Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Número de mortos nas estradas desceu para metade entre 2000 e 2006" in Publico

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    "Número de mortos nas estradas desceu para metade entre 2000 e 2006" in Publico

    Segurança Rodoviária

    Número de mortos nas estradas desceu para metade entre 2000 e 2006

    06.07.2008 - 08h43 Lusa
    "O número de mortos nas estradas portuguesas diminuiu para metade entre 2000 e 2006, tendência que se registou nos primeiros seis meses deste ano, segundo dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR). (...)"

    in http://ultimahora.publico.clix.pt/no...592&idCanal=62

    A meu ver uma óptima notícia. Sim poderia ser melhor, mas é uma grande evolução. Agora, quais as causas desta redução? Note-se que o número de acidentes também reduziu. Não em 50% mas em cerca de 25%, o que já é uma redução visível.

    - Melhoria das infra-estruturas (estradas)?
    - Melhoria da sinalização?
    - Mudança de atitude dos condutores?
    - Melhoria da qualidade dos automóveis (sistema de apoio como ABS, EPS, etc.)?
    - Mudança do código de estrada, tornando-se mais rígido e punitivo?
    - "Crise", levando a uma possível menor circulação automóvel (custo de manutenção, comustível, compra)?
    - Incremento da "repressão" policial, com mais fiscalizações, radares, multas?
    - Mudanças implementadas pelo Governo?
    - Medidas e campanhas de sensibilização?
    - Outros (quais)?

    Será dificil quantificar a influência percentual de cada um dos factores, mas penso que todos têm tido algum efeito. Embora as estradas não sejam perfeitas estão a melhorar (tomo como exemplo a minha região, especialmente as vias secundárias), bem como a sinalização, tornando-se quase excessiva. A mudança do CE tornando mais rigido e punitivo teve grande influência, especialmente na maior facilidade de cassação da "carta de condução". O incrermento das discalizações e o maior número de radares também terá uma quota parte bem elevada nesta diminuição. E acredito que uma boa parte dos condutores esteja um pouco mais consciente - eu por exemplo, sempre procurei cumprir, mas nos últimos anos estou bastante mais consciente, ainda mais cumpridor e tendo mudado algumas atitudes erradas ao voltante.

    Marco

    #2
    Não deixa de ser uma boa notícia e espero que em 2012 desça outra vez para metade.

    Comentário


      #3
      É uma das coisas das quais nos podemos orgulhar como País.

      Quanto às razões para esta descida, na minha opinião foram estas, por ordem de importância:

      1-Melhoria das estradas;
      2-Melhoria do espírito cívico dos condutores;
      3-Aumento da fiscalização;

      Comentário


        #4
        acho que o principal foi mesmo o aumento de civismo das pessoas eu hoje em dia ja nao vejo coisas que via ha 10 anos nas estradas, e a fiscalizacao tambem aumentou . mas nos ultimos tempo penso que seja mais por causa do aumento dos combustiveis (vejo pessoas a andar bem mais devagar nas AE )

        Comentário


          #5
          O meu bitate é que se deve quase exclusivamente às ajudas electronicas à condução, airbags e aos aumentos do petroleo.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por joao.abreu Ver Post
            acho que o principal foi mesmo o aumento de civismo das pessoas eu hoje em dia ja nao vejo coisas que via ha 10 anos nas estradas, e a fiscalizacao tambem aumentou . mas nos ultimos tempo penso que seja mais por causa do aumento dos combustiveis (vejo pessoas a andar bem mais devagar nas AE )
            "Curiosamente" é nas AE onde menos acidentes mortais acontecem..

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por eu Ver Post
              É uma das coisas das quais nos podemos orgulhar como País.

              Quanto às razões para esta descida, na minha opinião foram estas, por ordem de importância:

              1-Melhoria das estradas;
              2-Melhoria do espírito cívico dos condutores;
              3-Aumento da fiscalização;
              Antes disso tudo, diria a segura activa e passiva dos carros novos. Mas claro que é preferível dizer que é da melhoria das estradas do que dos carros.... para um estado que não incentiva a substituição do parque automóvel.

              Comentário


                #8
                Eu acho que a principal causa é o preço dos combustíveis...ao preço a que estão já não dá para andar sempre com o pé em cima do pedal da direita.

                Comentário


                  #9
                  Os números e a redução de vitimas é de louvar.


                  Mas há que perguntar se o numero de acidentes diminuiram, e se o numero de mortos diminuiu somente graças à segurança activa e passiva das viaturas.


                  Se assim não for, o "release" desta noticia é puramente demagógico.
                  Há mais acidentes, diminuiram foi os mortos graças aos dispositivos incorporados nas viaturas.


                  Por fim há que perguntar o que fizeram EFECTIVAMENTE as autoridades competentes para a segurança rodóviária.

                  Que medidas adoptaram para uma melhor formação dos condutores e dos cidadãos que serão os condutores do futuro.

                  Porque o que continuamos a assistir maioritariamente é a uma lógica de repressão e não de formação de base, basta ver que a legislação é voltada para a repressão, com o aumentos das multas e das penas acessórias, mas continua a não definir um programa para um a prevenção rodoviária EDUCACIONAL, PREVENTIVA e PEDAGÒGICA.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                    Os números e a redução de vitimas é de louvar.


                    Mas há que perguntar se o numero de acidentes diminuiram, e se o numero de mortos diminuiu somente graças à segurança activa e passiva das viaturas.


                    Se assim não for, o "release" desta noticia é puramente demagógico.
                    Há mais acidentes, diminuiram foi os mortos graças aos dispositivos incorporados nas viaturas.


                    Por fim há que perguntar o que fizeram EFECTIVAMENTE as autoridades competentes para a segurança rodóviária.

                    Que medidas adoptaram para uma melhor formação dos condutores e dos cidadãos que serão os condutores do futuro.

                    Porque o que continuamos a assistir maioritariamente é a uma lógica de repressão e não de formação de base, basta ver que a legislação é voltada para a repressão, com o aumentos das multas e das penas acessórias, mas continua a não definir um programa para um a prevenção rodoviária EDUCACIONAL, PREVENTIVA e PEDAGÒGICA.
                    Concordo em pleno. Claro que é de louvar menos mortes, mas é preciso averiguar o porquê.

                    Também acho que muitos andam mais devagar pelo preço dos combustíveis e pela repressão (multas e não só).

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                      Os números e a redução de vitimas é de louvar.


                      Mas há que perguntar se o numero de acidentes diminuiram, e se o numero de mortos diminuiu somente graças à segurança activa e passiva das viaturas.


                      Se assim não for, o "release" desta noticia é puramente demagógico.
                      Há mais acidentes, diminuiram foi os mortos graças aos dispositivos incorporados nas viaturas.


                      Por fim há que perguntar o que fizeram EFECTIVAMENTE as autoridades competentes para a segurança rodóviária.

                      Que medidas adoptaram para uma melhor formação dos condutores e dos cidadãos que serão os condutores do futuro.

                      Porque o que continuamos a assistir maioritariamente é a uma lógica de repressão e não de formação de base, basta ver que a legislação é voltada para a repressão, com o aumentos das multas e das penas acessórias, mas continua a não definir um programa para um a prevenção rodoviária EDUCACIONAL, PREVENTIVA e PEDAGÒGICA.
                      Se vires o 1º post refere que o nº de acidentes baixou apenas 25% mas baixou (creio que não em numero total mas em acidentes/veículos em circulação).

                      Quanto a mim os factores que levaram a isso são as campanhas de sensibilização que a médio prazo começam a fazer efeito, as novas regras para os recem-encartados, a maior fiscalização e melhor, a maior divulgação pelos média dos acidentes grotescos e tambem o aumento dos combustiveis que leva as pessoas a abrandarem um pouco e com isso a mudarem tambem a disposição ao volante, do tipo como já vão mentalizadas para irem mais devagar acabam por imr mais descontraidas ...

                      Comentário


                        #12
                        A melhoria da segurança activa nos automóveis deve estar incluida nessa redução.

                        Onde antigamente tínhamos uma derrapagem descontrolada temos o ABS, o EDB, ASR e uma série de outros acrónimos de sistemas de segurança activa.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                          A melhoria da segurança activa nos automóveis deve estar incluida nessa redução.

                          Onde antigamente tínhamos uma derrapagem descontrolada temos o ABS, o EDB, ASR e uma série de outros acrónimos de sistemas de segurança activa.

                          Pois, é que nalguns dados que já vi o número de acidentes é o mesmo, já o número de mortes, esse baixou.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                            Pois, é que nalguns dados que já vi o número de acidentes é o mesmo, já o número de mortes, esse baixou.

                            se o numero de acidentes é o mesmo faz mais sentido apontar à melhoria significativa da segurança passiva dos automóveis recentes!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                              Se vires o 1º post refere que o nº de acidentes baixou apenas 25% mas baixou (creio que não em numero total mas em acidentes/veículos em circulação).
                              Não é são esses números que já vi noutras noticias.

                              O numero de acidentes é igual ou até ligeiramente superior, o numero de mortos é que diminui.

                              Ora consideranto que o numero de acidentes é igual, significa no meu entender que a prevenção rodoviária não está a funcionar, porque o interesse é diminuir o nº de acidentes e subsequentemente os mortos.

                              Diminuindo só os mortos mas mantendo-se o nº de acidentes, estes só não ocorrem porque existem os Air Bags, ABS, etc, etc.

                              E agora pergunto:

                              E o nº de pessoas incapacitadas resultantes dos acidentes?

                              É que para estatísticas falam nos mortos mas, e aqueles que ficam com sequelas físicas e incapacitados para uma vida normal.

                              Quanto a mim os factores que levaram a isso são as campanhas de sensibilização que a médio prazo começam a fazer efeito, as novas regras para os recem-encartados, a maior fiscalização e melhor, a maior divulgação pelos média dos acidentes grotescos e tambem o aumento dos combustiveis que leva as pessoas a abrandarem um pouco e com isso a mudarem tambem a disposição ao volante, do tipo como já vão mentalizadas para irem mais devagar acabam por imr mais descontraidas ...
                              Por tudo o que disse acima, as campanhas Podoviárias Portugesas, continuam a não desempenhar o papel que se lhes pede, e falham na EDUCAÇÃO, PREVENÇÃO e PEDAGOGIA

                              Comentário


                                #16
                                Mérito

                                Os bons resultados obtidos por Portugal entre 2000 e 2006 contribuíram para que fosse distinguido em Bruxelas pela European Transport Safety Council - Conselho Europeu de Segurança Rodoviária.


                                De todos os que circulam na estrada !!!!!

                                Os nossos numeros negros referem-se fundamentalmente a peões e veículos de 2 rodas este reparo é só para quem possa andar mais distraido

                                E para os maldizentes, teremos de ter algum mérito e ter evoluido qualquer coisinha
                                Editado pela última vez por CLIOthoris; 08 July 2008, 09:15.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                                  (...)

                                  Quanto a mim os factores que levaram a isso são as campanhas de sensibilização que a médio prazo começam a fazer efeito,(...)
                                  Err... QUAIS campanhas ? Com o desvio dos fundos que habitualmente ia para a PRP para a compra de radares (Obrigadinho, ó António Costa !), as campanhas de prevenção praticamente acabaram...

                                  Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                                  (...) as novas regras para os recem-encartados, a maior fiscalização e melhor,(...)
                                  Maior e melhor fiscalização ?
                                  Mais radares escondidos nos arbustos e mais carros descaracterizados .. e maioritáriamente onde há MENOS acidentes (A.E.) ?

                                  Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                                  (...) a maior divulgação pelos média dos acidentes grotescos e tambem o aumento dos combustiveis que leva as pessoas a abrandarem um pouco e com isso a mudarem tambem a disposição ao volante, do tipo como já vão mentalizadas para irem mais devagar acabam por imr mais descontraidas ...
                                  Pois ... ainda há minutos, ia eu almoçar ao Olivais Shopping, ia uma senhora tão descontraida, tão descontraida que entrou na estrada vinda da minha direita (com stop) sem sequer abrandar ... nem olhar. E diga-se em abono da verdade, a senhora continuou rua acima a não mais que 40kms/h.

                                  http://www.youtube.com/watch?v=2jI1j3_flrM

                                  "V"

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                    Não é são esses números que já vi noutras noticias.

                                    O numero de acidentes é igual ou até ligeiramente superior, o numero de mortos é que diminui.

                                    Ora consideranto que o numero de acidentes é igual, significa no meu entender que a prevenção rodoviária não está a funcionar, porque o interesse é diminuir o nº de acidentes e subsequentemente os mortos.

                                    Diminuindo só os mortos mas mantendo-se o nº de acidentes, estes só não ocorrem porque existem os Air Bags, ABS, etc, etc.

                                    E agora pergunto:

                                    E o nº de pessoas incapacitadas resultantes dos acidentes?

                                    É que para estatísticas falam nos mortos mas, e aqueles que ficam com sequelas físicas e incapacitados para uma vida normal.



                                    Por tudo o que disse acima, as campanhas Podoviárias Portugesas, continuam a não desempenhar o papel que se lhes pede, e falham na EDUCAÇÃO, PREVENÇÃO e PEDAGOGIA
                                    Sim mas... a educação, prevenção e pedagogia devem ser ensinadas quando o indivíduo ainda anda no triciclo! Tem a sua piada mas o problema está enraizado na cultura e formação do português enquanto cidadão.

                                    Porque motivo temos mais acidentes graves, mortos e estropiados na UE "pobre" do que na "rica"?

                                    Dão-se alvissaras.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                      EDUCAÇÃO, PREVENÇÃO e PEDAGOGIA
                                      Não comento o resto do teu post, só faço esta pergunta:

                                      No nosso tempo, quantas vezes foram à tua escola fazer uma qualquer acção de sensibilização rodoviária ?

                                      Quantas escolas existiam de condução defensiva ?

                                      etc,.

                                      etc,..

                                      Pode não ser um país perfeito e estas boas noticias não surgem de um dia para o outro

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por CLIO_thoris Ver Post
                                        (...)
                                        Os nossos numeros negros referem-se fundamentalmente a peões e veículos de 2 rodas (...)

                                        HAN !??!?!?!?!

                                        Nos motociclos já praticamente se atingiram as "metas" de sinistralidade que o governo só apontava para 2010, salvo erro. É um dos tipos de viaturas onde a redução da sinistralidade nos últimos anos mais se fez notar ... e num tipo de viatura onde não há ESPês e afins e onde os que estão equipados com ABS são uma infima minoria !

                                        Vai ler o relatório da ANSR do ano passado (e já agora dos anos anteriores) antes de dizeres asneiras, sff ...


                                        "V"

                                        Comentário


                                          #21
                                          Para os que reclamam

                                          da fiscalização ...

                                          Ainda é pouca !!!

                                          Quando se compra a carta, o encartado tem um compromisso com a sociedade que é cumprir o código, logo não existem excessos de fiscalização !!! existem sim é infracções ao código, as quais não deveriam acontecer e quando acontece , por distracção ou não, as pessoas tem de ser sancionadas

                                          Por maioria de razão e de ocorrência, quando existem os excessos/transgressões existem os acidentes

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Japh Ver Post
                                            Foi bem multada pois ia em excesso de velocidade para a via e ao mesmo tempo teve sorte, pois se houvesse uma patrulha apeada, teria sido multada por não levar cinto

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Japh Ver Post
                                              HAN !??!?!?!?!

                                              Nos motociclos já praticamente se atingiram as "metas" de sinistralidade que o governo só apontava para 2010, salvo erro. É um dos tipos de viaturas onde a redução da sinistralidade nos últimos anos mais se fez notar ... e num tipo de viatura onde não há ESPês e afins e onde os que estão equipados com ABS são uma infima minoria !

                                              Vai ler o relatório da ANSR do ano passado (e já agora dos anos anteriores) antes de dizeres asneiras, sff ...


                                              "V"
                                              Pois o erro ...

                                              Cada qual consulta aquilo que tem disponivel

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                                Sim mas... a educação, prevenção e pedagogia devem ser ensinadas quando o indivíduo ainda anda no triciclo! Tem a sua piada mas o problema está enraizado na cultura e formação do português enquanto cidadão.

                                                Porque motivo temos mais acidentes graves, mortos e estropiados na UE "pobre" do que na "rica"?

                                                Dão-se alvissaras.
                                                Originalmente Colocado por CLIO_thoris Ver Post
                                                Não comento o resto do teu post, só faço esta pergunta:

                                                No nosso tempo, quantas vezes foram à tua escola fazer uma qualquer acção de sensibilização rodoviária ?

                                                Quantas escolas existiam de condução defensiva ?

                                                etc,.

                                                etc,..

                                                Pode não ser um país perfeito e estas boas noticias não surgem de um dia para o outro

                                                Lá está o que eu tenho dito aqui desde 2004.

                                                A Prevenção Rodoviária devia estar inclusa numa disciplina de Civismo e Cidadania nas escolas, e isto desde a pré primária.

                                                E tendo também em consideração que há muitos pais que se demitem da sua função de progenitores e não ensinam as regras básicas do convívio em sociedade.

                                                É isto que defendo e tenho defendido sempre, não os ensinam e depois vêm reprimir, assim funciona tudo mal e ao contrário.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por CLIO_thoris Ver Post
                                                  Pois o erro ...

                                                  Cada qual consulta aquilo que tem disponivel
                                                  Peço desculpa.
                                                  É para 2009.
                                                  My bad.



                                                  No que toca a feridos graves a meta JÁ foi atingida em 2007.
                                                  No que toca a mortos, foi praticamente atingida.

                                                  Satisfeito ?

                                                  "V"

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu lembro-me de andar na escola primária (e até tremo só de pensar que já lá vão 25 anos) e o que não faltava naquela altura eram textos no livro de português a ensinar as regras de trânsito, os sinais, semáforos, como andar na berma em segurança, como atravessar a estrada em segurança, etc... Isto desapareceu?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Japh Ver Post
                                                      Peço desculpa.
                                                      É para 2009.
                                                      My bad.



                                                      No que toca a feridos graves a meta JÁ foi atingida em 2007.
                                                      No que toca a mortos, foi praticamente atingida.

                                                      Satisfeito ?

                                                      "V"
                                                      Não !!!

                                                      Onde está a contabilização dos feridos ligeiros e do numero de acidentes ???

                                                      Ou só se atingem objectivos com mortos e feridos graves ???

                                                      Outro reparo, ao referir acidentes com veiculos de 2 rodas não estou só a referir-me a motociclos, pois os ciclomotores e velocipedes, tambem fazem parte das estatisticas

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por CLIO_thoris Ver Post
                                                        Não !!!

                                                        Onde está a contabilização dos feridos ligeiros e do numero de acidentes ???

                                                        Ou só se atingem objectivos com mortos e feridos graves ???
                                                        Pergunta à ANSR.

                                                        Agora não venhas é para um fórum público acusar as 2 rodas de serem as responsáveis (junto com os peões) pelos altos níveis de sinistralidade quando tal é falso.
                                                        Para desinformação já bastam os organismos oficiais e os lobbies a quem interessa denegrir as 2 rodas.

                                                        Originalmente Colocado por CLIO_thoris Ver Post
                                                        Outro reparo, ao referir acidentes com veiculos de 2 rodas não estou só a referir-me a motociclos, pois os ciclomotores e velocipedes, tambem fazem parte das estatisticas
                                                        A imagem está cortada, mas os números referidos nessa tabela são a soma de motociclos E ciclomotores.

                                                        "V"

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          quando os veiculos de 2 rodas representam 22% das mortes (2007), e claramente não representam 22% do número de veiculos a circular, é notório que é uma classe cujos acidentes têm maior gravidade. se juntares a isso os peões, ficas com 38% do total de mortes.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                            quando os veiculos de 2 rodas representam 22% das mortes (2007), e claramente não representam 22% do número de veiculos a circular, é notório que é uma classe cujos acidentes têm maior gravidade. se juntares a isso os peões, ficas com 38% do total de mortes.
                                                            Não nego, mas há que ter a noção da brutal diminuição no número de mortos e feridos graves em 2 rodas nos últimos 7 anos: sabendo que as motos não tem equipamentos de segurança activa tipo airbags e afins, "ajudas electrónicas à condução" (ao contrário da maioria dos automóveis agora à venda) e que o ensino de condução de 2 rodas é a nódoa que é, há que dar o devido valor ao esforço de motoclubes e associações para conseguir estes números.

                                                            Por outro lado fico mais preocupado com os 16% de mortes em peões (que não vejo ninguém a tentar contrariar, excepto colocar a culpa sempre nos condutores) ... e com os "outros" 62% ...

                                                            "V"

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X