Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Estrada Nacional nº1 - a "Route66" portuguesa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Estrada Nacional nº1 - a "Route66" portuguesa

    Boa tarde a todos.
    Tenho uma curiosidade desde tenra idade fazer o percurso Porto-Lisboa através da Estrada Nacional nº1.
    É muito difícil actualmente ter o traçado original do percurso e muito deste já desapareceu além de que a introdução do IC2 em vários troços desvirtualizou a mística deste traçado.
    Será que neste fórum existe alguma "alma caridosa" que tem o traçado "original" da EN1 (fora dos IC's, pelo centro das cidades)?
    Obrigado desde já pela colaboração.

    #2
    Originalmente Colocado por nasps Ver Post
    Boa tarde a todos.
    Tenho uma curiosidade desde tenra idade fazer o percurso Porto-Lisboa através da Estrada Nacional nº1.
    É muito difícil actualmente ter o traçado original do percurso e muito deste já desapareceu além de que a introdução do IC2 em vários troços desvirtualizou a mística deste traçado.
    Será que neste fórum existe alguma "alma caridosa" que tem o traçado "original" da EN1 (fora dos IC's, pelo centro das cidades)?
    Obrigado desde já pela colaboração.
    e uma tarefa algo complicada, ja que em muitas zonas, o IC2 sobrepos-se mesmo a antiga EN1, eliminado outra forma de passagem, mesmo no caso das pontes.

    na Zona de Coimbra , por exemplo, a EN1 "termina" na nova Ponte Rainha Santa, depois continuas pelo meio da cidade, mas para atravessar o Mondego para seguir, tens mesmo que entrar no IC2 e Atravessar a ponte do Açude

    Foi apenas um exemplo

    Comentário


      #3
      A route 66 portuguesa é a EN2, que liga Faro a Chaves, embora tal como no caso da EN1, já lhe falta alguns troços e outros foram sobrepostos, como por exemplo o IP3.

      Em relação à EN1/IC2, até Coimbra conheço bem... Podes começar logo por Vila Franca, Alenquer, Ota, até as Quebradas (onde se inicia a variante de Rio Maior). Aí tens paralela a EN1 que vai pela Asseiceira, Rio Maior e o mítico Alto da Serra, até à também ela mítica Venda das Raparigas.
      A partir daí até Coimbra mantem o traçado original (existe a variante de Leiria, mas eu tenho 30 anos e sempre me lembro dela, os meus pais é que ainda tiveram que passar o centro da cidade).

      Comentário


        #4
        Já agora não te esqueças de parar em Pombal para comer o mitico arroz de tomate.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por MINI_Boy Ver Post
          e uma tarefa algo complicada, ja que em muitas zonas, o IC2 sobrepos-se mesmo a antiga EN1, eliminado outra forma de passagem, mesmo no caso das pontes.

          na Zona de Coimbra , por exemplo, a EN1 "termina" na nova Ponte Rainha Santa, depois continuas pelo meio da cidade, mas para atravessar o Mondego para seguir, tens mesmo que entrar no IC2 e Atravessar a ponte do Açude

          Foi apenas um exemplo
          Não termina não.

          Segue pela ponde de Santa Clara, Fernão de Magalhães, Pedrulha, Fornos e por aí fora

          Comentário


            #6
            Essa comparação da N1 com a route 66 foi brutal

            Comentário


              #7
              A n1 em certos pontos até Coimbra está em muito mau estado, o que vale é que ja sei onde estão as crateras...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por dr.gigabyte Ver Post
                A route 66 portuguesa é a EN2, que liga Faro a Chaves, embora tal como no caso da EN1, já lhe falta alguns troços e outros foram sobrepostos, como por exemplo o IP3.

                Em relação à EN1/IC2, até Coimbra conheço bem... Podes começar logo por Vila Franca, Alenquer, Ota, até as Quebradas (onde se inicia a variante de Rio Maior). Aí tens paralela a EN1 que vai pela Asseiceira, Rio Maior e o mítico Alto da Serra, até à também ela mítica Venda das Raparigas.
                A partir daí até Coimbra mantem o traçado original (existe a variante de Leiria, mas eu tenho 30 anos e sempre me lembro dela, os meus pais é que ainda tiveram que passar o centro da cidade).
                De acordo!

                Comentário


                  #9
                  hummm, a route 66 se não me engano tem cerca de 3900 Km, qualquer comparação é estranha, nem que seja pela qualidade do piso

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                    Não termina não.

                    Segue pela ponde de Santa Clara, Fernão de Magalhães, Pedrulha, Fornos e por aí fora
                    Ah

                    Ok. Pronto entao esta explicado

                    eu como desde pequenino que conheci o IC2 nessa zona nao sabia que o tracado original passava por ai . Tks Zizo

                    Originalmente Colocado por Killer_one
                    A n1 em certos pontos até Coimbra está em muito mau estado, o que vale é que ja sei onde estão as crateras..
                    e que esta mesmo horrivel, principalmente nas proximidades de Condeixa E um perigo aquela estrada.

                    Comentário


                      #11
                      Boas,

                      Espero não me alongar mas vou tentar ser breve:

                      Comecei a utilizar a N1 entre V.F.Xira e Carvalhos em 1980 e era uma lotaria fazer o trajecto sem apanhar acidentes ou ser interveniente nos mesmos.

                      Iniciava-se em V.F.Xira, Carregado, Alenquer (já não se passava pela aquela parte baixa á beira rio) Ota (já não se passava pelo centro da localidade), Marés, Ponderosa (1ª paragem), depois entrava-se na parte que considerava mais perigosa, ou seja, entre o actual cruzamento para a prisão de Alcoentre e Asseiceira / Rio Maior, zona onde faleceu o Carlos Paião.
                      Depois subia-se ao alto da serra e entravamos as rectas da Venda das Raparigas, local este onde morreram muitos condutores, depois vinha o Restaurante Bigodes e era sempre igual á actual até Coimbra.
                      Passava-se a ponte de S.Clara e depois seguia-se pela Av. Fernão Magalhães salvo erro é este o nome da avenida principal, passava-se junto á estação de Coimbra B, depois azona da fábrica da Triunfo + cerveja e Eiras sem as variantes actuais.
                      Depois entrava-se no actual IP1 (sem tantas rotundas) e atravessave-se Águeda mesmo pelo centro, aquela ponte s/ o rio e depois aquela subida pelo centro entre camiões eram fantástica.
                      Depois, e talvez me esqueça de alguma coisa, tinhamos Oliv.Azemeis que era cruzada pelo centro, com uma subida manhosa em tempo de chuva para os pesados pois se parassem já não arrancavam porque patinavam. Sucedia o mesmo com S.J.Madeira que era um suplício atravessar e finalmente chegámos ao Carvalhos.
                      O tempo não era muito superior ao actual , 2:30 a 3:00 com alguma paragem, mas o mais dificil era o trânsito intenso de pesados a toda a hora muitas vezes com manobras perigosas pois eram poucos os sítios onde se podia ultrapassar dada a ausencia de 3ªs. faixas.

                      E por aqui me fico.

                      Comentário


                        #12
                        Grande ideia!!!

                        Vou tentar contribuir!!!

                        Ainda vamos ligar POrtugal de NOrte a Sul pela estrada antiga!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por lmanuel Ver Post
                          Boas,

                          Espero não me alongar mas vou tentar ser breve:

                          Comecei a utilizar a N1 entre V.F.Xira e Carvalhos em 1980 e era uma lotaria fazer o trajecto sem apanhar acidentes ou ser interveniente nos mesmos.

                          Iniciava-se em V.F.Xira, Carregado, Alenquer (já não se passava pela aquela parte baixa á beira rio) Ota (já não se passava pelo centro da localidade), Marés, Ponderosa (1ª paragem), depois entrava-se na parte que considerava mais perigosa, ou seja, entre o actual cruzamento para a prisão de Alcoentre e Asseiceira / Rio Maior, zona onde faleceu o Carlos Paião.
                          Depois subia-se ao alto da serra e entravamos as rectas da Venda das Raparigas, local este onde morreram muitos condutores, depois vinha o Restaurante Bigodes e era sempre igual á actual até Coimbra.
                          Passava-se a ponte de S.Clara e depois seguia-se pela Av. Fernão Magalhães salvo erro é este o nome da avenida principal, passava-se junto á estação de Coimbra B, depois azona da fábrica da Triunfo + cerveja e Eiras sem as variantes actuais.
                          Depois entrava-se no actual IP1 (sem tantas rotundas) e atravessave-se Águeda mesmo pelo centro, aquela ponte s/ o rio e depois aquela subida pelo centro entre camiões eram fantástica.
                          Depois, e talvez me esqueça de alguma coisa, tinhamos Oliv.Azemeis que era cruzada pelo centro, com uma subida manhosa em tempo de chuva para os pesados pois se parassem já não arrancavam porque patinavam. Sucedia o mesmo com S.J.Madeira que era um suplício atravessar e finalmente chegámos ao Carvalhos.
                          O tempo não era muito superior ao actual , 2:30 a 3:00 com alguma paragem, mas o mais dificil era o trânsito intenso de pesados a toda a hora muitas vezes com manobras perigosas pois eram poucos os sítios onde se podia ultrapassar dada a ausencia de 3ªs. faixas.

                          E por aqui me fico.
                          Correcto. Falta só assinalar que acima de Águeda, na zona de Lamas do Vouga antes da subida de Serém, a ponte sobreo Rio Vouga era a antiga que ainda lá está. Passava-se devagar e era complicado passarem dois camiões lado a lado. Em 1983 inauguraram actual. Era um dos maiores estrangulamentos na ligação Porto-Lisboa.

                          Em São João da Madeira além de não haver variante, a estrada passava em zonas centrais que são pedonais há mais de 20 anos

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por jjrodr Ver Post
                            hummm, a route 66 se não me engano tem cerca de 3900 Km, qualquer comparação é estranha, nem que seja pela qualidade do piso
                            Não conheço a Route 66, mas fiz umas "nacionais" nos EUA e olha que em termos de qualidade do piso há algumas que parecem portuguesas. Como as portagens lá são raras e baratas e as distâncias são grandes, eles quase só usam auto-estradas e as "nacionais" só mesmo para ligações locais.

                            Comentário


                              #15
                              eu como desde pequenino que conheci o IC2 nessa zona nao sabia que o tracado original passava por ai . Tks Zizo

                              Eu tambem conheço a EN1/IC2, desde pequeno, de Lisboa a Coimbra. Para cima nao conheço, mas ha zonas q estao em mau estado, nomeadamente a zona "nova" da Asseiceira que fizeram ha uns anos, quando antes se passava pelo Alto da Serra.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por lmanuel Ver Post
                                Boas,

                                Espero não me alongar mas vou tentar ser breve:

                                Comecei a utilizar a N1 entre V.F.Xira e Carvalhos em 1980 e era uma lotaria fazer o trajecto sem apanhar acidentes ou ser interveniente nos mesmos.

                                Iniciava-se em V.F.Xira, Carregado, Alenquer (já não se passava pela aquela parte baixa á beira rio) Ota (já não se passava pelo centro da localidade), Marés, Ponderosa (1ª paragem), depois entrava-se na parte que considerava mais perigosa, ou seja, entre o actual cruzamento para a prisão de Alcoentre e Asseiceira / Rio Maior, zona onde faleceu o Carlos Paião.
                                Depois subia-se ao alto da serra e entravamos as rectas da Venda das Raparigas, local este onde morreram muitos condutores, depois vinha o Restaurante Bigodes e era sempre igual á actual até Coimbra.
                                Passava-se a ponte de S.Clara e depois seguia-se pela Av. Fernão Magalhães salvo erro é este o nome da avenida principal, passava-se junto á estação de Coimbra B, depois azona da fábrica da Triunfo + cerveja e Eiras sem as variantes actuais.
                                Depois entrava-se no actual IP1 (sem tantas rotundas) e atravessave-se Águeda mesmo pelo centro, aquela ponte s/ o rio e depois aquela subida pelo centro entre camiões eram fantástica.
                                Depois, e talvez me esqueça de alguma coisa, tinhamos Oliv.Azemeis que era cruzada pelo centro, com uma subida manhosa em tempo de chuva para os pesados pois se parassem já não arrancavam porque patinavam. Sucedia o mesmo com S.J.Madeira que era um suplício atravessar e finalmente chegámos ao Carvalhos.
                                O tempo não era muito superior ao actual , 2:30 a 3:00 com alguma paragem, mas o mais dificil era o trânsito intenso de pesados a toda a hora muitas vezes com manobras perigosas pois eram poucos os sítios onde se podia ultrapassar dada a ausencia de 3ªs. faixas.

                                E por aqui me fico.
                                Uma vez que sou de São João da Madeira é quase totalmente possivel fazer a EN1 original desde os Carvalhos até Àgueda. É certo que por exemplo em SJMadeira a estrada original que passava mesmo no centro da cidade já está transformada em zona pedonal sendo necessário actualmente ir pelo IC2, mas mesmo assim é possivel ainda encontrar alguns marcos. O mesmo se passa com Oliveira de Azeméis. Mas com alguma paciência e o vidro do carro aberto a perguntar a quem passa consegue-se fazer SJM, Cucujães, Couto, Oliveira de Azeméis, Macinhata, Travanca, Branca, Albergarias (Nova e Velha), a bonita ponte sobre o Vouga e depois o centro de Águeda. Daí em diante é que ainda não fui muito mais.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por nasps Ver Post
                                  Uma vez que sou de São João da Madeira é quase totalmente possivel fazer a EN1 original desde os Carvalhos até Àgueda. É certo que por exemplo em SJMadeira a estrada original que passava mesmo no centro da cidade já está transformada em zona pedonal sendo necessário actualmente ir pelo IC2, mas mesmo assim é possivel ainda encontrar alguns marcos. O mesmo se passa com Oliveira de Azeméis. Mas com alguma paciência e o vidro do carro aberto a perguntar a quem passa consegue-se fazer SJM, Cucujães, Couto, Oliveira de Azeméis, Macinhata, Travanca, Branca, Albergarias (Nova e Velha), a bonita ponte sobre o Vouga e depois o centro de Águeda. Daí em diante é que ainda não fui muito mais.

                                  Macinhata ainda fica um pouquito desviado da N1 , mas a N1 passava dentro de Albergaria a velha, onde é a rua de stº António, que hoje só dá para circular sentido sul / Norte.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por dr.gigabyte Ver Post
                                    Já agora não te esqueças de parar em Pombal para comer o mitico arroz de tomate.

                                    Em Pombal, estás a referir-te ao Manjar do Marques certo? pois esse arroz é mitico, só que por acaso é de feijão... ;)
                                    cumps

                                    Comentário


                                      #19
                                      Estou a referir-me ao restaurante que havia antes do manjar que era nas bombas da shell à entrada de Pombal. O manjar foi aberto pelos donos desse restaurante.

                                      Actualmente comes um belo arroz de tomate no São Sebastião (à saída de Pombal)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Pois eu acho que ambos têm razão, já que é um arroz de tomate com feijão!!!



                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                          Pois eu acho que ambos têm razão, já que é um arroz de tomate com feijão!!!



                                          Hummm, não sei...Visto que, sempre que vou para o Sul, (vivo em Esmoriz, 30km do Porto), tenho de lá passar...Adoro aquele arroz e aqueles panados........Mas, o que como lá, é arroz de tomate malandro, sempre! Anda lá o homem com a panela na mão, só com arroz de tomate malandro...À descrição pois claro! Não me lembro é se eles trazem feijão para a mesa, mas como eu não sou grande adepto de feijão, não me lembro..Ah, e estou a falar do Manjar do Marquês! Já faço isto desde pequenino, dantes com os meus pais, agora por iniciativa própria!

                                          cumps!

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X