Anúncio

Collapse
No announcement yet.

IP4 - A estrada mais perigosa?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    IP4 - A estrada mais perigosa?

    Caros,

    Por causa de um trabalho, tenho feito alguma pesquisa neste sentido:
    Qual a estrada / troço mais perigoso do país? (com maior nº de acidentes).

    Pelas pesquisas que tenho feito, neste momento, e uma vez que a antiga IP5 foi transformada em Auto-Estrada, parece que o "título" de Estrada mais Perigosa pertence ao IP4 (Amarante - Bragança):

    "em 2005 deram-se 105 acidentes com vítimas no IP4" aqui

    Acham que esta é mesmo a estrada mais perigosa?
    Conhecem este troço? É perigosa pq?

    gracias!

    #2
    Acho que já foi mais. Antigamente, quando não tinha aqueles mini-separadores centrais, que impedem as ultrapassagens, era bem pior.

    Mas sim, como é uma estrada de montanha e com uma grande propensão para mau tempo e condições adversas, é provavalmente a mais perigosa.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por JaVo2004 Ver Post
      Caros,

      Por causa de um trabalho, tenho feito alguma pesquisa neste sentido:
      Qual a estrada / troço mais perigoso do país? (com maior nº de acidentes).

      Pelas pesquisas que tenho feito, neste momento, e uma vez que a antiga IP5 foi transformada em Auto-Estrada, parece que o "título" de Estrada mais Perigosa pertence ao IP4 (Amarante - Bragança):

      "em 2005 deram-se 105 acidentes com vítimas no IP4" aqui

      Acham que esta é mesmo a estrada mais perigosa?
      Conhecem este troço? É perigosa pq?

      gracias!
      Fiz durante algum tempo a parte Amarante-Vila Real (e ao contrário) da IP4, e, felizmente, nunca apanhei sustos.

      Antes dos mini-separadores era pior, porque havia pessoal que teimava em ultrapassar em duplo contínuo.

      A metereologia não ajuda, e por vezes, está a estrada gelada e um nevoeiro do piorio... e já sabemos que existem bestas que não adaptam a condução às condições da via.

      Graças às A42, A42, A11, A7 e A24, o IP4 deixou de fazer parte dos meus "planos de viagem".

      Mas no que diz respeito ao tópico, a IP3 também não é muito menos mortífera. Vê aqui: http://ip3.no.sapo.pt/stats.htm

      Comentário


        #4
        Zylmhuin VII,

        Muito obrigado! Era mesmo a ajuda que eu precisava!
        Um site com dados concretos!!!

        ... quer então dizer que podemos considerar a IP3 mais "mortifera" que a IP4, hein?
        O que dizem?

        Comentário


          #5
          Pessoal,
          Só mais uma coisa, nos IPs, a velocidade máxima para um automóvel ligeiro normal é de 100 KM/h (Vias reservadas a automóveis e motociclos).

          Para quem conhece esta estrada:
          Será que existe algum troço mais perigoso na IP3, onde EXCEPCIONALMENTE, se limite a velocidade abaixo deste valor?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por JaVo2004 Ver Post

            ... quer então dizer que podemos considerar a IP3 mais "mortifera" que a IP4, hein?
            O que dizem?
            Historicamente não tenho grandes dúvidas que será o defunto IP5. Defunto de nome porque o traçado manteve-se em muitas zonas e continuam a haver frequentemente acidentes.

            Entre o IP3 e IP4 acho que andam ela por ela. Actualmente acho que o IP3 é pior que o IP4 nesse campo. Fez na 6ª feira uma semana que apanhei um acidente bem feio lá...

            Comentário


              #7
              O IP4 não é perigoso!

              Perigoso é que lá anda

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                O IP4 não é perigoso!

                Perigoso é que lá anda
                Não sejamos extremistas...

                Obviamente que existem muitos que abusam (existem em todo o lado), mas estas estradas requerem um nível de concentração grande e não dão margem para erro. Um traçado medonho a juntar a um clima de m€rdoso não facilitam nada.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                  Não sejamos extremistas...

                  Obviamente que existem muitos que abusam (existem em todo o lado), mas estas estradas requerem um nível de concentração grande e não dão margem para erro. Um traçado medonho a juntar a um clima de m€rdoso não facilitam nada.
                  O que tenho notado quado passo no Ip3, Ip4 ou IP5 é que grande parte dos condutores, alem de abusarem bastante da velocidade, não respeitam minimamente as regras de transito nem a sinalização existente.
                  E os ver a ultrapassar em linhas continuas e mesmo em duplas, não obedecerem aos STOP nos cruzamentos, ultrapassagens feitas de forma criminosa com carros a virem de frente, etc,etc...
                  Quando as pessoas sabem á partida quais as (más) condições da estrada e o numero de acidentes que lá ocorrem, deviam ter muito mais cuidado e consciencia a conduzir.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                    O que tenho notado quado passo no Ip3, Ip4 ou IP5 é que grande parte dos condutores, alem de abusarem bastante da velocidade, não respeitam minimamente as regras de transito nem a sinalização existente.
                    E os ver a ultrapassar em linhas continuas e mesmo em duplas, não obedecerem aos STOP nos cruzamentos, ultrapassagens feitas de forma criminosa com carros a virem de frente, etc,etc...
                    Quando as pessoas sabem á partida quais as (más) condições da estrada e o numero de acidentes que lá ocorrem, deviam ter muito mais cuidado e consciencia a conduzir.
                    Bem eu o IP4 faço muito raramente (1 a 2 vezes por ano) agora o IP3 faço muitas vezes (2 vezes por semana).

                    Concordo com o excesso de velocidade, mas comparando com a realidade portuguesa não é nada de anormal, tipicamente a generalidade dos condutores circula no limite ou 10~20km/h acima, é muito raro veres alguém acima disso.

                    Ultrapassagens com carros de frente e com traços contínuos são muito difíceis porque existem separadores (betão ou pinos de espuma) em quase todo o traçado. Assim de cabeça entre Coimbra e Viseu existem 5 ou 6 rectas onde é possível ultrapassar e são normalmente em zonas com faixa dupla no sentido contrário.

                    Depois colocaste aí um ponto muito interessante: os STOP nos cruzamentos... Desde quando é que uma via reservada a automóveis pode ter cruzamentos e sinais de STOP? Atenção que não estou a dizer que estás a inventar, os cruzamentos estão realmente lá, e isso diz tudo acerca das condições destes itinerários principais. Só para colocar as coisas em perspectiva: o IC19, IC17, IC22, etc... são itinerários complementares.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                      O IP4 não é perigoso!

                      Perigoso é que lá anda
                      Boas concordo a 1000% contigo, há 22 anos que faço o IP4 varias vezes por mes e acho que a estrada não é nada perigosa, agora é que esta porque da-me cabo da paciencia tantos pinos e limitações .

                      Comentário


                        #12
                        Para quem tem família em Bragança e mirandela como eu já fiz o IP4 muitas vezes, concordo que muitos dos acidentes são devido à flata de respeito pela sinalização, como ultrapassagens com duplo risco contínuo e uma pessoa que passa alguns minutos atrás de um camião que parecem horas e tenta logo ultrapassar porque já não tem paciência para andar a 50km/hora, mas se repararem principalmente no inverno há zonas com muito gelo porque a estrada foi construida na zona da serra que passa mais tempo à sombra, ou seja mesmo que esteja sol a meio da tarde ainda há zonas que têm muito gelo.

                        É verdade que por pior que seja a estrada se as pessoas respeitarem a sinalização e as velocidades recomendadas podem-se evitar muitos acidentes.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por JPMOR Ver Post
                          Para quem tem família em Bragança e mirandela como eu já fiz o IP4 muitas vezes, concordo que muitos dos acidentes são devido à flata de respeito pela sinalização, como ultrapassagens com duplo risco contínuo e uma pessoa que passa alguns minutos atrás de um camião que parecem horas e tenta logo ultrapassar porque já não tem paciência para andar a 50km/hora, mas se repararem principalmente no inverno há zonas com muito gelo porque a estrada foi construida na zona da serra que passa mais tempo à sombra, ou seja mesmo que esteja sol a meio da tarde ainda há zonas que têm muito gelo.

                          É verdade que por pior que seja a estrada se as pessoas respeitarem a sinalização e as velocidades recomendadas podem-se evitar muitos acidentes.
                          Boas, eu sou de Mirandela, embora viva no Porto há muitos anos, quem respeitar a sinalização do IP4 tem viagens descansadas, eu conheço a estrada de olhos fechados, onde e quando pode/tem gelo etc e adoro fazer essa estrada.

                          Comentário


                            #14
                            a haver um vencedor deve ser o ip3.

                            a estrada e uma vergonha, se eu fosse o eng civil que a desenhou nao dormia de noite.

                            da tenho medo de conduzir ali...

                            Comentário


                              #15
                              Ppl, existe algum troço mais perigoso na IP3, onde EXCEPCIONALMENTE, se limite a velocidade abaixo dos 100KM/h?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por JaVo2004 Ver Post
                                Caros,

                                Por causa de um trabalho, tenho feito alguma pesquisa neste sentido:
                                Qual a estrada / troço mais perigoso do país? (com maior nº de acidentes).

                                Pelas pesquisas que tenho feito, neste momento, e uma vez que a antiga IP5 foi transformada em Auto-Estrada, parece que o "título" de Estrada mais Perigosa pertence ao IP4 (Amarante - Bragança):

                                "em 2005 deram-se 105 acidentes com vítimas no IP4" aqui

                                Acham que esta é mesmo a estrada mais perigosa?
                                Conhecem este troço? É perigosa pq?

                                gracias!
                                eu tenho feito ai 1 vez por mes a1 ip3 a24 e ip4 ate mirandela e não acho nenhuma perigosa, ultrapasso quando vejo que tenho espaço para falhar mudanças e me destrair
                                ja houve alturas no ip3 e ip4 que via um carro bem no fundo da recta ai a 1km e não ultrapassava

                                agora eu moro numa rua em que tem ai movimento de 20 carros dia, saida do pessoal para o trabalho e vir, mas senão houver respeito pode ser 1 estrada mortifera

                                ainda hoje na saida para o ic32 quem vem da vasco da gama houve 1 acidente que morreram 3 pessoas e aquilo foi em recta

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por JaVo2004 Ver Post
                                  Ppl, existe algum troço mais perigoso na IP3, onde EXCEPCIONALMENTE, se limite a velocidade abaixo dos 100KM/h?
                                  no ip3 existem zonas de 60 80 e 100

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por JaVo2004 Ver Post
                                    Ppl, existe algum troço mais perigoso na IP3, onde EXCEPCIONALMENTE, se limite a velocidade abaixo dos 100KM/h?
                                    Passo no IP3 uma média de 2/3x por ano... penso que desde que colocaram o separador central a estrada tornou-se menos perigosa! Deveriam era ter alargado a estrada em algumas zonas, pq acho que há locais com curvas que devido ao separador central se tornam execessivamente... ... "claustrofobicas" qnd por exemplo estamos a ultrapassar um camião! Há uma margem de erro mto reduzida nessas situações! Há varios torços com limite de velocidade no IP#... agora não me perguntes quais pq não sei LOL

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não conheço o IP4 mas faço muitos Kms por ano no IP3. Está muito mais seguro desde que colocaram o separador central e melhoraram a sinalização vertical e sobretudo horizontal mas não deixa de ser uma via complicada nalguns locais. Ainda assim só se dão acidentes graves por lá se os condutores forem mesmo irresponsáveis.

                                      Critico no IP3, no troço Coimbra - Santa Comba Dão, a largura das vias de rodagem nalguns locais, que depois da colocação do separador central ficou tão estreita que muitas vezes quase nem há berma. Carros maiores (como o meu) para ultrapassarem camiões nalguns locais deixam pouco espaço de manobra em largura. Se forem furgões quase nem conseguem ultrapassar, camiões nem vale a pena. Se houver chuva então pior ainda. Muitos condutores menos experientes preferem seguir atrás dos camiões em vez de ultrapassarem. Também nesse troço há algumas curvas bem complicadas (mas o asfalto até drena bem a água) e descidas/subidas acentuadas que podem prejudicar alguns. Ainda assim penso que se todos cumprissem o código da estrada, o IP3 não seria negro nas estatisticas.

                                      No troço Santa Comba Dão - Viseu as coisas melhoram, pois é bem mais largo, menos acidentado em termos de curvas e descidas/subidas. Não é um exemplo mas não é nada perigoso.

                                      No IP3 há zonas em que se limitam as velocidades abaixo dos 100 Km/h, como na zona junto ao rio após Penacova (devido às muitas entradas, cruzamentos, etc daqueles 2 Kms), na descida para Santa Comba Dão (onde há anos se deu um acidente de autocarro que causou a morte a vários idosos) e talvez noutros locais que agora não me lembro.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Grande parte dos acidentes muito graves que se dão nestas vias consideradas mais perigosas, são protagonizados por utilizadores frequentes das mesmas, porque será?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LM Ver Post
                                          Grande parte dos acidentes muito graves que se dão nestas vias consideradas mais perigosas, são protagonizados por utilizadores frequentes das mesmas, porque será?
                                          Porque como julgam que conhecem bem, abusam.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LM Ver Post
                                            Grande parte dos acidentes muito graves que se dão nestas vias consideradas mais perigosas, são protagonizados por utilizadores frequentes das mesmas, porque será?
                                            Hmm... Porque circulam lá mais vezes que os outros?

                                            Obviamente que os acidentes se dão mais em percursos que fazemos diariamente porque a probabilidade é bastante superior (mais km, probabilidade maior) a uma estrada que fazemos 1 vez por ano.

                                            O facto de conhecermos a estrada não faz com que controlemos todos os imprevistos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              o ip3 durante o dia ate vai escapando mas mal , agora a noite e se chover ate tenho medo de la passar

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por joao.abreu Ver Post
                                                o ip3 durante o dia ate vai escapando mas mal , agora a noite e se chover ate tenho medo de la passar
                                                sem duvida e muito escura e a sinalização nem sempre e a correcta, principalmente quando passa de 1 para 2 faixas

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  em alguns sitios é muito estreita ,em que mal cabem 2 carros , por vezes tenho de ultrapassar com os pneus do lado esquerdo em cima das bandas sonoras e o espelho quase a bater nos sepadores

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                                    Hmm... Porque circulam lá mais vezes que os outros?

                                                    Obviamente que os acidentes se dão mais em percursos que fazemos diariamente porque a probabilidade é bastante superior (mais km, probabilidade maior) a uma estrada que fazemos 1 vez por ano.

                                                    O facto de conhecermos a estrada não faz com que controlemos todos os imprevistos.
                                                    Quem circula numa determinada estrada diariamente acaba por começar a facilitar e muitas vezes dá-se mal.

                                                    Nestes IP's pelo que me apercebo, a única coisa que um condutor não pode controlar é o estado do piso, de resto está na sua mão controlar toas as outras variáveis, só é pena é que a falta de responsabilidade de uns estrague a vida a outros.

                                                    Estou-me a referir aos que provocam acidentes e não aos que são envolvidos sem culpa.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por LM Ver Post
                                                      Quem circula numa determinada estrada diariamente acaba por começar a facilitar e muitas vezes dá-se mal.
                                                      Eu não acho. Concordo que quem circula numa estrada diariamente tem muito mais probabilidades de ter acidentes nessa mesma estrada, mas isso é uma estatística matemática facilmente demonstrável.

                                                      Usa-se muitas vezes esse argumento (normalmente os acidentes dão-se em estradas que fazemos mais vezes) sem pensar muito nas razões que estão por detrás dessa estatística.

                                                      Nestes IP's pelo que me apercebo, a única coisa que um condutor não pode controlar é o estado do piso, de resto está na sua mão controlar toas as outras variáveis, só é pena é que a falta de responsabilidade de uns estrague a vida a outros.

                                                      Estou-me a referir aos que provocam acidentes e não aos que são envolvidos sem culpa.
                                                      Existem n factores que não controlas, que vão muito para além do estado do piso como por exemplo problemas mecânicos, obstáculos na via, condições climatéricas, etc...

                                                      Exemplo prático. Uma familiar próxima faz diariamente o IP3 (~200km/dia) há cerca de 10 anos. Teve 2 acidentes:

                                                      - O primeiro causado por um barrote de madeira que estava na estrada e ao ser pisado por um camião que circulava à frente levantou no ar e por poucos centimetros não entrou pelo para brisas a dentro, bateu na cava da roda, arrancou o espelho do condutor e riscou toda a lateral do carro.

                                                      - O segundo, mais grave, foi um despiste, numa curva, causado por gelo que estava acumulado nos sulcos do alcatrão criado pelos rodados dos camiões.

                                                      Outro caso que conheço: um despiste provocado pelo atropelamento de um javali.

                                                      Isto não quer dizer que todos os condutores são inocentes, obviamente que não o são. Mas existem muitos factores que não conseguimos precaver e mesmo conhecendo a estrada como a palma da mão não os podemos controlar.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Para desanuviar:

                                                        Se a probabilidade de ter um acidente aumenta com o tempo que passamos na estrada, vamos andar sempre a "rasgar" para baixar essa probabilidade.

                                                        Se 3 em cada 10 acidentes são causados por excesso de álcool, quer dizer que 7 em cada 10 são por quem não bebe álcool.
                                                        Perigosos os que não bebem!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A estrada em si, não é assim tao perigosa quanto isso. A velocidade de projecto são 90km/h, em algumas zonas menos, mas muita gente nao cumpre nem de perto nem de longe estes limites, e quando falo em muita gente, é quase a totalidade.

                                                          Tirando o troço perto de Macedo de Cavaleiros, e o troço do Marão, nao vejo nada de mais, mesmo para velocidades um pouco acima do permitido por lei.

                                                          O problema são os condutores, que muitos, fazem daquilo uma autodromo, tais sao as ultrapassagens perigosas, a velocidade, as manobras, etc.

                                                          É a minha opiniao.

                                                          Cumprimentos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                                            A estrada em si, não é assim tao perigosa quanto isso. A velocidade de projecto são 90km/h, em algumas zonas menos, mas muita gente nao cumpre nem de perto nem de longe estes limites, e quando falo em muita gente, é quase a totalidade.
                                                            100km/h.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X