Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Multa por excesso de velocidade

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Multa por excesso de velocidade

    Boas. Vinha eu de Peniche a experimentar um fantástico novo caminho, quando sou mandado parar à saída de uma curva sem visibilidade (muito perigoso mesmo, mandar parar daquela forma).

    Sem grandes conversadas, passei a 84 numa localidade, tinham o radar a activar aos 75. O que conta é o limite, 50 da localidade + 30 = 80, logo foi muito grave. Se tinha sido 80 ou menos era leve!

    Tirei a carta há 2 anos, ainda é provisória, mas segundo me lembro, para perder a carta e fazer novo exame eram precisas 2 graves ou 1 mt grave nesse espaço de 3 anos. O GNR disse que não, que 1 grave chega para cassação, se bem que neste momento não tão a aplicar isso no caso de multas de velocidade. Disse que há coisas mais gravosas, e tem razao.

    Entre pagar ou depositar, acabei por pagar. Pois não vou reclamar nada, afinal não tenho razão né?

    O mais engraçado foi a abordagem deles. Nem pediram documentos da viatura, nem viram nada do carro. Podia tar drogado, alcoolizado e transportar o cadáver da Maddie na mala, nada interessava.

    Eles tavam numa sharan, 2 no banco de trás com o portátil no tabuleiro do banco. O carro radar comunica por rádio e vai dizendo, matrícula tal, velocidade tal. Encosta uma Xsara azul, também a 80 e tal. E comunica o guarda:
    "stand-by, stand-by", porque já estavam ocupados comigo e com o outro sujeito né. E entretanto passa uma carrinha sem ser mandada parar. Pura sorte.
    De repente o outro diz "este tem mesmo que ser, Renault cinza 119". Encosta à box, lol.

    Conclusão, é pura caça à multa, em vez de andarem a circular no IC2, pouco mais à frente, estrada de imensos acidentes, convém mais andar a sacar o dinheiro aos condutores. A estrada não tem trânsito, não há vivalma na estrada, durante todo o caminho desde o Cercal é difícil distinguir de localidade para nacional.

    Agora tenho de aguardar pela carta da ANSR, para ver o que acontece. No mínimo apanho um mês, acho eu. E não dá direito a perder carta, pela minha convicção. O GNR até foi simpático, perguntou se era estudande, e disse para quando vier a carta com o auto, para alegar que necessito da carta para me deslocar para a escola, etc.

    Uma pergunta, os agentes da BT ganham comissões sobre as multas?

    A multa foi 120€, e daqui a uns dias coloco o nome da localidade onde foi a multa.

    Desculpem o alarido, mas é a minha primeira multa de trânsito! Sim, porque estacionamento não contam.
    Editado pela última vez por ScRuMbLe; 03 April 2008, 21:05.

    #2
    Originalmente Colocado por ScRuMbLe Ver Post
    Uma pergunta, os agentes da BT ganham comissões sobre as multas?
    Os agentes não mas a corporação sim.

    E é normal haver instruções no sentido de aumentar as receitas, se me entendem

    Nada melhor que estarem ali paradinhos e a facturar que é uma beleza

    Comentário


      #3
      ainda hoje em plena A41 estavam a mandar parar..aquilo é uma auto-estrada so que nao tem portagens é a mesma onde ha dias o senhor do yaris atropelou matando akeles 3 homens que trabalhavam na via. quem conhece aquela estrada sabe que se faz sempre e sem stresses a altas velocidades..pois, houve muitos patos que cairam será que nao aprendem que um carro parado no meio de uma "auto-estrada" so pode ser 2 coisas.. avariado ou policia, pelo sim pelo nao eu reduzo sempre e passei a 80


      o sistema usado hoje foi o mesmo que o de cima...mandavam parar quem queriam e quem abusava mais..havia aqueles que abusavam mais mas como a policia estava ocupada..seguiam

      Comentário


        #4
        Junta-te ao clube dos multados por excesso de velocidade não muito abusiva!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por monteiro-ribas Ver Post
          ainda hoje em plena A41 estavam a mandar parar..aquilo é uma auto-estrada so que nao tem portagens é a mesma onde ha dias o senhor do yaris atropelou matando akeles 3 homens que trabalhavam na via. quem conhece aquela estrada sabe que se faz sempre e sem stresses a altas velocidades..pois, houve muitos patos que cairam será que nao aprendem que um carro parado no meio de uma "auto-estrada" so pode ser 2 coisas.. avariado ou policia, pelo sim pelo nao eu reduzo sempre e passei a 80


          o sistema usado hoje foi o mesmo que o de cima...mandavam parar quem queriam e quem abusava mais..havia aqueles que abusavam mais mas como a policia estava ocupada..seguiam
          não te preocupes com isso, que os que não foram mandados parar, vão ter uma surpresa daqui a uns tempos, e menos uns euros no bolso

          Comentário


            #6
            Se passaste a 84 km/h a velocidade a que foste multado devia ser menor porque o aparelho tem um erro associado, eu fui mandado parar penso que também a 84 km/h mas com o erro passou para 78 ou 79 e fui multado com uma contra ordenação leve.

            Comentário


              #7
              Atenção às diferenças entre dentro de localidades e fora de localidades (para ligeiros):

              Em cidade:
              - até 70 km/h = contra-ordenação leve;
              - de 70 km/h a 90 km/h = contra-ordenação grave;
              - + de 90 km/h = c.o. muito grave.

              Logo, a 84 = c.o. grave.

              Fora das localidades:
              - intervalo de 30 km/h entre tipo de contra-ordenações.

              Comentário


                #8
                Penso que se aplicarmos a regra da "tolerância mais ou menos a moina não costuma multar" podemos evitar multas sem prejudicar (seriamente) a segurança dos outros em estrada.

                - em Estradas Nacionais onde o limite é 50, não passem dos 65. Quando o limite é 90 (80 para Comerciais), não passem dos 100 (90 para Comerciais).
                - em Auto-Estradas, não passem dos 140 (130 para os Comerciais).

                Casos há onde se é multado nestas circunstâncias (afinal de contas são mesmo assim velocidades ilegais) mas em 95% dos casos a autoridade não vai autuar o condutor, nomeadamente porque há muitos outros condutores que circulam a velocidades muito superiores a estas, onde aí sim a multa é mais pesada.

                Nota: no caso dos radares de Lisboa e da VCI no Porto, penso que não há tolerância.
                Editado pela última vez por Jarod; 03 April 2008, 22:31.

                Comentário


                  #9
                  De acordo com o novo código da estrada o excesso de velocidade acima dos 20km/h nas localidades é considerado infração grave, ao contrário dos excesso fora das localodades e AE ou no anterior código da estrada.
                  Mesmo com o factor de correcção nunca vinha para os 69km/h.
                  Por outro lado a carta provisória passou de 2 para 3 anos, mas resta saberes se tiraste a carta antes ou depois da entrada em vigor do novo código, já que a lei não tem efeitos retroactivos. Assim sendo, enquanto estiveres com carta provisória basta uma infração grave ou muito grave e estás metido num molho de bróculos. Senão, pensa que é algo que só acontece a quem conduz e espera não ter mais nos próximos anos (como eu ).

                  Boa sorte

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ScRuMbLe Ver Post
                    (...)
                    Sem grandes conversadas, passei a 84 numa localidade, tinham o radar a activar aos 75. O que conta é o limite, 50 da localidade + 30 = 80, logo foi muito grave. Se tinha sido 80 ou menos era leve!
                    (...)
                    Corrigindo...

                    Se tinha sido 80 continuava a ser grave!
                    Dentro das localidades, entre 20 a 40Km/h a mais, é uma infracção grave.

                    Comentário


                      #11
                      Eu por acaso..tenho passado alguns radares, nao me têm mandado parar...mas se algum dia as multas começarem a chegar a casa, é bom que façam filinha pirilau, porque vão ser mm muitas! È que isto de eles estarem escondidos, multarem e não mandarem parar, a malta fica sem saber se realmente la esteve ou não. Mto chata essa situação, principalmente para a conta bancaria!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por P_M Ver Post
                        Eu por acaso..tenho passado alguns radares, nao me têm mandado parar...mas se algum dia as multas começarem a chegar a casa, é bom que façam filinha pirilau, porque vão ser mm muitas! È que isto de eles estarem escondidos, multarem e não mandarem parar, a malta fica sem saber se realmente la esteve ou não. Mto chata essa situação, principalmente para a conta bancaria!
                        É assim que se aprende....qd começarem a chegar (se chegarem) vais passar a andar pianinho em todo o lado.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ScRuMbLe Ver Post
                          Boas. Vinha eu de Peniche a experimentar um fantástico novo caminho, quando sou mandado parar à saída de uma curva sem visibilidade (muito perigoso mesmo, mandar parar daquela forma).

                          Sem grandes conversadas, passei a 84 numa localidade, tinham o radar a activar aos 75. O que conta é o limite, 50 da localidade + 30 = 80, logo foi muito grave. Se tinha sido 80 ou menos era leve!

                          Tirei a carta há 2 anos, ainda é provisória, mas segundo me lembro, para perder a carta e fazer novo exame eram precisas 2 graves ou 1 mt grave nesse espaço de 3 anos. O GNR disse que não, que 1 grave chega para cassação, se bem que neste momento não tão a aplicar isso no caso de multas de velocidade. Disse que há coisas mais gravosas, e tem razao.

                          Entre pagar ou depositar, acabei por pagar. Pois não vou reclamar nada, afinal não tenho razão né?

                          O mais engraçado foi a abordagem deles. Nem pediram documentos da viatura, nem viram nada do carro. Podia tar drogado, alcoolizado e transportar o cadáver da Maddie na mala, nada interessava.

                          Eles tavam numa sharan, 2 no banco de trás com o portátil no tabuleiro do banco. O carro radar comunica por rádio e vai dizendo, matrícula tal, velocidade tal. Encosta uma Xsara azul, também a 80 e tal. E comunica o guarda:
                          "stand-by, stand-by", porque já estavam ocupados comigo e com o outro sujeito né. E entretanto passa uma carrinha sem ser mandada parar. Pura sorte.
                          De repente o outro diz "este tem mesmo que ser, Renault cinza 119". Encosta à box, lol.

                          Conclusão, é pura caça à multa, em vez de andarem a circular no IC2, pouco mais à frente, estrada de imensos acidentes, convém mais andar a sacar o dinheiro aos condutores. A estrada não tem trânsito, não há vivalma na estrada, durante todo o caminho desde o Cercal é difícil distinguir de localidade para nacional.

                          Agora tenho de aguardar pela carta da ANSR, para ver o que acontece. No mínimo apanho um mês, acho eu. E não dá direito a perder carta, pela minha convicção. O GNR até foi simpático, perguntou se era estudande, e disse para quando vier a carta com o auto, para alegar que necessito da carta para me deslocar para a escola, etc.

                          Uma pergunta, os agentes da BT ganham comissões sobre as multas?

                          A multa foi 120€, e daqui a uns dias coloco o nome da localidade onde foi a multa.

                          Desculpem o alarido, mas é a minha primeira multa de trânsito! Sim, porque estacionamento não contam.
                          Pelos vistos estavam no sitio certo, ou seja, onde as pessoas tem tendência para exceder o limite de velocidade.
                          Paga e não bufa.

                          Comentário


                            #14
                            Quer dizer numa localidade onde o limite é 50 km/h, passaram num pequeno espaço de tempo 3 viaturas, uma a 85 outra a 80 e outra a 119...

                            No entanto acham que é caça à multa, sorte teve o outro que não o mandaram parar...

                            Se houvesse um despiste e atropelasse alguma criança a brincar, diziam que as autoridades não fazem nada, etc...

                            Eu acho normal fiscalizarem alguns locais esporadicamente, é a única maneira de tentarem fazerem cumprir os limites.

                            Comentário


                              #15
                              Se foste multado a 84km/h quer dizer quie a velocidade a que foste apanhado foi perto dos 90km/h. Quer dizer que com o erro do velocímetro devias ir ligeiramente acima dos 90km/h.

                              Logo devias tb ter tido alguma atenção!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ScRuMbLe Ver Post
                                ...
                                Conclusão, é pura caça à multa, em vez de andarem a circular no IC2, pouco mais à frente, estrada de imensos acidentes, convém mais andar a sacar o dinheiro aos condutores. A estrada não tem trânsito, não há vivalma na estrada, durante todo o caminho desde o Cercal é difícil distinguir de localidade para nacional.
                                ...
                                Originalmente Colocado por Ze_virtual Ver Post
                                Junta-te ao clube dos multados por excesso de velocidade não muito abusiva!
                                Pura caça à multa?!!?!??!
                                Excesso de velocidade não muito abusiva?!!?!??!

                                84 km/h é mais 68% do que o permitido no local...

                                JdC

                                Comentário


                                  #17
                                  Depende de como for o local.

                                  Muitas vezes saímos da povoação e a placa a indicar fim de localidade aparece depois ao fim de 2km ou mais! Claro que eles não estão na povoação pois regra geral aí até abrandamos, eles estão é nessa zona já fora da povoação mas dentro ainda da localidade.

                                  De referir que a estrada a seguir ao fim de localidade é rigorosamente igual à estrada que começa logo após a povoação.

                                  Isto é o quê? Enfim.

                                  Comentário


                                    #18
                                    ao user que referiu que o radar capta todos, isso não é bem assim, tenho um amigo que é vendedor e como tal tem a mania de asneirar com o carro (maior irresponsabilidade porque o veiculo não é dele e logo censuravel)
                                    ele ia numa via de acesso local que tem passadeiras aereas para os pedestres e circulava a uma velocidade excessiva quando ve a operação stop trava e vai bater ainda nos pinos da operação stop (na zona onde é costuma estar com pinos de forma a orientar o transito para quem para e pa quem circula) ele abre o vidro e pensa que desta e que fica sem carta o policia apenas manda lhe abrir a bagageira confirma o conteudo com as guias e manda o seguir, ele atonito pergunta porque e o policia responde que quando o parque improvisado fica cheio eles desligam o radar de forma a multarem na altura. assim nao houve multa e mais um irresponsabilidade sem ser punida.

                                    pura sorte nmas mesmo assim e independentemente de ele ser meu amigo devia ser punido pela irresponsabilidade porque em x de pinos fossem crianças como era?

                                    só pa quem refere que a policia desde que teja com o radar ligado multa todos os que la passam com excesso.
                                    desculpem o off topic mas lembrei me deste caso

                                    e acerca do condutor eu tb fui multado por excesso de velocidade enquanto tinha a carta provisoria, foi a cerca de 5/6 anos e pensei que iria ficar sem carta porque tb circulava a 81 kms (velocidade de radar ) aonde deveria circular a 50, paguei a multa e nem sequer fiquei inibido de conduzir nem com pena suspensa, espero que te suceda o mesmo

                                    cumps

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                      Depende de como for o local.

                                      Muitas vezes saímos da povoação e a placa a indicar fim de localidade aparece depois ao fim de 2km ou mais! Claro que eles não estão na povoação pois regra geral aí até abrandamos, eles estão é nessa zona já fora da povoação mas dentro ainda da localidade.

                                      De referir que a estrada a seguir ao fim de localidade é rigorosamente igual à estrada que começa logo após a povoação.

                                      Isto é o quê? Enfim.
                                      Pois, eu há uns tempos tb fui apanhado assim. Era uma zona de 200 metros a 50km/h (mini-localidade), entre zona de estrada nacional (a 90km/h) praticamente recta, com total visibilidade.

                                      Caça à multa pura, reconhecida até pelo agente q me multou. Mas eles têm tb q se sujeitar às ordens do posto deles p/ir p/ali determinado tempo e facturar tanto... é assim o nosso belo país à beira-mar plantado... e depois gajos q atropelam crianças, sem carta, com alcool etc. poucas (ou nenhumas) mais sanções levam...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ScRuMbLe Ver Post
                                        Boas. Vinha eu de Peniche a experimentar um fantástico novo caminho, quando sou mandado parar à saída de uma curva sem visibilidade (muito perigoso mesmo, mandar parar daquela forma).

                                        Sem grandes conversadas, passei a 84 numa localidade, tinham o radar a activar aos 75. O que conta é o limite, 50 da localidade + 30 = 80, logo foi muito grave. Se tinha sido 80 ou menos era leve!

                                        Tirei a carta há 2 anos, ainda é provisória, mas segundo me lembro, para perder a carta e fazer novo exame eram precisas 2 graves ou 1 mt grave nesse espaço de 3 anos. O GNR disse que não, que 1 grave chega para cassação, se bem que neste momento não tão a aplicar isso no caso de multas de velocidade. Disse que há coisas mais gravosas, e tem razao.

                                        Entre pagar ou depositar, acabei por pagar. Pois não vou reclamar nada, afinal não tenho razão né?

                                        O mais engraçado foi a abordagem deles. Nem pediram documentos da viatura, nem viram nada do carro. Podia tar drogado, alcoolizado e transportar o cadáver da Maddie na mala, nada interessava.

                                        Eles tavam numa sharan, 2 no banco de trás com o portátil no tabuleiro do banco. O carro radar comunica por rádio e vai dizendo, matrícula tal, velocidade tal. Encosta uma Xsara azul, também a 80 e tal. E comunica o guarda:
                                        "stand-by, stand-by", porque já estavam ocupados comigo e com o outro sujeito né. E entretanto passa uma carrinha sem ser mandada parar. Pura sorte.
                                        De repente o outro diz "este tem mesmo que ser, Renault cinza 119". Encosta à box, lol.

                                        Conclusão, é pura caça à multa, em vez de andarem a circular no IC2, pouco mais à frente, estrada de imensos acidentes, convém mais andar a sacar o dinheiro aos condutores. A estrada não tem trânsito, não há vivalma na estrada, durante todo o caminho desde o Cercal é difícil distinguir de localidade para nacional.

                                        Agora tenho de aguardar pela carta da ANSR, para ver o que acontece. No mínimo apanho um mês, acho eu. E não dá direito a perder carta, pela minha convicção. O GNR até foi simpático, perguntou se era estudande, e disse para quando vier a carta com o auto, para alegar que necessito da carta para me deslocar para a escola, etc.

                                        Uma pergunta, os agentes da BT ganham comissões sobre as multas?

                                        A multa foi 120€, e daqui a uns dias coloco o nome da localidade onde foi a multa.

                                        Desculpem o alarido, mas é a minha primeira multa de trânsito! Sim, porque estacionamento não contam.
                                        E um gajo que trabalhe não precisa de se deslocar?

                                        Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                        Penso que se aplicarmos a regra da "tolerância mais ou menos a moina não costuma multar" podemos evitar multas sem prejudicar (seriamente) a segurança dos outros em estrada.

                                        - em Estradas Nacionais onde o limite é 50, não passem dos 65. Quando o limite é 90 (80 para Comerciais), não passem dos 100 (90 para Comerciais).
                                        - em Auto-Estradas, não passem dos 140 (130 para os Comerciais).

                                        Casos há onde se é multado nestas circunstâncias (afinal de contas são mesmo assim velocidades ilegais) mas em 95% dos casos a autoridade não vai autuar o condutor, nomeadamente porque há muitos outros condutores que circulam a velocidades muito superiores a estas, onde aí sim a multa é mais pesada.

                                        Nota: no caso dos radares de Lisboa e da VCI no Porto, penso que não há tolerância.
                                        Penso que a tolerância é de 10% sobre a velocidade permitida para prevenir o erro do radar, logo:

                                        Localidades a partir dos 55km/h, nacionais a partir dos 99km/h e ae a partir dos 132km/h. Penso que vem mesmo descrito no auto que enviam para casa que existe a tolerância de 10%.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por JdC Ver Post
                                          Pura caça à multa?!!?!??!
                                          Excesso de velocidade não muito abusiva?!!?!??!

                                          84 km/h é mais 68% do que o permitido no local...

                                          JdC
                                          Eu já coloquei ai num tópico a imagem de onde fui multado.. não vou voltar a pôr mas se vires é uma recta a descer.. com bastante inclinação... Só passas onde eles costumam pôr o radar se vieres a travar desde lá do cimo que ainda são uns bons metros

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Ze_virtual Ver Post
                                            Eu já coloquei ai num tópico a imagem de onde fui multado.. não vou voltar a pôr mas se vires é uma recta a descer.. com bastante inclinação... Só passas onde eles costumam pôr o radar se vieres a travar desde lá do cimo que ainda são uns bons metros
                                            O limite de velocidade não faz distinção entre recta, cruva, contracurva, subida, descida, etc etc etc. É para ser respeitado em qualquer circunstância. Se não concordas ou se não o cumpres isso é outra coisa! Tens que arcar com a responsabilidade dos teus actos e não procurar desculpá-los imputando responsabilidades a outros, quer estes outros sejam a estrada ou a polícia.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                              Os agentes não mas a corporação sim.

                                              E é normal haver instruções no sentido de aumentar as receitas, se me entendem

                                              Nada melhor que estarem ali paradinhos e a facturar que é uma beleza
                                              Eles a unica coisa que ganham com as multas é depois terem melhores avaliações para mais rapidamente subirem na carreira.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                                                O limite de velocidade não faz distinção entre recta, cruva, contracurva, subida, descida, etc etc etc. É para ser respeitado em qualquer circunstância. Se não concordas ou se não o cumpres isso é outra coisa! Tens que arcar com a responsabilidade dos teus actos e não procurar desculpá-los imputando responsabilidades a outros, quer estes outros sejam a estrada ou a polícia.
                                                Estradas mal sinalizadas também têm culpa, ora essa!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                                  Estradas mal sinalizadas também têm culpa, ora essa!
                                                  Ele não se está a desculpar com a má sinalização mas sim com o declive da estrada!

                                                  Quanto à má sinalização este é um conceito que segundo o código da estrada não existe. Ou seja, é para cumprir a sinalização existente, quer esta esteja, no nosso entender, bem colocada ou não!

                                                  Não estou com isto a dizer que devemos ser uns santos na estrada e cumprir tudo à risca, nada disso, até porque eu sou das muitas pessoas a não cumprir os limites de velocidade estabelecidos. Mas ao menos quando fui multada não usei a boa condição da estrada e as altas horas da noite para desculpar o facto de ir em claro excesso de velocidade e por azar ser multada!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    nao te preocupes leves nao ficas sem carta e so se for muito grave ou a segunda grave ficas sem carta força

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por solver Ver Post
                                                      nao te preocupes leves nao ficas sem carta e so se for muito grave ou a segunda grave ficas sem carta força
                                                      A menos que tenhas a pala em baixo durante a condução nocturna..

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Mrs X, eu não me estou a referir à situação em concreto do autor do tópico.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          eu fui flashado na Circunvalação e até hoje não me chegou nada a casa... isto já foi há ano e meio

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por X-Flies Ver Post
                                                            (...)
                                                            Penso que a tolerância é de 10% sobre a velocidade permitida para prevenir o erro do radar, logo:

                                                            Localidades a partir dos 55km/h, nacionais a partir dos 99km/h e ae a partir dos 132km/h. Penso que vem mesmo descrito no auto que enviam para casa que existe a tolerância de 10%.
                                                            Em zonas residenciais cumpro religiosamente os 50. Em estradas Nacionais, onde "por acaso" estamos numa localidade, porque ah e tal passámos por um sinal rectangular branco com o nome da localidade, eu ando no máximo a 65. Eu distingo estas duas situações... e "creio" que as autoridades também, mas vou pensar seriamente nessa dos 10%.

                                                            Obrigado!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X