Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Conduzir a Fumar ou a Falar ao Telemovel?????

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Conduzir a Fumar ou a Falar ao Telemovel?????

    Hoje ia na estrada e ia tendo um problema com um automovel da frente que de um momento para o outro descaiu para o lado esquerdo. Ao ultrapassar reparei que o condutoria a fumar ao mesmo tempo que conduzia. Agora eu pergunto, é pior fumar ou estar ao telemovel?

    #2
    Originalmente Colocado por Dielmar Ver Post
    Hoje ia na estrada e ia tendo um problema com um automovel da frente que de um momento para o outro descaiu para o lado esquerdo. Ao ultrapassar reparei que o condutoria a fumar ao mesmo tempo que conduzia. Agora eu pergunto, é pior fumar ou estar ao telemovel?
    Boas,

    Eu sou-te muito sincero: é raro fumar no carro, mas quando o faço tenho noção de que pode ser perigoso (se deixas cair então... upa upa!).

    No entanto, quando o falar ao telemóvel ainda era comúm, sem auricular, notava mais distração a falar e conduzir do que a fumar, mas isto é a minha opinião!

    Abraço

    Comentário


      #3
      Eu sei q é complicado dentro do carro, sozinho, não fumar um cigarrito.. mas agora vamos ver uma coisa... É proibido estar com o telemovel na mão... e não é proibido estar com outros objectos na mao? Principalmente o cigarro, que eu sei que ia dar uma discussão enorme...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Nemo Ver Post
        Boas,

        Eu sou-te muito sincero: é raro fumar no carro, mas quando o faço tenho noção de que pode ser perigoso (se deixas cair então... upa upa!).

        No entanto, quando o falar ao telemóvel ainda era comúm, sem auricular, notava mais distração a falar e conduzir do que a fumar, mas isto é a minha opinião!

        Abraço

        É obvio que é perigoso conduzir e fumar.
        Além de que 99% dos que fuma e conduzem livram-se da beata pela janela...

        Para quando uma lei que puna!?

        Comentário


          #5
          No que diz respeito a vicios, é complicado discutir porque cada um puxa a sardinha para a sua brasa.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Dielmar Ver Post
            Eu sei q é complicado dentro do carro, sozinho, não fumar um cigarrito.. mas agora vamos ver uma coisa... É proibido estar com o telemovel na mão... e não é proibido estar com outros objectos na mao? Principalmente o cigarro, que eu sei que ia dar uma discussão enorme...
            Por essa perspectiva não podias fazer nada que envolvesse uma das mãos... quer fosse, coçar-te, assoar-te, tirar macacos do nariz ou ir com a mão na perna do/a pendura

            Salvo erro é apenas proibido falar ao telemóvel, sendo no entanto passível de multa qualquer outro comportamento que as autoridades considerem colocar em risco ou outros condutores, ms isso vai muito do bom senso de cada um.

            Julgo que essa questão do ser tão perigoso quanto falar ao telemóvel só é colocada por quem não fuma/fumou.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por mmiigguueell Ver Post
              É obvio que é perigoso conduzir e fumar.
              Além de que 99% dos que fuma e conduzem livram-se da beata pela janela...

              Para quando uma lei que puna!?
              Não andas muito a par do CE pois não?

              Artigo 79.
              o

              [. . .]
              1— . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
              2—É proibido ao condutor e passageiros atirar quaisquer objectos para o exterior do veículo.
              3—Quem infringir o disposto no n.
              o 1 é sancionado com coima de E 120 a E 600.
              4—Quem infringir o disposto no n.
              o 2 é sancionado com coima de E 60 a E 300.

              Editado pela última vez por MrsX; 26 August 2008, 16:55.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por mmiigguueell Ver Post
                É obvio que é perigoso conduzir e fumar.
                Além de que 99% dos que fuma e conduzem livram-se da beata pela janela...

                Para quando uma lei que puna!?
                Já pune meu caro... já pune:

                - "de acordo com o novo código da estrada Secção XI Artº 79 nº2 - É PROIBIDO AO CONDUTOR E PASSAGEIROS ATIRAR QUAISQUER OBJECTOS PARA O EXTERIOR DO VEICULO.
                Ainda de acordo com o nº4 do mesmo artº "Quem infringir o disposto no nº2 é sancionado com coima de 60 a 300 Euros"

                Cumpts

                Comentário


                  #9
                  Para mim é mau as duas coisas!
                  E depois ainda atiram as beatas fora. E os maços de tabaco!
                  Ao menos podiam respeitar um nadinha de nada os outros.

                  No IC-19 a semana passada um gajo na faixa da esquerda, quase que pára, ia-lhe entrado pela traseira, tive de fugir para a faixa do meio. Quando passei ao lado dele...estava a enviar ou a ler sms . Nem travou, tirou o pé do acelerador a chegar à subida da Amadora.

                  O pessoal não aprende. Quando saiu a lei, ainda houve uma redução de utilização do tlm...agora? É um abuso novamente.

                  Comentário


                    #10
                    É mais perigoso falar ao telemóvel.
                    A probabilidade de distracção é incomparavelmente superior.
                    ...o que é muito mau, pois o 'Tuga' já é dos condutores naturalmente mais descontraídos, despreocupados e distraídos ao volante.

                    Michael

                    Comentário


                      #11
                      Fumar durante a condução é das coisas mais aberrantes que existe (a par com falar ao telemóvel).
                      É pior o telemóvel cair ou o cigarro cair?
                      Ainda por cima, a burrice de muitos (que não querem ver o cinzeiro sujo), atiram as beatas pela janela. Se acertar num carro, menos mal, mas e num casaco de um motard? E se lhe entrar pelo pescoço?
                      Ainda não sei como não saiu uma lei a proibir isso mesmo...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                        Fumar durante a condução é das coisas mais aberrantes que existe (a par com falar ao telemóvel).
                        É pior o telemóvel cair ou o cigarro cair?
                        Ainda por cima, a burrice de muitos (que não querem ver o cinzeiro sujo), atiram as beatas pela janela. Se acertar num carro, menos mal, mas e num casaco de um motard? E se lhe entrar pelo pescoço?
                        Ainda não sei como não saiu uma lei a proibir isso mesmo...
                        Outra vez? Já está contemplado na lei isso!

                        Artigo 79.
                        o


                        [. . .]
                        1— . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
                        2—É proibido ao condutor e passageiros atirar quaisquer objectos para o exterior do veículo.
                        3—Quem infringir o disposto no n.
                        o 1 é sancionado com coima de E 120 a E 600.
                        4—Quem infringir o disposto no n.o 2 é sancionado com coima de E 60 a E 300.


                        Relativo ao que é pior se deixado cair (cigarro ou telemóvel), acho que o cigarro é mais "assustador", pois é ver aquilo a queimar e não se pode deixar andar uma situação dessas, enquanto o telemóvel olha... a pessoa fica a fala sozinha, mas é fácil de explicar o que aconteceu.

                        Comentário


                          #13
                          Fumo, e sempre fumei no carro desde que conduzo. Nunca deitei uma beata pela janela, acho isso uma falta de respeito pelas pessoas e pelo ambiente.

                          Mas fumar enquanto se conduz não é perigoso (excepto para aquelas pessoas às quais tudo atrapalha...LOL). Pode fazer alguma confusão a quem não fuma, mas garantidamente que não é perigoso.

                          Agora fumar e falar ao telemóvel ao mesmo tempo é um perfeito absurdo.

                          Comentário


                            #14
                            outro dia na AE mandar uma beata, veio contra o meu carro. E se eu fosse com o CC sem capota e me incendiasse os bancos?

                            abraços,
                            Miguel

                            Comentário


                              #15
                              É normal que sejam ambos perigosos porque ambos inutilizam a mão utilizada! Para mim até é mais perigoso fumar pois até pode provocar um acidente! Sou fumador mas não fumo no meu carro, tenho-o desde 2004 e nunca se fumou lá, ainda cheira a novo!

                              Comentário


                                #16
                                Não faço ideia quanto tempo demora acabar um cigarro, mas decerteza que é mais rápido do que atender uma simples chamada, independentemente do perigo (que sinceramente eu acho igual ao fumar, ler um livro, etc...). A chamadas que se atendem na maioria, quando se conduz, são rápidas, ou é da familia, emprego...

                                Mas acima de tudo, e nisso eu tenho que concordar com uma pessoa que postou aqui, que seja la o que for as maos estão ocupadas, seja isso um livro, cigarro ou telemovel. A lei proibe isso, mas mais rápidamente se multa um condutor ao telemovel do que com um cigarro, até porque ve-se muitos agentesda PSP a conduzir de cigarro na mão.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Dielmar Ver Post
                                  Hoje ia na estrada e ia tendo um problema com um automovel da frente que de um momento para o outro descaiu para o lado esquerdo. Ao ultrapassar reparei que o condutoria a fumar ao mesmo tempo que conduzia. Agora eu pergunto, é pior fumar ou estar ao telemovel?
                                  O problema do falar ao telemóvel não é () uma questão da ocupação
                                  das mãos. É principalmente uma questão de atenção.

                                  Fumar enquanto se conduz é perigoso (muito) quando se deixa cair a
                                  beata no colo (para não dizer outra coisa ).

                                  Mas, na minha opinião, é mais perigoso ir na conversa (mesmo sem ser
                                  ao telemóvel) do que a fumar um cigarro.

                                  É bastante fácil segurar no cigarro e ainda assim ter as duas mãos no
                                  volante.

                                  Aliás, eu até conduzo 95% do tempo apenas com a mão esquerda, mesmo
                                  sem qualquer cigarro, telemóvel ou qualquer outra coisa a ocupar uma das
                                  mãos. Mesmo quando conduzia carros sem direcção assistida usava
                                  apenas a mão esquerda nas manobras de estacionamento, por exemplo, a
                                  menos que fosse mesmo uma daquelas manobras bem complicadas... É
                                  uma questão de hábito, acho eu. Pelo menos consigo virar muito mais
                                  rapidamente o volante apenas com a mão esquerda do que com ambas.
                                  Numa situação dos 5% em que ia com ambas as mãos no volante, saiu
                                  um carro do estacionamento sem olhar, e a minha reacção instintiva foi
                                  tirar a mão direita do volante e desviar-me apenas com a esquerda (para
                                  ser mais rápido).

                                  Assim sendo, e sabendo o que sei, tanto de conduzir como de ir à
                                  pendura, o que é perigoso é ir distraído. Ir sem as duas mãos no
                                  volante não é perigoso.
                                  Pelo que, na minha opinião, o falar ao telemóvel deveria ser sempre
                                  proibido, com ou sem kit de mãos-livres. Aliás, até deveria ser proibido
                                  falar com os passageiros!!! (pelo menos sempre me livrava de algumas
                                  conversas chatas)

                                  Quando vou à pendura, fico mais assustado quando o condutor vai a
                                  falar com os passageiros (principalmente quando é daquele tipo de
                                  pessoa que fala e ouve com os olhos - tem de olhar para a pessoa - e
                                  com as mãos a gesticular), do que quando o condutor vai a fumar (aqui
                                  também depende do que é que está a fumar ).

                                  Aliás, um dia estava no pára-arranca, e o fulano no carro atrás estava
                                  a conversar com o pendura. Eu olhava para o espelho e pensava: «este
                                  c4br40 ainda vai me vai bater no carro». Passados 5 minutos... TUNGA!!!
                                  Filho... GRRRRRRR...

                                  Comentário


                                    #18
                                    É outro ponto de vista... mas entremos agora na legislação mesmo, que proibe a ocupaçao das mãos no acto da condução... Se multam a mim, como ja aconteceu, por ir ao telemovel, também deviam multar quem vai a fumar. Porque então se formos pela gravidade, um ladrão que rouba uma carteira não é punido e um que rouba um banco é punido, isto está certo?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Já vi pessoas a fumar E ao telemóvel AO mesmo tempo, e até tenho fotografias disso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Dielmar Ver Post
                                        É outro ponto de vista... mas entremos agora na legislação mesmo, que proibe a ocupaçao das mãos no acto da condução... Se multam a mim, como ja aconteceu, por ir ao telemovel, também deviam multar quem vai a fumar. Porque então se formos pela gravidade, um ladrão que rouba uma carteira não é punido e um que rouba um banco é punido, isto está certo?
                                        Acho que a lei só diz que tens que ir com ambas as mãos no volante.

                                        Com um telemóvel isso é impossível. A menos que vás com a cabeça
                                        colada ao volante para ficares com a orelha junto ao telemóvel que
                                        tens na mão.

                                        Com o cigarro podes ir à vontade com as duas mãos no volante. Só tiras
                                        a mão para dar uma passa, tal como para meter uma mudança, ou mudar
                                        o posto do rádio.

                                        Proibir fumar enquanto se conduz (invocando a questão das duas mãos
                                        no volante) iria proibir também:
                                        - Tirar macacos do nariz
                                        - Coçar os irmãos gémeos
                                        - Tirar cera do ouvido
                                        - Palitar os dentes
                                        - Coçar os piolhos
                                        - Retocar a pintura
                                        - Tirar a franja da frente dos olhos
                                        - Tirar/por os óculos escuros
                                        - Abrir/fechar as janelas
                                        - Ligar/desligar o A/C
                                        - Ligar/desligar as luzes EM CARROS ALEMÃES
                                        - etc.

                                        Continuo na minha:
                                        - Devia ser proibido falar ao telemóvel (com ou sem kit de mãos-livres).

                                        Fumar não me faz confusão.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu já vi gente em plena auto-estrada a fazer a barba com uma máquina decerto ligada ao isqueiro do carro, já vi gente a conduzir e a comer um hamburguer do MacDonalds, inclusive no outro dia apanhei um a ler o jornal enquanto ia andando devagarinho na fila compacta. Já nada me espanta.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                            Já vi pessoas a fumar E ao telemóvel AO mesmo tempo, e até tenho fotografias disso.
                                            E eu já fiquei atrás de uma "madame" num semáforo verde, que tinha uma das mãos ocupadas com uma sandes de fiambre e um Compal, estando a outra mão ocupada com o telemóvel, com a cabeça ligeiramente inclinada, com o mesmo encostado ao ouvido, enquanto mastigava a referida sandes. Escusado será dizer que abriu o verde, a personagem não arrancou, fazendo-o apenas quando cai para amarelo, quase vermelho. Eu que seguia atrás, buzinei, a personagem parou (quase em cima do cruzamento) abri a janela e perguntei: - Como é que é?
                                            Ao que a "coisa" responde: - O que é que foi
                                            Palavras para quê

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por citroen_c5_2 Ver Post
                                              já vi gente a conduzir e a comer um hamburguer do MacDonalds
                                              Onde é que me viste?
                                              Tenho de ter cuidado, que este pessoal do fórum anda por todo o lado...

                                              Mais fixe é comer um SUNDAE do Mc. Copo na mão esquerda e colher na
                                              mão direita. Volante é com o joelho esquerdo.

                                              É como digo:
                                              - Perigoso é ir distraído.

                                              Se assim não fosse já tinham proibido tirar macacos do nariz.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                Quando vou à pendura, fico mais assustado quando o condutor vai a falar com os passageiros (principalmente quando é daquele tipo de pessoa que fala e ouve com os olhos - tem de olhar para a pessoa - e com as mãos a gesticular), do que quando o condutor vai a fumar
                                                Sem dúvida que tens razão.
                                                Nâo me preocupam as mãos ocupadas.
                                                A distracção essa, é problemática e acontece frequentemente.
                                                Detesto andar no carro dos outros exactamente por esse motivo. A maior parte das pessoas é terrivelmente distraída a conduzir. ...Conheço alguém que se for ao telemóvel, farta-se de gesticular. ...mas é incapaz de mexer um dedo para usar o pisca seja em que situação for.

                                                Conduzem em "modo automático"... às vezes dá mau resultado.

                                                Michael

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Já para não falar disto:

                                                  http://forum.autohoje.com/showthread...55#post2487455

                                                  Ou seja, também não me espantava nada que o homem (que fala ao
                                                  telemóvel enquanto conduz) ande a criticar quem fuma enquanto conduz.

                                                  Engonha-mor do caraças...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu sou fumador e não fumo no carro, seja em que circunstâncias for. Não suporto o cheiro a tabaco retardado no dia seguinte, no entanto sempre fumei em carros que tive anteriormente. Outro problema são os estofos queimados, que dão um aspecto simplesmente horrível ao carro!

                                                    Sobre a comparação do uso do telemóvel versus fumar, parece-me que nada tem a ver!

                                                    O uso do telemóvel implica o desvio constante da atenção do condutor. O condutor deixa de estar concentrado na condução para dar atenção à conversa. Passo por muitos condutores a usar o telemóvel e quase sempre se nota a condução deficiente e muitas vezes perigosa que fazem! Vergonhoso!

                                                    Quanto ao cigarro, fuma-se de forma mecânica sem atenção objectiva ao facto. Poderá apenas estorvar ao acender/apagar, ocasiões que poderão causar algum risco.

                                                    Deveria ser proibido, isso sim, que os peões atravessem as ruas a falar ao telemóvel!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Como se costuma dizer, quando não são se sabe.... até os ..... atrapalham (cada um preenche com o exemplo que quiser).

                                                      Eu não fumo não tenho esse problema, mas não me parece que seja um motivo de distracção - o acto de fumar em si.
                                                      No caso de um acidente com o cigarro, cair ou isso, ai sim se a pessoa não souber o que está a fazer podera ser complicado, mas não será do acto, mas da pessoa não saber o que está a fazer... que tem um volante nas mãos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por M3 Ver Post
                                                        E eu já fiquei atrás de uma "madame" num semáforo verde, que tinha uma das mãos ocupadas com uma sandes de fiambre e um Compal, estando a outra mão ocupada com o telemóvel, com a cabeça ligeiramente inclinada, com o mesmo encostado ao ouvido, enquanto mastigava a referida sandes. Escusado será dizer que abriu o verde, a personagem não arrancou, fazendo-o apenas quando cai para amarelo, quase vermelho. Eu que seguia atrás, buzinei, a personagem parou (quase em cima do cruzamento) abri a janela e perguntei: - Como é que é?
                                                        Ao que a "coisa" responde: - O que é que foi
                                                        Palavras para quê
                                                        Houve uma altura da minha vida que conduzia mto por motivos profissionais e o comer no carro era uma constante...

                                                        Cheguei a fazer viagens de Leiria para Lisboa com o banco do pendura a servir de mesa com pao, e um pacote com frango assado e ainda ia com uma super bock de lata presa entre os joelhos...e ia a conduzir a comer e a beber tudo em simultaneo, e nunca morri ou tive acidentes por isso.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                          Houve uma altura da minha vida que conduzia mto por motivos profissionais e o comer no carro era uma constante...

                                                          Cheguei a fazer viagens de Leiria para Lisboa com o banco do pendura a servir de mesa com pao, e um pacote com frango assado e ainda ia com uma super bock de lata presa entre os joelhos...e ia a conduzir a comer e a beber tudo em simultaneo, e nunca morri ou tive acidentes por isso.
                                                          LOL, nunca cheguei a esse extremo, mas como fumo tabaco de enrolar há mais de 20 anos, sempre fiz os cigarros enquanto conduzia (quando fumava no carro). Nem por isso tive qualquer situação de risco, mas esse tipo de situações não são de todo aconselháveis, especialmente a quem tem pouca "rodagem" ou "habilidade" para a condução...

                                                          Eu sei andar de bicicleta mas não consigo fazer algumas habilidades que vejo alguns fazerem. Cada macaco no seu galho.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                                            LOL, nunca cheguei a esse extremo, mas como fumo tabaco de enrolar há mais de 20 anos, sempre fiz os cigarros enquanto conduzia (quando fumava no carro). Nem por isso tive qualquer situação de risco, mas esse tipo de situações não são de todo aconselháveis, especialmente a quem tem pouca "rodagem" ou "habilidade" para a condução...

                                                            Eu sei andar de bicicleta mas não consigo fazer algumas habilidades que vejo alguns fazerem. Cada macaco no seu galho.
                                                            Pois há pessoal que nunca bebeu alcool antes de conduzir , nunca fumou ou comeu a conduzir e são umas abéculas e representam um perigo ao volante

                                                            Eu se fosse dizer todas as maluquices algumas bem controversas que fiz a conduzir nos primeiros anos de carta principalmente...se calhar dava para para encher uma pagina...
                                                            mas sempre com uma consciencia formidavel que em quase 20anos de carta e mais de meio milhao de klm, nunca tive acidentes

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X