeiras estão a 51 metros ele pode atravessar fora da passadeira, mas terá de esperar pelos carros passarem.

    Comentário


      #3
      o peão so tem prioridade numa mudança de direcção (do condutor). cruzamento, por exemplo

      Comentário


        #4
        Se está fora da passadeira e não tem nenhuma a 50 metros não é autuado, mas tem que esperar para que possa atravessar a via com as devidas condições de segurança sem se colocar a si nem aos outros em perigo.

        Já agora, prioridade é uma palavra chata, é que muita gente pensa que prioridade é o mesmo que atravessar sem olhar porque os outros é que têm que parar.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
          Se está fora da passadeira e não tem nenhuma a 50 metros não é autuado, mas tem que esperar para que possa atravessar a via com as devidas condições de segurança sem se colocar a si nem aos outros em perigo.

          Já agora, prioridade é uma palavra chata, é que muita gente pensa que prioridade é o mesmo que atravessar sem olhar porque os outros é que têm que parar.
          E o pior de tudo é que depois a unica pessoa onde poderão reclamar por justiça será ao São Pedro...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LiveFlesh Ver Post
            o peão so tem prioridade numa mudança de direcção (do condutor). cruzamento, por exemplo
            Olha que não.

            Se estiveres numa passadeira e quiseres atravessar o veiculo tem mesmo de parar para te deixar passar

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
              Olha que não.

              Se estiveres numa passadeira e quiseres atravessar o veiculo tem mesmo de parar para te deixar passar

              se conseguires parar... uma vez ia a menos de 5 metros duma passadeira quando uma mulher se atira pa frente do carro foi por um triz e ainda começou a reclamar, escusado será dizer que a mandei pa um lindo sitio

              Comentário


                #8

                Artigo 101.º
                Atravessamento da faixa de rodagem
                1 - Os peões não podem atravessar a faixa de rodagem sem previamente se certificarem de que, tendo
                em conta a distância que os separa dos veículos que nela transitam e a respectiva velocidade, o
                podem fazer sem perigo de acidente.
                2 - O atravessamento da faixa de rodagem deve fazer-se o mais rapidamente possível.
                3 - Os peões só podem atravessar a faixa de rodagem nas passagens especialmente sinalizadas para esse
                efeito ou, quando nenhuma exista a uma distância inferior a 50 m, perpendicularmente ao eixo da
                faixa de rodagem.
                4 - Os peões não devem parar na faixa de rodagem ou utilizar os passeios de modo a prejudicar ou perturbar
                o trânsito.
                5 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de
                10 a 50.

                Os peões tem sempre o dever de cumprir o estipulado no número 1 e 2 deste artigo.

                Como podem ver aqui não diz que o peão tem "prioridade".
                O condutor ao deparar-se com uma passadeira é que deve tomar as devidas precauções e deixar passar o peão que se encontre para a atravessar.


                Artigo 103.º
                Cuidados a observar pelos condutores
                1 - Ao aproximar-se de uma passagem de peões assinalada, em que a circulação de veículos está regulada
                por sinalização luminosa, o condutor, mesmo que a sinalização lhe permita avançar, deve deixar
                passar os peões que já tenham iniciado a travessia da faixa de rodagem.
                2 - Ao aproximar-se de uma passagem para peões, junto da qual a circulação de veículos não está regulada
                nem por sinalização luminosa nem por agente, o condutor deve reduzir a velocidade e, se
                necessário, parar para deixar passar os peões que já tenham iniciado a travessia da faixa de rodagem.
                3 - Ao mudar de direcção, o condutor, mesmo não existindo passagem assinalada para a travessia de
                peões, deve reduzir a sua velocidade e, se necessário, parar a fim de deixar passar os peões que estejam
                a atravessar a faixa de rodagem da via em que vai entrar.
                4 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de
                120 a 600.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LiveFlesh Ver Post
                  o peão so tem prioridade numa mudança de direcção (do condutor). cruzamento, por exemplo
                  Boa... mais uma pérola... então todas aquelas passadeiras no meio das avenidas estão lá para enfeitar.

                  Acho que não era isso que querias dizer, por isso, tira lá daí o só e completa o raciocínio, senão só se lança a confusão.

                  Comentário


                    #10
                    Essa dos 50m é mais uma das pérolas do CE, então e quem não andar de fita métrica no bolso como é que é?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                      Essa dos 50m é mais uma das pérolas do CE, então e quem não andar de fita métrica no bolso como é que é?
                      então o que é que devia estar no código como distância aceitável? um valor variável? diz lá... se achas tão estúpido, faz uma sugestão melhor

                      Comentário


                        #12
                        Mandei a posta pro ar e já sabia que alguém se iria acusar

                        Acho estúpido porque estás a ver algum polícia a multar-te, tu dizeres que a passadeira está a mais de 50m e ele a ir ao carro buscar a fita métrica? Os 50m não passam de um preciosismo inútil, mais valia o CE mencionar uma "passadeira visível nas imediações", é que até pode haver uma a seguir á curva a menos de 50m e tu não a usaste porque não sabias que ela estava lá, vais ser multado por isso?

                        Comentário


                          #13
                          a lei tem de definir uma distancia, porque se vais andar a meter critérios "ao calhas" é impossível multar quem quer que seja... o que é que quer dizer "visível nas imediações"? a 10 metros? a 50 metros? a 100 metros? a lei tem de ser clara e não deixar espaço para ambiguidade..

                          Comentário


                            #14
                            Sim, mas ainda não me explicaste como é que a olho nu sabes se és obrigado a atravessar numa passadeira ou não. E o CE é suposto ser principalmente para os automibilistas, como polícia multarias a avózinha que não sabe, nunca leu nem há-de ler o CE só porque ela tinha uma passadeira a 49m e não a utilizou?

                            Comentário


                              #15
                              conheçem alguem que ja tenha sido multado??? é que eu vejo tanto peão a atravessar em sitios tipo saidas de tuneis, vias com separador central, e muitas das vezes tem uma passagem superior ali a 10 metros

                              mas o que chateia mais é aquele pessoal que pensa que esta numa passerelle, atravessa nas calmas a olhar para todo o lado

                              Comentário


                                #16
                                Só para concluir que o C.E. não ajuda os peões em nada.

                                Entao eu numa estrada nacional se nao tiver passadeiras, tenho de esperar que todos os carros passem para conseguir atravessar?

                                É que eu estou a ver uma ou outra estrada que ficas la mais de 10 minutos à espera tal é o tráfego e velocidade com que se faz essas estradas (supostamente seria 50 o limite)......

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por bruno_dias Ver Post
                                  mas o que chateia mais é aquele pessoal que pensa que esta numa passerelle, atravessa nas calmas a olhar para todo o lado
                                  às vezes também não passo depressa. é que os carros das outras faixas podem resolver não parar e passar-me a ferro. há que ter cuidado...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                    às vezes também não passo depressa. é que os carros das outras faixas podem resolver não parar e passar-me a ferro. há que ter cuidado...

                                    eu falo daqueles que parece que tão mesmo a gozar com o pessoal muito devagar, apesar de ja estarem todos parados

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por bruno_dias Ver Post
                                      eu falo daqueles que parece que tão mesmo a gozar com o pessoal muito devagar, apesar de ja estarem todos parados
                                      Sei do que falas e são normalmente jovens "cheios de estilo".

                                      Comentário


                                        #20
                                        Mas se forem jovens cheiAs de estilo e u rabiosque engraçado... paro e de bom grado... e minhas meninas, "take your time".

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                          Sei do que falas e são normalmente jovens "cheios de estilo".
                                          Ou velhos cheios de cagança.

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X