Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico das IPO´s - Relatos e experiências.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tópico das IPO´s - Relatos e experiências.

    Boas caros amigos do maTTo.

    O que se pretende neste tópico é trocar experiências acerca das visitas que os nossos bichos do maTTo têm que fazer aos centros de inspecção. Visto que a legislação cada vez aperta mais e torçe o nariz à mínima alteração (seja ela estética ou performante).

    Aproveito também para colocar algumas dúvidas que tenho.

    No meu caso caso penso que com o Frontera não vou ter qualquer problema. Está totalmente de origem e o mata vacas e faróis auxiliares estão homologados e averbados de acordo como manda o figurino. Na última IPO passou sem qualquer apontamento.

    Agora o Gipsy tem algumas nuances que gostava de discutir convosco.

    - No que respeita a pneus neste momento estou ilegal. Estou com 235/75/R15 mas tenho já guardados para montar uns Fedima 205/70/R15 bem como um conjunto de jantes. Esta é a medida que vem no livrete e será com estes que vai.

    - Alteração de altura ao solo. Embora com a troca de pneus fique ligeiramente mais baixo, tenho ainda que estudar a questão dos brincos. Será que devo arriscar ir com estes ou acham que devo montar os de origem (que ainda tenho guardados)?

    - Suporte de pneu sobresselente. Como repararam na apresentação que fiz, retirou-se o pneu sobresselente da porta e passou para o interior. Neste momento não tenho montados os bancos traseiros e coloquei o pneu preso com cintas para não se mover. Acham que poderá originar mais uma anomalia?

    - Agora o pior: o parachoques frontal. O parachoques que tenho está bem montado, sem folgas, com os piscas e mínimos integrados. É liso sem arestas frontais. Acontece que não tem cantos. Penso que poderão pegar por este item. Para piorar não tenho o parachoques de origem. Que acham que devo fazer? Soldar uns cantos? Comprar um original e aplicar para efeitos de inspecção? Pedir um emprestado por uns dias?

    Desculpem o testamento.

    Comentários, experiências e conselhos são bem vindos.

    Um abraço a todos.

    Lelo

    #2
    Pois..

    compreendo as preocupaçoes

    Em tempos idos quando levei o UMM Alter Turbo á inspecção, o tipo de lá encheu-se de " excesso de zelo " andou de volta do jipe prai uma hora.. andou e andou e andou a ver se tinha por onde pegar.. no fim chumbou o carro porque um apoio do cinto de segurança nao tinha a resistencia devida..

    Averbou divergencias do livrete porque, e ele sabia disso , o jipe equipava de origem com 235/75r15 mas o livrete vinha enganado com 235r15 ( isto foi em 2001, o jipe era de 1988, até á data ao que parece ninguem se queixou disso, mas ele pegou por ai.. )

    Ou seja, mesmo o teste de travoes, ele insistiu umas 4 ou 5 vezes a ver se cansava, porque os resultados deram bons logo ao inicio que eu vi.. aquilo estava afinadinho que era um mimo

    Resumindo, quando la cheguei, tive a clara sensação de que o tipo estava numa de " mais um para cá ficar.. "

    Por isso, há que ter um pouco de sorte onde se vai, o Vitara vai o mes que vem á inspecção e nao planeio arranjar nada, só mesmo montar o para choques novo e chapa de matricula nova, que já lá estão em casa a jeito..

    Discretamente, telefona a um centro de IPO a saber os ques que podem originar chumbos, mas claro está sem dar dicas de que carro se trata..

    Comentário


      #3
      Vamos ver o que isto dá...

      Na volta nem lhe toco e depois logo se vê...

      Obrigado sitefixe

      Comentário


        #4
        Vou deixar aqui a minha experiência de hoje. :D


        O Silver foi hoje à inspecção. E passou sem qualquer anotação

        Mas o que me leva escrever estas palavras não tem a ver com isso mas como decorreu a inspecção do meu TT e de outros veículos, a que assisti.

        Enquanto esperava tomei atenção à inspecção que fizeram a uma Opel Astra Caravan diesel de 95.

        O inspector começou por comprovar os farois, os limpa para-brisas, os piscas, e os pneus, etc o normal. No teste de gases acelerou a fundo durante alguns segundos, akilo parecia uma locomotiva a deitar fumo, voltou a acelerar e fumo negro, depois passou aos testes seguintes, comprovou o colete e o triangulo, obrigando a pessoa a montar o mesmo, cintos de segurança à frente e atras, elevadores de vidros das portas, etc

        De seguida fui eu. Calhou-me o inspector Mor do centro . Lá começou e tal ....(diálogo)

        Boa tarde - diz ele. E eu respondo tb.

        Então que tipo de utilização dá ao carro? E eu : estrada e uns caminhitos de terra às vezes, que a guita custa a ganhar.(e eu com o carro todo riscado graças a um passeio algures em Sintra )

        Este carro está levantado - diz ele. E eu: Não foi só pra nivelar quando meteram os amortecedores novos.

        E onde meteu os amortecedores novos? E eu: na Nissan

        Uhm....pois. Já agora e se não é indiscrição, o que faz? - diz ele
        E eu: sou vendedor.....de aspiradores

        Pois. Olhe carregue por favor ali no botao 2 da máquina dos gases.E eu 2?? Este a seguir ao 1 ? e ele : sim
        Lá carrego dá 2 toques no acelerador e siga mais à frente

        Luzes, piscas, escovas lava vidros.

        De novo o inspector: estes botões é pra que? E eu: é pro bloqueio do diferencial.
        E ele: mas sabe que é proibido alterar os carros. E eu:mas não é alteraçao, ele já veio assim, levou foi um novo porque o outro ja tava gasto ...na Nissan

        O inspector: Pois....então e isto é um amplificador? E eu não, é um rádio cb pra comunicar com outros carros, tenho aí a licença se quiser ver. E ele: não não é necesário. Mas isto apanha os pilotos de aviões a falar? E eu..pilotos? aviões? isso é uma bela porcaria nem se ouve quando estamos ao pé uns dos outros. (joke sitefixe)

        E ele: pois, pensei que fosse da PJ.E eu: não sou vendedor....

        Vai pros rolos e tal e siga amortecedores, fosso e termina.

        Vou buscar a ficha e pergunto: Olhe quais tolerancias pros pneus?
        Responde ele: mas voce tem os pneus iguais aos do livrete não tem? e eu: sim sim (este tipo tá a gozar cmg? penso eu), mas queria por outros maiores, e ele responde, só se for dentro dos 5%, mesmo em polegadas fazemos as contas e tem de estar dentro dos 5%
        Lá touxe a ficha e o selo sem anotações.Mas voce tem o carro todo armadilhado por baixo. E eu: EUUUUUUU naaaa, não estrabocehi e vim-me embora. O gajo sempre a picar a ver se me chateava com ele mas não.

        Moral da história: mais vale 1 pássaro na mão que 2 a voar

        Nota:
        - não verificou as medidas dos pneus
        - não verificou qualquer cinto de segurança
        - só olhou pra caixa do triangulo e saco do colete, não vendo o triangulo montado nem viu se o colete estava dentro da norma
        - não verificou o funcionamento de vidros espelhos ou luzes no interior do carro
        - entre outras


        Moral da história 2 : ou o gajo ficou abismado com a beleza do Silver ou então ...tirem as vossas conclusões

        Desculpem o testamento

        Comentário


          #5
          Boas
          Há coisa de um mes e pouco o meu samuka tambem fazer um desses exames de "saude"... nao passou a primeira mas passou a segunda...
          O motivo do primeiro chumbo foi desequilibrio da travagem traseira e travao de mao, como é obvio! Por e simplesmente tinha os calços no ferro.... De resto tudo na boa! Os Pneus ( 235/75R15)estao averbados, a matricula que nao esta no sitio original tambem é na boa pois esta encontra-se visivel e com iluminção, os farois extras foram com as tampas e por fim o facto de nao ter kat. tambem nao me tras chatisses pois apesar do samuka ser de 93 o seu ano de fabrico é 92 logo ainda foi contruido sem Kat., tambem esta averbada a portaria no livrete.
          Quanto a conversas nada demais o tipico...
          ele: entao isto e bom para andar por ai nas praias?? eu: nada disso.. nao queo ficar sem lee so ando onde se pode! e bla bla montes e vales bla bla...
          Acabando a conversa com ele a dizer que tava ali uma boa maquina e que era um jipito que surpreendia bastante... passando-me a carta verde para a mao seguindo com a seguinte frase " ..-..-BN pode seguir e de boa saude! Ate janeiro de 2007!"

          Lelo -> mas qual o problema com os pneus??? nao tens isso tudo averbado??

          @braços

          Comentário


            #6
            lelodastshirts,boas,no meio da descrição que fizeste só há um ponto em que tenho a certeza quase absuluta.os bancos de trás.se fores á inpecção sem eles ou com eles mal montados,vão-te chumbar de certeza. quanto ao pneu suplente se for na mala preso,com cintas por ex.,penso que eles não chateiam.os bancos só se podem tirar naqueles carros que tem no livrete a indicação de 2 a 5 lugares(ou 7 por ex.).
            um abraço.

            Comentário


              #7
              Epá...!
              Obrigado pela vossa preocupação e conselhos mas se repararem na data do meu post já lá vai quase um ano...!
              No entanto o Samuka foi à inspecção em Agosto de 2005 e passou à 1ª... quem o levou foi o meu mecânico mas não embirraram com nada...

              Na altura ainda não tinha os 235 averbados, mas levei os 205 que tenho guardados...

              Um abraço a todos.

              Comentário


                #8
                O meu vai já no proximo mês, acho melhor começar a rezar

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por CrazzyMax

                  O meu vai já no proximo mês, acho melhor começar a rezar
                  Para não dar bandeira faz o seguinte..

                  esconde uma de 50 na caixinha do triangulo

                  mete um papel dentro do livrete a dizer " verificar interior da caixa do triangulo "

                  Como ele vai encontrar algo perdido la dentro da caixa se calhar vai-se calar bem caladinho e nao vai devolver..

                  A malta do brasil diz, " achado nao é roubado " LOLOLOL

                  E ele achou, ninguem lhos deu, apenas pode ter recebido instruçoes para executar bem o seu trabalho..

                  10 x LOL hehehehe

                  Comentário


                    #10
                    Onde eu vou eles nem mexem no triangulo, so olham

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por CrazzyMax

                      Onde eu vou eles nem mexem no triangulo, so olham
                      Por isso mesmo é que tens de deixar o bilhete dentro dos documentos![}][}][}]

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por CrazzyMax

                        Onde eu vou eles nem mexem no triangulo, so olham
                        É preciso explicar tudo, xiça...

                        Comentário


                          #13
                          Ou podes-te fazer de bom samaritano desentendido ( vulgo fazer-se de parvo.. sem ofensa ) e perguntar se ele pode verificar se tens um triangulo de modelo homologado...

                          Comentário


                            #14
                            Tambem podes deixar a cinquentola na pala do sol! E pedes para ele ver se está operacional!

                            Comentário


                              #15
                              [}][}][}]


                              Isto tá bonito tá .

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por MGomes

                                [}][}][}]

                                Isto tá bonito tá .
                                Estamos apenas a divagar.. mas " a divagar se vai ao longe.. " heheheh

                                Comentário


                                  #17
                                  [}]

                                  Vá, não me faralhem o tópico que isto até estava no bom caminho...

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por LelodasTshirts

                                    [}]

                                    Vá, não me faralhem o tópico que isto até estava no bom caminho...
                                    Se quiseres deixo-te mais dicas onde " deixar cair " a cinquentola..

                                    hehehe

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por sitefixe

                                      citação:Originalmente colocada por LelodasTshirts

                                      [}]

                                      Vá, não me faralhem o tópico que isto até estava no bom caminho...
                                      Se quiseres deixo-te mais dicas onde " deixar cair " a cinquentola..

                                      hehehe
                                      Ai, ai andaste a a estragar andas....

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por LelodasTshirts

                                        Epá...!
                                        Obrigado pela vossa preocupação e conselhos mas se repararem na data do meu post já lá vai quase um ano...!
                                        No entanto o Samuka foi à inspecção em Agosto de 2005 e passou à 1ª... quem o levou foi o meu mecânico mas não embirraram com nada...

                                        Na altura ainda não tinha os 235 averbados, mas levei os 205 que tenho guardados...

                                        Um abraço a todos.
                                        Fogo um gajo nunca olha as datas.... ora ai tens a respostas que pretendias! Mais vale tarde que nunca!!

                                        @braços

                                        Comentário


                                          #21
                                          Inspecções para mim só em ultimo caso... O meu mecanico leva lá o carro e eu não me chateio...

                                          Esses inspectores são uma cambadada de palhaços... Já ouvi histórias.... desde carros chumbarem por terem os mostradores em branco, até que carros em que a unica coisa que vai ao centro é o livrete...

                                          O que se há de fazer... tamos em Portugal

                                          Comentário


                                            #22
                                            voces andam a inflacionar o negócio!!!! a nota é de 20 aérios e o lugar da praxe é dentro do cinzeiro com uma pontinha á vista.;)

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por LelodasTshirts

                                              Epá...!
                                              Obrigado pela vossa preocupação e conselhos mas se repararem na data do meu post já lá vai quase um ano...!
                                              No entanto o Samuka foi à inspecção em Agosto de 2005 e passou à 1ª... quem o levou foi o meu mecânico mas não embirraram com nada...

                                              Na altura ainda não tinha os 235 averbados, mas levei os 205 que tenho guardados...

                                              Um abraço a todos.

                                              [8)][8)][8)][8)][8)]

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tópico IPO - Inspecção Periodica Obrigatória

                                                Bem recebi isto ontem, é um "guia" para o pessoal dos carros alterados - ou para os que pretenderem alterá-los - saber com o que contar quando forem à inspecção.

                                                O ficheiro tem cerca de 400kb, portanto se demorar um bocadito já sabem.

                                                Espero que seja útil, e se estiver alguma coisa errada, digam.

                                                Abraços

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Já cá andou agoar onde... Já não me lembro.

                                                  Mas é sempre um BOM tópico.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    epa nao sabia que era repost. Se quiseres tira. Eu é que n reparo em nada hehe

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      luzes suplementares no tablier dao reprovação? com que logica?

                                                      têm ai coisas sem logica.....

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        devem ser neons ou gauges malucas que acendem quando o turbo ou vtec disparam - sei la... ja vi tanta coisa estupida à venda lol

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          mas por exemplo ter um roll bar interior é aprovado..

                                                          acho que vou pensar nisso.. que isto de andar na nossa selva do dia a dia tem que se lhe diga..

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            ja agora.. a distinçao do " bem adaptado " ou " mal adaptado " é levada a cabo com que criterios? quem decide o que esta bem e mal ???

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X