Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Distância de segurança - cuidado! muito cuidado!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Distância de segurança - cuidado! muito cuidado!

    Venho aqui contar-vos uma pequena peripécia que se passou com uma familiar minha:

    - A minha irmã seguia atrás de um veiculo que circulava numa estrada nacional a cerca de 70km/h. De repente o veículo imobilizou-se na faixa (que tem escapatória à direita) muito rapidamente e obrigando a uma travagem a fundo (accionando o ABS).

    O carro da frente não tinha luzes de STOP (travagem) e apresentava uma valente porrada na traseira...

    Por sorte, na realidade por uns parcos centimetros, a minha irmã não teve envolvida com um bandalho destes, que procurava naturalmente quem lhe pagasse o arranjo do carro.

    É por estas e por outras que não devemos andar armados...é dificil um homem manter a calma perante uma situação destas.

    PS: a minha irmã teve ainda o discerniemnto de meter a marcha atrás rapidamente (uma vez que ficou praticamente colada ao carro da frente) e passar o monte de esterco, que seguiu tranquilamente na sua retaguarda, provavelmente à procura de outra vitima.

    #2
    Essa do andar armados não percebi... Se a tua irma lhe batesse, a culpa era dela!!! Se tu lhe desses um tiro lixavas-te tu!! Ou o matavas, ou ele ficava-se a rir dos dois...

    Pá pode ser um acto de má fé, mas não ha nada que diga que ele n pode travar a fundo!!! Mesmo porque ele pode dizer que sentiu se mal, ou que viu algo atravessar na frente do carro... e provar?!?! Nós é que temos que andar com uma distancia rasoavel pra evitar essas situações...

    Em relacção ao tipo não ter luzes de stop, ai já era capaz de dar 'panos pra mangas''.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Manuel Jasmim Ver Post
      Venho aqui contar-vos uma pequena peripécia que se passou com uma familiar minha:

      - A minha irmã seguia atrás de um veiculo que circulava numa estrada nacional a cerca de 70km/h. De repente o veículo imobilizou-se na faixa (que tem escapatória à direita) muito rapidamente e obrigando a uma travagem a fundo (accionando o ABS).

      O carro da frente não tinha luzes de STOP (travagem) e apresentava uma valente porrada na traseira...

      Por sorte, na realidade por uns parcos centimetros, a minha irmã não teve envolvida com um bandalho destes, que procurava naturalmente quem lhe pagasse o arranjo do carro.

      É por estas e por outras que não devemos andar armados...é dificil um homem manter a calma perante uma situação destas.

      PS: a minha irmã teve ainda o discerniemnto de meter a marcha atrás rapidamente (uma vez que ficou praticamente colada ao carro da frente) e passar o monte de esterco, que seguiu tranquilamente na sua retaguarda, provavelmente à procura de outra vitima.
      se os ditos não ficarem danificados no acidente, chamas as autoridades para ficar registado tal facto no auto. assim a tua irmã teria o arranjo para pagar, mas ele tb não sairia impune


      Artigo 62.º
      Avaria nas luzes
      1 - Sempre que, nos termos do n.º 1 do artigo anterior, seja
      obrigatória a utilização de dispositivos de iluminação e de
      sinalização luminosa, é proibido o trânsito de veículos com avaria
      dos dispositivos referidos na alínea b) do n.º 1 e no n.º 2 do
      artigo 60.º, salvo o disposto no número seguinte

      2 - O trânsito de veículos com avaria nas luzes é permitido quando os mesmos disponham de, pelo menos:
      a) Dois médios, ou um médio do lado esquerdo e dois mínimos para a frente, um indicador de presença no lado esquerdo e uma das luzes de travagem, quando obrigatória, à retaguarda; ou
      b) Luzes avisadoras de perigo, caso em que apenas podem transitar pelo tempo estritamente necessário até um local deparagem ou estacionamento.

      3 - A avaria nas luzes, quando ocorra em auto-estrada ou via reservada a automóveis e motociclos, impõe a imediata imobilização do veículo fora da faixa de rodagem, salvo se aquele dispuser das luzes referidas na alínea a) do número anterior, caso em que a circulação é permitida até à área de serviço ou saída mais próxima.
      4 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 60 a € 300, devendo o documento de identificação do veículo ser apreendido nos termos e para os efeitos previstos na alínea f) do n.º 1 e no n.º 6 do artigo 161.º.

      Artigo 63.º
      Sinalização de perigo

      1 - Quando o veículo represente um perigo especial para os outrosutentes da via devem ser utilizadas as luzes avisadoras de perigo.

      2 - Os condutores devem também utilizar as luzes referidas nonúmero anterior em caso de súbita redução da velocidadeprovocada por obstáculo imprevisto ou por condiçõesmeteorológicas ou ambientais especiais.

      3 - Os condutores devem ainda utilizar as luzes referidas no n.º 1,desde que estas se encontrem em condições de funcionamento:

      a) Em caso de imobilização forçada do veículo por acidente ou avaria, sempre que o mesmo represente um perigo para osdemais utentes da via;
      b) Quando o veículo esteja a ser rebocado.

      4 - Nos casos previstos no número anterior, se não for possível autilização das luzes avisadoras de perigo, devem ser utilizadasas luzes de presença, se estas se encontrarem em condições defuncionamento.

      5 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionadocom coima de € 60 a € 300.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Manuel Jasmim Ver Post
        Venho aqui contar-vos uma pequena peripécia que se passou com uma familiar minha:

        - A minha irmã seguia atrás de um veiculo que circulava numa estrada nacional a cerca de 70km/h. De repente o veículo imobilizou-se na faixa (que tem escapatória à direita) muito rapidamente e obrigando a uma travagem a fundo (accionando o ABS).

        O carro da frente não tinha luzes de STOP (travagem) e apresentava uma valente porrada na traseira...

        Por sorte, na realidade por uns parcos centimetros, a minha irmã não teve envolvida com um bandalho destes, que procurava naturalmente quem lhe pagasse o arranjo do carro.

        É por estas e por outras que não devemos andar armados...é dificil um homem manter a calma perante uma situação destas.

        PS: a minha irmã teve ainda o discerniemnto de meter a marcha atrás rapidamente (uma vez que ficou praticamente colada ao carro da frente) e passar o monte de esterco, que seguiu tranquilamente na sua retaguarda, provavelmente à procura de outra vitima.
        Se calhar não foi má fé, mas sim pura falta de aptidão para guiar. Na volta foi assim que ele coleccionou a porrada que já lá estava.

        Comentário


          #5
          Acho que se as pessoas mantivessem uma distância razoavel ao carro da frente, evitar-se-iam muitos acidentes e faz-me confusão a forma como se conduz. Anda tudo mais perto do carro da frente do que deveriam... Em AE a 120km/h quem cumpre a distância de segurança? Isto para não falar em vias de tráfego intenso como segunda circular ou vci, onde se praticam velocidades consideraveis, e vai tudo a 3m (ou colados) do carro da frente...

          Comentário


            #6
            Por falar em travagens bruscas, uma vez vi um rapaz que vinha para atravessar a estrada e eu vinha normal o que para a normalidade dos portugueses é em cima do limite de velocidade para aquela zona mas ok, chego o pé no travão e travo a fundo para evitar atropelar o miúdo se ele calha de se meter a passar à minha frente. Um tipo atrás de mim a contar que eu seguia sem fazer tal travagem brusca bate por trás, não muito rápido porque vinha a arrancar de um cruzamento logo ali mas ainda foi uma batida violenta. Os estragos foram poucos mas só demonstra que eu fui um pouco azelha porque travagens bruscas não se devem fazer a não ser num caso de urgência e pomos em risco quem vem atrás. O homem lá acabou por ficar culpado (tb parece que vinha distraído) mas fiquei com remorsos e senti que tive parte da culpa porque afinal o rapaz não se meteu à frente e atravessou qd o outro já estava enfaixado na minha traseira.

            Mas orgulho-me de não ter batido em ninguém. Estes sustos levam-nos a ver realmente como as coisas são e o cuidado que devemos ter.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Rui Silva Ver Post
              Acho que se as pessoas mantivessem uma distância razoavel ao carro da frente, evitar-se-iam muitos acidentes e faz-me confusão a forma como se conduz. Anda tudo mais perto do carro da frente do que deveriam... Em AE a 120km/h quem cumpre a distância de segurança? Isto para não falar em vias de tráfego intenso como segunda circular ou vci, onde se praticam velocidades consideraveis, e vai tudo a 3m (ou colados) do carro da frente...
              Concordo plenamente
              Farto-me de ver carros colados uns aos outros em auto-estrada, e muitas vezes a velocidades bem elevadas. As vezes fico a pensar, se o gajo da frente trava por alguma razão o de trás nem tem tempo de mudar o pé pró pedal do travão. Parece que as pessoas só aprendem quando se espetarem no carro da frente .
              Quando se colam a mim vou sempre abrandando, nao travo, apenas levanto o pé até a besta perceber aquilo que tá a fazer. Muitas vezes ainda reclamam, mas tou-me a lixar

              Cumprimentos.

              Comentário


                #8
                Eu mantenho sempre a distância de segurança.

                Custa a habituar, mas depois de entrar no esquema notamos que evitamos muuuuuuitos acidentes.

                Experimentem

                Comentário


                  #9
                  Das primeiras vezes que andei na estrada depois de tirar a carta, (e ainda hoje faço) é sempre manter distancia de segurança, mesmo quando estou imobilizado, e faz-me imensa confusão uma pessoa vir colada atraz de mim, só da vontade de desacelarar para ver se a pessoa se afasta.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por quim.beto
                    Experimentar exeprimento...aliás faço sempre isso

                    Agora o que chateia, são aqueles que, indo numa fila, olham para a nossa distância de segurança e se lembram de ultrapassar, só porque havia ali um espacinho....e lá vão Kms à nossa frente...sentiram-se melhores

                    Irrita-me que o pessoal se aproveite do meu espaço de segurança para se meter
                    Numa fila és obrigado a dar espaço para o carro da frente, para isso mesmo para facilitar as ultrapassagens e quem quer ultrapassar não ter que passar meia duzia de carros de uma vez só, se o espacinho não estiver lá e alguém ultrapassar e entrar a "força" a tua frente e bater a culpa é tua.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JtypeR Ver Post
                      Essa do andar armados não percebi... Se a tua irma lhe batesse, a culpa era dela!!! Se tu lhe desses um tiro lixavas-te tu!! Ou o matavas, ou ele ficava-se a rir dos dois...

                      Pá pode ser um acto de má fé, mas não ha nada que diga que ele n pode travar a fundo!!! Mesmo porque ele pode dizer que sentiu se mal, ou que viu algo atravessar na frente do carro... e provar?!?! Nós é que temos que andar com uma distancia rasoavel pra evitar essas situações...

                      Em relacção ao tipo não ter luzes de stop, ai já era capaz de dar 'panos pra mangas''.
                      Por acaso até há, não se pode fazer uma travagens brusca sem razão aparente se ficar provado que assim foi quem travou é culpado pelo acidente.

                      Comentário


                        #12
                        O problema é provar. O FDP pode alegar que se atravessou um cão à frente e é a palavra de um contra o outro (já me fizeram isto, o que vale é que foi um encosto e só perdi bónus no seguro, o meu ficou literalmente intacto).

                        Ainda bem que a tua irmã conseguiu evitar o acidente.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
                          Por acaso até há, não se pode fazer uma travagens brusca sem razão aparente se ficar provado que assim foi quem travou é culpado pelo acidente.
                          Pois, o problema está em provar isso... se ele alegar que um gato se atravessou à frente, vais ter de descobrir o gato para o levar a tribunal, ou antes, o dono do gato!

                          Comentário


                            #14
                            E os stressadinhos que se fartam de dar sinais de luzes e dançar dentro do carro, quando em AE seguimos a 120/130, como todos os outros na fila, mas ao invés de levarmos 5m para o carro da frente, levamos 50?



                            Ui, parecem cães com raiva, até espumam da boca!!!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                              E os stressadinhos que se fartam de dar sinais de luzes e dançar dentro do carro, quando em AE seguimos a 120/130, como todos os outros na fila, mas ao invés de levarmos 5m para o carro da frente, levamos 50?



                              Ui, parecem cães com raiva, até espumam da boca!!!
                              Serão 50 ou 500? É que se vêm muitos que dava tempo para deixarem passar uma caravana enquanto eles fazem uma ultrapassagem... com a distância de toda a AE

                              Não é a primeira vez que faço mais de 10Km atrás desses asnos que nem ultrapassam nem deixam ultrapassar, tal é a distância exagerada de segurança a que eu chamaria de "distância de insegurança" para quem segue atrás

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                Serão 50 ou 500? É que se vêm muitos que dava tempo para deixarem passar uma caravana enquanto eles fazem uma ultrapassagem... com a distância de toda a AE

                                Não é a primeira vez que faço mais de 10Km atrás desses asnos que nem ultrapassam nem deixam ultrapassar, tal é a distância exagerada de segurança a que eu chamaria de "distância de insegurança" para quem segue atrás
                                Ui!!!


                                Onde é que está escrito que ia na faixa da esquerda, a ultrapassar, ou a velocidade inferior daquela a que se circulava na faixa em que circulava?


                                Ui!!! Ui!!! Ui!!!



                                Tanto stress e má educação com um final de tarde tão lindo lá fora...

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X