Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Road Trip pela Europa fora... Tópico das ROAD TRIP

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Road Trip pela Europa fora... Tópico das ROAD TRIP

    Vou fazer uma Road Trip a partir do Porto para a Europa, os destinos ainda não estão definidos porque ainda estamos na fase do planeamento, mas será algo tipo Espanha, França e Itália (toda a costa litoral)

    Alguém já o fez ou tem conselhos a dar para um viagem deste tipo, que pode chegar aos 5000/6000km nuns 20 ou 30 dias ?

    Estou a planear ficar em pousadas da juventude e quanto a comer lá nos havemos de desenrascar


    Se houverem mais interessados em fazer Road Trip este poderá vir a ser o tópico das road Trips
    Editado pela última vez por Echos; 21 August 2008, 16:15.

    #2
    Originalmente Colocado por Echos Ver Post
    Vou fazer uma Road Trip a partir do Porto para a Europa, os destinos ainda não estão definidos porque ainda estamos na fase do planeamento, mas será algo tipo Espanha, França e Itália (toda a costa litoral)

    Alguém já o fez ou tem conselhos a dar para um viagem deste tipo, que pode chegar aos 5000/6000km nuns 20 ou 30 dias ?

    Estou a planear ficar em pousadas da juventude e quanto a comer lá nos havemos de desenrascar


    Se houverem mais interessados em fazer Road Trip este poderá vir a ser o tópico das road Trips

    Só uma viagem batendo a costa sul/este de Espanha dá à volta de 3000/4000km...se adicionares toda a costa de França + Itália tens pano para mangas

    A única coisa que posso dizer é ponderares bem onde vais dormir...nesta altura do ano pode ser complicado arranjar dormida.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Echos Ver Post
      Vou fazer uma Road Trip a partir do Porto para a Europa, os destinos ainda não estão definidos porque ainda estamos na fase do planeamento, mas será algo tipo Espanha, França e Itália (toda a costa litoral)

      Alguém já o fez ou tem conselhos a dar para um viagem deste tipo, que pode chegar aos 5000/6000km nuns 20 ou 30 dias ?

      Estou a planear ficar em pousadas da juventude e quanto a comer lá nos havemos de desenrascar


      Se houverem mais interessados em fazer Road Trip este poderá vir a ser o tópico das road Trips
      ficava mais em conta, e se tens espirito de aventura, um inter-rail pela Europa..nao tens comodidades nenhumas mas se fores com pessoal fixe é o que interessa.

      Comentário


        #4
        Já fiz duas viagens desse tipo. Uma pela frança, belgica, holanda, luxemburgo.
        Outra pelo sul, fui a itália e a eslovénia.

        É uma viagem engraçada para fazer com os amigos.

        Nessa ultima, que é a mais parecida com a que vais fazer, saindo de Lisboa, com as principais paragens em Barcelona, Marselha, Génova, Florença, Roma, Bolonha, Milão, Veneza e Lubliana. Foram 7000Km( o gasoleo estava a metade do preço ;) ).

        Comentário


          #5
          Já por 3 vezes que fiz(ainda não conduzia) Aveiro-Agrigento (sul da sicilia), são cerca de 3400km para cada lado. Como o objectivo da viagem é chegar lá (familia e férias) não se perde muito tempo em paragens desnecessárias.

          Normalmente em 2 dias e algumas horas chegamos ao destino(todos estoirados), claro que pelo caminho há tanta coisa para se ver:D Eu gosto bastante da parte de S.Sebastian, da zona dos pirineus, a cote d'azur é espetacular e aconselho a perderem la alguns dias, genova, firenze, roma e se seguirem até à sicilia há muito para ver.

          Conselhos...conduzir com calma e descansar sempre que possivel. As areas de serviço da frança são sem dúvida as melhores, com grandes espaços para descansar e com muita oferta de comida.

          Infelizmente este ano não deu para voltar a fazer a viagem, mas para o ano lá estarei:D

          Um abc e boa viagem.

          Comentário


            #6
            Também é algo que tinha em mente fazer. Com um grupo de amigos. Uma bela de Road-Trip.

            Mas é algo que convem ser bem planeado, com dormidas e ter mais ou menos em conta onde passar e dormir.

            Acho que vou tar atento ao tópico que ainda posso vir aqui a tirar umas ideias engraçadas.

            Comentário


              #7
              Obrigado pelas ideias e conselhos!


              Planeio fazer esta viagem até dezembro, ou seja, ainda estou a planear atempadamente para não ser uma viagem muito penosa!

              Inter Rail ou Avião está fora de questão, porque de carro temos a oportunidade de conhecer 3/4 Países de uma forma que nunca viriamos a conhecer e e alargar muito os horizontes

              Terei 30 dias para fazer essa viagem, por isso mesmo que perca muito tempo a andar de carro dá sempre para ficar uns dias nos sitios mais interessantes e descansar...


              Não sei se posso fazer publicidade, mas há um site internacional com o nome de uma marca de penus muito famosa que permite ver a distância exacta, trajectos, restaurantes e pontos de interesse entre qualquer local de Portugal e outra parte do mundo transitável por carro
              Editado pela última vez por Echos; 21 August 2008, 16:17.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Echos Ver Post
                Não sei se posso fazer publicidade, mas há um site internacional com o nome de uma marca de penus muito famosa que permite ver a distância exacta, trajectos, restaurantes e pontos de interesse entre qualquer local de Portugal e outra parte do mundo transitável por carro
                Sim, o Via Michelin

                Também ando para fazer uma road-trip pela Europa há anos, só não sei é quando. Talvez para o ano seja de vez.

                Comentário


                  #9
                  Pessoal, muito juízo nas Road-Trip. Há cinco anos tentei fazer uma e acabou em Espanha num acidente de viação muito violento (com 3 feridos ligeiros), do qual não tive culpa.

                  Usem o cinto, verifiquem bem o carro antes de ir, levem os documentos em ordem. Distribuam a bagagem bem e acomodem-na em local apropriado (não tenham coisas soltas no habitáculo). Troquem de condutor a cada 2h, cumpram as regras de trânsito e não estabeleçam metas muito alargadas. Certifiquem-se que, caso tenham seguro contra todos os riscos, este tem cobertura no estrangeiro e não apenas de terceiros. Se forem para fora da UE, tenham cuidado que há países em que o seguro do carro não é válido. Boa viagem!!!

                  Comentário


                    #10
                    Road Trip

                    Felizmente já tive a oportunidade de fazer 2 viagens desse género. Na primeira fiz toda Itália de carro e na 2ª fiz Alemanha, Holanda, Belgica e Luxemburgo.

                    O que te posso dizer é que é uma experiência única. Podes contar com muitas dores de costas e muito desconforto, por estar 28 horas dentro de um carro (optamos sempre por fazer tudo de seguida). Em média fizemos 8 mil km por viagens.

                    Os principais conselhos que te posso dar são:

                    Planifica bem a viagem, usa GPS ou a falta dele, Via Michelin, o que te vai ajudar a perderes-te menos (acredita que vais andar muitas vezes perdido), logo a poupares combustivel.

                    Evita gastar dinheiro em áreas de serviço... são bastante dispendiosas!

                    Portagens em França... são 1 rombo financeiro!

                    Auto-estrada de Génova em Itália... inacreditável... assustadora... muito cuidado ai!

                    Em relação ao alojamento, usei sempre parques de campismo por ser o mais barato, mas viagei sempre no verão. Se vais em Dezembro... prepara-te para apanhares estradas cortadas com neve!

                    Desculpa ter-me alongado... mas como já deves ter percebido o entusiasmo sobre este tema é MUITO!

                    Mais alguma dúvida... está à vontade para perguntar...

                    Comentário


                      #11
                      Então Echos, fizeste isto?

                      Alguém tem mais experiências?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Echos Ver Post

                        Não sei se posso fazer publicidade, mas há um site internacional com o nome de uma marca de penus muito famosa que permite ver a distância exacta, trajectos, restaurantes e pontos de interesse entre qualquer local de Portugal e outra parte do mundo transitável por carro
                        Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                        Sim, o Via Michelin
                        Vocês agora fizera-me lembrar os comentadores de Fórmula 1 da RTP, aqui há uns anos atrás, quando a direcção da RTP decidiu que estes não podiam fazer publicidade nos comentários.

                        "A Ferrari está equipada com uns pneus que apenas posso revelar que são pretos e redondos."

                        Comentário


                          #13
                          Eu já fiz Lisboa-Mónaco-Lisboa num peugeot 106 xsi e 4 pessoas (para aí em 97).

                          Foram cerca de 10 dias com uma primeira estirada Lisboa-Barcelona directa, saindo de Lisboa às 23h00 e foi a noite toda a conduzir.

                          Em Barcelona 2 horas de Sol e Piscina em Castelfels (na casa de um familiar) e depois até Perpignan, onde passámos a 1ª noite, uma vez que não dormimos na noite da partida.

                          Depois foi fazer a costa de França nas calmas a passear.

                          Ficámos quase sempre numa cadeia de aparthotel, muito disseminada por França, que é o Campanile - baratinho e razoavel.

                          Gostei muito de St Tropez, Aix'n'Provence, Canne e Monte Carlo que já conhecia e não gostei muito de Marselha e Nice. Pelo meio ficam alguns outros sitios interessantes de que não me lembro o nome.

                          Foram um total de 5.200 km que o pequeno 106 fez, mesmo enfrentando temperaturas de quase 40º e sem AC e fazendo nalguns sitios velocidades de cruzeiro de 150/160 em torno das 5.500 pms por longas estiradas de horas seguidas.

                          Recomendo vivamente

                          P.S.: Adoro viajar de carro, como costumo dizer o que permite aferir as verdadeiras qualidades de um carro são as aptidões como viajante.

                          Comentário


                            #14
                            Quanto é que se gasta +/- numa viagem dessas com combustivel + portagens + refeições + dormidas + etc?

                            Comentário


                              #15
                              Uns bons 1000€ se calhar.. São 28 dias andar de carro! Mas é só por alto, nunca fiz nenhuma viagem destas, mas deve ser mais coisa menos coisa. Se for menos, até eu me proponho a fazer uma, quando tiver um carro melhor obvio! O corsa B matava-me

                              Comentário


                                #16
                                Há uns anos fiz uma viagem deste tipo...e aconselho!

                                A integração com os locais de visita, a possibilidade de total liberdade de movimentos e de visitar tudo à passagem, a possibilidade de desvios e de fazer tudo sem planeamentos são um must.

                                Fiz num Golf IV GTI que era o meu carro da altura...foram cerca de 7500kms. em 16-18dias

                                A parte mais chata e a única directa (com paragens apenas para comer e reabastecer) foram as do imenso deserto que nos separa da "Europa" que é Espanha (deu para ver que de facto somos muito pequeninos) e foi a Lisboa-Barcelona -> aqui recomendo paragem e muito tempo para visitar uma cidade fantástica.

                                Depois fiz sul de França/Riviera Francesa, Mónaco, continuei por Itália junto ao mar, desviando depois para Florença, Siena e S. Geminiano, etc., subida a Veneza, e depois Austria e o Tirol (não fui a Viena porque já era longe e um desvio que nos pareceu grande na altura), e sul da Alemanha (só toque e foge aqui), Suiça principalmente em torno do lago Geneve e Monte Branco, França e volta...

                                A viagem de volta, como já estava farto e não se arranjou dormida (pela 1ª vez...e o hotel era sempre decidido no dia ao chegar à cidade que nos apetecia -> normalmente Ibis e similares) junto a Andorra -> pela hora do jantar meti-me a caminho até casa Só parar para abastecer e descansar...fiquei parvo como Portugal desde Elvas até Lisboa me pareceu tão pequeno (a velocidade não era baixa)

                                Comentário


                                  #17
                                  Tou com umas ideias malucas: Alone!

                                  Lisboa - Barcelona - Sul França - Nice - Milão - Lubliana - Zagreb

                                  E agora a parte que já não sei se terei coragem para tanto, mas que curtia muito:

                                  Uma das duas:

                                  A) Viena - Munique e toda a Alemanha, de Sul a Norte - Copenhaga (o que eu curtia aqui chegar )

                                  B) Viena - Praga - Berlim - Copenhaga

                                  Regresso:

                                  Holanda - Bélgica e bombar até Lisboa

                                  Eu sei... é de loucos! 8.000 a 10.000 Kms.... Veremos o que ditam os próximos dias...

                                  Ah e sem nada marcado! Assim "à deriva"!
                                  Editado pela última vez por MS; 18 February 2009, 13:47.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se passares por aqui pela Gélbica avisa.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                                      Se passares por aqui pela Gélbica avisa.
                                      Aviso sim sr! Até pensei passar por Lodz para cumprimentar também o Jorge Correia, mas já fica fora de mão!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Um amigo meu já andava a pensar nisto para estas férias. E claro que eu gostei da ideia.

                                        Évora-Barcelona e depois sul de frança e sul de itália até, pelo menos, Roma. Sim porque o sul de Itália é muito fraquinho.

                                        Claro que depois podemos sempre improvisar.

                                        Tenho é dos convencer a ir a Modena. Depois Maranello e Sant'Agata Bolognese são logo ali. Ferrari e Lamborghini

                                        Comentário


                                          #21
                                          Fiz 8000 Km em 15 dias em 2007.
                                          Lisboa a Praga com passagens por Saragoça, Lyon, Geneve, Munique, Salzburgo, Viena, Praga, Estrasburgo, Barcelona entre outras...

                                          Foi desgastante mas por mim amanhã ia já fazer outra.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LelodasTshirts Ver Post
                                            Fiz 8000 Km em 15 dias em 2007.
                                            Lisboa a Praga com passagens por Saragoça, Lyon, Geneve, Munique, Salzburgo, Viena, Praga, Estrasburgo, Barcelona entre outras...

                                            Foi desgastante mas por mim amanhã ia já fazer outra.
                                            Agora voltaste a motivar-me!

                                            Já tinha andado a simular as minhas intenções no ViaMichellin, dava cerca de 8.000Kms e achei que para 15 dias era um brutalidade.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eram 2 a conduzir pelo que dá para descansar alguma coisa. Mas chegámos a fazer tiradas de 1000 Km para depois podermos estar, por exemplo, 2 dias em Viena, 2 dias em Praga, etc sem conduzir.

                                              Mas que é um massacre é . Eu pessoalmente voltaria a fazê-lo. Quem corre por gosto...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LelodasTshirts Ver Post
                                                Eram 2 a conduzir pelo que dá para descansar alguma coisa. Mas chegámos a fazer tiradas de 1000 Km para depois podermos estar, por exemplo, 2 dias em Viena, 2 dias em Praga, etc sem conduzir.

                                                Mas que é um massacre é . Eu pessoalmente voltaria a fazê-lo. Quem corre por gosto...
                                                Ah... eram dois!! Eu se for, quero fazer sozinho! E 8000 é muita fruta para 15 dias!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Epá sozinho 8000 km (para ser preciso foram 8167) em 15 dias não aconselho...
                                                  Pode até ser perigoso...

                                                  Imagina se te dá a pancada de sono na Autobahn? A 250 à hora?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LelodasTshirts Ver Post
                                                    Epá sozinho 8000 km (para ser preciso foram 8167) em 15 dias não aconselho...
                                                    Pode até ser perigoso...

                                                    Imagina se te dá a pancada de sono na Autobahn? A 250 à hora?
                                                    Já estive a ver (ainda por alto) e a primeira ideia (que era a ideia da manhã - ainda tava ensonado) era muito nice, mas é loucura!

                                                    A ideia da noite vai um pouco pelo que tu fizeste (mais ou menos):

                                                    Lisboa - Barcelona - Marselha - Mónaco (Aqui páro para pensar.... e vejo se me aguento )

                                                    Se estiver fresco:

                                                    Mónaco - Alpes (Genéve - Innsbruck - Salzburgo - Viena)

                                                    A volta para trás, logo se vê!

                                                    Estas ideias todas, são só de hoje!

                                                    Quando for definitivo ou quando arrancar, se me der na telha, de um dia para o outro, faço o Diário de Bordo!

                                                    Não gozes, que o meu GTC 1.7 dá assim na boa 180 Km/h!

                                                    Vamos lá ver se os Isuzu são o que o Tubullar diz!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Para trás de Salzburgo a Munique são só 180Km e valem a pena...


                                                      ...mais que não seja por uma ou duas boas canecas de cerveja da Hofbrauhaus e se ainda tiveres fino tens o Hard Rock Cafe mesmo em frente (pra quem vai aos ziguezagues pode ser mais dificil dar com a porta)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MS Ver Post
                                                        Já estive a ver (ainda por alto) e a primeira ideia (que era a ideia da manhã - ainda tava ensonado) era muito nice, mas é loucura!

                                                        A ideia da noite vai um pouco pelo que tu fizeste (mais ou menos):

                                                        Lisboa - Barcelona - Marselha - Mónaco (Aqui páro para pensar.... e vejo se me aguento )

                                                        Se estiver fresco:

                                                        Mónaco - Alpes (Genéve - Innsbruck - Salzburgo - Viena)

                                                        A volta para trás, logo se vê!

                                                        Estas ideias todas, são só de hoje!

                                                        .....!

                                                        Se me permites a sugestão / dica / conselho, eu do Monaco seguiria para Italia onde apanhava a A6 para Torino ou ia directo a Milano. Depois seguia pela Suiça A13 (cuidado com essa AE) em direcção a Vaduz e Insbruck. De Innsbrck a Salzburg vais sempre á alemanha (caso sigas por AE's) e aproveita para parares no Chiemsee (maior lago da Baviera)

                                                        Ir a do Monaco a Geneve é andares para trás.

                                                        Outra sugestão para mim, a mais coerente, seria seguires de Monaco até Veneza, Aí seguia para a Austria por Villach. Já que aí estas devias de ir ver o Glossglocker (perto de Lienz).

                                                        Salzburg visitas num dia, Vienna é giro mas eu preferi Munique. Mas gostos não se discutem, ao contrario de carros e .....

                                                        Ires a Marselha é para veres os Arabes? Cuidado com o carro!. Não conheco os teus gostos mas Arles (coliseu romano) é uma boa opção.

                                                        Outra sugestão é ires a Verona. A cidade está fora do roteiro turistico habitual mas merece uma visita. Mas lá está depende dos gostos de cada um e do objectivo da "trip"

                                                        Evita a Suiça a não ser que queiras mesmo lá ir. Para alem de poupres na vinheta, eles sao um atrofio nas AE. 120 é mesmo 120 de ponteiro e ninguem da o erro de velocimetro. Na austria tem uma ideia dos dias que la vais estar e compra a vinheta para esse periodo.

                                                        Caso vás mesmo á Suiça, tenta ir a Mulhouse em Franca. Fica mais ao lado e visita isto

                                                        http://www.collection-schlumpf.com/fr/schlumpf/

                                                        Opta por veres os caminhos no viamichelin e caso tenhas duvidas, está a vontade, já ando nestas andanças desde 2002.

                                                        A minha ultima grande em Abril de 2008

                                                        http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=63503

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Traveller Ver Post
                                                          Se me permites a sugestão / dica / conselho, eu do Monaco seguiria para Italia onde apanhava a A6 para Torino ou ia directo a Milano. Depois seguia pela Suiça A13 (cuidado com essa AE) em direcção a Vaduz e Insbruck. De Innsbrck a Salzburg vais sempre á alemanha (caso sigas por AE's) e aproveita para parares no Chiemsee (maior lago da Baviera)

                                                          Ir a do Monaco a Geneve é andares para trás.

                                                          Outra sugestão para mim, a mais coerente, seria seguires de Monaco até Veneza, Aí seguia para a Austria por Villach. Já que aí estas devias de ir ver o Glossglocker (perto de Lienz).

                                                          Salzburg visitas num dia, Vienna é giro mas eu preferi Munique. Mas gostos não se discutem, ao contrario de carros e .....

                                                          Ires a Marselha é para veres os Arabes? Cuidado com o carro!. Não conheco os teus gostos mas Arles (coliseu romano) é uma boa opção.

                                                          Outra sugestão é ires a Verona. A cidade está fora do roteiro turistico habitual mas merece uma visita. Mas lá está depende dos gostos de cada um e do objectivo da "trip"

                                                          Evita a Suiça a não ser que queiras mesmo lá ir. Para alem de poupres na vinheta, eles sao um atrofio nas AE. 120 é mesmo 120 de ponteiro e ninguem da o erro de velocimetro. Na austria tem uma ideia dos dias que la vais estar e compra a vinheta para esse periodo.

                                                          Caso vás mesmo á Suiça, tenta ir a Mulhouse em Franca. Fica mais ao lado e visita isto

                                                          http://www.collection-schlumpf.com/fr/schlumpf/

                                                          Opta por veres os caminhos no viamichelin e caso tenhas duvidas, está a vontade, já ando nestas andanças desde 2002.

                                                          A minha ultima grande em Abril de 2008

                                                          http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=63503
                                                          Bem, o teu tópico está mesmo fantástico! Não conhecia e não vi as fotos porque aqui no trabalho não consigo, mas logo vou dar uma espreitadela!

                                                          Os locais obrigatórios que quero ir são Barcelona, Innsbruck, Salzburgo e Viena. O resto é tudo opcional e passivel de alterações.

                                                          Marselha... não tenho nenhum motivo em particular... é porque ficava de caminho. Achas não vale a pena perder lá tempo, é isso?

                                                          Mónaco - Geneve: a explicação é apenas porque gostava de passar pelos Alpes Suíços (de Geneve a Innsbruck). Mont Blanc e afins.... Não sei se essa zona dos Alpes é "navegável" ou se só tenho hipótese de ver da AE ou se não vale a pena.

                                                          A tua hipótese de fazer Mónaco - Milão - Innsbruck também me parece óptima e assim poderia fazer os Alpes Suíços no regresso caso me restasse tempo!

                                                          Direito a Veneza não me seduz, só pelo facto de já lá ter estado o ano passado. Nesse caso prefiro dar um salto a Milão.

                                                          Depois Innsbruck - Munique - Salzburgo - Viena (sim, deixaste-me o bichinho para Munique , embora não dispense Viena).

                                                          Já fiz um percurso no ViaMichellin, mas logo à noite vou refazer em casa, com estas tuas excelentes dicas!

                                                          Muito Obrigado! Abraço e quando vir as tuas fotos já digo se estão boas!
                                                          Editado pela última vez por MS; 19 February 2009, 16:36.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Já fiz algumas viagens de carro pela Europa, as quais:

                                                            2003
                                                            Porto - Montélimar - Lyon - Paris - Lourdes - Porto

                                                            2005
                                                            Porto - Madrid - Barcelona - Porto

                                                            2006
                                                            Porto - Sevilha - Tânger (Ferry-Boat em Tarifa) - Marbella - Algarve - Porto

                                                            2007
                                                            Porto - Barcelona - Marselha - Cannes - Nice - Mónaco - Verona - Pádua - Veneza - Milão - Montpellier - Burgos - Porto

                                                            2008
                                                            Porto - Orléans - Versailles (Paris) - Bruxelas - Antuérpia - Roterdão - Amesterdão - Utrecht - Düsseldorf - Colónia - Frankfurt - Karlsruhe - Luxemburgo - Berna - Genève - Grenoble - Montélimar - Andorra - Porto

                                                            Nestas duas últimas viagens percorremos, respectiva e aproximadamente, 5000 e 6000 km. São viagens cansativas mas a liberdade que o carro nos dá acaba por compensar...

                                                            Em estudo encontram-se os países da Europa Central (a distância começa a assustar ).
                                                            Editado pela última vez por lmss; 19 February 2009, 18:38.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X