Por aqui nada de muito interessante.
Zoe (modelo antigo) e Leaf em abundância.
Alguns Dacia, sendo mais comum o Lodgy.
O mais raro/recente que vi foi um Talisman.
A idade das viaturas está a aumentar, vejo carros de 2015/2016 com alguma frequência
Não faço ideia, mas acredito que seja apenas uma questão de estratégia.
Pelo que tenho percebido, o serviço TVDE está pela hora da morte, e quem se vai safando são os Bolt com os seus Pandas gaseificados, sendo que já soube de vários motoristas a passar a trabalhar quase exclusivamente com essa plataforma.
Talvez haja outros a optar pela diferenciação do Uber Black, por exemplo, e dessa forma precisem de outros veículos.
Só uma ideia, haverá por ai malta do ramo que poderá ter outra explicação.
Os de Março de 2104 acabam este mês.
Já vários que estão mesmo no limite, mas se não for a Uber a impedi-lo de continuar, não acredito que seja a polícia.
Ontem vim um Taxi de 93...
Pela forma como a plataforma exige a documentação digitalizada acredito que exista uma verificação periódica e o veiculo fique bloqueado às plataformas tvde...funcionando só fora da aplicação.
Se tiveres o seguro e inspeção válidos como tvde, condutor certificado a policia não tem onde pegar, é competência exclusiva das plataformas tvde.
Hoje quando tiver tempo ao final do dia, vai uma queixa para a Carris.
Que o ''normal'' condutor, ache que circula na ''via principal'' e não tem de ceder a prioridade a quem se apresenta pela direita, é usual, agora um ''profissional', ter essa atitude e depois ainda se armar ar pingarelho parando o autocarro à nossa frente, e mandar bocas, é inadmissível.
Se não tivesse a agenda cheia para o dia de hoje, bem que tinha perdido umas horas para o ''entalar''.
Hoje o imbecil ia sendo eu, mas acabei por ser um quase imbecil, ou um imbecilzinho...
https://www.google.pt/maps/@38.75914...7i16384!8i8192
A circular na esquerda, em velocidade moderada, sem pressa, com intenção de mudar de direção á esquerda após a BP, e com os olhos fixos no semáforo verde para quem muda de direção á esquerda, só me apercebi do semáforo vermelho antes da BP quando me aparecem dois carros da esquerda.Travei forte (sem chiadeira), e fiquei sobre a linha de paragem, mas se não fossem esses veículos tinha passado o vermelho e nem dava por ele. Note-se que conheço perfeitamente o local, como condutor, há quase 30 anos.
![]()
Ontem quando saí de casa de manhã e vi a chuva pensei logo que tinha que andar com cuidado. As primeiras chuvas desde há já algum tempo...estou a entrar na AE numa curva fechada antes da reta de acesso que felizmente tem 2 vias quando me aparece um carro de frente que se tinha despistado. Vinha devagar, porque se não viesse ou bati-lhe de frente ou despistava-me com a guinada que dei para a outra via e "contra-guinada" para fazer a curva. Ufa, escapei-me de boa...
No regresso a casa numa daquelas zonas entre rotundas tão habituais agora, com 2 vias para cada lado (outra vez, felizmente), saio de uma rotunda e tenho uma pick-up na direita, começo a ultrapassagem pela esquerda, quando a pick-up faz uma diagonal acentuada para cima de mim, travões a fundo, pensei mesmo que se ia enfaixar no separador central e eu ali mesmo atrás (não sei se me conseguia escapar). Nisto à última da hora a condutora dá uma guinada forte para a berma do lado direito, mete os 4 piscas e para a pick-up. Não sei o que se passou, mas alguma coisa foi, nem que tenha sido uma distração e depois precisou de um momento para se acalmar.
Cheguei a casa são e salvo, meti o carro na garagem e disse à minha mulher que hoje não saía mais, com medo que à 3ª fosse de vez.
Então, foi assim.
Praça do Principe Real, em Lisboa.
Venho na praça, vindo da zona de São Bento, e pretendo virar à esquerda, para me dirigir ao Rato.
Vou devagar, e apesar de ter prioridade sobre quem se apresenta pela minha direita, não pretendo para já ficar sem carro.
Ora, quase a chegar ao entroncamento, junto à passadeira que se vê na imagem abaixo, vejo que um autocarro da Carris iniciara a marcha da paragem existente a uns 30/40 metros, e continuo a olhar para a direita, para ver se não vinha ninguém da Rua D. Pedro IV.
Quando já estou com a frente a ocupar parcialmente a via de trânsito do sentido de marcha do autocarro, da minha esquerda para a minha direita, o condutor ''profissional'' do autocarro, parou o autocarro bloqueando a minha frente, já a ocupar parcialmente a via de trânsito contraria, e começou a mandar bocas e a fazer gestos com a cabeça, como que a dizer, ´´vá bate´´, e se não fosse o meu fecho do mês e ter já coisas agendadas, e de as pessoas que iam dentro do autocarro, não terem culpa da situação do imbecil, pode ter a certeza que lhe tinha encostado o carro de modo a bater ligeiramente.
Eu venho daqui e vou virar à esquerda.
![]()
É das coisas que mais me enerva na estrada.
Podia não dar, se pedisse descaracterização do acidente e se vissem que o motorista não conseguiu evitar o acidente, apsar de ter culpa, não contava para o prémio de condução defensiva.
Como um motorista levou com um carro que não parou numa cedência de passagem, e como ele poderia ter evitado o acidente, apsar de não ter culpa, já conta para o prémio.
Isto da ciclovia tem corrido muito bem
![]()
Está escrito no autocarro.
Porra... Mas que grande...![]()
Hoje se tivesse uma carrinha de caixa metálica ou de madeira, tinha levantado propositadamente o pé.
Vem um gajo descontraído numa nacional, sem pressa, e nisto chega-se um energúmeno cheira-cús, e coloca-se à minha traseira, numa zona de curvas.
Depois, quando surgiram as rectas, em que podia ultrapassar e não vinha ninguém em sentido contrário, manteve-se atrás de mim.![]()