Tópico das IPO´s - Relatos e experiências. - Página 71

Página 71 de 71 PrimeiraPrimeira ... 617071
A mostrar resultados 2,101 para 2,122 de 2122
Like Tree72Likes

Título: Tópico das IPO´s - Relatos e experiências.

Piloto de Testes bigturbo's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
    Como é que um carro tendo sido alinhado (e bem alinhado) à menos de uma semana passa a estar desalinhado dentro do limite aceitável?

Eu não pus em causa a boa ou má vontade do inspector, isso infelizmente já é uma questão de sorte, ponho é em causa o equipamento que usam para definir se o carro está bem ou mal alinhado.
    Principalmente quando comparado com o equipamento usado numa boa casa de alinhamento.
    eu já nem me chateio com isso, já passei por uma situação igual, fui calçar o carro todo e alinhar , 8 dias depois fui ao IPO e dizem-me que tenho a direcção desalinhada x para a direita, eu logo não pode ser, tinha lá a folha do alinhamento , e não fizeram caso e ficou a anotação, não me ralei, no ano seguinte fui lá passou sem problema nenhum, enfim...

Piloto de Testes FullThrottle's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
    eu já nem me chateio com isso, já passei por uma situação igual, fui calçar o carro todo e alinhar , 8 dias depois fui ao IPO e dizem-me que tenho a direcção desalinhada x para a direita, eu logo não pode ser, tinha lá a folha do alinhamento , e não fizeram caso e ficou a anotação, não me ralei, no ano seguinte fui lá passou sem problema nenhum, enfim...
    Podia ter acontecido no ano seguinte o aparelho da IPO assinalar novamente direcção desalinhada e chumbava devido a já ter anotação.

Ias à casa de pneus alinhar, voltavas à IPO e chumbava outra vez.

Como é que essa situação se resolveria se a direcção estava alinhada mas não passava e visto que antes até tinhas mostrado a folha do alinhamento e não fizeram caso?

Piloto de Provas de Perícia SharpandSafe's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

Em Janeiro fiz a IPO ao meu C4. Aquilo tem bi-xénon direccional. O carro tem 8 anos, portanto já faz IPO há 4, sempre no mesmo sítio.

O xénon, como sabem, ao ligar faz o teste de ajuste e mantém numa posição neutra, só alterando o ajuste em andamento, conforme carga, inclinação da viatura, etc.

Eu, dois anos após ter comprado a viatura mandei na Citroen baixarem ligeiramente a tal posição neutra dos faróis, pois recebia muitos sinais de luzes e sentia que andava a encadear toda a gente. A iluminação da estrada ficou excelente na mesma e não prejudicava ninguém.

Pois bem, desta vez disseram-me que os faróis estavam baixos e que um deles estava mais baixo que outro. Ainda expliquei o sucedido e estranhei o facto de só agora me terem detectado essa falha, mas nem quiseram saber.

Agora vou mandar subir os faróis e encadear toda a gente.

Ah...e direcção desalinhada "as usual"

Piloto de Troféu TommyTosser's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
    Podia ter acontecido no ano seguinte o aparelho da IPO assinalar novamente direcção desalinhada e chumbava devido a já ter anotação.

Ias à casa de pneus alinhar, voltavas à IPO e chumbava outra vez.

Como é que essa situação se resolveria se a direcção estava alinhada mas não passava e visto que antes até tinhas mostrado a folha do alinhamento e não fizeram caso?
    Fazia o que faz o pessoal de alguns VAG, vai à casa de alinhamento, explica o sucedido e eles sabem como 'desalinhar' a direcção de forma a que o carro passe na inspecção.

Depois voltam novamente à casa para alinhar correctamente.

afc
    afc está online
    Piloto de Troféu afc's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2013

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por SharpandSafe Ver Post
    Em Janeiro fiz a IPO ao meu C4. Aquilo tem bi-xénon direccional. O carro tem 8 anos, portanto já faz IPO há 4, sempre no mesmo sítio.

O xénon, como sabem, ao ligar faz o teste de ajuste e mantém numa posição neutra, só alterando o ajuste em andamento, conforme carga, inclinação da viatura, etc.

Eu, dois anos após ter comprado a viatura mandei na Citroen baixarem ligeiramente a tal posição neutra dos faróis, pois recebia muitos sinais de luzes e sentia que andava a encadear toda a gente. A iluminação da estrada ficou excelente na mesma e não prejudicava ninguém.

Pois bem, desta vez disseram-me que os faróis estavam baixos e que um deles estava mais baixo que outro. Ainda expliquei o sucedido e estranhei o facto de só agora me terem detectado essa falha, mas nem quiseram saber.

Agora vou mandar subir os faróis e encadear toda a gente.

Ah...e direcção desalinhada "as usual"
    Calhou-me parecido, lá ficou a anotação do farol estar mais baixo ...

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jan 2013

Por Defeito

Nunca percebi bem a situação do alinhamento. Ja cheguei a estar alinhar a direção e perguntarem se é para ir à IPO... Se sim têm que lhe dar um "toque".

Piloto de Troféu tiagomaia's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2006

Por Defeito

A3 de 03/2007
    Fez desde a última, 6500km.

Piloto Lendário caditonuno's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

pudera, com 12 anos e nem 10 il por ano faz, algo iria bastante mal se chumbasse.

já o meu irá a bater nos 297 ou 298 mil quando for lá (é de 2004). já vai todo roto!

Piloto de Testes Eletrico's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

Uma ajuda de quem souber:

O meu carro chumbou por gases na IPO, a validade vence já no dia 26. O que acontece se for lá, p.e, dia 22 for lá medir os gases e continuarem altos, o que acontece? Nada, visto ter até dia 26 para resolver?

Piloto de Testes bigturbo's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post
    Uma ajuda de quem souber:

O meu carro chumbou por gases na IPO, a validade vence já no dia 26. O que acontece se for lá, p.e, dia 22 for lá medir os gases e continuarem altos, o que acontece? Nada, visto ter até dia 26 para resolver?
    se fores lá o carro é chumbado novamente se os gases estiverem altos, pelo que percebo, o carro chumbou e simplesmente ainda não resolveste o problema indo com ele à oficina, se estás à espera de milagres podes ir esperando sentado, que o problema não se vai resolver sozinho.

Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
    se fores lá o carro é chumbado novamente se os gases estiverem altos, pelo que percebo, o carro chumbou e simplesmente ainda não resolveste o problema indo com ele à oficina, se estás à espera de milagres podes ir esperando sentado, que o problema não se vai resolver sozinho.
    Sim, eu fui com o carro à IPO, chumbou no gases e vou esperar 1mês, sem fazer nada, à espera que passe, achas que faço bem?

Piloto de Testes TheUndertaker's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2016

Por Defeito

Pelo que percebo se fores lá dia 22 e chumbares de novo, o prazo renova para mais 15 dias daí em diante.

No ponto 8:
    https://controlauto.pt/inspecao-automovel/reprovacao
    Eletrico gosta disto.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Apr 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
    Nunca percebi bem a situação do alinhamento. Ja cheguei a estar alinhar a direção e perguntarem se é para ir à IPO... Se sim têm que lhe dar um "toque".
    O problema da IPO é que a máquina deles mede valores genéricos que não se podem assumir para todos os carros.

Os BMW e Mercedes são exemplos de carros que têm de ser "desalinhados" para ir à inspecção, porque se lá fores com um alinhamento conforme a marca pede, para o inspector o carro está desalinhado.. e se o alinhares como eles querem, fica bem mais inseguro e a comer pneu por dentro.

Mas ainda mais atroz do que o alinhamento da direcção, é o teste da suspensão.. já fui à IPO com carros que sabia que tinham os amortecedores mortos (era notório na condução), e passaram..

Piloto de Testes Kevincego's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Sim, eu fui com o carro à IPO, chumbou no gases e vou esperar 1mês, sem fazer nada, à espera que passe, achas que faço bem?
    Se meteres uma nota de 20€ no cinzeiro os gases vão baixar para valores legais, experimenta

Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

Para iluminados que às vezes mandam postas de pescada assim para o ar, às vezes merecem respostas idiotas.

Se não tratei do problema foi porque não pude, não porque não quis. Foram 2 semanas complicadas e ainda tenho esta e a próxima semana para resolver (e pelos visto ainda outros 15 dias). À partida o problema surgiu de um mix de falta de uso com manutenção pouco adequada, ainda vou testar a sonda lambda e passear o carro para limpar os canos...

É fácil priticar mas ajudar ou dizer algo útil tá quieto.

Citação Originalmente Colocado por Kevincego Ver Post
    Se meteres uma nota de 20€ no cinzeiro os gases vão baixar para valores legais, experimenta
    Na... isso não é para mim
    Última edição por Eletrico : 16-04-19 às 00:22:33

Piloto de Troféu TommyTosser's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ravager Ver Post
    Mas ainda mais atroz do que o alinhamento da direcção, é o teste da suspensão.. já fui à IPO com carros que sabia que tinham os amortecedores mortos (era notório na condução), e passaram..
    Os amortecedores estragados passam sempre, precisam é de estar estragados da mesma forma de um lado e do outro, a maquina só mede o desequilibro...

Piloto de Testes zezoca's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

nisso dos gases por vezes basta fazer um pouco de estrada a dar calor para fazer baixar os valores, e fazer o IPO com o escape (catalisador) bem quente também ajuda.

Piloto de Fórmula 1 LuisMiguel's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
    nisso dos gases por vezes basta fazer um pouco de estrada a dar calor para fazer baixar os valores, e fazer o IPO com o escape (catalisador) bem quente também ajuda.

Um amigo meu, com um HF turbo, tinha que fazer a IPO sem apanhar grandes filas e depois de ir dar uma "voltinha". Ainda é daqueles carros que o fumo de escape tresanda a gasolina com o motor frio.

Para iluminados que às vezes mandam postas de pescada assim para o ar, às vezes merecem respostas idiotas.

Se não tratei do problema foi porque não pude, não porque não quis. Foram 2 semanas complicadas e ainda tenho esta e a próxima semana para resolver (e pelos visto ainda outros 15 dias). À partida o problema surgiu de um mix de falta de uso com manutenção pouco adequada, ainda vou testar a sonda lambda e passear o carro para limpar os canos...

É fácil priticar mas ajudar ou dizer algo útil tá quieto.

Na... isso não é para mim
    Esquece os comentários. Sabes como é... Se o carro chumbar duas vezes seguidas, tens 15 dias na segunda.

nto
    nto está offline
    Piloto Lendário nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ravager Ver Post
    O problema da IPO é que a máquina deles mede valores genéricos que não se podem assumir para todos os carros.

Os BMW e Mercedes são exemplos de carros que têm de ser "desalinhados" para ir à inspecção, porque se lá fores com um alinhamento conforme a marca pede, para o inspector o carro está desalinhado.. e se o alinhares como eles querem, fica bem mais inseguro e a comer pneu por dentro.

Infelizmente há carros que de facto é assim mesmo... mesmo sem ser nessas marcas.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Kevincego Ver Post

Tristeza de comentário, um pouco à imagem de país de terceiro mundo em que as pessoas como tu querem fazer de Portugal...

Piloto de Testes Kevincego's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por joann Ver Post
    Tristeza de comentário, um pouco à imagem de país de terceiro mundo em que as pessoas como tu querem fazer de Portugal...
    Pessoas como eu??? O que queres dizer com isso? Conheces-me de algum lado para dizer isso de mim? Apenas fui irónico com uma verdade, será que te sentiste picado/a? Estas tretas das inspeções só serviram para enriquecer uns poucos, as sucatas continuam a andar na mesma na estrada e com IPO em dia, daí a minha observação.
    LuisMiguel gosta disto.

Piloto de Testes NepYas's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por joann Ver Post
    Somos governados por uma classe política que envergonha qualquer cidadão. São corruptos até ao tutano, favorecem amigos e família, só pensam em enriquecimento pessoal e achas que vivemos no paraíso?

Algumas pessoas apenas fazem o mesmo, numa escala mais pequena. Não digo que seja o caso do user, nem que concorde com determinados comportamentos, mas que não é isso que nos define enquanto país desenvolvido não é!

Página 71 de 71 PrimeiraPrimeira ... 617071

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

O Motorguia . não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.
Contactos e Publicidade Motorguia.net | Carta por Pontos Usados Motorguia