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Quem raio projectou e construiu a A8!?

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    Quem raio projectou e construiu a A8!?

    Viva,

    Pela primeira vez viajei na A8, entre Leiria e A9. A questão é simples: quem é que foi a genialidade que idealizou aquele traçado e quem foi a excelência que a construiu (sim, a empresa Auto-Estradas do Atlântico)? Isto porque aquilo é um péssimo projecto, tanto no planeamento como na cocnretização final.

    Os primeiros quilómetros após Leiria são aceitáveis e agradáveis já que existe pouco trânsito, sem grandes declives e são 3 faixas, se bem que o piso é...estranho. O problema é numa zona que começa perto de Óbidos. Passa para apenas 2 vias em cada sentido, com uma berma reduzida (impossível parar sem ocupar parte da faixa de rodagem); curvas e contra-curvas constantes; em algumas curvas pouco falta para realizarem um gancho de 180º, e usualmente apertadas; o piso faz literalmente tremer toda a pilosidade corporal, sem contar com as pequenas lombas constantes. Aquilo, honestamente, é um perigo para ser considerado uma AE - talvez por isso boa parte não seja portajada.

    Eu poucas AEs conheço (A1, A2, A23, A24, A25, essencialmente), mas a A1, por exemplo, comparada com a A8 é uma via de luxo. Discute-se no aumento do limite máximo de velocidade em AEs. Na A8 este deve é ser reduzido, que algumas curvas são perigosas a 120km/h.

    Qual a vossa opinião?

    Já agora, na A1 (no regresso ao norte obviamente não cometi o mesmo erro e segui pela A1!), na zona da saída para Fátima a Brisa renovou o piso. Em algumas zonas existem vários rasgos no piso, na diagonal. Qual o seu objectivo? Drenar água?

    Marco

    #2
    Originalmente Colocado por marco.veloso Ver Post
    Viva,

    Pela primeira vez viajei na A8, entre Leiria e A9. A questão é simples: quem é que foi a genialidade que idealizou aquele traçado e quem foi a excelência que a construiu (sim, a empresa Auto-Estradas do Atlântico)? Isto porque aquilo é um péssimo projecto, tanto no planeamento como na cocnretização final.

    Os primeiros quilómetros após Leiria são aceitáveis e agradáveis já que existe pouco trânsito, sem grandes declives e são 3 faixas, se bem que o piso é...estranho. O problema é numa zona que começa perto de Óbidos. Passa para apenas 2 vias em cada sentido, com uma berma reduzida (impossível parar sem ocupar parte da faixa de rodagem); curvas e contra-curvas constantes; em algumas curvas pouco falta para realizarem um gancho de 180º, e usualmente apertadas; o piso faz literalmente tremer toda a pilosidade corporal, sem contar com as pequenas lombas constantes. Aquilo, honestamente, é um perigo para ser considerado uma AE - talvez por isso boa parte não seja portajada.

    Eu poucas AEs conheço (A1, A2, A23, A24, A25, essencialmente), mas a A1, por exemplo, comparada com a A8 é uma via de luxo. Discute-se no aumento do limite máximo de velocidade em AEs. Na A8 este deve é ser reduzido, que algumas curvas são perigosas a 120km/h.

    Qual a vossa opinião?

    Já agora, na A1 (no regresso ao norte obviamente não cometi o mesmo erro e segui pela A1!), na zona da saída para Fátima a Brisa renovou o piso. Em algumas zonas existem vários rasgos no piso, na diagonal. Qual o seu objectivo? Drenar água?

    Marco

    foram raras as vezes que pisei a A8...portanto nao posso confirmar o que dizes, até porque nao me recordo de lá passar a conduzir.

    No entanto a A2 para mim é a AE portuguesa em melhor estado, a todos os niveis...a A1 tem bons troços sem duvida, mas está constantemente em obras...na zona de Estarreja já o ano passado por esta altura havia obras...passei lá no dia 29 de Julho deste ano e ainda continua em obras aquela zona...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por marco.veloso Ver Post
      Viva,

      Pela primeira vez viajei na A8, entre Leiria e A9. A questão é simples: quem é que foi a genialidade que idealizou aquele traçado e quem foi a excelência que a construiu (sim, a empresa Auto-Estradas do Atlântico)? Isto porque aquilo é um péssimo projecto, tanto no planeamento como na cocnretização final.

      Os primeiros quilómetros após Leiria são aceitáveis e agradáveis já que existe pouco trânsito, sem grandes declives e são 3 faixas, se bem que o piso é...estranho. O problema é numa zona que começa perto de Óbidos. Passa para apenas 2 vias em cada sentido, com uma berma reduzida (impossível parar sem ocupar parte da faixa de rodagem); curvas e contra-curvas constantes; em algumas curvas pouco falta para realizarem um gancho de 180º, e usualmente apertadas; o piso faz literalmente tremer toda a pilosidade corporal, sem contar com as pequenas lombas constantes. Aquilo, honestamente, é um perigo para ser considerado uma AE - talvez por isso boa parte não seja portajada.

      Eu poucas AEs conheço (A1, A2, A23, A24, A25, essencialmente), mas a A1, por exemplo, comparada com a A8 é uma via de luxo. Discute-se no aumento do limite máximo de velocidade em AEs. Na A8 este deve é ser reduzido, que algumas curvas são perigosas a 120km/h.

      Qual a vossa opinião?

      Já agora, na A1 (no regresso ao norte obviamente não cometi o mesmo erro e segui pela A1!), na zona da saída para Fátima a Brisa renovou o piso. Em algumas zonas existem vários rasgos no piso, na diagonal. Qual o seu objectivo? Drenar água?

      Marco
      Esses rasgos também reparei, passei por uns quantos até ao Porto

      Quanto à A8, é realmente muito má a partir de uma zona, até Loures, parei na AS de Loures e perdi um centro de jante Por causa daquelas junções do piso da AE...

      Eu tou com o Rui, entre a entrada de Santarém e o Porto apanhei várias zonas de obras com radar para 80, zona de Coimbra e Condeixa, etc etc, uma pessoa paga para andar a 80km/h em vários quilómetros de obras...

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        #4
        Os rasgos são para drenar a água ;)

        Comentário


          #5
          A A8 é a pior AE que conheço. ...mas prefiro-o quando vou para o Norte porque a A1 está habitualmente com um volume de trânsito mais intenso.

          Prefiro aqueles 60 Kms mauzecos até Óbidos, porque depois sou premiado com uma auto-estrada de luxo até Aveiro (muda de nome para A17 em Leiria) ...e continuando, muda de nome para A25 onde cruza com a A1 (e segue non-stop até Viseu).

          Reduzindo o trânsito, aumenta a segurança e a descontracção da viagem. ...fiz uma ou duas vezes a A2 (uma das minhas favoritas) com trânsito intenso e foram mais de 2h de atenção constante (stress) a velocidades quase sempre abaixo dos 140Km/h. ...extenuante!

          Michael

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Mik Ver Post
            A A8 é a pior AE que conheço. ...mas prefiro-o quando vou para o Norte porque a A1 está habitualmente com um volume de trânsito mais intenso.

            Prefiro aqueles 60 Kms mauzecos até Óbidos, porque depois sou premiado com uma auto-estrada de luxo até Aveiro (muda de nome para A17 em Leiria) ...e continuando, muda de nome para A25 onde cruza com a A1 (e segue non-stop até Viseu).

            Reduzindo o trânsito, aumenta a segurança e a descontracção da viagem. ...fiz uma ou duas vezes a A2 (uma das minhas favoritas) com trânsito intenso e foram mais de 2h de atenção constante (stress) a velocidades quase sempre abaixo dos 140Km/h. ...extenuante!

            Michael
            A A8 até +- Óbidos vindo de Norte é um luxo mesmo

            A A1 agora anda mauzinha a seguir a Condeixa, mas como saio sempre nessa saida felizmente não sou afectado.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Mik Ver Post
              fiz uma ou duas vezes a A2 (uma das minhas favoritas) com trânsito intenso e foram mais de 2h de atenção constante (stress) a velocidades quase sempre abaixo dos 140Km/h. ...extenuante!

              Michael
              pegando nisto...

              faço regularmente a A2 em ambos os sentidos, e no ano passado lembro-me de uma viagem no dia 1 de Agosto ás 19H (o pior dia e a pior hora para se viajar nesta AE) em que a partir de Alcácer até perto de Ourique que nunca voltei para a via da Direita...o transito era de tal forma intenso que nunca passei dos 140KM/h e decidi acompanhar os restantes...nem me lembro de um viagem em que andasse tantos KM atrás do mesmo carro...

              ainda bem que foi na ida para as férias...

              Já este ano voltei no pior dia á pior Hora...dia 17 ás 18h...entrei em Alcácer na A2, e em 2h fiz 25km...só começei a andar as mais de 30km/h muito proximo da Marateca...

              Comentário


                #8
                o troço inicial da A8 á saida de loures é um atentado.

                devido ao projecto e á ideia brilhante de construir a A8 em cima duma antiga ribeira, ou seja solo pouco capaz.

                passado pouco tempo o piso ficou completamente fissurado.

                foi preciso fazer injecções de betão para estabilizar as fendas.....


                e a somar a tudo isto, esta AE foi feita numa fase muito má, em que era aplicado cimento a servir de piso.


                cumprimentos

                Comentário


                  #9
                  Só fiz algumas vezes a A8 e das vezes que fiz não a achei perigosa...se calhar não a cruzei a velocidades proibitivas, as mesmas que por ventura te deram a conclusão que seria necessário circular mais devagar...e bem!

                  É verdade que existe maus exemplos de traçado em IP, e IC em Portugal mas já agora, nós que não estivemos por dentro das dificuldades técnicas do projecto, podemos falar???

                  Quanto ao ruido de rolamento será porque o piso é em betão armado e não betuminoso como grande parte da A5 e da via do infante no Algarve?

                  Bg2, a fissuração do piso pode ter outras causas que não a coerência do solo, até porque se bem sabes hoje há tecnicas que vulgarizam as insuficiências capacidades resistentes de determinado solo.

                  Comentário


                    #10
                    Faço a viagem Lisboa-Malveira todos os dias e confirmo que é um trajecto mal nascido. Penso que a ideia do cimento em vez do alcatrão deve-se ao grande tráfego de pesados e ao menor desgaste do cimento em comparação com o alcatrão.

                    Comentário


                      #11
                      [quote=AMGfan;2475805]Só fiz algumas vezes a A8 e das vezes que fiz não a achei perigosa...se calhar não a cruzei a velocidades proibitivas, as mesmas que por ventura te deram a conclusão que seria necessário circular mais devagar...e bem!

                      É verdade que existe maus exemplos de traçado em IP, e IC em Portugal mas já agora, nós que não estivemos por dentro das dificuldades técnicas do projecto, podemos falar???

                      Quanto ao ruido de rolamento será porque o piso é em betão armado e não betuminoso como grande parte da A5 e da via do infante no Algarve?

                      Bg2, a fissuração do piso pode ter outras causas que não a coerência do solo, até porque se bem sabes hoje há tecnicas que vulgarizam as insuficiências capacidades resistentes de determinado solo.[/quote]


                      acredito que sim, mas aquela foi a justificação dada pelo director de manutenção (creio) da auto estradas do altlântico, há algum tempo numa entrevista.

                      cumprimentos
                      Editado pela última vez por bg2; 23 August 2008, 21:52.

                      Comentário


                        #12
                        Podem nao gostar do piso da A8 entre Loures -Caldas, no entanto este mesmo piso nao é mero alcatrao com muita gente pensa

                        É uma Mistura Betuminosa com Borracha com 2 Cm de espessura que alem de ser melhor que o alcatrao a nivel de aderencia e durabilidade, a sua aplicaçao custa sensivelmente o dobro do Alcatrao convencional

                        A A8 foi a primeira AE em portugal a testar este composto, e mesmo tendo mil e uma curvas tem o indice de sinistralidade mais baixo

                        O grande problema e que a aplicaçao do respectivo composto foi mal efectuada nao tendo ficado direito

                        Comentário


                          #13
                          Há autoestradas piores lá para o norte que antes eram IP´s, fizeram umas melhorias e agora são chamadas de auto-estradas.

                          A A8, pelo menos até chegar a Loures tem o piso muito degradado e uma curva longa que tira muito a visibilidade devido às flores que estão plantadas no separador central.

                          Comentário


                            #14
                            O mais chato da A8 para mim foi mesmo ainda não terem pago a totalidade dos valores dos terrenos que ocuparam

                            Comentário


                              #15
                              A semana passada fiz a A8 toda para sul e depois parcialmente para norte e não achei que tenha um perfil perigoso, já quanto ao piso abaixo de Leiria até Lisboa parece cimento. Isso nota-se principalmente no barulho transmitido para o interior do carro. É um silencio no piso normal entrando naquele começasse a ouvir um barulho de rolamento brutal.

                              Comentário


                                #16
                                Prefiro o traçado da A8 à A1, a A8 só é perigosa para quem se arma em parvo a conduzir (nomeadamente velocidade excessiva em certas zonas), eu cá agradeço as curvas (essa obra do demo responsável por tudo o que há de mal na circulação automóvel) pois ajuda a manter a concentração e a quebrar a monotonia, compreendo que há quem não goste, mas não me venham dizer que aquilo tem traçados perigosos, o que tem é zonas de mau piso (tinha muitas zonas com fissuras, incompetência de quem realizou aquilo) que felizmente são cada vez menos devido ao piso novo que andou a ser posto nos ultimos anos em alguns troços.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Lostfan Ver Post
                                  Podem nao gostar do piso da A8 entre Loures -Caldas, no entanto este mesmo piso nao é mero alcatrao com muita gente pensa

                                  É uma Mistura Betuminosa com Borracha com 2 Cm de espessura que alem de ser melhor que o alcatrao a nivel de aderencia e durabilidade, a sua aplicaçao custa sensivelmente o dobro do Alcatrao convencional

                                  A A8 foi a primeira AE em portugal a testar este composto, e mesmo tendo mil e uma curvas tem o indice de sinistralidade mais baixo

                                  O grande problema e que a aplicaçao do respectivo composto foi mal efectuada nao tendo ficado direito
                                  Exacto. O piso parece mau mas na realidade é mais aderente que o típico alcatrão com o tempo seco. Com chuva torna-se mais perigoso principalmente por causa das irregularidades na aplicação, o que faz com que se formem poças de água. Passa-se o mesmo na CREL.

                                  Em relação à autoestrada tem um traçado perigoso entre Lisboa e Torres vedras, um aceitável entre T.V. e as Caldas e um traçado excelente entre as Caldas e Leiria.

                                  Se conheces a A25 sinceramente não percebo como é que consideras a A8 a mais perigosa do país... Toda a A25 é bastante mais perigosa do que a A8 no traçado Torres Vedras-Lx.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por marco.veloso Ver Post
                                    Viva,

                                    Pela primeira vez viajei na A8, entre Leiria e A9. A questão é simples: quem é que foi a genialidade que idealizou aquele traçado e quem foi a excelência que a construiu (sim, a empresa Auto-Estradas do Atlântico)? Isto porque aquilo é um péssimo projecto, tanto no planeamento como na cocnretização final.

                                    Os primeiros quilómetros após Leiria são aceitáveis e agradáveis já que existe pouco trânsito, sem grandes declives e são 3 faixas, se bem que o piso é...estranho. O problema é numa zona que começa perto de Óbidos. Passa para apenas 2 vias em cada sentido, com uma berma reduzida (impossível parar sem ocupar parte da faixa de rodagem); curvas e contra-curvas constantes; em algumas curvas pouco falta para realizarem um gancho de 180º, e usualmente apertadas; o piso faz literalmente tremer toda a pilosidade corporal, sem contar com as pequenas lombas constantes. Aquilo, honestamente, é um perigo para ser considerado uma AE - talvez por isso boa parte não seja portajada.

                                    Eu poucas AEs conheço (A1, A2, A23, A24, A25, essencialmente), mas a A1, por exemplo, comparada com a A8 é uma via de luxo. Discute-se no aumento do limite máximo de velocidade em AEs. Na A8 este deve é ser reduzido, que algumas curvas são perigosas a 120km/h.

                                    Qual a vossa opinião?

                                    Já agora, na A1 (no regresso ao norte obviamente não cometi o mesmo erro e segui pela A1!), na zona da saída para Fátima a Brisa renovou o piso. Em algumas zonas existem vários rasgos no piso, na diagonal. Qual o seu objectivo? Drenar água?

                                    Marco
                                    A minha opinião é similar à tua. E já houve uma altura em que a fazia todos os dias entre Loures e Torres Vedras.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                      Exacto. O piso parece mau mas na realidade é mais aderente que o típico alcatrão com o tempo seco. Com chuva torna-se mais perigoso principalmente por causa das irregularidades na aplicação, o que faz com que se formem poças de água. Passa-se o mesmo na CREL.

                                      Em relação à autoestrada tem um traçado perigoso entre Lisboa e Torres vedras, um aceitável entre T.V. e as Caldas e um traçado excelente entre as Caldas e Leiria.

                                      Se conheces a A25 sinceramente não percebo como é que consideras a A8 a mais perigosa do país... Toda a A25 é bastante mais perigosa do que a A8 no traçado Torres Vedras-Lx.
                                      Tem mais coeficiente de atrito (teoricamente, passa os 0.9 em seco, com piso novo), mas como aquece mais os pneus, acaba por ficar com um coeficiente de atrito pneu/piso similar ao do alcatrão (em torno dos 0.8 em seco, com piso novo).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Foi na A8, no sentido Leiria- Óbidos que a Espace 2.2 bateu nos 210 km/h

                                        tem para ali umas descidas de 4 faixas normalmente vazias que são um luxo!

                                        a zona até òbidos é para esqueçer!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                          Foi na A8, no sentido Leiria- Óbidos que a Espace 2.2 bateu nos 210 km/h

                                          tem para ali umas descidas de 4 faixas normalmente vazias que são um luxo!

                                          a zona até òbidos é para esqueçer!
                                          A quarta faixa, a que está separada por um risco contínuo, chama-se berma e não serve para circular.

                                          jokin'

                                          Comentário


                                            #22
                                            Embora considere a A8 uma das piores em termos de traçado, n a considero assim tao perigosa.
                                            Se a fizerem a 120 km/h, vão ver q n há nenhuma curva q um carro recente em boas condições n seja capaz de fazer em segurança.
                                            O piso faz mto barulho é certo, mas tbem dá a ideia, de q agarra mais. Existem, "assim de cabeça", umas 3 curvas q considero terem o raio demasiado pequeno para uma AE e c uma inclinação q n ajuda. O facto de ter mtas curvas, até agradeço, pq se é verdade q cansa, tbem é verdade q me mantém mto mais alerta e menos propenso a entrar em grandes excessos de velocidade.
                                            Das AE q conheço, e são praticamente todas, menos as que ficam acima de Aveiro, e tendo em conta q há algumas q já sei as saídas de cor, para mim a melhor em termos de piso será a A6, em 80% da sua estensão. Em termos de tudo o q uma AE deve oferecer, aí talvez me incline mais para a A2, uma AE, numa opiniao leiga e desconhecendo a legislação, mas numa optica puramente de utilizador, deve oferecer sempre que possivel três faixas, um bom separador central, uma boa faixa de emergencia, um bom spaço ao separador central, o minimo de inclinações, algumas curvas (a A2 peca aqui), um numero de saidas correctas q permita aceder Às principais cidades mas sem serem saídas de 5 em 5kms, e A.S. de 30/40 em 30/40 kms.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                              Exacto. O piso parece mau mas na realidade é mais aderente que o típico alcatrão com o tempo seco. Com chuva torna-se mais perigoso principalmente por causa das irregularidades na aplicação, o que faz com que se formem poças de água. Passa-se o mesmo na CREL.

                                              Em relação à autoestrada tem um traçado perigoso entre Lisboa e Torres vedras, um aceitável entre T.V. e as Caldas e um traçado excelente entre as Caldas e Leiria.

                                              Se conheces a A25 sinceramente não percebo como é que consideras a A8 a mais perigosa do país... Toda a A25 é bastante mais perigosa do que a A8 no traçado Torres Vedras-Lx.
                                              Andas distraido le bem o que escrevi, a A8 e das AE's em PT com o menor indice de sinistalidade

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Lostfan Ver Post
                                                Andas distraido le bem o que escrevi, a A8 e das AE's em PT com o menor indice de sinistalidade
                                                Nãp era para ti essa frase, era uma resposta ao primeiro post.

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                                                  #25
                                                  A A8 era um projecto para IP, mas para cumprir objectivos eleitorais à uns 15 anos passou a autoestrada, sem haver as adaptações necessárias.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                                    Foi na A8, no sentido Leiria- Óbidos que a Espace 2.2 bateu nos 210 km/h

                                                    tem para ali umas descidas de 4 faixas normalmente vazias que são um luxo!

                                                    a zona até òbidos é para esqueçer!
                                                    Luxo luxo é para os agentes da BT que ficam á sombrinha dentro do carro (fora da AE) com o radar por detrás dos rails...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                      Embora considere a A8 uma das piores em termos de traçado, n a considero assim tao perigosa.
                                                      Se a fizerem a 120 km/h, vão ver q n há nenhuma curva q um carro recente em boas condições n seja capaz de fazer em segurança.
                                                      O piso faz mto barulho é certo, mas tbem dá a ideia, de q agarra mais. Existem, "assim de cabeça", umas 3 curvas q considero terem o raio demasiado pequeno para uma AE e c uma inclinação q n ajuda. O facto de ter mtas curvas, até agradeço, pq se é verdade q cansa, tbem é verdade q me mantém mto mais alerta e menos propenso a entrar em grandes excessos de velocidade.
                                                      Das AE q conheço, e são praticamente todas, menos as que ficam acima de Aveiro, e tendo em conta q há algumas q já sei as saídas de cor, para mim a melhor em termos de piso será a A6, em 80% da sua estensão. Em termos de tudo o q uma AE deve oferecer, aí talvez me incline mais para a A2, uma AE, numa opiniao leiga e desconhecendo a legislação, mas numa optica puramente de utilizador, deve oferecer sempre que possivel três faixas, um bom separador central, uma boa faixa de emergencia, um bom spaço ao separador central, o minimo de inclinações, algumas curvas (a A2 peca aqui), um numero de saidas correctas q permita aceder Às principais cidades mas sem serem saídas de 5 em 5kms, e A.S. de 30/40 em 30/40 kms.
                                                      Até com um carro velho. O meu Corsa A de 92 nunca se queixava a 120km/h, mas a 150 já havia 2 ou 3 curvas que eram feitas com o pé em cima do pedal de travão.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Só este mês já gastei 150€ em portagens na A8 e, com piso seco e com velocidade até aos 140 km/h com qualquer segmento C, faz-se com uma perna atrás das costas.

                                                        Até se pode aumentar a velocidade, mas não convém por causa dos senhores do boné.

                                                        Toda a gente se queixa da monotonia das AE's e depois quando apanham uma que permite algum divertimento, queixam-se.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por joaomika Ver Post
                                                          Até com um carro velho. O meu Corsa A de 92 nunca se queixava a 120km/h, mas a 150 já havia 2 ou 3 curvas que eram feitas com o pé em cima do pedal de travão.
                                                          Garanto-te que, de C4, se faz toda a 160km/h sem calafrios decorrentes do traçado e/ou pavimento.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                            Garanto-te que, de C4, se faz toda a 160km/h sem calafrios decorrentes do traçado e/ou pavimento.
                                                            E de Scénic também, hás-de experimentar com a tua.

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