Importação de Automóvel. Faça Você o Mesmo. Pág 109,post 3259: fórmula de cálculo ISV - Página 192

Página 192 de 192 PrimeiraPrimeira ... 182191192
A mostrar resultados 5,731 para 5,746 de 5746
Like Tree81Likes

Título: Importação de Automóvel. Faça Você o Mesmo. Pág 109,post 3259: fórmula de cálculo ISV

Piloto de Kart tugallez's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por CL Ver Post
    Fala com o teu contabilista... Nem todas as empresas têm direito a essa dedução de IVA.
    É provavel que eu nao tenha.
    Mesmo assim, andei a ler aqui neste forum/topico que se nao pagar o iva na Alemanha eventualmente terei de pagar em Portugal logo é mais caro.

Ao mesmo tempo nao entendo, para os exemplos que se compra carro a particular, nao ha factura de todo

Piloto de Testes DragonH's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por tugallez Ver Post
    Uma dúvida
    Há um stand na Alemanha que me propõe venda sem iva (pago o iva e fica em caução deposito)
    Assim que registar o carro em PT, e enviar a documentação eles dizem que me devolvem o iva

-Eles propuseram isto porque disse que era para empresa (embora tenha empresa em nome individual)

Isto é viavel?
    Ele passa-me igualmente factura mas sem IVA.
    Isto ao legalizar em Portugal irá ser pior para mim?
    Sim é viável, sem qualquer problema.
    Eles emitem uma fatura sem IVA, uma vez que o IVA vai ser pago no pais destino e não pode existir dupla tributação de IVA.
    A empresa vai precisar é do comprovativo como o IVA foi liquidado em Portugal à posterior, dai estarem a pedir o IVA como caução.

A única questão que se coloca, é se o stand vai mesmo devolver dinheiro que recebeu, se existe seriedade para isso, cuidado neste ponto.

Já fiz isso na compra de uma mota nova em Espanha, no entanto não deixei caução nenhuma, a confiança teve de funcionar ao contrario (como é óbvio enviei o documento de liquidação do IVA em portugal).

Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
    Sim é viável, sem qualquer problema.
    Eles emitem uma fatura sem IVA, uma vez que o IVA vai ser pago no pais destino e não pode existir dupla tributação de IVA.
    A empresa vai precisar é do comprovativo como o IVA foi liquidado em Portugal à posterior, dai estarem a pedir o IVA como caução.

A única questão que se coloca, é se o stand vai mesmo devolver dinheiro que recebeu, se existe seriedade para isso, cuidado neste ponto.

Já fiz isso na compra de uma mota nova em Espanha, no entanto não deixei caução nenhuma, a confiança teve de funcionar ao contrario (como é óbvio enviei o documento de liquidação do IVA em portugal).

Obrigado pelo feedback e pela experiencia

-O stand é oficial (sei que isso nao justifica) mas mesmo assim ja da credibilidade. Fica como caução e depois pretendem o comprovativo do registo portugues.
    -Tenho de confirmar, pois para mim, é empresa em nome individual. Logo possivelmente nao traz qualquer vantagem e nao deve ser viavel. So o contabilista me poderá ajudar, mas ele tambem me parece estar a par do assunto.

Dado a sua experencia aproveito para perguntar (Porque pela pesquisa que fiz, estou confuso com a informação que diz e contradiz)
    A) Quer eu compre com iva ou sem iva na Alemanha, eu tenho em ambos os casos de pagar iva em Portugal? Se assim for, parece viavel pagar em liquido na alemanha e chego a PT e pago o tal iva e ISV e fica resolvido.

B) Agora, se nao pagar 19% IVA na alemanha. Eles emitem a factura em iva e devem reportar às financas a ausencia desse iva e em algum lado terá de ser pago (nao sei). E para tal, deve ser pago ou no pais origem (19%Alemanha) ou no destino (23%Portugal). Segundo percebi/li neste forum, se andar a abdicar de pagar o iva da Alemanha, chego a portugal e sai-me mais caro.
    Logo nao estou a ver a vantagem caso seja a opçao B a correcta.
    Última edição por tugallez : 24-07-19 às 12:03:06

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Obrigado pelo feedback e pela experiencia

-O stand é oficial (sei que isso nao justifica) mas mesmo assim ja da credibilidade. Fica como caução e depois pretendem o comprovativo do registo portugues.
    -Tenho de confirmar, pois para mim, é empresa em nome individual. Logo possivelmente nao traz qualquer vantagem e nao deve ser viavel. So o contabilista me poderá ajudar, mas ele tambem me parece estar a par do assunto.

Dado a sua experencia aproveito para perguntar (Porque pela pesquisa que fiz, estou confuso com a informação que diz e contradiz)
    A) Quer eu compre com iva ou sem iva na Alemanha, eu tenho em ambos os casos de pagar iva em Portugal? Se assim for, parece viavel pagar em liquido na alemanha e chego a PT e pago o tal iva e ISV e fica resolvido.

B) Agora, se nao pagar 19% IVA na alemanha. Eles emitem a factura em iva e devem reportar às financas a ausencia desse iva e em algum lado terá de ser pago (nao sei). E para tal, deve ser pago ou no pais origem (19%Alemanha) ou no destino (23%Portugal). Segundo percebi/li neste forum, se andar a abdicar de pagar o iva da Alemanha, chego a portugal e sai-me mais caro.
    Logo nao estou a ver a vantagem caso seja a opçao B a correcta.
    Sendo considerado carro novo (menos de 6 meses ou 6000km), ao ser legalizado em portugal paga sempre IVA aqui obrigatoriamente.
    Por isso o ideal é vir sem iva da Alemanha, caso contrario pagas 2 vezes o IVA (na Alemanha e em portugal), dai ser possível esta situação.

O IVA cá depois é tratado da mesma forma de comprares um carro novo em portugal, ou seja vais poder deduzir esse valor no iva que vais pagar na legalização na empresa.
    Última edição por DragonH : 24-07-19 às 12:32:03

Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

Sendo considerado carro novo (menos de 6 meses ou 6000km), ao ser legalizado em portugal paga sempre IVA aqui obrigatoriamente.
    Por isso o ideal é vir sem iva da Alemanha, caso contrario pagas 2 vezes o IVA (na Alemanha e em portugal), dai ser possível esta situação.

O IVA cá depois é tratado da mesma forma de comprares um carro novo em portugal, ou seja vais poder deduzir esse valor no iva que vais pagar na legalização na empresa.
    O carro é usado
    o que li por aí é que se não pagar iva na Alemanha vou pagar em Portugal, logo nao traz vantagens (isto pra usados)
    Portanto da parte que li, não trazia vantagem

mas de acordo com o que me diz,
    eu quer pague iva na Alemanha quer nao pague... eu em Portugal terei de pagar o iva na

EXEMPLO:
    Carro 20mil€
    IVA alemanha +3800€

Ca em Portugal pago o ISV legalizacao cerca 2700€
    E teria de pagar mais alguma coisa? O tal iva entra como?

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

O carro é usado
    o que li por aí é que se não pagar iva na Alemanha vou pagar em Portugal, logo nao traz vantagens (isto pra usados)
    Portanto da parte que li, não trazia vantagem

mas de acordo com o que me diz,
    eu quer pague iva na Alemanha quer nao pague... eu em Portugal terei de pagar o iva na

EXEMPLO:
    Carro 20mil€
    IVA alemanha +3800€

Ca em Portugal pago o ISV legalizacao cerca 2700€
    E teria de pagar mais alguma coisa? O tal iva entra como?
    É assim, tens de perceber o que é "novo" para a alfandega, ou seja é tudo o que tenha menos de 6 meses e 6000 mil km de uso (tem de cumprir os 2 requisitos), tenha ou não matricula no pais de origem.

Se o carro tem mais de 6 meses e 6000 mil km, está isento de iva sobre o valor de aquisição da viatura lá fora, nesse caso se houver pagamento de IVA mais vale pagar na Alemanha que é menor.

CL
    CL está offline
    Piloto de Troféu CL's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003
    Entre Torres Vedras e Algarve... é de dias!

Por Defeito

Há duas ou várias... interpretações sobre o IVA, sendo que transacções entre 2 particulares não têm factura nem, obviamente, IVA.

Quando o vendedor é uma empresa, ou quando ambos são empresas, a situação é diferente e, de acordo com as regras do IVA, este imposto deverá ser pago no país de destino e não no de origem...

Ou ainda que se pague no país de origem, há que provar que foi depois pago no país de destino e requerer à respectiva Autoridade Tributária, na origem, a sua devolução... que nem sempre é fácil...

Ou seja... se as coisas fossem bem feitas! Pagar-se-ia lá o IVA à taxa de lá (normalmente inferior à nossa!), pagar-se-ia depois o IVA à nossa taxa de 23%, depois perdias muito tempo, dinheiro e paciência e, talvez um dia... o IVA já pago lá fora te fosse devolvido, como mandam as regras de IVA entre empresas intracomunitárias...

https://europa.eu/youreurope/citizen...#business-used

"Quando compra um automóvel usado não tem de pagar o IVA. Tem de registar o automóvel e pagar as taxas de registo e o imposto de circulação no país onde vive.

O vendedor só pode cobrar o IVA sobre o lucro gerado pela venda.

Neste caso, o IVA não consta da fatura passada pelo vendedor. Trata-se de um regime especial destinado a evitar a dupla tributação de bens em segunda mão, que é utilizado pela maioria dos vendedores de automóveis.

Para mais informações, consulte as autoridades competentes em matéria de IVA do seu país."

Portanto fala com o teu contabilista se ele estiver familiarizado com esta questão de import/export mas especialmente sobre a importação de veículos... não pode ser com a "Dona Almerinda" que até se péla só de pensar que não pagaste o IVA no dia 15 mas foi apenas no dia 17!

Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

É assim, tens de perceber o que é "novo" para a alfandega, ou seja é tudo o que tenha menos de 6 meses e 6000 mil km de uso (tem de cumprir os 2 requisitos), tenha ou não matricula no pais de origem.

Se o carro tem mais de 6 meses e 6000 mil km, está isento de iva sobre o valor de aquisição da viatura lá fora, nesse caso se houver pagamento de IVA mais vale pagar na Alemanha que é menor.
    trata-se de um carro de 2016... ja com alguns kms.
    É definitivamente usado e proveniente de stand (Nao é particular)

Ja expus a questao ao meu contabilista, mas ele percebe tanto quanto eu... pelo que estou a ver.

Na internet ha diferenças de informação.
    Dizem que se compro carro a stand, e ele nao facturar com iva. chego a Portugal e mais tarde ou mais cedo as finanças saberão que esse iva nao foi cobrado na origem nem no destino. Logo terei de pagar o IVA cá, e saio a perder (iva mais alto)

Embora ja tenha lido informação oposta.
    Mas pelo que percebo, esta é a que se mantem verdadeira. Ou seja se nao pagar la, vai ser menos vantajoso para mim.

CL
    CL está offline
    Piloto de Troféu CL's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003
    Entre Torres Vedras e Algarve... é de dias!

Por Defeito

Se as regras de IVA fossem cumpridas! Deveríamos pagar o IVA no destino.

Como isto é tudo uma trafulhice e a gente quer pagar o mínimo possível... pagamos na origem porque são menos 4 ou 2%, consoante os países...

Já agora... mesmo sendo empresário em nome individual ou empresa, fazes muita questão em que o carro entre para as contas da empresa? Acho que essa é a questão basilar!

E isto é dentro da UE! Imagina as transacções comerciais com países de fora da UE para evitar a dupla tributação em sede de IRS/IRC e IVA... mesmo quando há acordos para evitar a dupla tributação! Nem as Repartições de Finanças percebem deste "xinês" que estamos a falar... quanto mais a "Dona Natércia"... que só quer é evitar visitas dos fiscais das Finanças...

Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

Se as regras de IVA fossem cumpridas! Deveríamos pagar o IVA no destino.

Como isto é tudo uma trafulhice e a gente quer pagar o mínimo possível... pagamos na origem porque são menos 4 ou 2%, consoante os países...
    Já agora... mesmo sendo empresário em nome individual ou empresa, fazes muita questão em que o carro entre para as contas da empresa? Acho que essa é a questão basilar!
    Eu pus a questao de colocar em nome de empresa (apesar de ter de confirmar se é valido, porque tenho empresa em nome individual)
    Únicamente porque o stand vendedor, tinha essa hipotese. E preço sem vat, ficaria -4500/5000€ o que é bastante considerável.

Daí ter perguntado cá se valeria a pena.
    Isto porque nos foruns dizem para pagar iva lá, Senao mais tarde ou mais cedo cai nas financas de cá e em vez de 5mil€ desconto... pago 6mil€ logo não compensa de todo.

Ao mesmo tempo tinha enviado email através do site "https://europa.eu"
    e responderam

Quando um cidadão privado em nome individual adquire um veículo usado a uma empresa sediada noutro país da UE, a situação é a seguinte:Quando compra um automóvel usado não tem de pagar o IVA. Tem de registar o automóvel e pagar as taxas de registo e o imposto de circulação no país onde vive.
    O vendedor só pode cobrar o IVA sobre o lucro gerado pela venda.
    Neste caso, o IVA não consta da fatura passada pelo vendedor. Trata-se de um regime especial destinado a evitar a dupla tributação de bens em segunda mão, que é utilizado pela maioria dos vendedores de automóveis.
    entre outras informaçoes que terei de ver melhor, porque isso era apenas um paragrafo do extenso email.
    E mais uma vez, uns dizem (pelo que percebo) para comprar sem iva que ele nunca ira ser cobrado (o que me parece pouco logico) outros dizem para comprar com iva em 1 dos paises, preferencia alemanha por ser mais baixo

Pedestre
    Data de Registo
    Mar 2019

Por Defeito

Boas malta, estava a analisar a possibilidade de fazer a compra de um carro em um stand Espanhol. Tenho duvidas sobre o preço apresentado, pelo o que é descrito no anuncio, o carro em financiamento fica mais barato quase 2k. É possível, sendo eu cidadão português fazer o pagamento dessa mesma viatura com o financiamento que eles propõem?

Pedestre
    Data de Registo
    Jul 2019

Por Defeito

Porra, eu devo estar a fazer mal as contas.

Está a dar-me um valor de ISV de 16560 para um BMW 650 a gasolina, um valor de quase 10 000 euros para um BMW 330d cabrio. Isto é possível??

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Nov 2017

Por Defeito

É.

mas coloca aqui o link da simulação. Depende do ano e do Co2

Piloto de Provas de Perícia poloTDI's Avatar
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Besgo Ver Post
    Boas malta, estava a analisar a possibilidade de fazer a compra de um carro em um stand Espanhol. Tenho duvidas sobre o preço apresentado, pelo o que é descrito no anuncio, o carro em financiamento fica mais barato quase 2k. É possível, sendo eu cidadão português fazer o pagamento dessa mesma viatura com o financiamento que eles propõem?
    Boas!

Se pensa em importar para Portugal, dificilmente será possível, considerando que não deve ser residente em Espanha nem ter rendimentos lá, pelo que, o stand nem sequer deve admitir essa possibilidade. Por isso, terá que ser o preço "contado".

Cumps!

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Oct 2018

Piloto Veterano domfillas's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

O fisco perdeu o recurso...

Fisco obrigado a devolver parte de ISV de carro usado importado

https://www.razaoautomovel.com/2019/...-fisco-supremo

A “saga” dos impostos pagos pelos usados importados continua. Segundo o Jornal de Negócios, o Supremo Tribunal Administrativo decidiu chumbar o pedido de recurso da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), condenando o Fisco a devolver parte do Imposto sobre Veículos (ISV) cobrado na importação de um automóvel usado.

Página 192 de 192 PrimeiraPrimeira ... 182191192