Tópico das IPO´s - Relatos e experiências.

Página 1 de 71 1211 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 2122
Like Tree72Likes

Título: Tópico das IPO´s - Relatos e experiências.

  1. #1
    Piloto de Troféu LelodasTshirts's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2004
    Localização
    Em trânsito...
    Posts
    6,335

    Por Defeito Tópico das IPO´s - Relatos e experiências.

    Boas caros amigos do maTTo.

    O que se pretende neste tópico é trocar experiências acerca das visitas que os nossos bichos do maTTo têm que fazer aos centros de inspecção. Visto que a legislação cada vez aperta mais e torçe o nariz à mínima alteração (seja ela estética ou performante).

    Aproveito também para colocar algumas dúvidas que tenho.

    No meu caso caso penso que com o Frontera não vou ter qualquer problema. Está totalmente de origem e o mata vacas e faróis auxiliares estão homologados e averbados de acordo como manda o figurino. Na última IPO passou sem qualquer apontamento.

    Agora o Gipsy tem algumas nuances que gostava de discutir convosco.

    - No que respeita a pneus neste momento estou ilegal. Estou com 235/75/R15 mas tenho já guardados para montar uns Fedima 205/70/R15 bem como um conjunto de jantes. Esta é a medida que vem no livrete e será com estes que vai.

    - Alteração de altura ao solo. Embora com a troca de pneus fique ligeiramente mais baixo, tenho ainda que estudar a questão dos brincos. Será que devo arriscar ir com estes ou acham que devo montar os de origem (que ainda tenho guardados)?

    - Suporte de pneu sobresselente. Como repararam na apresentação que fiz, retirou-se o pneu sobresselente da porta e passou para o interior. Neste momento não tenho montados os bancos traseiros e coloquei o pneu preso com cintas para não se mover. Acham que poderá originar mais uma anomalia?

    - Agora o pior: o parachoques frontal. O parachoques que tenho está bem montado, sem folgas, com os piscas e mínimos integrados. É liso sem arestas frontais. Acontece que não tem cantos. Penso que poderão pegar por este item. Para piorar não tenho o parachoques de origem. Que acham que devo fazer? Soldar uns cantos? Comprar um original e aplicar para efeitos de inspecção? Pedir um emprestado por uns dias?

    Desculpem o testamento.

    Comentários, experiências e conselhos são bem vindos.

    Um abraço a todos.

    Lelo


  2. #2
    imported_sitefixe
    Guest

    Por Defeito

    Pois..

    compreendo as preocupaçoes

    Em tempos idos quando levei o UMM Alter Turbo á inspecção, o tipo de lá encheu-se de " excesso de zelo " andou de volta do jipe prai uma hora.. andou e andou e andou a ver se tinha por onde pegar.. no fim chumbou o carro porque um apoio do cinto de segurança nao tinha a resistencia devida..

    Averbou divergencias do livrete porque, e ele sabia disso , o jipe equipava de origem com 235/75r15 mas o livrete vinha enganado com 235r15 ( isto foi em 2001, o jipe era de 1988, até á data ao que parece ninguem se queixou disso, mas ele pegou por ai.. )

    Ou seja, mesmo o teste de travoes, ele insistiu umas 4 ou 5 vezes a ver se cansava, porque os resultados deram bons logo ao inicio que eu vi.. aquilo estava afinadinho que era um mimo

    Resumindo, quando la cheguei, tive a clara sensação de que o tipo estava numa de " mais um para cá ficar.. "

    Por isso, há que ter um pouco de sorte onde se vai, o Vitara vai o mes que vem á inspecção e nao planeio arranjar nada, só mesmo montar o para choques novo e chapa de matricula nova, que já lá estão em casa a jeito..

    Discretamente, telefona a um centro de IPO a saber os ques que podem originar chumbos, mas claro está sem dar dicas de que carro se trata..

  3. #3
    Piloto de Troféu LelodasTshirts's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2004
    Localização
    Em trânsito...
    Posts
    6,335

    Por Defeito

    Vamos ver o que isto dá...

    Na volta nem lhe toco e depois logo se vê...

    Obrigado sitefixe

  4. #4
    Piloto Veterano TerranoII's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2005
    Posts
    24,063

    Por Defeito

    Vou deixar aqui a minha experiência de hoje. :D


    O Silver foi hoje à inspecção. E passou sem qualquer anotação

    Mas o que me leva escrever estas palavras não tem a ver com isso mas como decorreu a inspecção do meu TT e de outros veículos, a que assisti.

    Enquanto esperava tomei atenção à inspecção que fizeram a uma Opel Astra Caravan diesel de 95.

    O inspector começou por comprovar os farois, os limpa para-brisas, os piscas, e os pneus, etc o normal. No teste de gases acelerou a fundo durante alguns segundos, akilo parecia uma locomotiva a deitar fumo, voltou a acelerar e fumo negro, depois passou aos testes seguintes, comprovou o colete e o triangulo, obrigando a pessoa a montar o mesmo, cintos de segurança à frente e atras, elevadores de vidros das portas, etc

    De seguida fui eu. Calhou-me o inspector Mor do centro . Lá começou e tal ....(diálogo)

    Boa tarde - diz ele. E eu respondo tb.

    Então que tipo de utilização dá ao carro? E eu : estrada e uns caminhitos de terra às vezes, que a guita custa a ganhar.(e eu com o carro todo riscado graças a um passeio algures em Sintra )

    Este carro está levantado - diz ele. E eu: Não foi só pra nivelar quando meteram os amortecedores novos.

    E onde meteu os amortecedores novos? E eu: na Nissan

    Uhm....pois. Já agora e se não é indiscrição, o que faz? - diz ele
    E eu: sou vendedor.....de aspiradores

    Pois. Olhe carregue por favor ali no botao 2 da máquina dos gases.E eu 2?? Este a seguir ao 1 ? e ele : sim
    Lá carrego dá 2 toques no acelerador e siga mais à frente

    Luzes, piscas, escovas lava vidros.

    De novo o inspector: estes botões é pra que? E eu: é pro bloqueio do diferencial.
    E ele: mas sabe que é proibido alterar os carros. E eu:mas não é alteraçao, ele já veio assim, levou foi um novo porque o outro ja tava gasto ...na Nissan

    O inspector: Pois....então e isto é um amplificador? E eu não, é um rádio cb pra comunicar com outros carros, tenho aí a licença se quiser ver. E ele: não não é necesário. Mas isto apanha os pilotos de aviões a falar? E eu..pilotos? aviões? isso é uma bela porcaria nem se ouve quando estamos ao pé uns dos outros. (joke sitefixe)

    E ele: pois, pensei que fosse da PJ.E eu: não sou vendedor....

    Vai pros rolos e tal e siga amortecedores, fosso e termina.

    Vou buscar a ficha e pergunto: Olhe quais tolerancias pros pneus?
    Responde ele: mas voce tem os pneus iguais aos do livrete não tem? e eu: sim sim (este tipo tá a gozar cmg? penso eu), mas queria por outros maiores, e ele responde, só se for dentro dos 5%, mesmo em polegadas fazemos as contas e tem de estar dentro dos 5%
    Lá touxe a ficha e o selo sem anotações.Mas voce tem o carro todo armadilhado por baixo. E eu: EUUUUUUU naaaa, não estrabocehi e vim-me embora. O gajo sempre a picar a ver se me chateava com ele mas não.

    Moral da história: mais vale 1 pássaro na mão que 2 a voar

    Nota:
    - não verificou as medidas dos pneus
    - não verificou qualquer cinto de segurança
    - só olhou pra caixa do triangulo e saco do colete, não vendo o triangulo montado nem viu se o colete estava dentro da norma
    - não verificou o funcionamento de vidros espelhos ou luzes no interior do carro
    - entre outras


    Moral da história 2 : ou o gajo ficou abismado com a beleza do Silver ou então ...tirem as vossas conclusões

    Desculpem o testamento

  5. #5
    Piloto de Testes loucaojr's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2004
    Localização
    Road of Bones
    Posts
    2,138

    Por Defeito

    Boas
    Há coisa de um mes e pouco o meu samuka tambem fazer um desses exames de "saude"... nao passou a primeira mas passou a segunda...
    O motivo do primeiro chumbo foi desequilibrio da travagem traseira e travao de mao, como é obvio! Por e simplesmente tinha os calços no ferro.... De resto tudo na boa! Os Pneus ( 235/75R15)estao averbados, a matricula que nao esta no sitio original tambem é na boa pois esta encontra-se visivel e com iluminção, os farois extras foram com as tampas e por fim o facto de nao ter kat. tambem nao me tras chatisses pois apesar do samuka ser de 93 o seu ano de fabrico é 92 logo ainda foi contruido sem Kat., tambem esta averbada a portaria no livrete.
    Quanto a conversas nada demais o tipico...
    ele: entao isto e bom para andar por ai nas praias?? eu: nada disso.. nao queo ficar sem lee so ando onde se pode! e bla bla montes e vales bla bla...
    Acabando a conversa com ele a dizer que tava ali uma boa maquina e que era um jipito que surpreendia bastante... passando-me a carta verde para a mao seguindo com a seguinte frase " ..-..-BN pode seguir e de boa saude! Ate janeiro de 2007!"

    Lelo -> mas qual o problema com os pneus??? nao tens isso tudo averbado??

    @braços

  6. #6
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Feb 2006
    Localização
    lisboa, , Portugal.
    Posts
    1,285

    Por Defeito

    lelodastshirts,boas,no meio da descrição que fizeste só há um ponto em que tenho a certeza quase absuluta.os bancos de trás.se fores á inpecção sem eles ou com eles mal montados,vão-te chumbar de certeza. quanto ao pneu suplente se for na mala preso,com cintas por ex.,penso que eles não chateiam.os bancos só se podem tirar naqueles carros que tem no livrete a indicação de 2 a 5 lugares(ou 7 por ex.).
    um abraço.

  7. #7
    Piloto de Troféu LelodasTshirts's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2004
    Localização
    Em trânsito...
    Posts
    6,335

    Por Defeito

    Epá...!
    Obrigado pela vossa preocupação e conselhos mas se repararem na data do meu post já lá vai quase um ano...!
    No entanto o Samuka foi à inspecção em Agosto de 2005 e passou à 1ª... quem o levou foi o meu mecânico mas não embirraram com nada...

    Na altura ainda não tinha os 235 averbados, mas levei os 205 que tenho guardados...

    Um abraço a todos.

  8. #8
    Piloto de Troféu CrazzyMax's Avatar
    Data de Registo
    May 2005
    Localização
    Alverca, , Portugal.
    Posts
    6,485

    Por Defeito

    O meu vai já no proximo mês, acho melhor começar a rezar

  9. #9
    imported_sitefixe
    Guest

    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por CrazzyMax

    O meu vai já no proximo mês, acho melhor começar a rezar
    Para não dar bandeira faz o seguinte..

    esconde uma de 50 na caixinha do triangulo

    mete um papel dentro do livrete a dizer " verificar interior da caixa do triangulo "

    Como ele vai encontrar algo perdido la dentro da caixa se calhar vai-se calar bem caladinho e nao vai devolver..

    A malta do brasil diz, " achado nao é roubado " LOLOLOL

    E ele achou, ninguem lhos deu, apenas pode ter recebido instruçoes para executar bem o seu trabalho..

    10 x LOL hehehehe

  10. #10
    Piloto de Troféu CrazzyMax's Avatar
    Data de Registo
    May 2005
    Localização
    Alverca, , Portugal.
    Posts
    6,485

    Por Defeito

    Onde eu vou eles nem mexem no triangulo, so olham

  11. #11
    Piloto de Troféu madseat's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2004
    Localização
    www.aventurasobrerodas.com
    Posts
    5,165

    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por CrazzyMax

    Onde eu vou eles nem mexem no triangulo, so olham
    Por isso mesmo é que tens de deixar o bilhete dentro dos documentos![**][**][**]

  12. #12
    imported_sitefixe
    Guest

    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por CrazzyMax

    Onde eu vou eles nem mexem no triangulo, so olham
    É preciso explicar tudo, xiça...

  13. #13
    imported_sitefixe
    Guest

    Por Defeito

    Ou podes-te fazer de bom samaritano desentendido ( vulgo fazer-se de parvo.. sem ofensa ) e perguntar se ele pode verificar se tens um triangulo de modelo homologado...

  14. #14
    Piloto de Troféu madseat's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2004
    Localização
    www.aventurasobrerodas.com
    Posts
    5,165

    Por Defeito

    Tambem podes deixar a cinquentola na pala do sol! E pedes para ele ver se está operacional!

  15. #15
    Moderador MGomes's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2003
    Localização
    Ribatejo
    Posts
    19,905

    Por Defeito

    [**][**][**]


    Isto tá bonito tá .


  16. #16
    imported_sitefixe
    Guest

    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por MGomes

    [**][**][**]

    Isto tá bonito tá .
    Estamos apenas a divagar.. mas " a divagar se vai ao longe.. " heheheh

  17. #17
    Piloto de Troféu LelodasTshirts's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2004
    Localização
    Em trânsito...
    Posts
    6,335

    Por Defeito

    [**]

    Vá, não me faralhem o tópico que isto até estava no bom caminho...

  18. #18
    imported_sitefixe
    Guest

    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por LelodasTshirts

    [**]

    Vá, não me faralhem o tópico que isto até estava no bom caminho...
    Se quiseres deixo-te mais dicas onde " deixar cair " a cinquentola..

    hehehe

  19. #19
    Piloto Veterano TerranoII's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2005
    Posts
    24,063

    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por sitefixe

    citação:Originalmente colocada por LelodasTshirts

    [**]

    Vá, não me faralhem o tópico que isto até estava no bom caminho...
    Se quiseres deixo-te mais dicas onde " deixar cair " a cinquentola..

    hehehe
    Ai, ai andaste a a estragar andas....

  20. #20
    Piloto de Testes loucaojr's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2004
    Localização
    Road of Bones
    Posts
    2,138

    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por LelodasTshirts

    Epá...!
    Obrigado pela vossa preocupação e conselhos mas se repararem na data do meu post já lá vai quase um ano...!
    No entanto o Samuka foi à inspecção em Agosto de 2005 e passou à 1ª... quem o levou foi o meu mecânico mas não embirraram com nada...

    Na altura ainda não tinha os 235 averbados, mas levei os 205 que tenho guardados...

    Um abraço a todos.
    Fogo um gajo nunca olha as datas.... ora ai tens a respostas que pretendias! Mais vale tarde que nunca!!

    @braços

  21. #21
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Oct 2003
    Localização
    , , .
    Posts
    319

    Por Defeito

    Inspecções para mim só em ultimo caso... O meu mecanico leva lá o carro e eu não me chateio...

    Esses inspectores são uma cambadada de palhaços... Já ouvi histórias.... desde carros chumbarem por terem os mostradores em branco, até que carros em que a unica coisa que vai ao centro é o livrete...

    O que se há de fazer... tamos em Portugal

  22. #22
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Feb 2006
    Localização
    lisboa, , Portugal.
    Posts
    1,285

    Por Defeito

    voces andam a inflacionar o negócio!!!! a nota é de 20 aérios e o lugar da praxe é dentro do cinzeiro com uma pontinha á vista.;)

  23. #23
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Feb 2006
    Localização
    lisboa, , Portugal.
    Posts
    1,285

    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por LelodasTshirts

    Epá...!
    Obrigado pela vossa preocupação e conselhos mas se repararem na data do meu post já lá vai quase um ano...!
    No entanto o Samuka foi à inspecção em Agosto de 2005 e passou à 1ª... quem o levou foi o meu mecânico mas não embirraram com nada...

    Na altura ainda não tinha os 235 averbados, mas levei os 205 que tenho guardados...

    Um abraço a todos.

    [8)][8)][8)][8)][8)]

  24. #24
    Piloto de Testes Messerschmitt's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2004
    Localização
    Kingdom of Heaven
    Posts
    3,533

    Por Defeito Tópico IPO - Inspecção Periodica Obrigatória

    Bem recebi isto ontem, é um "guia" para o pessoal dos carros alterados - ou para os que pretenderem alterá-los - saber com o que contar quando forem à inspecção.

    O ficheiro tem cerca de 400kb, portanto se demorar um bocadito já sabem.

    Espero que seja útil, e se estiver alguma coisa errada, digam.

    Abraços


  25. #25
    Moderador SilverArrow's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2003
    Posts
    56,353

    Por Defeito

    Já cá andou agoar onde... Já não me lembro.

    Mas é sempre um BOM tópico.

  26. #26
    Piloto de Testes Messerschmitt's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2004
    Localização
    Kingdom of Heaven
    Posts
    3,533

    Por Defeito

    epa nao sabia que era repost. Se quiseres tira. Eu é que n reparo em nada hehe

  27. #27
    Piloto de Fórmula 1 PauloFVF's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005
    Localização
    Ministro Yoda
    Posts
    19,000

    Por Defeito

    luzes suplementares no tablier dao reprovação? com que logica?

    têm ai coisas sem logica.....

  28. #28
    Piloto de Testes Messerschmitt's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2004
    Localização
    Kingdom of Heaven
    Posts
    3,533

    Por Defeito

    devem ser neons ou gauges malucas que acendem quando o turbo ou vtec disparam - sei la... ja vi tanta coisa estupida à venda lol

  29. #29
    imported_sitefixe
    Guest

    Por Defeito

    mas por exemplo ter um roll bar interior é aprovado..

    acho que vou pensar nisso.. que isto de andar na nossa selva do dia a dia tem que se lhe diga..

  30. #30
    imported_sitefixe
    Guest

    Por Defeito

    ja agora.. a distinçao do " bem adaptado " ou " mal adaptado " é levada a cabo com que criterios? quem decide o que esta bem e mal ???

Página 1 de 71 1211 ... ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

O Motorguia . não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.
Contactos e Publicidade Motorguia.net | Carta por Pontos Usados Motorguia