Anúncio

Collapse
No announcement yet.

STOP no chão - Obrigatório parar completamente?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    STOP no chão - Obrigatório parar completamente?

    Quando o STOP se encontra assinalado horizontalmente (escrito no chão) é obrigatório parar tal como na sinalização vertical ou não?

    Sempre me ensinaram que era exactamente igual mas hoje um colega meu disse-me que lhe ensinaram no código que quando o STOP estava assinalado no chão, passava a ser identico a um sinal de aproximação de estrada com prioridade.

    #2
    Na dúvida eu paro...

    Comentário


      #3
      Não.

      Tem que existir sinalização vertical, vide o belo sinal octogonal.

      O teu colega tem razão.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
        Quando o STOP se encontra assinalado horizontalmente (escrito no chão) é obrigatório parar tal como na sinalização vertical ou não?

        Sempre me ensinaram que era exactamente igual mas hoje um colega meu disse-me que lhe ensinaram no código que quando o STOP estava assinalado no chão, passava a ser identico a um sinal de aproximação de estrada com prioridade.
        Não vejo muitos sinais desses por aqui em Lisboa, mas penso que deverás parar, tal como no sinal vertical, na zona de intercepção com a outra estrada, numa posição onde tenhas visibilidade.
        Editado pela última vez por HenriquesJ; 23 July 2008, 17:53.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por André Ver Post
          Não.

          Tem que existir sinalização vertical, vide o belo sinal octogonal.

          O teu colega tem razão.

          Nem mais, a marca é complementar ao sinal vertical. Ora, se não houver sinal...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por .Andre Ver Post
            Nem mais, a marca é complementar ao sinal vertical. Ora, se não houver sinal...
            Mas então o que está lá a fazer o sinal no chão?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por André Ver Post
              Não.

              Tem que existir sinalização vertical, vide o belo sinal octogonal.

              O teu colega tem razão.

              X2!

              A sinalização horizontal só é válida quando acompanhada da correspondente vertical.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Henriques J. Ver Post
                Mas então o que está lá a fazer o sinal no chão?
                Digamos que o Código da Estrada por via de influências direitícas (de Direito ) sob a bela tradição portuguesa não é propriamente um exercício anglo-saxónico de clarividência e sentido prático.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Henriques J. Ver Post
                  Mas então o que está lá a fazer o sinal no chão?
                  Com as marcas no chão e o sinal vertical é difícil não ver o STOP? Quantas vezes os sinais verticais não estão escondidos?


                  Em situações normais as marcas só são colocadas se houver sinalização vertical.
                  Editado pela última vez por Andree; 23 July 2008, 17:58.

                  Comentário


                    #10
                    Isso é devido ao CE ter sido alterado, antigamente se estivesse no chão era o mesmo q ter 1 sinal vertical, com a alteração, se este não tiver acompanhado de 1 sinal vertical de STOP, é pq é 1 sinal de cedência de passagem, o famoso triângulo. Q vemos mtas vezes a entrar em AE´s.

                    Comentário


                      #11
                      Essas coisas todas não terão a ver com a hierarquia da sinalização?

                      Não será mais do tipo?...

                      Se não houver sinalização vertical respeita-se a indicação do sinal.

                      Se houver sinalização vertical coincidente respeita-se a indicação do sinal.

                      Se houver sinalização vertical não coincidente (coisa normalissima em Portugal), então respeita-se a indicação do sinal vertical.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Dano Ver Post
                        Isso é devido ao CE ter sido alterado, antigamente se estivesse no chão era o mesmo q ter 1 sinal vertical, com a alteração, se este não tiver acompanhado de 1 sinal vertical de STOP, é pq é 1 sinal de cedência de passagem, o famoso triângulo. Q vemos mtas vezes a entrar em AE´s.
                        Esta é a resposta certa. Nada a acrescentar.

                        Comentário


                          #13
                          Não paras! A marca serve apenas para delimitar o local onde paras o carro e tem a sua lógica. Imagina:

                          Estás a conduzir um carro e à ultima da hora reparas que na estrada está lá um sinal de marca (stop). Tu paras o carro à última da hora....
                          Vai uma pessoa a conduzir um ciclomotor atrás de ti, como não viu o sinal vertical nem se apercebeu da razão da tua súbita paragem, manda-se para cima de ti...

                          É uma questão de prevenir acidentes.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                            Quando o STOP se encontra assinalado horizontalmente (escrito no chão) é obrigatório parar tal como na sinalização vertical ou não?

                            Sempre me ensinaram que era exactamente igual mas hoje um colega meu disse-me que lhe ensinaram no código que quando o STOP estava assinalado no chão, passava a ser identico a um sinal de aproximação de estrada com prioridade.
                            Não.

                            STOP no chão, não obriga a parar nem a ceder passagem.

                            Os sinais no chão de STOP e de barra horizontal apenas querem dizer que se fores a parar, para parares ali.

                            Por outras palavas, STOP e cedencia de passagem, tem de ter sinal vertical (chapa)

                            Senão...



                            E mudas as regras de trânsito... xD
                            Editado pela última vez por Vibri; 23 July 2008, 20:27.

                            Comentário


                              #15
                              Viva,

                              Como já foi respondido, se não existir sinalização vertical a acompanhar, não tem significado, logo não se deve parar (até se pode cometer uma infracção ao parar ao embaraçar o trânsito).

                              Remato com o comentário de um antigo instrutor de condução relativamente a essa mesma questão há vários anos atrás "não tem validade (...) caso contrário qualquer um pegava numa lata de tinta e pincel e andava a pintar riscos e a escrever stop no meio de rectas e todos tinham que parar". Tem lógica!

                              Marco

                              Comentário


                                #16
                                Eu não tenho tanta certeza que não seja obrigatório parar.

                                Sempre me ensinaram que num stop se pára, nem que seja no meio do deserto.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                  Eu não tenho tanta certeza que não seja obrigatório parar.

                                  Sempre me ensinaram que num stop se pára, nem que seja no meio do deserto.
                                  rca, lê isto:

                                  Marcas Transversais

                                  (...)

                                  M8 e M8a - Linha de paragem e linha de paragem STOP: Consiste numa linha transversal contínua e indica o local de paragem obrigatória, imposta por outro meio de sinalização; esta linha pode ser reforçada pela inscrição "STOP" no pavimento quando a paragem seja imposta por sinalização vertical.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                    rca, lê isto:

                                    Marcas Transversais

                                    (...)

                                    M8 e M8a - Linha de paragem e linha de paragem STOP: Consiste numa linha transversal contínua e indica o local de paragem obrigatória, imposta por outro meio de sinalização; esta linha pode ser reforçada pela inscrição "STOP" no pavimento quando a paragem seja imposta por sinalização vertical.
                                    só faltou dizer que isto está no DR 22-A/98, RST (regulamento de sinalização e trânsito) e não no CE...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Vibri Ver Post
                                      Os sinais no chão de STOP e de barra horizontal apenas querem dizer que se fores a parar, para parares ali.
                                      A meu ver isto poderá ser a única coisa que eventualmente terá lógica, porque sinceramente se equivaler a cedencia de passagem, não entendo o porque de existirem as duas marcas

                                      Ia dar agora um exemplo, mas não tenho a certeza se existe sinalização vertical a acompanhar a horizontal. Tenho ideia que não, mas amanha já confirmo.. Para quem conhece, nas Caldas da Rainha, na fonte luminosa, em duas das entradas (que estão praticamente juntas) numa delas existe um triângulo no chão, na outra um STOP.. Digamos que se não houver sinalização vertical, o significado é o mesmo, certo?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                        só faltou dizer que isto está no DR 22-A/98, RST (regulamento de sinalização e trânsito) e não no CE...
                                        Deixa de ser válido?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Disso lembro-me eu bem das minhas aulas de conducao. Sinal Stop no chao Nao é obrigacao de parar. Está lá como aviso apenas para se ter precaução

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                            Deixa de ser válido?
                                            A tua informação? claro que não, apenas estava a colocar a fonte de onde retiraste a informação, para quem quiser...

                                            E é o Artigo 61º

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                              A tua informação? claro que não, apenas estava a colocar a fonte de onde retiraste a informação, para quem quiser...

                                              E é o Artigo 61º
                                              Ah ok! É que por acaso isso do artigo não estava aqui no livrinho...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Estar lá aquilo no chão ou não, é exactamente a mesma coisa.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  quando fiz um exame de condução parei num desses stop's e o "inginheiro" disse que não era preciso.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Hoje verifiquei que efectivamente a única sinalização vertical que existe é a da aproximação de rotunda. Ou seja, numa das entradas tem um triangulo no chão, na outra STOP no chão também. Diferenças? Gostos? Vá-se lá saber

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Tive essa duvida nas aulas de condução mas o meu instrutoe disse que não era obrigado a parar, a marca era apenas o local onde deveria parar caso fosse necessário

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Mig80 Ver Post
                                                        Tive essa duvida nas aulas de condução mas o meu instrutoe disse que não era obrigado a parar, a marca era apenas o local onde deveria parar caso fosse necessário
                                                        O meu instrutor disse-me o mesmo quando tirei a carta.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu passo todos os dias num desses, e se vir que posso passar, nunca paro.

                                                          É um sítio com visibilidade de cerca de 150 metros...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                                            Não paras! A marca serve apenas para delimitar o local onde paras o carro e tem a sua lógica. Imagina:

                                                            Estás a conduzir um carro e à ultima da hora reparas que na estrada está lá um sinal de marca (stop). Tu paras o carro à última da hora....
                                                            Vai uma pessoa a conduzir um ciclomotor atrás de ti, como não viu o sinal vertical nem se apercebeu da razão da tua súbita paragem, manda-se para cima de ti...

                                                            É uma questão de prevenir acidentes.
                                                            Ok faz sentido (tb sou do tempo q antes um stop no chão era igual a um de chapa)
                                                            Mas então vamos la ver, se hipoteticamente n fosse de maneira alguma por um stop de chapa em sitio algum, como se faz??

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X