Importação de Automóvel. Faça Você o Mesmo. Pág 109,post 3259: fórmula de cálculo ISV - Página 198

Página 198 de 198 PrimeiraPrimeira ... 188197198
A mostrar resultados 5,911 para 5,940 de 5940
Like Tree130Likes

Título: Importação de Automóvel. Faça Você o Mesmo. Pág 109,post 3259: fórmula de cálculo ISV

Pedestre
    Data de Registo
    Feb 2018

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por zekinha Ver Post
    Boas, estes 2 regimes não são cumulativos, ou seja, se comprares "sem IVA" (na prática deduzes e liquidas o IVA cá) terás que liquidar IVA na venda. Se comprares pelo regime da margem (também existe noutros países) cá apenas pagas IVA apenas sobre a margem pois aplicas o mesmo regime.
    Comprar "sem IVA" e depois aplicar o regime da margem não está correto e já trouxe muitos dissabores quando fiscalizados pela AT, pois as margens que os stands pensavam que tinham, afinal não era bem assim. Muitas vezes também era desconhecimento dos contabilistas no regime de IVA aplicado nas faturas de compra do exterior (língua e códigos de IVA diferentes).
    Nada como consultares um contabilista que obrigatoriamente vais precisar.

Boa tarde, e obrigado desde já pela resposta.

Na prática, o que significa comprar pelo regime da margem? O que é que eu vou pagar? O preço sem IVA, ou com IVA, ou apenas com a margem do vendedor?

É que eu tinha ideia que o regime da margem é algo que o vendedor vai aplicar, ou seja, o stand na Alemanha pode vender me o carro e aplicar o regime da margem, mas isto só afeta o pagamento de IVA deles. Eu, sendo um sujeito passivo de IVA, e estando a fazer uma transação intracomunitária irei sempre pagar lá o preço sem IVA, ou estarei errado?

Obviamente que em termos monetários, quem compra lá fora para revender cá, beneficia muito mais se puder pagar o IVA pelo regime da margem do que pelo regime normal. Será que os stands ficam limitados à opção tomada pelo seu vendedor para qual dos regimes a aplicar ficando assim sujeitos a perder dinheiro?

Só mais uma questão, independentemente do regime praticado, o IVA pago pode ser de alguma forma reembolsado ou deduzido?

Grato mais uma vez

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2013

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por md92ss Ver Post

Na prática, o que significa comprar pelo regime da margem? O que é que eu vou pagar? O preço sem IVA, ou com IVA, ou apenas com a margem do vendedor?

É que eu tinha ideia que o regime da margem é algo que o vendedor vai aplicar, ou seja, o stand na Alemanha pode vender me o carro e aplicar o regime da margem, mas isto só afeta o pagamento de IVA deles. Eu, sendo um sujeito passivo de IVA, e estando a fazer uma transação intracomunitária irei sempre pagar lá o preço sem IVA, ou estarei errado?

Obviamente que em termos monetários, quem compra lá fora para revender cá, beneficia muito mais se puder pagar o IVA pelo regime da margem do que pelo regime normal. Será que os stands ficam limitados à opção tomada pelo seu vendedor para qual dos regimes a aplicar ficando assim sujeitos a perder dinheiro?

Só mais uma questão, independentemente do regime praticado, o IVA pago pode ser de alguma forma reembolsado ou deduzido?

Grato mais uma vez
    Inicialmente, tinha ideia que seria possível comprar carro sem IVA e, ao vender em Portugal pelo Regime da Margem, só se pagaria o IVA relativo ao rendimento gerado (seria bastante interessante). Mas já consultei várias fontes (credíveis), e segundo estas, não pagando o IVA lá (seja porque regime de IVA for), em algum momento do tempo vais ter que pagar o IVA (a 23%) em Portugal (provavelmente na venda), e esses 23% vão incidir não só sobre o valor da compra lá fora (sem IVA) mais o ISV...

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

Grato mais uma vez

Provavelmente com um exemplo fica mais fácil.
    Exemplo de compra de viatura por 12.300€.
    Esta viatura pode ter IVA incluído "normal" - Se comprares cá, pagas o IVA na factura e deduzes ao IVA recebido das tuas vendas, se comprares lá fora pagas apenas os 10.000€. Na venda desta viatura com margem de 1.000€ tem IVA sobre a totalidade, ou seja, 11.000€ + 2.530€ IVA = 13.530€. Entregas 230€ de IVA ao estado no final do mês se a compra for em PT (pagas-te 2.300€ IVA a abater aos 2.530€ recebidos), ou os 2.530€ se compras-te lá fora e não pagas-te o IVA (excluindo eventuais deduções de IVA das outras despesas da actividade).
    A mesma viatura tem IVA da margem - O valor de compra é os 12.300 €, sendo que não deduzes IVA nenhum, pois não vem especificado no factura, basicamente para não saberes qual a margem (quer seja em PT, quer seja lá fora). Assim se quiseres ter a mesma margem de 1.000 €, o preço final será 12.300€ + 1.000€ + 230€ (IVA da margem) = 13.530 €. Entregas 230€ quer seja comprado cá ou lá fora.

O regime da margem basicamente é aplicado quando a empresa que o comprou não pode deduzir o IVA da compra e por isso, nesses casos, só tem que aplicar o IVA sobre a sua margem e não da totalidade. Acontece, por exemplo, quando a compra já é feita pelo regime da margem a outro stand, ou a um particular, etc.

O cuidado a ter é que sendo a viatura comprada lá fora e quer seja pelo regime da margem, quer seja pela retirada do IVA por ser uma compra intracomnitária, a factura vem sem IVA (especifica o artigo do país que indica o regime aplicável) mas cá tem diferentes formas de liquidar. Uma coisa é aplicar IVA sobre a margem, outra é aplicar IVA sobre o valor total...
    Última edição por zekinha : 04-01-21 às 23:23:07
    Darius gosta disto.

Pedestre
    Data de Registo
    Feb 2018

Por Defeito

O cuidado a ter é que sendo a viatura comprada lá fora e quer seja pelo regime da margem, quer seja pela retirada do IVA por ser uma compra intracomnitária, a factura vem sem IVA (especifica o artigo do país que indica o regime aplicável) mas cá tem diferentes formas de liquidar. Uma coisa é aplicar IVA sobre a margem, outra é aplicar IVA sobre o valor total...
    A minha questão é exatamente essa. É saber se posso aplicar sempre o regime da margem na minha venda ou não.

É que é diferente pagar 23% de 1000 ou 2000 euros do que de 15 ou 20000€.

Já agora só mais uma questão Será que o isv que vou pagar tem de entrar na minha margem de lucro pagando assim IVA também sobre o isv?

Obrigado

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

A minha questão é exatamente essa. É saber se posso aplicar sempre o regime da margem na minha venda ou não.

É que é diferente pagar 23% de 1000 ou 2000 euros do que de 15 ou 20000€.

Já agora só mais uma questão Será que o isv que vou pagar tem de entrar na minha margem de lucro pagando assim IVA também sobre o isv?

Obrigado
    Sempre que o iva seja "retiravel" se for para exportação, indica logo que não é pelo regime da margem. Os vendedores sabem dizer exatamente qual o regime que está a ser aplicado lá fora, embora seja sempre melhor confirmar.
    Se for pelo iva "normal" aplicas iva sobre a totalidade do valor de venda, independentemente de os gastos terem ou não IVA (reparações, isv, taxas, etc). Acho que havia era a dúvida no caso do regime da margem, se o isv abatia à margem e só liquidavas pela margem sem isv. Já não sei a resposta, mas já vi informações Vinculativas da AT que explicam bem essas contas. Se procurares na net, encontras.

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Sep 2006

Por Defeito

Bom dia,

Os valores de impostos a pagar no ISV de importados baixou, em alguns casos drasticamente, de acordo com o este simulador https://impostosobreveiculos.info/isv/simulador-isv/

Um exemplo simples é:

BMW 320d de 2015, com 1998cc e 120g co2 pagava em 2020 3.908,00€ e em 2021 paga 3.175,00€ ou seja uma redução de 750,00€

Se formos para carros de maior cilindrada a redução é ainda maior.

BMW M5 de 2005, com 4999cc e 351g co2 em 2020 pagava 39.132,00€ e em 2021 paga 10.990,96€ ou seja uma redução de 28.141,00€

Será que esta simulação está correta?
    Será que houve aumento de outros impostos relacionados com os importados para compensar esta redução no valor do ISV?

Obrigado e um abraço a todos

Piloto de Testes pvox's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006
    O conceito de estratégia, em grego strateegia, em latim strategi, em francês stratégie...

Por Defeito

Boa tarde a todos. No simulador surge a seguinte informação: Híbridos: Mín. 50km autonomia elétrica Menos 50g/km CO2. Esta situação resulta de uma alteração à lei pedida pelo PAN. O que eu gostava de saber é se por exemplo eu quiser importar um Prius hibrido como é que sei se este vai cumprir os critérios? Obrigado.

Chefe de Equipa Avant's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por pvox Ver Post
    Boa tarde a todos. No simulador surge a seguinte informação: Híbridos: Mín. 50km autonomia elétrica Menos 50g/km CO2. Esta situação resulta de uma alteração à lei pedida pelo PAN. O que eu gostava de saber é se por exemplo eu quiser importar um Prius hibrido como é que sei se este vai cumprir os critérios? Obrigado.
    Não cumpre, o normal porque é evidente que não tem 50 km de autonomia eléctrica (se calhar 2 ou 3 km) e o próprio plugin hybrid tem 40 km de autonomia.

Piloto de Testes pvox's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006
    O conceito de estratégia, em grego strateegia, em latim strategi, em francês stratégie...

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Avant Ver Post
    Não cumpre, o normal porque é evidente que não tem 50 km de autonomia eléctrica (se calhar 2 ou 3 km) e o próprio plugin hybrid tem 40 km de autonomia.
    Pois, então a importação deste tipo de veículos levou um arrombo. Um prius então será um carro a gasolina para a simulação?

Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por pvox Ver Post
    Pois, então a importação deste tipo de veículos levou um arrombo. Um prius então será um carro a gasolina para a simulação?
    Exactamente.

Piloto de Testes soneca902's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Avant Ver Post
    Esse valor de 40 kms é o oficial da Toyota?!

Entretanto fui ver no site da Toyota, que anuncia 45 kms no ciclo WLTP, e 59 kms para circuito citadino.
    Última edição por soneca902 : 17-01-21 às 22:15:32

Piloto de Testes soneca902's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2011

Por Defeito

apagar

Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por soneca902 Ver Post
    Esse valor de 40 kms é o oficial da Toyota?!
    Sim, vi as specs oficiais num sítio qualquer.

É natural, a bateria é relativamente pequena.

Piloto de Testes mpereira's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Fazendo contas por alto, um menino destes legalizado em PT ficaria ali pelos 17k€? não mexendo no PVP, 14k + 2k de legalização + 1k de transporte, estou a pensar bem? https://www.autoscout24.com/offers/h...rchId=deca2d24

Piloto de Testes Darius's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2017

Por Defeito

Veículos não abrangidos

Para que o simulador seja rápido e simples, optei por incluir apenas os casos mais comuns pelo que não simula:

• veículos 7 lugares e +2.500Kg peso bruto sem 4x4 (a isenção dos chamados monovolumes Sharan, Alhambra, etc.) - têm um desconto de 60% no ISV, faça a simulação normalmente, depois, multiplique por 0,4 - é esse o valor de ISV a pagar

Data de Registo
    Nov 2017

Por Defeito

O XC90 D4 não se enquadrará?

Tem isto no site:

Weight/Miscellaneous
    Serving Weight (Depending on type of engine, gearbox etc.) 2052 kg - 2324 kg
    Total Weight (Depending on type of engine, gearbox etc.) 2570 kg - 3010 kg

Data de Registo
    Nov 2017

Por Defeito

O COC do veículo XC90 4x2 (vou importar um agora), fala em peso total 2 570kg.

Resta agora saber se peso bruto = condutor + 1/2 depósito

ou

Peso bruto = peso máximo admissível

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Apr 2019

Por Defeito

Uma dúvida.

Imaginem que vou à Alemanha buscar um carro. No anúncio vem identificado o valor com e sem VAT (IVA).

Eu como particular compro na Alemanha o carro tendo por base o preço com IVA, certo?

E depois cá em Portugal não tenho de entregar IVA nenhum ao Estado Português, a menos que o carro tenha menos de 6 meses ou 6000km.

É isto?

nto
    nto está online
    Piloto Lendário nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
    Uma dúvida.

Imaginem que vou à Alemanha buscar um carro. No anúncio vem identificado o valor com e sem VAT (IVA).

Eu como particular compro na Alemanha o carro tendo por base o preço com IVA, certo?

E depois cá em Portugal não tenho de entregar IVA nenhum ao Estado Português, a menos que o carro tenha menos de 6 meses ou 6000km.

É isto?

Correcto.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Apr 2019

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Correcto.
    Obrigado, nto.
    nto gosta disto.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Apr 2019

Por Defeito

Bem, estou aqui a considerar importar o meu próximo carro e ir eu mesmo buscá-lo à Alemanha.

Já estou mais ou menos dentro do assunto porque tenho um carro importado, embora já tenha sido comprado cá em Portugal com parte da legalização feita.

De forma a tentar esquematizar a operação, agradecia a confirmação de alguém entendido dos passos abaixo, desde a escolha do carro, às matrículas PT.

1 - Escolher o carro e pagar, no stand. Comprando a pronto, é uma compra normal? Há algum requisito adicional (comprovativos profissionais / de residência, etc)?

2 - Registo. Quando o compro na Alemanha, o carro passa logicamente a ser meu. No stand tratam do registo?

3 - Seguro para a viagem. Este é o ponto mais importante. Faço o seguro na Alemanha, ou cá? Caso faça na Alemanha, o seguro alemão é vigente só para a viagem, ou já enquanto eu andar cá em Portugal com matrícula Alemã?

4 - Burocracia cá. Pagar o ISV (quanto tempo tenho, desde que o carro pisa solo nacional?), DAV e IPO B. É necessário também o CoC, mas este documento não sei muito bem como se processa...

5 - Pedir matrículas e DUA

É isto? Os passos intermédios não estão ainda muito claros para mim.

P.S. A ideia é o carro nunca parar de circular em solo PT, tenha matrícula alemã ou já portuguesa.
    Última edição por Etcetera : 27-01-21 às 16:13:31

Data de Registo
    Nov 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Darius Ver Post
    Veículos não abrangidos

Para que o simulador seja rápido e simples, optei por incluir apenas os casos mais comuns pelo que não simula:

• veículos 7 lugares e +2.500Kg peso bruto sem 4x4 (a isenção dos chamados monovolumes Sharan, Alhambra, etc.) - têm um desconto de 60% no ISV, faça a simulação normalmente, depois, multiplique por 0,4 - é esse o valor de ISV a pagar
    Acabei de importar um XC90 D4 para a minha irmã.

Vi um livrete em que o peso bruto passa os 2500kg, pelo que estou confiante que ela terá desconto de 60% no ISV.

O carro tem 4 anos, em vez de pagar 5 700€, será + / - 2 300€!

Data de Registo
    Nov 2017

Por Defeito

Bem, estou aqui a considerar importar o meu próximo carro e ir eu mesmo buscá-lo à Alemanha.

Já estou mais ou menos dentro do assunto porque tenho um carro importado, embora já tenha sido comprado cá em Portugal com parte da legalização feita.

De forma a tentar esquematizar a operação, agradecia a confirmação de alguém entendido dos passos abaixo, desde a escolha do carro, às matrículas PT.

1 - Escolher o carro e pagar, no stand. Comprando a pronto, é uma compra normal? Há algum requisito adicional (comprovativos profissionais / de residência, etc)?
    Pediram-me cópia do C.C. e a residência para preencher na fatura e email / telefone.

2 - Registo. Quando o compro na Alemanha, o carro passa logicamente a ser meu. No stand tratam do registo?
    Depois de pagares, preenches um documento, assinas tu e o stand. Tratei de tudo por email.

3 - Seguro para a viagem. Este é o ponto mais importante. Faço o seguro na Alemanha, ou cá? Caso faça na Alemanha, o seguro alemão é vigente só para a viagem, ou já enquanto eu andar cá em Portugal com matrícula Alemã?
    Não fui a tempo de pedir matrícula, pelo que não tenho seguro (e com o covid n sei se fazem agora ou se demora). Mas a transportadora tem, pelo que acho que não haverá "azar".
    Mas o ideal é no negócio pedires para eles te tratarem disso dentro do preço que eles pedirem pelo carro. Creio que custa uns 200€.

Quando o carro chegar, terei de chamar um reboque para o IPO e depois para o levar para casa.

4 - Burocracia cá. Pagar o ISV (quanto tempo tenho, desde que o carro pisa solo nacional?), DAV e IPO B. É necessário também o CoC, mas este documento não sei muito bem como se processa...
    O COC é tipo o livrete. Eles enviam-te, constam todos os dados do carro.
    Não sei bem qual a ordem final, na 6a o camião vai buscar o carro.

5 - Pedir matrículas e DUA

É isto? Os passos intermédios não estão ainda muito claros para mim.

P.S. A ideia é o carro nunca parar de circular em solo PT, tenha matrícula alemã ou já portuguesa.
    Se o fores buscar, conta com outros custos.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Apr 2019

Por Defeito

Obrigado Darius.

No meu caso iria buscar o carro, pela experiência e pelo passeio de regresso (a ideia era aproveitar umas férias de verão para tratar do tema).

Pelo que neste momento , o que faz maior confusão é o seguro para a viagem (e eventualmente por cá , enquanto circular com matrícula alemã )

Data de Registo
    Nov 2017

Por Defeito

Obrigado Darius.

No meu caso iria buscar o carro, pela experiência e pelo passeio de regresso (a ideia era aproveitar umas férias de verão para tratar do tema).

Pelo que neste momento , o que faz maior confusão é o seguro para a viagem (e eventualmente por cá , enquanto circular com matrícula alemã )
    Se eles emitirem a matrícula, creio que é válido por 30 dias e tem um seguro associado (creio que só contra terceiros).
    Nada como lhes perguntar (troquei emails com eles num Inglês mediano, mas entendível).

Se fores de avião buscar, fica-te mais caro, mas se queres fazer uma road trip, considera isso como lazer.

Para transportadoras, ouço em valores que oscilam entre 650€ e 1200€ + Iva.

Data de Registo
    Nov 2017

Por Defeito

A caminho.

Confirma-se. Este carro como tem peso bruto > 2 500kg, terá 60% desconto ISV.

Em vez de 5 700€, pagará menos de 3 000€.

Mas atenção, só dá para 4x2, este é o D4 e cumpre. Mas este modelo deixou de se comercializar desde início de 2018. Os novos B5 / T8 (e os antigos T8 / D5) são todos awd e saem fora das excepções.
    nto e whocarez1973 gostam disto.

Piloto de Troféu Ccorreia's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Darius Ver Post

A caminho.

Confirma-se. Este carro como tem peso bruto > 2 500kg, terá 60% desconto ISV.

Em vez de 5 700€, pagará menos de 3 000€.

Mas atenção, só dá para 4x2, este é o D4 e cumpre. Mas este modelo deixou de se comercializar desde início de 2018. Os novos B5 / T8 (e os antigos T8 / D5) são todos awd e saem fora das excepções.
    um volvo desses compensa ? eles cá custam 35-40k
    bela cor

Data de Registo
    Nov 2017

Por Defeito

O mais barato que vejo no SV é de 38 900€ com 140 000km. E é um momentum com pouco equipamento.

Este ficou abaixo dos 40k e tem 38 000km, mas mais despesas deve ir para aos 43k.
    Equivalente a este em Km´s e equipamento, cá custam perto dos 60k.
    nto e whocarez1973 gostam disto.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2013

Por Defeito

Provavelmente com um exemplo fica mais fácil.
    Exemplo de compra de viatura por 12.300€.
    Esta viatura pode ter IVA incluído "normal" - Se comprares cá, pagas o IVA na factura e deduzes ao IVA recebido das tuas vendas, se comprares lá fora pagas apenas os 10.000€. Na venda desta viatura com margem de 1.000€ tem IVA sobre a totalidade, ou seja, 11.000€ + 2.530€ IVA = 13.530€. Entregas 230€ de IVA ao estado no final do mês se a compra for em PT (pagas-te 2.300€ IVA a abater aos 2.530€ recebidos), ou os 2.530€ se compras-te lá fora e não pagas-te o IVA (excluindo eventuais deduções de IVA das outras despesas da actividade).
    A mesma viatura tem IVA da margem - O valor de compra é os 12.300 €, sendo que não deduzes IVA nenhum, pois não vem especificado no factura, basicamente para não saberes qual a margem (quer seja em PT, quer seja lá fora). Assim se quiseres ter a mesma margem de 1.000 €, o preço final será 12.300€ + 1.000€ + 230€ (IVA da margem) = 13.530 €. Entregas 230€ quer seja comprado cá ou lá fora.

O regime da margem basicamente é aplicado quando a empresa que o comprou não pode deduzir o IVA da compra e por isso, nesses casos, só tem que aplicar o IVA sobre a sua margem e não da totalidade. Acontece, por exemplo, quando a compra já é feita pelo regime da margem a outro stand, ou a um particular, etc.

Quer isto dizer que em termos de custos/lucro para quem importa (profissional do setor) é exatamente o mesmo (seja sem IVA sem Iva na margem), só são pagos os impostos em diferentes momentos do tempo?

Pedestre
    Data de Registo
    Feb 2018

Por Defeito

Bom dia a todos,

Conforme referi há uns posts atrás, iniciei atividade com o objetivo de comprar lá fora e vender cá.
    Tenho o meu primeiro negócio de compra praticamente fechado, e é com um stand alemão que é representante da BMW, o que me deixa mais seguro e além disso, faz parte da Autohaus.

Tenho apenas uma questão que gostava de ver se alguém consegue ajudar.

Ora eu como comerciante pago o preço de lá sem IVA, até aqui tudo bem.
    Acontece que o vendedor disse-me que eu inicialmente tinha de pagar o preço total, ou seja com IVA e depois de ter o carro comigo, apenas tinha de assinar um documento que eles me iriam enviar e eles devolviam-me o valor do IVA.

Alguém sabe se esta prática é normal? E quando é recebo o valor do IVA? É uma questão de dias/semanas/meses?

Obrigado desde já.

Página 198 de 198 PrimeiraPrimeira ... 188197198