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Título: Importação de Automóvel. Faça Você o Mesmo. Pág 109,post 3259: fórmula de cálculo ISV

  1. #5401
    Piloto de Testes
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    Por Defeito

    Boas Filipe,

    Legalizei um no final do ano, pelo que ainda o legalizei pelo sistema antigo.
    O melhor que fazes é ligar a uma alfândega e questionar. Pela informação que me deram (Ainda era tudo um bocado vago), os documentos eram digitalizados e enviados pela portal da Alfândega (Finanças).


  2. #5402
    Piloto de Testes ricbarata's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por NightWalker Ver Post
    estas a pensar em ir la buscar algum automovel?

    Sim ...

  3. #5403
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por LucianoOliveira Ver Post
    Boas Filipe,

    Legalizei um no final do ano, pelo que ainda o legalizei pelo sistema antigo.
    O melhor que fazes é ligar a uma alfândega e questionar. Pela informação que me deram (Ainda era tudo um bocado vago), os documentos eram digitalizados e enviados pela portal da Alfândega (Finanças).
    Obrigado Luciano.
    É o que vou fazer.
    Chegou o Coc na sexta, estou a aguardar os documentos para avançar com o processo. ;)
    Esta espera custa nas horas... Hehehe

  4. #5404
    Piloto de Kart
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    Por Defeito

    Boas pessoal, pretendo importar um carro de espanha pertencente a um particular.

    -Necessito da declaração de venda pois não é taxado iva neste tipo de vendas, certo? Alguém que comprou assim a particular em espanha tem o modelo do documento?



    -O carro em espanha tem uma ficha técnica passada pela peugeot frança, isso serve de COC ou alguém me pode mostrar como é o documento para melhor identificar?
    esse coc é que vai servir de homologação nacional, é isso?


    Cumprimentos

  5. #5405
    Piloto de Testes
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    Por Defeito

    Houve ai um user que importou de Espanha há poucos meses, mas julgo que em Stand, se andares uns páginas atrás tem um post a explicar.

    O COC é o COC, se essa ficha técnica for o COC serve.

    Procura por Certificate of Conformity no google.

  6. #5406
    Piloto de Fórmula 1 Gmigas's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por darkmoon Ver Post
    Comprei um Espanha no início deste ano. O processo foi este (não tinha qualquer experiência nem conhecimento, fiz tudo sozinho)

    O processo é (relativamente) simples, mas requer a visita a muitas capelinhas...


    Processo:


    1. compra/pagamento; trazer:
      1. fatura (com kms e nº de chassis)
      2. cópia do contrato compra-e-venda
      3. livrete antigo (com indicação baixa para exportação)
      4. ficha técnica (com indicação baixa para exportação)
      5. impresso da Direção Geral de Trafico da baixa da matrícula (com indicação baixa para exportação)
      6. Certificado de Conformidade Europeu (COC CE)

    2. marcar inspeção tipo B (tirar os resguardos do motor), levar impresso Modelo 9 do IMT preenchido;
    3. ir ao IMT para pedir a homologação nacional;
    4. ir à Alfândega (com uma fotocópia de cada um dos documentos referidos em 1) ) preencher e entregar a DAV e pagar o ISV; o livrete antigo e a ficha técnica ficam lá, trazem-se cópias autenticadas;
      1. nota : o valor a pagar de ISV pode ser consultado neste link: https://aduaneiro.portaldasfinancas.gov.pt/jsp/main.jsp , clicando em Simuladores na coluna da esquerda
      2. temos de entregar o documento da empresa de transportes que trouxe o carro, para comprovar que não veio a circular pois vem sem matrículas e seguro.

    5. no dia seguinte, ir levantar a DAV (original e duplicado) onde está indicada a matrícula;
    6. fazer as chapas de matrícula e o seguro;
    7. durante 60 dias pode circular;
    8. ir ao IMT : ficam lá
      1. livrete antigo (com indicação baixa para exportação)
      2. ficha técnica (com indicação baixa para exportação)
      3. o modelo 9 do IMT todo preenchido e carimbado (devolvem cópia autenticada)
      4. duplicado da DAV
      5. ficha da inscpeção

    9. aguardar uns dias e ir à Conservatória fazer o registo.
    3 Dúvidas, sou residente em Espanha e conheço bem a documentação do carro.

    1º - Tens o livrete (Permiso de Circulación), o COC é fornecido pelo stand e o resto é documentação administrativa, só não sei que "ficha técnica" é essa que falas Podes esclarecer o que é?

    2º - Se o livrete antigo (Permiso) e a tal ficha técnica ficam na Alfândega, como é que as voltas a entregar no IMT no passo 8?

    3º - Porque raio tenho de entregar documento da empresa de transportes que trouxe o carro se eu faço tensões de o trazer a andar? Eu sou residente em Espanha, posso perfeitamente registar lá o carro e depois dá-lo de baja ou então dou de baja logo directamente e meto-lhe as placas verdes de circulação.

    Ando a pensar se faço isso ou não.

  7. #5407
    Piloto de Testes
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    Este autêntico flagelo não para de aumentar!
    Qualquer dia já há mais sucata importada, do que carros novos matriculados!

  8. #5408
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    Malta que já importou de Espanha conseguiram pedir as placas verdes, dizem-me que só com cif espanhol, confirma-se?

  9. #5409
    Piloto de Testes
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    Citação Originalmente Colocado por etelvino Ver Post
    Este autêntico flagelo não para de aumentar!
    Qualquer dia já há mais sucata importada, do que carros novos matriculados!
    carros de 2014/15/16 (por exemplo) são sucata?
    Quais são os carros novos, tirando os da autoeuropa (e da peugeot de mangualde, não tenho a certeza) vendidos cá, que não são "importados" ?

  10. #5410
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    Citação Originalmente Colocado por pedrorkc Ver Post
    carros de 2014/15/16 (por exemplo) são sucata?
    Quais são os carros novos, tirando os da autoeuropa (e da peugeot de mangualde, não tenho a certeza) vendidos cá, que não são "importados" ?
    Se este flagelo da importação de sucata fosse em sentido contrário, ou seja, fossem os alemães a tirarem-nos de cá aquilo que nós já não queremos, seguramente que já teriam tomado medidas para estancar esta autêntica vergonha!
    É claro que o Governo poderia ajudar e taxar valentemente a importação de carros usados, pelo contrário e escandalosamente, facilita o crescimento deste flagelo!

    PS. Uma coisa é importar o carro novo (como todas a marcas o fazem), outra completamente diferente é ir lá buscar aquilo que eles deitaram fora!

  11. #5411
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    Taxar valentemente a importação automóvel é o que o governo faz, ilegalmente!

    Essa azia toda é porque tem o seu carro nacional (foi feito na AE?) à venda e não o consegue vender? Fácil, tire o ouro que tem dentro do porta luvas e meta-lhe um preço realista.

  12. #5412
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    Citação Originalmente Colocado por LucianoOliveira Ver Post


    Taxar valentemente a importação automóvel é o que o governo faz, ilegalmente!

    Essa azia toda é porque tem o seu carro nacional (foi feito na AE?) à venda e não o consegue vender? Fácil, tire o ouro que tem dentro do porta luvas e meta-lhe um preço realista.
    Azia?
    É a maior saloiada e oportunismo esta de ir "lá fora" trazer a sucata que eles não querem!
    Os Meganes de 2013 com mais de 200.000 Km, que "a malta" vai "lá fora" buscar estão muito bons para irem para o abate!
    É claro que têm sempre 70.000 km...
    Somos o cú da Europa, mas poderíamos estar um bocadinho mais disfarçados e não fazer disto um depósito de sucata que os cidadãos de primeira da Europa já não querem!
    Uma espécie de Turquia para os alemães, mas em ponto pequeno...
    Na minha opinião, uma saloiada rasca!

    Sobre o taxar ilegalmente, só dá vontade de rir. Bastaria alegar questões ambientais para poder taxar a sério a importação de carros usados!

  13. #5413
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    Mas sabes o que falas ou gostas apenas de falar?

    O governo devia era taxar as barbaridades que saem desse teclado..

    Taxar carros importados por questões ambientais... Homem, vai dormir....

    Ps: Nem todos têm 200.000 km, alguns têm 300.000

  14. #5414
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    Citação Originalmente Colocado por etelvino Ver Post
    Se este flagelo da importação de sucata fosse em sentido contrário, ou seja, fossem os alemães a tirarem-nos de cá aquilo que nós já não queremos, seguramente que já teriam tomado medidas para estancar esta autêntica vergonha!
    É claro que o Governo poderia ajudar e taxar valentemente a importação de carros usados, pelo contrário e escandalosamente, facilita o crescimento deste flagelo!

    PS. Uma coisa é importar o carro novo (como todas a marcas o fazem), outra completamente diferente é ir lá buscar aquilo que eles deitaram fora!
    Devia-se proibir o comércio de carros em segunda mão, então.

  15. #5415
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    Um amigo está com uma situação complexa, será que o podem ajudar?

    Comprou um carro de 1991, importado da holanda para PT em 5/1997. Algures na vida do carro em Portugal, alguém colocou a data da primeira matricula errada, agora mostra 3/1997.
    O dono anterior já tinha este erro no livrete, acontece que na IPO anterior o inspector anotou o erro no livrete, e agora há o risco do carro chumbar por não ter isso corrigido.

    O carro foi fabricado em janeiro de 1991, portanto a data da primeira matricula deve ser fevereiro ou março do mesmo ano.

    Alguém tem alguma ideia de como resolver isto?

  16. #5416
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    Citação Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
    Um amigo está com uma situação complexa, será que o podem ajudar?

    Comprou um carro de 1991, importado da holanda para PT em 5/1997. Algures na vida do carro em Portugal, alguém colocou a data da primeira matricula errada, agora mostra 3/1997.
    O dono anterior já tinha este erro no livrete, acontece que na IPO anterior o inspector anotou o erro no livrete, e agora há o risco do carro chumbar por não ter isso corrigido.

    O carro foi fabricado em janeiro de 1991, portanto a data da primeira matricula deve ser fevereiro ou março do mesmo ano.

    Alguém tem alguma ideia de como resolver isto?
    Do pouco que sei sobre essa situação, ele terá que se deslocar ao IMT e pedir alteração desses dados. Julgo que é um processo simples!

    Existe erros (muitos) na lotação das auto caravanas e pelo que sei são facilmente resolvidas.

  17. #5417
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    teodoro , és tu ?
    Citação Originalmente Colocado por etelvino Ver Post
    Se este flagelo da importação de sucata fosse em sentido contrário, ou seja, fossem os alemães a tirarem-nos de cá aquilo que nós já não queremos, seguramente que já teriam tomado medidas para estancar esta autêntica vergonha!
    É claro que o Governo poderia ajudar e taxar valentemente a importação de carros usados, pelo contrário e escandalosamente, facilita o crescimento deste flagelo!

    PS. Uma coisa é importar o carro novo (como todas a marcas o fazem), outra completamente diferente é ir lá buscar aquilo que eles deitaram fora!

  18. #5418
    LH
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
    Um amigo está com uma situação complexa, será que o podem ajudar?

    Comprou um carro de 1991, importado da holanda para PT em 5/1997. Algures na vida do carro em Portugal, alguém colocou a data da primeira matricula errada, agora mostra 3/1997.
    O dono anterior já tinha este erro no livrete, acontece que na IPO anterior o inspector anotou o erro no livrete, e agora há o risco do carro chumbar por não ter isso corrigido.

    O carro foi fabricado em janeiro de 1991, portanto a data da primeira matricula deve ser fevereiro ou março do mesmo ano.

    Alguém tem alguma ideia de como resolver isto?
    mas no livrete do carro tem escrito 3/1997 ?
    ou é nas chapas de matricula que tem 3/1997?

  19. #5419
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por LH Ver Post
    mas no livrete do carro tem escrito 3/1997 ?
    ou é nas chapas de matricula que tem 3/1997?
    No livrete!

    As chapas não têm ano/mês, não era obrigatório na altura.

  20. #5420
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    Citação Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
    3 Dúvidas, sou residente em Espanha e conheço bem a documentação do carro.

    1º - Tens o livrete (Permiso de Circulación), o COC é fornecido pelo stand e o resto é documentação administrativa, só não sei que "ficha técnica" é essa que falas Podes esclarecer o que é?

    2º - Se o livrete antigo (Permiso) e a tal ficha técnica ficam na Alfândega, como é que as voltas a entregar no IMT no passo 8?

    3º - Porque raio tenho de entregar documento da empresa de transportes que trouxe o carro se eu faço tensões de o trazer a andar? Eu sou residente em Espanha, posso perfeitamente registar lá o carro e depois dá-lo de baja ou então dou de baja logo directamente e meto-lhe as placas verdes de circulação.

    Ando a pensar se faço isso ou não.
    Bem isto já foi há quase um ano... a ver se me lembro. Eu quando escrevi o que coloquei aqui foi para não me esquecer, no meu apontamento até tenho as datas.

    1º Ficha técnica deram-me no stand, quando fui buscar o carro. Já não me lembro bem do que constava... Se quiseres saber posso ver se tenho cópia em casa do que era isso...
    2º No passo 8 devem ter sido as cópias autenticadas que me deram na Alfândega.
    3º És residente em Espanha, podes pedir placas verder e trazes o carro a andar. Basta o número de contribuinte espanhol. Eu não tenho. Eles tiveram de dar baixa das matrículas, eu trouxe o carro em reboque e tive de fazer prova disso.

  21. #5421
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    Boas malta,

    Estou com uma dúvida em relação ao meu processo de legalização de veículo.
    Comprei um carro a um stand na Holanda por 7,800€ e pediram me para deixar um depósito de 900€ que depois me é devolvido, algo chamado BPM. Fizemos um contrato com o meu IBAN e assim que legalizar o carro em Portugal, envio lhes o comprovativo e devolvem me o dinheiro.

    A minha dúvida é onde fica o IVA? se tiver de pagar o IVA cá sobre esses 7,800€ o carro fica me muito caro. Como tenho os 900€ lá, que suponho ser o IVA holandês, posso optar por pagar lá?
    A fatura que entreguei na alfandega para a DAV é de 7800€.

    Agradeço desde já a vossa atenção.

  22. #5422
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    Boas pessoal, estou seriamente a pensar importar um bmw s1 recente da alemanha.
    Tenho visto algumas opções e fiquei inclinado para a AutoHus.

    Alguem recomenda ou tem alguma experiencia a relatar?!

    Já agora, acham por bem ir lá buscar o carro e traze-lo para Portugal ou "encomenda-lo"?

    Obrigado...

  23. #5423
    Piloto de Provas de Perícia JoaoPereiraa's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por showw Ver Post
    Boas pessoal, estou seriamente a pensar importar um bmw s1 recente da alemanha.
    Tenho visto algumas opções e fiquei inclinado para a AutoHus.

    Alguem recomenda ou tem alguma experiencia a relatar?!

    Já agora, acham por bem ir lá buscar o carro e traze-lo para Portugal ou "encomenda-lo"?

    Obrigado...
    Se não queres ter trabalho acho melhor encomendar, senão deve ficar mais barato a ires tu buscar.

  24. #5424
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    Citação Originalmente Colocado por JoaoPereiraa Ver Post
    Se não queres ter trabalho acho melhor encomendar, senão deve ficar mais barato a ires tu buscar.
    Eu pensava que ficava mais barato encomendar por acaso... se bem que ainda nao estudei esses valores detalhadamente.
    Encomendar sujeita-me a muitas aldrabices a meu ver, embora penso que numa base de confiança seria o ideal.

  25. #5425
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    Citação Originalmente Colocado por showw Ver Post
    Eu pensava que ficava mais barato encomendar por acaso... se bem que ainda nao estudei esses valores detalhadamente.
    Encomendar sujeita-me a muitas aldrabices a meu ver, embora penso que numa base de confiança seria o ideal.
    Não. encomendar sabes o que mandas vir. Ainda a dias fui com um amigo meu a um conhecido que tem um stand, e eele sentou.se disse o que queria, ele mostrou-lhe as opções e os preços, foi só escolher. O que marca lá fora é o que chega cá, tens essa vantagem de saber o que tava la fora.

  26. #5426
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    Citação Originalmente Colocado por JoaoPereiraa Ver Post
    Não. encomendar sabes o que mandas vir. Ainda a dias fui com um amigo meu a um conhecido que tem um stand, e eele sentou.se disse o que queria, ele mostrou-lhe as opções e os preços, foi só escolher. O que marca lá fora é o que chega cá, tens essa vantagem de saber o que tava la fora.
    Ok acredito que o produto venha conforme descrito.. mas se não fores lá ver o carro, nao fazes tu a tua propria inspeção e podes vir a ter surpresas quando cá chegar..
    Se o stand te der algum tipo de garantia, assim que o carro saia do pais de origem, esta fica sem efeito correto?

  27. #5427
    Piloto de Provas de Perícia JoaoPereiraa's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por showw Ver Post
    Ok acredito que o produto venha conforme descrito.. mas se não fores lá ver o carro, nao fazes tu a tua propria inspeção e podes vir a ter surpresas quando cá chegar..
    Se o stand te der algum tipo de garantia, assim que o carro saia do pais de origem, esta fica sem efeito correto?
    Com quem conheço tu escolhes o carro, depois o carro é tratado como se fosse colocado a venda no stand, revisões, caso necessário retoques, substituição de materiais desgastados. O tratamento é igual, apenas és tu que escolhes o carro em vez de ser o stand a escolher e colocar a venda. Isto onde eu conheço, falo do que sei, mas aqui na zona sei quem também o faça só não sei os moldes do mesmo.

    btw, distrito de braga.

  28. #5428
    Pedestre
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    Btw, alguem sabe/aconselha algum serviço em particular de exportação?! Alemanha-Portugal (Quero comparar preços...)

  29. #5429
    Piloto de Testes paralelo's Avatar
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    Por Defeito

    Alguém me pode dizer quanto custa a legalização de uma mota com sidecar da ucrania ou russia. a mota seria no máximo até ao ano 2000 e tem cerca de 750cc
    Já agora compensa importar um dacia a gpl de espanha ou frança?

  30. #5430
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    Por Defeito

    acham impossível importar um carro se for comprado a um particular?

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