Anúncio

Collapse
No announcement yet.

??? Estacionar em lugares especiais (deficiente, grávidas, etc.)???

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    ??? Estacionar em lugares especiais (deficiente, grávidas, etc.)???

    A minha mulher foi recentemente operada a um pé, tendo que andar com gesso durante 3 meses.

    Para se deslocar tem que ser de muletas, e como não está habituada, tem muita dificuldade em andar grandes distâncias de uma vez.

    No outro dia, fomos a um centro comercial e fiquei na dúvida se estacionava ou não nos lugares especiais, uma vez que (naturalmente) eram os mais perto das portas. Acabei por deixar lá a minha mulher e fui meter o carro noutro sítio. No fundo acaba por ser chato na mesma, pois ela fica sozinha e de pé à minha espera.

    Pergunto: nesta situação, posso estacionar nestes lugares? É que não tenho dístico nem nada do género? Que devo/posso fazer?
    Editado pela última vez por BPacheco; 02 March 2008, 20:28.

    #2
    Acho que fizeste o melhor, apesar da minha mulher estar grávida deixo-a junta às portas e vou estacionar, porque acho que esses lugares devem estar vagos para alguém que precise mais do que eu....

    Comentário


      #3
      não podes estacionar nesses lugares.
      para as grávidas, só podem lá estacionar se forem elas a conduzir.

      Comentário


        #4
        Creio que nos lugares para deficientes tenhas que ter o distico...

        Comentário


          #5
          Há alguma lei específica para isto?

          É que, confesso, custa-me deixar a minha mulher, sozinha, de pé, à minha espera, enquanto vou pôr o carro noutro sítio.

          E mais me custa fazê-la andar 200 ou 300 metros, sem necessidade, na situação em que está.

          Comentário


            #6
            Nos locais destinados aos deficientes só pode estacionar quem tiver distico (os condutores portadores de deficiencia).


            Esse distico só tem de estar visivel enquanto o veiculo está nesses locais.


            Quem não tiver é multado

            Comentário


              #7
              Só quem é portador do dístico é que pode estacionar nos sítios dos deficientes.
              Como tenho um problema, costumo estacionar nesses locais, mas no outro fui multado porque não tinha o dístico visível.
              Ia com pressa e esqueci-me de colocar. Fui multado.

              Comentário


                #8
                Podes estacionar a vontade pq não acontece nd.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Carlos_A Ver Post
                  Podes estacionar a vontade pq não acontece nd.
                  essa reposta pareceu-me muito linear... não acontece nada mas por uma questão de civismo não se deve parar. apesar de ter a esposa "lesionada", não é caso para parar num lugar destinado a deficientes que podem ter muito mais dificuldade em se deslocarem. todos os shoppings do grupo sonae estão a adoptar o novo sistema de parqueamento em que temos umas luzes no tecto a indicar se o lugar está vago ou não, facilitando imenso a procura de lugar.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Carlos_A Ver Post
                    Podes estacionar a vontade pq não acontece nd.
                    O típico português, à espera que a execução das leis se sobreponha ao bom senso. Este país já não perdeu todo o bom senso que havia, agora só há simpatias no Verão, para os turistas

                    Comentário


                      #11
                      Parece-me que há quem esteja a confundir os lugares reservados a deficientes, existentes na via pública e que são abrangidos pelo Código da Estrada com os lugares reservados a deficientes/grávidas/pessoas de mobilidade reduzida existentes em parques de estacionamento privativos.

                      Atenção que com isto não estou a concordar com o uso indevido desses lugares, mas ninguém vai ser multado num parque da Sonae por estar estacionado num lugar reservado. Cá fora isso já pode acontecer.

                      Aliás, uma grávida pode e deve estacionar num desses lugares reservados num parque de estacionamento privativo enquanto que na via pública também ela será multada se utilizar um lugar reservado a deficiente.

                      Quanto ao autor do tópico, na minha opinião agiste bem. Se fosse a tua esposa a conduzir aí já lhe dizia para ela usar os lugares reservados.

                      Comentário


                        #12
                        eu vejo muitos deficientes a estacionar nesses lugares ,mas sao defecientes da cabeça porque deficiencia fisica nao tem ,e tambem ja vi homens gravidos a estacionar la

                        Comentário


                          #13
                          Geralmente nos parques das grandes superficies costumam haver locais com o distico p/ deficientes pintado no chão e outros para grávidas...

                          Comentário


                            #14
                            simpelsmente estes lugares sao APENAS para portadores de distico de deficiente,independentemente da causa da deficiencia...
                            desde que tenham distico e documentacao comprovativa em como o distico e "legal" e nao colocado deliberadamente...

                            estacionares la e considerado proibido...
                            excepto para os "pin-heads" que acham que podem estacionar em qualquer lado

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por bpacheco Ver Post
                              Há alguma lei específica para isto?

                              É que, confesso, custa-me deixar a minha mulher, sozinha, de pé, à minha espera, enquanto vou pôr o carro noutro sítio.

                              E mais me custa fazê-la andar 200 ou 300 metros, sem necessidade, na situação em que está.
                              é pá.... ela podia sempre ir andando e sentar-se no primeiro banco que visse. O que não falta são bancos nos shopings. não era preciso esperar em pé.

                              depois por outro lado, sem querer ser mauzinho, portanto espero que não leves a mal. Se lhe custa andar porque raio foste ao shoping com ela. não me parece que 200 ou 300 metros seja muito considerando o que ela irá andar a pé no shoping.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por psantos Ver Post
                                é pá.... ela podia sempre ir andando e sentar-se no primeiro banco que visse. O que não falta são bancos nos shopings. não era preciso esperar em pé.

                                depois por outro lado, sem querer ser mauzinho, portanto espero que não leves a mal. Se lhe custa andar porque raio foste ao shoping com ela. não me parece que 200 ou 300 metros seja muito considerando o que ela irá andar a pé no shoping.

                                Também me fez confusão..

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                                  essa reposta pareceu-me muito linear... não acontece nada mas por uma questão de civismo não se deve parar. apesar de ter a esposa "lesionada", não é caso para parar num lugar destinado a deficientes que podem ter muito mais dificuldade em se deslocarem. todos os shoppings do grupo sonae estão a adoptar o novo sistema de parqueamento em que temos umas luzes no tecto a indicar se o lugar está vago ou não, facilitando imenso a procura de lugar.
                                  Eu não queria dizer q estava a favor, mas já viste alguém a ser multado por ter estacionado nos lugares destinados a deficiente nos centros comerciais?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post

                                    Quanto ao autor do tópico, na minha opinião agiste bem. Se fosse a tua esposa a conduzir aí já lhe dizia para ela usar os lugares reservados.
                                    O problema é que ela não pode conduzir, apenas ser conduzida. Pelo menos nos próximos 3 meses.
                                    Editado pela última vez por BPacheco; 03 March 2008, 14:08.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por psantos Ver Post
                                      é pá.... ela podia sempre ir andando e sentar-se no primeiro banco que visse. O que não falta são bancos nos shopings. não era preciso esperar em pé.

                                      depois por outro lado, sem querer ser mauzinho, portanto espero que não leves a mal. Se lhe custa andar porque raio foste ao shoping com ela. não me parece que 200 ou 300 metros seja muito considerando o que ela irá andar a pé no shoping.
                                      Não tem problema, é óbvio que o que estás a dizer passou pela cabeça de toda a gente, como naturalmente passou pela nossa antes de lá irmos.

                                      E nós não fomos "ao Shopping". Fomos a uma loja que, por acaso, está dentro de um shopping Percebes a subtileza da diferença?

                                      Todavia, ela acabou por lá ir por dois factores:
                                      1.º - porque era uma situação que necessitava mesmo da presença física dela;
                                      2.º - para "espairecer" um pouco, pois há 2 semanas que não sai de casa, juntando-se assim o útil ao agradável.

                                      Quanto à situação de andar muito tempo seguido, como já disse, pensámos nisso com antecedência, e o que pensámos e fizemos, foi ela sentar-se nos bancos que lá há sempre que estivesse mais cansada.

                                      O pior percurso foi exactamente da garagem até ao shopping per si, pois foi a maior distância que ela teve que percorrer, sem ter onde se sentar.

                                      Mas pronto, isto foi uma situação pontual. Não vamos estar a repetir isto muitas vezes, apenas fiquei curioso sobre a possibilidade de estacionar o carro num desses lugares, legitimamente.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por corolla ke20 Ver Post
                                        Nos locais destinados aos deficientes só pode estacionar quem tiver distico (os condutores portadores de deficiencia).


                                        Esse distico só tem de estar visivel enquanto o veiculo está nesses locais.


                                        Quem não tiver é multado
                                        Errado.

                                        Desde que exista um deficiente e o respectivo dístico, pode-se estacionar em qualquer lugar para deficiente, seja onde for.

                                        bpacheco,

                                        No teu caso, eu estacionaria nos lugares destinados a grávidas e pessoas de mobilidade reduzida.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                          Errado.

                                          Desde que exista um deficiente e o respectivo dístico, pode-se estacionar em qualquer lugar para deficiente, seja onde for.

                                          bpacheco,

                                          No teu caso, eu estacionaria nos lugares destinados a grávidas e pessoas de mobilidade reduzida.
                                          Bem me parecia que há uns lugares para "deficientes" e outros diferentes para "grávidas e pessoas de mobilidade reduzida" e, francamente, acho que tenho "legitimidade" para estacionar nestes últimos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por bpacheco Ver Post
                                            Não tem problema, é óbvio que o que estás a dizer passou pela cabeça de toda a gente, como naturalmente passou pela nossa antes de lá irmos.

                                            E nós não fomos "ao Shopping". Fomos a uma loja que, por acaso, está dentro de um shopping Percebes a subtileza da diferença?

                                            Todavia, ela acabou por lá ir por dois factores:
                                            1.º - porque era uma situação que necessitava mesmo da presença física dela;
                                            2.º - para "espairecer" um pouco, pois há 2 semanas que não sai de casa, juntando-se assim o útil ao agradável.

                                            Quanto à situação de andar muito tempo seguido, como já disse, pensámos nisso com antecedência, e o que pensámos e fizemos, foi ela sentar-se nos bancos que lá há sempre que estivesse mais cansada.

                                            O pior percurso foi exactamente da garagem até ao shopping per si, pois foi a maior distância que ela teve que percorrer, sem ter onde se sentar.

                                            Mas pronto, isto foi uma situação pontual. Não vamos estar a repetir isto muitas vezes, apenas fiquei curioso sobre a possibilidade de estacionar o carro num desses lugares, legitimamente.

                                            há shoppings com acesso gratuito a cadeiras de rodas para estes casos... ex: Almada forum, Colombo, Cascais shopping...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Da última vez que vi uma "tia" chegar sozinha ao shopping e estacionar o Clk a ocupar em diagonal dois lugares de deficientes, passei por ela em sentido contrário e quando íamos lado a lado soprei-lhe audivelmente a categoria a que tinha acabado de se vincular. Fervem-me os humores quando vejo coisas assim...

                                              Quanto ao tópico acho que é legítimo estacionar nos lugares de grávida/mob reduzida. Toda a gente vê o problema.

                                              Comentário


                                                #24
                                                No forum almada, se n tou em erro, os lugares para gravidas, deficientes e pessoas de mob reduzida, são os mesmos. Não vejo qq problema de se estacionar la, seja condutor ou passajeiro que enquadre num daqueles tipos. Caso so fosse permitido ao condutor, isso n faria sentido. A dificuldade de entrar/sair pro carro é a mesma, tanto pra um condutor como pra um passajeiro que tenha essas dificuldades.

                                                Outra coisa, afinal, dentro dos parques de centros comerciais não se aplica as mesmas regras de condução?? Ou seja, se existe esses lugares so poderá usufruir dos mesmos quem estiver habilitado para tal, certo??

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Acho um pouco estranho q dentro dos parques de estacionamento das superficies comerciais q as autoridades n possam agir.

                                                  E se acontecer um acidente lá ? Veículo Vs Veículo ? Tb n podem ?
                                                  E como é que as grávidas provam q estão realmente grávidas ?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Os lugares para grávidas só podem ser usados apenas quando a grávida é a condutora da viatura? Se ela for no carro mas não a conduzir, não poderá usar o lugar?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por RS line Ver Post
                                                      Acho um pouco estranho q dentro dos parques de estacionamento das superficies comerciais q as autoridades n possam agir.

                                                      E se acontecer um acidente lá ? Veículo Vs Veículo ? Tb n podem ?
                                                      E como é que as grávidas provam q estão realmente grávidas ?
                                                      Existe um problema dentro dos parques de estacionamento dos centros comerciais que é o de não cumprirem com o que está previsto na lei, ou seja, os espaços que estão marcados no pavimento não estão previstos no dec.reg. 22-A/98, alterado pelo dec.reg. 41/2002. Legalmente os locais destinados para deficientes tem de estar sinalizados com o sinal de informação H1a( sinal de parque), reforçado pelo painel adiccional modelo 11d( figura da cadeira de rodas). Por isto face à actual legislação ninguem comete qualquer infracção se ali estacionar, por estar o espaço mal sinalizado.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Em relação aos acidentes as autoridades podem participar uma vez que esses locais são considerados extensão da via pública.

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X