Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Lei que obriga a parar na passadeira?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Lei que obriga a parar na passadeira?

    No outro dia critiquei o meu irmão por não parar para deixar um peão atravessar na passadeira e ele pediu-me que lhe mostrasse a lei que a isso o obriga. Já procurei o código na net mas não encontrei nada de relevante.
    Será que alguém me poderia ajudar a encontrá-lo?
    Obrigado!

    #2
    Originalmente Colocado por crossroads Ver Post
    No outro dia critiquei o meu irmão por não parar para deixar um peão atravessar na passadeira e ele pediu-me que lhe mostrasse a lei que a isso o obriga. Já procurei o código na net mas não encontrei nada de relevante.
    Será que alguém me poderia ajudar a encontrá-lo?
    Obrigado!
    Quando mudas de direcção, tens que dar prioridade ao peão, mesmo sem passadeira. Quando segues em frente, só tens que parar quando o peão já está na passadeira, embora eu pare sempre que o possa fazer em segurança, pois eu acho uma falta de respeito não o fazer.

    Quanto a artigos do CE, procura nos capítulos de trânsito de peões.

    Comentário


      #3
      TíTULO III
      Do trânsito de peões

      (...)

      Artigo 103.º
      Cuidados a observar pelos condutores
      1 Ao aproximar-se de uma passagem de peões assinalada, o condutor, mesmo
      que a sinalização lhe permita avançar, deve deixar passar os peões que já
      tenham iniciado a travessia da faixa de rodagem.
      Ministério da Administração Interna
      CÓDIGO DA ESTRADA
      38
      2 Ao mudar de direcção, o condutor, mesmo não existindo passagem assinalada
      para a travessia de peões, deve reduzir a sua velocidade e, se necessário,
      parar a fim de deixar passar os peões que estejam a atravessar a faixa de
      rodagem da via em que vai entrar.
      3 Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de
      120 a 600 euros.

      (...)
      Que lei tão estupida!!!

      deve deixar passar os peões que já
      tenham iniciado a travessia
      da faixa de rodagem.
      Sendo assim, segundo a lei, não deve ser mesmo obrigatório parar para deixar passar quem esteja para atravessar na passadeira, só se já tiverem iniciado a travessia da mesma...



      Anyway, eu paro para os deixar passar, não quero saber da lei, é uma questão de civismo e bom censo quanto a mim...

      Comentário


        #4
        Fico revoltado quando os peões têm a passadeira a um ou dois metros e atravessam fora dela Normalmente não páro. Querem atravessar, têm a passadeira ali ao lado. Agora quando não há passadeira por perto páro em segurança para deixar passar os peões.

        Comentário


          #5
          Quando vejo alguém junto à passadeira paro. O que me irrita é quando a peessoa só está na passadeira à espera do taxi ou coisa parecida...

          Comentário


            #6
            Na minha escola de condução ensinaram-me duas vertentes, a cívica e a da lei!

            A cívica implicava que sempre que alguém está parado para atravessar uma passadeira, devo parar.

            A da lei implicava que o peão tinha que estar na faixa de rodagem, ou seja colocar pelo menos um pé no alcatrão!

            Como é óbvio nas escolas de condução tipicamente é mais interessante ensinar-se manhas (erradas) do tipo da ultrapassagem pela direita em AE... e como sinal disso, "toda a gente" que sai da escola de condução só sabe fazer asneiras e as coisas que devia saber nem sequer sonha com elas.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MAN35 Ver Post
              Fico revoltado quando os peões têm a passadeira a um ou dois metros e atravessam fora dela Normalmente não páro. Querem atravessar, têm a passadeira ali ao lado. Agora quando não há passadeira por perto páro em segurança para deixar passar os peões.
              A mim irrita-me mais os que começam a passar a direito e de repente atalham caminho na diagonal

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                Quando vejo alguém junto à passadeira paro. O que me irrita é quando a peessoa só está na passadeira à espera do taxi ou coisa parecida...

                a mim também me irrita muito, anda uma pessoa a tentar ser civilizado e parar na passadeira, para que o dito cujo avance e afinal está só á espera do taxi, não podia fazer a mesma coisa 5m á frente!

                Comentário


                  #9

                  2 Ao mudar de direcção, o condutor, mesmo não existindo passagem assinalada
                  para a travessia de peões, deve reduzir a sua velocidade e, se necessário,
                  parar a fim de deixar passar os peões que estejam a atravessar a faixa de
                  rodagem da via em que vai entrar.
                  3 Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de
                  120 a 600 euros.
                  Esta parte da lei é que é ridicula.
                  Pior só mesmo as passadeiras ao meio das curvas e á saida dos cruzamentos. E na traseira das paragens de autocarros

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MAN35 Ver Post
                    Fico revoltado quando os peões têm a passadeira a um ou dois metros e atravessam fora dela Normalmente não páro. Querem atravessar, têm a passadeira ali ao lado. Agora quando não há passadeira por perto páro em segurança para deixar passar os peões.

                    E quando andas a pé, desvias-te os 2 ou 3 metros para passar na passadeira ou nem por isso?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                      Esta parte da lei é que é ridicula.
                      Pior só mesmo as passadeiras ao meio das curvas e á saida dos cruzamentos. E na traseira das paragens de autocarros
                      Embora admita que há passadeiras mal colocadas... rídicula é a sinalização!

                      Porque antes da passadeira tem que haver o sinal triangular de aviso de aproximação, e depois no local de passagem o sinal quadrado azul... o problema é que muita gente também conduz a olhar para a gaja boa que vem no carro atrás

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por joao Ver Post
                        Embora admita que há passadeiras mal colocadas... rídicula é a sinalização!

                        Porque antes da passadeira tem que haver o sinal triangular de aviso de aproximação, e depois no local de passagem o sinal quadrado azul... o problema é que muita gente também conduz a olhar para a gaja boa que vem no carro atrás
                        O pior é quado se vai a fazer uma curva fechada de acesso a uma estrada, em que temos de olhar para o lado para ver se não vem nenhum carro e depois chegamos ao meio da curva e deparamos com uma bela passadeira com pessoas a cruzar a estrada.

                        Comentário


                          #13
                          É a lei que se mandas uma cacetada num peão numa passadeira, estás tramado!

                          Já colocaram os artigos, no entanto apesar de haver um dever para os condutores, também os os peões tem obrigações.

                          Eu tento lembrar-me disse enquanto condutor e peão.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                            É a lei que se mandas uma cacetada num peão numa passadeira, estás tramado!

                            Já colocaram os artigos, no entanto apesar de haver um dever para os condutores, também os os peões tem obrigações.

                            Eu tento lembrar-me disse enquanto condutor e peão.
                            O pior é quando a lei não proteje os peões, antes pelo contrario, coloca passadeiras em sitio perigrosos para os peões e para os condutores.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                              E quando andas a pé, desvias-te os 2 ou 3 metros para passar na passadeira ou nem por isso?
                              Conheces aquele ditado que diz: não faças aos outros o que não queres que te façam a ti???

                              Comentário


                                #16
                                O que me irrita são os condutores que a 50m vêem um carro parado antes da passadeira e não travam (vão noutra faixa), acham que o carro está ali a enfeitar...

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu passo todos os dias em várias passadeiras no caminho para a escola e como é óbvio gosto que me deixem passar, tanto por actos de civismo, como por segurança. Daqui a uns anos, quando tirar a carta é isso que vou fazer porque se acho bem que me façam a mim, também acho que devo retribuir e não andar aí a atropelar pessoas.

                                  Mas quando vou de carro com alguém, o que me irrita é quando as pessoas mergulham literalmente para a passadeira. Ora, eu quando estou à espera que me cedam a passagem, aguardo até os condutores pararem; não me atiro para a passadeira, obrigando os condutores a travarem (ou não) de emergência e ainda me arrisco a levar uma bela cacetada.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                    E quando andas a pé, desvias-te os 2 ou 3 metros para passar na passadeira ou nem por isso?
                                    Eu desvio, até porque se fôr atropelado fora da passadeira, sou eu o responsável.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por joao Ver Post
                                      Embora admita que há passadeiras mal colocadas... rídicula é a sinalização!

                                      Porque antes da passadeira tem que haver o sinal triangular de aviso de aproximação, e depois no local de passagem o sinal quadrado azul... o problema é que muita gente também conduz a olhar para a gaja boa que vem no carro atrás
                                      Os sinais triangulares de perigo, e não de aviso, da passagens de peões ou travessia de peões existe claro. Mas não vai haver um sinal de perigoo em cada 50 m antes de uma passadeira. Não tem lógica. Até porque as pessoas quando andam dentro das locadidades já deveriam ter isso em conta.

                                      E depois penso que não seja obrigatório o tal sinal quadrado azul que tu falaste, que é o sinal de indicação, junto à marca transversal de passagens de peões. No meu livro de código não fala da obrigação do sinal de indicação nas passadeiras de "código de barras".

                                      É obrigatório sim, o sinal vertical nas linhas transversaveis de paragem e Stop ou as linhas de cedência de passagem ou com o símbolo triangular.

                                      Agora nas marcas das passadeiras não é obrigatório. Isto se tivermos a falar, como ja disse anteriormente, das marcas código de barradas.

                                      Se forem estas, de duas linhas, têm de ser reguladas por sinalização luminosa.


                                      Penso não estar errada...

                                      Comentário


                                        #20
                                        A lei está boa... só somos OBRIGADOS a parar, se os peões já estiverem na passadeira. Agora, se estão no passeio, não somos OBRIGADOS a parar, embora eu pare sempre.

                                        Esta lei serve para evitar confusões sobre aquele peões que estão ao pé da passadeira só por estarem...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Magno20 Ver Post
                                          A lei está boa... só somos OBRIGADOS a parar, se os peões já estiverem na passadeira. Agora, se estão no passeio, não somos OBRIGADOS a parar, embora eu pare sempre.

                                          Esta lei serve para evitar confusões sobre aquele peões que estão ao pé da passadeira só por estarem...
                                          Nunca apanharam pessoas que estão na passadeira e que nos vêem a 300/400 metros....e nós ficamos, atravessas ou não atravessas? E só quando paras na passadeira a pensar... ok não vão passar só pode, é que eles atravessam?
                                          Do género... e que tal atravessar logo... assim nem sequer tínhamos que travar não

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                            Os sinais triangulares de perigo, e não de aviso, da passagens de peões ou travessia de peões existe claro. Mas não vai haver um sinal de perigoo em cada 50 m antes de uma passadeira. Não tem lógica. Até porque as pessoas quando andam dentro das locadidades já deveriam ter isso em conta.

                                            E depois penso que não seja obrigatório o tal sinal quadrado azul que tu falaste, que é o sinal de indicação, junto à marca transversal de passagens de peões. No meu livro de código não fala da obrigação do sinal de indicação nas passadeiras de "código de barras".

                                            É obrigatório sim, o sinal vertical nas linhas transversaveis de paragem e Stop ou as linhas de cedência de passagem ou com o símbolo triangular.

                                            Agora nas marcas das passadeiras não é obrigatório. Isto se tivermos a falar, como ja disse anteriormente, das marcas código de barradas.

                                            Se forem estas, de duas linhas, têm de ser reguladas por sinalização luminosa.


                                            Penso não estar errada...
                                            Faz toda a lógica haver o sinal que avisa com antecedência a existência de uma passadeira (e julgo que têm que estar colocados, sempre que possível a 150m). Afinal de contas deve-se moderar a velocidade junto às passadeiras e quanto mais cedo se for avisado melhor.
                                            Se reparares em muitos desses sinais que não respeitam essa distância, acabam na mesma por respeitar a lei na medida em que têm por baixo a distância a o local a que se refere o sinal.

                                            Quanto a ser obrigatório o sinal azul quadrado, não te esqueças que o livro de código é uma interpretação do código da estrada feito por alguém... ou seja esse livro pode ter erros ou más interpretações (razão pela qual eu acho importante que todos os condutores leiam pelo menos uma vez o código da estrada). Eu acho que esses sinais são obrigatórios!

                                            Mas já que falas no sinal de cedência de prioridade, acho que até esse, por lei, deve ser colocado preferencialmente a 150 metros...

                                            Tudo o resto que disseste é verdade... ou por outra, concordo com o que dizes!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por joao Ver Post
                                              Faz toda a lógica haver o sinal que avisa com antecedência a existência de uma passadeira (e julgo que têm que estar colocados, sempre que possível a 150m). Afinal de contas deve-se moderar a velocidade junto às passadeiras e quanto mais cedo se for avisado melhor.
                                              Se reparares em muitos desses sinais que não respeitam essa distância, acabam na mesma por respeitar a lei na medida em que têm por baixo a distância a o local a que se refere o sinal.

                                              Quanto a ser obrigatório o sinal azul quadrado, não te esqueças que o livro de código é uma interpretação do código da estrada feito por alguém... ou seja esse livro pode ter erros ou más interpretações (razão pela qual eu acho importante que todos os condutores leiam pelo menos uma vez o código da estrada). Eu acho que esses sinais são obrigatórios!

                                              Mas já que falas no sinal de cedência de prioridade, acho que até esse, por lei, deve ser colocado preferencialmente a 150 metros...

                                              Tudo o resto que disseste é verdade... ou por outra, concordo com o que dizes!
                                              Não acho que faça. Eu moro numa zona que é considerada como dormitório, digamos. Em cada 200 metros existem passadeiras... Achas normal que existam aí sinais de perigo? Eu não acho. ´

                                              Quanto ao livro, eu estava mesmo a falar do livro do código da estrada.
                                              Editado pela última vez por NaoInteressa; 04 May 2008, 18:55.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Magno20 Ver Post
                                                A lei está boa... só somos OBRIGADOS a parar, se os peões já estiverem na passadeira. Agora, se estão no passeio, não somos OBRIGADOS a parar, embora eu pare sempre.

                                                Esta lei serve para evitar confusões sobre aquele peões que estão ao pé da passadeira só por estarem...
                                                Sabes porquê que a lei é assim? Porque estamos num país em que as pessoas raramente têm conhecimento de como agir civicamente. Para já não tem conhecimento das leis e depois falta de civismo.

                                                Daí o facilitismo nesse aspecto para os peões. Os peões estão sempre em desvantagem. Não irá ser uma pessoa que vai atropelar o teu caro...Logo, é compreesível que a lei seja assim para as pessoas terem mais cuidadinho a andar na estrada.

                                                Querem andar rápido vão para uma pista de Rally... Legalizado.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tambem não percebo por é que os peôes agradecem ao condutor de os ter deixado passar na passadeira .PARECE QUE FOI UM FAVOR QUE O CONDUTOR FEZ AO PEÃO

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por antonio campos Ver Post
                                                    Tambem não percebo por é que os peôes agradecem ao condutor de os ter deixado passar na passadeira .PARECE QUE FOI UM FAVOR QUE O CONDUTOR FEZ AO PEÃO
                                                    Boa educação


                                                    Se o condutor parou para tu passares… retribui-se com um sinalzito e tá a andar...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                                      Não acho que faça. Eu moro numa zona que é considerada como dormitório, digamos. Em cada 200 metros existem passadeiras... Achas normal que existam aí sinais de perigo? Eu não acho. ´

                                                      Quanto ao livro, eu estava mesmo a falar do livro do código da estrada.
                                                      Tu conheces a zona, quem não conhece, especialmente de noite, ajuda de certeza a sinalização! Atrapalhar não atrapalha...

                                                      Que livro de código? Aqueles todos catitas que se compram nas escolas de condução... ou os artigos do código da estrada, que por exemplo se pode fazer download no site da DGV e suponho que tenha sido publicado em Diário da República?
                                                      É que os primeiros para mim são bons para acender lareiras

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por antonio campos Ver Post
                                                        Tambem não percebo por é que os peôes agradecem ao condutor de os ter deixado passar na passadeira .PARECE QUE FOI UM FAVOR QUE O CONDUTOR FEZ AO PEÃO
                                                        Pela mesma razão que se agradece ao empregado que nos traz a imperial e os tremoços! Por boa educação...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Entretanto se alguém se mandar para a frente do carro e for atropelado, tudo leva a crer que o peão já tinha começado a travessia, logo sai um quarto de hotel em pensão completa para o condutor.

                                                          Eu paro sempre.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por joao Ver Post
                                                            Tu conheces a zona, quem não conhece, especialmente de noite, ajuda de certeza a sinalização! Atrapalhar não atrapalha...

                                                            Que livro de código? Aqueles todos catitas que se compram nas escolas de condução... ou os artigos do código da estrada, que por exemplo se pode fazer download no site da DGV e suponho que tenha sido publicado em Diário da República?
                                                            É que os primeiros para mim são bons para acender lareiras


                                                            Os da escola de condução, é óbvio! Só mudam a capa, porque o conteúdo é o mesmo.
                                                            Editado pela última vez por NaoInteressa; 05 May 2008, 22:58.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X