Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvidas na condução

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dúvidas na condução

    Olá, sempre tive dúvidas na condução, como:

    1- o que é melhor para o motor, em termos das rotações?

    Devemos conduzir com um limite máximo de rotações para gastar menos e preservar o motor, ou devemos de vez em quando puxar por ele na 1ª e 2ª, para ele n ficar preguiçoso. Disseram-me para na altura após colocar combustível puxar pelo carro na primeira e 2ª para "limpar", isto tem fundamento?

    2- Como abrandar?

    Se por ex, tiver na 3ª devo reduzir para a 2ª e depois primeira e manter a embraiagem em cima até abrandar o suficiente até dar para travar, ou embraiagem a fundo e começar a travar e a reduzir as velocidades até à 1ª sempre com a embraiagem a fundo?

    3- Nas descidas se colocar a embraiagem a fundo e aproveitar a descida poupa combustível?

    Sei que são dúvidas parvas, mas enfim, gostava de as esclarecer.
    Obrigado.
    Editado pela última vez por Avirhel; 02 January 2008, 19:17.

    #2
    Na 1ª n me pronuncio, na segunda como é obvio deves levantar a embraiagem para travares com o motor, se mantens a embraiagem em baixo pq é q andas a meter mudanças mete o carro em ponto morto e trava...


    Não, das duas umas ou o carro puxa o motor ou o motor puxa o carro. Se assim n for o carro esta parado, qd o motor puxa o carro gasta gasolina para o fazer. Qd o carro puxa o motor o injeção de gasolina é cortada. De resto mesmo q fosse verdade era de uma irresponsabilidade tal q nem vou dizer o nome q lhe chamaria...

    Comentário


      #3
      n costumo abrandar com o motor... costumo travar logo, com antecedência, ao abrandar com o motor n gasta mais combustível?

      A sério, para poupar n devemos por ex andar no máx 2mil 3 mil rotações? quanto mais rotações mais combustível gasta, certo?

      E se o carro vai lançado (a uma velocidade reduzida, claro) e n tenho ng à frente porque n posso aproveitar e colocar por momentos a embraiagem a fundo, assim, como disseste o carro puxa o motor e poupa algum combustível, ou n?

      Comentário


        #4
        Não, não percebo a mania de meterem o pé na embraiagem e deixarem-se ir assim. Isso contribui para um desgate prematuro da mesma.

        Das rotações não é assim tão linear. Tem mais a ver com a posição do acelerador e mudança engatada. Podes ir em 3ª com o pé a fundo, rotações mais reduzidas e ires a gastar mais do que se fosses em 2ª com o pedal a meio e a rotações mais elevadas.

        Comentário


          #5
          hmmm, então desgasta a embraiagem... mas a fundo a embraiagem n fica desligada do motor... tenho de ver melhor a mecânica dos carros... se ficasse a meio termo podia desgastar a embraiagem, agora a fundo tb desgasta? fiquei confuso...
          Editado pela última vez por Avirhel; 02 January 2008, 20:07.

          Comentário


            #6
            O teu carro não é de injecção e é antigo? Esquece tudo o que vou dizer. Se é relativamente recente então lê xD

            1.Se o teu carro tem conta-rotações tem lá uma zona a vermelho chamada de red-line. É nessas rotações que não deves andar

            2.Queres travar em segurança usa o motor ou seja as reduções na caixa. Para além de contribuir para um menor desgaste. Não te esqueças que em ponto motor/embraiagem no fundo gastas combustível. Por outro lado se utilizares as reduções da caixa e fazer cada redução pensada e a umas rpm's suficientes e velocidade suficiente para cada mudança, vais a travar sem gastar, só gastas os breves segundos que tens a embraiagem no fundo para mudares de mudança

            3.Queres poupar combustível nas descidas? Deixa de acelerar. Ponto morto/embraiagem no fundo tás sempre a gastar + perigo aumentado. Tás a descer sem acelerar em 5º mas a 50km/h? Provavelmente, e se não tens Computador de Bordo para ver, tás a gastar porque não vais às rpm's suficientes e tás a injectar combustível para o fazer rodar em 5º. Mudaste para 3º mas estás nas 5000 rpm e faz um barulho brutal? Não te preocupes, se o problema é o consumo, tás a gastar 0

            Se tens computador de bordo, não precisas das nossas opiniões. Olha para o consumo instantâneo em cada situação e tira tu próprio as conclusões
            Editado pela última vez por RicardoSilva; 02 January 2008, 20:41.

            Comentário


              #7
              hmmm, obrigado, eu pensava que era ao contrário, como fazia aquela barulheira a reduzir as velociddes, pensei que usava o motor e com isso gastava o motor e combustível, por isso reduzia sequencialmente para a primeira com a embraiagem a fundo e a travar...
              tenho um vw polo 1.0
              vo comprar um cee'´d ou um pro cee´d se tudo correr bem
              Então o consumo tem a ver com a mudança colocada e a variação do acelerador, as rotações n são preponderantes?

              obrigado

              Comentário


                #8
                Mas se tens a embraiagem no fundo, para que reduzes sequencialmente para primeira? É que não tá a fazer nada de nada... o carro não tá engatado.

                O consumo tem a ver com as rotações claro. Dentro de uma mesma mudança, quanta mais carga no acelerador maior o consumo. E quanto maior a mudança, em situações gerais, menor o consumo. Não se pode comparar rotações de diferentes mudanças. Claro que tu em 1º às 3000rpm tás a gastar o triplo ou mais do que em 5º nessa rotação.

                O que eu disse à bocado foi em relação às descidas. Não gastas se fores a umas rpm suficiente para a mudança. Assim em geral se fores acima das 2.000rpm não tás a gastar. Mas se as rpm diminuirem ao ponto de ser obrigado a injectar combustível, sentes um empurrãozinho para a frente no andar no carro. Isso quer dizer que começou a consumir.

                Comentário


                  #9
                  Obrigado, encontrei isto na net, que vai de ao encontro com o que disseste:

                  Iniciar o carro

                  Inicie o motor sem usar o pedal acelerador, depois espere uns segundos antes de arrancar.

                  Primeira mudança
                  Use-a apenas para arrancar. Mude para segunda dois segundos depois ou após percorrer seis metros.

                  Ultrapassar e trocar de mudança
                  Dependendo das rpm: Entre 1500 e 2000 rpm é o ponto óptimo
                  Dependendo da velocidade: Para 3ª depois dos 30 Km/h; Para 4ª depois dos 40 Km/h; Para 5ª depois dos 50 Km/h

                  Velocidade
                  Mantenha uma velocidade constante durante a maior parte do tempo. Evite travagens, acelerações e trocas de mudança desnecessárias.

                  Abrandar
                  Tire o pé do pedal do acelerador, mantenha a mesma mudança e reduza o mais tarde possível, estando sempre atento a descidas íngremes.

                  Parar
                  Quando a velocidade e o espaço permitirem, pare o carro sem efectuar reduções.

                  Parado
                  Desligue o motor se a paragem efectuada for superior a 60 segundos.

                  Fonte: http://www.seat.pt/pt/generator/su/p...rive/main.html
                  Editado pela última vez por Avirhel; 02 January 2008, 23:43.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Avirhel Ver Post
                    ...
                    E se o carro vai lançado (a uma velocidade reduzida, claro) e n tenho ng à frente porque n posso aproveitar e colocar por momentos a embraiagem a fundo, assim, como disseste o carro puxa o motor e poupa algum combustível, ou n?
                    Com a embraiagem a fundo o movimento do motor está desligado das rodas, logo, o carro não vai a puxar o motor (apenas aproveitas a inércia), estando o motor a trabalhar em ponto morto.

                    Quanto ao desgaste, o que sofre é o rolamento da embraiagem.

                    Esta situação pode tornar-se perigosa, já que não tens o motor para controlar o carro. Pessoalmente desaconselho fortemente esta prática!!! Nunca se deve conduzir sem uma velocidade engrenada a segurar o carro.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Avirhel Ver Post

                      1- o que é melhor para o motor, em termos das rotações?

                      Devemos conduzir com um limite máximo de rotações para gastar menos e preservar o motor, ou devemos de vez em quando puxar por ele na 1ª e 2ª, para ele n ficar preguiçoso. Disseram-me para na altura após colocar combustível puxar pelo carro na primeira e 2ª para "limpar", isto tem fundamento?
                      Pela experiência de condução que tenho, o que te foi dito está errado. Limite máximo de rotações para gastar menos e preservar o motor? Não me parece lógico. O regime de condução óptimo na condução, deverá ser sempre próximo da zona de binário máximo e de potência máxima. Se quiseres, no regime de rotação óptimo de determinado motor. Para teres acesso a essa informação, poderás consultar o mapa de potência vs binário. Quanto à questão do "puxar de vez em quando as mudanças mais baixas (1ª e 2ª velocidade)", não tem fundamento.

                      2- Como abrandar?

                      Se por ex, tiver na 3ª devo reduzir para a 2ª e depois primeira e manter a embraiagem em cima até abrandar o suficiente até dar para travar, ou embraiagem a fundo e começar a travar e a reduzir as velocidades até à 1ª sempre com a embraiagem a fundo?
                      Se a embraiagem estiver sempre "a fundo", qual é o efeito travão da caixa de velocidades? A ideia, para abrandar convenientemente, é que em cada velocidade, se retire o pé da embraiagem, para que o motor consiga diminuir efectivamente a velocidade de marcha. (Obs: Espero que esta questão não seja relativa à entrada do carro em curva... se assim fôr, há alguem que tem de ir tirar a carta de novo... )

                      3- Nas descidas se colocar a embraiagem a fundo e aproveitar a descida poupa combustível?
                      Não entendo essa da "embraiagem a fundo". E muito menos numa descida...qual o objectivo? Perder o controlo do carro?

                      Sei que são dúvidas parvas, mas enfim, gostava de as esclarecer.
                      Obrigado.
                      Estamos cá para tirar as dúvidas!

                      Comentário


                        #12
                        Ok, nunca tive acidente, mas concordo contigo. Se n poupa nada, n vale a pena fazer, já que torna a condução menos segura, é óbvio que eu só fazia isso em situações em que eu via que a segurança era mais que suficiente, e nunca fazia isso em curva...
                        já agora, por falar em curva... ouvi dizer que se deve abrandar antes ou n acelerar antes de chegar à curva e quando se entra na curva acelerar ligeiramente, e que isso torna o carro mais estável na curva, é verdade?

                        Comentário


                          #13
                          isso n me esqueço, curva SEMPRE em 2ª lol
                          desengrenar numa curva... ia ser bonito subir o passeio, isso nunca me aconteceu :-) eu tenho muito cuidado na condução, embora às vezes ande depressa demais, mas isso é porque ando sempre atrasado enfim... qq dia ...

                          eu tenho é medo dos outros... já me safei de várias situações porque estou sempre a ver o que os outros estão a pensar fazer, ainda no outro dia uma mulher sem mais nem menos atravessou-se à minha frente numa ponte, ela já n estava a fazer uma condução muito estável, estava de olho nela... eu só tive tempo de abrandar (o suficiente, pois vinha um atrás de mim tb) e ir o mais direito possível sem bater ao lado da ponte e ela razou-me a frente do carro, a minha mãe passou-se ia tendo um treco... o perigo está na nossa condução que por vezes exageramos na velocidade, mas principalmente na dos outros... e em portugal vê-se cada coisa na estrada...
                          Editado pela última vez por Avirhel; 03 January 2008, 00:01.

                          Comentário


                            #14
                            Curva sempre em 2º? lol Não tou a ver essa...90% das curvas que encontro faço sempre em 5º É isso e fazer as rotundas sempre em 2º. Se assim fosse, em algumas aqui perto teria de ir ao redline para sair do sítio

                            O ideal numa curva com piso molhado (piso seco não tem tanto o problema) é enquanto estiveres na curva, não desengates/engates o carro, tal como trocar de mudança, ou acelerar/travar dentro da curva.

                            Em piso seco, quanto ao travar antes, acelerar depois, é contigo. Eu costumo travar antes da curva, depois sem aceleração nem travagem até entrar na curva, e acelerar dentro da curva. Mas isso não é o correcto. O correcto é fazeres como se tivesse o piso molhado.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por JCorleone Ver Post
                              Pela experiência de condução que tenho, o que te foi dito está errado. Limite máximo de rotações para gastar menos e preservar o motor? Não me parece lógico. O regime de condução óptimo na condução, deverá ser sempre próximo da zona de binário máximo e de potência máxima.
                              Deverá ser? Coitado, o dinheiro que tem na carteira não vai chegar para a gota No meu carro o regime máximo de potência é nas 6000rpm e o redline nas 6250rpm. Achas andar nas 6000rpm o regime de condução óptimo?

                              Se queres poupar faz como eu, mudança de velocidade sempre antes das 2000rpm. A 50km/h já estou em 5º. 90% do meu tempo de condução é feito em 5º.

                              Comentário


                                #16
                                Bom, penso que já te responderam a tudo...
                                Só falta dizer que não uses a 1ª para fazer travão-motor, usa-se a 2ª ate que chegue perto da rotação de ralentim(ou relantim, nunca percebi bem) e ai metes o pedal da embraiagem em baixo e usas só o travão. Não te ensinaram isto na escola de condução?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por JCorleone Ver Post
                                  Pela experiência de condução que tenho, o que te foi dito está errado. Limite máximo de rotações para gastar menos e preservar o motor? Não me parece lógico.
                                  Acho que o que ele quis dizer não foi no sentido de andar nas rotações máximas, mas sim de estabelecer "hoje não passo das 3000", por exemplo...

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X