Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Lx - Algarve: 320d Touring (E39) e Captiva (Seven)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Lx - Algarve: 320d Touring (E39) e Captiva (Seven)

    Este fim-de-semana fui queimar os últimos cartuchos de férias, e segui viagem para uns diazinhos no Algarve, em "carreirinha" com os meus sogros.

    Na primeira fase da viagem, desde atestar (em Lisboa) até chegar a Tavira, completando exactamente 300 km, o consumo da minha 520d acusava 5.9 litros aos 100... no computador de bordo.

    O meu sogro com a Captiva marcava uns mais pesadinhos 8.2 l/100km. Os carros iam sensivelmente com a mesma carga, mas já se esperava que a Captiva gastasse um bocadinho mais.

    O andamento, como é óbvio, não foi muito acelerado. Sempre entre os 120 e os 140 km/h, raramente passando disso, mas sempre por aí. Enquanto o meu sogro ditou o andamento, o CB marcava à volta de 6.2 l/100 km. Após uma paragem em Aljustrel, já depois de eu ter passado para a frente, apesar de manter uma velocidade mais estável à volta dos 140 km/h o consumo baixou para 5.8 l/ 100 km, chegando ao destino com 5.9.

    Das duas uma, ou a fase final do percurso ajudou, ou o facto de eu não deixar oscilar tanto a velocidade (para cima e para baixo) também tenha ajudado. Na via do Infante, foi sempre necessário oscilar um bocado mais, devido às ultrapassagens e maior fluxo de trânsito.

    Com mais umas voltinhas pela zona, via do Infante direcção oeste e voltar para leste, ficámo-nos pelos 500 e poucos quilómetros, ainda com o consumo a 5.9.

    Na viagem de volta, já não nos acompanhámos e, mantendo a tal velocidade mais ou menos estável à volta dos 140 km/h (sem cruise control, porque infelizmente faz-me confusão), o consumo global da viagem, com 880 km feitos no total, ficou-se pelos 6.1 l/100 km.

    Falta confirmar o desvio do CB em relação à realidade, mas suponho que não seja por aí além, pelo menos pelo que é norma até agora.

    Não fico tão surpreendido com o consumo da Captiva, porque noutra viagem em condições ligeiramente diferentes (mais peso, percurso mais sinuoso) ela tinha acusado um consumo global de 8.7 l/100 km, em quase 1000 km de viagem; fico surpreendido (pela positiva) com a 520d porque não tendo viajado com a preocupação dos consumos, mas também sem a pressa habitual, conseguiu-se fazer um consumo muito engraçado.

    Só para acabar, no fim disto, o consumo da carrinha, com 93500 km feitos, está nos 7.2 l/100 km.

    Eu imagino se tivesse o novo motor 20d... Aí, então, seria uma maravilha.

    edit: LOL, estranhamente coloquei sempre 320d quando a carrinha é... uma 520d. My mistake! Corrigi no texto, mas não sei como alterar no tópico, se algum mod puder alterar... melhor! (E agradeço, claro!)
    Editado pela última vez por Onyros; 16 September 2008, 21:07. Razão: 320d --> 520d (my mistake!)

    #2
    Bons consumos para essa carrinha!

    Este ano também fomos para o Algarve na 320d 136cv e os consumos ficaram nos 6,2L. Total de 1200km dos quais 1100 em AE e resto pequenas deslocações por Portimão com trânsito à mistura.

    As velocidades foram um pouco superiores às tuas (não muito!140 - 150 kmh pois a partir daqui já há apreensão da carta e uma vez pisei a pedido do meu pai, sem exemplo, só para ver se ainda estava de bom coração).

    ah ac ligado e bagageira cheia... Sempre nos deu uma boa resposta, não apanhamos muito transito pelo que a velocidade foi muito estável.

    Tens uma máquina, estima-a!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por harmankardon Ver Post
      Bons consumos para essa carrinha!

      Este ano também fomos para o Algarve na 320d 136cv e os consumos ficaram nos 6,2L. Total de 1200km dos quais 1100 em AE e resto pequenas deslocações por Portimão com trânsito à mistura.

      As velocidades foram um pouco superiores às tuas (não muito!140 - 150 kmh pois a partir daqui já há apreensão da carta e uma vez pisei a pedido do meu pai, sem exemplo, só para ver se ainda estava de bom coração).

      ah ac ligado e bagageira cheia... Sempre nos deu uma boa resposta, não apanhamos muito transito pelo que a velocidade foi muito estável.

      Tens uma máquina, estima-a!
      É isso mesmo, com uma velocidade de cruzeiro regular, os consumos são excepcionais... até mete pena usá-la em cidade, não só porque as baixas não brilham, mas porque é verdadeiramente uma estradista, como se comprova facilmente.

      O coração dela está bastante bem de saúde, até porque com 90.000 km ainda está a começar. Numa ultrapassagem em particular, vinha um Cayman atrás lançado e picado com o que juro que me pareceu uma 407 carrinha normalíssima, e pisei um bocado até chegar aos 190 sem grandes dificuldades, para não "estorvar" a corridinha desses dois e retomar o meu caminho na faixa da direita à minha velocidade de cruzeiro. Como o glide da 520d é longuíssimo, o tempo que esteve até chegar aos 140 de novo lá compensou um bocadinho o que se gastou na aceleração.

      Também fomos com o AC ligado o caminho todo, os dias da viagem não foram para brincadeiras (tendo em conta a altura do ano - 30º é obra). A bagageira ia apinhada, desde carrinhos de bebé, a sacos com tijolos lá dentro (as bugigangas da "Maria"), etc.

      A Captiva com o motor 2.0 diesel de 150cv mexe-se bastante bem, mas é bastante mais beberrona. Parece mais agradável de conduzir em cidade, no entanto.

      É por essas e por outras que, até por necessidade, estou a ponderar uma alternativa para cidade, um carro mais despachado e pequeno - porque estacionar a 520d touring às vezes tem que se lhe diga, especialmente em Lisboa.
      Editado pela última vez por Onyros; 17 September 2008, 14:00.

      Comentário

      AD fim dos posts Desktop

      Collapse

      Ad Fim dos Posts Mobile

      Collapse
      Working...
      X