Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidente - desta vez a vitima fui eu...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Acidente - desta vez a vitima fui eu...

    Pois é, nada melhor que na véspera de Natal ter um acidente.

    Basicamente eu seguia numa estrada principal, e uma madame mete-se à estrada, vinda de um caminho particular da direita. Ainda me tentei desviar, mas acabei por lhe bater na roda dianteira esquerda. O meu bolinhas ficou com a direcção e e a suspensão no galheiro, fora o parachoques e a lateral dianteira esquerda estarem uma lastima.

    A senhora não se declarou como culpada pois segundo ela, quando olhou não vinha ninguem, e lá se chamou a GNR para levantar o auto. Um senhor que vinha em sentido contrario, e que nao lhe bati de frente por milagre ao tentar me desviar da madame, prontificou se a servir como minha testemunha.

    A questão agora é a seguinte:

    Qual o procedimento que terei de ter em relação á minha seguradora, e se quando falar com a seguradora terei de dizer que tenho uma testemunha.

    Preciso de carro para trabalhar, e como tal, tenho direito a carro de substituição?

    Desde já agradecido pela vossa ajuda.

    PS: Logo que possivel, colocarei um croqui do acidente.

    #2
    A senhora não se declarou como culpada pois segundo ela, quando olhou não vinha ninguem

    Ha pessoal que bate muito mal da cabeça....


    Mittch.. que tudo se resolva da melhor forma

    Comentário


      #3
      Pelas tuas palavras presumo que não assinaram declaração amigável.

      Mesmo assim preenches a declaração amigável com a tua versão dos factos e entregas na seguradora, junto com o auto da GNR, dessa forma e vendo que não tens culpa irão fazer as diligências necessárias para tratar do caso coma seguradora da culpada mas fazem-te logo a IDS, isto é, indemnização directa!

      Em principio é assim que vai ser!

      Abraço e bom natal!!

      Comentário


        #4
        A senhora não se declarou como culpada pois segundo ela, quando olhou não vinha ninguem
        Qual é o artigo no codigo de estrada que suporta este argumento? Devias ter perguntado á senhora


        Acho que nao vais ter grande problema com a seguradora, é um acidente simples de resolver

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Mittch Ver Post
          A senhora não se declarou como culpada pois segundo ela, quando olhou não vinha ninguem.
          E eu a pensar que já tinha visto de tudo.

          Comentário


            #6
            Se não em engano, quem vem de caminhos particulares, parques de estacionamento e P.A., perde a prioridade!

            Comentário


              #7
              Assim que puderes faz a participação à tua seguradora e a reclamação na outra, com o pedido de peritagem (se possível logo com o nome da oficina).
              Quando puderes vai buscar o Auto (em principio nome da testemunha, devia lá constar).

              Carro de substiuição em principio só terás direito quando a companhia assumir a responsabilidade...

              Comentário


                #8
                Essa senhora deve ser prima da outra que é multada por conduzir na faixa do meio e so pedia a Deus que todos conduzissem como ela

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Mittch Ver Post

                  A senhora não se declarou como culpada pois segundo ela, quando olhou não vinha ninguem

                  .

                  Comentário


                    #10
                    pois ai não duvidas qualquer seguradora te dá como lesado, mas mesmo sendo tu lesado dá sempre dores de cabeça, so de me lembrar os filmes em que andei metido a menos dum mes com a minha em que tb saí lesado...

                    Comentário


                      #11
                      Bem, a senhora apresenta-se pela direita, certo? Ela tinha algum STOP ou perca de prioridade?
                      Dizes que vinhas na estrada principal? E ela vinha de um caminho particular.
                      O meu pai já teve um acidente em que vinha da estrada principal e uma gaja meteu-se, mas vinha pela direita e não havia nenhum stop (hoje já tem), logo o meu pai foi dado como culpado. Isto passou-se há muitos anos, mas penso que ainda hoje o código não fala em estradas principais.
                      Editado pela última vez por DoutorGigabyte; 25 December 2007, 11:51. Razão: correcção de erros ortográficos

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por dr.gigabyte Ver Post
                        Bem, a senhora apresenta-se pela direita, certo? Ela tinha algum STOP ou perca de prioridade?
                        Dizes que vinhas na estrada principal? E ela vinha de um caminho particular.
                        O meu pai já teve um acidente em que vinha da estrada principal e uma gaja meteu-se, mas vinha pela direita e não havia nenhum stop (hoje já tem), logo o meu pai foi dado como culpado. Isto passou-se há muitos anos, mas penso que ainda hoje o código não fala em estradas principais.
                        Não fala em estradas principais mas fala em caminhos particulares:


                        Artigo 31º

                        1 Deve sempre ceder a passagem o condutor:
                        a) Que saia de um parque de estacionamento, de uma zona de
                        abastecimento de combustível ou de qualquer prédio ou caminho
                        particular;

                        (...)
                        Agora é preciso ter muito cuidado com a definição de "caminho particular", nem sei quem é que pode atestar se uma determinada rua é um caminho particular...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                          Não fala em estradas principais mas fala em caminhos particulares:



                          Agora é preciso ter muito cuidado com a definição de "caminho particular", nem sei quem é que pode atestar se uma determinada rua é um caminho particular...
                          Exacto, mas o problema é que por vezes existe uma rua pequena (publica) que dá para uma larga avenida e se essa rua não tiver qualquer sinal de stop ou perca de prioridade, logo tem prioridade quem se apresenta pela direita. E depois quando há acidente, a pessoa diz, eu vinha na estrada principal.

                          Quanto ao acidente, claro que a senhora não tem razão, o pior mesmo é o natal estragado

                          Comentário


                            #14
                            Bem, eu a pouco tempo tambem estive envolvido num acidente! Essa historia do carro do substituição é uma grande bosta! A mim o que me foi dito, foi que tenho direito a carro de substituição depois de o carro ser peritado, e o perito considerar o carro imobilizado, ou seja que não possa circular. A minha questão a seguradora foi...entao e agora?!ate ao carro ser peritado como é?! Resposta da seguradora....se andar de transportes guarde os recibos que, se o seu carro for considerado imobilizado e a seguradora analisar os seus custos, devolvemos os valor gasto! Ou entao alugue um carro em seu nome, se o seu carro for considerado imobilizado e a seguradora analisar os seus custos, assumem o custo de aluger....
                            Na pratica...o melhor é esperares pelo resultado da peritagem e esperares pela ordem do aluguer da seguradora...
                            Espero que tudo se resolva pelo melhor!

                            Cpts!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Eduardo1983 Ver Post
                              Bem, eu a pouco tempo tambem estive envolvido num acidente! Essa historia do carro do substituição é uma grande bosta! A mim o que me foi dito, foi que tenho direito a carro de substituição depois de o carro ser peritado, e o perito considerar o carro imobilizado, ou seja que não possa circular. A minha questão a seguradora foi...entao e agora?!ate ao carro ser peritado como é?! Resposta da seguradora....se andar de transportes guarde os recibos que, se o seu carro for considerado imobilizado e a seguradora analisar os seus custos, devolvemos os valor gasto! Ou entao alugue um carro em seu nome, se o seu carro for considerado imobilizado e a seguradora analisar os seus custos, assumem o custo de aluger....
                              Na pratica...o melhor é esperares pelo resultado da peritagem e esperares pela ordem do aluguer da seguradora...
                              Espero que tudo se resolva pelo melhor!

                              Cpts!
                              Se esse caminho particular for uma estrada sem saída a culpa é da senhora sem dúvida nenhuma!

                              Quanto ao carro de substituição, não sei quantos dias tens direito a ele, mas isso tens que ler nas condições gerais do teu seguro!!

                              Comentário


                                #16
                                Que grande confusão vai por aqui.

                                Estrada ou caminho particular, não tem nada a ver com tamanho, se tem saída ou não.

                                É todo e qualquer tipo de via que faz o acesso de uma propriedade particular a uma via pública. Logicamente esse caminho está construído em propriedade privada.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LM Ver Post
                                  Que grande confusão vai por aqui.

                                  Estrada ou caminho particular, não tem nada a ver com tamanho, se tem saída ou não.

                                  É todo e qualquer tipo de via que faz o acesso de uma propriedade particular a uma via pública. Logicamente esse caminho está construído em propriedade privada.
                                  Nada que em principio uma certidão camarária, por exemplo, não esclareça... embora já tenha visto uma um pouco "confusas"

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                    Se esse caminho particular for uma estrada sem saída a culpa é da senhora sem dúvida nenhuma!
                                    define "estrada sem saída". não sabia que agora a prioridade depende de ser uma estrada com ou sem saída
                                    aliás, quando eu ando na estrada, e vejo um cruzamento À direita, páro para ir ver se é uma estrada sem saída, e se for, passo e não dou prioridade

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                      define "estrada sem saída". não sabia que agora a prioridade depende de ser uma estrada com ou sem saída
                                      aliás, quando eu ando na estrada, e vejo um cruzamento À direita, páro para ir ver se é uma estrada sem saída, e se for, passo e não dou prioridade
                                      algo está mal aqui!!! segundo o NOVO codigo até as estradas sem saida desde que estejam a direita têm prioridade tal como veiculos sem motor com o NOVO codigo "ganharam" prioridade nas rotundas

                                      vou ver se encontro o artigo

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                        define "estrada sem saída". não sabia que agora a prioridade depende de ser uma estrada com ou sem saída
                                        aliás, quando eu ando na estrada, e vejo um cruzamento À direita, páro para ir ver se é uma estrada sem saída, e se for, passo e não dou prioridade

                                        deves parar deves...

                                        Comentário


                                          #21

                                          SECÇÃO IV
                                          Cedência de passagem
                                          SUBSECÇÃO I
                                          Princípio geral
                                          Artigo 29.º
                                          Princípio geral
                                          1 - O condutor sobre o qual recaia o dever de ceder a passagem deve abrandar a marcha, se necessário
                                          parar ou, em caso de cruzamento de veículos, recuar, por forma a permitir a passagem de outro
                                          veículo, sem alteração da velocidade ou direcção deste.
                                          2 - O condutor com prioridade de passagem deve observar as cautelas necessárias à segurança do trânsito.
                                          3 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de
                                          120 a 600.

                                          SUBSECÇÃO II
                                          Cruzamentos, entroncamentos e rotundas

                                          Artigo 30.º
                                          Regra geral
                                          1 - Nos cruzamentos e entroncamentos, o condutor deve ceder a passagem aos veículos que se lhe apresentem
                                          pela direita.
                                          2 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de
                                          120 a 600.

                                          Isto é a regra geral, não me parece que no actual CE fale em cedência de passagem em vias que acedam a EN...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Bem, nem sei por onde ei de começar...

                                            Parece que afinal sou 100% culpado pelo acidente. Segundo a minha seguradora, o outro veiculo apresentava-se pela direita, e como não tem la nenhum sinal de Stop , perco a prioridade, apesar de ser o unico caminho em mais de 20 Kms que nao tem um sinal de Stop.
                                            Culpa de quem? Não sei, mas estou disposto a ir até às ultima consequências para me darem razão. Eu não sou obrigado a saber que há ali um caminho com prioridade, ainda pra mais no meio de uma curva fechada.
                                            2º Ponto, recebo hoje uma carta da companhia do outro veiculo, também a dar-me 100% culpado, mas desta vez, porque segundo a segurada deles, bati na traseira do veiculo dela, ao tentar fazer uma ultrapassagem, e não guardei a devida distância de segurança. Engraçado, pois o choque deu-se na frontal esquerdo do veiculo dela.

                                            Nem sei por onde me virar, e o que fazer, pois é demasiado injusto eu ser 100% culpado de um acidente do qual não me sinto responsavel...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Mittch Ver Post
                                              Bem, nem sei por onde ei de começar...

                                              Parece que afinal sou 100% culpado pelo acidente. Segundo a minha seguradora, o outro veiculo apresentava-se pela direita, e como não tem la nenhum sinal de Stop , perco a prioridade, apesar de ser o unico caminho em mais de 20 Kms que nao tem um sinal de Stop.
                                              Culpa de quem? Não sei, mas estou disposto a ir até às ultima consequências para me darem razão. Eu não sou obrigado a saber que há ali um caminho com prioridade, ainda pra mais no meio de uma curva fechada.
                                              2º Ponto, recebo hoje uma carta da companhia do outro veiculo, também a dar-me 100% culpado, mas desta vez, porque segundo a segurada deles, bati na traseira do veiculo dela, ao tentar fazer uma ultrapassagem, e não guardei a devida distância de segurança. Engraçado, pois o choque deu-se na frontal esquerdo do veiculo dela.

                                              Nem sei por onde me virar, e o que fazer, pois é demasiado injusto eu ser 100% culpado de um acidente do qual não me sinto responsavel...
                                              No Código de Estrada diz que Estradas particulares perdem prioridade sobre as restantes vias. Consegues confirmar isso?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Apenas posso dizer força com isso, eu faria o mesmo até às ultimas consequencias. E tenta-te informar penso que com um advogado uma vez que a outra companhia pode ter deixado uma aberta para contestares o caso.

                                                Nunca vi uma batida por trás dar cabo de um para-choques frontal

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Mittch Ver Post
                                                  Bem, nem sei por onde ei de começar...

                                                  Parece que afinal sou 100% culpado pelo acidente. Segundo a minha seguradora, o outro veiculo apresentava-se pela direita, e como não tem la nenhum sinal de Stop , perco a prioridade, apesar de ser o unico caminho em mais de 20 Kms que nao tem um sinal de Stop.
                                                  Culpa de quem? Não sei, mas estou disposto a ir até às ultima consequências para me darem razão. Eu não sou obrigado a saber que há ali um caminho com prioridade, ainda pra mais no meio de uma curva fechada.
                                                  2º Ponto, recebo hoje uma carta da companhia do outro veiculo, também a dar-me 100% culpado, mas desta vez, porque segundo a segurada deles, bati na traseira do veiculo dela, ao tentar fazer uma ultrapassagem, e não guardei a devida distância de segurança. Engraçado, pois o choque deu-se na frontal esquerdo do veiculo dela.

                                                  Nem sei por onde me virar, e o que fazer, pois é demasiado injusto eu ser 100% culpado de um acidente do qual não me sinto responsavel...
                                                  E na tua via tens algum sinal a informar que tens prioridade em todos os entroncamentos que se apresentem?
                                                  Se não há sinalização e é um caminho público, a responsabilidade "em principio" foi bem atribuida.
                                                  Se conseguires uma declaração da Câmara Municipal, que informe ser um local privado, podes contestar e ter sucesso.

                                                  Doutra forma, parece-me complicado, pois para o terceiro está a entrar numa estrada sobre a qual tem prioridade, sem nenhuma sinalização em contrário...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Só há 2 hipóteses.

                                                    A estrada (ou caminho) é privado. Não és Culpado.

                                                    A estrada (ou caminho) não é privado. És culpado!

                                                    Mais simples é dificil.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Mittch Ver Post
                                                      Bem, nem sei por onde ei de começar...

                                                      Parece que afinal sou 100% culpado pelo acidente. Segundo a minha seguradora, o outro veiculo apresentava-se pela direita, e como não tem la nenhum sinal de Stop , perco a prioridade, apesar de ser o unico caminho em mais de 20 Kms que nao tem um sinal de Stop.
                                                      Culpa de quem? Não sei, mas estou disposto a ir até às ultima consequências para me darem razão. Eu não sou obrigado a saber que há ali um caminho com prioridade, ainda pra mais no meio de uma curva fechada.
                                                      2º Ponto, recebo hoje uma carta da companhia do outro veiculo, também a dar-me 100% culpado, mas desta vez, porque segundo a segurada deles, bati na traseira do veiculo dela, ao tentar fazer uma ultrapassagem, e não guardei a devida distância de segurança. Engraçado, pois o choque deu-se na frontal esquerdo do veiculo dela.

                                                      Nem sei por onde me virar, e o que fazer, pois é demasiado injusto eu ser 100% culpado de um acidente do qual não me sinto responsavel...
                                                      Só uma questão:

                                                      A estrada onde circulavas contem sinalização vertical a indicar o referido "caminho" á direita ? Ou seja aproximação de entroncamento e de que tipo ? Com sinalética que a estradas que circulas é a principal ou sinal de entroncamento em que deverás cumprir a regra da prioridade

                                                      Se não contem é um caminho particular, se contem,... os 100% são bem aplicados

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu aconselho-o a dirigir-se á respectiva camara municipal, e na secção de urbanismo, socilitar por escrito que esse caminho de onde o outro condutor saiu, seja classificado.

                                                        A camara municipial é a unica entidade competente para o fazer. Se a camara confirmar que o caminho é privado, então, com base no codigo da estrada, ser-lhe-á mais facil reafirmar a sua inocencia.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                          Só há 2 hipóteses.

                                                          A estrada (ou caminho) é privado. Não és Culpado.

                                                          A estrada (ou caminho) não é privado. És culpado!

                                                          Mais simples é dificil.
                                                          É isso mesmo.

                                                          Tens que ir rapidamente à autarquia do local do acidente para saber se o caminho é privado.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Dark_Sorcerer Ver Post
                                                            É isso mesmo.

                                                            Tens que ir rapidamente à autarquia do local do acidente para saber se o caminho é privado.
                                                            O caminho até pode ser privado, mas na estrada que ele circula se houver referencia, leia-se sinalização a indicar o entroncamento ...

                                                            Por causa disso é que eu coloquei o post acima a questionar a presença de sinalização vertical

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X