Anúncio

Collapse
No announcement yet.

AE vs EN: Viagem de 200/300kms

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    AE vs EN: Viagem de 200/300kms

    Pois é pessoal tenho feito ultimamente várias viagenspor mês Lisboa- Faro e Faro- Lisboa. Tenho ido quase sempre pela A2 mas hj por falta de tempo$$$ decidi ir pela nacional e deu-me um gozo que em AE é impossível sentir. Além de ter poupado bastante dinheiro. Mesmo os outros condutores parecem andar todos empolgados com a condução sendo os "picanços" uma constante .


    E gostava de saber quais das estradas preferem numa viagem de cerca de 250/300kms????

    Cmps a todos

    #2
    Olha, o meu pai chegou de uma viagem de 550 km. Bastantes partes em AE's e IP's e mesmo assim chegou todo partido. Agora imagina pela nacional...

    [modo fire on] E veio de Mercedes! [ modo fire off]

    Mas para 250 km, se for sem hora marcada, eu prefiro ir pela nacional, mesmo á pendura!

    Há maiores possibilidades de se poder parar, de haver melhor paisagem. Para o condutor tb deve ser mais interessante fazer uma nacional, nem que seja em ritmos moderados.

    Comentário


      #3
      Experimenta fazer a nacional Amarante - Bragança!!!

      Sao pra aí 200 km de um percurso magnifico em todos os aspectos, a "Rampa de Murça" está incluída no "pack" desses 200 km bem como a "travessia" da serra do marão.

      Comentário


        #4
        Neste caso particular Lisboa / Algarve não compensa ir por AE só se saires de casa sem tempo e tens que ir na bisga da onda...

        Comentário


          #5
          Pela AE se n estiveres virado p grande diversão se o carro for com 4 pessoas dividindo os gastos rende. Mas em termos d condução não tem comparação. O pessoal quer sempre muitos cavalos nos carros mas na AE não tira partido deles, nem d metade, é sempre prá frente, só dá alguma pica em andamentos acima dos 180 e mm assim não tem comparação com a EN, e gasta-se mts de combustível.

          Por exemplo no meu caso tanto numa como noutra os gastos em combustível são idênticos cerca de 30/35 euros. Mas na nacional aquelas aberturas de uma via em duas, as ultrapassagens os picanços com os outros, o sentir do carro a esgalhar as rotações, a paisagem, as paragens com comida mto melhor que as paragens da AE, fiquei deliciado com a viagem que já a muito não fazia. E depois saíu-me 30euros de gasolina e 2 e 80 de portagem . Demorei cerca de 3h e 15, para 2 e 30 de AE.
          Cmps

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
            Experimenta fazer a nacional Amarante - Bragança!!!

            Sao pra aí 200 km de um percurso magnifico em todos os aspectos, a "Rampa de Murça" está incluída no "pack" desses 200 km bem como a "travessia" da serra do marão.

            fosgasse, essa viagem é muito complicada apesar de a vista ser muito boa!

            Comentário


              #7
              Prefiro auto-estrada. Apesar das portagens, não há dinheiro que pague a muito maior segurança oferecida nestas vias em relação à maioria das Estradas Nacionais.

              Para além disso, sempre que opto por uma Estrada Nacional costuma aparecer um camião para eu aturar um bom bocado (traço contínuo)...

              ...poucas vezes compensa ir pela Nacional.

              Comentário


                #8
                Em termos de segurança é um pouco relativo mas sim no geral na AE passa-se tudo muito mais calmo e seguro, com maior distância entre as faixas e entre os carros, embora dependa do andamento a que se vai.
                Na nacional ainda hoje se não fosse para a berma apanhava com um mercedes de frente. Mas já fiz viagens também bastante tranquilas por lá
                Cmps

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por i-andrec Ver Post
                  Em termos de segurança é um pouco relativo mas sim no geral na AE passa-se tudo muito mais calmo e seguro, com maior distância entre as faixas e entre os carros, embora dependa do andamento a que se vai.
                  Na nacional ainda hoje se não fosse para a berma apanhava com um mercedes de frente. Mas já fiz viagens também bastante tranquilas por lá
                  Cmps
                  Em termos de segurança é "um pouco relativo"???

                  Estás a falar a sério?!




                  A diferença é como da noite para o dia!!! Auto-Estradas sim!

                  Comentário


                    #10
                    No geral não há duvida que a AE é muito mais segura, mas na EN a minha concentração parece ser maior e as velocidades a que se circulam são menores. Na AE apesar de ser mais segura foi aí que apanhei mais sustos por incrível que pareça, pois vai-se mais relaxado e a monotonia contribui para distracções.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                      Experimenta fazer a nacional Amarante - Bragança!!!

                      Sao pra aí 200 km de um percurso magnifico em todos os aspectos, a "Rampa de Murça" está incluída no "pack" desses 200 km bem como a "travessia" da serra do marão.
                      Demoras umas 4 horas a fazer isso e é bom que ninguém no carro seja dado a enjoar senão é o fim da macacada

                      Comentário


                        #12
                        As AE são teoricamente melhores... e mais seguras. Disso, não pode haver dúvidas...

                        Comentário


                          #13
                          se se tem uma hora para chegar, é para andar pelas AE's.

                          cc sempre pode ir pela nacional. poupa nas portagens e na gasosa, mas cuidado com uns verdinhos que costumam estar atrás da moita......principalmente nas entradas\saidas das localidades.

                          Comentário


                            #14
                            Depende muito do dia da semana e hora a que se faz a viagem e se existe hora marcada para estar no destino ou não. Eu normalmente faço sempre auto-estrada mas quando vou para o Algarve de férias normalmente saio na Marateca ou em Grandola e sigo pelo IC2 a um ritmo mais calmo, com paragem obrigatória no Canal Caveira

                            Comentário


                              #15
                              Sem dúvida que AE é bem mais seguro. Por isso quem pode vai sempre por AE (Fora as pessoas que gostam mesmo de conduzir que por vezes optam por fazerem um pouco de EN, mas nem toda a gente é como aqui o pessoal do forúm que gosta mesmo de conduzir)

                              Quem lhe faz diferença (€€) opta muitas vezes por EN, é simples.

                              Ou seja o nosso país tem condições para ter uma taxa de acidentes muito mais reduzida se as portagens fossem mais baratas.

                              Os nossos governos fazem montes de AE's para depois muito pessoal não ter €€ e ir por EN.. Tipo aqui ao pé de mim a A6, que está sempre vazia.

                              Eu tanto vou por AE, por maior segurança, como me lembro de preço e penso: que roubo !! e vou por EN.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                Depende muito do dia da semana e hora a que se faz a viagem e se existe hora marcada para estar no destino ou não. Eu normalmente faço sempre auto-estrada mas quando vou para o Algarve de férias normalmente saio na Marateca ou em Grandola e sigo pelo IC2 a um ritmo mais calmo, com paragem obrigatória no Canal Caveira

                                Foi exactamente esse o trajecto que fiz hj, sai da 25 de abril dps entrada na AE até a marateca pago os 2e e 80cts dps ate ao canal caveira comer uma sandes brutal de presunto depois sempre a curtir até ao algarve média 7,9 e muuuuitas gazadas pelo meio.
                                De kk maneira normalmente vou sempre pela A2.

                                Já agora quem fez este trajecto demora em média quanto tempo?? eu demorei pouco mais que 3 h e meia mas demorei nas 2 paragens que fiz


                                Cmps

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
                                  Demoras umas 4 horas a fazer isso e é bom que ninguém no carro seja dado a enjoar senão é o fim da macacada
                                  É evidente que me referia ao prazer de conduçao e a outras coisas como paisagem! So é pena o estado da estrada em alguns pontos.

                                  Alias com horas marcadas é impensável fazer o que eu disse, com o IP4 mesmo ali ao lado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Normalmente quando vou ao algarve saio em Vila franca e faço o resto do caminho pela nacional...é uma maravilha!!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Com os streetracers que pelos vistos andam nas nacionais deste pais só vos digo uma coisa, AE sempre que posso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Embora me de mais gozo conduzir numa estrada com muitas curvas, ultrassagens em EN, sempre que posso vou pela AE em grande parte pela segurança que sinto em AE e não sinto em EN. Isto para não falar que eu em EN só ultrapasso mesmo quando sinto que tenho segurança para tal e tenho sempre um stressadinho atrás de mim porque não inicio ultrapassagem em sitios que eu acho que seria arriscado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu tanto gosto andar em AE e EN, mas o que me faz pensar ás vezes para não andar mais em AE..é pagar mais de portagens que diesel..

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por crditurbo Ver Post
                                            Eu tanto gosto andar em AE e EN, mas o que me faz pensar ás vezes para não andar mais em AE..é pagar mais de portagens que diesel..
                                            Tal como eu..

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ptsyndicate Ver Post
                                              Embora me de mais gozo conduzir numa estrada com muitas curvas, ultrassagens em EN, sempre que posso vou pela AE em grande parte pela segurança que sinto em AE e não sinto em EN. Isto para não falar que eu em EN só ultrapasso mesmo quando sinto que tenho segurança para tal e tenho sempre um stressadinho atrás de mim porque não inicio ultrapassagem em sitios que eu acho que seria arriscado.
                                              Odeio esses gajos, e depois muitas das vezes nem sequer têm carro para certas ultrapassagens. Tão é sempre a arriscar, muitas vezes com mulher e filhos no carro. Irresponsáveis de m####.

                                              É por essas e por outras que não me admiro das mortes na estrada..

                                              Comentário


                                                #24
                                                A nacional (que não o é, é IC) para o Algarve está muito diferente do que era antigamente, existem vários pontos de ultrapassagem onde a estrada passa a ter duas faixas, o alcatrão está em bom estado (excepto de Grândola para cima) e não se vêm aquelas asneiras como antigamente dos gajos com carros de 20cv a fazerem a ultrapassagem em 5ª com todo o tempo do mundo.

                                                Originalmente Colocado por i-andrec Ver Post
                                                (...)
                                                Já agora quem fez este trajecto demora em média quanto tempo?? eu demorei pouco mais que 3 h e meia mas demorei nas 2 paragens que fiz
                                                (...)
                                                Da última vez demorei cerca de 3 horas e meia também mas sempre em velocidade moderada e ainda tive cerca de 30 min parado com a bela sandes Perde-se 1 hora, caso não se pare pelo caminho só se perdem 25 ou 30 min.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  AE... de preferencia a uma velocidade mais alta que 120km/h pra não adormecer, tipo 160km/h... se for pra ir a anhar (100-110km/h) mais vale ir pela nacional... Mas pra chegar do ponto A ao ponto B prefiro sem dúvida AE... Por exemplo no domingo passado fui para a zona de Leiria, até Santarém foi sempre por nacional, só usei AE entre Santarém e Fátima... Mas era porque tava um tempo do piorio, em AE n dava pra passar dos 110... E não estava a chover, quando choveu teve que ser prai 100... na nacional a chover, 80km/h... Nestes casos acho que não compensa AE, agora num dia com o piso bom e bom tempo, prefiro ir pela AE, mais seguro, mais rápido e curto mais!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                                    A nacional (que não o é, é IC) para o Algarve está muito diferente do que era antigamente, existem vários pontos de ultrapassagem onde a estrada passa a ter duas faixas, o alcatrão está em bom estado (excepto de Grândola para cima) e não se vêm aquelas asneiras como antigamente dos gajos com carros de 20cv a fazerem a ultrapassagem em 5ª com todo o tempo do mundo.



                                                    Da última vez demorei cerca de 3 horas e meia também mas sempre em velocidade moderada e ainda tive cerca de 30 min parado com a bela sandes Perde-se 1 hora, caso não se pare pelo caminho só se perdem 25 ou 30 min.
                                                    Pois os últimos km depois de grândola está muito bom, mas antes aquilo está tudo lixado.. E por causa dos camiões está cheio de marcas dos pneus.. Aquilo é algo perigoso..

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu prefiro ir pela nacional, AE só em casos urgentes. Para mim não compensa o gasto de portagens e o maior consumo de combustivel . Este ano já fui duas vezes ao Algarve , saí de Lisboa pela Vasco da Gama e fui até Setubal, onde tive de fazer uma paragem obrigatoria, depois fui em direcção a Águas de Moura pelo IC1 e daí até Armação de Pêra. Em média gastei 3h50 a 4h00, com paragem em Canal Caveira para fazer uma refeição com a mulher e os dois filhos. Média geral 5,5 lts ,velocidade média 100/110 kms. Das vezes que fui apanhei pouco trânsito e a viagem decorreu sem grandes problemas.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                        Experimenta fazer a nacional Amarante - Bragança!!!

                                                        Sao pra aí 200 km de um percurso magnifico em todos os aspectos, a "Rampa de Murça" está incluída no "pack" desses 200 km bem como a "travessia" da serra do marão.
                                                        Tantas vezes que fiz essa viagem... Escusado será dizer que chegava sempre lá cima doente... e ainda ficava pior, só de pensar no regresso.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          lol, o que eu mais curto é ver este tipo de tópicos em que o pessoal faz cerca de 200/300 km's em 2/3 horas hehehe.

                                                          se forem a são miguel de ponta delgada a Nordeste são apenas cerca de 45Kms e demoras cerca de 3 horas para fazeres uma IDA + 3 horas pra voltares hehehehe isto sim tem PICA.....

                                                          Curvas e mais Curvas com Contra Curvas, Ganhos, Pontes antigas (daquelas que era para as carroças de bois passarem) estreitamentos etc.... o que vale é o farnel, e os miradouros que serve de descanço para uma viagem Longa e exigente de tanta atençao que tens de ter numa via destas....

                                                          PS: qualquer mer** mal feita correm o risco de cairem por uma ravina de 20M etc.. hehehehhee

                                                          PS: sorry pelo OFFTOPIC mas isto serve para muita gente que pensa ha e tal pra conhecer s.miguel 1/2 dias basta e vens de volta..... BAh ignorantes pàh DÁSSEEEEE

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                                            Olha, o meu pai chegou de uma viagem de 550 km. Bastantes partes em AE's e IP's e mesmo assim chegou todo partido. Agora imagina pela nacional...

                                                            [modo fire on] E veio de Mercedes! [ modo fire off]

                                                            Mas para 250 km, se for sem hora marcada, eu prefiro ir pela nacional, mesmo á pendura!

                                                            Há maiores possibilidades de se poder parar, de haver melhor paisagem. Para o condutor tb deve ser mais interessante fazer uma nacional, nem que seja em ritmos moderados.

                                                            e qual o CHAÇO que o teu pai tem? eu na minha mondeo tenho feito ao 600 km e chego como se nao tivesse feito nada, ja numa kangoo que tive bastava fazer 300 km que ficava cheio de dor nas costas
                                                            isso nao é desculpa para nao ir por nacionais
                                                            eu ha 2 meses fui a fatima por ae´s ip´s e nacionais (sem pagar portagens) e poupei 23€ nas portagens e a nivel de consumos tambem parameu espanto fiz 6,2 l/100 e se fose em AE fazia sempre para cima de 7,5 l/100 claro que o unico prejuizo é que demorei mais 1 hora para cada lado mas compenssa se nao tiveres pressa

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X