Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Gasto menos gasolina para sul...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Gasto menos gasolina para sul...

    Não devo ser o único a reparar mas nunca li nada sobre isso mas gasto sempre menos gasolina quando vou em direcção ao sul comparando com a mesma viagem em direcção ao norte.
    Por exemplo este fim-de-semana entre Lisboa e Aveiro fiz media de 7,0 e no mesmo percurso para baixo fiz 6,3.
    A única razão que me lembro é a "nortada" o vento que costuma soprar de norte...

    #2
    Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
    Não devo ser o único a reparar mas nunca li nada sobre isso mas gasto sempre menos gasolina quando vou em direcção ao sul comparando com a mesma viagem em direcção ao norte.
    Por exemplo este fim-de-semana entre Lisboa e Aveiro fiz media de 7,0 e no mesmo percurso para baixo fiz 6,3.
    A única razão que me lembro é a "nortada" o vento que costuma soprar de norte...
    Eu também já constatei isso de Lisboa para o Algarve e vice-versa.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
      Não devo ser o único a reparar mas nunca li nada sobre isso mas gasto sempre menos gasolina quando vou em direcção ao sul comparando com a mesma viagem em direcção ao norte.
      Por exemplo este fim-de-semana entre Lisboa e Aveiro fiz media de 7,0 e no mesmo percurso para baixo fiz 6,3.
      A única razão que me lembro é a "nortada" o vento que costuma soprar de norte...
      Acontece-me sempre isso!!
      Tenho que experimentar levar o GPS de montanhismo para medir o desnivel...

      Comentário


        #4
        Eu noto muito isso a fazer Lisboa - Algarve também.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
          Eu noto muito isso a fazer Lisboa - Algarve também.
          Penso que é mesmo do vento, para norte gasta sempre mais!
          Já tenho feito o regresso de tarde e nota-se mesmo bem a nortada...

          Comentário


            #6
            Aliás, eu nem preciso de fazer Lisboa - Algarve.

            Basta fazer Lisboa - Setúbal para notar a diferença.

            É curioso.

            Comentário


              #7
              No caso de férias isso explica-se que quando vamos de férias, vamos com calma.
              Quando voltamos, voltamos chateados!!!!


              Como o Mar tem a mesma altura em todos os sitios mencionados, os desnivel não será factor determinante.

              Comentário


                #8
                Bsta olhar para o mapa. Para sul, é a descer

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                  Aliás, eu nem preciso de fazer Lisboa - Algarve.

                  Basta fazer Lisboa - Setúbal para notar a diferença.

                  É curioso.
                  O percurso aí de regresso (Setúbal-Lisboa) é mais desfavorável...existem ali cerca de 4 km sempre a subir para cá até ao alto de Palmela que arruinam o consumo...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Real Ver Post
                    Bsta olhar para o mapa. Para sul, é a descer

                    Ele ainda não tinha visto isso

                    Comentário


                      #11
                      este verão fiz a viagem mais económica que me recordo para o Algarve...6.1L/100

                      ontem vim para Lisboa, mas apanhei 25km de fila na A2 o que provavelmente me terá lixado as contas...porque senao faria o mesmo ou apenas um pouco mais...

                      recentemente fiz Lx - Espinho e mesmo com o Diesel gasteis menos para cima que para a viagem de regresso...

                      Comentário


                        #12
                        No meu carro o que acontece é que a metade de baixo do deposito gasta muito mais rapido do que a metade de cima.

                        Ou seja, depois de encher o deposito, faço 450 kms até aquilo chegar a meio. Do "meio" até ao fim dá para menos de 300.... Independentemente de ser para Sul ou para Norte

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por OneLife Ver Post
                          No meu carro o que acontece é que a metade de baixo do deposito gasta muito mais rapido do que a metade de cima.

                          Ou seja, depois de encher o deposito, faço 450 kms até aquilo chegar a meio. Do "meio" até ao fim dá para menos de 300.... Independentemente de ser para Sul ou para Norte
                          penso que é comum a todos os carros, pelo menos todos os que tive fazem isso, basta ver que nos primeiros 100 km ou mais o deposito ainda está cheio, provavelmente porque atestamos acima do nível de cheio da agulha, no meu caso atesto até ao gargalo .

                          Em relação ao norte sul penso ser um conjunto de varias causas:

                          relevo mais plano a sul;
                          menos vento;
                          mais temperatura logo menos densidade do ar;
                          etc

                          Comentário


                            #14
                            Por acaso costuma ser assim mas desta vez foi diferente. Fiz 6.4 para o sul e no regresso fiz 5.5.

                            Comentário


                              #15
                              Há percursos muito mais desfavoraveis...

                              Para o norte por exemplo tem de se subir a serra dos candeeiros o que estraga logo as médias todas.

                              Eu que faço o Ic19 (sempre fora de horas) com regularidade nos 2 sentidos, já fiz testes para ver bem essa situção e SINTRA - LISBOA gasto sempre menos que LISBOA - SINTRA, já que o percurso é MUITO mais favorável.

                              Comentário


                                #16
                                É porque é a descer lol..

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                  Há percursos muito mais desfavoraveis...

                                  Para o norte por exemplo tem de se subir a serra dos candeeiros o que estraga logo as médias todas.

                                  .
                                  Qdo trabalhei em Leiria fazia tantas vezes essa subida que a fazia a gastar o mesmo.

                                  Embalava o carro antes que pouco acelarava até lá acima...e depois é uma serie de klm sempre a descer onde se gasta pouco

                                  Um subida faz gastar mais mas depois de uma subida há sempre uma descida.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Do norte para o sul é sempre a descer, basta meter o carro em ponto morto que ele segue caminho sempre embalado pela força da gravidade. Até dá para desligar o motor e assim não se gasta uma gota de combustivel.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O que é veridico é que no norte os carros gastam mais. Ponto.
                                      Isso deve-se aos desniveis.O vento pouco influência quando percorremos uma cidade, por exemplo.
                                      Outro factor de desgaste mais acentuado é nos pneus, e a unica explicação é o indice de abrasividade do alcatrão.
                                      Nos jipes é onde mais se nota. Há pessoal mais a sul a fazer 80.000km com os BFgoodrich all-terrain.
                                      Aqui no norte, esses mesmos pneus não passam dos 50mil.
                                      Se formos para pneus MT a diferença é ainda maior!Eu estouro pneus MT em 25-30mil km sem andar a derreter!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                        O que é veridico é que no norte os carros gastam mais. Ponto.
                                        Isso deve-se aos desniveis.O vento pouco influência quando percorremos uma cidade, por exemplo.
                                        Outro factor de desgaste mais acentuado é nos pneus, e a unica explicação é o indice de abrasividade do alcatrão.
                                        Nos jipes é onde mais se nota. Há pessoal mais a sul a fazer 80.000km com os BFgoodrich all-terrain.
                                        Aqui no norte, esses mesmos pneus não passam dos 50mil.
                                        Se formos para pneus MT a diferença é ainda maior!Eu estouro pneus MT em 25-30mil km sem andar a derreter!

                                        Aqui ainda fazias menos...

                                        Na Bandit, faço 130 km's a curtir na serra, e no final já noto o desgaste...É impressionante...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não é só no consumo que se nota, acontece o mesmo no desempenho do carro a nível de velocidades máximas.
                                          A razão penso que será o vento que normalmente sopra moderado de noroeste.

                                          Quando estamos em situação de chuva (passagens de superfícies frontais), o vento geralmente sopra de sul e noto que o desempenho do carro nessas alturas é superior de sul para norte.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu já tinha colocado esta questão noutro tópico e a resposta que obtive foi precisamente essa: o vento predominantemente de norte. O que faz todo o sentido. Eu faço muitas viagens da zona de Lisboa quer para sul quer para norte e esse fenómeno já há muito tempo que me intrigava.

                                            Aproveitando este tópico e o facto de hoje ter de me deslocar mais uma vez ao Algarve, fiz o registo fotográfico do CB do meu carro de modo a meter aqui no tópico. Ambas as viagens (ida e regresso) foram feitas exactamente pelo mesmo percurso (292 kms para cada lado), sendo a ida de manhã e o regresso à tarde. As velocidades foram em ambas as viagens de 140 km/h de Aljustrel para cima e 150 km/h de Aljustrel para baixo, com excepção da A22 onde circulei também nos 140. Utilizei o Cruise Control de modo a manter a velocidade constante sempre que possível, obviamente que numa ocasião ou outra tive de acelerar ou desacelerar devido ao tráfego e ultrapassagens, mas foram situações pontuais. Ambas as viagens duraram sensivelmente o mesmo (2h35m), mais minuto, menos minuto.

                                            O resultado foi este:

                                            Lisboa - Portimão



                                            Portimão - Lisboa



                                            Pois é, quase um litro e meio de diferença.

                                            O relevo do terreno não é razão para esta diferença, pois por exemplo, também faço frequentemente Lisboa - Vila real - Lisboa com o mesmo percurso e a diferença nos consumos não é tão visível, costuma ser 7 l/100 km para norte e 6,5 l/100 km para sul. Apenas meio litro de diferença. Penso que isto se deva ao facto de o centro e norte serem mais acidentados e não haver uma exposição ao vento tão constante como acontece na interminável planície alentejana.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Encontrei o tópico (este era um que tinha sido recolocado).

                                              Realmente o vento é tramado, e varia muito de dia para dia, dessa forma poderíamos dizer que quanto mais alta for a velocidade media mais se fará sentir tal diferença, e que basta mudar o sentido do vento para ter valores completamente diferentes.

                                              Penso que ao fim de varias viagens as viagens contra os ventos dominantes devem deixar a sua marca.

                                              Segundo esta questão do vento também se podia generalizar e dizer que a determinadas horas do dia “sai mais barato viajar”, por exemplo ás primeiras horas do dia penso que normalmente não há vento.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                                                Não devo ser o único a reparar mas nunca li nada sobre isso mas gasto sempre menos gasolina quando vou em direcção ao sul comparando com a mesma viagem em direcção ao norte.
                                                Por exemplo este fim-de-semana entre Lisboa e Aveiro fiz media de 7,0 e no mesmo percurso para baixo fiz 6,3.
                                                A única razão que me lembro é a "nortada" o vento que costuma soprar de norte...
                                                Em viagem circulamos a velocidades mais elevadas onde a aerodinâmica desempenha um papel fundamental no consumo.

                                                Vento a favor é naturalmente uma vantagem perfeitamente mesurável, tanto no consumo, como na velocidade máxima que se consegue atingir.
                                                ...Como o planeta anda 'doente' e nos últimos anos temos assistido a vento forte constante, mais fácil ainda é notar diferenças (por serem ainda maiores).

                                                Um teste simples, é fazer uma viagem num sentido com vidros abertos, no outro com vidros fechados.

                                                Michael

                                                EDIT - O relevo do terreno é indiferente quando a altitude na origem e no destino são semelhantes, como é o caso em praticamente todo o país.
                                                Editado pela última vez por Mik; 27 August 2008, 19:05.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  gastei 12 litros para baixo até cabanas a uma vel de +-120/140 nas calmas

                                                  Para cima apanhei mais transito e ultrapassei uns camiões, raramente passei dos 120.....

                                                  gastei 17

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Gastei do Algarve a Leiria e vice versa 80€ a velocidades entre 120Km/h a 180km/h,fora portagens cerca de + ou - 60€
                                                    Tudo isto a gasóleo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por joao cunha Ver Post
                                                      Gastei do Algarve a Leiria e vice versa 80€ a velocidades entre 120Km/h a 180km/h,fora portagens cerca de + ou - 60€
                                                      Tudo isto a gasóleo.
                                                      dasss......

                                                      como é que foi isso???? 60€ para fazer 500km???

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                                        dasss......

                                                        como é que foi isso???? 60€ para fazer 500km???
                                                        Isto é ida e volta Paulo

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por joao cunha Ver Post
                                                          Isto é ida e volta Paulo
                                                          ahhhh...então até foi pouco pá, isso tá a gastar pouquinho


                                                          mas vieste pela nacional até lx ?? senão pagavas alguns 50€ só em portagens

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                                            ahhhh...então até foi pouco pá, isso tá a gastar pouquinho


                                                            mas vieste pela nacional até lx ?? senão pagavas alguns 50€ só em portagens
                                                            nop sempre auto-estrada
                                                            Para baixo enganei-me passei por lx as placas da Vasco da Gama são enganosas

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X