Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Atropelamento e "fuga"...justifica-se??

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Atropelamento e "fuga"...justifica-se??

    Tenho observado, de há cerca de 1-2 anos para cá, q existe um cada vez maior nº de situações de atropelar e fugir...não tenho dados concretos, só o q noto no dia-a-dia...

    Este fim semana fomos assistir um jovem q foi atropelado na passadeira, num concelho do Porto. O rapaz estava consciente, nunca esteve em risco de vida, mas apresentava fracturas várias (braço, perna). Já o sujeito q o atropelou, teve q ser igualmente assistido, não em resultado do acidente, mas pq parou e imediatamente vários locais "amigos e conhecidos" do atropelado decidiram encher o condutor de "porrada"...

    Por um lado não quero com este comentario incentivar ao q quer q seja, até pq o prestar auxilio, mais q um dever legal é acima de tudo um dever civico, mas nos dias q correm, às vezes questiono-me se não será melhor pegar no telemovel e ligar ao 112 e dirigirmo-nos para a esquadra de policia mais proxima...

    Se até eu, como profissional, por algumas vezes, não fosse a rapida cobertura da policia, teria levado no corpo qd chego ao local do acidente (ou pq o veiculo Inem demorou mais do q os populares consideram razoavel, ou pq o doente está mto mal, ou pq o q fazemos não está bem feito e o Zé Tolas do café é q sabe...), será q estamos em tempo de parar, sair do carro e acudir, tentando rectificar o mal q tenha sido feito, por culpa própria ou não?

    Já algumas vezes pensei: se atropelasse alguem, mesmo q a minha profissão me "obrigue" a prestar auxilio, e levando por exemplo, miudos no carro, já não sei se parava ou se provavelmente seguia caminho até à esuqadra mais proxima...

    #2
    É de facto muito complicado. Acho que por instinto (também profissional) parava logo, pois uma paragem CR pode ter hipótese de ser revertida na hora. Mas depende do sítio, hora, acompanhantes.... é complicado.
    Lembro-me que fiquei horrorizado quando mataram um maquinista por ter parado a seguir a um miúdo cigano ter passado uma rasteira a um comboio...

    Comentário


      #3
      Depende do local e da hora... A mesma coisa num acidente, conheço quem, num simples toque, se tenha fechado dentro do carro a telefonar para o 112 porque se começou a juntar malta que queria resolver logo ali a situação.

      Comentário


        #4
        È muito complicado a melhor maneira é não responder aos ataques que se está a ser vitima, porque ninguem atropela por querer, nunca passou por mim tál coisa mas imagino a aflição de um condutor nessa situação

        Comentário


          #5
          Manucas o que me faz confusão é virarem-se contra quem os tenta ajudar, neste caso os tripulantes das viaturas do INEM, isso sim é asqueroso... mas enfim.

          Felizmente nunca passei por uma situação parecida, mas creio que há sítios onde realmente vale mais seguir para a esquadra mais próxima ao mesmo tempo que se liga para lá.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
            Manucas o que me faz confusão é virarem-se contra quem os tenta ajudar, neste caso os tripulantes das viaturas do INEM, isso sim é asqueroso... mas enfim.

            Felizmente nunca passei por uma situação parecida, mas creio que há sítios onde realmente vale mais seguir para a esquadra mais próxima ao mesmo tempo que se liga para lá.

            É mto mais frequente do q possas imaginar...no meu caso, enquanto o Inem não se decide a colocar condução por navegação nos seus veiculos vou utilizando o meu Gps pessoal, senão temos q ir aos locais, por vezes bem reconditos, só c a informação do Codu ou então c a informação dos bombeiros da zona...qd chegamos mtas vezes os familiares/conhecidos já estão c mais vontade de se travar de razões pela nossa demora q em q assistamos a vitima...enfim.

            Comentário


              #7
              Para além do tópico ser peculiar "Atropelamento e Fuga...Justifica-se", ao que a resposta lógica imagino ser: SÓ MESMO SE NÃO GOSTAR DO PEÃO EM QUESTÃO!!

              Falando mais a sério...acho q o tópico é extremamente pertinente. Julgo que por uma questão de reacção espontanea, sairia logo do carro para ajudar a pessoa... mas vendo bem, em determinados locais fugir não é tão absurdo qt isso!

              Prefiro ter problemas...do que ter ainda MAIS PROBLEMAS (judiciais + hospitalares). Assim sendo, poderá ser preferivel ligar 112 e ir à esquadra mais próxima.

              Sobre agressões a bombeiros \ INEM, não há qualquer justificação para tal acto! ...mt gente que merecia ser atropelada!

              Comentário


                #8
                Justifica-se!







                .. perante um juiz de instrução criminal.

                Comentário


                  #9
                  Questão interessante para quem não a considerou antes. A verdade é que em alguns casos há sempre amigos. Nunca tive um azar desses (nem bater) mas se tivesse algum numa zona mais hardcore ou envolvendo.. digamos, bandos de etnias menos domesticadas, provavelmente ficava no carro e telefonava para as autoridades de lá

                  Com a primeira engatada e o motor a trabalhar... Se fosse preciso, prego a fundo para a esquadra mais próxima.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                    Justifica-se!

                    .. perante um juiz de instrução criminal.

                    Hoje em dia provavelmente a caminho do juiz cruzas-te com um assassino ou assaltante violento em série que acabou de ser o cliente anterior e já está de saida passado meia hora.

                    Tenho cada vez mais a sensação de que os juizes andam bem dispostos e tolerantes pelo que decerto não haverá problema.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por beowulf Ver Post
                      Hoje em dia provavelmente a caminho do juiz cruzas-te com um assassino ou assaltante violento em série que acabou de ser o cliente anterior e já está de saida passado meia hora.

                      Tenho cada vez mais a sensação de que os juizes andam bem dispostos e tolerantes pelo que decerto não haverá problema.
                      Pelo que me consta, as cadeias estão com o triplo (ou mais nalguns casos) dos presos para que foram concebidas, sendo que perto de 80% dos reclusos estão presos preventivamente. Como pode a justiça funcionar deste forma?

                      Comentário


                        #12
                        ups este é para apagar

                        Comentário


                          #13
                          a minha irma foi atropelada por 1 gaija que trabalhava no centro de saude e apesar de ser na passadeira ela pirou-se

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                            É mto mais frequente do q possas imaginar...no meu caso, enquanto o Inem não se decide a colocar condução por navegação nos seus veiculos vou utilizando o meu Gps pessoal, senão temos q ir aos locais, por vezes bem reconditos, só c a informação do Codu ou então c a informação dos bombeiros da zona...qd chegamos mtas vezes os familiares/conhecidos já estão c mais vontade de se travar de razões pela nossa demora q em q assistamos a vitima...enfim.
                            É triste realmente...
                            Embora possa perceber o desespero de um pai ou de uma mãe, em ver o filho em apuros, não é travando-se de razões com os elementos do INEM que vão ajudá-lo...

                            Mas isso será com o Inem, com os bombeiros, policia, etc...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                              Pelo que me consta, as cadeias estão com o triplo (ou mais nalguns casos) dos presos para que foram concebidas, sendo que perto de 80% dos reclusos estão presos preventivamente. Como pode a justiça funcionar deste forma?
                              Não pode, mas como em tantas outras areas do país, se não há dinheirinho e jeitinho, não há servicinho. Primeiro há que pensar nas prioridades como estádios e depois logo se pensa onde arrumar a escumalha.

                              Sugiro que se encerre a ilha da Madeira, passando a ser uma especie de Alcatraz remota tuga. Seguidamente, expande-se o prazo de prisão preventiva para um máximo de 5 anos. E finalmente, para reduzir custos aos contribuintes, cada recluso terá que auto-subsistir,não contando apenas com a boa vida proporcionada pelo cargueiro que visita a ilha semestralmente; Sendo assim será dado a cada um uma copia do Robinson Crusoe, um canivete suiço (sem bolsa em pele porque alguem se esqueceu de as encomendar), três latas de atum de 150gr, daquele melhorzinho que se vende no Lidl e uma caixa de fosforos.

                              Para distracção levam uma placa banda móvel GPRS da Zapp, que talvez não funcione lá, mas vendo bem, tambem não funciona em quase lado nenhum mesmo havendo portateis.

                              Mas divago...
                              Editado pela última vez por beowulf; 10 September 2008, 00:34.

                              Comentário


                                #16
                                ha cerca de uns 7 ou 8 anos, vi um motociclista atropelar um peão numa passadeira, o motociclista não caiu, o peão caiu no chão (ainda foi uma boa cacetada) mas levantou-se e desatou a correr

                                Comentário


                                  #17
                                  nem de proposito, esta vem no JN de hoje:


                                  Um homem foi atropelado, na Rua Heróis da Pátria, em Arcozelo, Gaia, ao atravessar na passadeira onde, dois anos antes, a mulher foi morta. O condutor não parou mas a BT já tem uma suspeita.
                                  Eram cerca de 8.30 horas quando um automóvel colheu José Salgado de 72 anos, que atravessava na passadeira da Rua Heróis da Pátria, pondo-se em fuga após o atropelamento. " Ouvi o estrondo e saí a correr. O senhor estava estendido no chão e deitava muito sangue pela boca", conta Nélson Pereira, que trabalha na confeitaria junto ao local onde se deu o acidente, acrescentando que não viu o automóvel.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Honestamente acho estranho que haja quem consiga fugir depois de atropelar alguém...

                                    Há quase uma vida atrás, atropelei uma criança que veio -infelizmente- a falecer ainda a caminho do hospital. Tenho perfeita consciência de que a culpa do acidente não foi minha e que nada poderia ter feito para o evitar.

                                    No entanto, logo depois (ou mesmo durante, nem sei) do acidente entrei em choque. Só consegui voltar a conduzir quase 2h depois e com grande insistência da GNR e de conhecidos que no entretanto lá apareceram...

                                    Entendo a atitude de "fugir" para a esquadra mais próxima principalmente se a zona onde se dá o acidente é uma zona "complicada" ... mas não sei como é que se consegue sangue frio para o fazer, honestamente. A mim nem sequer tal me passou pela cabeça...

                                    "V"

                                    Comentário


                                      #19
                                      Estou a lembrar-me de um episódio que ocorreu há algum tempo na vila de este.

                                      Um taxista atropelou um puto preto e fugiu. Claro está que a malta queria linchá-lo logo ali e fugiu.

                                      Ambos eram moradores lá, mas, o que realmente aconteceu, que não foi noticiado, era que o miúdo e amigos divertiam-se a brincar a ficar na estrada e a desviar-se à última da hora dos carros.

                                      Já não era a primeira vez que isto acontecia com o taxista com o mesmo grupo de mini-deliquentes.

                                      O homem atropelou o puto e foi-se entregar.

                                      Se fez "bem" em abandonar o local? Fez, já se sabe que nessas zonas prima tudo pelo respeito, compreensão e civismo. Em vez de um, eram 2 para o estaleiro.


                                      Um off-topiczinho: As pitas andam sempre com os dedos colados no telemovel a mandar sms. Já não´é a primeira vez que tenho que travar a fundo, mesmo circulando devagar em cidade e já contando com as passadeiras, porque, uma ave dessas se lembra de se atirar para a passadeira, enquanto.... escreve sms no telemovel.
                                      Editado pela última vez por CapitaoIglo; 11 September 2008, 11:12.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por capitão iglo Ver Post
                                        Estou a lembrar-me de um episódio que ocorreu há algum tempo na vila de este.

                                        Um taxista atropelou um puto preto e fugiu. Claro está que a malta queria linchá-lo logo ali e fugiu.

                                        Ambos eram moradores lá, mas, o que realmente aconteceu, que não foi noticiado, era que o miúdo e amigos divertiam-se a brincar a ficar na estrada e a desviar-se à última da hora dos carros.

                                        Já não era a primeira vez que isto acontecia com o taxista com o mesmo grupo de mini-deliquentes.

                                        O homem atropelou o puto e foi-se entregar.

                                        Se fez "bem" em abandonar o local? Fez, já se sabe que nessas zonas prima tudo pelo respeito, compreensão e civismo. Em vez de um, eram 2 para o estaleiro.


                                        Um off-topiczinho: As pitas andam sempre com os dedos colados no telemovel a mandar sms. Já não´é a primeira vez que tenho que travar a fundo, mesmo circulando devagar em cidade e já contando com as passadeiras, porque, uma ave dessas se lembra de se atirar para a passadeira, enquanto.... escreve sms no telemovel.



                                        Interessante relembrares isso, em Torrres Vedras vi uma miuda ( cerca de 14/15 anos) a ser atropelada mesmo á minha frente... não foi nada bonito de se ver, é uma estrada de 2 faixas, uma carrinha furgão parou para ela passar, e na 2 faixa vinha uma mulher ( tambem não vinha muito devagar) provavelmente distraida e mandou lhe um granda porradão! a miuda ia tão distraida a escrever uma sms que nem olhou pa um lado nem outro, foi sempre a direito a olhar po télm como se estivesse a andar no passeio....

                                        Resultado a miuda ficou incosciente, e pelo que pareceu muito mal tratada. a condutora parou logo e tambem ficou bastante traumatizada.

                                        O que me fez impressão é que quando ela entrou na passadeira parece que eu sabia que algo ia correr mal, vi tudo a cerca de 5 metros de mim

                                        Comentário


                                          #21
                                          Felizmente nunca tive o azar de atropelar ninguém. (Knock on wood) Mas por formação, aconteça o que acontecer, o meu instinto é o de prestar auxílio a quem precisa.

                                          Mas, é impressão minha ou os peões estão cada vez mais perigosos?

                                          Os + velhos atravessam em qualquer lugar como se a prerrogativa da idade lhes conferisse esse direito.

                                          O resto do pessoal atravessa nas passadeiras como se fossem uma extensão do passeio. É preciso estar com 7 olhos nestes gajos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Há umas semanas vi um Megane abraçado a um semaforo... depois disseram que um peão atravessou-se na estrada quando o Megane ia a passar, e este para não levar a pessoa na frente, bateu no semaforo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                                              Tenho observado, de há cerca de 1-2 anos para cá, q existe um cada vez maior nº de situações de atropelar e fugir...não tenho dados concretos, só o q noto no dia-a-dia...

                                              Este fim semana fomos assistir um jovem q foi atropelado na passadeira, num concelho do Porto. O rapaz estava consciente, nunca esteve em risco de vida, mas apresentava fracturas várias (braço, perna). Já o sujeito q o atropelou, teve q ser igualmente assistido, não em resultado do acidente, mas pq parou e imediatamente vários locais "amigos e conhecidos" do atropelado decidiram encher o condutor de "porrada"...

                                              Por um lado não quero com este comentario incentivar ao q quer q seja, até pq o prestar auxilio, mais q um dever legal é acima de tudo um dever civico, mas nos dias q correm, às vezes questiono-me se não será melhor pegar no telemovel e ligar ao 112 e dirigirmo-nos para a esquadra de policia mais proxima...

                                              Eu acho que nao se devia parar mas sim alertar os bombeiros para vir uma ambulancia..l. se parares depois de atropelares alguem num bairro sais de lá morto.

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X