Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Auto-Estrada A5 + Gato + 120km/h =....

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Auto-Estrada A5 + Gato + 120km/h =....

    Pois é pessoal. Ontem vinha eu descansadamente na Auto Estrada A5 as 4h30 da matina. Calmamente na faixa da direita a 120km/h quando a uns 200m da bomba da Galp (sentido Cascais - Lisboa) salta um Gato da berma. Travei muito pouco, desviei-me, mas o embate foi inevitável!

    O gato infelizmente não sobreviveu!

    Parei na berma quando consegui (a uns 50m da bomba). Sai do carro e não dava para ver nada por causa da escuridão.

    Decidi arrancar e encostar na bomba para ver se havia estragos.

    Ao entrar na bomba estão 2 carros patrulha " a conversa" com um senhor alcoolizado!

    Parei no estacionamento, sai do carro e assim já pude constatar que apesar de ser um animal pequeno ainda havia danos.

    Aproximei-me da Brigada de Transito e perguntei o que podia fazer. Falou-se para a BRISA e fiquei a espera enquanto os Agentes foram procurar o corpo do animal e se necessário retirar da via.

    Chegou a BRISA, a BT reaparece, confirma a presença do animal morto na estrada que foi removido para a berma até a BRISA o recolher.

    Fiquei com os dados da Ocorrência que deu entrada na BRISA e com um papel para efectuar uma reclamação!



    Os danos são ligeiros, mas agora estou com um dilema, ou me armo em mecânico, desmancho o para-choques e tento encaixar tudo bem. (Já vi que pelo menos perdi duas peças de fixação.

    Ou levo a marca pago pelo menos a mão de obra (já que penso que não é preciso substituir nenhuma peça! Mas para ter a certeza que os apoios estão bons e que fica (teoricamente) tudo bem montado!










    A grelha que falta apanhei-a e está intacta, mas tem de ser encaixada por dentro.

    O encaixe ao pé do farol de nevoeiro já arranjei. O outro é que é mais complicado só desmanchando parte do para-choques.

    Mas a óptica ficou ligeiramente desalinhada e a grelha central idem!


    Tanto a Policia como o Sr da BRISA deixaram a entender que a BRISA não paga nada!


    Por outro lado tenho a agradecer a simpatia da BT e do Apoio da BRISA mesmo as 5h da matina!

    #2
    Tenho ideia que, desde há uns meses atrás, se a Brisa ou a polícia comprovarem que ocorreu o atropelamento de um animal numa AE, a Brisa é responsável pelos danos.

    Umas semanas antes dessa nova lei, aconteceu algo semelhante à minha irmã, mas como estava sozinha e também era de madrugada, decidiu não parar. Por fora ainda se notava menos do que no teu carro. O arranjo foram cerca de 1000€...

    Comentário


      #3
      Silver podes sempre reclamar à Brisa, no entanto, a resposta mais provável será declinar a responsabilidade........

      O g_simões mencionou uma lei, que é a 24/07.
      Essa lei não dá automaticamente responsabilidade à brisa, mas sim, o ónus de provar que não teve responsabilidade no sinistro, ao inves de ser o sinistrado a fazé-lo.
      Um dos requisitos é existir Participação das Autoridades que confirme o sinistro e a causa (como é o caso), agora é ver se compensa...

      Comentário


        #4
        Bolas, andas com azar, primeiro o espelho agora isso...

        A Brisa devia pagar, por alguma razão as autoestradas devem estar vedadas a animais, ainda por cima a BT tomou conta da ocorrência.

        Boa sorte nisso.

        Comentário


          #5
          Felizmente nao te aconteceu nada

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por CM Ver Post
            A Brisa devia pagar, por alguma razão as autoestradas devem estar vedadas a animais, ainda por cima a BT tomou conta da ocorrência.
            a brisa devia pagar? desde quando? se eu for na autoestrada e largar lá um gato, e alguém atropelar o gato no minuto seguinte, a culpa é da brisa?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
              a brisa devia pagar? desde quando? se eu for na autoestrada e largar lá um gato, e alguém atropelar o gato no minuto seguinte, a culpa é da brisa?
              Eu paguei portagem para circular numa via que me proporciona ir a 120km/h em segurança do ponto A ou B.

              E na verdade isso não aconteceu!

              Podia ter tido um despiste grave. Demorei mais de 1h para fazer 10km. E fiquei com prejuízos no meu carro!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                Eu paguei portagem para circular numa via que me proporciona ir a 120km/h em segurança do ponto A ou B.

                E na verdade isso não aconteceu!

                Podia ter tido um despiste grave. Demorei mais de 1h para fazer 10km. E fiquei com prejuízos no meu carro!
                isso não implica que a brisa é culpada de tudo o que acontece na estrada. se caísse um meteorito no teu carro, a culpa era da brisa? enfim.
                se for PROVADO que a brisa pode ser culpada de haver um gato na estrada... tudo bem.
                mas nunca podem ser considerados culpados à partida.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                  isso não implica que a brisa é culpada de tudo o que acontece na estrada. se caísse um meteorito no teu carro, a culpa era da brisa? enfim.
                  se for PROVADO que a brisa pode ser culpada de haver um gato na estrada... tudo bem.
                  mas nunca podem ser considerados culpados à partida.
                  Não claro que não.

                  Mas ao menos que devolvam o valor que paguei da portagem, porque o serviço que paguei não foi fornecido como devia ser!

                  Comentário


                    #10
                    então se eu abandonar um gato ou cão e tu o atropelares, em que é que eles têm culpa para não teres de pagar a portagem? só teriam culpa se soubessem que estava lá o animal e nada tivessem feito em tempo útil.

                    Comentário


                      #11
                      Eu entendo o teu ponto de vista. Mas assim começamos a tirar a responsabilidades de todos os serviços e empresas.

                      Imagina que chegas a casa e estás sem internet. Ficas 1 mês sem internet! Descobrem que afinal foi um vizinho teu que em vingança deu cabo do cabo de ligação a tua casa.
                      Mas tu vais pagar a factura do mês e de uma nova instalação da linha, porque na realidade foi alguém que estragou, a empresa fez tudo para arranjar mas não encontraram. Por isso pagas a mensalidade na mesma (pq a empresa não teve culpa nenhuma!).

                      Comentário


                        #12
                        Fico sempre triste quando se atropela um animal mas compreendo que as vezes é dificil evitar isso...


                        Mas não percebi essa piada de tares á espera que a brisa te pague o carro....

                        o carro é teu vais ter de pagar tu ou paga o teu seguro se o tiveres.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                          Fico sempre triste quando se atropela um animal mas compreendo que as vezes é dificil evitar isso...


                          Mas não percebi essa piada de tares á espera que a brisa te pague o carro....

                          o carro é teu vais ter de pagar tu ou paga o teu seguro se o tiveres.
                          O carro é meu sim, e sim tenho seguro.

                          Mas eu paguei um serviço que incluia viajar em segurança do ponto A ou B a uma velocidade máxima de 120km/h e isso não aconteceu!

                          Não viajei em segurança e por isso devo ser ressarcido!

                          Comentário


                            #14
                            As AE têm vedações, mas é quase impossivel "parar" um gato.

                            Ainda que te compreenda perfeitamente, não sei até que ponto te compensará reúnir esforços para culpabilizar a Brisa.


                            Cumprimentos

                            Comentário


                              #15
                              Em primeiro lugar o que interessa é que está tudo bem contigo.

                              Em segunda, acho que tens todo o direito em reclamar, e seres ressarcido do custo do arranjo do carro. Segundo sei, a Brisa é responsável por vedar a entrada na AE de animais. Portanto...

                              Coitado do CZT... se fosse com o meu acho que me caía qualquer coisa... já raspei o plástico debaixo do pára-choques numa descida manhosa, aquele que tens na foto fora do encaixe... e até me doeu a mim.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                O carro é meu sim, e sim tenho seguro.

                                Mas eu paguei um serviço que incluia viajar em segurança do ponto A ou B a uma velocidade máxima de 120km/h e isso não aconteceu!

                                Não viajei em segurança e por isso devo ser ressarcido!
                                Nas a brisa não se responsabiliza por isso nem agora nem nunca, alias eles tem essas situações excluídas por escrito nos seus serviços e responsabilidades desde sempre.

                                A tua situação não é unica eu tb ja infelimente atroplei um gato e tudo ficou por minha conta.

                                Repara uma coisa, se a Brisa fosse responsavel então cada pessoa que tivesse o carro partido ia lá reclamar que havia animais na estrada etc..e eles pagavam...
                                Não pode ser assim e mtas vezes nem ha provas que o atropelamento seja na autoestrada ou fora dela....


                                Seja como for por lei a brisa está excluída dessa responsabilidade.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por DAGC Ver Post
                                  Em primeiro lugar o que interessa é que está tudo bem contigo.

                                  Em segunda, acho que tens todo o direito em reclamar, e seres ressarcido do custo do arranjo do carro. Segundo sei, a Brisa é responsável por vedar a entrada na AE de animais. Portanto...

                                  .
                                  Deve ser anedota só pode

                                  se levares com uma cegonha em cima a brisa devia ter tudo vedado até por cima com rede de capoeira

                                  Eu não gosto da BRISA...mas sejamos razoáveis

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                    Nas a brisa não se responsabiliza por isso nem agora nem nunca, alias eles tem essas situações excluídas por escrito nos seus serviços e responsabilidades desde sempre.

                                    A tua situação não é unica eu tb ja infelimente atroplei um gato e tudo ficou por minha conta.

                                    Repara uma coisa, se a Brisa fosse responsavel então cada pessoa que tivesse o carro partido ia lá reclamar que havia animais na estrada etc..e eles pagavam...
                                    Não pode ser assim e mtas vezes nem ha provas que o atropelamento seja na autoestrada ou fora dela....



                                    Seja como for por lei a brisa está excluída dessa responsabilidade.
                                    Eu entendo os dois lados da situação.

                                    Mas neste ponto que indicas, eu tenho tudo sobre a ocorrência, incluindo o testemunho da BT que o animal estava precisamente onde eu disse que lhe bati, assim como danos visíveis no meu carro, e até infelizmente alguns pelos do gato.
                                    Por isso nessa situação está tudo mais que provado!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                      Eu entendo os dois lados da situação.

                                      Mas neste ponto que indicas, eu tenho tudo sobre a ocorrência, incluindo o testemunho da BT que o animal estava precisamente onde eu disse que lhe bati, assim como danos visíveis no meu carro, e até infelizmente alguns pelos do gato.
                                      Por isso nessa situação está tudo mais que provado!

                                      Bem a brisa tem essas situações excluídas por escrito das suas responsabilidades...sobre isto é ponto nada há a fazer.

                                      Mas já que falas da gnr mas ela esteve no local exacto do atropelamento? mas mandaste-a chamar?

                                      Se a brisa pagasse havia malta que até levava o bicho morto para a brisa só para a brisa pagar...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                        Bem a brisa tem essas situações excluídas por escrito das suas responsabilidades...sobre isto é ponto nada há a fazer.

                                        Mas já que falas da gnr mas ela esteve no local exacto do atropelamento? mas mandaste-a chamar?

                                        Se a brisa pagasse havia malta que até levava o bicho morto para a brisa só para a brisa pagar...
                                        Não, como digo no meu tópico a GNR BT estavam na Bomba da Galp onde parei para ver os estragos. Tendo o atropelamento sido a uns 150m da entrada da bomba!

                                        Avisei-os do sucedido eles chamaram a BRISA e enquanto a BRISA não chegava foram ao local ver se o animal estava na faixa de rodagem. Encontraram o animal onde disse que estava e retiraram-no para a berma para ser recolhido pela BRISA!
                                        Disseram-me para na 2ª passar no delegação da GNR-BT de Carcavelos (nas instalações da BRISA).

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                          Não, como digo no meu tópico a GNR BT estavam na Bomba da Galp onde parei para ver os estragos. Tendo o atropelamento sido a uns 150m da entrada da bomba!

                                          Avisei-os do sucedido eles chamaram a BRISA e enquanto a BRISA não chegava foram ao local ver se o animal estava na faixa de rodagem. Encontraram o animal onde disse que estava e retiraram-no para a berma para ser recolhido pela BRISA!
                                          Disseram-me para na 2ª passar no delegação da GNR-BT de Carcavelos (nas instalações da BRISA).
                                          Vai lá então 2ª feira...n tens nada a perder...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                            Deve ser anedota só pode

                                            se levares com uma cegonha em cima a brisa devia ter tudo vedado até por cima com rede de capoeira

                                            Eu não gosto da BRISA...mas sejamos razoáveis
                                            Quer dizer que a Brisa também não é responsável por vedar a entrada a Vacas, Javalis e afins então? Então quê, tem um limite de peso a responsabilidade da BRISA, ou será em tamanho?

                                            Segundo me lembro saiu um decreto ou lá o que foi a responsabilizar a Brisa por danos causados por animais na AE, caberia à BRISA provar que estavam todas as medidas tomadas para o animal não entrar.

                                            Artigo 12.º
                                            Responsabilidade

                                            1 — Nas auto -estradas, com ou sem obras em curso, e
                                            em caso de acidente rodoviário
                                            , com consequências danosas
                                            para pessoas ou bens, o ónus da prova do cumprimento
                                            das obrigações de segurança cabe à concessionária, desde
                                            que a respectiva causa diga respeito a:
                                            a) Objectos arremessados para a via ou existentes nas
                                            faixas de rodagem;
                                            b) Atravessamento de animais;
                                            c) Líquidos na via, quando não resultantes de condições
                                            climatéricas anormais.
                                            2 — Para efeitos do disposto no número anterior, a
                                            confirmação das causas do acidente é obrigatoriamente
                                            verificada no local por autoridade policial competente,
                                            sem prejuízo do rápido restabelecimento das condições
                                            de circulação em segurança.
                                            3 — São excluídos do número anterior os casos de força
                                            maior, que directamente afectem as actividades da concessão
                                            e não imputáveis ao concessionário, resultantes de:
                                            a) Condições climatéricas manifestamente excepcionais,
                                            designadamente graves inundações, ciclones ou sismos;
                                            b) Cataclismo, epidemia, radiações atómicas, fogo ou
                                            raio;
                                            c) Tumulto, subversão, actos de terrorismo, rebelião
                                            ou guerra.
                                            Cabe agora distinguir o que são acidentes rodoviários e o que são animais.

                                            E já agora distinguir o que é "prova do cumprimento das obrigações de segurança".

                                            PS: Não vamos partir para exemplos extremos senão não saíamos daqui.
                                            Editado pela última vez por DAGC; 14 September 2008, 22:12.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                              isso não implica que a brisa é culpada de tudo o que acontece na estrada. se caísse um meteorito no teu carro, a culpa era da brisa? enfim.
                                              se for PROVADO que a brisa pode ser culpada de haver um gato na estrada... tudo bem.
                                              mas nunca podem ser considerados culpados à partida.
                                              Pois mas como podes ver agora no Artigo que foi colocado aqui, e que eu ja tinha referido - cabe à Brisa provar que não é responsável.

                                              Afinal de contas qual é a diferença de ir numa Nacional ou AE, só pagar? Em principio estás a ter uma via melhor e com mais segurança, onde não é suposto haver animais a atravessar ou pessoas (ao contrário de um Nacional que muitas vezes passa localidades).

                                              Esta discussão já é antiga nos tribunais e doutrina, se a responsabilidade é contratual ou extra contratual e, consoante a tese, se cabe ao lesado ou concessionária provar a responsabilidade.

                                              As malhas das redes não devem permitir a passagem de animais (pelo menos que pelo seu porte ponham em risco a circulação, não falo de uma osga...)

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                Pois mas como podes ver agora no Artigo que foi colocado aqui, e que eu ja tinha referido - cabe à Brisa provar que não é responsável.

                                                Afinal de contas qual é a diferença de ir numa Nacional ou AE, só pagar? Em principio estás a ter uma via melhor e com mais segurança, onde não é suposto haver animais a atravessar ou pessoas (ao contrário de um Nacional que muitas vezes passa localidades).

                                                Esta discussão já é antiga nos tribunais e doutrina, se a responsabilidade é contratual ou extra contratual e, consoante a tese, se cabe ao lesado ou concessionária provar a responsabilidade.

                                                As malhas das redes não devem permitir a passagem de animais (pelo menos que pelo seu porte ponham em risco a circulação, não falo de uma osga...)

                                                Sei que há uns tempos saiu uma lei que obriga a brisa ter mais responsabilidades daquelas que tinha.

                                                Mas fico curioso qual o desfecho se a brisa actualmente paga ou não paga.... é que dantes nao pagava

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                  isso não implica que a brisa é culpada de tudo o que acontece na estrada. se caísse um meteorito no teu carro, a culpa era da brisa? enfim.
                                                  se for PROVADO que a brisa pode ser culpada de haver um gato na estrada... tudo bem.
                                                  mas nunca podem ser considerados culpados à partida.
                                                  Davas bem para ir trabalhar para uma companhia de seguros!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    são coisas que acontecem...

                                                    ainda bem que nao tentaste desviar te demais. muitas vezes para nao se matar o animal, acontecem grandes despites...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      por causa de um assunto ao jantar sobre este tema, dos animais atropelados, fiz a A5 á coisa de 15min e por acaso reparei em varios animais mortos na berma...e esse que matas-te paraceu-me ter lá ficado !!

                                                      nem nisso eles (Brisa) nem fazem o mais correcto que é retirar os animais da via, mesmo que estejam na berma...


                                                      boa sorte para o arranjo no CZT !!

                                                      Abraço

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                        Nas a brisa não se responsabiliza por isso nem agora nem nunca, alias eles tem essas situações excluídas por escrito nos seus serviços e responsabilidades desde sempre.

                                                        A tua situação não é unica eu tb ja infelimente atroplei um gato e tudo ficou por minha conta.

                                                        Repara uma coisa, se a Brisa fosse responsavel então cada pessoa que tivesse o carro partido ia lá reclamar que havia animais na estrada etc..e eles pagavam...
                                                        Não pode ser assim e mtas vezes nem ha provas que o atropelamento seja na autoestrada ou fora dela....


                                                        Seja como for por lei a brisa está excluída dessa responsabilidade.
                                                        Acho que isso não é verdade, á uns tempos vi na sic noticias uma entrevista com uma pessoa (que por acaso ou não era advogado) que tinha atropelado um cão na auto-estrada e que tinha sido indemnizado pela Brisa no valor da reparação do carro. Ele na entrevista explicava como proceder entre as coisas que se devia fazer era chamar a assistência da Brisa e penso que as autoridades não me lembro de tudo.


                                                        De resto acho muito bem que reclame, se estamos a pagar devemos exigir que cumpram as condições, faz-me lembrar a vergonha que foram as obras na A1 em que os utilizadores pagavam e andavam numa estrada limitada.


                                                        Se fores a um restaurante e quando estiverem a cozinhar o teu prato, cair uma aranha na comida, naturalmente quando a vires no prato vais ter em conta que foi algo que o cozinheiro nao teve culpa e vais pagar sem reclamar.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por sirmister Ver Post
                                                          Acho que isso não é verdade, á uns tempos vi na sic noticias uma entrevista com uma pessoa (que por acaso ou não era advogado) que tinha atropelado um cão na auto-estrada e que tinha sido indemnizado pela Brisa no valor da reparação do carro. Ele na entrevista explicava como proceder entre as coisas que se devia fazer era chamar a assistência da Brisa e penso que as autoridades não me lembro de tudo.


                                                          De resto acho muito bem que reclame, se estamos a pagar devemos exigir que cumpram as condições, faz-me lembrar a vergonha que foram as obras na A1 em que os utilizadores pagavam e andavam numa estrada limitada.


                                                          Se fores a um restaurante e quando estiverem a cozinhar o teu prato, cair uma aranha na comida, naturalmente quando a vires no prato vais ter em conta que foi algo que o cozinheiro nao teve culpa e vais pagar sem reclamar.
                                                          as leis mudaram realmente,,,se fosse há 10 anos atraz dizia-te que a brisa nao pagaria nada....agora realmente nao sei estou curioso

                                                          se a brisa pagar...um dia que precise de mudar um parabrisas e só levar um pombo morto e dizer que ele se atravessou na estrada... voilá vidro novo de borla

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                            Deve ser anedota só pode

                                                            se levares com uma cegonha em cima a brisa devia ter tudo vedado até por cima com rede de capoeira

                                                            Eu não gosto da BRISA...mas sejamos razoáveis
                                                            É, realmente é só comediantes neste país. Olha, só para dar um exemplo tens aqui uma autêntica comédia escrita pelo tribunal da relação de Guimarães.

                                                            E não é o único, há outro chamado Supremo Tribunal de Justiça.

                                                            Tens toda a razão, somos um país de comediantes não razoáveis, queremos condições de segurança só porque pagamos uns euritos para circular numa estrada. Só faltava pensarmos que temos direitos como consumidores...

                                                            Voltando ao tópico, Silver a Brisa não vai de certeza assumir essa despesa de ânimo leve (nunca o fez até hoje), para resolveres a questão vais ter que ir para tribunal, o que vai levar o seu tempo e €. Provavelmente sai-te mais barato resolveres isso do teu bolso.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X