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Ajuda acidente

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    Ajuda acidente

    Boas

    Tive aqui à tempos um acidente que vou passar a explicar:Eu ia numa nacional em zona de 50kmh numa longa recta.Quis virar à esquerda para dentro de uma empresa de recolha de lixo(sitio particular com acesso publico), e 20/30 metros antes liguei o pisca esquerdo e enconstei-me o mais possivel à esquerda sem pisar a linha e parei.olhei para o espelho e vinha uma mota láaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa atrás a uns 200m, de frente não vinha ninguém.No preciso momento em que arranco e ja tenho a direcção virada, a mota passa tipo projectil de raspão e leva-me o espelho(pensei eu que era só o espelho). Afinal tinha sido a chapa lateral esquerda toda,mais óptica que saltou fora,mais pára-choques.o Condutor da R6 ao bater caiu,arrastou 111m e a mota seguiu a recta(a subir ligeiramente) até bater num muro(no fim da recta) a 255m do local do embate.eu declarei no auto da PSP o que disse aqui e ele declarou que me ia a ultrapassar e eu virei para a esquerda de repente.

    Conclusão:A seguradora dele diz que tenho toda a responsabilidade pq infringi o nº 1 do artº 44 do CE.A minha ainda está em averiguações.Pelo que sei,o outro condutor infringiu o artº 27,37 e 38 do CE.Cada faixa tinha 3 metros de largura.a distancia da ponta dianteira esquerda do meu carro até à linha de berma da faixa contrária(lado da empresa) é de 2,57m.dessa mesma ponta à linha de berma da "minha faixa" são 3,48m.ou seja,a minha frente invadiu 48cm da outra faixa.O Espelho(que voou) estava precisamente em cima da linha descontínua.

    Requisito ajuda aos entendidos para que me esclareçam o seguinte:
    -Qual era a velocidade estimada da mota?
    -Ele ultrapassou a +- a 20 cm da linha descontinua,não deveria ter aumentado a distancia lateral?
    -Se me viu a fazer sinal e encostado à esquerda,não deveria ter ultrapassado pela direita?
    -A minha namorada vinha comigo e viu tudo.Ela serve de testemunha oficial?
    -Pelos meus procedimentos, fiz alguma coisa de não regulamentar?
    -Se eu fiz 1º a manobra e demonstrei a intenção de virar à esquerda, acham que me deve ser imputada alguma responsabilidade?
    -No croqui da PSP,o meu carro n apareçe tão paralelo à linha como estava.mas por outro lado tá lá uma nota a dizer que o esboço NAO é feito à escala.O que conta é o desenho e as medidas ou sao só as medidas?


    Peço desculpa pelo longo texto, mas agradeço mesmo ajuda, pois receio que as seguradoras entrem em acordo para ficar 50/50.


    Cumprimentos a todos os users

    #2
    Não sou perito, mas fdx... recorre disso e manda-os passear! Se foi como disseste, não fieste nada de errado e o gajo a outra seguradora é uma besta. Daqui a pouco n posso andar na estrada que algum gajo se espatifa contra mim e a culpa ainda é minha... ele há coisas!!!

    Só uma nota - tanto quato sei, não dá para pegar pela velocidade, em portugal...

    Mas mesmo assim, parece-me um caso sólido por si mesmo... Santo Deus, as porcarias que temos de ouvir. Mas sim, as seguradoras são uns anjinhos que só cá estão para servir o cliente no seu melhor interesse!!!

    Comentário


      #3
      se o risco era descontinuo ,a mota podia ultrapassar ,quem tem de mudar de direccao é que tem de tomar as precauçoes .digo isto pk a minha namorada teve um acidente identico mas entre carros e a culpa foi do outro que para alem de nao ter feito pisca virou sem mais nem menos . mas boa sorte nisso

      Comentário


        #4
        Isso não faz sentido nenhum.

        Se a mota vinha atrás de ti e te ultrapassou mesmo estando tu a fazer sinal, a culpa é dele.

        Não vejo grandes dúvidas...

        Comentário


          #5
          Há aí duas coisas que dizes que acho não deixarem dúvidas:

          - Pisca aberto para a esquerda
          - Encostaste o mais à esquerda para virares

          Fizeste o que está escrito no CE, quem fez asneira foi o gajo da mota, mas nisto dos acidentes em Portugal tudo é possível.

          Se a tua namorada for uma testemunha estás safo, caso contrário depende das seguradoras

          Comentário


            #6
            Bem... vou tentar não me alongar muito.

            Pelo que tenho visto é habitual a responsabilidade ser atribuida a quem muda de direcção, pois tem que ter o dever de verificar se pode virar e se não está a ser ultrapassado. Isto claro, se no local é permitido ultrapassar. - isto em termos de seguradoras.

            Pessoalmente eu não concordo com esta interpretação, fae ao exposto no artigo 37º do Ce, pois, com a interpretação das seguradoras, não sei para que casos serve este artigo.
            O dever de cuidado tanto é para ti, como para quem ultrapassa, com a agravante, que com o artigo 37º 1 ele fica obrigado a ultrpassar pela direita ou esperar.

            O problema é provar que efectivamente estavas ao eixo da via e com pisca aberto...

            Infelizmente, mesmo no recurso a outras vias, tenho visto muitos processos ficarem com 50/50.

            Comentário


              #7
              pessoal atençao q o pisca nao da prioridade

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por joao.abreu Ver Post
                pessoal atençao q o pisca nao da prioridade
                Olha lá, se ele tinha o pisca esquerdo ligado antecipadamente, a mota é obrigada a ultrapassá-lo pela direita, ou parar atrás dele caso não haja espaço para isso. O que ele não pode fazer é mudar de direcção à esquerda se já estiver a ser ultrapassado na altura em que o vai fazer, mas, pela descrição do user, o que se passou foi o oposto. Ele sinalizou antecipadamente e iniciou a manobra de mudança de direcção, tendo sido a mota quem não respeitou o CE, não ~só no que se refere às regras de ultrapassagem como também no que se refere à velocidade de circulação.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                  Olha lá, se ele tinha o pisca esquerdo ligado antecipadamente, a mota é obrigada a ultrapassá-lo pela direita, ou parar atrás dele caso não haja espaço para isso. O que ele não pode fazer é mudar de direcção à esquerda se já estiver a ser ultrapassado na altura em que o vai fazer, mas, pela descrição do user, o que se passou foi o oposto. Ele sinalizou antecipadamente e iniciou a manobra de mudança de direcção, tendo sido a mota quem não respeitou o CE, não ~só no que se refere às regras de ultrapassagem como também no que se refere à velocidade de circulação.
                  Concordo plenamente!

                  O problema é provar o que está a bold...

                  Comentário


                    #10
                    Difícil este caso. Vais-te ver lixado para provar que tiveste todos os cuidados para mudar de direcção. E isso é que vai valer para a seguradora. Prevejo um 50/50.

                    Comentário


                      #11
                      Nisto dos acidentes há muita injustiça...
                      Também já passei por um em que todos dizem que não tive culpa mas o certo é que tive que pagar, e não foi nada pouco.

                      Nessa situação, o ideal era teres umas testemunhas. A polícia esteve no local? Se esteve deveria ter anotado se havia testemunhas.

                      Se tudo o que disseste é verdade, acho quie qualquer um conclui que o culpado foi o condutor da mota. O problema é conseguires provar isso.
                      Tenta falar com as seguradoras.

                      Comentário


                        #12
                        Há já uns 13 anos houve um caso inverso com o meu pai. Ele ia a ultrapassar 2 carros e o 2º (ou seja o que ia mais à frente) resolve virar à esquerda subitamente, sem pisca, sem qualquer tipo de sinalização. As companhias decidiram-se pelo 50/50 após serem pressionadas e muito pelo meu pai, pois a decisão inicial era 100% culpa dele.

                        Infelizmente houve algumas nuances pelo meio que nos parecem ter condicionado a decisão. Quando a polícia é chamada nota-se uma certa cumplicidade entre GNR e condutor da outra viatura (viemos a saber que era o delegado de saúde do concelho), nada de teste do balão, a GNR ainda tentou atribuir-nos a culpa dizendo que era proibido ultrapassar (a sinalização vertical e horizontal contradizia esta afirmação), enfim... tentaram logo no local atribuir culpas em definitivo.

                        O mais provável é tudo terminar com 50/50, mas nada como pressionares a tua companhia de seguros (praticamente todas têm protecção jurídica e é nestes casos em que ela é mais necessária). Não baixes os braços.

                        Comentário


                          #13
                          Pergunta 1:

                          Será que o user que colocou o tópico efectuou de facto o sinal de pisca para a esquerda e se encostou com a devida antecedência ao eixo da via?

                          Pergunta 2:

                          Alguém aqui conhece a versão do outro condutor? Será que ele confirma a versão do user? Pela minha experiência, com 99% de certeza, não!

                          Nota Final: Segundo vocês, as seguradoras são do pior que pode haver e nem sequer sabem resolver sinistros com seriedade. Pelo que vejo, ainda bem que vocês não trabalham no ramo pois se o fizessem a resolução seria perfeita..........bastava ouvir um interveniente e a decisão estava tomada sem apelo nem agravo. Porreiro pá!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                            Pergunta 1:

                            Será que o user que colocou o tópico efectuou de facto o sinal de pisca para a esquerda e se encostou com a devida antecedência ao eixo da via?

                            Pergunta 2:

                            Alguém aqui conhece a versão do outro condutor? Será que ele confirma a versão do user? Pela minha experiência, com 99% de certeza, não!

                            Nota Final: Segundo vocês, as seguradoras são do pior que pode haver e nem sequer sabem resolver sinistros com seriedade. Pelo que vejo, ainda bem que vocês não trabalham no ramo pois se o fizessem a resolução seria perfeita..........bastava ouvir um interveniente e a decisão estava tomada sem apelo nem agravo. Porreiro pá!


                            Bem, estamos a presumir que a versão do user é válida e que realmente fez o pisca e encostou-se ao eixo da via...

                            (Não digo que as companhia não resolvam bem os sinistros, mas neste tipo de sinistro é recorrente este tipo de resposta, recusa porque vai virar para caminho particular - este é umas das situações que até gostava de trocar ideias... )

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Vanquish
                              Pergunta 1:

                              Será que o user que colocou o tópico efectuou de facto o sinal de pisca para a esquerda e se encostou com a devida antecedência ao eixo da via?

                              Pergunta 2:

                              Alguém aqui conhece a versão do outro condutor? Será que ele confirma a versão do user? Pela minha experiência, com 99% de certeza, não!

                              Nota Final: Segundo vocês, as seguradoras são do pior que pode haver e nem sequer sabem resolver sinistros com seriedade. Pelo que vejo, ainda bem que vocês não trabalham no ramo pois se o fizessem a resolução seria perfeita..........bastava ouvir um interveniente e a decisão estava tomada sem apelo nem agravo. Porreiro pá!

                              Bem, agradeço a todos as opiniões dadas até agora. Respondendo ao Vanquish, é óbvio que falta provar que fiz o sinal, mas tá provado que estou encostado o mais à esquerda, segundo o outro condutor, ele ia a ultrapassar e eu virei de repente à esquerda sem qualquer sinalização. É óbvio que ele não quer despesas para o lado dele e todos nós sabemos que neste país, quando a porcaria bate na ventoínha e se espalha, uns ficam e outros fogem. Mas o que é que se passa aqui? Isto é um país de cobardes e submissos. Por isso é que estou para sair daqui. Agora esqueçam as alegações de cada um e sirvam-se das provas que eu referi(distancias,medidas,etc) e usem o critério temporal. Foi ele que bateu em mim ou fui eu nele?

                              Agora eu no meu bom senso,se eu tivesse alguma culpa no acidente, para que é que eu ia perder tempo a postar aqui??Agora só vos peço que vejam este link http://www.youtube.com/watch?v=SQfOLoD6Hrw e parem nos 15 segundos e voltem a por play e vejam quanto tempo demora ele a ir dos 70kmh aos 140kmh. Melhor ainda, vejam o vídeo até ao fim e depois digam-se acham que aquilo é uma condução racional e correcta. Se calhar vão dizer-me que compram uma R6(que não tem 1 cv/kg por pouco) para fazer entregas da telepizza e andarem a cumprir limites em rectas longas...por favor...
                              Editado pela última vez por Ballaz; 25 February 2008, 16:06. Razão: esclarecimento

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ballaz Ver Post
                                Bem, agradeço a todos as opiniões dadas até agora. Respondendo ao Vanquish, é óbvio que falta provar que fiz o sinal, mas tá provado que estou encostado o mais à esquerda, segundo o outro condutor, ele ia a ultrapassar e eu virei de repente à esquerda sem qualquer sinalização. É óbvio que ele não quer despesas para o lado dele e todos nós sabemos que neste país, quando a porcaria bate na ventoínha e se espalha, uns ficam e outros fogem. Mas o que é que se passa aqui? Isto é um país de cobardes e submissos. Por isso é que estou para sair daqui. Agora esqueçam as alegações de cada um e sirvam-se das provas que eu referi(distancias,medidas,etc) e usem o critério temporal. Foi ele que bateu em mim ou fui eu nele?

                                Se calhar vão dizer-me que compram uma R6(que não tem 1 cv/kg por pouco) para fazer entregas da telepizza e andarem a cumprir limites em rectas longas...por favor...
                                Tens algum elemento concreto que comprove que ele vinha em excesso de velocidade? é que tb não é por ter um "motão" que tem que andar sempre a dar gás...
                                Podes tentar ir por aí, mas vai ser bastante mais complicado, se não votado ao insucesso...

                                Se ele diz que não sinalizaste a manobra e não o consegues provar, se for 50/50 já não é mau...
                                As medidas etc, podem apenas comprovar que ja estavas a virar, não quer dizer que ele não podia ja estar em ultrapassagem e teres cortado a via de marcha... e não se podem esquecer as versões de cada um.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Ballaz Ver Post
                                  Bem, agradeço a todos as opiniões dadas até agora. Respondendo ao Vanquish, é óbvio que falta provar que fiz o sinal, mas tá provado que estou encostado o mais à esquerda, segundo o outro condutor, ele ia a ultrapassar e eu virei de repente à esquerda sem qualquer sinalização. É óbvio que ele não quer despesas para o lado dele e todos nós sabemos que neste país, quando a porcaria bate na ventoínha e se espalha, uns ficam e outros fogem. Mas o que é que se passa aqui? Isto é um país de cobardes e submissos. Por isso é que estou para sair daqui. Agora esqueçam as alegações de cada um e sirvam-se das provas que eu referi(distancias,medidas,etc) e usem o critério temporal. Foi ele que bateu em mim ou fui eu nele?

                                  Agora eu no meu bom senso,se eu tivesse alguma culpa no acidente, para que é que eu ia perder tempo a postar aqui??Agora só vos peço que vejam este link http://www.youtube.com/watch?v=SQfOLoD6Hrw e parem nos 15 segundos e voltem a por play e vejam quanto tempo demora ele a ir dos 70kmh aos 140kmh. Melhor ainda, vejam o vídeo até ao fim e depois digam-se acham que aquilo é uma condução racional e correcta. Se calhar vão dizer-me que compram uma R6(que não tem 1 cv/kg por pouco) para fazer entregas da telepizza e andarem a cumprir limites em rectas longas...por favor...
                                  Bem quanto ás considerações em relação a Portugal e aos Portugueses, á porcaria a bater na ventoinha, aos cobardes e submissos, etc, não vou tecer comentários até porque muito honestamente não entendi onde queres chegar, mas ok.

                                  Quanto a acidentes de viação, a coisa já é diferente pois há mais de 15 anos que ando a ouvir condutores, testemunhas, etc, etc.

                                  Assim sendo, vamos aos factos provados:

                                  - Tu ias mudar de direcção á esquerda.
                                  - O motociclista executava uma manobra de ultrapassagem.
                                  - O embate ocorreu cerca de 50cm na fila de trânsito de sentido inverso.
                                  - O embate ocorreu de raspão, o que indicia que se deu no momento em que iniciavas a manobra.
                                  - Mudavas de direcção para uma propriedade privada e depreendo que no local é permitida a ultrapassagem.
                                  - A velocidade máxima permitida no local é de 90 km/h? Vamos entender que sim.


                                  Factos não provados e por ti declarados:

                                  - Fizeste sinal de pisca 20 a 30 metros antes do local.
                                  - Encostaste-te ao eixo da via.
                                  - Viste o motociclista no retrovisor a uma distância que julgas de 200 metros.
                                  - Iniciaste a manobra e foste embatido.


                                  Factos não provados e, muito provavelmente, declarados pelo motociclista (baseados muito naturalmente no pressuposto de que, seja quem for, ninguém quer ser culpado num acidente de viação):

                                  - Circulava normalmente em aproximação ao teu carro.
                                  - Quando iniciava uma manobra de ultrapassagem ao teu carro, foi surpreendido pela súbita mudança de direcção á esquerda, sem que vislumbrasse qualquer sinalização da tua parte.


                                  Perante isto, a duvida permanece no facto de ter ou não sido feito por ti sinal de pisca com a devida antecedência, sendo que ambos os condutores se viram mutuamente.

                                  Até á não muito tempo atrás, nestas circunstâncias, as seguradoras e os Tribunais decidiam normalmente pela atribuição da responsabilidade a quem muda de direcção á esquerda porquanto corta a linha de trânsito do outro veiculo, venha este em que sentido vier.

                                  Actualmente não sei como param as modas mas se o caso se resolver com base numa divisão de responsabilidade em partes iguais, já é bem bom para ti.

                                  Cumprimentos

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ballaz, mais valia não teres escrito o último post

                                    Desde quando se julgam as pessoas pelo veículo que conduzem? Ter uma R6 faz dele culpado? Porque é uma moto veloz?



                                    Não se deve julgar as pessoas pela aparência, nunca....

                                    Sendo assim, mais vale nem fazer croqui dos acidentes que envolvem automóveis e motos, porque à partida as motos são mais rápidas, e os condutores uns inconscientes, portanto são sempre culpados...

                                    É a célebre história dos "feios, porcos e maus"...

                                    Não quero dizer com isto, que és culpado, ou que não és, porque não fui testemunha do infeliz acidente...

                                    Mas detesto ver generalizações...porque uns fazem algo, todos fazem?

                                    Olha aí um vídeo de com veículos bem mais lentos que uma R6, a fazer asneira
                                    http://br.youtube.com/watch?v=eAgtRDYbCNI

                                    E tem motos no fim, a fazer asneira da grossa, que é para não generalizar...

                                    Já agora, como ficou o condutor da moto?


                                    Boa sorte com a resolução do caso

                                    Comentário


                                      #19
                                      Desculpem se estou a "fugir" um pouco ao tema em causa neste tópico, contudo gostaria de saber quais os procedimentos a ter aquando de um acidente? Tenho a carta à relativamente pouco tempo, e gostava de saber como reagir nessas situações...

                                      Obrigada e já agora um "olá" geral à malta do fórum... (meu 1º post)

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Ana_Fernandes Ver Post
                                        Desculpem se estou a "fugir" um pouco ao tema em causa neste tópico, contudo gostaria de saber quais os procedimentos a ter aquando de um acidente? Tenho a carta à relativamente pouco tempo, e gostava de saber como reagir nessas situações...

                                        Obrigada e já agora um "olá" geral à malta do fórum... (meu 1º post)
                                        1- Sinalizar devidamente o acidente, com os quatro piscas, colete e triângulo! É muito importante, para evitar mais acidentes, especialmente em vias rápidas, com pouca visibilidade ou condições climatéricas adversas.

                                        2- As pessoas que consigam, devem deslocar-se para fora da estrada.

                                        3- Caso haja feridos ou mortos, chamar o 112. Descrever com calma e precisão o local do acidente, o número e gravidade dos feridos, número e tipo de veículos envolvidos (especialmente se houver veículos de mercadorias perigosas), etc. Também devem chamar a Polícia caso o outro condutor não tenha os documentos, carta, seguro, suspeitem que ele esteja alcoolizado ou outra situação irregular.

                                        4- Obter junto dos outros condutores a sua identificação, a do proprietário do veículo e do seguro, preenchendo a declaração amigável com muito cuidado.

                                        5- Obter fotos, se for possivel fazê-lo em segurança, dos veículos (fotos gerais, não apenas detalhes das zonas deformadas), bem como do local, da via e da sinalização existente.

                                        Acho que não me estou assim a esquecer de nada, mas se tiverem coisas a acrescentar, ponham!

                                        PS: benvinda ao AHO! Lê as regras e passa um bom tempo aqui!

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                                          1- Sinalizar devidamente o acidente, com os quatro piscas, colete e triângulo! É muito importante, para evitar mais acidentes, especialmente em vias rápidas, com pouca visibilidade ou condições climatéricas adversas.

                                          2- As pessoas que consigam, devem deslocar-se para fora da estrada.

                                          3- Caso haja feridos ou mortos, chamar o 112. Descrever com calma e precisão o local do acidente, o número e gravidade dos feridos, número e tipo de veículos envolvidos (especialmente se houver veículos de mercadorias perigosas), etc. Também devem chamar a Polícia caso o outro condutor não tenha os documentos, carta, seguro, suspeitem que ele esteja alcoolizado ou outra situação irregular.

                                          4- Obter junto dos outros condutores a sua identificação, a do proprietário do veículo e do seguro, preenchendo a declaração amigável com muito cuidado.

                                          5- Obter fotos, se for possivel fazê-lo em segurança, dos veículos (fotos gerais, não apenas detalhes das zonas deformadas), bem como do local, da via e da sinalização existente.

                                          Acho que não me estou assim a esquecer de nada, mas se tiverem coisas a acrescentar, ponham!

                                          PS: benvinda ao AHO! Lê as regras e passa um bom tempo aqui!
                                          Obrigada pelas dicas

                                          Ainda não li bem as regras... obrigada pelo conselho

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                                            #22
                                            allaz, mais valia não teres escrito o último post

                                            Desde quando se julgam as pessoas pelo veículo que conduzem? Ter uma R6 faz dele culpado? Porque é uma moto veloz?



                                            Não se deve julgar as pessoas pela aparência, nunca....

                                            Sendo assim, mais vale nem fazer croqui dos acidentes que envolvem automóveis e motos, porque à partida as motos são mais rápidas, e os condutores uns inconscientes, portanto são sempre culpados...

                                            É a célebre história dos "feios, porcos e maus"...

                                            Não quero dizer com isto, que és culpado, ou que não és, porque não fui testemunha do infeliz acidente...

                                            Mas detesto ver generalizações...porque uns fazem algo, todos fazem?

                                            Olha aí um vídeo de com veículos bem mais lentos que uma R6, a fazer asneira
                                            http://br.youtube.com/watch?v=eAgtRDYbCNI

                                            E tem motos no fim, a fazer asneira da grossa, que é para não generalizar...

                                            Já agora, como ficou o condutor da moto?
                                            Antes de mais, devo dizer que concordo com a citação, e mostro respeito por todas as opiniões, nunca se deve julgar as pessoas pela aparencia, isso é um facto.Só mostrei o video para dar o exemplo que a mota pode vir atrás a 70 kmh e passar em 5 segundos(o tempo de eu fazer o pisca,abrandar,encostar,etc) para 140kmh


                                            Assim sendo, vamos aos factos provados:

                                            - Tu ias mudar de direcção á esquerda.
                                            - O motociclista executava uma manobra de ultrapassagem.
                                            - O embate ocorreu cerca de 50cm na fila de trânsito de sentido inverso.
                                            - O embate ocorreu de raspão, o que indicia que se deu no momento em que iniciavas a manobra.
                                            - Mudavas de direcção para uma propriedade privada e depreendo que no local é permitida a ultrapassagem.
                                            - A velocidade máxima permitida no local é de 90 km/h? Vamos entender que sim.
                                            Quanto a esta citação, tenho a dizer que a o limite local é de 50kmh e limite geral é 50kmh.Desde o momento o embate,o condutor caiu e arrastou 111m e a mota continuou 255m e não me parece que tenha sido equilibrada, pois se fosse equilibrada,o condutor não tinha caído e continuava em cima dela.Por favor, ninguém me tente convencer que ele circulava a 50. Mais digo que felizmente, não vinha nenhum carro de frente na altura, ou seja o condutor só rasgou as calças e teve qualquer coisa no pé, n foi nada de grave para a queda que foi.Poderia ter tido consequências mais graves para mim se eu tivesse executado a manobra mais cedo, pois a mota cortava o carro ao meio pela "minha" porta.


                                            Agora se for considerado 50/50 eu vou fazer o seguinte: vou dizer à minha seguradora que vou ter outro acidente breve. Ora vamos lá ver:Eu avisto um gajo a virar à esquerda para a garagem dele e como até preciso de pintar o meu capô vou acelerar a fundo, ultrapassar e bater mesmo em cheio nele.Assim sei sempre que não sou culpado, sim, porque o outro individuo está a virar para a esquerda para um local privado,logo é ele o culpado e não eu!!!bonito,n é?Devem estar todos a suar.Era onde eu queria chegar quando disse que quando a porcaria bate na ventoinha,alguns fogem e outros ficam,e pq?PORQUE ninguém assume responsabilidades!Isto acontece por todo o país.Eu assumia parte da responsabilidade se eu soubesse que fiz alguma coisa de não regulamentar.Agora pergunto eu:Qual é a duvida??

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                                              #23
                                              Boas Ballaz.
                                              Como descreves-tes até podes ter razão,mas a coisa pode ficar feia para o teu lado se não mexeres uns pauzinhos...É assim que funciona em Portugal.
                                              Boa sorte.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Boas Ballaz.
                                                Como descreves-tes até podes ter razão,mas a coisa pode ficar feia para o teu lado se não mexeres uns pauzinhos...É assim que funciona em Portugal.
                                                Boa sorte.
                                                Acho que tens razão, é do tipo:eu tenho que fazer a seguradora rir, para eu me rir também. Mas acredita que eu sou de ir até ao fim quando sei que tenho razão, mas a verdade é que hoje em dia é preciso ter conhecimentos em todo o lado

                                                Obrigado pela sorte

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                                                  #25
                                                  Realmente entristece-me um pouco a atitude das pessoas, neste caso, num forum.

                                                  Um user novo, vem pedir ajuda ou informações, que lhe tentam ser prestadas de acordo com a experiência, até profissional, de cada um neste tipo de situações.
                                                  No entanto, em vez de tentar "ouvir" e retirar informação útil para a resolução da situação, entende que somos nós os maus da fita, quando apenas estamos a ver o "seu lado da história".

                                                  Corroboro o que o Vanquish disse, 50/50 já não é uma má resolução...
                                                  Se conseguires provar que fizeste tudo correctamente, acho que tens razão a 100%, no entanto, tens que o provar...
                                                  Mesmo em sede judicial, é capaz de andar pelos 50%, devido à falta de prova.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Ballaz Ver Post
                                                    Boas

                                                    Tive aqui à tempos um acidente que vou passar a explicar:Eu ia numa nacional em zona de 50kmh numa longa recta.Quis virar à esquerda para dentro de uma empresa de recolha de lixo(sitio particular com acesso publico), e 20/30 metros antes liguei o pisca esquerdo e enconstei-me o mais possivel à esquerda sem pisar a linha e parei.olhei para o espelho e vinha uma mota láaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa atrás a uns 200m, de frente não vinha ninguém.No preciso momento em que arranco e ja tenho a direcção virada, a mota passa tipo projectil de raspão e leva-me o espelho(pensei eu que era só o espelho). Afinal tinha sido a chapa lateral esquerda toda,mais óptica que saltou fora,mais pára-choques.o Condutor da R6 ao bater caiu,arrastou 111m e a mota seguiu a recta(a subir ligeiramente) até bater num muro(no fim da recta) a 255m do local do embate.eu declarei no auto da PSP o que disse aqui e ele declarou que me ia a ultrapassar e eu virei para a esquerda de repente.

                                                    Conclusão:A seguradora dele diz que tenho toda a responsabilidade pq infringi o nº 1 do artº 44 do CE.A minha ainda está em averiguações.Pelo que sei,o outro condutor infringiu o artº 27,37 e 38 do CE.Cada faixa tinha 3 metros de largura.a distancia da ponta dianteira esquerda do meu carro até à linha de berma da faixa contrária(lado da empresa) é de 2,57m.dessa mesma ponta à linha de berma da "minha faixa" são 3,48m.ou seja,a minha frente invadiu 48cm da outra faixa.O Espelho(que voou) estava precisamente em cima da linha descontínua.

                                                    Requisito ajuda aos entendidos para que me esclareçam o seguinte:
                                                    -Qual era a velocidade estimada da mota?
                                                    -Ele ultrapassou a +- a 20 cm da linha descontinua,não deveria ter aumentado a distancia lateral?
                                                    -Se me viu a fazer sinal e encostado à esquerda,não deveria ter ultrapassado pela direita?
                                                    -A minha namorada vinha comigo e viu tudo.Ela serve de testemunha oficial?
                                                    -Pelos meus procedimentos, fiz alguma coisa de não regulamentar?
                                                    -Se eu fiz 1º a manobra e demonstrei a intenção de virar à esquerda, acham que me deve ser imputada alguma responsabilidade?
                                                    -No croqui da PSP,o meu carro n apareçe tão paralelo à linha como estava.mas por outro lado tá lá uma nota a dizer que o esboço NAO é feito à escala.O que conta é o desenho e as medidas ou sao só as medidas?


                                                    Peço desculpa pelo longo texto, mas agradeço mesmo ajuda, pois receio que as seguradoras entrem em acordo para ficar 50/50.


                                                    Cumprimentos a todos os users
                                                    Há um elemento nesta história que não entendo...
                                                    Se viste a mota, porque é que iniciaste a manobra?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu como motard e condutor de carros sei olhar para uma situação assim imparcialmente....

                                                      de facto é complicado!


                                                      Uma R6 e muitas outras motas, são veiculos com demasiada potência para a ingenuidade ignorante das leis ! são os olhos que preferem não ver...

                                                      bem....


                                                      quase de certeza ou mais do que com certeza que o condutor da mota vinha a bem mais que 50km/h , o permitido.....

                                                      todavia tu viste a mota!


                                                      agora, és obrigado a imaginar que ele vinha tão depressa? NÃO , ele é que vem a infringir a lei, logo ele é que tem que tomar as devidas precauções perante tal.


                                                      Eu quando ando de mota a ultrapassar carros acima dos limites legais, tenho a perfeita consciência de que eu é que tenho que ir atento porque o mais provavel é que ninguem me esteja a ver, principalmente no meio das filas.


                                                      1 pergunta: ele trazia as luzes da mota ligadas?


                                                      Por outro lado, tu para evitar isso podias ter depreendido (embora não seja obrigatório) que ele vinha a ultrapassar, que era uma mota potente logo não vinha devagar, etc!



                                                      tens a certeza que tinhas o pisca? e que o ligaste uns bons metros antes de iniciares a mudança de direcção? é porque eu com os anos de experiência que tenho a andar de mota na estrada, sei que:

                                                      -os condutores de motas são muito cautelosos em termos gerais nas ultrapassagens a carros que circulam devagar

                                                      -muitos condutores de carros não sinalizam antecipadamente a mudança de direcção, ou nem sinalizam de todo!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Há um elemento nesta história que não entendo...
                                                        Se viste a mota, porque é que iniciaste a manobra?


                                                        Respondendo a esta questão,eu pergunto:Qual foi a parte que expliquei que não se percebe?Eu disse no 1º post que vi a mota a aprox. 200m,n sei precisar,e se iniciei a manobra e pressupondo que o motociclo circulava a 70kmh(pra n dizer 50)foi pq vi que ainda tinha muito tempo e para além disso, não esperando que ele chegasse tão rápido, mesmo assim pensei que poderia
                                                        e deveria ele ter ultrapassado pela direita.

                                                        1 pergunta: ele trazia as luzes da mota ligadas?


                                                        Respondendo a esta questão:Não,não trazia e agora?

                                                        Realmente entristece-me um pouco a atitude das pessoas, neste caso, num forum.

                                                        Um user novo, vem pedir ajuda ou informações, que lhe tentam ser prestadas de acordo com a experiência, até profissional, de cada um neste tipo de situações.
                                                        No entanto, em vez de tentar "ouvir" e retirar informação útil para a resolução da situação, entende que somos nós os maus da fita, quando apenas estamos a ver o "seu lado da história".

                                                        Corroboro o que o Vanquish disse, 50/50 já não é uma má resolução...
                                                        Se conseguires provar que fizeste tudo correctamente, acho que tens razão a 100%, no entanto, tens que o provar...
                                                        Mesmo em sede judicial, é capaz de andar pelos 50%, devido à falta de prova.


                                                        Bem, peço desculpa por algo de mal que tenha dado a entender sem querer e fazer disto uma sala de debate. Mas o facto, é que, alguns estão a desconfiar das minhas declarações e como já disse, n tenho motivos para estar a mentir.A verdade é que neste país,90% das pessoas NAO faz pisca!!E tal como o condutor da R6 n tem q pagar pelos videos no youtube, eu tb n tenho que pagar pela falta de civismo do povo português que vejo todos os dias.
                                                        tens a certeza que tinhas o pisca? e que o ligaste uns bons metros antes de iniciares a mudança de direcção? é porque eu com os anos de experiência que tenho a andar de mota na estrada, sei que:

                                                        -os condutores de motas são muito cautelosos em termos gerais nas ultrapassagens a carros que circulam devagar

                                                        -muitos condutores de carros não sinalizam antecipadamente a mudança de direcção, ou nem sinalizam de todo!


                                                        Eu digo( e respondendo ao mesmo tempo à questão) isto porque a minha profissão é conduzir Categoria D(Nada de urbanos), ou seja, faz parte do meu trabalho estar atento a espelhos, ao transito, aos peões e fazer o pisca é um hábito obrigatório.No entanto, não quer dizer que, como toda a gente,eu N faça os meus erros inconscientes.Mas tb nao faria sentido eu estar aqui a postar se eu tivesse feito alguma coisa de NAO regulamentar. Para q? Já sabia que era culpado, n valia a pena dar a volta à coisa.O tópico tá a estender-se mais um pouco do que eu esperava,eu inicialmente só queria mesmo que os entendidos, neste caso, pessoas que já trabalharam ou trabalham actualmente em seguradoras me respondessem às perguntas que fiz inicialmente:
                                                        -Qual era a velocidade estimada da mota?
                                                        -Ele ultrapassou a +- a 20 cm da linha descontinua,não deveria ter aumentado a distancia lateral?
                                                        -Se me viu a fazer sinal e encostado à esquerda,não deveria ter ultrapassado pela direita?
                                                        -A minha namorada vinha comigo e viu tudo.Ela serve de testemunha oficial?
                                                        -Pelos meus procedimentos, fiz alguma coisa de não regulamentar?
                                                        -Se eu fiz 1º a manobra e demonstrei a intenção de virar à esquerda, acham que me deve ser imputada alguma responsabilidade?
                                                        -No croqui da PSP,o meu carro n apareçe tão paralelo à linha como estava.mas por outro lado tá lá uma nota a dizer que o esboço NAO é feito à escala.O que conta é o desenho e as medidas ou sao só as medidas?






                                                        Já agora, deixo aqui a observação sobre as provas:é certo que ninguém pode provar(a n ser que a minha namorada sirva de testemunha) que fiz sinal,mas tb ng pode provar que eu NAO fiz.Deixo aqui a questão:O outro condutor fez sinal?trazia as luzes acesas?Vamos supor que sim.Ele não pode provar tal coisa.Agora, vamos supor que ele NAO trazia nem luzes,nem ligou o pisca.EU nao posso provar tal coisa.Ou seja, estamos aqui num pé de igualdade,se bem que ele está em desvantagem por nao trazer as luzes ligadas, mas eu nem queria pegar por aí.






                                                        O que peço mesmo é que respondam às perguntas que fiz acima numa tentativa de me ajudarem,e sim,estou a pedir.Por respeito a todos os users, peço desculpa por algum mal-entendido e agradeço a todos a vossa colaboração.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Ballaz Ver Post

                                                          -Qual era a velocidade estimada da mota? Cabe-te a ti provar, não será possivel fazer uma estimativa concreta depois de ter ido ao chão (na minha modesta opinião).
                                                          -Ele ultrapassou a +- a 20 cm da linha descontinua,não deveria ter aumentado a distancia lateral? (numa mota seria suficiente para passar ao teu lado sem problema, atenção, poderá é indicar que não estavas assim tão ao eixo da via... so vendo o esboço).
                                                          -Se me viu a fazer sinal e encostado à esquerda,não deveria ter ultrapassado pela direita? (concordo, no entanto, se leres uns post anteriores vês que já tentaram transmitir o que as seguradoras resolvem neste tipo de casos).
                                                          -A minha namorada vinha comigo e viu tudo.Ela serve de testemunha oficial? (pode ser testemunha em tribunal, a sua credibilidade é que, como podes calcular, será reduzida)
                                                          -Pelos meus procedimentos, fiz alguma coisa de não regulamentar? (se provares que fizeste pisca e estavas ao eixo, não )
                                                          -Se eu fiz 1º a manobra e demonstrei a intenção de virar à esquerda, acham que me deve ser imputada alguma responsabilidade?
                                                          -No croqui da PSP,o meu carro n apareçe tão paralelo à linha como estava.mas por outro lado tá lá uma nota a dizer que o esboço NAO é feito à escala.O que conta é o desenho e as medidas ou sao só as medidas? (o que vale são as medidas...)


                                                          O que peço mesmo é que respondam às perguntas que fiz acima numa tentativa de me ajudarem,e sim,estou a pedir.Por respeito a todos os users, peço desculpa por algum mal-entendido e agradeço a todos a vossa colaboração.
                                                          A parte a bold é a minha modesta opinião

                                                          Pode vir a servir : www.cimasa.pt ou a tua protecção juridica.

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                                                            #30
                                                            A parte a bold é a minha modesta opinião

                                                            Pode vir a servir : www.cimasa.pt ou a tua protecção juridica.
                                                            Acho que o CIMASA é só para quando há somente danos materiais.


                                                            Obrigado Valium

                                                            Comentário

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