Anúncio

Collapse
No announcement yet.

E se a BT multasse só os outros?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    E se a BT multasse só os outros?

    Há bocado, fui tomar um café e estava lá um tipo todo indignado, a falar com o dono do café, pois tinha acabado de ser multado por não fazer o pisca quando saiu da AE. A multa foram 60€ e inibição de condução mínima de 2 meses. E claro, pôs-se logo (como bom ser humano tuga que é) a criticar os outros, que a BT não anda em cima dos outros, mas apenas a chatear quem trabalha (ainda não percebi que raio de mania esta de que quem trabalha pode fazer o que lhe apetece - eu trabalho e tenho regras para cumprir...). Mas começo a perceber o raciocínio dele: se só os "outros" é que são perigosos na estrada, então é aí que as autoridades devem actuar: nos outros! Não...?

    #2
    Alguma coisa não bate certo nessa história que ele contou (ou não fosse conversa de café), as infracções leves como essa não dão inibição nenhuma.

    Comentário


      #3
      É MUITO bem aplicada a multa!

      Comentário


        #4
        inibição de condução mínima de 2 meses será contra ordenação muito grave, logo a multa nunca poderia ser de 60€

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por dr.gigabyte Ver Post
          inibição de condução mínima de 2 meses será contra ordenação muito grave, logo a multa nunca poderia ser de 60€
          O valor da multa nada tem a ver com a gravidade.
          Veja-se o valor da multa por conduzir ao telemóvel e a gravidade da mesma...

          "V"

          Comentário


            #6
            normalmente quando apanhamos uma multa temos dificuldade em aceitar,achamos quase sempre que foi excesso de zelo,que o tipo estava mal disposto,que é uma injustica etc...é assim aqui e em qualquer parte,
            mas algumas vezes as autoridades tambem erram,e não é so a passar a multa,é muitas vezes é da maneira como abordam o automobilista.
            eu por ex fui multado há uns anos por um gnr porque não tinha obedecido a um sinal de proibido virar á esquerda e o senhor guarda quando me mandou parar a primeira coisa que me disse foi:então??não viu o sinal???é chico esperto hein??? e eu:boa noite sr guarda. e ele: então o sr doutor não viu o sinal?? encoste ai a frente que vai ser autuado.
            depois disto lá fui para o posto movel "uma iveco da gnr" e ele la me passou a multa,no final disse-me se para assinar e se tinha alguma declaração a fazer e eu respondi:quanto á multa não tenho,porque infringi o codigo da estrada e por isso acho certa a sanção agora tambem acho que um agente da autoridade deve comunicar com o automobilista de forma cordial e não da forma como me abordou,porque eu não acho que sou nenhum chico esperto e tambem nao sou doutor porque não sou formado. e ele......ficou calado!!! lá esta muitas vezes as autoridades tambem erram e se querem respeito tambem tem que respeitar

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por joao bras Ver Post
              normalmente quando apanhamos uma multa temos dificuldade em aceitar,achamos quase sempre que foi excesso de zelo,que o tipo estava mal disposto,que é uma injustica etc...é assim aqui e em qualquer parte,
              mas algumas vezes as autoridades tambem erram,e não é so a passar a multa,é muitas vezes é da maneira como abordam o automobilista.
              eu por ex fui multado há uns anos por um gnr porque não tinha obedecido a um sinal de proibido virar á esquerda e o senhor guarda quando me mandou parar a primeira coisa que me disse foi:então??não viu o sinal???é chico esperto hein??? e eu:boa noite sr guarda. e ele: então o sr doutor não viu o sinal?? encoste ai a frente que vai ser autuado.
              depois disto lá fui para o posto movel "uma iveco da gnr" e ele la me passou a multa,no final disse-me se para assinar e se tinha alguma declaração a fazer e eu respondi:quanto á multa não tenho,porque infringi o codigo da estrada e por isso acho certa a sanção agora tambem acho que um agente da autoridade deve comunicar com o automobilista de forma cordial e não da forma como me abordou,porque eu não acho que sou nenhum chico esperto e tambem nao sou doutor porque não sou formado. e ele......ficou calado!!! lá esta muitas vezes as autoridades tambem erram e se querem respeito tambem tem que respeitar
              Da GNR outra coisa não é de esperar.
              Eu da PSP ainda consigo ter uma imagem minimamente positiva,até pq em todas as vezes que fui abordado por eles prevaleceu uma postura de cordialidade e boa educação,já no caso da GNR...valha-nos Deus ,99% das vezes é malta que tresanda a analfabetismo e a atitude é sempre a do quero,posso e mando,por isso pra mim são é Gordos Nabos e Retrógrados.

              Comentário


                #8
                Inibição de condução por falta de um pisca eu tb ficava muitooooo lixado lol ...

                Já fiz bem pior e nao fiquei sem carta ...

                Comentário


                  #9
                  A multa acredito e acho mto bem pois os piscas não servem apenas de adereço, bem como os espelhos mas inibição de conduzir já é mto rebuscado. O pessoal que devia ser multado todos os dias é aquele que não sabe fazer rotundas. Aborda-as mal ou corta-as! Em 3 meses com o meu carro novo já tive 2 espelhos partidos à pala disso. Mas enfim, a historia das rotundas é muito complicada para o pessoal abrir os olhos

                  Comentário


                    #10
                    Inibição de conduzir? Are you sure?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por smithico
                      Inibição de conduzir? Are you sure?
                      Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                      Alguma coisa não bate certo nessa história que ele contou (ou não fosse conversa de café), as infracções leves como essa não dão inibição nenhuma.
                      Respondido.

                      Comentário


                        #12
                        Mas não fazer pisca é uma CO grave/muito grave, conforme se esteja fora de AE ou em AE, respectivamente. É um desrespeito de uma das regras de mudança de direcção, ultrapassagem, etc.

                        Comentário


                          #13
                          Não fazer pisca é contra-ordenação grave, certo ?

                          Mas no fórum codigodaestrada.net houve uma pessoa que não fez pisca numa localidade (obviamente fora de AE ) e a multa foi de CO leve e 60 euros...

                          Algo não bate certo.

                          Aliás eu uma vez vi numa reportagem da BT que tava a dar na TV que uma condutor a ia sempre no meio na AE e foi mandada encostar. Se não tivesse álcool no sangue ou qualquer outra infracção, a multa seria de 60 euros.

                          Quer dizer, quando é a primeira CO praticada por uma pessoa, dá-se um desconto e fica em leve ?

                          Outra dúvida : há uns tempos atrás, ia numa estrada e cortei para a direita, fiz pisca e pronto. Depois da manobra de mudança de direcção estar concluida, ia para virar o volante a esquerda até chegar á posição de rodas em frente, e sem querer a mão tocou forte demais na alavanca e accionou pisca para a esquerda, e o mais engraçado é que havia aí uma rua onde podia cortar para a tal esquerda. Assim que pude desliguei logo o pisca pois queria seguir em frente. Pratiquei infracção ? É que para todos os efeitos, fiz pisca e não virei...apesar de ter desligado logo assim que pude.

                          Comentário


                            #14
                            Ah, desenterranços.

                            Comentário


                              #15
                              Descobri este tópico pelo google

                              Comentário


                                #16
                                Agora uma dúvida,não fazer piscas ao mudar de via é COLeve?
                                É que pelo que estou a ver no código não existe algum artigo a dizer que temos que fazer algo da forma X ou Y...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por estvmkt Ver Post
                                  Agora uma dúvida,não fazer piscas ao mudar de via é COLeve?
                                  É que pelo que estou a ver no código não existe algum artigo a dizer que temos que fazer algo da forma X ou Y...
                                  Vê no artigo 43 do C.E.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Já agora em complemento o artigo 21 do C.E. Tudo o que se pode fazer e como se deve fazer vem descrito na legislação rodoviária em vigor. É só ler e aprender, para depois não virem dizer que os polícias é que são os culpados e vocês os inocentes pelas infracções que cometem.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ok!
                                      Brigado.
                                      Mas uma coisa é certa,na AE's é raro ver a fazerem piscas...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Paulo Oliveira Ver Post
                                        É MUITO bem aplicada a multa!
                                        Mas também é certo que hà quem faça bem pior e eles não fazem nada...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Algo aí está muito mal contado.

                                          Ou ele fez muito pior que isso (o mais provável pois se estava indignado e reclamar mesmo à tuga) ou então a BT abusou do gajo e lixou-o.

                                          Mas mesmo assim multa de €60 é sempre leve.

                                          E para inibição de conduzir é muito-grave.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Olá!
                                            Surgiu me uma dúvida acerca deste tópico.
                                            Quando pretendo sair numa Auto Estrada como sempre,faço pisca
                                            á direita para assinalar de que vou mudar para a via de desacelaração.
                                            A dúvida que tenho é este:faço o pisca só para indicar de que vou mudar de via e quando já estiver nesta via desligo o pisca ou mantenho o pisca ligado até sair da Auto Estrada.

                                            Comentário


                                              #23
                                              estvmkt, acho que já só falta perguntares com que mão te deves coçar, a direita ou a esquerda.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Parece que já não posso ter dúvidas.
                                                Mas pronto,no fórum há que ajude,por isso continuo a colocar as minhas dúvidas...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por estvmkt Ver Post
                                                  Olá!
                                                  Surgiu me uma dúvida acerca deste tópico.
                                                  Quando pretendo sair numa Auto Estrada como sempre,faço pisca
                                                  á direita para assinalar de que vou mudar para a via de desacelaração.
                                                  A dúvida que tenho é este:faço o pisca só para indicar de que vou mudar de via e quando já estiver nesta via desligo o pisca ou mantenho o pisca ligado até sair da Auto Estrada.
                                                  É obrigatório sinalizar a intenção de mudar de via antes e manter a mesma durante a mudança.

                                                  ...e neste caso, opcional depois de já estarmos na via de desaceleração.
                                                  (...a menos que vás encostar na berma...)



                                                  Michael
                                                  Editado pela última vez por Mik; 17 September 2008, 16:12.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver Post
                                                    Algo aí está muito mal contado.

                                                    Ou ele fez muito pior que isso (o mais provável pois se estava indignado e reclamar mesmo à tuga) ou então a BT abusou do gajo e lixou-o.

                                                    Mas mesmo assim multa de €60 é sempre leve.

                                                    E para inibição de conduzir é muito-grave.
                                                    Uma coisa não tem nada a ver com outra. A coima é definida no artigo e a gravidade noutro.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                                                      É obrigatório sinalizar a intenção de mudar de via antes e manter a mesma durante a mudança.

                                                      ...e neste caso, opcional depois de já estarmos na via de desaceleração.
                                                      (...a menos que vás encostar na berma...)




                                                      Michael
                                                      Então basta fazer o pisca antes e durante a mudança de via.
                                                      Quando já estivermos na via já não é preciso estar ligados.
                                                      É que como disse no fórum que alguem foi multado por não sinalizar a saída da AE fiquei na dúvida.
                                                      Então sinalizar a saída da AE é o mesmo que sinalizar a mudança de via,neste para caso para a desacelaração...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Quando vais para a via de desaceleração, fazes pisca, assim que entras na via de desaceleração podes desligar o pisca.

                                                        Eu por vezes mantenho o pisca porque essa via vai dar a 2 faixas, e portanto mantenho o pisca para indicar que vou para a que está à direita, mas pode não ser necessário visto que se já estiveres à direita dentro da via de desaceleração, vais entrar normalmente na via da direita que irá surgir meia dúzia de metros à frente.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                                                          Uma coisa não tem nada a ver com outra. A coima é definida no artigo e a gravidade noutro.
                                                          mas leve é no mínimo €60, e grave é no mínimo €120.

                                                          Pelo menos foi o que ensinaram..

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver Post
                                                            mas leve é no mínimo €60, e grave é no mínimo €120.

                                                            Pelo menos foi o que ensinaram..
                                                            Olha um exemplo óbvio:


                                                            Artigo 61.
                                                            o

                                                            Condições de utilização das luzes
                                                            [...]

                                                            6—Quem utilizar os máximos no cruzamento com
                                                            outros veículos, pessoas ou animais ou quando o veículo
                                                            transite a menos de 100 m daquele que o precede ou
                                                            ainda durante a paragem ou detenção da marcha do

                                                            veículo é sancionado com coima de €
                                                            60 a 300.

                                                            Artigo 146.
                                                            o

                                                            Contra-ordenações muito graves
                                                            No exercício da condução, consideram-se muito graves
                                                            as seguintes contra-ordenações:
                                                            [...]

                                                            d
                                                            ) A utilização dos máximos de modo a provocar
                                                            encandeamento;

                                                            [...]


                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X