Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Nucleo Investigacao Criminal da BT

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Nucleo Investigacao Criminal da BT

    Alguém tem conhecimento de conclusões, estatísticas ou informação similar sobre a actividade deste órgão, que supostamente analisa as causas dos acidentes na estrada ?

    eu apenas costumo ler "...o acidente vais ser investigado pelo Nucleo..." e depois...nada !!

    é obvio que não me refiro aos chamados "numeros" dos acidentes, sobejamente anunciados nos media, que julgo até não ser da competência desse orgão.

    não é por nada, é só porque gostava de conhecer outras razões para os acidentes que não o excesso de velocidade, já que tenho para mim que, mesmo nesses casos, antes disso há sempre algo mais
    Editado pela última vez por carlosmrs; 17 July 2008, 07:56.

    #2
    A estatistica será algo do género:

    - Tipo de interveninente: Cidadão comum - 100% velocidades excessiva ou excesso de velocidade;
    - Tipo de interveninente: Cidadão VIP - 100% distracção dos outros envolvidas;
    - Tipo de interveninente: Cidadão afecto ao aparelho de estado: 100% mau estado da via;

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por bbaixo Ver Post
      A estatistica será algo do género:

      - Tipo de interveninente: Cidadão comum - 100% velocidades excessiva ou excesso de velocidade;
      - Tipo de interveninente: Cidadão VIP - 100% distracção dos outros envolvidas;
      - Tipo de interveninente: Cidadão afecto ao aparelho de estado: 100% mau estado da via;


      Mauzinho.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por carlosmrs Ver Post
        Alguém tem conhecimento de conclusões, estatísticas ou informação similar sobre a actividade deste órgão, que supostamente analisa as causas dos acidentes na estrada ?

        eu apenas costumo ler "...o acidente vais ser investigado pelo Nucleo..." e depois...nada !!

        é obvio que não me refiro aos chamados "numeros" dos acidentes, sobejamente anunciados nos media, que julgo até não ser da competência desse orgão.

        não é por nada, é só porque gostava de conhecer outras razões para os acidentes que não o excesso de velocidade, já que tenho para mim que, mesmo nesses casos, antes disso há sempre algo mais
        As investigções feitas pelo Nucleo de Investgação da GNR/BT e SIAV/PSP , são enviadas para o Ministério Público para uma eventual investigação de matéria criminal que, normalmente neste tipo de acidentes que participam e investigam têem consequencias graves( Feridos graves e Mortos).
        Por isso e devido a ter ocorrido um crime o segredo de justiça prevalece e é por isso que não tens conhecimento dos resultados.
        Já agora as causas para os muitos acidentes não é o excesso de velocidade, isso é apenas um factores que potencia a gravidade de um acidente. Para analisar-mos as causas de tantos acidentes teria-mos matéria para discutir indefinidamente.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
          Para analisar-mos as causas de tantos acidentes teria-mos matéria para discutir indefinidamente.
          de acordo.
          mas se não conhecermos as verdadeiras razões, como se ataca o problema sériamente ?
          temos de concluir que tb nesta matéria, vivemos num "faz de conta" permanente ?
          e qt ao segredo de justiça não seria possivel fornecer dados dos acidentes de forma anónima ? não sendo jurista, não vejo que tratar as circunstâncias em que ocorreram os acidentes configure violação do segredo de justiça, só por si, mas neste país...
          Editado pela última vez por carlosmrs; 17 July 2008, 09:59.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por carlosmrs Ver Post
            de acordo.
            mas se não conhecermos as verdadeiras razões, como se ataca o problema sériamente ?
            temos de concluir que tb nesta matéria, vivemos num "faz de conta" permanente ?
            Para o comum dos mortais isso é importante?
            Os intervenientes no processo vão ter as respectivas respostas no âmbito do processo crime ou, no ambito da reclamação da seguradora e eventualmente em Tribunal.

            Com certeza que os organismos responsáveis tb terão acesso às decisões e será daí que saem as estatisticas dos acidentes que depois são amplamente divulgadas pela Comunicação Social.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por carlosmrs Ver Post
              de acordo.
              mas se não conhecermos as verdadeiras razões, como se ataca o problema sériamente ?
              temos de concluir que tb nesta matéria, vivemos num "faz de conta" permanente ?
              e qt ao segredo de justiça não seria possivel fornecer dados dos acidentes de forma anónima ? não sendo jurista, não vejo que tratar as circunstâncias em que ocorreram os acidentes configure violação do segredo de justiça, só por si, mas neste país...
              esse segredo visa proteger as partes envolvidas (julgo eu). Que são o mais importante na resolução do processo. Aliás, já não temos pessoal suficiente para dar conta dos procedimentos normais, qto mais torná-los anónimos para publicar exemplos...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Valium Ver Post


                Mauzinho.
                Mauzinho não, realista..

                Comentário


                  #9
                  Já existem programas, q atrvés do danos no veículo e no estado da via conseguem obter 1 velocidade mais ou menos proxima da real. E a partir dai e do resto conseguem ter mais ou menos em causa a fonte do problema.

                  Claro que isto só acontece normalmente qdo existem acidentes de viação na qual tenha surgido mortos. Ou feridos bastante graves.

                  Quanto aos resultados é como já ai foi dito, n vem dito a público, é mandado pro departamento X q depois supostamente tem d se encarregar de qq coisa lol.

                  Comentário


                    #10
                    Em Portugal não existem estradas mal projectadas e mal construídas, não existem estradas mal mantidas, não existem carros sem manutenção adequada, não existem condutores sem perícia para a condução, em Portugal a culpa é sempre da velocidade excessiva logo, este Núcleo de Investigação é puro desperdício de dinheirinho dos nossos impostos.

                    Comentário


                      #11
                      ...bem, eu ainda quero acreditar que o serviço serve para alguma coisa e que fazem um bom trabalho, só que... não o conhecemos

                      e foi essa a razão do meu post e acho que é um dos problemas no nosso país, onde há muita coisa "secreta", seja no segredo de justiça, seja noutra qualquer.

                      pegando no texto do Farang, é o que esperaria conhecer: de X acidentes ocorridos, X derivaram de alcool em excesso, X de ultrapassagem mal medida, X de passagem de sinal vermelho, X de não respeito pelo stop...isto só a titulo de exemplo, porque de facto o que actualmente dá ideia é que todos estes motivos se resumem apenas a 1... o tal já falado.

                      e se, como diz o Valium, não interessaria ao comum dos mortais, serviria ao comum dos... vivos
                      Editado pela última vez por carlosmrs; 17 July 2008, 13:37.

                      Comentário


                        #12
                        Eu também gostava de conhecer os relatórios que os tipos elaboram, tenho a certeza que há muitos acidentes por culpa do estado dos veículos(pneus, suspensão, etc) e das estradas, e aquilo que se fala na Tv é sempre o excesso de velocidade.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por carlosmrs Ver Post
                          ...bem, eu ainda quero acreditar que o serviço serve para alguma coisa e que fazem um bom trabalho, só que... não o conhecemos

                          e foi essa a razão do meu post e acho que é um dos problemas no nosso país, onde há muita coisa "secreta", seja no segredo de justiça, seja noutra qualquer.

                          pegando no texto do Farang, é o que esperaria conhecer: de X acidentes ocorridos, X derivaram de alcool em excesso, X de ultrapassagem mal medida, X de passagem de sinal vermelho, X de não respeito pelo stop...isto só a titulo de exemplo, porque de facto o que actualmente dá ideia é que todos estes motivos se resumem apenas a 1... o tal já falado.

                          e se não interessaria ao comum dos mortais, como diz o Valium, serviria ao comum dos... vivos
                          A mim preocupa-me mais que quem conhece os resultados não actue em conformidade. Quanto à divulgação, já não concordo que se atire com os dados para a net, etc. Devem existir e ser tratados por quem percebe do assunto. Há para aí muitas fontes que depressa os explorariam e deturpavam em seu proveito, normalmente com interesses comerciais. Num sistema que funcionasse em condições, deveríamos poder confiar nas pessoas que lá estão e seguir as suas recomendações. Mesmo assim, acho que ainda não chegamos a um estado tal que isso fosse necessário. Apesar de tudo, ainda há gente competente. O problema é que, tal como esses dados, continuam na sombra e ninguém fala neles...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Farang Ver Post
                            Eu também gostava de conhecer os relatórios que os tipos elaboram, tenho a certeza que há muitos acidentes por culpa do estado dos veículos(pneus, suspensão, etc) e das estradas, e aquilo que se fala na Tv é sempre o excesso de velocidade.
                            Tens razão que na TV só se fala do excesso de velocidade como a maior causa de acidentes. Os jornalistas e também os agentes de autoridade que são entrevistado só saber falar disto , do alcoól e manobras perigosas. Mas as causas para tantos acidentes deve-se ao desrespeito da legislação rodoviária( não é só C.E.) má formação cívica e má formação ao nível da prevenção do acidente, tirar a carta pagando e não se fazendo teste físicos e psicotecnicos dignos desse nome, nas escolas de condução não se formam condutores, formam-se aprendizes de condutores, porque não é em trinta horas de pseudocódigo( em nenhuma escola de condução alguma vez foi ensinado o que é realmente o C.E.), que misturam n de legislação rodoviária e vendem como C.E., etc, e tinha-mos ainad mais para falar sobree as causas de tantos acidentes.

                            Comentário


                              #15
                              post repetido
                              Editado pela última vez por ppk1; 18 July 2008, 00:46.

                              Comentário


                                #16
                                Já agora...
                                Originalmente Colocado por ppk1 Ver Post
                                Citação:
                                Voltamos ao mesmo: NÃO HÁ investigação de acidentes em Portugal ... e a que há ... bem, deixo isso para "desmistificar" no meu blog.

                                Boas,

                                Antes de mais, e relativamente ao trabalho do Prof. João Dias e do Miguel Roque, de quem sou amigo pessoal, à parte da sua inquestionavel excelencia, este vai buscar, tambem à Investigação de Acidentes da GNR-BT, base do seu trabalho.

                                Infelizmente, e até 2003, a Investigação de Acidentes de Viação, com vitimas mortais, esteve "perdida", sabe-se lá por onde!

                                Desde essa altura e com a deslocação ao local dos acidentes, pela GNR-BT, antes que exista qualquer intervenção (remoção de veiculos, limpeza da via, remoção dos cadaveres), é possivel trabalhar com dados mais fiaveis, dos recolhidos até então, e é por isso que refiro, que o trabalho do Prof. João Dias e do Miguel Roque tambem vai buscar "inspiração" à GNR-BT.

                                Contrariamente ao que vem sendo referido neste post o excesso de velocidade não é apontado como uma das principais causas dos acidentes, bem pelo contrario. Só a titulo de curiosidade NENHUM dos relatórios de investigação de acidentes com vitimas mortais, na zona de Lisboa, desde 2003 até à presente data (e infelizmente são bastantes), apontam como causa do acidente o excesso de velocidade.

                                Em geral não apontam só uma causa, mas um conjunto de factores, que somados resultaram no acidente e nas suas consequencias.

                                Encontram-se causas como;

                                Relativamente a condutores, passageiros e peões;

                                distracção (alheamento ao meio e ao trafego), fadiga (adormecimento), influencia de alcool e substancias psicotropicas, doença subita, encandeamento, velocidade excessiva, atravessamento da via em locais não permitidos (AE, vias reservadas), ultrapassagens/mudanças de direcção/inversão do sentido de marcha/marcha atras irregulares, circulação em contramão, desrespeito pela regra da prioriodade, não circular na via mais à direita, falta de uso de sistema de retenção (adultos e crianças), falta ou deficiente ajuste do capacete de protecção.

                                Relativamente ás vias;

                                deficiencias na sinalização (incorrecta ou mal colocada ou inexistente ou de obras), deficiencias no pavimento (coeficiente de atrito e relevê), ocorrencia de aquaplaning, falta de protecção dos elementos metalicos (rails e prumos)

                                Relativamente aos veiculos;

                                deficiencias nos pneumaticos (velhos ou gastos) deficiencias nos elementos de suspenção (inadquados ou ineficientes), falhas de elementos de direcção, alterações mecanicas que alterem a dinamica do veiculo, deficiente utilização do encosto de cabeça, falta de estrutura para colocação sistema de retençao para crianças, carga mal acondicionada.

                                Não são todas, são as mais comuns.

                                Mas, e há sempre um mas, por enquanto esta investigação de acidente só se verifica se, do acidente resultarem vitimas mortais, ou haja queixa de um lesado, ou abandono do local e/ou omissão de auxilio, o que deixa a maioria dos acidentes fora deste tipo de apreciação, e ai vamos "cair" na "inevitavel", facil, eterna, gasta e nada fiavel causa do excesso de velocidade, que ao fim ao cabo vem justificar o "acto venatório" que se verifica nas nossas estradas diariamente.

                                Japh,

                                Compreendo e louvo as tuas preocupações/indignações. Utilizo diariamente, e há 20 anos, a moto, não só como meio de transporte, mas tambem como forma de "dispersão mental", faz parte do meu equilibrio.

                                Para ti, o já tão pouco utilizado "V".

                                Abraços,

                                PPK1

                                Comentário


                                  #17
                                  ??

                                  Porquê repetir o post com "Já agora.." ??

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por carlosmrs Ver Post
                                    Alguém tem conhecimento de conclusões, estatísticas ou informação similar sobre a actividade deste órgão, que supostamente analisa as causas dos acidentes na estrada ?

                                    (...)
                                    Eu diria que os resultados não são públicos porque seriam "bombásticos" para as entidades interessadas em continuar a culpar a velocidade e consequentemente a aquisição/implementação de mais radares.

                                    PPK: Infelizmente - e porque não tenho dinheiro para contratar um advogado- não me posso pronunciar sobre algumas pessoas/trabalhos que referes no teu post. Mas posso dizer que na globalidade concordo contigo.

                                    Um "V" à antiga :-)

                                    Comentário


                                      #19
                                      parece-me que o PPK1 se refere a um blogue...é isso ?

                                      se sim, podemos saber qual? é que é esse tipo de discussão que precisamente está na origem do meu post.

                                      p.s.: a ser assim, parece que há alguém que vai "buscar" informação ao abrigo do segredo de justiça !!
                                      Editado pela última vez por carlosmrs; 18 July 2008, 20:52.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Boas,

                                        O blog é do Japh, eu só respondi a um post dele aqui no forum, esta informação não está nesse blog.

                                        Abraços,

                                        PPK1

                                        Comentário


                                          #21
                                          obrigado, tenho pena de (ainda) não conhecer nenhum sitio de discussão avalizado sobre o tema.
                                          Editado pela última vez por carlosmrs; 18 July 2008, 20:52.

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X