Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Transporte de crianças em Smart Fortwo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Transporte de crianças em Smart Fortwo

    Vi hoje um Smart Fortwo com uma cadeira de criança (não é um coque, uma cadeirinha mesmo, para crianças maiores de 12 meses) no banco do pendura e fiquei a matutar no assunto.

    Já fui ver o artº 55º do código da estrada - relativo ao transporte de crianças - e parece-me omisso em relação ao assunto.

    Pessoalmente não me choca o transporte naquelas condições, desde que a cadeira permita a utilização do cinto do carro.
    Com o airbag e os sistemas de retenção do carro a funcionar, não sei se não será mais seguro que uma cadeira com aqueles cintos manhosos incorporados instalada no banco de trás.
    É que a capacidade de retenção destes cintos das cadeiras não me parece seguro - as crianças livram-se deles num ápice, enquanto que o cinto do carro não permite.

    A minha questão é: será legal transportar a criança no lugar do pendura?

    #2
    tem de estar virados de costas e o airbag desactivado

    tambem se aplica nos comerciais

    Comentário


      #3
      Em carros de apenas 2 lugares sim. Com lugares traseiros nao, a excepcao da primeira classe de cadeirinhas, aquelas viradas para trás.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Godas Ver Post
        Em carros de apenas 2 lugares sim. Com lugares traseiros nao, a excepcao da primeira classe de cadeirinhas, aquelas viradas para trás.
        Pois, foi essa a minha interpretação do código da estrada.

        Entretanto googlei o assunto e apareceu-me isto:
        http://www.otima.pt/acessorios/fortwo/seguranca.aspx

        Nunca tinha pensado nessa possibilidade...o que me deixa a pensar.

        Comentário


          #5
          aqui no meu livro de código (é o que dá ter tirado a carta à pouco tempo) só falam do banco estar virado para a retaguarda, no caso de serem crianças com idade igual ou inferior a 3 anos, no resto não falam na disposição da cadeirinha, portanto suponho que seja perfeitamente legal fazer isso.

          Comentário


            #6
            Em caros sem lugares traseiros (comerciais, desportivos e smarts for 2) é, desde que com os adequados meios de retenção.

            Tenho essa legislação impressa.

            Comentário


              #7
              Pois, sempre tirei o fortwo do baralho por este motivo.

              Ando à procura de um citadino e até agora o Fiat 500 e o Mazda 2 eram os fortes candidatos. Procuro um modelo "fresco" e barato e estes dois estão tão frescos, que até têm lista de espera.

              Mas com esta nova variável, as coisas podem mudar de figura...sempre apreciei o fortwo e na verdade, nos outros o banco de trás só serviria mesmo para a cadeirinha.
              Para além disso, fico sempre com a noção que os portões traseiros estão muito próximos do banco, factor que neste Smart não é tão notório.
              Para além disso, e curiosamente, tenho maior sensação de segurança num Smart que em qualquer dos outros.

              Pelos vistos a MB até tem cadeirinhas especificas para o carro, o que facilita bastante a questão.
              Tenho que ir à loja dos tupperwares...

              Comentário


                #8
                Em carros comerciais e/ou de 2 lugares a criança pode sempre viajar no banco da frente desde que o airbag esteja desactivo (apenas no caso em que a cadeira está virada para a rectaguarda) e desde que viaje "acondicionada" numa cadeira adequada à idade.

                Comentário


                  #9
                  Boas

                  Segundo o Dec-Lei 44/2005(que penso que em relação à questão colocada seja a ultima actualização)

                  .......


                  Artigo 55.º

                  Transporte de crianças em automóvel

                  1—As crianças com menos de 12 anos de idade e menos de 150 cm de altura, transportadas em automóveis equipados com cintos de segurança, devem ser seguras por sistema de retenção homologado e adaptado ao seu tamanho e peso.

                  2—O transporte das crianças referidas no número anterior deve ser efectuado no banco da retaguarda, salvo nas seguintes situações:

                  a) Se a criança tiver idade inferior a 3 anos e o transporte se fizer utilizando sistema de retenção virado para a retaguarda, não podendo,
                  neste caso, estar activada a almofada de ar frontal no lugar do assageiro;
                  b) Se a criança tiver idade igual ou superior a 3 anos e o automóvel não dispuser de cintos de segurança no banco da retaguarda, ou não dispuser deste banco.

                  3—Nos automóveis que não estejam equipados com cintos de segurança é proibido o transporte de crianças de idade inferior a 3 anos.

                  4—Nos automóveis destinados ao transporte público de passageiros podem ser transportadas crianças sem observância do disposto nos números anteriores, desde que não o sejam nos bancos da frente.

                  5—Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de E 120 a E 600 por cada criança transportada indevidamente.
                  .........

                  Portanto parece legal....

                  Abraços


                  Editado pela última vez por Vinheiras; 30 March 2008, 00:05.

                  Comentário


                    #10
                    É isso mesmo.
                    Agrada-me bastante a ideia de um fortwo. Não só pelas dimensões, como tem o melhor valor de retoma do segmento.
                    Falta a aprovação feminina, que só depende do dogma da cadeirinha no banco de trás - foi a primeira ideia, imediatamente posta de parte por esse factor.

                    Comentário


                      #11
                      Confirma é se no ForTwo é possível desligar o airbag do passageiro uma vez que se o carro não tiver um dispositivo de origem para o fazer é proibido seres tu ou a marca a fazê-lo.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Vinheiras Ver Post
                        Boas

                        Segundo o Dec-Lei 44/2005(que penso que em relação à questão colocada seja a ultima actualização)

                        .......


                        Artigo 55.º

                        Transporte de crianças em automóvel

                        1—As crianças com menos de 12 anos de idade e menos de 150 cm de altura, transportadas em automóveis equipados com cintos de segurança, devem ser seguras por sistema de retenção homologado e adaptado ao seu tamanho e peso.

                        2—O transporte das crianças referidas no número anterior deve ser efectuado no banco da retaguarda, salvo nas seguintes situações:

                        a) Se a criança tiver idade inferior a 3 anos e o transporte se fizer utilizando sistema de retenção virado para a retaguarda, não podendo,
                        neste caso, estar activada a almofada de ar frontal no lugar do assageiro;
                        b) Se a criança tiver idade igual ou superior a 3 anos e o automóvel não dispuser de cintos de segurança no banco da retaguarda, ou não dispuser deste banco.

                        3—Nos automóveis que não estejam equipados com cintos de segurança é proibido o transporte de crianças de idade inferior a 3 anos.

                        4—Nos automóveis destinados ao transporte público de passageiros podem ser transportadas crianças sem observância do disposto nos números anteriores, desde que não o sejam nos bancos da frente.

                        5—Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de E 120 a E 600 por cada criança transportada indevidamente.
                        .........

                        Portanto parece legal....

                        Abraços


                        Está tudo correcto.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                          Confirma é se no ForTwo é possível desligar o airbag do passageiro uma vez que se o carro não tiver um dispositivo de origem para o fazer é proibido seres tu ou a marca a fazê-lo.
                          Julgo que só é obrigatório desligar o airbag no caso de ser um coque (uma alcofa xpto, para crianças com menos de 12 meses).

                          2—O transporte das crianças referidas no número anterior deve ser efectuado no banco da retaguarda, salvo nas seguintes situações:

                          a) Se a criança tiver idade inferior a 3 anos e o transporte se fizer utilizando sistema de retenção virado para a retaguarda, não podendo, neste caso, estar activada a almofada de ar frontal no lugar do passageiro;
                          b) Se a criança tiver idade igual ou superior a 3 anos e o automóvel não dispuser de cintos de segurança no banco da retaguarda, ou não dispuser deste banco.


                          A cadeirinha que utilizo é semelhante a esta:




                          Por isso, nem preciso fazer nada, é só instalar!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Vorsprung durch Technik Ver Post
                            Julgo que só é obrigatório desligar o airbag no caso de ser um coque (uma alcofa xpto, para crianças com menos de 12 meses).

                            2—O transporte das crianças referidas no número anterior deve ser efectuado no banco da retaguarda, salvo nas seguintes situações:

                            a) Se a criança tiver idade inferior a 3 anos e o transporte se fizer utilizando sistema de retenção virado para a retaguarda, não podendo, neste caso, estar activada a almofada de ar frontal no lugar do passageiro;
                            b) Se a criança tiver idade igual ou superior a 3 anos e o automóvel não dispuser de cintos de segurança no banco da retaguarda, ou não dispuser deste banco.

                            A cadeirinha que utilizo é semelhante a esta:




                            Por isso, nem preciso fazer nada, é só instalar!
                            Nem mais!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por miguel santos Ver Post
                              tem de estar virados de costas e o airbag desactivado

                              tambem se aplica nos comerciais
                              Tu queres meter um puto de 12 anos de costas no lugar do pendura? Cabe?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Akh608 Ver Post
                                Tu queres meter um puto de 12 anos de costas no lugar do pendura? Cabe?
                                Essa regra só é válida para crianças menores que 12 meses, transportadas numa coisa destas:

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                  Em caros sem lugares traseiros (comerciais, desportivos e smarts for 2) é, desde que com os adequados meios de retenção.

                                  Tenho essa legislação impressa.
                                  Nunca se sabe quando pode dar jeito!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Sendo assim, não há lógica de nos restantes carros não se poder transportar à frente.

                                    Ou será que Smart's e comerciais são mais seguros

                                    Comentário


                                      #19
                                      EU já vi uma Srª num fortwo a transportar uma criança numa cadeira e na mala outra criança simultaneamente

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não posso garantir, mas julgo que os F2 têm um airbag que não dá para desligar.
                                        Acontece-me o mesmo no meu clio comercial. Acho que assim, torna-se ilegal transportar uma criança, estou correcto??

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por 100do Ver Post
                                          Não posso garantir, mas julgo que os F2 têm um airbag que não dá para desligar.
                                          Acontece-me o mesmo no meu clio comercial. Acho que assim, torna-se ilegal transportar uma criança, estou correcto??
                                          Se a criança não for transportada no ovo, é legal.
                                          Editado pela última vez por MrsX; 02 April 2008, 13:41.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                                            Sendo assim, não há lógica de nos restantes carros não se poder transportar à frente.

                                            Ou será que Smart's e comerciais são mais seguros
                                            Vocês devem ler os tópicos na diagonal...

                                            A lei diz que o transporte das crianças deve ser efectuado no banco da retaguarda, salvo se a criança tiver:
                                            - idade inferior a 3 anos e o transporte se fizer utilizando sistema de retenção virado para a retaguarda, não podendo, neste caso, estar activado o airbag no lugar do passageiro;
                                            - idade igual ou superior a 3 anos e o automóvel não dispuser de cintos segurança no banco da retaguarda ou não possua banco na retaguarda.

                                            ou seja:

                                            Se tens um carro com mais de 2 lugares:
                                            Criança com menos de 3 anos: deverá ir atrás mas pode ir também à frente desde que virada para a rectaguarda e com airbag desligado.
                                            Criança com mais de 3 anos: Só pode ir à frente se não houver cintos atrás

                                            Carros com 2 lugares:
                                            Obviamente que só pode ir à frente. Com menos de 3 anos em cadeirinha virada à rectaguarda e com airbag desactivado.
                                            Editado pela última vez por MrsX; 02 April 2008, 13:49.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                                              Se a criança não for transportada no ovo, é legal.
                                              O que significa que durante os primeiros 3 anos é ilegal...
                                              Estamos a pensar ter um filho (a), o que me leva a crer que vou ter que trocar o clio

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por 100do Ver Post
                                                O que significa que durante os primeiros 3 anos é ilegal...
                                                Estamos a pensar ter um filho (a), o que me leva a crer que vou ter que trocar o clio

                                                Há clios comerciais em que não dá para desligar o airbag (por exemplo no meu!!)... nesse caso só poderei transportar lá crianças com mais de 3 anos.

                                                Sempre que seja possível desactivar o airbag é legal.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Então estás na mesma situação que eu...
                                                  Por acaso nunca perguntaste na Renault se há alguma forma de o desligar??
                                                  A mim preocupa-me mais a segurança do que as multas. No caso de ter um filho quase nunca será necessário andar com ele no comercial e custa-me muito trocar de carro por causa disso.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por 100do Ver Post
                                                    Então estás na mesma situação que eu...
                                                    Por acaso nunca perguntaste na Renault se há alguma forma de o desligar??
                                                    A mim preocupa-me mais a segurança do que as multas. No caso de ter um filho quase nunca será necessário andar com ele no comercial e custa-me muito trocar de carro por causa disso.
                                                    Estou. Mas como em princípio mando o Clio às urtigas no final deste ano não estou muito preocupada.

                                                    No Clio II tenho a ideia de haver um botão na porta do pendura onde se podia desligar o airbag. No Storia (que é o meu caso) tem lá uma tampinha, mas botão nem vê-lo.

                                                    Se não houver um dispositivo no carro que permita desligar o airbag nem a marca nem tu o podem fazer. Quer dizer... poder podem, mas é ilegal, e sendo ilegal as marcas normalmente recusam-se a fazê-lo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                                                      Estou. Mas como em princípio mando o Clio às urtigas no final deste ano não estou muito preocupada.

                                                      No Clio II tenho a ideia de haver um botão na porta do pendura onde se podia desligar o airbag. No Storia (que é o meu caso) tem lá uma tampinha, mas botão nem vê-lo.

                                                      Se não houver um dispositivo no carro que permita desligar o airbag nem a marca nem tu o podem fazer. Quer dizer... poder podem, mas é ilegal, e sendo ilegal as marcas normalmente recusam-se a fazê-lo.
                                                      Confirmo, é com a chave do carro que se roda para poder ligar ou desligar o airbag do pendura...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por dcifumarolas Ver Post
                                                        Confirmo, é com a chave do carro que se roda para poder ligar ou desligar o airbag do pendura...
                                                        Isso é só nos últimos clios II, talvez a partir de 2000. Os de 99 eos comerciais storia não tinham esse sistema, infelizmente.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O Storia mesmo sendo o ultimo a sair ... curiosamente nao traz esse sistema de desligar o Airbag ... mas qualquer outro clio II fase 2 comercial trazem um sistema para desligar o aibag com a propria chave do carro na porta do pendura.
                                                          Deve ter sido para poupar uns €€ ..

                                                          De qualquer modo deve haver um fusivel para o desligar ... o pior é se desliga mais coisas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Fresh_Fruit Ver Post
                                                            O Storia mesmo sendo o ultimo a sair ... curiosamente nao traz esse sistema de desligar o Airbag ... mas qualquer outro clio II fase 2 comercial trazem um sistema para desligar o aibag com a propria chave do carro na porta do pendura.
                                                            Deve ter sido para poupar uns €€ ..

                                                            De qualquer modo deve haver um fusivel para o desligar ... o pior é se desliga mais coisas.
                                                            Pois, além de que, é ilegal (dá multa) e segundo me constou, se tens um acidente e o airbag não dispara e por isso houver feridos, se na peritagem se verificar que o airbag estava desligado a companhia de seguros não assume os danos.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X