Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Estará o IUC a levar ao abate em massa?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Estará o IUC a levar ao abate em massa?

    A questão que vos coloco é mesmo esta: estará o IUC (Imposto Único de Circulação) a levar ao abate de viaturas em massa?

    Ainda hoje vi um Lancia Dedra com sinais de estar parado a bastante tempo, a ser transportado por um reboque para um centro de desmantelamento de automóveis autorizado.

    O curioso é que já ao final do dia vi um Toyota Starlet com motorização a gasolina, a funcionar a ser transportado para abate!
    Editado pela última vez por CJSR; 27 February 2008, 22:16.

    #2
    Já agora aproveito este tópico para colocar uma questão: Há cerca de 12 anos roubaram-me um carro. O ladrão chegou a ser julgado. Agora aparece-me o imposto (Janeiro) para pagar. Já estive nas finanças e disseram-me para ir à ex-DGV com os papeis do tribunal e os documentos do carro para dar baixa. O pior é que não sei onde param esses documentos. Terei que pagar de qualquer forma? A data limite do imposto de Janeiro não foi adiada até final de Fevereiro? Se calhar é meçhor pagar e continuar à procura dos ditos papeis, não?


    Respondendo à pergunta do tópico, acho que sim, muita gente que tinha carros parados e se calhar à espera de melhores dias para os arranjar, achou melhor manda-los para abate.

    Comentário


      #3
      Pois...é que muita gente tem carros guardados parados, mas se não pagarem imposto agora, têm de pagar depois, de todos os anos que esteve parado, no dia em que voltar à estrada...

      Esta semana meteu-me pena 1 caso de abate. Um Rover 414 de 1996 com pouco mais de 100.000km. A retoma no Stand era de 300€...

      Comentário


        #4
        Se tiver esse efeito acho muito bem.

        Aqui onde moro chega a dada hora deixa de se conseguir estacionar e vemos os lugares ocupados com "pré-sucata" que estão parados semanas a fio.

        Comentário


          #5
          Mas o IUC é apenas mais uma medida dos palhaços a quem chamam governo para fazerem dinheiro.

          A realidade é muito mais complexa, mas para estes palhaços é tudo "simplex" de resolver, quero ver como vão fazer com os stands.

          Criar mais burocracias e "ajudar" o comércio e a economia......

          Comentário


            #6
            Muito esquecem que antigamente era comum "mandar" o carro para a sucata, não para centros de abate e receber o papelinho de confirmação como agora...
            Agora digam-me lá como provam isso...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
              Muito esquecem que antigamente era comum "mandar" o carro para a sucata, não para centros de abate e receber o papelinho de confirmação como agora...
              Agora digam-me lá como provam isso...
              Essa é a minha situação... Para já, e para evitar multas, paguei 10€.

              Refere-se a um R5 de 82. Ainda por cima nunca foi meu. Era do meu irmão e só estava em meu nome para ter o seguro mais barato.

              Foi para a sucata não sei há quanto tempo.

              Aparece-me outro, um Carocha. Já não paga imposto.... mas o fdp da pessoa que comprou o carro nunca mudou o registo. E agora sei lá o contacto...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por João Nascimento Ver Post
                Essa é a minha situação... Para já, e para evitar multas, paguei 10€.

                Refere-se a um R5 de 82. Ainda por cima nunca foi meu. Era do meu irmão e só estava em meu nome para ter o seguro mais barato.

                Foi para a sucata não sei há quanto tempo.

                Aparece-me outro, um Carocha. Já não paga imposto.... mas o fdp da pessoa que comprou o carro nunca mudou o registo. E agora sei lá o contacto...
                Agora é esperar para ver se o governo muda alguma coisa, existe muita controvérsia sobre toda esta confusão (provocada por eles ), penso que eram precisas 400 assinaturas para isto ser discutido no parlamento.

                Comentário


                  #9
                  O meu pai tem neste momento duas situações pendentes:

                  A primeira uma Ford Transit que tinha sido roubada mas apareceu com matrículas falsas. A carrinha ficou apreendida à guarda da PJ para investigação pois foi utilizada em assaltos. Já lá vão 5 anos.

                  A segunda e no meu entender a mais grave, uma Opel Record (DZ-81-96) de Janeiro de 1979 que foi vendida à cerca de 20 anos. Recordo-me ainda miúdo de receber visitas da PSP por causa de multas. O veículo ainda continua registada em nome do meu pai. A carrinha teve seguro entre 1999 a 2003 na Axa Seguros (naturalmente e por questões de protecção de dados não indico a apólice e nome do segurado) e nada mais consta na base de dados da Segurnet. Lá tem o meu pai que se deslocar à IMTT dar ordem de apreensão do veículo.
                  Editado pela última vez por CJSR; 28 February 2008, 12:48.

                  Comentário


                    #10
                    Li em qq lado que o abate de veículos aumentou em 124%.

                    Há muitos carros por aí abandonados, com o incentivo na compra de novo e mesmo, para não se pagar selos de carros parados, é normal que aumente.

                    Acho bem, pois entregando para abate em principio é desmantelado em condições de segurança, até para o ambiente, que ficar a degradar-se ao ar livre numa sucata.

                    Comentário


                      #11
                      Eu era capaz de apostar que a principal função do IUC é abater carros antigos para vender carros novos...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                        Eu era capaz de apostar que a principal função do IUC é abater carros antigos para vender carros novos...
                        vais comprar um carro novo para não ter de pagar os 10 euros de imposto de circulação do carro velho? e passar a pagar prai 150 euros de imposto de circulação do carro novo, se for económico

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                          vais comprar um carro novo para não ter de pagar os 10 euros de imposto de circulação do carro velho? e passar a pagar prai 150 euros de imposto de circulação do carro novo, se for económico

                          Não, em vez de ter uma "lata" encostada para qualquer dia arranjar ou recuperar por hobby, vou desfazer-me dela. Já agora, na minha "lata" actual de baixa cilindrada com 10 anos pago qq coisa na ordem dos 35€ anuais, não 10€.

                          Comentário


                            #14
                            então se tens uma lata encostada (para arranjar ou recuperar), é sinal de que não precisas dela (tens outro carro), por isso não são os 10 ou 35 euros anuais que te vão fazer mandar a lata para a sucata e comprar um novo...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                              então se tens uma lata encostada (para arranjar ou recuperar), é sinal de que não precisas dela (tens outro carro), por isso não são os 10 ou 35 euros anuais que te vão fazer mandar a lata para a sucata e comprar um novo...
                              Fazes contas à carteira dos outros com uma leviandade impressionante.

                              Comentário


                                #16
                                se não tens dinheiro para pagar 35 euros por ano para manter um carro encostado sem ser usado, tens dinheiro para comprar um novo?

                                fazes umas contas interessantes

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                  vais comprar um carro novo para não ter de pagar os 10 euros de imposto de circulação do carro velho? e passar a pagar prai 150 euros de imposto de circulação do carro novo, se for económico
                                  CLARO....

                                  Mas esta é a grande descoberta do governo...Pela trapalhada que fazem, pelos lobies que mantêm à vista de todos, o Sócrates obrigou o Min. Finanças a fazer isto. A conversa foi assim:

                                  Já disse que faça que o pessoal alinha nisso. ALinham em tudo o resto porque não alinham nisto também???

                                  Vês a Anecra, ACAP, ACP, etc a queixarem-se? Eu não....

                                  Comentário


                                    #18
                                    Alguma vez se tinha de resolver o problema dos carros abandonados e encostados definitivamente.

                                    Há situações muito chatas mas que só existem porque os proprietários se desleixaram e deixaram arrastar as situações durante anos.

                                    As leis sempre existiram quanto ao abate e estacionamento prolongado de viaturas, só que ninguém liga.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Schhhhh... não digam nada a ninguém... mas recebe-se dinheiro ao entregar um carro para abate...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                                        Schhhhh... não digam nada a ninguém... mas recebe-se dinheiro ao entregar um carro para abate...
                                        Só na compra de um novo...

                                        Este Governo tem feito muita coisa mal, mas neste caso, não vejo bem onde...

                                        Comentário


                                          #21
                                          eu gostava muito é que arranjassem um incentivo a quem pretende abater o carro e nao pretende comprar nenhum novo, obviamente com condições diferentes das actuais para a compra de carros novos, senao haviam por ai mtos chico-experto a comprar carros por 100 ou 200€ e a abater por 1.000€.

                                          este aumento de viaturas abatidas também está directamente relacionada com as crescentes campanhas de descontos/retomas feitas pelas marcas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                            Só na compra de um novo...

                                            Este Governo tem feito muita coisa mal, mas neste caso, não vejo bem onde...
                                            Isso julgas tu! Não é muito mas dá jeito!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por 407 Coupé Ver Post
                                              eu gostava muito é que arranjassem um incentivo a quem pretende abater o carro e nao pretende comprar nenhum novo
                                              já existe. se não abateres, terás de pagar o imposto de circulação. sendo assim, abates o carro e deixas de ter de pagar

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por 407 Coupé Ver Post
                                                eu gostava muito é que arranjassem um incentivo a quem pretende abater o carro e nao pretende comprar nenhum novo, obviamente com condições diferentes das actuais para a compra de carros novos, senao haviam por ai mtos chico-experto a comprar carros por 100 ou 200€ e a abater por 1.000€.

                                                este aumento de viaturas abatidas também está directamente relacionada com as crescentes campanhas de descontos/retomas feitas pelas marcas.
                                                Se o objectivo é a renovação do parque automóvel acho que o incentivo poderia abranger carros semi-novos e usados até p. ex. 3 anos. Uma vez que não seria possível descontar o incentivo no IA haveria a possibilidade de ter uma redução ou isenção de IUC durante X anos. Ou até haver algum tipo de benefício fiscal para IRS, sei lá!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Custa-me a perceber o pouco alcance com que se vêem certas medidas.

                                                  O IUC mantem-se inalterado, a não ser a normal actualização pela inflação, para carros anteriores a Julho de 2007 (penso que é esta data)!

                                                  Quem tem um carro anterior a esta data e o usa, apenas difere a forma de pagamento, nada mais!

                                                  Quem vendeu carros há anos e não foram passados de nome, pode imputar culpas a muita gente, principalmente a si próprio, mas nunca ao estado! Se lá tivessem ido com uma declaração de venda, a conservatória do estado tinha transferido a propriedade!

                                                  Acredito que hajam casos complicados com stands de beira de estrada e comerciantes menos escrupulosos, mas há muitos e muitos casos de pessoas que vendem carros como vendem um mp3 usado. Por mim, nunca um carro meu foi vendido sem que antes me dirigisse a uma conservatória com o novo dono e fosse feita a transferência de propriedade.

                                                  Por outro lado, para aqueles que pura e simplesmente abandonaram o chaço num qualquer estacionamento ou baldio, só tenho pena que o IUC não seja de 1000€ para ver se assim aprendiam! Afinal de contas a via publica não é um caixote do lixo, muito menos quando o fazem á porta dos outros!

                                                  Alguma vez foi legal abandonar um carro ou entregá-lo a um ferro-velho sem dar baixa da matricula? Não me parece. Tal notificação era obrigatória, mas ninguém a fazia por desleixo apenas.

                                                  Pessoalmente acho que o IUC, pode ser bom ou mau e bem ou mal aplicado, mas uma coisa é indiscutível, veio contribuir e muito para a consciencialização das pessoas relativamente aos carros velhos e pôr ordem na casa de uma vez por todas, com a vantagem que o ambiente agradece.

                                                  Será que hoje há alguém que vá vender um carro sem ter a certeza de que muda de nome? Ou vai abandoná-lo num qualquer passeio publico? Ou vai entregá-lo a um ferro-velho manhoso que o planta no meio de uma floresta a poluir os solos? Não me parece!!!
                                                  Editado pela última vez por Vanquish; 28 February 2008, 11:58. Razão: Correcção de ortografia.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                                                    Isso julgas tu! Não é muito mas dá jeito!
                                                    Pelo que sei, há uns anos passou a ser só na compra de novos, acabando inclusive a distinção consoante ter mais ou menos de 15 anos.

                                                    A última vez que vi o site da Valor Car em Setembro passado, tb diziam isso...
                                                    Mas se tens outra informação, podes partilhar sff, pode interessar a alguem.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                      Custa-me a perceber o pouco alcance com que se vêem certas medidas.

                                                      ....

                                                      Será que hoje há alguém que vá vender um carro sem ter a certeza de que muda de nome? Ou vai abandoná-lo num qualquer passeio publico? Ou vai entregá-lo a um ferro-velho manhoso que o planta no meio de uma floresta a poluir os solos? Não me parece!!!


                                                      Concordo com a totalidade do texto, apenas por poupança de espaço o coloquei mais curto.

                                                      Este país não há-de avançar, seja com este Governo ou com outro qualquer, enquanto se critique só por criticar, só porque dizer mal do Governo é porreiro.
                                                      O Governo não tem culpa que as pessoas não controlem as vendas/compras, o abandono em qualquer lugar, ou estarem simplesmente parados na via pública sem selo.

                                                      Já o disse noutro tópico, desde 2005 que a obrigação de comunicar a venda tb pertence ao vendedor, por isso é um falso argumento o do vendedor não registar (pelo menos com desde 2005).
                                                      Anterior a esta data são situações mais sensiveis e complicadas de resolver é um facto.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                        Pelo que sei, há uns anos passou a ser só na compra de novos, acabando inclusive a distinção consoante ter mais ou menos de 15 anos.

                                                        A última vez que vi o site da Valor Car em Setembro passado, tb diziam isso...
                                                        Mas se tens outra informação, podes partilhar sff, pode interessar a alguem.
                                                        Não me estou a referir ao valor do incentivo ao abate do estado (entre 10 a 15 anos 1000€ + IVA e mais de 15 anos 1250€ + IVA). estou a referir-me ao valor que o centro de desmantelamento te paga pelo simples facto de lá deixares um carro para abate. Julgo que varia entre os 75 e os 100€.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por CJSR Ver Post
                                                          ...uma Ford Transit que tinha sido roubada mas apareceu com matrículas falsas. A carrinha ficou apreendida à guarda da PJ para investigação pois foi utilizada em assaltos. Já lá vão 5 anos.
                                                          A juíza do tribunal deu ordem para abater a carrinha e nenhuma comunicação para as partes interessadas do processo

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                                                            Não me estou a referir ao valor do incentivo ao abate do estado (entre 10 a 15 anos 1000€ + IVA e mais de 15 anos 1250€ + IVA). estou a referir-me ao valor que o centro de desmantelamento te paga pelo simples facto de lá deixares um carro para abate. Julgo que varia entre os 75 e os 100€.
                                                            Ok!

                                                            Penso que já nem exista essa diferenciação no valor consoante a idade...

                                                            1250€ + IVA? Tenho ideia que é antes ao valor do novo veiculo é retirado 1250€, sendo que há uma poupança no valor do IVA, pois em vez de calculado sobre 10000 € é sobre 7750€.

                                                            Vai acabar por dar mais ou menos no mesmo

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X