Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Da Polónia a Portugal em Fiat 126P

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Da Polónia a Portugal em Fiat 126P

    Confesso que por esta não esperava!

    Fiz cinco vezes a viagem Vila Nova de Famalicão-Łódź-Vila Nova de Famalicão num Corsa 1.0 12V e jurei para nunca mais mas um português que viveu na Polónia, na cidade de Poznan, resolveu fazer-se à estrada num minúsculo Fiat 126P!!!

    Por incrível que pareça fez 3900 km por essa Europa fora e chegou a Portugal são e salvo junto com toda a mercadoria que levava no carro.

    Vejam no blogue:


    http://fiat126pf.blogspot.com/

    Porque os tempos mudam, as modas já não são as mesmas que à 4/5 anos atrás, e também porque não se proporcionou a situação, não foi possível no meu regresso a Portugal trazer uma polaca. No entanto, entendi que devia trazer uma boa recordação da Polónia, pelo que quase ou tão valioso que uma mulher, é um carro. E como carro polaco já tinha, após algumas semanas de preparação, eu e o meu Fiat 126P EL fizemo-nos à estrada de armas e bagagens.
    Num acto de serviço público, e porque entendo que pode ser útil aos muitos interessados em fazer uma viagem de 3900km ou mais num Fiat Maluch, decidi criar um blog à parte somente dedicado ao meu pequenito amarelo. Desta vez, o mesmo será (mal?) escrito em inglês para que todas as pessoas que me ajudaram nesta viagem possam perceber. Como é visível pela foto, de facto cheguei a Portugal no carro, e isso prova duas coisas: o carro é fiável e eu consigo conduzir sem ter pata de urso.


    O itinerário...



    A máquina...


    #2
    fiat for ever! isso é motor que dura como o de um tractor! pq!? electronica zero!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por bento_uno Ver Post
      fiat for ever! isso é motor que dura como o de um tractor! pq!? electronica zero!
      Zero, zero... não.

      Este modelo é de 1996 e vem com algumas inovações em relação aos antigos 126 de carburador. Partilha imensos componentes com o Cinquecento mas o facto é que não avariou uma única vez e agora encontra-se numa garagem em Portugal!

      Comentário


        #4
        As coisas simples da vida ...

        Comentário


          #5
          adorava ter um carrinho desses
          qto custa isso por lá?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
            Zero, zero... não.

            Este modelo é de 1996 e vem com algumas inovações em relação aos antigos 126 de carburador. Partilha imensos componentes com o Cinquecento mas o facto é que não avariou uma única vez e agora encontra-se numa garagem em Portugal!
            Um dos componentes que partilha é o volante, pelo menos dá para ver nas fotos

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por zeCmax Ver Post
              adorava ter um carrinho desses
              qto custa isso por lá?
              Resto barato...

              Entre 100 a 300 Euro é o preço normal mas um dos últimos, como o da viagem, se for de um velhinho que apenas sai quando o rei faz anos então podera custar 500 ou 1000 Euro.

              Um dos 126 mais antigos, em estado de concurso, pode custar 2500 Euro por exemplo.

              Uma amostra:

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por boss1s Ver Post
                Um dos componentes que partilha é o volante, pelo menos dá para ver nas fotos
                Volante, alavanca das mudanças, comandos dos piscas, travão de mão, partes do quadrante etc...

                Comentário


                  #9
                  http://almeirim-santarem.olx.pt/fiat...el-iid-8903212

                  tá à venda já não trás boas recordações

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Otto Ver Post
                    http://almeirim-santarem.olx.pt/fiat...el-iid-8903212

                    tá à venda já não trás boas recordações
                    So lucro!!!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                      Resto barato...

                      Entre 100 a 300 Euro é o preço normal mas um dos últimos, como o da viagem, se for de um velhinho que apenas sai quando o rei faz anos então podera custar 500 ou 1000 Euro.

                      Um dos 126 mais antigos, em estado de concurso, pode custar 2500 Euro por exemplo.

                      Uma amostra:

                      baratinho, é uma ideia......

                      Comentário


                        #12
                        o que tem de mais um carro fazer 3900klm de viagem?

                        um amigo meu há uns anos deu a volta á europa toda de 2cv... fez quase 10mil kilm

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                          o que tem de mais um carro fazer 3900klm de viagem?

                          um amigo meu há uns anos deu a volta á europa toda de 2cv... fez quase 10mil kilm
                          Nem se compara o conforto de um 2CV a um 126P!

                          Aquilo praticamente nem tem suspensão, é tipo tábua, minúsculo por dentro, a 2CV tem espaço e bagageira qb, não achas Nephilim?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                            Nem se compara o conforto de um 2CV a um 126P!

                            Aquilo praticamente nem tem suspensão, é tipo tábua, minúsculo por dentro, a 2CV tem espaço e bagageira qb, não achas Nephilim?
                            o 126 é tip um mini dos antigos...tb havia mta gente a viajar de mini

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                              o 126 é tip um mini dos antigos...tb havia mta gente a viajar de mini
                              Nephilim

                              Acredita que o Mini de Issigonis era globalmente um carro muito melhor que o 126 e mais espaçoso!

                              Comentário


                                #16
                                Cá por Coimbra havia um branco que também foi trazido da Polónia.. já estava legalizado e tudo.. o dono quando não andava de fiat andava de scooter

                                Comentário


                                  #17
                                  10000km num fiat 126p - claro que os faço, se me pagarem a gasolina

                                  Bom dia a todos,

                                  Antes de mais o obrigado ao Jorge Correia por ter aberto este tópico sobre o meu Fiat.
                                  Espero, assim tenha paciência, ir completando o meu blog com o relato da viagem que fiz.
                                  No título acho que já dei parte da resposta à pergunta do Nephilim, e eu concordo em absoluto com ele. 3900km num carro, em estradas e auto-estradas não tem nada de novidade. É de toda a minha vontade no futuro fazer talvez uma viagem mais longo que esta, e talvez num carro mais velho (mas com mais cilindrada). Agora, fazendo isto sozinho, a gasolina ainda sai cara, pelo que é preciso tempo. Mas por favor, comparar um mini com um fiat 126, quase que de semelhante só o facto de serem carros muito pequenos. Apesar de nunca ter guiado um mini, não é preciso ser um Einstein para perceber que é um carro muito melhor/diferente.

                                  Ps: Ah, quero vender o meu Fiat porque há outro carro parado na garagem ao qual quero dar prioridade. Porque as recordações do Fiat são boas (a maior parte, pronto, porque há algumas más :p )

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por geraldo.geraldes Ver Post
                                    Bom dia a todos,

                                    Antes de mais o obrigado ao Jorge Correia por ter aberto este tópico sobre o meu Fiat.
                                    Espero, assim tenha paciência, ir completando o meu blog com o relato da viagem que fiz.
                                    No título acho que já dei parte da resposta à pergunta do Nephilim, e eu concordo em absoluto com ele. 3900km num carro, em estradas e auto-estradas não tem nada de novidade. É de toda a minha vontade no futuro fazer talvez uma viagem mais longo que esta, e talvez num carro mais velho (mas com mais cilindrada). Agora, fazendo isto sozinho, a gasolina ainda sai cara, pelo que é preciso tempo. Mas por favor, comparar um mini com um fiat 126, quase que de semelhante só o facto de serem carros muito pequenos. Apesar de nunca ter guiado um mini, não é preciso ser um Einstein para perceber que é um carro muito melhor/diferente.

                                    Ps: Ah, quero vender o meu Fiat porque há outro carro parado na garagem ao qual quero dar prioridade. Porque as recordações do Fiat são boas (a maior parte, pronto, porque há algumas más :p )
                                    Cześć i Witam Geraldo!

                                    Os portugueses têm no sangue o espírito de aventura, já assim o demonstramos com os descobrimentos!

                                    Tenho sérias dificuldades em imaginar esses 3900 km com aquele barulho incrível no habitáculo, com aquela posição de condução absurda etc! Tiro-te o chapéu caro Geraldo!

                                    Se houver próxima vez - espero que sim - tens que comprar um Fiat 125 ou um Polonez Caro para ires mais confortável!

                                    E claro... quando voltares e passares por Łódź dá um apito para irmos beber um copo!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Barulho? nem por isso.... se formos devagar

                                      Meu amigo Jorge, quando durante toda a minha juventude fui habituado a fazer viagens de 300km em veículos tão silenciosos como uma Bedford CF, Toyota Dyna ou várias Hiace, ou porque o meu primeiro carro era de 1973 (um Corolla que ainda tenho), ou ainda porque o carro com que ando em Portugal é um Corsa 1.7d, acho que já tenho resistência suficiente a carros barulhentos.
                                      Agora a sério, abaixo dos 80km/h, o Fiat 126 não é muito barulhento. Mesmo. Acima disso, admito que é deveras um cagaçal dos diabos. A posição de condução é chata, obviamente pela falta de espaço para a perna esquerda e um banco estupidamente pequeno em altura. Quanto ao conforto, é verdade que o carro é rijo, mas como durante a viagem andei quase sempre em estradas boas e sem buracos, os costados não se queixaram muito. Além disso, estes bancos até nem são assim tão maus. Afinal, o carro é de 96 caramba.
                                      Quanto ao convite para um copo em Łódź, nunca se sabe. Ando aqui em Portugal num processo que me poderá levar de volta à Polónia muito em breve. Caso se concretize, há copázio por certo e serás avisado .

                                      Pozdrawiam,

                                      Comentário


                                        #20
                                        caramba...eu que fiz londres-lisboa em fiat punto e achei um sufoco...
                                        tiro-te o chapéu!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Jorge,

                                          Vou aproveitar este tópico. O meu colega que está aí tem uma duvida..

                                          Se num bar de strip pagar uma champagne a uma gaja ela vai com ele para o hotel?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por air Ver Post
                                            Jorge,

                                            Vou aproveitar este tópico. O meu colega que está aí tem uma duvida..

                                            Se num bar de strip pagar uma champagne a uma gaja ela vai com ele para o hotel?
                                            Isso não sei... as gajas que como por aqui fazem-no de graça, nunca paguei nada...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                              Isso não sei... as gajas que como por aqui fazem-no de graça, nunca paguei nada...
                                              Dass! Tirem-me daqui! Há por aí muitas loiras de 1,80m??

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                                Dass! Tirem-me daqui! Há por aí muitas loiras de 1,80m??
                                                Sim geralmente são altas. Loiras, ruivas, morenas...

                                                Mas não transformem o tópico do 126 numa conversa sobre gajas e f...as. Obrigado.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                  Jorge,

                                                  Vou aproveitar este tópico. O meu colega que está aí tem uma duvida..

                                                  Se num bar de strip pagar uma champagne a uma gaja ela vai com ele para o hotel?
                                                  Uma questão que nada teve a ver com o tópico em questão e poderia ter sido colocada por PM, a meu ver...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                                                    Uma questão que nada teve a ver com o tópico em questão e poderia ter sido colocada por PM, a meu ver...
                                                    É uma maneira de se fazer um up a um tópico com uma história diferente e por sinal bem castiça...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O Fiat foi vendido entretanto.

                                                      O Geraldo não se mete noutra tão cedo...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Podia ter usado PM sim, mas achei engraçado a troca de dados culturais dos países...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Bem, já que estamos a falar do 126, vou contar a minha aventura com um:

                                                          No dia 26/4/1974 (no dia a seguir ao 25/A), comprei um novo no stand da Fiat que havia na Av da Liberdade em Lisboa, por 59.640$00 (300 euros na moeda actual), era branco e como era habitual na época a malta jovem (tinha então 24 anos), "artinhei" o pópó com um volante pequeno, conta-rotações, pressão do oleo, consola central com rádio, jantes especiais, dois farois longo alcance da "Cibie", dois farois de nevoeiro tambem da mesma marca, e um tubo de escape duplo da "Abarht", enfim uma autentica "bomba".

                                                          Tinha um motor bicilindrico de 578cc com 27cv, e velocidade maxima segundo a marca era de 105 Km/h, levava um deposito de 21 litros, e o consumo era na casa dos 5 litros aos 100. Mantinha uma velocidade de cruzeiro sem problemas nos 90km/hora, ás 4 mil rotações.

                                                          Foi com este "mini.porsche", que no verão de 1974 mais un amigo fomos correr o sul de Espanha (Sevillha, Estepona, Torremolinos, Malaga, Cartagena, Benidorme, Castellon, Valência, Barcelona, Andorra, Lerida, Saragoça, Madrid e Lisboa), á caça das "gajas".
                                                          A bagagem que levamos consistia na tenda e colchões de campismo e mais a bagagem pessoal de cada um. Enfim ia bem recheado.

                                                          O carrito portou-se muito bem, em todos aqueles km sobre um calor escaldente não deu qualquer problema, era só meter gasolina e andar e andar, somente fizemos uma muda de oleo, quando o mesmo fez 3mil Km, a viagem no total se bem me recordo andou pelos 6 mil.

                                                          Este carro na altuara era praticamente desconhecido em Espanha, e por onde passavamos ficava toda a gente ao olhar para o carro, e quando e estacionavamos ao voltar tinhamos uma serie de pessoas paradas em volta do mesmo a fazer comentarios, e que depois nos atacavam com perguntas sobre o carro. Um sucesso por terras de Espanha.

                                                          Que saudades daqueles tempos, e claro do 126, e não esquecer as gajas (principalmente as nordicas).

                                                          Como diria o outro "Já fui muito feliz com um 126"

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Muitos parabéns pelo Blog... Até dá para desculpar o Inglês..

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X