Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Assistência em viagem - Avaria

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Assistência em viagem - Avaria

    Boas,

    No dia 29/12/2007 (Sábado) tive uma avaria na minha viatura, perto de Évora, que me obrigou a solicitar a assistência em viagem (Zurich).

    Como no local não foi possível resolver a avaria, a companhia disponibilizou um táxi para transporte dos passageiros até ao seu destino e um reboque para transporte da viatura. A viatura, contudo, ficou parqueada em Évora. Segundo me disseram não era possível fazer o transporte nesse dia para a Oficina que indiquei (Lisboa/Sacavém). Até aqui, porreiro pá!

    O pior é que já se passaram 6 dias e a viatura ainda não chegou à Oficina. Na companhia disseram-me que a viatura poderia ser entregue até ao dia 5/1/2007. Posteriormente, que seria entregue ontem à tarde e, não foi. Hoje telefonei para a oficina a indagar se já tinha chegado e, não chegou. Informaram-me também que, uma senhora, já tinha telefonado ontem e hoje a perguntar se a minha viatura já tinha chegado. Isto não me está a cheirar bem...

    Mas, o que eu pergunto é se este tempo (7 dias) para transportar uma viatura com avaria de Évora até Lisboa (Assistência em viagem 0Km) é lícito.

    Obrigado.

    #2
    Originalmente Colocado por ordepavlis Ver Post
    Boas,

    Mas, o que eu pergunto é se este tempo (7 dias) para transportar uma viatura com avaria de Évora até Lisboa (Assistência em viagem 0Km) é lícito.

    Obrigado.
    Sim, dependendo do capital da cobertura da assistência em viagem!

    Longe vai o tempo em que as assistências em viagem, só eram possíveis a partir de uma determinada distância da morada do tomador de seguro. A maioria das seguradoras, hoje, fazem-nas ao km0, isto quer dizer que o veículo mesmo na garagem de casa, com uma avaria, tem direito a assistência em viagem.

    O que sucedeu contigo foi, o capital da assistência em viagem, não ser o suficiente para transportar o veículo directamente do local da avaria para a oficina. Nestes casos, os veículos são transportados para uma central de recolhas, onde passa um camião, por exemplo de semana a semana, deixa lá outros carros e apanha o teu carro junto com outros, e transporta para outra central de recolhas perto da localidade da oficina. Aí uma empresa de reboques, transporta o teu veículo até à oficina. Julgo que o transporte ainda está dentro do prazo, se não estou em erro são no máximo 5 dias úteis. A avaria ocorreu no dia 29 de Dezembro, aos fins-de-semana e feriados não há a recolha dos veículos, tendo em atenção que no dia 1 foi feriado, até segunda-feira terás o veículo entregue na oficina.

    Experiências próprias:
    Com o Rover, entre Chaves e Montealegre, fiquei com o carro avariado e o carro voltou para Chaves, tendo chegado à oficina por transporte alternativo (o que expliquei atrás)

    Com a V40, antes de eu transferir o seguro para outra seguradora, tinha assitência em viagem "normal" e na A23 (perto da zona do acidente do autocarro) tive uma avaria e o carro chegou à oficina dentro do prazo dos 5 dias úteis.

    Depois da mudança de seguradora, com a V40, fiquei pelo caminho em Mangualde, e tive conhecimento que a assistência em viagem que tenho é VIP, logo, tem capitais superiores, e só não veio o carro na hora porque já passava das 22 horas, mas no dia seguinte ao meio da manhã já tinha o carro na oficina em Vila do Conde.

    Convém chamar atenção para outras situações da assistência em viagem, muitas não cobrem a falta de combustível. No meu caso, está coberto a falta ou troca de combustivel, perda de chaves, furos e falta de bateria.
    Editado pela última vez por CJSR; 04 January 2008, 12:31.

    Comentário


      #3
      também já tive um problema desses.
      Na altura o reboque disse que o carro ficava no parque e que no dia seguinte iam entregar a oficina (entre o parque e a oficina eram + de 100km).
      No dia seguinte o seguro dizia que não podia ser porque era muito dispendioso e tinham que levar o carro para o parque x e do parque ir para a oficina
      Apertei com eles e la me entregaram o carro no proprio dia.

      Comentário


        #4
        As coberturas costumam ser semelhantes:

        Geralmente há um plafond para reboque do carro, dentro desse plafond o carro pode ser transportado directamente.

        Neste caso, das duas uma ou era liquidado o excedente pelo proprietário ou o veículo segue em "transporte coordenado", tal como disse o CJSR, é feito um primeiro reboque, sendo depois tranportado para o local por um TIR.

        Os transportes coordenados geralmente são feitos em dias úteis, tendo em conta a data desde 29/12 houve apenas 3 dias uteis...

        Comentário


          #5
          Tenho o conhecimente de um caso, de alguém, que estava a trabalhar em França e que ao regressar a Portugal, o veículo avariou. Ligou para a assistência em viagem e não lhe traziam o veículo para Portugal pelo facto de estar a trabalhar no estrangeiro. Argumentavam que o veículo tinha que ter seguro no país habitual de residência, entende-se, no país onde a pessoa se encontrava a trabalhar. Sei que pouco depois telefonou para a seguradora a relatar o sucedido e andavam estes a ler atentamente as condições gerais da apólice a ver se descobriam se o fundamento utilizado pela empresa que presta o serviço de assistência em viagem era válida.

          Comentário


            #6
            a ex-scénic da famelga avariou em puerto santa maria, e para chegar a portugal, demorou 15 dias...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por CJSR Ver Post
              Tenho o conhecimente de um caso, de alguém, que estava a trabalhar em França e que ao regressar a Portugal, o veículo avariou. Ligou para a assistência em viagem e não lhe traziam o veículo para Portugal pelo facto de estar a trabalhar no estrangeiro. Argumentavam que o veículo tinha que ter seguro no país habitual de residência, entende-se, no país onde a pessoa se encontrava a trabalhar. Sei que pouco depois telefonou para a seguradora a relatar o sucedido e andavam estes a ler atentamente as condições gerais da apólice a ver se descobriam se o fundamento utilizado pela empresa que presta o serviço de assistência em viagem era válida.
              Se a viatura estiver mais de 60 dias fora de PT (acho que é este o prazo), perde o direito à Assis. em Viagem, isto na Assit em viagem do meu, não sei se todas tem este prazo (ambito temporal)

              É mais grave é a cia de seguros, (nos seus diversos agentes) não saber isso...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                Se a viatura estiver mais de 60 dias fora de PT (acho que é este o prazo), perde o direito à Assis. em Viagem, isto na Assit em viagem do meu, não sei se todas tem este prazo (ambito temporal)

                É mais grave é a cia de seguros, (nos seus diversos agentes) não saber isso...
                O meu conselho aos segurados a trabalhar em Espanha é: "estão lá de férias". Até hoje, apenas um teve problemas no carro, e a assistência em viagem disponibilizou-lhe um veículo de aluguer de matrícula espanhola para continuar a viagem até Portugal. Desconheço o tempo que o veículo demorou a chegar a Portugal.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por CJSR Ver Post
                  O meu conselho aos segurados a trabalhar em Espanha é: "estão lá de férias". Até hoje, apenas um teve problemas no carro, e a assistência em viagem disponibilizou-lhe um veículo de aluguer de matrícula espanhola para continuar a viagem até Portugal. Desconheço o tempo que o veículo demorou a chegar a Portugal.
                  Isso chama-se enganar a seguradora
                  No entanto a AV só sabe pois é uma questão que é colocada e o próprio segurado é que diz que está lá há 3 meses, por ex. (Se está de férias geralmente tem bagagem, não está sozinho, muitas vezes ainda está no hotel ou quer continuar lá).


                  O meio de tranporte está garantido de acordo com a disponibilidade dos meios e do proprio cliente, seja veiculo de aluguer, taxi, comboio, etc.

                  Comentário


                    #10
                    O que acontece é que as empresas de reboques trabalham para varias seguradoras, e por isso qd as distancias são mt gd, juntam varios e trazem-nos em camiões maiores.
                    Não tem a ver com valores de assistência em viagem.
                    Todas as companhias que conheço não tem limite para assistência em viagem. Podem ter é limite para numero de reboques.
                    A situação da assistência em viagem com cobertura VIP(como chamam em algumas companhias) mt vezes é a diferença entre ter carro de substituição em caso de avaria, ou não.

                    Comentário


                      #11
                      Para reboque directo há um limite, para a assistência em si não, foi o que eu disse atenção.

                      De resto de acordo contigo Tomahawk
                      Editado pela última vez por Valium; 04 January 2008, 16:43.

                      Comentário


                        #12
                        Eu já tive carros rebocados directamente da Fronteira com Espanha, e com outras companhias acontecia os carros ficarem em parques e vinham em conjunto.

                        Mas não falo por todas as companhias, pq não as conheço a todas

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Tomahawk Ver Post
                          Eu já tive carros rebocados directamente da Fronteira com Espanha, e com outras companhias acontecia os carros ficarem em parques e vinham em conjunto.

                          Mas não falo por todas as companhias, pq não as conheço a todas
                          Eu também não, mas das que conheço geralmente há um limite para o valor do reboque (atenção reboque directo no próprio dia), por isso os coordenados.

                          No entanto há sempre casos execpcionais e, também só estou a reportar às que conheço.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                            Isso chama-se enganar a seguradora
                            Indirectamente está a enganar a seguradora. Sabemos perfeitamente que estas tem acordos e parcerias com empresas que fazem assistência em viagem. Sabemos que uma percentagem do prémio que pagamos destina-se ao contrato de assistência em viagem e numa anuidade poderás não usufruir desta. E tal como disseste, a empresa só tem conhecimento que estamos no estrangeiro a mais do que 3 meses, por exemplo, se nós indicar-mos.

                            Originalmente Colocado por Tomahawk Ver Post
                            Todas as companhias que conheço não tem limite para assistência em viagem. Podem ter é limite para numero de reboques.
                            A situação da assistência em viagem com cobertura VIP(como chamam em algumas companhias) mt vezes é a diferença entre ter carro de substituição em caso de avaria, ou não.
                            Limite de capitais para a assitência em viagem não existe, mas que existe um plafound que determina ou não o reboque directo da viatura, existe!

                            Das seguradoras com que trabalho, disponibilizam várias modalidades de assistência em viagem e o que difere de umas para as outras são os valores do plafound do reboque e outras coberturas (mudança de pneus, reboque por falta de combustível).

                            A viatura de substituição em caso de avaria, geralmente é um complementar que se pode contratar, extra assistência em viagem.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por CJSR Ver Post
                              A viatura de substituição em caso de avaria, geralmente é um complementar que se pode contratar, extra assistência em viagem.
                              Exacto.

                              Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a Assist em Viagem apenas faculta um carro de substituição para seguimento de viagem, pelo período necessário para o regresso a casa, 1 ou 2 dias.

                              Se tiver direito a um carro de substituição, terá o mesmo que ser solicitado posteriormente à própria seguradora.

                              A assistência apenas visa auxiliar na "estrada" as pessoas.

                              Comentário


                                #16
                                Já chegou...Tem de levar uma bomba de gasolina (+/- 250 EUR + IVA). Para começar o ano não está mal...

                                Obrigado a todos pelas explicações.

                                Comentário


                                  #17
                                  Lá tem que ser....

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ordepavlis Ver Post
                                    Já chegou...Tem de levar uma bomba de gasolina (+/- 250 EUR + IVA). Para começar o ano não está mal...

                                    Obrigado a todos pelas explicações.
                                    São azares que acontecem. Haja muita saúde para trabalhar e ganhar para as reparações-

                                    Comentário


                                      #19
                                      Pá, para mim é uma situação inadmissível!

                                      Normalmente tenho sido muito bem tratado pelas companhias nestas situações, e acho inadmissivel semelhante demora!

                                      É preciso ver que às vezes os capitais dos seguros não cobrem grande coisa. Há que ter atenção a isso!

                                      Na "minha" seguradora dificilmente (para não dizer nunca) uma situação dessas acontece!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                        Exacto.

                                        Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a Assist em Viagem apenas faculta um carro de substituição para seguimento de viagem, pelo período necessário para o regresso a casa, 1 ou 2 dias.

                                        Se tiver direito a um carro de substituição, terá o mesmo que ser solicitado posteriormente à própria seguradora.

                                        A assistência apenas visa auxiliar na "estrada" as pessoas.
                                        Permite-me que discorde, a Assistencia em viagem, pelo menos em algumas companhias, cedem carro de subsituição mesmo para situações que não tenham nada a haver com prosseguir viagem!

                                        Enquanto o carro está na oficina por exemplo!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                          Exacto.

                                          Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a Assist em Viagem apenas faculta um carro de substituição para seguimento de viagem, pelo período necessário para o regresso a casa, 1 ou 2 dias.

                                          Se tiver direito a um carro de substituição, terá o mesmo que ser solicitado posteriormente à própria seguradora.

                                          A assistência apenas visa auxiliar na "estrada" as pessoas.

                                          Faculta um meio de transporte mais adequado...Comboio,Táxi ou Carro de Aluguer. O Carro de substituição depende já dos contractos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                            Exacto.

                                            Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a Assist em Viagem apenas faculta um carro de substituição para seguimento de viagem, pelo período necessário para o regresso a casa, 1 ou 2 dias.

                                            Se tiver direito a um carro de substituição, terá o mesmo que ser solicitado posteriormente à própria seguradora.

                                            A assistência apenas visa auxiliar na "estrada" as pessoas.
                                            Desculpa, mas na companhia com que mais trabalho, o carro de substituição em caso de avaria, é um direito de todos os segurados, não pode ser subscrito á parte, e está associado ao assitencia em viagem.
                                            E a viatura pode ser pedida enquanto a viatura do segurado estiver na oficina, até 5 dias.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Tomahawk Ver Post
                                              Desculpa, mas na companhia com que mais trabalho, o carro de substituição em caso de avaria, é um direito de todos os segurados, não pode ser subscrito á parte, e está associado ao assitencia em viagem.
                                              E a viatura pode ser pedida enquanto a viatura do segurado estiver na oficina, até 5 dias.
                                              Permita-me discordar! A viatura de substituição por avaria não faz parte da assistência em viagem. É um complementar do seguro obrigatório, do mesmo género dos complementares dos danos próprios. Só subscreve quem quer. O que pode acontecer é que no momento da avaria do veículo se possa através da assistência em viagem "activar" a cobertura da veículo de substituição.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por CJSR Ver Post
                                                Permita-me discordar! A viatura de substituição por avaria não faz parte da assistência em viagem. É um complementar do seguro obrigatório, do mesmo género dos complementares dos danos próprios. Só subscreve quem quer. O que pode acontecer é que no momento da avaria do veículo se possa através da assistência em viagem "activar" a cobertura da veículo de substituição.
                                                Agora permite-me que seja eu a discordar.
                                                Na companhia com que trabalho, tds os ligeiros de passageiros até 2500cc, tem direito a viatura de substituição em caso de avaria, sem terem de subscrever seja o que for, e sem custos adicionais.
                                                O que tem de ser subscrito é a viatura de substituição, ou privação de uso, mas em caso de acidente.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Tomahawk Ver Post
                                                  Desculpa, mas na companhia com que mais trabalho, o carro de substituição em caso de avaria, é um direito de todos os segurados, não pode ser subscrito á parte, e está associado ao assitencia em viagem.
                                                  E a viatura pode ser pedida enquanto a viatura do segurado estiver na oficina, até 5 dias.

                                                  A Ass. em Viagem tradicional faculta um veiculo de aluguer como retorno ou continuação de viagem, pelo periodo necessário para o efeito.

                                                  O facto de o cliente ter direito a um veiculo de substituição na sua apolice, não é da competencia da AV.
                                                  Pode é dar.se o caso que o CJSR mencinou, ou seja a prórpia AV tratar desse assunto.

                                                  (Estou a falar em AV bases e nas que conheço, não quer dizer que não possa existir uma AV VIP ou situações contratualizadas nas companhias com que trabalhas)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                    A Ass. em Viagem tradicional faculta um veiculo de aluguer como retorno ou continuação de viagem, pelo periodo necessário para o efeito.

                                                    O facto de o cliente ter direito a um veiculo de substituição na sua apolice, não é da competencia da AV.
                                                    Pode é dar.se o caso que o CJSR mencinou, ou seja a prórpia AV tratar desse assunto.

                                                    (Estou a falar em AV bases e nas que conheço, não quer dizer que não possa existir uma AV VIP ou situações contratualizadas nas companhias com que trabalhas)
                                                    Como dizes, assistência em viagem, faculta uma forma do segurado retornar, ou prosseguir a sua viagem.(Pode ser uma viatura, ou um taxi, etc)
                                                    Mas o que eu estou a falar, é uma situação diferente.
                                                    Imaginemos a situação em que o segurado vai de viagem e o carro se avaria.
                                                    A AV, é chamada, o segurado retorna ao ponto de partida e o carro é rebocado, para a oficina, onde o diagnostico é de 3 dias de reparação.
                                                    O segurado pode reclamar uma viatura para esses 3 dias.
                                                    Viatura essa que é uma cobertura, pela qual ele não teve de fazer nenhum contrato á parte, e pela qual não paga nenhum premio a mais.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Deixo exemplos: a assistência em viagem base da açoreana "oferece" apenas para uma ocorrência por avaria e por anuidade, viatura de substituição, e apenas como foi dito anteriormente para prosseguir viagem ou retorno, durante um certo período. As restantes ocorrências apenas têm direito o "normal" nas assistências. Viatura de substituição em caso de avaria apenas se tiver no contrato de seguro o complementar para o efeito.

                                                      Não faz qualquer sentido as seguradoras comercializarem produtos como o complementar de veículo de substituição por avaria e incluirem os mesmos numa assistência em viagem com capitais e regalias generosas.

                                                      Sei que é assim nas 3 principais seguradoras com que trabalho.
                                                      Editado pela última vez por CJSR; 08 January 2008, 12:19.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Tomahawk Ver Post
                                                        Como dizes, assistência em viagem, faculta uma forma do segurado retornar, ou prosseguir a sua viagem.(Pode ser uma viatura, ou um taxi, etc)
                                                        Mas o que eu estou a falar, é uma situação diferente.
                                                        Imaginemos a situação em que o segurado vai de viagem e o carro se avaria.
                                                        A AV, é chamada, o segurado retorna ao ponto de partida e o carro é rebocado, para a oficina, onde o diagnostico é de 3 dias de reparação.
                                                        O segurado pode reclamar uma viatura para esses 3 dias.
                                                        Viatura essa que é uma cobertura, pela qual ele não teve de fazer nenhum contrato á parte, e pela qual não paga nenhum premio a mais.
                                                        Na cobertura complementar de viatura de substituição, o prémio vem "diluído" no custo da apólice principal.

                                                        Não vai à muitos anos tinhamos duas apólices distintas para o automóvel, o de responsabilidade civil obrigatório e o seguro de acidentes pessoais - ocupantes de viatura.

                                                        Hoje, num único contrato, numa única apólice, temos o seguro de responsabilidade civil, o seguro de assistência em viagem, o seguro de acidentes pessoais para os ocupantes da viatura e mais uma série de complementares à escolha.

                                                        No exemplo que dás, ao contrário daquilo que pensas, a viatura de substituição durante esses 3 dias é ao abrigo do complementar de veículo de substituição por avaria.
                                                        Editado pela última vez por CJSR; 08 January 2008, 12:30.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por CJSR Ver Post
                                                          Deixo exemplos: a assistência em viagem base da açoreana "oferece" apenas para uma ocorrência por avaria e por anuidade, viatura de substituição, e apenas como foi dito anteriormente para prosseguir viagem ou retorno, durante um certo período. As restantes ocorrências apenas têm direito o "normal" nas assistências. Viatura de substituição em caso de avaria apenas se tiver no contrato de seguro o complementar para o efeito.

                                                          Não faz qualquer sentido as seguradoras comercializarem produtos como o complementar de veículo de substituição por avaria e incluirem os mesmos numa assistência em viagem com capitais e regalias generosas.

                                                          Sei que é assim nas 3 principais seguradoras com que trabalho.
                                                          De uma coisa já temos a certeza. Não trabalhamos com as mesmas seguradoras

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Tomahawk Ver Post
                                                            Como dizes, assistência em viagem, faculta uma forma do segurado retornar, ou prosseguir a sua viagem.(Pode ser uma viatura, ou um taxi, etc)
                                                            Mas o que eu estou a falar, é uma situação diferente.
                                                            Imaginemos a situação em que o segurado vai de viagem e o carro se avaria.
                                                            A AV, é chamada, o segurado retorna ao ponto de partida e o carro é rebocado, para a oficina, onde o diagnostico é de 3 dias de reparação.

                                                            O segurado pode reclamar uma viatura para esses 3 dias.
                                                            Viatura essa que é uma cobertura, pela qual ele não teve de fazer nenhum contrato á parte, e pela qual não paga nenhum premio a mais.
                                                            Onde acaba o texto normal, acabou a AV.

                                                            Esse carro pelo tempo de reparação de 3 dias ou é uma cobertura da seguradora ou uma AV VIP por ex., não é Ass Viagem.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X