Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carta de condução depende de disciplina do secundário

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carta de condução depende de disciplina do secundário

    A obtenção da carta de condução poderá vir a depender do aproveitamento a uma disciplina de segurança rodoviária a ministrar no ensino secundário, uma medida em estudo no âmbito da Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária.

    "Para os jovens tirarem a carta de condução de motociclos, aos 16 anos, e de automóveis aos 18, têm que ter aproveitamento numa disciplina do currículo escolar que terá que ter uma componente de segurança rodoviária", disse à agência o presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), Paulo Marques.

    Adiantou que a proposta, que se inspira no modelo francês, será em breve apresentada ao Ministério da Educação.

    O objectivo é, segundo Paulo Marques, incutir nos jovens a ideia de que não basta ter 18 anos para tirar a carta de condução.

    "A carta é algo pelo qual se devem esforçar, porque a partir do momento em que a têm a sua responsabilidade na estrada é muito grande. Deve haver um esforço e um acompanhamento desses jovens", sustentou Paulo Marques, sem adiantar quando é que esta medida poderá avançar, nem de que forma será aplicada.

    A obrigatoriedade de aproveitamento numa disciplina de segurança rodoviária é uma das 28 medidas previstas no documento preparatório da Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária (ENSR) para o período 2008-2015, onde se inclui também a introdução em Portugal da carta por pontos e a criação de "zonas 30/km".

    A introdução das matérias sobre segurança rodoviária agrada "como princípio geral" ao presidente da Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP), Miguel Trigoso, a quem, no entanto, a forma como a medida será aplicada na prática suscita "muitas dúvidas".

    "A educação rodoviária deve ser transversal às diversas disciplinas, não estou a ver muito bem como é que se vai introduzir uma disciplina nova para ensinar regras da condução", disse o responsável da PRP, uma das entidades convidada a participar na formulação definitiva da ENSR, cujos trabalhos arrancam em Fevereiro.

    José Miguel Trigoso considera a proposta "uma novidade completa" que tem que ser entendida à luz de um documento de trabalho, necessitando de ser "clarificada".

    Saber se o não aproveitamento a essa disciplina condiciona a conclusão do secundário e o que acontece às pessoas que querem tirar a carta e não frequentaram essa disciplina são algumas das questões que José Miguel Trigoso quer ver esclarecidas.

    Em França, cujo modelo inspirou a proposta portuguesa, são realizados módulos de formação e prevenção rodoviária nas escolas. A frequência desses módulos dá acesso, a partir dos 16 anos, à licença de condução de motociclos.

    Contudo, não há uma correlação entre esses módulos e a carta de condução que é tirada a partir dos 18 anos numa escola de condução, tal como em Portugal.

    A partir dos 16 anos está também prevista a condução acompanhada, podendo os adolescentes conduzir desde que tenham um adulto encartado ao lado.

    Com a implementação da Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária, o Governo pretende até 2015 colocar Portugal entre os 10 países da União Europeia (UE) com menor sinistralidade rodoviária.

    Fonte: http://www.tvnet.pt/noticias/detalhes.php?id=18377

    #2
    Mais m*rda que não serve para nada.

    Comentário


      #3
      Em vez de actualizaram a forma como se ensina nas escolas de condução, põem-se com estas ideias de m*rda.

      Enfim, pura diarreia mental...

      Por gente sem carta a conduzir, desde que seja acompanhada por um adulto!? MEDO... O que vale é que tenho um tanque.
      Editado pela última vez por After16v; 23 January 2008, 19:53.

      Comentário


        #4
        apoiado! formação rodoviária nunca é demais

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por bento_uno Ver Post
          apoiado! formação rodoviária nunca é demais
          Formações é o que há demais. É preciso educar as pessoas. E não apenas a nível rodoviário, pois a educação para a vida em sociedade é a base fulcral necessária.

          Comentário


            #6
            A partir dos 16 anos está também prevista a condução acompanhada, podendo os adolescentes conduzir desde que tenham um adulto encartado ao lado.
            Epá, custa-me a acreditar..........

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por brunoclio Ver Post
              Formações é o que há demais. É preciso educar as pessoas. E não apenas a nível rodoviário, pois a educação para a vida em sociedade é a base fulcral necessária.
              digo mais! pelo que vejo, as cartas deviam ter validade de 10 anos, e depois renovadas após reciclagem no código e condução assim como exame psico!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por bento_uno Ver Post
                digo mais! pelo que vejo, as cartas deviam ter validade de 10 anos, e depois renovadas após reciclagem no código e condução assim como exame psico!
                Essa teoria vai já pelo cano:

                1º Queria conhecer a pessoa que saíu para a estrada no seu primeiro dia depois de tirar a carta estar apta a conduzir juntamente com os outros condutores.

                2º O código............ já na minha altura (10 anos atrás) o que era preciso saber era como responder às perguntas com rasteira que eles colocavam, porque não te servia de muito se soubesses o código de ponta a ponta.

                3º O exame de condução......... bastava para tal andar dentro dos limites impostos e saber bem menos de código do que no exame teórico, por isso não vejo qual a utlilidade dele.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                  Epá, custa-me a acreditar..........
                  Segundo me parece, pelo menos no R.U. já era possível fazer isso há, pelo menos, 15 anos atrás. Acho que o carro tinha de ter um dístico qualquer...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por brunoclio Ver Post
                    Segundo me parece, pelo menos no R.U. já era possível fazer isso há, pelo menos, 15 anos atrás. Acho que o carro tinha de ter um dístico qualquer...
                    Um distico a dizer: "PERIGO"

                    Comentário


                      #11
                      hum... do 10º ao 11º tinha Portugues B, Matemática A, Fisico-quimica A, e Biologia e Geologia... passei sempre a tudo... no 12º tive psicologia, Quimica (é lindaaa :D), matematica e portugues.... tambem passei...

                      se precisasse tirar carta, nao tinha probls!
                      lool

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por After16v Ver Post
                        Um distico a dizer: "PERIGO"
                        No mínimo...

                        Já estou a ver alguns pais: "filho, vamos lá dar uma volta pela Ponte 25 de Abril que o pai vai ao lado..."

                        Comentário


                          #13
                          Mas quem é que ainda não percebeu que, o facto de acontecerem tantos acidentes, não se deve à falta de conhecimento, mas sim à falta de bom senso? Será que as pessoas que conduzem alcoolizadas, que andam a mais de 120, que fazem ultrapassagens arriscadas, não sabem que estão a cometer uma transgressão, e que essa não é a forma mais correcta de se conduzir? Claro que sabem. Para que serve uma disciplina de segurança rodoviária, se esta, para além de não vir a ensinar nada de novo, pois toda a gente está careca de saber o que não se deve fazer enquanto se conduz, não tem o poder de incutir bom senso nas pessoas? O bom senso é uma característica natural da pessoa, e não vão ser umas aulinhas da treta que vão mudar os instintos de cada um. Ora, ora, eu sempre tive notas razoáveis a matemática, no entanto, para além de detestar matemática, hoje em dia só sei o básico dos básicos, sendo incapaz de fazer uma equação um pouquinho mais complicada. Isto só mostra que, o facto de se ter aproveitamento numa disciplina, não nos confere competências nessa área, para toda a vida. Na minha pouco humilde opinião, só um atrasado mental acredita que, à pala da criação de uma nova disciplina, teremos melhores condutores no futuro.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                            Essa teoria vai já pelo cano:

                            1º Queria conhecer a pessoa que saíu para a estrada no seu primeiro dia depois de tirar a carta estar apta a conduzir juntamente com os outros condutores.

                            2º O código............ já na minha altura (10 anos atrás) o que era preciso saber era como responder às perguntas com rasteira que eles colocavam, porque não te servia de muito se soubesses o código de ponta a ponta.

                            3º O exame de condução......... bastava para tal andar dentro dos limites impostos e saber bem menos de código do que no exame teórico, por isso não vejo qual a utlilidade dele.

                            Em relação ao ponto 2 concordo e ainda o é assim. É preciso saber as rasteiras deles, e pronto, está feito. É óbvio que precisas de saber o código mas acho que a diferença entre passar ou chumbar é essa.


                            Em relação ao tópico se for para a frente será mais uma disciplina daquelas: "ah coitadinho do menino, vou agora chumbá-lo, coitado depois não pode tirar a carta e fico com a consciência pesada...... ah toma lá um 10 vá.."


                            Cumps

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X