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"KO Teleseguro" - um caso como muitos outros?

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    "KO Teleseguro" - um caso como muitos outros?

    KO Teleseguro, fala a Florbela.
    Boa noite. Venho aqui apresentar uma situação relativa a um acidente de viação que está a ser resolvida [NOT] de forma verdadeiramente incrível, e gostaria de pedir aqui a vossa opinião. A situação é a seguinte:

    Um amigo meu teve um acidente no passado dia 1 de Abril, ao final da tarde, em que foi abalroado por uma viatura. A viatura dele sofreu danos em toda a traseira, ficando em deficientes condições de circulação (farolins partidos, mala sem fechar correctamente, e empeno numa ilharga), deslocando-se pelos seus meios até à oficina da marca na cidade em que reside, que ficava a cerca de 800m do local do acidente.

    Na hora a que isso aconteceu, não foi possível entregar efectivamente o carro ao concessionário, sendo efectivada essa entrega na manhã seguinte (2 de Abril).

    No próprio dia do acidente, via “participação online”, o meu amigo deu conhecimento do acidente à seguradora (OK Teleseguro) do veículo culpado do acidente, uma vez que no local não foi possível preencher a participação amigável, uma vez que a condutora do outro veículo teve de ser transportada de imediato ao hospital.

    No dia 2 de Abril, o meu amigo ligou para a OK Teleseguro, no sentido de saber informações sobre o processo, ou pelo menos o acusar por parte da seguradora da recepção da “participação online”. A operadora diz não haver qualquer registo. Submeteu novamente a “participação online”, e ainda nessa manhã deslocou-se ao seu mediador, que enviou por fax uma nova participação, preenchida num impresso de participação amigável (IDS).

    Nos contactos telefónicos com a OK teleseguro foi-lhe dito que só teria direito a viatura de substituição após a peritagem do seu carro.

    A oficina escolhida foi a oficial da marca, uma vez que perante os danos é a que oferece todas as condições técnicas para a reparação, e também assegura todas as garantias, uma vez que o carro tem apenas 8 meses.

    No dia 4 de Abril foi marcada a peritagem, para 8 de Abril.

    Neste mesmo dia 8 de Abril, a gestora do processo na OK teleseguro contactou o meu amigo, informando-o que a oficina escolhida só tem agenda para 21 de Abril, pelo que não assegura carro de substituição até essa data.
    Questionada perante todos os prejuízos causados pela espera de 3 semanas, sem meio de deslocação, diz que, passo a citar, “se escolheu essa oficina é porque tem um bom relacionamento com eles, peça-lhes a eles um carro”.
    Ora, o meu amigo não tem qualquer privilégio na oficina que escolheu, apenas é a oficina do concessionário que lhe vendeu o carro, e na cidade em que reside.

    Questionada perante os 7 dias de espera pela peritagem, da exclusiva responsabilidade da OK teleseguro, acrescentou que nada tem a ver com isso, e que deu andamento ao processo assim que o seu segurado participou.
    O meu amigo lembrou-a que fez 3 (três!) participações, às quais não obteve qualquer resposta.

    Neste momento a viatura encontra-se parcialmente desmontada na oficina da marca (necessária para uma correcta avaliação dos danos) e sem qualquer condição de circulação.

    A OK teleseguro descarta qualquer responsabilidade nisso, e só assegura veículo de substituição durante o período da reparação.

    Ao fim de 8 meses o meu amigo vai ter o seu carro novo com uma reparação que envolve uma ida ao esticador, e está a ser seriamente prejudicado na sua vida profissional por não poder usufruir do seu, ou de outro carro qualquer.

    Perante isto, a OK teleseguro não proporciona uma solução aceitável para minimizar os prejuízos causados pelo seu segurado, enquanto o estado original do carro não é restabelecido.

    O que fazer numa situação destas?

    #2
    No minimo, usar todos os mecanismos legais ao dispor.

    Nomeadamente, livros de reclamações e contacto com a Deco!

    Comentário


      #3
      o teu amigo nao tem seguro de danos proprios?

      podia activar isso ate se resolver o problema!

      as seguradoras por telefone sao aquela base...

      Comentário


        #4
        a deco não é um mecanismo legal...

        Comentário


          #5
          teleseguros...

          O meu mediador já tratou de 2 casos semelhantes sem problemas.
          Desculpa nao ajudar, boa sorte para o teu amigo.

          Comentário


            #6
            Se fosse só essa seguradora estavamos bem. O mal das seguradoras é que apanham sempre o cliente fragilizado e de calças na mão.

            Comentário


              #7
              Falta saber se a OK teleseguro não está a tratar de um caso com outra seguradora do grupo CGD

              Se assim fôr ... bem pode desesperar

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por miguel santos Ver Post
                o teu amigo nao tem seguro de danos proprios?

                podia activar isso ate se resolver o problema!

                as seguradoras por telefone sao aquela base...

                Ele tem seguro de danos próprios, mas tinha de avançar com a franquia, e não tem opção da viatura de substituição no contrato, porque na altura tinha mais um carro e não se justificava.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                  a deco não é um mecanismo legal...
                  Tens razão...

                  E quanto à questão colocada pelo autor do tópico? Não respondes?
                  Pois, preferes antes comentar/corrigir os comentários dos outros...

                  Comentário


                    #10
                    Está na lei. Carro de substituição só durante a reparação...

                    Ele se quer outro tem de alugar ele próprio e depois através de uma acção judicial apresentar os "prejuízos" à seguradora. Mas é moroso, complicado e chato.

                    Comentário


                      #11
                      Na minha optica e não querendo estar a culpar nem o teu amigo nem a seguradora a questão coloca-se nestes moldes.

                      - O teu amigo não é culpado do acidente e tem seguro na Ok teleseguro.
                      - A pessoal culpada pelo acidente não entregou a declaração amigavel na companhia dela?
                      - É que nesta situação a Ok teleseguro não tem qualquer culpa, que deveria dar resposta seria a outra seguradora e nem todas as seguradoras têm acordo IDS.

                      A culpa de a oficina não ter disponibilidade antes de dia 21 é da ok? Não me parece! Essa questão deveria ser resolvida pela outra seguradora, pois ninguém garante À Ok teleseguro que depois vai receber o dinheiro do aluguer do veiculo de substituição.

                      É mais fácil culpa as seguradoras, por isso culpa-se as seguradoras!

                      É óbvio que no meio de tudo isto é mais que lamentavel ter que enviar 3 vezes a participação...mas a partir dai não me parece que haja má fé da seguradora dele!!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                        Ele tem seguro de danos próprios, mas tinha de avançar com a franquia, e não tem opção da viatura de substituição no contrato, porque na altura tinha mais um carro e não se justificava.
                        Mesmo que avançasse com a franquia, só têm agenda para 21 de Abril. Poderia usufruir do carro de substituição, se este tivesse sido contratado?

                        Basicamente, se o carro está na oficina e está desmontado, não deveria ser considerado que se encontra já em reparação?
                        É como se estivesse à espera de peças...
                        Editado pela última vez por astramaster; 08 April 2008, 22:40.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Joli Ver Post
                          Tens razão...

                          E quanto à questão colocada pelo autor do tópico? Não respondes?
                          Pois, preferes antes comentar/corrigir os comentários dos outros...
                          se alguém der uma ajuda inadequada, ficas calado ou chamas à atenção?
                          dei ajuda naquilo que pude - se não gostas, olha, temos muita pena.

                          Comentário


                            #14
                            Assim de repente:

                            De acordo com o DL 291/07 - Sendo a escolha da oficina da parte do cliente / terceiro - a companhia só fica vinculada a assumir carro de substituição pelos dias constantes no relatório de peritagem para reparação.

                            Já agora a ordem de desmontagem tal como a ordem de reparação é de responsabilidade do proprietário do veículo e não da companhia de seguros.

                            Um aparte a seguradora apenas estaria vinculada a dar o carro de subsituição, se a companhia tivesse a direcção efectiva da reparação, ou seja, a oficina fosse da rede deles.
                            Sendo de escolha do teu amigo....

                            (se quiseres os artigos correspondentes, apita)

                            Comentário


                              #15
                              É sempre mais fácil culpar a companhia de seguros, que a meu ver apenas falhou na recepção da participação, do que consultar as condições das apólices.

                              As seguradoras não têm qualquer responsabilidade na disponibilidade que as oficinas têm para fazer a reparação da viatura. Quando muito podem apressar a peritagem.

                              Quanto à viatura de substituição está tudo dito. O teu amigo não tem direito a ela a não ser durante o período de reparação da viatura.
                              Editado pela última vez por MrsX; 09 April 2008, 11:04.

                              Comentário


                                #16
                                Só uma dúvida... Se o teu amigo tem seguro na Ok, e ele não foi responsável pelo acidente, será que não teria de ser a companhia da culpada do acidente a tratar dessas questões de viaturas de substituição!?

                                Pergunto eu, porque nunca tive um caso desses...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                  Só uma dúvida... Se o teu amigo tem seguro na Ok, e ele não foi responsável pelo acidente, será que não teria de ser a companhia da culpada do acidente a tratar dessas questões de viaturas de substituição!?

                                  Pergunto eu, porque nunca tive um caso desses...

                                  A Ok é a seguradora do culpado do acidente.

                                  Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                  (...)No próprio dia do acidente, via “participação online”, o meu amigo deu conhecimento do acidente à seguradora (OK Teleseguro) do veículo culpado do acidente (...)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                                    A Ok é a seguradora do culpado do acidente
                                    Ok, é o que dá ler à pressa... Sendo assim é apertar com eles, mas devia ter sabido da disponibilidade de horário de oficina, para o carro dele, sendo assim e até se iniciar a reparação é esperar, e comprar o passe.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                                      A Ok é a seguradora do culpado do acidente.
                                      Obrigado, Mrs. X, pelo esclarecimento ao pessoal!

                                      Já estava tudo a dizer que o Ok Teleseguro era a companhia do meu amigo, quando é a do culpado do acidente, e a informação estava lá desde o início! O pessoal lê tudo a correr e depois dá nisto!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                        Obrigado, Mrs. X, pelo esclarecimento ao pessoal!

                                        Já estava tudo a dizer que o Ok Teleseguro era a companhia do meu amigo, quando é a do culpado do acidente, e a informação estava lá desde o início! O pessoal lê tudo a correr e depois dá nisto!
                                        Mesmo assim não vejo qualquer má fé ou falta de profissionalismo por parte da Ok, a não ser a lemantavel situação de 3 participações!!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                          Ele tem seguro de danos próprios, mas tinha de avançar com a franquia, e não tem opção da viatura de substituição no contrato, porque na altura tinha mais um carro e não se justificava.
                                          se ele tivesse avançado com a franquia se calhar já tinha o carro reparado.

                                          mas é como já disseram: a seguradora só entrega uma viatura de substituição durante o tempo que durar a reparação.

                                          às vezes por uns miseros tostões/ano não se acrescenta certas opções que depois podem vir a fazer falta...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
                                            se ele tivesse avançado com a franquia se calhar já tinha o carro reparado.

                                            mas é como já disseram: a seguradora só entrega uma viatura de substituição durante o tempo que durar a reparação.

                                            às vezes por uns miseros tostões/ano não se acrescenta certas opções que depois podem vir a fazer falta...

                                            Não é assim tão linear. À oficina não interessa se quem paga é o cliente ou a seguradora. Vai sempre receber o seu. Não era por ser o cliente a pagar que ia ter vaga mais cedo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                              Obrigado, Mrs. X, pelo esclarecimento ao pessoal!

                                              Já estava tudo a dizer que o Ok Teleseguro era a companhia do meu amigo, quando é a do culpado do acidente, e a informação estava lá desde o início! O pessoal lê tudo a correr e depois dá nisto!
                                              Penso que a verdadeira questão é a da disponibilidade da oficina e a companhia não nada a ver com isso.
                                              Ele que tente falar com a oficina para ver se lhe fazem isso mais cedo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                                Mesmo assim não vejo qualquer má fé ou falta de profissionalismo por parte da Ok, a não ser a lemantavel situação de 3 participações!!

                                                Usem o mail ou o fax.
                                                Nunca usem formularios online

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                                                  Não é assim tão linear. À oficina não interessa se quem paga é o cliente ou a seguradora. Vai sempre receber o seu. Não era por ser o cliente a pagar que ia ter vaga mais cedo.
                                                  nunca se sabe(rá).

                                                  no entanto, o demorar tempo para começar a reparação pode ter a ver com a ausência de peças em stock para a realizar.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
                                                    nunca se sabe(rá).

                                                    no entanto, o demorar tempo para começar a reparação pode ter a ver com a ausência de peças em stock para a realizar.

                                                    Essa situação deve ser logo alertada ao perito.

                                                    E mesmo assim, se o cliente é que escolheu a oficina, assume o risco, esse risco só para para a seguradora se for de escolha dela a oficina.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                      Essa situação deve ser logo alertada ao perito.

                                                      E mesmo assim, se o cliente é que escolheu a oficina, assume o risco, esse risco só para para a seguradora se for de escolha dela a oficina.
                                                      eu tb escolhi a minha que por acaso tb é a recomendada pela companhia. (concessionário oficial)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
                                                        nunca se sabe(rá).

                                                        no entanto, o demorar tempo para começar a reparação pode ter a ver com a ausência de peças em stock para a realizar.


                                                        Isso tambem já aconteceu à minha mulher, e durante o tempo em que estivemos à espera das peças deram carro de substituição (na OK Teleseguros).

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A pessoa em questão pode apresentar queixa no IPS, por causa das 3 participações sem resposta e pelos 7 dias de espera para efectuar a peritagem, se o carro não pode circular (essa informação estará no auto da policia),tem direito a ser reembolsado pelas despesas que fizer para se deslocar enquanto o perito não aparece.

                                                          claro que a espera para vaga na oficina não pode ser de responsabilidade da seguradora, mas para obstar a isso é solicitar a reparação numa oficina das deles (tera que haver uma de um concessionario da marca)
                                                          e ai já não têem desculpa.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                                                            A pessoa em questão pode apresentar queixa no IPS, por causa das 3 participações sem resposta e pelos 7 dias de espera para efectuar a peritagem, se o carro não pode circular (essa informação estará no auto da policia),tem direito a ser reembolsado pelas despesas que fizer para se deslocar enquanto o perito não aparece.
                                                            Desde que a participação efectivamente tenha dado entrada na companhia, comprovando a data

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