Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"É normal"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    "É normal"

    Ontem, o meu pai deu-me uns cupões de desconto e pediu-me para eu lhe abastecer o carro na BP. Dirigi-me à BP do Aeroporto de Lisboa, parei na bomba nº 15 e fui ao balcão fazer o pré-pagamento. Voltei, peguei na pistola do gasóleo BP ultimate e começo a tentar abastecer. A pistola trava duas ou três vezes e, quando a retiro, saía imenso vapor. Volto a pô-la no sítio e vou à caixa. A menina da caixa foi falar com a responsável do posto e, passados dois ou três minutos, vem ter comigo e diz-me que esta situação com o gasóleo BP ultimate na bomba nº 15 é normal. Passou o meu pré-pagamento para outra bomba, onde eu fui abastecer o veículo.
    Depois, retirei o veículo dessa bomba, estacionei-o devidamente e fui à caixa pedir o livro de reclamações.

    Achei inaceitável que alguém me diga, quando confrontado com uma deficiência grave, "é normal". Isto revela que a responsável do posto tinha conhecimento da deficiência e não se preocupou em corrigi-la ou assinalá-la. Aliás, foi isto que motivou o meu pedido do livro de reclamações!

    #2
    Pois, realmente fizeste bem em pedir o livro. Nunca se sabe se não poderá até ser uma situação de perigo de explosão, embora o gasoleo não tenham caracteristicas tão inflamaveis como a gasolina!

    Comentário


      #3
      Não percebi bem qual o poblema e á 1ª vista tb me parece "normal" o travar já me tem acontecido, as vezes a mangueira deixar de deitar combustivel qdo tou a abastecer. Desde que não teja sempre a encravar é normal.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
        Pois, realmente fizeste bem em pedir o livro. Nunca se sabe se não poderá até ser uma situação de perigo de explosão, embora o gasoleo não tenham caracteristicas tão inflamaveis como a gasolina!
        O problema é esse mesmo, quando saem vapores o caso pode não ser tão simpático.

        Comentário


          #5
          Luis Miguel, nem te explicaram a razão da existencia dos vapores?

          Comentário


            #6
            o gasoleo não é inflamavel por isso não é por aí.

            Comentário


              #7
              Fizeste mto bem em pedir o livro de reclamalções. Espero é que responsáveis de postos em PT não sejam assim.


              Em Espanha aconteceu-me uma coisa parecida.

              Não sendo de pré-pagamento ponho a pistola e nada!

              Claro que me marimbei para aquilo e pus noutra bomba. De todo o modo nada lhes custava informar da avaria.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                o gasoleo não é inflamavel por isso não é por aí.
                ????

                E os vapores do gasóleo? Não são inflamáveis?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                  o gasoleo não é inflamavel por isso não é por aí.
                  Nada é inflamável por si só!

                  O que é inflamável são os vapores emanados por qualquer matéria combustivel, seja ela gasóleo, gasolina, plástico, papel, etc.

                  Se o user falou em vapores de gasóleo, sabendo que à temperatura ambiente este não emana vapores, então é no minimo estranho.

                  Comentário


                    #10
                    Uma nota - havendo formação de vapores nas mangueiras, estes vão sempre estar sujeitos a pressões altas (porque um gás é, obviamente, menos denso que um líquido, e está a ser confinado a um espaço que n tem volume para o guardar).

                    Agora... acredito que os depósitos e, no geral, todo o sistema de abastecimento tenha diversos dispositivos de segurança a prevenir acidentes relacionados com isto. Mas a verdade é que se o utilizador está a ser sujeito a uma situação anormal (que o é! nós não devemos ter contacto com gases numa bomba de gasolina), quer dizer que pelo menos alguns desses dispositivos já falharam.
                    Ainda por cima, se é só numa bomba, é provável que ela esteja avariada ao nível destes sistemas de segurança, mas como "continua a abastecer", ninguém a considera avariada, porque "continua a render"... :S mentalidade capitalista, bem podemos agradecer ao ocidente em geral.

                    Dentro das formas correctas, acho que o user procedeu da melhor forma possível. Fez queixa! Trata-se, fundamentalmente, de um problema de segurança. Imagine-se que os gases se alojem à volta da manga de uma camisola de alguém que vá usar um isqueiro, depois? Não sei se este cenário é plausível, mas deixa-me preocupado que alguém que é responsável pela segurança no manuseamento de combustíveis não tenha medo disto...
                    ...mas pensando bem, o acidente ocorreria já fora da estação, pelo que já não é responsabilidade dele. Viva o capitalismo...

                    Comentário


                      #11
                      A questão, para além da segurança, é saber quanto desse vapor passou pelo contador como se de liquido se tratasse...

                      Ou seja, se pagaste 10 e levaste 9...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por João Nascimento Ver Post
                        A questão, para além da segurança, é saber quanto desse vapor passou pelo contador como se de liquido se tratasse...

                        Ou seja, se pagaste 10 e levaste 9...
                        Lá está, novamente, a perspectiva capitalista

                        E tem razão, o user. Não sei como são os instrumentos de medição, se a passagem de vapor tb os faz "rodar", mas tb é um problema.
                        Acho que é preciso que haja pessoal que esteja atento a todas as perspectivas, no fundo...

                        Comentário


                          #13
                          Não fiquei a arder num cêntimo que fosse, pois meti combustível a começar do 0,00 noutra bomba.

                          E parem lá com esse off-topic e com o culpar um sistema economico-social pela incúria e laxismo de uma pessoa.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                            E parem lá com esse off-topic e com o culpar um sistema economico-social pela incúria e laxismo de uma pessoa.
                            Lol. Ok, entrei na brincadeira, admito... mas de certa forma, é a única razão que encontro para se manter a funcionar uma bomba que notoriamente não está "segura"...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Akh608 Ver Post
                              Lol. Ok, entrei na brincadeira, admito... mas de certa forma, é a única razão que encontro para se manter a funcionar uma bomba que notoriamente não está "segura"...
                              Eu encontro outra: a pessoa que gere aquele espaço está-se a "cargar" para o assunto. E isto tanto acontece nos EUA como no antigo bloco de leste.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                                Ontem, o meu pai deu-me uns cupões de desconto e pediu-me para eu lhe abastecer o carro na BP. Dirigi-me à BP do Aeroporto de Lisboa, parei na bomba nº 15 e fui ao balcão fazer o pré-pagamento. Voltei, peguei na pistola do gasóleo BP ultimate e começo a tentar abastecer. A pistola trava duas ou três vezes e, quando a retiro, saía imenso vapor. Volto a pô-la no sítio e vou à caixa. A menina da caixa foi falar com a responsável do posto e, passados dois ou três minutos, vem ter comigo e diz-me que esta situação com o gasóleo BP ultimate na bomba nº 15 é normal. Passou o meu pré-pagamento para outra bomba, onde eu fui abastecer o veículo.
                                Depois, retirei o veículo dessa bomba, estacionei-o devidamente e fui à caixa pedir o livro de reclamações.

                                Achei inaceitável que alguém me diga, quando confrontado com uma deficiência grave, "é normal". Isto revela que a responsável do posto tinha conhecimento da deficiência e não se preocupou em corrigi-la ou assinalá-la. Aliás, foi isto que motivou o meu pedido do livro de reclamações!
                                defenderes os teus direitos, assim esta bem. se esta mal reclama mos a fim de melhorar.


                                cumps

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Hanhart Ver Post
                                  ????

                                  E os vapores do gasóleo? Não são inflamáveis?
                                  assim de repente não vejo grande diferença entre os vapores do gasóleo e o gasóleo líquido, por isso a resposta é, os vapores do gasóleo são tão inflamáveis como o gasóleo, ou seja, muito pouco inflamável.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                    assim de repente não vejo grande diferença entre os vapores do gasóleo e o gasóleo líquido, por isso a resposta é, os vapores do gasóleo são tão inflamáveis como o gasóleo, ou seja, muito pouco inflamável.
                                    Exacto, é por isso que os motores a gasóleo são também denominados por motores de combustão interna...

                                    O gasóleo tem o seu ponto de ignição entre os 52ºC e 96ºc, como tal é um líquido inflamável. Não mistures dificuldade em iniciar a sua combustão com não inflamável...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                      Exacto, é por isso que os motores a gasóleo são também denominados por motores de combustão interna...

                                      O gasóleo tem o seu ponto de ignição entre os 52ºC e 96ºc, como tal é um líquido inflamável. Não mistures dificuldade em iniciar a sua combustão com não inflamável...
                                      sim o gasoleo é considerado inflamavel mas é um liquido pouco inflamavel.

                                      Os motores a diesel são denominados motores de combustão interna mas o seu funcionamento é diferente dos motores a gasolina.

                                      Não funciona por explosão mas sim por compressão...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                        sim o gasoleo é considerado inflamavel mas é um liquido pouco inflamavel.

                                        Os motores a diesel são denominados motores de combustão interna mas o seu funcionamento é diferente dos motores a gasolina.

                                        Não funciona por explosão mas sim por compressão...
                                        É um liquido inflamável.

                                        Não quero saber se tenho vapores de gasolina a -10º ou vapores de gasóleo a 90º. Quando há vapores o risco é o mesmo.

                                        Mais uma vez te digo, o que arde são os vapores e não as matérias, sejam elas liquidas ou sólidas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por joaomika Ver Post
                                          É um liquido inflamável.

                                          Não quero saber se tenho vapores de gasolina a -10º ou vapores de gasóleo a 90º. Quando há vapores o risco é o mesmo.

                                          Mais uma vez te digo, o que arde são os vapores e não as matérias, sejam elas liquidas ou sólidas.
                                          Por acaso, não... o risco não é o mesmo.

                                          [Chemistry ON]
                                          A combustão é uma reacção de redução, tal como uma explosão, diferindo em que um combustível, ao contrário de um explosivo, não é auto-suficiente em oxigénio. Daí a injecção no motor não ser de gasóleo ou gasolina, mas de mistura destes com ar (oxigénio).
                                          Sendo este sistema meta-estável, esta reacção, uma vez iniciada, segue em cadeia a partir das primeiras onde a energia fornecida às moléculas seja superior à energia que as mantém ligadas. Ou seja, tanto no caso da faísca como no caso da compressão, estamos a fornecer energia ao sistema, até que este perca a sua "coesão".
                                          Um estado líquido é um sistema mais "frio" que um gasoso... logo, as moléculas têm menos energia. Logo, decorrente da definição, um sistema gasoso requer muito menos energia para entrar em reacção que um líquido.
                                          [Chemistry OFF]

                                          Se não me enganei em nada, isto mostra que de facto, um combustível no estado gasoso é bem mais perigoso que no seu estado líquido. E, se as temperaturas que o pacxito disse estiverem certas (que acredito que estejam), se os vapores estiverem a 90ºC, é melhor que fujas para beeem loonge.

                                          Mais - se tiverem um barril de gasóleo é possível (não vos aconselho, no entanto, a experimentar, especialmente com o preço a que ele está) metê-lo a arder, sem que no entanto ele expluda. Porque as moléculas que n estão à superfície não têm oxigénio para reagir (já um explosivo poderia reagir no vácuo). No entanto, no estado gasoso.. todas as moléculas estão, virtualmente, em contacto com oxigénio, com que podem reagir livremente. Assim, não só é mais fácil começar a reagir, quando o fizer será bem mais rápido e, portanto, energético e destrutivo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Akh608 Ver Post
                                            Por acaso, não... o risco não é o mesmo.

                                            [Chemistry ON]
                                            A combustão é uma reacção de redução, tal como uma explosão, diferindo em que um combustível, ao contrário de um explosivo, não é auto-suficiente em oxigénio. Daí a injecção no motor não ser de gasóleo ou gasolina, mas de mistura destes com ar (oxigénio).
                                            Sendo este sistema meta-estável, esta reacção, uma vez iniciada, segue em cadeia a partir das primeiras onde a energia fornecida às moléculas seja superior à energia que as mantém ligadas. Ou seja, tanto no caso da faísca como no caso da compressão, estamos a fornecer energia ao sistema, até que este perca a sua "coesão".
                                            Um estado líquido é um sistema mais "frio" que um gasoso... logo, as moléculas têm menos energia. Logo, decorrente da definição, um sistema gasoso requer muito menos energia para entrar em reacção que um líquido.
                                            [Chemistry OFF]

                                            Se não me enganei em nada, isto mostra que de facto, um combustível no estado gasoso é bem mais perigoso que no seu estado líquido. E, se as temperaturas que o pacxito disse estiverem certas (que acredito que estejam), se os vapores estiverem a 90ºC, é melhor que fujas para beeem loonge.

                                            Mais - se tiverem um barril de gasóleo é possível (não vos aconselho, no entanto, a experimentar, especialmente com o preço a que ele está) metê-lo a arder, sem que no entanto ele expluda. Porque as moléculas que n estão à superfície não têm oxigénio para reagir (já um explosivo poderia reagir no vácuo). No entanto, no estado gasoso.. todas as moléculas estão, virtualmente, em contacto com oxigénio, com que podem reagir livremente. Assim, não só é mais fácil começar a reagir, quando o fizer será bem mais rápido e, portanto, energético e destrutivo.
                                            Não é bem assim.

                                            Já estás a meter variaveis que não têm nada a ver com o assunto. Esquece as explosões que não tens nada disso em combustíveis que não estejam pressurizados. Isso só existe nos filmes. O efeito de explosão que existe nos combustíveis que estamos a falar (e não estamos a falar no motor, mas sim a abastecer um carro de gasóleo), precisa de certas condições que certamente sabes como se chama. Para além disso o que diferencia uma explosão é a velocidade de propagação da combustão.

                                            O modo chemistry está porreiro, mas não deves ter percebido que o que sacaste para aqui pôr acaba por ser o que tenho dito. E acabas por depois concordar comigo mais abaixo.

                                            As temperaturas do pacxito estão quase certas. O ponto de inflamação (ou ignição) ronda realmente os 55º, 56º, 59º, dependendo das fontes, mas não há limite superior. Não é entre x e y, mas é um ponto só. O que existe é um ponto de auto-inflamação (ou auto-ignição), que é de cerca de 260º, o que significa que a temperaturas superiores a esta não é preciso uma fonte de calor, porque a matéria por si só já tem energia suficiente para desencadear a combustão.

                                            Por fim, o barril de gasóleo não explode nunca. Talvez nunca tenhas posto nenhum a arder, mas eu já , e garanto-te que ele não explode. Até tens que ter o trabalho suplementar de o aquecer para o pores a arder. E olha que não é preciso fugir quando o combustivel chegar aos 90º, não vem mal nenhum ao mundo excepto uma nuvem muito negra. Tudo o resto se resolve.

                                            Quanto à formação de vapores combustíveis e ao seu comportamento, acho que sem quereres acho que acabas por concordar comigo.
                                            Editado pela última vez por joaomika; 10 June 2008, 01:21.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por joaomika Ver Post
                                              Não é bem assim.

                                              Já estás a meter variaveis que não têm nada a ver com o assunto. Esquece as explosões que não tens nada disso em combustíveis que não estejam pressurizados. Isso só existe nos filmes. O efeito de explosão que existe nos combustíveis que estamos a falar (e não estamos a falar no motor, mas sim a abastecer um carro de gasóleo), precisa de certas condições que certamente sabes como se chama. Para além disso o que diferencia uma explosão é a velocidade de propagação da combustão.

                                              O modo chemistry está porreiro, mas não deves ter percebido que o que sacaste para aqui pôr acaba por ser o que tenho dito. E acabas por depois concordar comigo mais abaixo.

                                              As temperaturas do pacxito estão quase certas. O ponto de inflamação (ou ignição) ronda realmente os 55º, 56º, 59º, dependendo das fontes, mas não há limite superior. Não é entre x e y, mas é um ponto só. O que existe é um ponto de auto-inflamação (ou auto-ignição), que é de cerca de 260º, o que significa que a temperaturas superiores a esta não é preciso uma fonte de calor, porque a matéria por si só já tem energia suficiente para desencadear a combustão.

                                              Por fim, o barril de gasóleo não explode nunca. Talvez nunca tenhas posto nenhum a arder, mas eu já , e garanto-te que ele não explode. Até tens que ter o trabalho suplementar de o aquecer para o pores a arder. E olha que não é preciso fugir quando o combustivel chegar aos 90º, não vem mal nenhum ao mundo excepto uma nuvem muito negra. Tudo o resto se resolve.

                                              Quanto à formação de vapores combustíveis e ao seu comportamento, acho que sem quereres acho que acabas por concordar comigo.
                                              Sobre os explosivos... podias pelo menos ter reparado que só os referi para explicar a insuficiência de um combustível para reagir sem oxigénio, ao contrário dos explosivos, que reagem no vácuo se necessário... portanto química, e em nada me referi para comparar os efeitos de cada um.
                                              Achei que esta parte, mais que cultura geral, explicava porque é que o estado gasoso do combustível (que na injecção no motor, quer na evaporação na bomba de gasolina) se torna mais perigoso que a forma líquida - maior contacto com o oxigénio.

                                              O "modo chemistry" não foi sacado de lado nenhum... fui eu que o escrevi genuinamente... daí o nem ter ido procurar os valores do pacxito, não procurei nada.
                                              Admito que hajam valores diferentes para a ignição, conforme os fabricantes, conforme os diferentes tipos de combustíveis, conforme as purezas, conforme outras coisas. A tua dispersão de valores, no entanto ( de 55-59ºC) parece-me mais correcta por ser mais pequena. No entanto, repara que se dizes que é um valor único, tb n podes apresentar 3 valores distintos. Ou podes? Podes pois, lá estão os parâmetros que mudam de leitura para leitura...

                                              Eu não quero concordar nem deixar de concordar com ninguém, joaomika.

                                              Mas fiquei sem perceber. "My best guess": quando digo que "No entanto, no estado gasoso.. todas as moléculas estão, virtualmente, em contacto com oxigénio, com que podem reagir livremente" concordo com "Não quero saber se tenho vapores de gasolina a -10º ou vapores de gasóleo a 90º. Quando há vapores o risco é o mesmo", é isso?
                                              Se te pareceu que concordei, repara: a -10ºC, nunca terias, à pressão normal, vapores de gasolina. A temperaturas em que de facto eles se formassem, quanto mais alta a temperatura do sistema, maior o perigo - menos energia terás de fornecer ao sistema para que "despolete" a reacção em cadeia..

                                              Comentário


                                                #24
                                                é por estas e por outras que sou contra o facto de termos de ser nós a abastecer nas bombas e não sermos atentidos por alguem com competencia para tal! Dai o perigo que uma situação destas possa ter para quem nao tem de mexer com estas coisas! Fizeste bem em reclamar e eu ainda lá escrevia que nao devia ser eu a meter a gasosa!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por joaomika Ver Post

                                                  Mais uma vez te digo, o que arde são os vapores e não as matérias, sejam elas liquidas ou sólidas.
                                                  olha que esta...

                                                  alcool etilico em estado liquido é INFLAMAVEL

                                                  a lenha ARDE em estado sólido.

                                                  e já agora, vapor não é matéria?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                    olha que esta...

                                                    alcool etilico em estado liquido é INFLAMAVEL

                                                    a lenha ARDE em estado sólido.

                                                    e já agora, vapor não é matéria?
                                                    Sabes como é que se processa a reacção da combustão?

                                                    Vai ver à net.

                                                    Edit: por matéria referia-me à matéria liquida ou sólida, só para diferenciar dos vapores emanados. Mas eu acho que essa tu percebeste!
                                                    Editado pela última vez por joaomika; 10 June 2008, 21:07.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Akh608 Ver Post
                                                      ...
                                                      Mas fiquei sem perceber. "My best guess": quando digo que "No entanto, no estado gasoso.. todas as moléculas estão, virtualmente, em contacto com oxigénio, com que podem reagir livremente" concordo com "Não quero saber se tenho vapores de gasolina a -10º ou vapores de gasóleo a 90º. Quando há vapores o risco é o mesmo", é isso?
                                                      Se te pareceu que concordei, repara: a -10ºC, nunca terias, à pressão normal, vapores de gasolina. A temperaturas em que de facto eles se formassem, quanto mais alta a temperatura do sistema, maior o perigo - menos energia terás de fornecer ao sistema para que "despolete" a reacção em cadeia..
                                                      Sabes qual é o ponto de inflamação da gasolina?

                                                      Dei 3 valores diferentes para o ponto de inflamação do gasóleo porque já vi esses 3 valores em fichas técnicas, fichas de segurança e tabelas de inflamabilidade.
                                                      Como não faço testes não posso garantir qual é o valor, mas o que queria dizer era que os valores não estavam num intervalo, mas como o nome indica é ponto de inflamação.

                                                      Por fim estamos aqui a falar de um abastecimento de gasóleo que liberta vapores que poderão ser inflamáveis, o que não seria grande problema se não estivessemos a falar que o processo foi feito à temperatura ambiente (ao contrário da gasolina, onde o ponto de inflamação é inferior), mostrando que algo está errado e pode ser perigoso.

                                                      No limite pode-se gerar uma combustão, não pelo simples abastecimento, mas porque não se sabe o que está a gerar aquela situação na matéria (gasóleo).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Ok, fizeste uma citação, mas fiquei sem perceber se tinha acertado ou não...

                                                        Sobre os pontos de inflamação, é perfeitamente normal que existam diferentes, consoante de qual estás a falar. Esperar um ponto de inflamação único para TODOS os tipos de gasóleo que existam é como esperar que todos os Ice Tea tenham o mesmo sabor... existem diferenças na composição de cada que provavelmente vão afectar esse valor.
                                                        Além disso, se estás a consultar o valor num documento relacionado com procedimentos de segurança, é provável que não seja um valor médio mas um valor mais baixo que o verificado na maioria das vezes (por exemplo 95% das vezes, o ponto de inflamação verificado deveria ser superior ao do documento), em fichas técnicas, seria ao contrário... há diversas explicações plausíveis para as diferenças de valores...

                                                        Só uma nota (duas)... "abastecimento de gasóleo que liberta vapores [que, digo eu, são mesmo inflamáveis] [...] o processo foi feito à temperatura ambiente (ao contrário da gasolina, onde o ponto de inflamação é inferior)"
                                                        ...tu estás a relacionar o ponto de inflamação com a temperatura de ebulição... acredito que a razão entre eles seja semelhante, mas mesmo assim...

                                                        "No limite pode-se gerar uma combustão [...] porque não se sabe o que está a gerar aquela situação na matéria (gasóleo)." ??? Geramos uma combustão por não sabermos...???

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Amigo Akh608, metade do que dizemos é o mesmo.
                                                          Quanto às diferenças do gasóleo já expliquei acima, acho que não é preciso repetir, nem tu.

                                                          Ponto de inflamação não tem nada a ver com ponto de ebulição. Ponto de ebulição é a temperatura a que um liquido passa ao estado gasoso. Ponto de inflamação é a temperatura a que uma matéria (seja liquida ou sólida) liberta gases (ou vapores, o que quiserem) combustíveis, de forma a se poder formar uma inflamação. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

                                                          Por fim, sabes certamente o que significa a expressão "no limite"? Acho que não é preciso explicar o restante.

                                                          Ah, e o ponto de inflamação da gasolina é -40º. Já percebeste porque me referi a uma temperatura de gasolina de -10º?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Sobre o valor. A explicação dada prende-se com a tua busca por um valor único, que a existir será sempre dependente das condições da medição e do objectivo do estudo... e não um valor único absoluto como parecias querer dr a entender.

                                                            De facto, a tua definição explicou a confusão, está desfeita. Depois da tua mensagem anterior fui verificar e encontrei, de facto, as duas definições que estavam na origem de grande parte da confusão... Eu compreendia o ponto de inflamação como a temperatura a partir da qual os gases entravam em combustão, e não, como tu, a temperatura à qual eles de formam...
                                                            ...com esta segunda definição, faz então sentido o que tinhas dito.

                                                            Da final... o que me fez confusao na tua afirmação não foi o "no limite", foi a causa da explosão... o desconhecimento pode justificar a criação de condições para o acidente, não pode ser a causa em si...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X