Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Riscos de andar nos limites

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Riscos de andar nos limites

    Neste fórum, frequentado essencialmente por amantes de automóveis, há alguns aspectos engraçados que resumiria da seguinte forma:

    - Cada vez que alguém pede opinião sobre determinado carro, invariavelmente dá-se enorme importância ao comportamento dinâmico

    - Muitas pessoas hipervaloriam a condução rápida em percursos sinuosos, insinuando que aí está a essência da condução.

    Embora me enquadre no nº de pessoas que de alguma forma caracterizo nestas duas frases, acho importante reflectir sobre os riscos de andar depressa e qual o tipo de condução que encerra mais riscos.

    Aqui ilustro com um exemplo, bastante tipico dos riscos que se correm quando se anda depressa:

    http://www.youtube.com/watch?v=4XRXuiru_GI

    A ideia seria no entanto debater este tema.

    Seremos uns aceleras ? uns inconscientes ?

    #2
    Diria que é tudo muito bonito enquanto corre bem!

    Penso que se todos guiassem como muitos aqui gostam ou gostariam de fazer, isto virava selva.
    Se todos tirassem os FAP e fizessem repros, dentro de 10 anos teríamos umas taxas de cancro do pulmão se meter medo...

    È normal e desejável que apenas uma minoria faça coisas extremas.

    E sim..... acredito que muitos de nós sejamos aceleras. A inconsciência tem vários graus...

    Comentário


      #3
      Eu também me enquadro nessas duas frases, e pago isso todas as semanas (às vezes mais que uma vez) nas bombas de combustivel.

      Mas faço-o com algum cuidado, sempre abaixo dos limites, de tal forma que o meu unico acidente por despiste não foi por condução rápida, nem tive qualquer problema na estrada por andar um pouco mais depressa.

      Para isso também ajudou muito as experiencias que tive em track days, podendo libertar a adrenalina no local devido, e podendo aprender a andar um pouco mais depressa com maior controlo do carro.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
        Seremos uns aceleras ? uns inconscientes ?
        Na minha opinião, andar nos limites na via pública é claramente uma atitude inconsciente e anti cívica

        Para desfrutarmos do prazer da condução desportiva existem os track days ou as pistas de karting.

        Eu adoro andar de kart (tenho um 100 cc 2T) mas na estrada sou um cordeirinho

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por joaomika Ver Post
          Eu também me enquadro nessas duas frases, e pago isso todas as semanas (às vezes mais que uma vez) nas bombas de combustivel.

          Mas faço-o com algum cuidado, sempre abaixo dos limites, de tal forma que o meu unico acidente por despiste não foi por condução rápida, nem tive qualquer problema na estrada por andar um pouco mais depressa.

          Para isso também ajudou muito as experiencias que tive em track days, podendo libertar a adrenalina no local devido, e podendo aprender a andar um pouco mais depressa com maior controlo do carro.
          A questão é que condutores mais experientes são habitualmente mais seguros.

          Mas se não se arriscar um pouco de vez em quando ou se não nos aproximar-mos dos limites também não aprendemos tanto.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por eu Ver Post
            Na minha opinião, andar nos limites na via pública é claramente uma atitude inconsciente e anti cívica

            Para desfrutarmos do prazer da condução desportiva existem os track days ou as pistas de karting.

            Eu adoro andar de kart (tenho um 100 cc 2T) mas na estrada sou um cordeirinho
            e achas que a experiência no Kart te ajuda na condução de um carro normal ?

            Comentário


              #7
              Lá por se dár valor à dinamica não implica que se seja um acelera!

              A dinamica está lá para ajudar ou retardar o acidente. Não para levarmos o carro a um nivel mais alto.

              A experiencia de Kart pode dar-te feelings ou know how que te ficam no subconsciente que te podem ajudar. Prejudicar de certeza que não...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                e achas que a experiência no Kart te ajuda na condução de um carro normal ?
                Na minha opinião ajuda claramente.

                Comentário


                  #9
                  Simples: não é preciso andar nos limites para retirar prazer da condução de um carro.

                  Quem não pensa assim está num comprimento de onda pouco saudável.

                  Comentário


                    #10
                    O fazer uma "serra" a ritmos acelerados acaba por ser uma altura em que o risco de acidente é bastante aumentado. A adrenalina provocada por isso é, em parte, o que nos faz chegar ao limite, quer se admita isso ou não.

                    Sabendo disso eu procuro dar as minhas esticadelas em locais onde não haja mais trafégo, assim se a coisa correr mal, é só para mim.

                    Mas exceptuando estas situações, em condução normal, os condutores que estão habituados a conduzir nos limites são normalmente muito mais seguros que um condutor sem experiência, pois têm os reflexos treinados para terem a reacção certa em caso de emergência (ex, o que aconteceu ao Artur costa quando apanhou óleo na A3).

                    Claro que a ida frequente a TD´s acaba por ser o melhor de dois mundos, pois dá prática de condução desportiva, sem os perigos associados à mesma numa estrada pública.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                      Simples: não é preciso andar nos limites para retirar prazer da condução de um carro.

                      Quem não pensa assim está num comprimento de onda pouco saudável.
                      Até aí toda a gente ainda vai, no entanto também te digo que se conseguires andar nos limites ou perto é uma "pica" do caraças .....

                      Agora há que ter a noção dos riscos e o que está em causa é claramente muito ....

                      Comentário


                        #12
                        Não ando depressa mas curvo depressa. Pelo menos tento pensar que sim.

                        Comentário


                          #13
                          Andar nos limites é um risco.

                          Risco esse que acho que até hoje fiz menos de um mão cheia...

                          Cada vez menos retiro prazer desse risco demasiado acentuado.

                          Claro que o que para mim não é risco, para outra pessoa pode se-lo. Mas não sou muito dado a andar mais do que o que posso, tento ser bastante cuidadoso, não implica que não ande depressa.

                          Nota: Para quem faz a ligação; errada; de velocidade atingida em rectas e riscos, não me lembro da ultima vez que passei dos 150... Já deve ter sido à meses... A minha média em AE é ultimamente no valor 120.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Corsa 1200 Sport Ver Post
                            O fazer uma "serra" a ritmos acelerados acaba por ser uma altura em que o risco de acidente é bastante aumentado. A adrenalina provocada por isso é, em parte, o que nos faz chegar ao limite, quer se admita isso ou não.

                            Sabendo disso eu procuro dar as minhas esticadelas em locais onde não haja mais trafégo, assim se a coisa correr mal, é só para mim.

                            Mas exceptuando estas situações, em condução normal, os condutores que estão habituados a conduzir nos limites são normalmente muito mais seguros que um condutor sem experiência, pois têm os reflexos treinados para terem a reacção certa em caso de emergência (ex, o que aconteceu ao Artur costa quando apanhou óleo na A3).

                            Claro que a ida frequente a TD´s acaba por ser o melhor de dois mundos, pois dá prática de condução desportiva, sem os perigos associados à mesma numa estrada pública.
                            Gostei muito deste post !

                            primeiro porque admites e tens a consciência (como eu tenho) de que há vezes em que de facto nos expomos mais ao risco.

                            depois porque dizes outra coisa com que concordo, que é quem está habituado a andar depressa ou perto dos limites é à partida melhor condutor, ou seja neste caso mais seguro, porque tem mais cpacidade de reacção.

                            Quanto à experiência em ambientes controlados, claro que ajuda.

                            Mas tenho sempre a ideia de que num circuito se conduz de forma muito diferente do que se conduz na estrada.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                              Até aí toda a gente ainda vai, no entanto também te digo que se conseguires andar nos limites ou perto é uma "pica" do caraças .....

                              Agora há que ter a noção dos riscos e o que está em causa é claramente muito ....
                              Já la estiveste?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                Até aí toda a gente ainda vai, no entanto também te digo que se conseguires andar nos limites ou perto é uma "pica" do caraças .....

                                Agora há que ter a noção dos riscos e o que está em causa é claramente muito ....
                                Sem dúvida.

                                Agora, como tu dizes (e bem), isso acarreta muito mais risco. Logo, regra geral o prazer que sentimos ao conduzir de forma mais despachada mas longe dos limites, chega para contentar uma pessoa.

                                Pessoalmente, procuro ter sempre duas coisas bem presentes: a integridade dos outros, e a minha integridade. Isso ajuda a refrear possíveis "devaneios".

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                  Cada vez menos retiro prazer desse risco demasiado acentuado.
                                  Creio que isto é o que acontece a toda a gente, à medida que ganha experiência e os anos de carta vão passando.

                                  Alguns aprendem à força, por via de sustos / acidentes.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                    Pessoalmente, procuro ter sempre duas coisas bem presentes: a integridade dos outros, e a minha integridade. Isso ajuda a refrear possíveis "devaneios".
                                    Nem mais... o pensamento sobre a integridade da carteira normalmente também leva a levantar um pouco o pé...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Andar "nos limites" é ser-se irresponsável. Daí que seja fundamental conhecer bem o carro que se conduz. Eu conheço bem o meu e sei até onde posso ir. E dou sempre uma "folga" para eventuais erros de cálculo.

                                      Adoro carros e adoro conduzir. Quando penso comprar um carro, aquilo que nele me interessa é a dinâmica. Mas sejamos razoáveis. Não é algo porque valha a pena arriscar a vida. A minha pelo menos não.

                                      Conduzam depressa, divirtam-se, mas tenham sempre em conta os vossos limites, os do carro e os da estrada. E assim dificilmente terão um acidente. Eu nunca tive.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post

                                        Mas tenho sempre a ideia de que num circuito se conduz de forma muito diferente do que se conduz na estrada.
                                        Em pista tudo é mais simples, pois só temos de nos preocupar com pontos de travagem, aceleração e trajectórias.

                                        Na estrada as trajectórias e apex contam menos, e entram mais variáveis em jogo, normalmente relacionadas com variações de aderencia do piso, lombas e buracos, folhas na estrada, etc.

                                        A pista é um ambiente mais controlado ( e por consequência simplificado ) dos riscos presentes na estrada.

                                        Daí que uma pessoa que tenha andado na pista, e depois vá para a estrada passa a ter muitos mais "e se.." com que pensar, o que naturalmente faz com que não se aproxime tanto do limite.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                          e achas que a experiência no Kart te ajuda na condução de um carro normal ?
                                          Ajuda e de que maneira!

                                          Basicamente treinas as tuas reacções perante situações de subviragem, sobreviragem, travagens no limite, mudanças rápidas de apoio, etc.

                                          A diferença é que o kart (pelo menos nos de 2T 100 cc) exige reacções muito rápidas, praticamente instintivas.

                                          Já num carro normal as coisas passam-se MUITO mais lentamente, o que facilita bastante o seu controlo.

                                          No fim de sair de um kart (estou a falar de um 100 cc 2T, não é de um kart de aluguer), a condução de um carro normal parece que é feita em câmara lenta

                                          Daí que controlar a subviragem/sobreviragem e outras situações limite é uma brincadeira

                                          Quanto a praticar condução desportiva na via pública, reprovo totalmente. A quantidade de factores que não controlamos (piso, trânsito, peões, animais, etc) é tão elevada, que o risco de termos um acidente é bem real.

                                          E as vidas humanas são bem mais importantes que um pouco de adrenalina...
                                          Editado pela última vez por eu; 26 May 2008, 00:51.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Já disse varias vezes por estes lados q os carros não me tiram o sono e, apesar de gostar de me sentar e sentir um bom carro, puxar por ele, desligar o ESP e ver como se comporta em situações mais dificeis (só nos meus carros ou em carros de grandes amigos meus tenho o abuso de o fazer...) e admirar aspectos como construção, o certo é q, para mim, um automovel tem fundamentalmente uma componente pratica e utilitaria e só muito depois prazenterosa (já lá vai a ultima vez q peguei no carro só pelo prazer de o conduzir).

                                            E sabendo q a idade/experiencia até pode ser um posto, tendo cerca de 1 milhão Kms no pêlo e trabalhando quase diariamente em condução rapida, acho verdadeiramente piada qd vejo pessoal a falar dos carros de 300-400Cv q espremem até ao tutano, das acrobacias mirabolantes q fazem (mesmo q no lugar do morto) ...depois, qd me dá curiosidade p ver um ou outro avatar e historico...é pessoal c seu Corsa 1.2 ou no auge dos seus 19-21 anitos.

                                            Não quero denegrir ninguem mas é caricato ver pessoal falar em "ponta-tacão", dupla-desembraiagem (saberão o q isso é?), derreter centenas de cavalos no alcatrão e outras habilidades e depois, alguns tempos passados, virem dizer alegremente q tiraram a carta ou q vão trocar o Fiat Tipo de 1994...

                                            Eu, no alto dos meus 35 anitos, c varios cursos de condução defensiva e desportiva e bastantes carros q me passaram pelas mãos ainda me sinto receoso qd pego num carro de 260CV, mesmo c 4 rodas motrizes e o estico perto do limite, sabendo q não estou preparado p um carro desses, por ser inexpriente e não o conhecer suficientemente bem. A minha experiencia como condutor pode ajudar mas não me vale o suficiente.

                                            Mas não devo ter nascido c a predisposição genetica...não se fala de treino previo, rotinas, conhecimento do veiculo...

                                            Pelo q leio regularmente tem a ver c pegar num carro e deixar a nossa habilidade inata brotar...


                                            Respondendo à tua questão, V7:

                                            Somos uns aceleras e somos uns inconscientes por mais culpas q se atirem para as estradas, para os radares mal colocados, para a (des)autoridade, para as escolas de condução...
                                            Editado pela última vez por manucas; 26 May 2008, 00:49.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                              A questão é que condutores mais experientes são habitualmente mais seguros.

                                              Mas se não se arriscar um pouco de vez em quando ou se não nos aproximar-mos dos limites também não aprendemos tanto.
                                              Para arriscar tenho os track days, onde descobri a verdadeira essencia da condução (e ainda falta aprender muito, nunca somos totalmente conhecedores), e depois, com esses conhecimentos, dá para "dar o gosto ao pé" na estrada, mas sem abusar, nem pôr nada nem ninguém em risco.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Corsa 1200 Sport Ver Post
                                                Em pista tudo é mais simples, pois só temos de nos preocupar com pontos de travagem, aceleração e trajectórias.

                                                Na estrada as trajectórias e apex contam menos, e entram mais variáveis em jogo, normalmente relacionadas com variações de aderencia do piso, lombas e buracos, folhas na estrada, etc.

                                                A pista é um ambiente mais controlado ( e por consequência simplificado ) dos riscos presentes na estrada.

                                                Daí que uma pessoa que tenha andado na pista, e depois vá para a estrada passa a ter muitos mais "e se.." com que pensar, o que naturalmente faz com que não se aproxime tanto do limite.
                                                A própria forma de curvar é diferente, normalmente em pista só aceleras a fundo depois do apex (é o eixo !?) enquanto em estrada (serra) há a têndência para entrar nas curvas em forte aceleração.

                                                Mas claro que eu concordo que ajuda

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Acinonyx Ver Post
                                                  Andar "nos limites" é ser-se irresponsável. Daí que seja fundamental conhecer bem o carro que se conduz. Eu conheço bem o meu e sei até onde posso ir. E dou sempre uma "folga" para eventuais erros de cálculo.
                                                  Concordo.

                                                  Acho que ninguém no seu perfeito juízo anda no limite. Como exemplo, os pilotos profissionais trabalham sempre com uma margem de manobra, para poderem corrigir possíveis incidentes e erros.

                                                  Numa estrada pública, essa margem terá de ser forçosamente maior. Obviamente, quer se use uma margem de 20% ou 80%, acidentes podem sempre acontecer.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                                    Concordo.

                                                    Acho que ninguém no seu perfeito juízo anda no limite. Como exemplo, os pilotos profissionais trabalham sempre com uma margem de manobra, para poderem corrigir possíveis incidentes e erros.

                                                    Numa estrada pública, essa margem terá de ser forçosamente maior. Obviamente, quer se use uma margem de 20% ou 80%, acidentes podem sempre acontecer.
                                                    Já estamos na base do preciosismo !

                                                    então os pilotos não andam nos limites ? andam a quê a passear nas calmas ?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      É dificil não abusar em certas situações... as vezes até é mesmo o tipo de estrada que nos faz pisar mais o acelerador...

                                                      Por regra dá-me gozo conduzir, raramente chego ao meu limite porque sou novo e consigo retirar gozo antes de lá chegar...

                                                      Conduzo por regra dois tipos de carros completamente diferentes, um para o dia a dia e outro mais desportivo quando posso geralmente aos fds, sinceramente não conheço os limites de nenhum deles, mas espero chegar ao dia em que possa dizer que realmente os conheço.

                                                      A mim dá-me imenso gozo, conhecer pouco a pouco o carro que conduzo seja ele qual for.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Tenho carta desde os 18 anos, e já antes disso dava as minhas voltinhas. Nos primeiros anos fiz muita maluquice e várias vezes fiquei virado para onde vinha. No momento vinha-me aquele amargo á boca, mas passados 2 minutos estava a bombar novamente.

                                                        No entanto, aos 21 passei a trabalhar directamente com acidentes de automóvel e, para alem do normal amadurecimento da idade, esse factor fez-me mudar muito a minha forma de ver as estradas. Ver certos carros batidos, falar com certas pessoas incapacitadas para sempre, falar com famílias desfeitas tem um efeito psicológico muito forte.

                                                        Continuo a andar depressa, gosto de abusar em alguns locais mais familiares, gosto de sentir a adrenalina de uma condução rápida, mas a eventual presença de terceiros na estrada, a sua integridade física e a minha própria fazem-me cada vez mais refrear esses instintos.

                                                        Quantos de nós já pensamos que naquela curva que conhecemos há anos e que se faz na boa a 90 km/h (embora o limite da estrada rural/de serra seja de 50), pode circular um tractor agrícola a 20 km/h tapado pela vegetação?

                                                        Como disse, tenho os meus momentos, mas o lado racional cada vez os castra mais.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                          A própria forma de curvar é diferente, normalmente em pista só aceleras a fundo depois do apex (é o eixo !?) enquanto em estrada (serra) há a têndência para entrar nas curvas em forte aceleração.

                                                          Mas claro que eu concordo que ajuda
                                                          o apex é o ponto onde tocas na parte interior da curva que descreves



                                                          quanto a entrar nas curvas em aceleração, isso acontece porque em estrada as entradas na curva são normalmente mais lentas, e então como sentimos que temos tracção mais cedo também aceleramos mais cedo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Corsa 1200 Sport Ver Post
                                                            Em pista tudo é mais simples, pois só temos de nos preocupar com pontos de travagem, aceleração e trajectórias.

                                                            Na estrada as trajectórias e apex contam menos, e entram mais variáveis em jogo, normalmente relacionadas com variações de aderencia do piso, lombas e buracos, folhas na estrada, etc.

                                                            A pista é um ambiente mais controlado ( e por consequência simplificado ) dos riscos presentes na estrada.

                                                            Daí que uma pessoa que tenha andado na pista, e depois vá para a estrada passa a ter muitos mais "e se.." com que pensar, o que naturalmente faz com que não se aproxime tanto do limite.
                                                            Nem mais!

                                                            Comigo a "margem de segurança" em pista deve ser -10, mas na estrada será +10 ou até +20. É que quando ando depressa quero acima de tudo chegar ao destino, e os "ses" são lixados. Parece que travam mais que o pé direito!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X