Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Controlo de velocidade na A1 - Duas situações curiosas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Controlo de velocidade na A1 - Duas situações curiosas

    Hoje assisti a duas situações curiosas na A1 na zona das obras de alargamento em Santarém (também conhecidas por obras de Santa Engrácia) em que a velocidade limite é de 80 km/h:

    No sentido Sul/Norte estacionado na berma estava um carro caracterizado da BT com radar apontado, no entanto no tejadilho um placard bem grande dizia "Controlo de Velocidade GNR-BT". Aplaude-se a prevenção mas fica a pergunta: para quê o radar montado na grelha, não acredito que ninguém visse o aviso, tanto assim era que viram-se algumas travagens mais a fundo de quem ia em excesso de velocidade. Por outro lado, este tipo de prevenção pode precisamente levar a acidentes por travagens inesperadas...

    No sentido Norte/Sul estava um Nissan Almera verde escuro descaracterizado e também com o radar apontado. Como sou burro velho mal o vi na berma levantei o pé (não ia muito depressa, 105 km/h, mas não sei qual a margem que dão ali) quando passa disparado por mim um CLS de matrícula alemã que seguramente ia no mínimo a uns 150/160 km/h e que certamente foi "flashado". A minha questão é: quando não há operação STOP para autuar os carros em excesso de velocidade a multa segue mais tarde pelo correio, mas no caso de carros com matrícula estrangeira como é que isso se processa? A DGV certamente não tem acesso ás bases de dados das suas congéneres europeias, ou tem?

    #2
    Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
    Hoje assisti a duas situações curiosas na A1 na zona das obras de alargamento em Santarém (também conhecidas por obras de Santa Engrácia) em que a velocidade limite é de 80 km/h:

    No sentido Sul/Norte estacionado na berma estava um carro caracterizado da BT com radar apontado, no entanto no tejadilho um placard bem grande dizia "Controlo de Velocidade GNR-BT". Aplaude-se a prevenção mas fica a pergunta: para quê o radar montado na grelha, não acredito que ninguém visse o aviso, tanto assim era que viram-se algumas travagens mais a fundo de quem ia em excesso de velocidade. Por outro lado, este tipo de prevenção pode precisamente levar a acidentes por travagens inesperadas...

    No sentido Norte/Sul estava um Nissan Almera verde escuro descaracterizado e também com o radar apontado. Como sou burro velho mal o vi na berma levantei o pé (não ia muito depressa, 105 km/h, mas não sei qual a margem que dão ali) quando passa disparado por mim um CLS de matrícula alemã que seguramente ia no mínimo a uns 150/160 km/h e que certamente foi "flashado". A minha questão é: quando não há operação STOP para autuar os carros em excesso de velocidade a multa segue mais tarde pelo correio, mas no caso de carros com matrícula estrangeira como é que isso se processa? A DGV certamente não tem acesso ás bases de dados das suas congéneres europeias, ou tem?
    Ora bem... a resposta à tua pergunta não sei...

    ...mas a melhor que vi até hoje, lembrei-me ao ler o teu post: na estrada principal da minha terra, é frequente estar lá um carro branco a controlar a velocidade. A quem ali costuma passar, já nem controla nada, sempre o mesmo no mesmo sítio, e sempre o mesmo homem, que por acaso até de vez em quando vai ao café onde eu e o meu pai costumamos ir.
    Mesmo assim, houve um tipo que lá foi apanhado 3 vezes no mesmo dia... na terceira foi particularmente estúpido já que na segunda foi mandado parar na patrulha que normalmente fica montada a cerca de 1km para Sul (só os apanha no sentido N-S)

    Ora, isto já foi há uns tempos, na altura em que o novo código ainda era novo e eu já sabia que o tipo lá estava, que já tinha passado por ele duas vezes, e até cumprimentado (o tipo é porreiro, n tem culpa de ser o carrasco). À terceira, à medida que me aproximo, topo atrás de mim uma 4L (!!!) amarela a acelerar feita louca. Ora, estávamo-nos a aproximar do "ponto fulcral" e vinha um tipo de frente e pensei:
    "Vamos lá, se puxar isto para os 65 70, aproximo-me do gajo que vem de frente e a 4L já não passa... e sempre safo o tipo da multa."

    Pior a emenda que o soneto - o da 4L acelera, e mesmo em cima do radar, o gajo que vem de frente a travar, eu a apitar e o da 4L a razar-nos aos dois...
    ...e o gajo da BT a rir que nem um perdido! lol

    Comentário


      #3
      O carro caracterizado acho que sim...muito bem! As travagens se calhar podem ser perigosas, mas penso que vale a prevensão!

      Quanto aos descaracterizados também raramente me escapa um carro parado na berma!!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
        No sentido Norte/Sul estava um Nissan Almera verde escuro descaracterizado e também com o radar apontado. Como sou burro velho mal o vi na berma levantei o pé (não ia muito depressa, 105 km/h, mas não sei qual a margem que dão ali) quando passa disparado por mim um CLS de matrícula alemã que seguramente ia no mínimo a uns 150/160 km/h e que certamente foi "flashado".
        com um bocado de azar ficaste tu na foto em vez do CLS

        Mcunha

        Comentário


          #5
          Saudações

          Há 2 anos como sempre vou para as minhas férias em terras de nuestros hermanos e nunca mais me lembrei, já tinha saido tarde e queria passar Madrid antes das 5, 5:30 quando ( já disse que nunca mais me lembrei) a + ou - 190 no ponteiro acende-me um daqueles flashs por detrás dos paineis informativos e então lembrei-me que ali, a velocidade é controlada, mas ..............tarde demais.

          Chegando a casa semana e meia depois, perguntei ao carteiro se ele costumava entregar cartas da Guarda Civil. Ele disse-me que já tinha entregue cartas de tribunais espanhois mas de policia não se lembra ( o rapaz também era mais ou menos novo como carteiro na altura).
          Não satisfeito perguntei a um colega meu que é da BT e ele disse-me que por regra, ou é na altura do acto ou ardeu, mas que já tinha ouvido falar ( nuns intercambios que fazer com os espanhois, franceses e alemães) dependendo de como cada estado/governo trabalha/funciona, não estava era livre de se passado poucos meses ir a Espanha, ser mandado parar nalgum controlo/operação stop de rotina e estar lá a minha matricula como infractor ( também devido "excessiva" à velocidade) e ter de pagar( acho que até tem lógica pois se das fotografias forem digitalizadas as matriculas e feita uma base de dados ( legal ou não, não sei) até é facil de o fazer.

          Quem já não viu ( ainda à dias deu) que os americanos têem detectores nos carros deles que conseguem ler matriculas até 60 km/h, tecnologia usada também pelos pronto socorros que ao andarem pela cidade e se houver alguém que tem uma penhora/multas por pagar/mandado de apreensão do carro por alguma razão, o sistema avisa o condutor e este reboca de imediato o carro? Parecem táxis à procura dos clientes.........

          Saudações

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por marcunha Ver Post
            com um bocado de azar ficaste tu na foto em vez do CLS

            Mcunha
            Não acredito que isso funcione assim, era o que faltava. O radar deve ser capaz de detectar qual dos carros vai em trangressão. Digo eu...

            Comentário


              #7
              Um amigo meu ardeu 250 na ponte vasco da gama, a pala duma mota que passou por ele acima do limite.
              Demorou mas lá resolveram a cena.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por xlouiex Ver Post
                Um amigo meu ardeu 250 na ponte vasco da gama, a pala duma mota que passou por ele acima do limite.
                Demorou mas lá resolveram a cena.
                Na dúvida e quando ficam dois veículos na "foto" a multa vai para o lixo.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                  Na dúvida e quando ficam dois veículos na "foto" a multa vai para o lixo.
                  Espero que sim até porque tenho a carta na corda bamba e não vou ficar sem ela por causa de um labrego que passa a 160 numa zona de 80.

                  Comentário


                    #10
                    se chegar alguma coisa a casa pedes a foto!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                      Espero que sim até porque tenho a carta na corda bamba e não vou ficar sem ela por causa de um labrego que passa a 160 numa zona de 80.
                      Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                      Hoje assisti a duas situações curiosas na A1 na zona das obras de alargamento em Santarém (também conhecidas por obras de Santa Engrácia) em que a velocidade limite é de 80 km/h:

                      No sentido Sul/Norte estacionado na berma estava um carro caracterizado da BT com radar apontado, no entanto no tejadilho um placard bem grande dizia "Controlo de Velocidade GNR-BT". Aplaude-se a prevenção mas fica a pergunta: para quê o radar montado na grelha, não acredito que ninguém visse o aviso, tanto assim era que viram-se algumas travagens mais a fundo de quem ia em excesso de velocidade. Por outro lado, este tipo de prevenção pode precisamente levar a acidentes por travagens inesperadas...

                      No sentido Norte/Sul estava um Nissan Almera verde escuro descaracterizado e também com o radar apontado. Como sou burro velho mal o vi na berma levantei o pé (não ia muito depressa, 105 km/h, mas não sei qual a margem que dão ali) quando passa disparado por mim um CLS de matrícula alemã que seguramente ia no mínimo a uns 150/160 km/h e que certamente foi "flashado". A minha questão é: quando não há operação STOP para autuar os carros em excesso de velocidade a multa segue mais tarde pelo correio, mas no caso de carros com matrícula estrangeira como é que isso se processa? A DGV certamente não tem acesso ás bases de dados das suas congéneres europeias, ou tem?
                      Então se a zona é de 80km/h e tu ias a 105km/h, vai contando com o castigo.

                      Comentário


                        #12
                        Estou de acordo com a primeira situação...

                        Não deviam ter o placard em cima do tejadilho, mas sim uns km's atrás... e cada um que vá com cuidado... afinal às vezes mais vale ter o placard sem radar pois já dá para o pessoal ter um pouco mais de calma (pelo menos alguns)...

                        Comentário


                          #13
                          Se o carro é descaracterizado, são crucificados

                          Se o carro é caracterizado e com aviso no tejadilho com um placard bem grande que diz "Controlo de Velocidade GNR-BT", são crucificados

                          Vejam lá se chegam a algum consenso

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por CLIO_thoris Ver Post
                            Se o carro é descaracterizado, são crucificados

                            Se o carro é caracterizado e com aviso no tejadilho com um placard bem grande que diz "Controlo de Velocidade GNR-BT", são crucificados

                            Vejam lá se chegam a algum consenso
                            se um policia bate é abuso de autoridade; se leva é fraco...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                              No sentido Sul/Norte estacionado na berma estava um carro caracterizado da BT com radar apontado, no entanto no tejadilho um placard bem grande dizia "Controlo de Velocidade GNR-BT".

                              Já à várias semanas que eles fazem isso aí nessa zona. Normalmente vejo-os lá com uma carrinha Ford Focus.

                              Comentário


                                #16
                                Ja fui flashado na Zona de Bordeus, limite é de 110, e até agora nada. Ja la vao 2 Anos

                                Cump.

                                Comentário


                                  #17
                                  Se cumprissem sempre os limites de velocidade, não era preciso tanta preocupação com os carros caracterizados ou descaracterizados.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Na A1, Sul/Norte, na zona da descida de vialonga, a velocidade, passa de 120 para 100, a meio da descida costuma estar uma Mondeo com radar, 500 metros a DIANTE no painel de informação... CONTROLO DE VELOCIDADE EM CURSO!!!! eheheheheh

                                    Comentário


                                      #19
                                      A A1 ultimamente parece mais um campo minado. Em Santarém já apanhei 3 vezes um toyota cinza em que também não mandavam encostar.

                                      No fim de semana antes do ano novo, entre Lisboa e coimbra apanhei 2 radares: no carregado um mondeo prateado parado na berma com carros carcterizados mais à frente prontos para mandar encostar e entre leiria e o pombal uma mitsubishi grandis prateada, em andamento, com uma sharon caracterizada mais à frente a mandar encostar, isto em menos de 200km.

                                      PS: Nessa mesma viagem ainda apanhei mais um radar no IP3.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por João_Bráz Ver Post
                                        Se cumprissem sempre os limites de velocidade, não era preciso tanta preocupação com os carros caracterizados ou descaracterizados.
                                        Se todos cumprissem os limites de velocidade á risca, pelo menos nas cidades instalava-se o caos, devido á pessima sinalização e limites que temos.

                                        Deve haver uma pequena tolerancia em tudo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Absurdo.... O tópico...

                                          Esses Radares têm estado constantemente nessas zonas de Obras. E sinalizados quase sempre!

                                          Quer por uma placa de Chapa a Indicar Radar. Quer pelo carro Caracterizado com indicação luminosa que indica a presença de radar.

                                          E mesmo assim já vi mais que 2 ou 3 carros a passarem nas calmas bem acima dos 80 estabelecidos para a zona.

                                          Se um condutor não repara em 2 placas e num carro da policia, não tem capacidade para andar na estrada!!! Por isso é muito bem que seja bem multado!

                                          Quanto as travagens, só são perigosas se as pessoas vierem perigosamente acima do limite da zona e / ou coladinhos a traseira uns dos outros. Pq mesmo quem vai a 100/110 basta tirar o pe e travar ligeiramente.

                                          Agora se forem a 160 ou 170 claro que é preciso travar bem...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rsl Ver Post
                                            Estou de acordo com a primeira situação...

                                            Não deviam ter o placard em cima do tejadilho, mas sim uns km's atrás... e cada um que vá com cuidado... afinal às vezes mais vale ter o placard sem radar pois já dá para o pessoal ter um pouco mais de calma (pelo menos alguns)...
                                            Sim, também concordo.

                                            Deviam estar todos bem identificados... mesmo que alguns não tivessem mesmo colocados.

                                            Quanto ao facto de o carro ter viatura alemã, dificilmente vão conseguir cobrar essa coima.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Ainda a semana passada falei com um amigo que foi multado por excesso de velocidade na Via Verde

                                              Não são os radares proprios da Brisa mas a BT tinha o radar colocado logo á saida da Via Verde, frente ao separador

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Post
                                                se chegar alguma coisa a casa pedes a foto!
                                                Já lá vai uns meses que pedi uma foto (Tunel do Marquês) e até agora nada...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por João_Bráz Ver Post
                                                  Então se a zona é de 80km/h e tu ias a 105km/h, vai contando com o castigo.
                                                  Duvido, porque eu a 105 km/h nessa zona practicamente só não sou ultrapassado pelos camiões, não haveria meios para multar tantos milhares de carros que lá passam todos os dias bem mais depressa. Um colega meu foi lá multado a 134 km/h, não me admiraria que os radares nessa zona estejam calibrados para disparar só acima dos 120/130 km/h.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                    Absurdo.... O tópico...
                                                    Absurda é a tua resposta.

                                                    Primeiro quis divulgar uma situação que nunca tinha visto (carro com radar e aviso do mesmo no tejadilho), segundo coloquei uma questão relativamente aos carros estrangeiros que são controlados em excesso de velocidade sem serem mandados parar. Não sei, pergunto.

                                                    Absurdo para mim é isto:

                                                    http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=44900

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por João_Bráz Ver Post
                                                      Se cumprissem sempre os limites de velocidade, não era preciso tanta preocupação com os carros caracterizados ou descaracterizados.
                                                      olha 1 santo na terra

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                        Na dúvida e quando ficam dois veículos na "foto" a multa vai para o lixo.
                                                        ou então corta-se a foto com photoshop e multa-se os 2

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                                          Duvido, porque eu a 105 km/h nessa zona practicamente só não sou ultrapassado pelos camiões, não haveria meios para multar tantos milhares de carros que lá passam todos os dias bem mais depressa. Um colega meu foi lá multado a 134 km/h, não me admiraria que os radares nessa zona estejam calibrados para disparar só acima dos 120/130 km/h.
                                                          Eu também passei outro dia por esse carro que relataste. E ia a uma velocidade proibitiva.Travei um bocado,mas devo ter sido multado.É claramente caça á multa. Uma vergonha. Será que a sinalização amovivel se sobreporá ao codigo da estrada que estipula 120 como velocidade maxima??

                                                          Alguem falou da descida de Vialonga. Aí já fui fotografado mas contestei e anularam-me a multa!
                                                          Editado pela última vez por AutoFan; 08 January 2008, 19:47.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            eu tb vi a focus na semana passada mas foi entre na que acabava as tres faixas e passava para duas na zona de 120kh para 80kh era só malta a travar a fundo

                                                            agora na zona de leiria e pombal nunca vi nenhuma GRANDIS

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X