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Se calhar o AX não é assim tão mau como muitos o pintam...

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    Se calhar o AX não é assim tão mau como muitos o pintam...







    Este foi o estado final de um AX após um embate contra um autocarro.

    É certo que o estado final de uma viatura após um embate é sempre muito subjectivo e depende de vários factores, mas ainda assim parece-me que este AX absorveu muito bem a colisão deformando-se o suficiente para impedir que o condutor dentro do habitáculo sofresse mazelas.

    Isto é apenas um exemplo de que por vezes as pessoas fazem julgamentos precipitados sobre determinados carros.

    O facto de ser um carro leve e com a tampa da mala em plástico, não faz necessariamente do AX um carro absolutamente inseguro.

    #2
    Mesmo assim, o Citroën Ax não deixa de ser um veículo bastante frágil em relação a outros veículos do mesmo segmento.

    Comentário


      #3
      Igual ao da minha mãe (mkII TRE 5 portas cinzento dolmen), o carro que me acompanhou durante os primeiros 4 anos e tal após ter tirado a carta. Até doi só de ver.

      Comentário


        #4
        A questão é qual foi a velocidade de embate?

        Comentário


          #5
          e como é q ficou lá dentro? Entraram peças? O volante e os pedais ficaram recuados? O tablier tb?

          É verdade, como disse o C3_soul "A questão é qual foi a velocidade de embate?"

          Comentário


            #6
            A mim parece-me que o pouco peso do AX joga a seu favor neste caso, mas obviamente que há carros mais seguros.

            Menos seguro, só mesmo andar de mota e ter um acidente.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por CJSR Ver Post
              Mesmo assim, o Citroën Ax não deixa de ser um veículo bastante frágil em relação a outros veículos do mesmo segmento.
              Discordo. No tempo dele a maioria dos rivais eram carros com um chassis também ele leve e praticamente ao mesmo nível em termos de rigidez. Basta olhar para os antigos Fiesta, R5, Uno, Polo, 106, etc...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Tuaregue Ver Post
                e como é q ficou lá dentro? Entraram peças? O volante e os pedais ficaram recuados? O tablier tb?

                É verdade, como disse o C3_soul "A questão é qual foi a velocidade de embate?"
                Não sei a velocidade, mas pelo estado do carro dá para ver que foi um embate violento. no entanto a zona do habitáculo ficou praticamente intacta.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por margalhau Ver Post
                  Discordo. No tempo dele a maioria dos rivais eram carros com um chassis também ele leve e praticamente ao mesmo nível em termos de rigidez. Basta olhar para os antigos Fiesta, R5, Uno, Polo, 106, etc...
                  A listagem seguinte indica o peso dos concorrentes do Citroën Ax, nos anos 90. Tive o cuidado de escolher veículos do mesmo segmento e com características, nomeadamente a cilindrade, idêntica.

                  Citroën Ax 10 TRE 655kg
                  Ford Fiesta 1.0CL 740kg
                  VW Polo 1.0CL 765kg
                  Peugeot 205 1.0Junior 750kg
                  Fiat Uno 45S 710kg
                  Renault 5 1.0 Campus 695kg

                  O mais leve: Citroën Ax!

                  Tenho experiência num Polo 1.4CL Diesel e de um Citroën AX 14 TRD. O Citroën Ax, sem margem para qualquer dúvida, mais ligeiro e económico, mas ao lado do Polo parecesse com uma pandeireta! O peso e a própria chapa do Polo fazia com que este fosse mais robusto.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por CJSR Ver Post
                    A listagem seguinte indica o peso dos concorrentes do Citroën Ax, nos anos 90. Tive o cuidado de escolher veículos do mesmo segmento e com características, nomeadamente a cilindrade, idêntica.

                    Citroën Ax 10 TRE 655kg
                    Ford Fiesta 1.0CL 740kg
                    VW Polo 1.0CL 765kg
                    Peugeot 205 1.0Junior 750kg
                    Fiat Uno 45S 710kg
                    Renault 5 1.0 Campus 695kg

                    O mais leve: Citroën Ax!

                    Tenho experiência num Polo 1.4CL Diesel e de um Citroën AX 14 TRD. O Citroën Ax, sem margem para qualquer dúvida, mais ligeiro e económico, mas ao lado do Polo parecesse com uma pandeireta! O peso e a própria chapa do Polo fazia com que este fosse mais robusto.
                    Os valores andam todos próximos. Que o polo seja mais robusto e com melhor qualidade de construção concordo. Agora não é por ser um pouco mais pesado que faz dele mais seguro.

                    Chapa dura e peso não são sinónimo de segurança, bem pelo contrário. O ideal é que o carro se deforme num acidente.

                    Comentário


                      #11
                      Pelo aspecto, não deve ter batido a mais de 60Km/h.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                        Pelo aspecto, não deve ter batido a mais de 60Km/h.
                        a 60km/h ficava feito em papa.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por CJSR Ver Post
                          O peso e a própria chapa do Polo fazia com que este fosse mais robusto.
                          Não é o peso o responsável pela robustez. Quando muito, é uma consequência. mas o peso não é um atributo que se deseje num carro, bem pelo contrário.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                            a 60km/h ficava feito em papa.
                            Já experimentaste?

                            Comentário


                              #15
                              Se calhar absorve tão bem que o condutor ficou mais magro ou com um joelhinho à mantorras...

                              Isso é importante SE o habitáculo ficar intacto!! Não me parece que seja o caso

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Rodrigo Fernandes Ver Post
                                Se calhar absorve tão bem que o condutor ficou mais magro ou com um joelhinho à mantorras...

                                Isso é importante SE o habitáculo ficar intacto!! Não me parece que seja o caso
                                O condutor saiu do carro atordoado mas sem mazelas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por CJSR Ver Post
                                  A listagem seguinte indica o peso dos concorrentes do Citroën Ax, nos anos 90. Tive o cuidado de escolher veículos do mesmo segmento e com características, nomeadamente a cilindrade, idêntica.

                                  Citroën Ax 10 TRE 655kg
                                  Ford Fiesta 1.0CL 740kg
                                  VW Polo 1.0CL 765kg
                                  Peugeot 205 1.0Junior 750kg
                                  Fiat Uno 45S 710kg
                                  Renault 5 1.0 Campus 695kg

                                  O mais leve: Citroën Ax!

                                  Tenho experiência num Polo 1.4CL Diesel e de um Citroën AX 14 TRD. O Citroën Ax, sem margem para qualquer dúvida, mais ligeiro e económico, mas ao lado do Polo parecesse com uma pandeireta! O peso e a própria chapa do Polo fazia com que este fosse mais robusto.
                                  Quando as curvas chegam é que se via a pandeireta! Neste caso o Polo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    embates a 25km/h não vale...

                                    já vi um acidente com um AX contra um Vitara, o AX bateu na traseira do Vitara, e foi para a sucata literalmente sem a frente, o condutor não morreu por sorte, pois o motor foi parar dentro do habitáculo...o embate foi mais ou menos a 60km/h...o Vitara só partiu o Para-choques...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por king tdi Ver Post
                                      embates a 25km/h não vale...

                                      já vi um acidente com um AX contra um Vitara, o AX bateu na traseira do Vitara, e foi para a sucata literalmente sem a frente, o condutor não morreu por sorte, pois o motor foi parar dentro do habitáculo...o embate foi mais ou menos a 60km/h...o Vitara só partiu o Para-choques...
                                      Se o motor foi parar ao habitáculo como dizes então no mínimo teria ficado sem as pernas para não dizer que teria morrido...

                                      Num embate nessas condições por norma o carro que sobre a colisão atrás fica sempre em muito melhor estado que o carro que sofre a colisão na frente.

                                      Além disso estás a comparar um embate entre um TT e um pequeno ligeiro...

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                                        #20
                                        O Ax é tao seguro como os outros carros da altura dele. Uno, Corsa R5, são todos identicos a nivel de segurança.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Oxigen Ver Post
                                          O Ax é tao seguro como os outros carros da altura dele. Uno, Corsa R5, são todos identicos a nivel de segurança.
                                          Nem mais...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por margalhau Ver Post
                                            Se o motor foi parar ao habitáculo como dizes então no mínimo teria ficado sem as pernas para não dizer que teria morrido...

                                            Num embate nessas condições por norma o carro que sobre a colisão atrás fica sempre em muito melhor estado que o carro que sofre a colisão na frente.

                                            Além disso estás a comparar um embate entre um TT e um pequeno ligeiro...
                                            Sem pernas não ficou, mas ficou muito mal...
                                            em relação ao embate contra um TT, eu já bati de frente contra uma Pic-up com um Fiesta e não teve nem metade do que tem o Ax das fotos...mas também é verdade que cada caso é um caso...mas lá que o Ax é inseguro isso é...como já disseram ai, é tão seguro como os outros da época, e o importante é que nesse ninguém se aleijou.

                                            Comentário


                                              #23
                                              só fala mal do ax quem nunca teve um.
                                              eu tive um ax 10 tre de 1991 durante 5 anos, e 1 ano depois de o comprar, tive um acidente com ele.
                                              ao chegar a um cruzamento, um vw vento atravessou-se e batemos quase de frente. resultado: ambos foram de reboque e posso dizer que o carro portou-se muito bem a absorver o impacto. na altura a reparação do ax ficou em 450 contos, e as portas abriam normalmente, ou seja, o habitaculo não sofreu nada, isto em 1993.
                                              por um carro ter a frente desfeita, não quer dizer que não presta e que iria depressa, mas sim que absorveu o impacto, para que os ocupantes não sofressem.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                Já experimentaste?
                                                ja experimentaste meter os dedos numa tomada para saber que dá choques?!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por margalhau Ver Post
                                                  Se o motor foi parar ao habitáculo como dizes então no mínimo teria ficado sem as pernas para não dizer que teria morrido...

                                                  Num embate nessas condições por norma o carro que sobre a colisão atrás fica sempre em muito melhor estado que o carro que sofre a colisão na frente.

                                                  Além disso estás a comparar um embate entre um TT e um pequeno ligeiro...
                                                  Normalmente até é o contrário, pois os carros, geralmente, são muito mais rígidos de dianteira que de traseira. Se forem dois carros equivalentes, num embate de traseira (especialmente se for a alta velocidade), vais ver que o que levou de traseira fica bem pior.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                                    Pelo aspecto, não deve ter batido a mais de 60Km/h.
                                                    Se fosse a 60km/h, ele tinha ficado mais estreito que uma carcaça.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu queria era ver os (pouquíssmos, diria mesmo risquinhos...) danos no autocarro...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                                                        Normalmente até é o contrário, pois os carros, geralmente, são muito mais rígidos de dianteira que de traseira. Se forem dois carros equivalentes, num embate de traseira (especialmente se for a alta velocidade), vais ver que o que levou de traseira fica bem pior.
                                                        Isso não é verdade.

                                                        Eu próprio já tive a infelicidade de comprovar isso por 3 vezes ao longo da minha vida em embates traseiros que sofri contra os carros da minha família.

                                                        Os carros bateram por trás ficaram sempre em muito pior estado que o meu.

                                                        A traseira absorve muito melhor os impactos porque é muito mais solida sendo composta por zonas chapa muito mais ligadas entre si. A frente dos carros é composta por uma camada fina de chapa (zona onde é fixado o radiador, e como tal essa parte recua muito facilmente não resistindo tão bem aos choques.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por margalhau Ver Post
                                                          Isso não é verdade.

                                                          Eu próprio já tive a infelicidade de comprovar isso por 3 vezes ao longo da minha vida em embates traseiros que sofri contra os carros da minha família.

                                                          Os carros bateram por trás ficaram sempre em muito pior estado que o meu.

                                                          A traseira absorve muito melhor os impactos porque é muito mais solida sendo composta por zonas chapa muito mais ligadas entre si. A frente dos carros é composta por uma camada fina de chapa (zona onde é fixado o radiador, e como tal essa parte recua muito facilmente não resistindo tão bem aos choques.
                                                          Isso é só em acidentes da baixa velocidade, em que a energia do impacto é absorvida pela chapa. Em acidentes a alta velocidade, em que a chapa absorve uma percentagem muito pequena da energia cinética e tens que recorrer à estrutura do veículo, vais ver que acontece precisamente o contrário.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Snifff o meu 1º carro foi um AX 1.0.

                                                            Comentário

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