Hoje assisti a duas situações curiosas na A1 na zona das obras de alargamento em Santarém (também conhecidas por obras de Santa Engrácia) em que a velocidade limite é de 80 km/h:
No sentido Sul/Norte estacionado na berma estava um carro caracterizado da BT com radar apontado, no entanto no tejadilho um placard bem grande dizia "Controlo de Velocidade GNR-BT". Aplaude-se a prevenção mas fica a pergunta: para quê o radar montado na grelha, não acredito que ninguém visse o aviso, tanto assim era que viram-se algumas travagens mais a fundo de quem ia em excesso de velocidade. Por outro lado, este tipo de prevenção pode precisamente levar a acidentes por travagens inesperadas...
No sentido Norte/Sul estava um Nissan Almera verde escuro descaracterizado e também com o radar apontado. Como sou burro velho mal o vi na berma levantei o pé (não ia muito depressa, 105 km/h, mas não sei qual a margem que dão ali) quando passa disparado por mim um CLS de matrícula alemã que seguramente ia no mínimo a uns 150/160 km/h e que certamente foi "flashado". A minha questão é: quando não há operação STOP para autuar os carros em excesso de velocidade a multa segue mais tarde pelo correio, mas no caso de carros com matrícula estrangeira como é que isso se processa? A DGV certamente não tem acesso ás bases de dados das suas congéneres europeias, ou tem?
No sentido Sul/Norte estacionado na berma estava um carro caracterizado da BT com radar apontado, no entanto no tejadilho um placard bem grande dizia "Controlo de Velocidade GNR-BT". Aplaude-se a prevenção mas fica a pergunta: para quê o radar montado na grelha, não acredito que ninguém visse o aviso, tanto assim era que viram-se algumas travagens mais a fundo de quem ia em excesso de velocidade. Por outro lado, este tipo de prevenção pode precisamente levar a acidentes por travagens inesperadas...
No sentido Norte/Sul estava um Nissan Almera verde escuro descaracterizado e também com o radar apontado. Como sou burro velho mal o vi na berma levantei o pé (não ia muito depressa, 105 km/h, mas não sei qual a margem que dão ali) quando passa disparado por mim um CLS de matrícula alemã que seguramente ia no mínimo a uns 150/160 km/h e que certamente foi "flashado". A minha questão é: quando não há operação STOP para autuar os carros em excesso de velocidade a multa segue mais tarde pelo correio, mas no caso de carros com matrícula estrangeira como é que isso se processa? A DGV certamente não tem acesso ás bases de dados das suas congéneres europeias, ou tem?
Comentário