Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidente

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Acidente

    Se eu for a circular numa faixa onde tenho prioridade, e chegar a um cruzamento onde à minha esquerda existe uma faixa sem prioridade, sinalizada com o devido sinal de cedencia de passagem, onde circula uma ambulancia que se desloca com as luzes acesas (mas sem as sirenes) para ir buscar um paciente.

    Se neste caso a ambulância me batesse na lateral quem seria o culpado?
    andar so com as luzes acesas e nao com a sirene é considerado marcha de urgencia?
    e mesmo que seja, se a ambulancia causasse o acidente seria a culpada?

    obrigado desde já

    #2
    Se bem me recordo no código da estrada o que está escrito é que se a ambulância estiver em marcha de urgência pode passar vermelhos, não parar em stops, nem ceder prioridade só depois de observadas as condições de segurança.

    Ou seja, não é como se vê muitas vezes, entrar à maluca , mas sim verificar se não vem ninguém ou mesmo que venha garantir que cedeu a passagem à ambulância.

    Circular com as luzes vê-se muitas por aí, eu creio que isso não é considerado marcha de urgência, mas aqui tenho muitas dúvidas.

    Comentário


      #3
      Acho que a ambulância com a marcha assinalada só não temos de dar prioridade quando ela vai a entrar na autoestrada.

      Comentário


        #4
        Só tens de ceder a prioridade à ambulância caso ainda não tenhas entrado num cruzamento, se já estiveres dentro do cruzamento a ambulância em marcha de urgência tem de te deixar passar.

        Muita gente prefere é deixar passar porque os condutores disso são um bocado loucos.

        Então quando já vêm com aquilo meio aos "s" no meio do trânsito a alta velocidade. Esquecem-se que capotar um veículo da altura duma ambulância é trigo limpo, um toque a mais no volante e lá vai aquilo com os porcos.

        Comentário


          #5
          o que caracteriza a marcha de urgencia?

          so as luzes chegam?

          luzes e sirene?

          luzes, sirene e transporte de um paciente?

          Comentário


            #6
            Se a ambulancia não for a sinalizar a marcha de urgencia, que é como quem diz, com as sirenes e/ou luzes, comporta-se como um veículo igual a qualquer outro que circula na estrada.

            Comentário


              #7
              Ambulância perder prioridade ao entrar na AE e nas passagens de nível, se não estou enganado.

              Comentário


                #8
                A ambulância tem que ter também a sirene a tocar para que os condutores se apercebam da sua chegada, agora também te digo, que se te bateram e só tinham as luzes ligadas, esquece que eles vão dizer que tambem tinham o sinal sonoro funcionar.

                Comentário


                  #9
                  Aqui ficam alguns artigos para ajudar:

                  IN CE

                  Artigo 64.º
                  Trânsito de veículos em serviço de urgência
                  1 - Os condutores de veículos que transitem em missão de polícia, de prestação de socorro ou de serviço urgente de interesse público assinalando adequadamente a sua marcha podem, quando a sua missão
                  o exigir, deixar de observar as regras e os sinais de trânsito, mas devem respeitar as ordens dos agentes reguladores do trânsito.
                  2 - Os referidos condutores não podem, porém, em circunstância alguma, pôr em perigo os demais utentes da via, sendo, designadamente, obrigados a suspender a sua marcha:
                  a) Perante o sinal luminoso vermelho de regulação do trânsito, embora possam prosseguir, depois de tomadas as devidas precauções, sem esperar que a sinalização mude;
                  b) Perante o sinal de paragem obrigatória em cruzamento ou entroncamento.
                  3 - A marcha urgente deve ser assinalada através da utilização dos avisadores sonoros e luminosos especiais referidos, respectivamente, nos artigos 22.º e 23.º.
                  4 - Caso os veículos não estejam equipados com os dispositivos referidos no número anterior, a marcha urgente pode ser assinalada:
                  a) Utilizando alternadamente os máximos com os médios ou,
                  b) Durante o dia, utilizando repetidamente os sinais sonoros.
                  5 - É proibida a utilização dos sinais que identificam a marcha dos veículos referidos no n.º 1 quando não transitem em missão urgente.
                  6 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de
                  120 a 600.

                  Artigo 65.º
                  Cedência de passagem
                  1 - Sem prejuízo do disposto na alínea b) do n.º 1 e no n.º 2 do artigo 31.º, qualquer condutor deve ceder a passagem aos condutores dos veículos referidos no artigo anterior.
                  2 - Sempre que as vias em que tais veículos circulem, de que vão sair ou em que vão entrar, se encontrem congestionadas, devem os demais condutores encostar-se o mais possível à direita, ocupando,
                  se necessário, a berma.
                  3 - Exceptuam-se do disposto no número anterior:
                  a) As vias públicas onde existam corredores de circulação;
                  b) As auto-estradas e vias reservadas a automóveis e motociclos, nas quais os condutores devem deixar livre a berma.
                  4 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de
                  120 a 600.

                  Comentário


                    #10
                    Se a ambulância seguir com luzes, vai em marcha de emergência.

                    Se bem me lembro a ambulância só tem de ceder passagem à entrada de auto-estradas.

                    E tem de abrandar em vermelhos e stops, e certificar-se que pode avançar em segurança.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                      Se a ambulância seguir com luzes, vai em marcha de emergência.

                      Se bem me lembro a ambulância só tem de ceder passagem à entrada de auto-estradas.

                      E tem de abrandar em vermelhos e stops, e certificar-se que pode avançar em segurança.
                      Se quiseres confirmar, tens o artigos no post anterior...

                      Comentário


                        #12
                        muito obrigado valium, marcha de urgencia so com luzes e som.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Joao_ben Ver Post
                          muito obrigado valium, marcha de urgencia so com luzes e som.
                          Sim, mas cuidado, que à noite, nas localidades, por motivos óbvios, eles só usam os sinais sonoros nos locais mais perigosos, comos os cruzamentos.

                          Comentário


                            #14
                            Pois, isso dos gajos depois virem dizer que tinham os sinais sonoros e luzes ligados, mesmo que não tivessem, é que torna a coisa mais chata.

                            De qualquer das formas, mesmo com a marcha assinalada, a questão essencial é saber se a ambulância infringiu algumas das situações descrita no artigo 64º, número 2, alíneas a) e b).

                            Aliás, era precisamente disso que eu estava a falar quando disse que não podem "entrar à maluca".

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                              Sim, mas cuidado, que à noite, nas localidades, por motivos óbvios, eles só usam os sinais sonoros nos locais mais perigosos, comos os cruzamentos.
                              Embora possam fazer isso por motivos de boa cidadania, para não acordar um bairro todo, a questão é que isso creio que não está na lei. Ou melhor pelo menos não nos artigos que aí puseram.

                              Enfim, isto já é encontrar todas as falhas na lei e isso é coisa para um advogado.

                              Comentário


                                #16
                                o som de uma ambulância é muito audivel, existem N testemunhas em como os sinais sonoros nao estavam ligados.

                                em caso de chatisse e voltar la e falar com as pessoas.

                                a questão e que a ambulãncia nao respeitou o carro que vinha pela direita nem o sinal de cedencia de passagem, e pelo que li, podem avançar em qualquer sinal desde que tomadas as devidas precauçoes, sendo que no vermelho e stop sao mesmo obrigadas a imobilizar.

                                Quem teve o acidente não viu a ambulancia porque uns caixotes do lixo tapam o caminho para aquela rua (e mais baixa em relação a que tem prioridade), se a ambulancia fosse com os sinais sonoros é obvio que a cedencia de passagem iria ser concedida.

                                O problema e que para alem de vir a abrir, nao ter verificado as condiçoes de seguraça no cruzamento não tinha as sirenes ligadas.

                                O proprio condutor da ambulancia deu-se logo como culpado e pediu desculpas, mas em portugal o que não falta é cabr@es, palmadinhas nas costas na altura e facadinhas depois ;)

                                Comentário


                                  #17
                                  é veiculo prioritário , mas não pode nem deve provocar acidentes, caso haja um acidente , pode vir com marcha de urgência sirenes luzes e passar um vermelho e não abrandar ou tomar, certificar-se que pode avançar em segurança, é o causador do acidente logo culpado, vejam o caso daquela ambulância que deu um malho numa mota em que o condutor tinha o verde e bateu na ambulância, eu não tenho que estar sempre á procura que num vermelho uma ambulância vai-a aparecer do nada , eles é que teem que ver os outros condutores, pois eles é que não querem respeitar as regras, tudo bem que é para salvar alguém , mas naõ vamos matar este para tentar salvar o outro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Somos obrigados a facilitar a circulação dos veículos prioritários, mas não somos culpados dos acidentes onde estes beneficiem do seu estatuto para passar sem prioridade.
                                    No caso de um acidente como o referido. O condutor da ambulância é culpado do acidente e o condutor do outro carro é sancionado de não lhe ter dado prioridade (mas não é culpado do acidente).

                                    Michael

                                    Comentário


                                      #19
                                      como e que o condutor do carro pode ser sancionado se nunca viu a ambulancia por esta nao estar em marcha de urgencia?

                                      so luzes ligadas nao é marcha de urgencia..

                                      aliás, acho que se parte do principio que qualquer condutor quando ve uma ambulancia em marcha de urgenia lhe sede a prioridade... mas este nao foi o caso

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Joao_ben Ver Post
                                        so luzes ligadas nao é marcha de urgencia..

                                        aliás, acho que se parte do principio que qualquer condutor quando ve uma ambulancia em marcha de urgenia lhe sede a prioridade... mas este nao foi o caso
                                        Só luzes já é marcha de urgência.

                                        Michael

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                                          Só luzes já é marcha de urgência.

                                          Michael
                                          Já colocaram aqui o artigo do código da estrada e ainda continuam a discutir isto?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Peço desculpa por estar a invadir este topic. Mas queria expôr aqui uma situação que me aconteceu hoje e saber a vossa opinião.

                                            Seguia atrás de um veículo numa avenida (no lado esquerdo do esquema) quando ele vira para a rua da direita (rua que eu deseja ir também). Sigo atrás dele. No entanto ele pára em cima de um passadeira logo no momento em que vira (como descrito no esquema). Para poder seguir tiver passa-lo pela direita (entre ele e um ibiza parado). Nesse momento o passageiro abriu a porta e o choque foi inevitável.
                                            A minha porta do condutor, assim como o espelho retrovisor, ficaram bastante mal tratados...

                                            Acabamos por preencher o contrato amigável...vamos ver como isto vai ficar.

                                            No esquema estou representado pelo rectângulo azul, o carro que seguia à frente pelo preto e um carro que estava no local pelo cinzento.



                                            Qual é a vossa opinião sobre este caso?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Estás tramado. Basicamente, o que fizeste foi uma tentativa de ultrapassar o veiculo que seguia à tua frente pela direita, depois deste parar numa passadeira, possivelmente para dar passagem a um peão. Cometeste uma infracção, por isso a culpa é tua.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por __Eagle__ Ver Post

                                                Qual é a vossa opinião sobre este caso?
                                                100% culpado

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Culpado

                                                  Não mantiveste a distancia de segurança do veiculo da frente, e a tua manobra pode ser considerada como uma tentativa de ultrapassar pela direita. Alem do mais o outro carro esta parada ( o cinza ) e tu estas em marcha

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por __Eagle__ Ver Post
                                                    Peço desculpa por estar a invadir este topic. Mas queria expôr aqui uma situação que me aconteceu hoje e saber a vossa opinião.

                                                    Seguia atrás de um veículo numa avenida (no lado esquerdo do esquema) quando ele vira para a rua da direita (rua que eu deseja ir também). Sigo atrás dele. No entanto ele pára em cima de um passadeira logo no momento em que vira (como descrito no esquema). Para poder seguir tiver passa-lo pela direita (entre ele e um ibiza parado). Nesse momento o passageiro abriu a porta e o choque foi inevitável.
                                                    A minha porta do condutor, assim como o espelho retrovisor, ficaram bastante mal tratados...

                                                    Acabamos por preencher o contrato amigável...vamos ver como isto vai ficar.

                                                    No esquema estou representado pelo rectângulo azul, o carro que seguia à frente pelo preto e um carro que estava no local pelo cinzento.



                                                    Qual é a vossa opinião sobre este caso?

                                                    ha uma coisa que nao entendo, a rua para onde viraram era de sentido unico?? como e que o teu lado do condutor fica danificado??

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      - O carro representado pelo preto não parou para dar passagem a um peão. Simplesmente parou (não cheguei a questionar se era para deixar uma pessoa ou para estacionar) .
                                                      - O carro representado pelo cinzento estava estacionado;
                                                      - Aquela rua tem dois sentido mas é bastante larga e normalmente é usada como local de estacionamento um pouco aleatório.

                                                      Como seguia atrás e estava convencido que ele ia seguir a marcha. Como já tinha virado para aquela rua ( só tive a hipótese de de seguir por ali ).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        não podes ultrapassar quando na presença de uma passadeira. por causa disso é que és o culpado.

                                                        se não estivesse lá a passadeira tu podias ultrapassa-lo pela direita, pois ele tinha sinalizado manobra para a esquerda (só nessas ocasiões se pode ultrapassar pela direita).

                                                        mas devido a passadeira tiveste a culpa nesse aspecto...

                                                        de qualquer forma ele não pode parar em cima de uma passadeira, nem tão menos largar um passageiro na via publica.

                                                        o passageiro tem de se certeficar das condições de segurança antes de abrir a porta...

                                                        no meu ver erraram os dois, logo o mais certo deve ser 50/50 ou tu 100% culpado e ele leva duas multas(uma por parar em cima da passadeira e outra por largar um passageiro na via publica).

                                                        quanto ao acidente com a ambulançia, a ambulançia foi dada como culpada e o meu amigo foi reacercido com perda total. (eram um bravo td)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Vamos esclarecer uma coisa. Eu só passei o veiculo na presença passadeira porque ele parou/estacionou em cima dela. Para contornar o veiculo pela esquerda obrigar-me-ia, a recuar um pouco (para efectuar a manobra) e a voltar a entrar na avenida para virar à direita a 20m (talvez nem tanto).
                                                          Na minha opinião além de não ter efectuado a devida sinalização da manobra no local onde estava impedia a passagem de veículos e peões.
                                                          Com isto não quero isentar-me de algumas culpas, já que ao passa-lo podia ter em atenção que depois de parar alguém podia abrir uma porta.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Não, tu passaste o veiculo pela direita porque não respeitaste a distância de segurança e porque o mesmo ao parar à tua frente obrigou-te a desviar a trajectória para a direita, senão enfaixavas-te na sua traseira.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X