Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Portugueses recorrem a cartas de condução estrangeiras!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Portugueses recorrem a cartas de condução estrangeiras!

    http://dn.sapo.pt/2008/02/08/socieda..._estrange.html

    Os portugueses estão a recorrer cada vez mais a países onde se facilita a atribuição de carta de condução ou se promove a sua falsificação para depois obterem, junto das entidades oficiais portuguesas, o título de condução devidamente legalizado.

    Ana (nome fictício) contou ao DN ter pedido uma carta de condução a amigos que vivem no Brasil. Rapidamente lhe enviaram uma, que depois trocou directamente por uma carta de condução portuguesa, emitida pela Direcção-Geral de Viação (DGV), organismo entretanto extinto e substituído pelo Instituto da Mobilidade dos Transportes Terrestres (IMTT) e Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária.

    Ana, de 42 anos, é portuguesa e viveu dezenas de anos no Brasil, onde conduzia sem carta para o fazer. "Mas isso não é problema. Muita gente conduz sem carta no Brasil. Quando voltei para Portugal, há dois anos, disseram-me que aqui não podia andar sem carta. Falei com amigos do Brasil, que me disseram ser fácil arranjar uma carta de condução". (nota: uma pessoa que pensa assim, em vez de ir ter a ujma escola de condução, deve ser burra todos os dias).

    E foi mesmo. "Pouco tempo depois mandaram-me pelo correio a carta de condução brasileira, fui à DGV e passaram-me a carta portuguesa", relatou Ana. Admite, no entanto, ter "dificuldade em saber o que querem dizer muitos sinais. E não sei quem tem prioridade nos cruzamentos, porque nunca tive aulas de Código da Estrada".

    Marrocos é outro país "onde facilmente se obtém carta", confidenciou ao DN fonte do sector rodoviário. "Há quem vá uma ou duas semanas de férias para Marrocos e volta de lá com uma carta de condução, que depois também consegue trocar directamente, pela via oficial, por uma carta portuguesa", referiu.

    Na sua opinião, uma pessoa que obtém um título de condução "em tão pouco tempo não pode ter os mesmos conhecimentos de quem frequenta em Portugal todas as aulas para depois fazer os exames".

    De acordo com a mesma fonte, "a maioria dos pedidos para trocar cartas de condução estrangeiras refere-se a cidadãos do Brasil, Ucrânia, Roménia e África".

    Quanto a estes dois países da Europa de Leste, salienta que "basta fazer a troca directa pela carta portuguesa, porque já pertencem à União Europeia. Uma solução que não oferece muita segurança rodoviária, porque nesses países as aulas de formação e as provas de condução não são tão exigentes como em Portugal".

    Pelo contrário, em muitos outros casos, cidadãos estrangeiros que possuem carta de condução do seu país de origem e passam a ter residência habitual em Portugal - durante pelo menos 185 dias por ano civil - não podem fazer a troca directa pelo documento português.

    "Têm de se submeter à realização de um exame prático de condução, embora não seja necessário frequentarem aulas para o fazer", esclareceu a mesma fonte. Revelou que nestes casos "incluem-se os países africanos de língua oficial portuguesa, China, Paquistão e Índia, entre outros".

    Quando o estrangeiro não tiver suficiente conhecimento da língua portuguesa pode requerer ao serviço competente de viação a nomeação e intervenção de tradutor.|
    Mas para que raio vamos andar agora a ter exames mais exigentes? Basta mandar vir uma carta do Brasil ou da Ucrânia, ou ir a Marrocos, e problema resolvido!

    Fantástico, para que raio andei eu a tirar a carta de condução, quando há por aí mais de 10 000 condutores sem carta, e aqueles que a tem, sabem tanto de condução como eu de literatura tailandesa!!

    Este país está a tornar-se rapidamente numa república das bananas!

    #2
    Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post

    Este país É uma república das bananas!
    tive de corrigir para a verdade!

    ontopic: Isto sao daquelas coisas que acontecem neste pais, que se aparecesse num filme eu dizia que era mentira

    Comentário


      #3
      Acho isso muito estranho porque um ucraniano andou a assistir às mesmas aulas de código do que eu porque não lhe atribuiam uma carta nacional porque não existia equivalência, e era a de ligeiros. Ou isso mudou ou a carta dele era diferente, mas o homem sabia os sinais e as regras todas.

      Comentário


        #4
        Não cabe na minha cabeça que se dê assim de mão beijada a carta portuguesa a ou português, nascido cá há uma porrada de anos, e que apareça assim sem mais nem menos com uma carta marroquina! É um sinal claro que não querem saber se os condutores são bons, querem é maus condutores para transgredir regras de trânsito, para depois multar!!

        Cada vez mais acredito que não há o mínimo interesse nacinoal em diminuir os acidentes, mas sim maximixar as receitas das multas!

        Comentário


          #5
          LOL, um ucraniano que trabalhou comigo disse-me que fez exactamente isso ,na ucrania comporu uma carta falsa e depois cá trocou e ficou com a carta portuguesa.
          Emais , disse-me que no pais dele era só pagar um pouco mais e ficava com todas as cartas, como alguns que ele conhece fizeram.

          Comentário


            #6
            Quando li o título do tópico pensei que o belo do tuga já andava a tirar a carta lá fora para que não lha pudessem apreender...

            Comentário


              #7
              o problema nao passa so pelas cartas de mão beijada...

              o principal problema e que parece ser impossivel retirar a carta a alguem que ja a tenha... mesmo matando pessoas por atropelamento a carta nunca e retirada...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por LATMGB Ver Post
                Quando li o título do tópico pensei que o belo do tuga já andava a tirar a carta lá fora para que não lha pudessem apreender...


                Isso também dá para fazer

                Comentário


                  #9
                  há pelo menos um user deste fórum (brasileiro, por acaso) que se vangloria de andar sem carta...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                    há pelo menos um user deste fórum (brasileiro, por acaso) que se vangloria de andar sem carta...
                    Lá é normal. Acho uma piada aos que vêm para cá, e julgam que isto é também uma república das bananas. Infelizmente, a cada dia que passo, cada vez mais dou-lhes razão.

                    Comentário


                      #11
                      O problema é que do estado de Origem e não tanto do Portugues (apesar de ser no nosso pais que levamos com eles a conduzir mal como tudo).

                      Se assinamos protocolos para facilitar as coisas, "temos que confiar" na veracidade dos documentos apresentados.
                      Ou seja, se alguem diz ter um carta brasileira, o Estado Brasileiro terá confirmado os conhecimentos e aptidões daquela pessoa, pelo que o Estado Portugues se limita a passar isso para PT.
                      O mesmo se passam com os Cursos Superiores, não são contestados os conhecimentos de uma licenciatura de direito brasileira, limita-se a dar o mesmo grau académico cá.

                      É um problema quando o estado de origem não controla.
                      A meu ver a única coisa a fazer, era obrigar pelo menos a meia duzia de aulas teoricas para terem conhecimento do nosso CE...

                      Comentário


                        #12
                        Exacto, que culpa tem o estado português que nos outros países haja falsificação de cartas?

                        Portugal só cumpre os acordos assinados! República das bananas é o Brasil, Ucrânia, Marrocos, etc... etc...

                        Aliás Portugal ainda há pouco tempo deixou de reconhecer as cartas Angolanas por casos semelhantes a este. Ia começando uma guerra civil...

                        Comentário


                          #13
                          Brasil, Ucrânia, Marrocos, etc... ,será que nestes paises nao existe uma especie de DGV(ja nao é dgv mas nao me lembro o nome) ou qualquer coisa semelhante?
                          Eu acho que era simples para o estado telefonar para o representante da dgv nesses paises(ditos problemáticos neste sentido), de certeza que assim eram logo apanhados.
                          Tipo: estou sim , era para confirmar que o SR.yuri cáganhof é detentor da carta nº xxxxxxx. E de lá ou diziam que sim ou que nao.
                          E eles que esperacem o tempo necessario ate haver a confirmaçao que a carta de origem era legal.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ac7ion Ver Post
                            Eu acho que era simples para o estado telefonar para o representante da dgv nesses paises(ditos problemáticos neste sentido), de certeza que assim eram logo apanhados.
                            Tipo: estou sim , era para confirmar que o SR.yuri cáganhof é detentor da carta nº xxxxxxx. E de lá ou diziam que sim ou que nao.
                            E eles que esperacem o tempo necessario ate haver a confirmaçao que a carta de origem era legal.
                            Percebo a lógica, mas isso é incomportavel...

                            Para fazeres isso nas cartas, tinhas que fazer nos Cursos até nos Passaportes ou restante documentação...

                            Comentário


                              #15
                              No Brasil, é verdade que muita gente anda sem carta, mas também não é assim, pelo menos na zona onde eu morava não era muito habitual, e ja soube de muita gente que se lixou por andar sem carta. É possivel comprar carta, mas ja não é uma coisa tão simples de se fazer como era antes. La a DGV é o Detran. Mas volta a dizer, não é uma coisa tão normal como falam andar sem carta por la. (falo da zona que conheço)

                              Comentário


                                #16
                                Acerca das cartas estrangeiras darem ou nao equivalencia, faz lembrar o caso do Mantorras.......e a bola de neve que gerou.......

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por JapunaTT Ver Post
                                  Acerca das cartas estrangeiras darem ou nao equivalencia, faz lembrar o caso do Mantorras.......e a bola de neve que gerou.......
                                  Quem o viu ao inicio a "conduzir" um Clio Vermelho, via-se logo onde tinha tirado a "carta".

                                  Comentário


                                    #18
                                    País das bananas é o brasil, nós é que levamos com as trafulhiçes deles.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MoonshieldDay Ver Post
                                      País das bananas é o brasil, nós é que levamos com as trafulhiçes deles.


                                      Também não é assim, não generalize E ca? Os famosos 250 euros ao engenheiro?Existe, mas não são todos que pagam. La é o mesmo, existe, mas acham que todas são assim? Acha que é tão facil assim arranjar uma carta comprada e válida?Hoje ja não é tarefa simples(repito, apenas falo da zona que conheço)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rafaelbr Ver Post
                                        Também não é assim, não generalize E ca? Os famosos 250 euros ao engenheiro?Existe, mas não são todos que pagam. La é o mesmo, existe, mas acham que todas são assim? Acha que é tão facil assim arranjar uma carta comprada e válida?Hoje ja não é tarefa simples(repito, apenas falo da zona que conheço)
                                        Geralmente cá ainda vais a umas aulas, assinas uns papeis e tal... agora ligar para a escola ou para uns amigos, que vão lá tratar de tudo e enviarem a carta para casa, por cá (Pt) não tinha ouvido...

                                        Mas acredito que não seja generalizado, ou pelo menos espero.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Se não me engano ,andava por aí um tópico em que um senhor tinha uma publicidade no teletexto a respeito de cartas. O que quis dizer com isso dos 250 euros é que existe esta possibilidade, mas nem todos fazem. É o que se passa la, existe a possibilidade de comprar (embora ja não seja facil), mas não são todos que fazem. Mas existe outra questão, pelo que sei é facil comprar uma carta falsa mesmo, mas esses, normalmente chega um momento em que a policia apanha. Agora cartas compradas e legitimas não é tarefa muito facil conseguir.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Aqui há uns 2 ou 3 anos atrás lembro me de ouvir falar em comprar-se cartas de condução em Aveiro. Mas estas podiam ser apanhadas pela policia que não tinha qualquer problema, não eram falsificadas...
                                            Só já não sei era em que valores (€) se falava.

                                            Comentário


                                              #23
                                              De acordo com a mesma fonte, "a maioria dos pedidos para trocar cartas de condução estrangeiras refere-se a cidadãos do Brasil, Ucrânia, Roménia e África".

                                              Quanto a estes dois países da Europa de Leste, salienta que "basta fazer a troca directa pela carta portuguesa, porque já pertencem à União Europeia. Uma solução que não oferece muita segurança rodoviária, porque nesses países as aulas de formação e as provas de condução não são tão exigentes como em Portugal".
                                              Mas mas, desde quando é que a ucrania faz parte da UE ??? Enfim...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Fónix, mas é se assim tão burro que em 30 perguntas não acertem pelo menos a 27? Isto não é normal

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por map Ver Post
                                                  Aqui há uns 2 ou 3 anos atrás lembro me de ouvir falar em comprar-se cartas de condução em Aveiro. Mas estas podiam ser apanhadas pela policia que não tinha qualquer problema, não eram falsificadas...
                                                  Só já não sei era em que valores (€) se falava.

                                                  map Acho que antigamente era mais fácil, pois era no papel. Agora é no pc e vai directamente parao IMT, por isso comprar só se "comprarem" o examinador

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Queen Ver Post
                                                    Fónix, mas é se assim tão burro que em 30 perguntas não acertem pelo menos a 27? Isto não é normal
                                                    Originalmente Colocado por Queen Ver Post
                                                    map Acho que antigamente era mais fácil, pois era no papel. Agora é no pc e vai directamente parao IMT, por isso comprar só se "comprarem" o examinador


                                                    A notícia data de 2008.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Ac7ion Ver Post
                                                      LOL, um ucraniano que trabalhou comigo disse-me que fez exactamente isso ,na ucrania comporu uma carta falsa e depois cá trocou e ficou com a carta portuguesa.
                                                      Emais , disse-me que no pais dele era só pagar um pouco mais e ficava com todas as cartas, como alguns que ele conhece fizeram.

                                                      https://europa.eu/european-union/about-eu/countries_pt Ele teve de ir às aulas, porque tem de fazer exame.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                                                        http://dn.sapo.pt/2008/02/08/socieda..._estrange.html



                                                        Mas para que raio vamos andar agora a ter exames mais exigentes? Basta mandar vir uma carta do Brasil ou da Ucrânia, ou ir a Marrocos, e problema resolvido!

                                                        Fantástico, para que raio andei eu a tirar a carta de condução, quando há por aí mais de 10 000 condutores sem carta, e aqueles que a tem, sabem tanto de condução como eu de literatura tailandesa!!

                                                        Este país está a tornar-se rapidamente numa república das bananas!

                                                        Troca de título de condução estrangeiro
                                                        Acho estranho, pois pessoas com cartas que não são de países da União Europeia têm de fazer exame. Há quem tenha carta internacional.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                          A notícia data de 2008.
                                                          Não deixa de ser grave, agora pelo menos só "compram" na condução.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Queen Ver Post
                                                            Troca de título de condução estrangeiro
                                                            Acho estranho, pois pessoas com cartas que não são de países da União Europeia têm de fazer exame. Há quem tenha carta internacional.

                                                            Não tem não de fazer exame.

                                                            Como referido, mesmo países fora da UE há troca directa da carta.

                                                            Até no link colocado e a título de exemplo para a Ucrânia... terá de o fazer é dentro do prazo de 185dias









                                                            in: Instituto da Mobilidade e dos Transportes, IP

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X