Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Técnicas de condução

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Técnicas de condução

    A grande parte dos tugas julga ter um perfil de condutor acima da média e gosta de mandar uns bitaites sobre condução desportiva e a dinamica dos carros.
    Tenho assistido a umas chamadas de atenção por parte de certos foristas, para esta tendencia dos nossos participantes. Sendo certo que ninguém pode ser recriminado por preferir uma condução crono sobre outra mais apaziguadora e também que, não é preciso ser um LOEB para se pronunciar sobre certas qualidades ou defeitos sob um ponto de vista dinamico, é sempre bom termos algum dominio prático de certas técnicas de condução para falarmos com mais propriedade.
    Ora meus amigos que dominio consideram ter das técnicas abaixo menionadas:
    Travagens;
    Controlo de derrapagem;
    Travagem em recta e curva;
    Travagem com meio-pião;
    Curvas e trajectórias;
    Controlo de subviragens e sobreviragens;
    Travagem com o pé esquerdo;
    Duplas de embraiagem

    Respostas possíveis: Não sei o que é- MAU- REGULAR- BOM ou EXCELENTE.
    Editado pela última vez por pmv6; 20 October 2008, 19:13.

    #2
    Originalmente Colocado por pmv6 Ver Post
    A grande parte dos tugas julga ter um perfil de condutor acima da média e gosta de mandar uns bitaites sobre condução desportiva e a dinamica dos carros.
    Tenho assistido a umas chamadas de atenção por parte de certos foristas, para esta tendencia dos nossos participantes. Sendo certo que ninguém pode ser recriminado por preferir uma condução crono sobre outra mais apaziguadora e também que, não é preciso ser um LOEB para se pronunciar sobre certas qualidades ou defeitos sob um ponto de vista dinamico, é sempre bom termos algum dominio prático de certas técnicas de condução para falarmos com mais propriedade.
    Ora meus amigos que dominio consideram ter das técnicas abaixo menionadas:
    Travagens;
    Controlo de derrapagem;
    Travagem em recta e curva;
    Travagem com meio-pião;
    Curvas e trajectórias;
    Controlo de subviragens e sobreviragens;
    Travagem com o pé esquerdo;
    Duplas de embraiagem

    Respostas possíveis: Não sei o que é- MAU- REGULAR- BOM ou EXCELENTE.
    Um bom condutor é seguindo as regras de transito mas numa condução desportiva a melhor tecnica é uma boa (travagem em recta e curva)

    Comentário


      #3
      Primeiro ponto e principal: para piloto eu não ia muito longe. Mas enquanto condutor sinto que tenha muito boas capacidades. Ou pelo menos uma forma de abordar a condução que ajuda muito.

      Do que referiste, apenas penso ter um domínio elevado em travagens (em rectas e em curvas). No resto serei mediano ou zerinho. Se todas fossem absolutamente exigíveis no dia-a-dia enquanto condutor, seria grave não saber controlá-las. (já sei que daqui a pouco vêm dizer que fazem falta, mas isso não é verdade. Numa condução responsável, nem tudo o que está aí descrito é imperativo saber-se fazer...)
      Editado pela última vez por JoaoPedroF; 21 October 2008, 18:58.

      Comentário


        #4
        O que eu domino mesmo é a visão através dos retrovisores, de modo a estar atento a um condutor, que ao tentar impressionar uma rapariga com umas belas curvas, na trajectória até casa dela:

        1º trava tarde de mais na aproximação de uma rotunda e quando se apercebe mete o pedal do meio no fundo;
        2º carrega na embraiagem com tanta força que a parte em duas (dupla);
        3º entra em derrapagem pouco ou nada controlada;
        4º a tendência subviradora leva-o a a bater no passeio com a roda posterior do lado direito;
        5º o impacto leva o carro a sobrevirar e fazer meio pião

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
          O que eu domino mesmo é a visão através dos retrovisores, de modo a estar atento a um condutor, que ao tentar impressionar uma rapariga com umas belas curvas, na trajectória até casa dela:

          1º trava tarde de mais na aproximação de uma rotunda e quando se apercebe mete o pedal do meio no fundo;
          2º carrega na embraiagem com tanta força que a parte em duas (dupla);
          3º entra em derrapagem pouco ou nada controlada;
          4º a tendência subviradora leva-o a a bater no passeio com a roda posterior do lado direito;
          5º o impacto leva o carro a sobrevirar e fazer meio pião



          alguém me explica o que é uma travagem com meio-pião?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post


            alguém me explica o que é uma travagem com meio-pião?
            Não é nada de mais, apenas uma técnica de estacionamento alternativa:

            http://www.youtube.com/watch?v=ixkazMa8fLQ

            Comentário


              #7
              O que são duplas de embraiagem?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
                O que são duplas de embraiagem?
                condução de camionista

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
                  O que são duplas de embraiagem?
                  As duplas acho que é o "double declutch", vem do tempo em que as caixas não tinham sincronizadores e era necessário carregar na embraiagem, passar pelo ponto morto, desembraiando e voltar a repetir o procedimento para meter a nova velocidade.

                  Concerteza que vai aparecer alguém que considera a técnica útil mas num carro moderno parece-me desnecessário.

                  Já o ponta-tacão é muito mais relevante (e faz falta ai na tua lista pmv6 :-)

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por mgomespt Ver Post
                    As duplas acho que é o "double declutch", vem do tempo em que as caixas não tinham sincronizadores e era necessário carregar na embraiagem, passar pelo ponto morto, desembraiando e voltar a repetir o procedimento para meter a nova velocidade.

                    Concerteza que vai aparecer alguém que considera a técnica útil mas num carro moderno parece-me desnecessário.

                    Já o ponta-tacão é muito mais relevante (e faz falta ai na tua lista pmv6 :-)
                    Tens razão!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                      Não é nada de mais, apenas uma técnica de estacionamento alternativa:

                      http://www.youtube.com/watch?v=ixkazMa8fLQ
                      quem a usa muito é o Nephilim...ele que nao gosta de estacionar de marcha-atrás...

                      Comentário


                        #12
                        O ponta tacão é travar com a ponta e acelerar com o calcanhar em reduções ? então e travar com o pé esquerdo ? isso é que me parece útil !

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                          O ponta tacão é travar com a ponta e acelerar com o calcanhar em reduções ? então e travar com o pé esquerdo ? isso é que me parece útil !
                          acho mais util o que esta no video abaixo...mas numa utilização em pista...ja tentei fazer isto e ia correndo mal !!

                          http://br.youtube.com/watch?v=TpqrEDjbhp8

                          Comentário


                            #14
                            Quanto a mim, de todas estas técnicas enquanto condutor, poucas ou nenhuma serão uteis.

                            Claro, gosto de fazer curvas com travão de mão... mas seria necessário? provavelmente não!

                            Isso das famosas "duplas embraiagens" tb nunca percebi muito bem! Se é realmente carregar duas vezes no pedal, parece-me absurdo para os dias de hoje!

                            A técnica ponta tacão, apesar dos pilotos de rally fazerem isso nos anos 80, actualmente com mudanças semi-automaticas etc etc tb não me parece mt util... para além de perigoso!

                            Acho que a técnica mais util... continua a ser agarrar o volante com as duas mãos, e em momentos de perda de controlo, não fechar os olhos e esperar que tudo corra bem!

                            Comentário


                              #15
                              travar com o pe esquerdo so e util em carros de caixa automatica, ou entao em carros FWD, de modo conseguir obter maior incisividade na curva.
                              Das tecnicas referidas ja as treinei todas, mas claro que nao sou nenhum expert em nenhuma delas. Falta-me ainda pratica no dominio de sobreviragem controlada (vulgo drift), pois o meu instinto é agarrar o carro de imediato, em vez de o deixar fluir para o drift.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por mgomespt Ver Post
                                Já o ponta-tacão é muito mais relevante (e faz falta ai na tua lista pmv6 :-)
                                nem mais! achei estranho não ter sido referida.... uso-a diariamente.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
                                  A técnica ponta tacão, apesar dos pilotos de rally fazerem isso nos anos 80, actualmente com mudanças semi-automaticas etc etc tb não me parece mt util... para além de perigoso!
                                  (!)(!) perigoso? antes pelo contrário!! uso-a sempre, e não sou nem pouco mais ou menos "racing" na condução... e muito menos aguerrido ao volante.
                                  primeiro, quando bem usada leva a um conforto acrescido aos passageiros;
                                  segundo, impede uma desacelaração brusca das rodas motrizes na passagem de caixa (mais-valia evidente em piso escorregadio)
                                  terceiro, poupa a caixa;

                                  penso eu de que.
                                  pedro

                                  Comentário


                                    #18
                                    tentei todas as técnicas que o pmv6 enumerou.

                                    Utilizo e tento aperfeiçoar constantemente outras 2 técnicas, uma delas já faladas aqui. Isto porque tanto uma como outra, ajudam a que as reduções sejam feitas com mais suavidade.

                                    São elas:
                                    -Single-Clutch
                                    -Ponta-tacão

                                    Fica um video exemplificativo

                                    http://br.youtube.com/watch?v=HfTMJlM7Yi8

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu ja exprimentei varias vezes o Ponta-Tcão, mas ou ainda nao acertei com aquilo e tenho tendencia a travar mais do que acelero ou os pedais sao muito afastado, porque há vezes em que nao acelero...

                                      a unica vez que correu mal foi por inexpriencia aliada ao local que nao era o ideal.

                                      o single-clutch utilizo numa condução mais aguerrida e em ultrapassagens mais apertadas de forma a nao perder tanta rotação.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                        Eu ja exprimentei varias vezes o Ponta-Tcão, mas ou ainda nao acertei com aquilo e tenho tendencia a travar mais do que acelero ou os pedais sao muito afastado, porque há vezes em que nao acelero...

                                        a unica vez que correu mal foi por inexpriencia aliada ao local que nao era o ideal.

                                        o single-clutch utilizo numa condução mais aguerrida e em ultrapassagens mais apertadas de forma a nao perder tanta rotação.
                                        Isso também faz ao caso, reparem por exemplo que muitos carros desportivos têm o acelerador mais perto do travão do que o normal, o espaço entre eles diminui, aliás existem condutores nesses casos que quase não rodam o pé para fazer técnica. Colocam a extremidade esquerda do pé no travão e extremidade direita no acelerador, rodam sempre um pouco o pé, mas muito menos, porque a forma como está disposta os pedais assim o permite.

                                        Outra coisa que ajuda é ter o acelerador a "pegar em baixo", não é necessário rodar tanto o pé.

                                        Se o acelerador "pegar em cima" e ainda por cima for de comprimento curto (tipo travão) aí é mais complicado, tem que se colocar o pé practicamente na horizontal.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ElGamal Ver Post
                                          (!)(!) perigoso? antes pelo contrário!! uso-a sempre, e não sou nem pouco mais ou menos "racing" na condução... e muito menos aguerrido ao volante.
                                          primeiro, quando bem usada leva a um conforto acrescido aos passageiros;
                                          segundo, impede uma desacelaração brusca das rodas motrizes na passagem de caixa (mais-valia evidente em piso escorregadio)
                                          terceiro, poupa a caixa;

                                          penso eu de que.
                                          pedro
                                          Ora bem. Segundo as palavras de um piloto amigo, o pior que pode acontecer numa curva é travar a meio da mesma e curvar sem ter potência. Daí a técnica ponta-tacão ser muito eficaz nessas situações, e o travar com o pé esquerdo idem (evita a descompensação/transferencia de massas do veículo). Penso eu de que, sou um mero leigo na matéria.

                                          Comentário


                                            #22
                                            o left foot braking, em carros FWD usa-se justamente para atraves da transferencia de massas que provoca, ajudar o carro a apontar para a curva. Acaba por ser algo semelhante ao puxar o travao de mao sem bloquear as rodas.
                                            Em carros turbo tambem contribui para manter o turbo cheio enquanto se faz a curva, para ter uma resposta optima a saida da mesma.

                                            Comentário


                                              #23
                                              nunca ouvi tais tecnicas... irei experimentar isso numa base abandonada

                                              Comentário


                                                #24
                                                Esperava que um tópico destes tivesse mais participações, a avaliar pelo que o pessoal discute (tanto!) o comportamento dos carros aqui pelo fórum. Às vezes parece que se alguém, for comprar o B em vez do A, se vai espetar na primeira curva, porque o comportamento é péssimo ( embora também haja quem perceba muito do assunto ).

                                                Se conheço todas/já ouvi falar ? Sim.
                                                Sei executar alguma ? Não.

                                                Gostava de aprender e depois de praticar muito.

                                                Quando acontecem sustos na estrada, sou mais um a meter o pé ao travão e a rezar a todos os santinhos. Não sei as tais técnicas/mecanismos de controlo da viatura em caso de perigo eminente. Enfim mais um entre não sei quantos mil...mas ao menos tenho a noção do que não sei.
                                                Editado pela última vez por ; 21 October 2008, 15:29.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                                                  Esperava que um tópico destes tivesse mais participações, a avaliar pelo que o pessoal discute (tanto!) o comportamento dos carros aqui pelo fórum. Às vezes parece que se alguém, for comprar o B em vez do A, se vai espetar na primeira curva, porque o comportamento é péssimo ( embora também haja quem perceba muito do assunto ).

                                                  Se conheço todas/já ouvi falar ? Sim.
                                                  Sei executar alguma ? Não.

                                                  Gostava de aprender e depois de praticar muito.

                                                  Quando acontecem sustos na estrada, sou mais um a meter o pé ao travão e a rezar a todos os santinhos. Não sei as tais técnicas/mecanismos de controlo da viatura em caso de perigo eminente. Enfim mais um entre não sei quantos mil...mas ao menos tenho a noção do que não sei.

                                                  isto é tipo 8 ou 80...

                                                  ou aparecem em tópicos que nada têm a ver com o assunto e ás tantas estão a discutir a dinamica de cada carro...

                                                  ou entao aparecem os moralistas...

                                                  hoje em dia, e fruto de alguma expriencia ao volante de varios carro, ja sei controlar melhor a maquina em situações extremas...felizmente ainda nao me aconteceu nada de muito grave...

                                                  a ultima vez foi o oleo dos travoes que me pregou um susto deixando o carro em plena descida de uma serra sem travões...reduzi e tentei fazer a curva em apoio...depois foi mesmo de travão de mão para parar...

                                                  o primeiro grande susto, foi fruto de muito inexpriencia, tinha meses de carta, primeiras chuvas pneus fracos e em mau estado e curva a velocidade excessiva para as condições...

                                                  resultado pião completo e so estupidamente fui de pé ao travão,e embraiagem a fundo...talvez hoje tivesse tido o sangue frio para reduzir e acelerar, ou nao...

                                                  no entanto ainda me falta conduzir em pista.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ponta-tacão nunca experimentei e no meu actual carro parece-me difícil dada a diferença de altura entre o travão e o acelerador. Sei que traz vantagens assinaláveis numa condução de pista, mas eu só ando na estrada. Travagens só as vulgares de emergência, pedal a fundo, já fiz no entanto alguns testes em locais seguros para aprender a manobrar o carro em caso de situação de emergência e aprender a tirar partido do ABS. Controlo de subviragens e sobreviragens são frequentes pois gosto de curvar rápido, acho no entanto que nas subviragens não há muito a fazer pois é tirar o pé e rezar, daí tentar evitar ao máximo situações de subviragem. Mas recuperar de uma sobreviragem é sempre um prazer, sempre em ambiente controlado, claro Duplas de embraiagem nunca tinha ouvido falar e pelo que li aqui não me parece que tenha perdido muito, travar com o pé esquerdo fi-lo uma vez e ia-me saltando o coração pela boca.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Algumas das manobras referidas não trazem vantagens só em pista.

                                                      Por exemplo o Single-Clutch, é uma boa forma de se abrandar/travar o carro com a caixa no entanto sempre com suavidade, se treinarem está técnica e conhecendo bem o vosso carro, podem passar de 4º para 3º e depois para 2º com uma suavidade incrível, quando bem feito, nem se nota as reduções.

                                                      A manobra ponta-tacão serve também para o mesmo, mas no dia-a-dia utilizo mais quando quero travar mais perto da curva, todavia as passagens, quando bem feitas torna sempre tudo muito mais suave, isto então num carro a gasolina faz toda a diferença, os turbo diesel não são tão exigentes neste aspecto, por si só já são mais suaves.

                                                      Para se executar bem a ponta-tacão para além da técnica ter que ser correcta (posição do pé e forma como roda) é necessário saber que intensidade dar ao travão em conjunto com o acelerador, para isso é necessário primeiro conhecer bem o carro que conduzem.

                                                      O ideal numa redução com ponta-tacão é elevar as rpm para o sitio onde a mudança engrenada as vai levar (perfeito), ou então um pouco antes.

                                                      Hipotéticamente querem reduzir de 4º para 3º, e antes de o fazerem rodam às 2800rpm, se souberem que ao meter a 3º naquele momento às rpm vão ficar nas 3500rpm, convém ao fazer a ponta-tacão colocar as rpm às 3500(dificil, porque tem que ser muito rápido e com muita precisão para não ficar acima desse valor) ou 3400, se fizeram 100, ou 200rpm abaixo continua a ser uma passagem muito suave na mesma.

                                                      Agora nunca façam que as rpm fiquem acima do que na verdade vão ficar, por que nesse caso (para quem já experimentou, sabe que é assim) o carro parece que dá um "pulo" para a frente... lá se vai a suavidade.

                                                      É uma questão de se ir treinando...

                                                      Já treino há algum tempo e às vezes ainda me sai mal.

                                                      Cumpts

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Não são todos os carros que permitem fazer o ponta tacão pelo posicionamento dos pedais.


                                                        Mesmo nos carros que têm pedais a jeito, só me safo mais ou menos nas travagens médias. Nas leves ou nas fortes a acrobacia faz-me perder um pouco a sensibilidade e acabo por travar demais.


                                                        Não encontro utilidade nenhuma para as double clutch, mesmo depois de ver o video exemplificativo.

                                                        O single clutch tento fazer sempre que posso, mas nem sabia que isso era uma técnica especial.

                                                        Cumprimentos

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Podiam explicar melhor a single-clutch e as duplas?

                                                          No caso das duplas sei mais ou menos o que é e para que serve mas nunca percebi bem como funciona, já o single-clutch estou a zeros.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                            Podiam explicar melhor a single-clutch e as duplas?

                                                            No caso das duplas sei mais ou menos o que é e para que serve mas nunca percebi bem como funciona, já o single-clutch estou a zeros.
                                                            duplas é como se conduziam os camiões...carregas na embraiagem para desengrenar...ficas em ponto morto e das uma aceleraldela...carreas de novo na embraiagem para meter a mudança seguinte...o porque de se fazer isto? para a caixa não atrofiar? não sei...

                                                            single-clutch teve ser usar os tres pedais em simultaneo para as reduções...(ponta tacao?)

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X