Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O drama, o horror de...ficar apeado...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O drama, o horror de...ficar apeado...

    Tem sido cada vez mais comum, quando se falam de problemas de qualquer modelo ou marca, os inerentes adeptos mais ou menos fervorosos, os indiferentes e os "contras", aparecerem, em determinada altura com o "chavão" e frase tipica, q resume toda um historial de fiabilidade de um modelo /marca na inevitavel, terrifica e assustadora pergunta, mais tabu q apanhar um esquentamento: "Mas já alguma vez ficaste apeado?"

    É o supra-sumo revelador de tudo o q o automovel tem para oferecer, se é bom, se está c os pneus para a cova...

    Se o carro dá pequenos problemas, q até vão dando pequenas despesas no bolso, mas nada de mto chocante, ainda se desculpa...
    Se a assistência é fraca, se os concessionários "xulam" a torto e a direito nas revisões programadas e periodicas, pá o carro/marca não tem culpa, até é bom, o pior são os malandros dos concessionários, q esmifram os clientes...

    Pessoalmente, já fiquei apeado (geralmente apeado tem logo a conotação de problema grave, e no meu caso até foi) num Rover 220SDI q, ao fim de 17MKms estourou o Garrett & Bosh ...e nem modelo ou marca é/foi alguma vez exemplo de fiabilidade. O seguro, como é evidente, colocou-me 1 carro à disposição p continuar o trabalho e o stand forneceu-me 1 viatura de substituição durante 3 semanas, até conseguir resolver o problema...sempre com uma atitude exemplar, de respeito pelo cliente, informação periodica do ponto da situação...perdi talvez 30 minutos-1 hora...

    Para mim seria certamente marca onde compraria outro carro, apesar dos "cancros" apregoados e não fosse a marca ter sido orientalizada....

    Por outro lado, nunca fiquei apeado c Laguna ou Audi A4 nem me deram qq problemas/despesas extras mas, de tal forma era mau o serviço de oficina e assistencia, q não me vejo a comprar qq um dos modelos destas marcas, exclusivamente por ter perdido horas a ir às oficinas buscar o carro que supostamente tinha a revisão feita e..ups! tinham-se esquecido, ou pq a peça X já não era o preço q me tinham dado pelo telefone pq o funcionario não costuma ser o q lá estava,...enfim. Hpras e horas de contratempos e de dinheiro do meu trabalho, perdidos...

    Resumindo: no meu entender, a "fiabilidade" de uma marca e modelo, mais do q saber se já alguma vez nos deixou a pedir boleia (teem seguro, não teem?) é saber q gastos nos dá na vida util do carro, o q nos cobra pela "supostamente manutenção normal" (se fôr manutenção cara, é normal, é marca boa! se fôr um arranjo caro, são uns ladrões!! ) e tb, não menos importante, saber como tratam o cliente, só assim podem merecer a dita fiabilidade, q tanto se gosta de enaltecer no "nosso" carro.

    #2
    De carro só fiquei apeado duas vezes:

    - Uma foi com o C4 quando bati num cão em AE

    - A outra foi num nissan primera que parou à porta de um stand honda e já não arrancou mais.


    Em qualquer dos casos, para mim a fiabilidade é todo o dinheiro que tenha de gastar (ou não) em peças fora da manutenção programada.
    Não implica ficar apeado.

    Mas confesso que ficar apeado é muito mau. Esse tal primera foi despachado porque deixou o dono apeado 2 ou 3 vezes.

    Quando bati com o C4 o carro não teve qualquer culpa, mas se tivesse ficado apeado por avaria tinha ficado bem irritado.
    Parecendo que não, tive de estar à espera do reboque, tendo feito um bocado de AE no reboque, o resto de taxi até casa, tendo chegado às 21.00 a casa em vez das 19:00 previstas.

    De resto só me lembro de ficar apeado de mota: foi numa yamaha com menos de 2 anos com a parte eléctrica desfeita.

    Resultado, a mota levou logo uns biqueiros, ficou apelidada de "cagalhómetro" e despachei-a logo.

    Comentário


      #3
      Resumindo: no meu entender, a "fiabilidade" de uma marca e modelo, mais do q saber se já alguma vez nos deixou a pedir boleia (teem seguro, não teem?) é saber q gastos nos dá na vida util do carro, o q nos cobra pela "supostamente manutenção normal" (se fôr manutenção cara, é normal, é marca boa! se fôr um arranjo caro, são uns ladrões!! ) e tb, não menos importante, saber como tratam o cliente, só assim podem merecer a dita fiabilidade, q tanto se gosta de enaltecer no "nosso" carro.
      Para mim a fiabilidade é saber que quando preciso tenho um veículo que aguenta ficar 20.000 kms sem manutenção, ou saber que se amanhã tivesse que ir a Roma de automóvel ele não me ia deixar mal.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
        Para mim a fiabilidade é saber que quando preciso tenho um veículo que aguenta ficar 20.000 kms sem manutenção, ou saber que se amanhã tivesse que ir a Roma de automóvel ele não me ia deixar mal.

        Compreendo, mas se precisares de ir a Roma e ficares apeado a meio o seguro tem q te arranjar um carro p fazeres essa deslocação...claro q seria tremendo transtorno mas facilmente ultrapassavel, quase de imediato. Já as pequenas chatisses de um vidro q não abre, de um para-brisas q não funciona, levam-te 1 tarde/manha sem o carro, q pode ser transtorno bem maior p quem precisa 100% automovel dia a dia...e regra geral são vistas como picúices, coisas sem importancia...

        As revisões mais espaçadas (40Mkms q já se veem) podem indiciar carros e materiais mais "confiáveis", mais resistentes e fiáveis mas tb pode ser enganador pq depende do acréscimo do q tens q pagar nessa revisão...200 euros de 20-20Mkms ou 400 euros de 40-40Mkms vai dar ao mesmo q agravante q o carro está mais kms ou mais tempo sem lhe serem postos os olhos em cima...

        Comentário


          #5
          o meu único apeanso foi com um fiat uno 60S de 92 que tive, coitadito ainda fez umas belas caminhadas Évora-Lisboa-Évora. Évora foi onde tirei o curso regressava a Lx todos os fds. Até que um dia ia de Lx para fazer um teste e não chegou... escusado será dizer que tive que ir a exame, mas passei vá lá... se calhar ia ter má nota no teste e o meu Fiatzito achou melhor não me levar até lá. Tava com alguns problemas na parte eléctrica... a reparação era mais cara que o carro. Mas adorei aquele carrito...até lhe dei um nome era o meu white angel e até tenho uma t-shirt com a foto dele, foi o meu 1º carro

          Comentário


            #6
            Já fiquei apeada com os meus pais em plena AE.

            E querem saber qual a marca do carro?

            Um Toyota!

            Também acontece... É verdade.

            Comentário


              #7
              Só fiquei apeado 5 vezes na vida ... isto num espaço de 5 meses , sempre com o mesmo carro ... uma Lancia Lybra 2.4 acabada de comprar ...
              Uma das vezes em plena A1 , a carripana desliga-se em andamento a cerca de 140Kmh por pouco nao me matei, parou e nao ligou mais.
              Ao 6º mês fez-se luz e desfiz-me dela ... perdi mil e quinhentos contos mas ganhei juizo.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                Compreendo, mas se precisares de ir a Roma e ficares apeado a meio o seguro tem q te arranjar um carro p fazeres essa deslocação...claro q seria tremendo transtorno mas facilmente ultrapassavel, quase de imediato. Já as pequenas chatisses de um vidro q não abre, de um para-brisas q não funciona, levam-te 1 tarde/manha sem o carro, q pode ser transtorno bem maior p quem precisa 100% automovel dia a dia...e regra geral são vistas como picúices, coisas sem importancia...

                As revisões mais espaçadas (40Mkms q já se veem) podem indiciar carros e materiais mais "confiáveis", mais resistentes e fiáveis mas tb pode ser enganador pq depende do acréscimo do q tens q pagar nessa revisão...200 euros de 20-20Mkms ou 400 euros de 40-40Mkms vai dar ao mesmo q agravante q o carro está mais kms ou mais tempo sem lhe serem postos os olhos em cima...
                certo!
                esqueci-me desse aspecto!
                gosto imenso de um veículo onde não tenha que andar sempre preocupado com esses pequenos problemas de que falas. Basicamente gosto de ser eu a decidir quando o levo á oficina e não o contrário!
                Seja um problema menor ou pior!

                Comentário


                  #9
                  manucas,


                  A tua visão é demasiado lirica.


                  O objectivo dos automóveis é permitir que as pessoas se desloquem. Se um carro não anda, não serve para nada. Torna-se num objecto inutil.


                  Bem diferente das avarias minor (auto-rádio avariado pe)... Porque mesmo com essas, o carro continua a ser "um carro", consegue transportar-te e cumprir o seu objectivo primordial. Se deixar de andar não passa, naquele momento, de uma escultura nojenta.



                  Cumprimentos

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Arturval Ver Post

                    O objectivo dos automóveis é permitir que as pessoas se desloquem. Se um carro não anda, não serve para nada. Torna-se num objecto inutil.

                    Está tudo dito. Quando o carro pára a meio de uma viagem, para além de inútil é um impecilho.

                    Comentário


                      #11
                      Toyota corolla 1985 (carro que nunca saiu da familia, e ainda ali está e já tem destino para um mais novo)

                      Tinha eu carta há pouco tempo e não percebia (nem percebo) nada de mecânica... Era de noite e quem me poderia explicar as coisas não atendeu... Começou a aquecer, chamei o ACP. Afinal era só falta de água no radiador . Foi meter e andar.

                      Outra vez foram as escovas do alternador, acendeu a luz da bateria e pelo sim pelo não chamei novamente o ACP - coitados... Levou escovas novas - 75Eur.

                      Este carro ta ali quase parado, mas das ultimas 3 ou 4 viagens grandes que fêz (500km cada) foi sempre a 150-160 . Grande máquina.

                      Comentário


                        #12
                        Nunca fiquei apeado por culpa do carro... em 17 anos de carta e condução. Boa média...

                        Só fiquei apeado duas vezes e as duas com o mesmo carro. Um VW Golf II GTD (improvável, hem ?)., Mas a culpa nunca foi do carro. Uma vez foi assaltado e como tinha um alarme chato o cabr@o do assaltante destruiu a caixa dos fusíveis. O alarms não se calou, mas eu fiquei apeado.

                        Outra fiquei sem gasóleo a 500 mts da bomba da A8 em Loures... Aquilo dava para chegar à bomba, juro-vos que dava, não fosse a bomba ficar no fim de uma subida íngreme...

                        Enfim, dessa vez, foi só caminhar até à bomba, trazer 3 ou 4 litros (tinha uma cena de emergência no carro) e levar depois o carro à bomba para pôr o resto... não foi bem ficar apeado, foi só perder uma horinha...

                        Comentário


                          #13
                          já perdi a conta das vezes que fiquei apeado

                          é o preço a pagar por uma paixão

                          Mas conheço carros identicos que não tiveram os mesmos problemas!

                          Comentário


                            #14
                            Ainda não tenho 3 anos de carta mas já fiquei apeado uma vez com o meu primeiro carro.

                            Tratava-se de um Renault 5 Gl de 1987, o que é certo é que também não o tratava como um filho, levava muitas vezes a 3ª a 80km/h e para um 1.1 parecia-me que tinha uma força brutal

                            Fiquei apeado porque a embraiagem deu a alma ao criador, mas foi a 100mts de casa, tive sorte Mas o impressionante é que dei nem 30 contos e fiquei com uma caixa de 5 (o carro tinha quatro mudanças), mas não me disseram nada, passado uns dias sempre a andar em 4ª é que me apercebi que a manete tinha muita folga para a direita...pus-me a experimentar e meti a 5ª e depois não queria mais nada

                            Comentário


                              #15
                              Já tentei colocar um questão semelhante - por ser uma área que me interessa - pois falamos muitas vezes de carros, que uns são bons outro menos, mas quando se questiona directamente, ninguem avaria (o que é estranho, muito estranho).
                              No Corsa A de 89 tive uma mão cheia de pedidos de Assitência.
                              Um por um tubo roto em plena A2, resolvido com um tubo de uma máquina de lavar.
                              Outro por um fio electrico partido, que só da segunda vez (reboque) se descobriu.
                              Coisas de carro já velhote.

                              Comentário


                                #16
                                Eu fiquei com um Mondeo com 6 meses. Foi o anterior modelo, adquirido em Março de 2001, e avariou em Setembro no IP3. Por acaso era eu que vinha a conduzir e notei logo no inicio da viagem que ele não estava a responder com antes.

                                A certa altura deixou de acelerar. Foi como ir numa DT ou numa CRM (esta não tinha ponteiro da gasolina) e aquilo deixar de acelerar qdo passa para a reserva.

                                Por acaso era uma descida, e consegui encontrar um local adequado para parar.

                                No concessionário ainda estiveram uns 3 dias para descobrir o que era. Veio-se a verificar que foi a bomba de gasolina que deixou de funcionar.

                                Desde então tem sido extremamente fiável.

                                Comentário


                                  #17
                                  bem eu devo ter o rei dos "apeanços"... já o tenho à perto dum ano e só consegui fazer uns 200~300kms...
                                  Já perdi a conta às vezes que o tive de empurrar e às vezes que o vi partir em cima dum reboque.
                                  Neste momento continua na oficina, meio esventrado e teima em não funcionar! Acho que já lá está desde Maio ou Junho...

                                  O mais certo é ir para abate... ou para a sucata! Estou completamente farto do carro...

                                  Ah, é um Mercedes 300E 24 de '91... um W124, que é unanimemente reconhecido como um dos carros mais fiáveis produzidos pela Mercedes...
                                  a mim calhou-me a excpeção à regra.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                    Está tudo dito. Quando o carro pára a meio de uma viagem, para além de inútil é um impecilho.

                                    Um carro que não anda serve-me de tanto como um galo de Barcelos... Decoração.

                                    Para mim é mesmo fundamental que um carro cumpra com o seu propósito. Depois vem o resto (performance, beleza, qualidade,...)

                                    Nunca nenhum carro me avariou, mas sei que um dia vai acontecer, e prevejo-me a ficar bastante transtornado.


                                    Cumprimentos

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                      Está tudo dito. Quando o carro pára a meio de uma viagem, para além de inútil é um impecilho.

                                      E o facto de parar a meio de uma viagem vale o q vale, por maior transtorno q possa causar...não sendo situação recorrente não afigura nada sobre a fiabilidade do carro/marca em questão.

                                      Ponho a questão de outra forma: tomemos um exemplo comumente associado a fiabilidade: Toyota. ou exemplo associado a rigor construção: Mercedes

                                      Se, em qq um deles nunca deixaram o seu proprietario ficar apeado (com os condicionantes q daí surgem) mas as revisões são significativamente dispendiosas e a troca de "consumiveis" exageradamente cara, e se para alem disso tem um serviço de assistencia razoavel ou mediocre, são carros/marcas extremamente fiaveis, só pq não param em andamento? Para mim não...mas qd se quer saber se o carro vale a pena, só se pergunta se alguma vez parou na estrada. Posso ser lirico mas essa visão é igualmente mto redutora.

                                      Quero um carro q cumpra os objectivos para os quais eu o comprei, com o melhor preço possivel, pela assistencia mais economica possivel e com os menores transtornos possiveis na sua vida util. E convenhamos q isso é significativamente mais q "ande" apenas...

                                      E dai ter dado o exemplo q já tive mto mais prejuizo em ter esperado/perdido tempo/pago orçamentos desajustados em carros sem paragens na estrada nenhuma...e não os voltaria a comprar q em outro q já me teria deixado ficar mal...

                                      Exemplo meramente figurativo pq não faço ideia dos valores pagos nas assistencias Toyota, já as Mercedes...upa!Upa!
                                      Editado pela última vez por manucas; 15 September 2008, 00:29.

                                      Comentário


                                        #20
                                        o meu corolla já me deixou apeado uma vez a mim e outra ao meu irmão...

                                        O meu ibiza de 413.000km só parou quando se deu à chave pra desligar... embora já tenha alguns cuidados porque se não ficarei apeado...lol. Já parei por furos, ou por toques...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                          De resto só me lembro de ficar apeado de mota: foi numa yamaha com menos de 2 anos com a parte eléctrica desfeita.

                                          Resultado, a mota levou logo uns biqueiros, ficou apelidada de "cagalhómetro" e despachei-a logo.
                                          Excelente!

                                          Eu apeado nunca fiquei a não ser por falta de combustível ou por acidente. Mas também nunca tive nenhum Renault. :D

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu fiquei apeado há cerca de 2horas, quando fazia a viagem Braga->Coimbra.
                                            Ainda estou a digerir a situação
                                            ...e a procurar carros no standvirtual

                                            Comentário


                                              #23
                                              apeado em si, nunca fiquei...mas como tinha o carro na garantia, apeteceu-me chamar o reboque para o levar para marca...o motivo: tubo roto da DA, atirou-me o oleo todo para o chão...parecia que estava a conduzir um pesado lol

                                              na altura (2003) não trabalhava...por isso não me fez mt mossa. agora ficaria possesso, porque preciso dele.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Fiquei apeado varias vezes no meu primeiro carro, um Fiat 128 SL de 1973.

                                                - Bateria que morreu em Fão tendo o carro ficado a dormir num pinhal durante a noite.

                                                - Cabo de embraiagem partido.

                                                - Bomba de óleo inoperante. (rebocado)

                                                Num Clio 1.2 RT de 1991

                                                - Tubo da água junto ao colector rebentado, como estourou num supermercado perto de casa foi só levar o mecânico.

                                                Opel Corsa 1.0 Ecotec 1998

                                                - Cabo de embraiagem partido (rebocado)

                                                - Pedal de embraiagem partido (rebocado)

                                                - Cabo de embraiagem partido (rebocado)

                                                A culpa foi minha pois ao querer poupar 15€ comprei por duas vezes o cabo da concorrência que era mais duro e partia os pernos plásticos que agarram ao pedal.

                                                Lancia Lybra 1.9 JTD.

                                                Até agora nada mas tenho-a apenas há coisa de 10 meses.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  7 vezes ...


                                                  Até hoje, nada a dizer dos serviços mobilidade utilizados. Em pouco tempo estava um reboque a levar o carro, um taxi para me levar a uma rent-a-car, com carro já disponibilizado.

                                                  Realmente não é nada simpático ficar "a pé", mas nos podemos esquecer que os carros são máquinas, e as máquinas avariam ( uns mais do que outros).

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por andyrock Ver Post
                                                    Toyota corolla 1985 (carro que nunca saiu da familia, e ainda ali está e já tem destino para um mais novo)

                                                    Tinha eu carta há pouco tempo e não percebia (nem percebo) nada de mecânica... Era de noite e quem me poderia explicar as coisas não atendeu... Começou a aquecer, chamei o ACP. Afinal era só falta de água no radiador . Foi meter e andar.

                                                    Outra vez foram as escovas do alternador, acendeu a luz da bateria e pelo sim pelo não chamei novamente o ACP - coitados... Levou escovas novas - 75Eur.

                                                    Este carro ta ali quase parado, mas das ultimas 3 ou 4 viagens grandes que fêz (500km cada) foi sempre a 150-160 . Grande máquina.
                                                    75€ por umas escovas novas?? Dass...
                                                    Cá em casa é o Manel que as muda.. 15€ tá a festa feita..50€ de mão-de-obra...Pronto, realmente dá trabalho, mas não é nada dificil..

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Quanto ao tópico, as únicas vezes que fiquei apeada foi em casa, o carro não quis pegar, tive de ir de autocarro para o trabalho..
                                                      Fez isto umas três vezes até descobrirmos que apenas precisava de uma bateria nova... Carro em segunda mão, né?.
                                                      Desde aí, nunca mais me falhou..
                                                      Chega mesmo a ser o mais fiável cá de casa. É um Renault Clio de 1994..

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Peacelove Ver Post
                                                        75€ por umas escovas novas?? Dass...
                                                        Cá em casa é o Manel que as muda.. 15€ tá a festa feita..50€ de mão-de-obra...Pronto, realmente dá trabalho, mas não é nada dificil..
                                                        Cof... cof... escovas do alternador... não eram as do limpa vidros

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Fiquei apeado 3 vezes com o meu Pug 106 1.5d:

                                                          - de manhã ao sair de casa pra ir fazer um exam à univ dei à chave e... nada... Ainda deu 2 voltas de motor de arranque mas não pegou (resultado de 2 meses de Inverno a pegar muito mal, dava muito à chave, fiquei sem bateria). E o q se passava? Velas de incandescência! Com 5 anos e 89000km precisavam de ser trocadas!

                                                          - dps da revisão dos 60000km na Peugeot ia em 5ª a cerca de 65kmh, a fila de trânsito desaparece, acelero e... nada, não ganha velocidade! Meto 4ª, acelero e... lá vai pra frente a muito custo! Cheiro imenso a ferodo!!
                                                          Encosto, jantes a ferver -> os travões estavam praticamente bloqueados! Chamei reboque e siga de camioneta até casa! O que era? sujidade q os mecânicos não tinham limpo, as pastilhas encostaram e ficaram a travar!!!

                                                          - com 101000km, na Univ em Coimbra, férias da páscoa, com a mala do carro carregada de sacos e coisas pra ir passar as férias à terrinha, entro no carro, ponho a trabalhar...1ª arranco 2ª PÁS!... O que aconteceu?! Partiu a mola da embraiagem! Nada demais, para aqueles kms feitos em pára arranca e ponto de embraiagem e sobe e desce e estaciona e subida praqui etc etc em Coimbra! Reboque e boleia pra terrinha sem gastar gasóleo!! eheheheheh

                                                          Nunca mais fiquei a pé.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Vw Polo gasosa acabou

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X