Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Viagem: Espanha – Andorra – França

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Viagem: Espanha – Andorra – França

    Olá Comunidade

    Depois de ver por aqui alguns relatos de “auto férias” decidi partilhar também as minhas, com a esperança de poder ser útil a alguém e de dizer que vale bem a pena experimentar para quem nunca o fez. Do meu lado quero repetir, mas com melhor planificação e meteorologia mais colaborante!

    Foi tudo decidido um pouco à última da hora já que os planos iniciais eram as Caraíbas, mas o dinheiro anda curto e eu andava com vontade fazer uma voltita de carro e como a patroa lá concordou... A ideia inicial era ir a Andorra e aos Picos com uma hipotética ida ao Mont Saint Michel ou ao Norte de Itália (venceu a primeira hipótese, mas com algum arrependimento por causa da chuva).

    Itinerário:
    27/10: Abrantes – Zaragoza
    28/10: Zaragoza – Andorra
    29/10: Andorra
    30/10: Andorra – Poitiers
    31/10: Poitiers – Mont St. Michel
    01/11: Mont St. Michel – Biarritz
    02/11: Biarritz – Cangas de Oniz (Picos da Europa)
    03/11: Cangas de Oniz – Abrantes

    Alguns dados adicionais:
    Kms totais percorridos: 4570
    Horas de condução: 61,5
    Média de velocidade: 63 km/h
    Média de consumo: iniciámos a viagem com uma média de 5,7 (coisas do pára-arranca de Lisboa) e chegámos ao final com uns incríveis 5,1 (leram bem), fruto de uma condução calma e do tempo, além da minha esposa ter conduzido também...
    Carro: Nissan Qasqhai 1.5 dci
    Evitámos todas as portagens (obrigado ao Tom Tom pela ajuda) e apenas pagámos 6 Euros no túnel que liga Andorra a França dado que a passagem por estrada estava intransitável para carros sem correntes.

    Agora o relato com algumas fotos...

    #2
    Dia 1
    Lisboa a Zaragoza. Fizemos cerca de 800 km, sempre com bom tempo. A intenção inicial era ir até Andorra, mas como já saímos tarde… Fomos pela A23 até à Fronteira, depois Salamanca-Soria-Zaragoza que é uma cidade fantástica! Merece bem nova visita. Chegámos já de noite, mas deu bem para dar uma volta a pé:


    Dia 2
    Estava previsto uma visita à cidade, mas apareceu uma amiga que depois sempre nos acompanhou: a chuva! Seguimos logo para Andorra, sempre com chuva e diesel a 1 Euro! Chegámos no início da tarde e fomos para o Hotel. Foi chegar e começar a nevar fortemente! Era este o aspecto do carro ao anoitecer:


    Soube muito bem aproveitar a piscina aquecida do hotel e ver a neve lá fora! Para mim foi uma experiência nova!

    Dia 3
    Sair com o carro foi terrível! Tinha neve que não acabava! Esteve alguns 10 minutos a trabalhar antes de arrancar! Dia de compras, como é óbvio! Há preços bem interessantes, incluindo os combustíveis em que o diesel custou 92 Cts. Nova sessão de piscina (o hotel estava praticamente vazio e chegámos a ter a piscina só para nós)
    Vista de Andorra:


    Dia 4
    Saímos do hotel rumo a França, já com neve, mas nos cumes a quantidade era brutal:



    A ideia era parar em Toulouse, mas a chuva não parava e decidimos ir até Limoges. Sempre debaixo de chuva acabámos por só parar em Poitiers e mesmo aí chovia!

    Dia 5
    Acordámos… com chuva e seguimos em direcção às praias onde desembarcaram as tropas Aliadas na Segunda Guerra Mundial (eu queria muito ir lá). Quase ao chegarmos a chuva parou e deu para ver um pouco mais de Omaha Beach e arredores.
    Espero que a nossa memória não esqueça a lição. A mim impressionou-me bastante!


    Fomos ficar junto ao Mont Saint Michel onde já chegámos de noite e ainda fomos dar uma vista de olhos e ficámos a saber que a abadia estava fechada!

    Comentário


      #3
      Dia 6
      Para não variar, acordámos com a chuva! Já estávamos fartos! Ainda pensámos ir ver com mais calma o Mont, mas chovia tanto que desistimos e optámos por voltar a Sul, sempre com chuva!



      A intenção era parar talvez em Cognac, mas a chuva não deu tréguas, nem mesmo em Bordéus e decidimos vir até Biarritz, já bem pertinho de Espanha!

      Numa pequena aberta ainda parámos numa simpática vila de nome Pons e fomos à Igreja, pois era dia de “Fiéis Defuntos”.

      Chegámos já de noite a Biarritz e a chuva lá parou pelo que fomos dar uma volta. O nosso hotel não era bem como o Palais, mas serviu. Biarritz pareceu-nos fantástico e ficou a ideia de o ir conhecer melhor no dia seguinte, mas…


      Dia 7
      Acordou a chover… e muito! Depois do pequeno-almoço fomos logo embora, rumo a Espanha, com a ideia de ir visitar ao menos a fachada do Guggenheim a Bilbao, mas chovia copiosamente e decidimos só parar mesmo nos Picos da Europa, última etapa da nossa estadia onde chegámos… com chuva, pois claro!
      Depois de escolher um hotel fomos dar uma volta (Domingo à tarde quase tudo fechado) e fomos até Covadonga e parou de chover. Vista da Catedral e do Nissan:


      Sei que não era suposto tirar-se fotografias, mas pronto!



      Ainda fomos para visitar os lagos, mas a meio do caminho começou a chuva… misturada com o nevoeiro e desistimos e fomos para o hotel onde jantámos e de ali não saímos… dada a chuva, pois claro!

      Dia 8
      De véspera tínhamos decidido que se o tempo estivesse bom ficávamos mais um dia. Caso chovesse vínhamos para casa! Escusado será dizer que chovia e muito e apesar da vista ser interessante optámos por regressar com a promessa de voltar aos Picos da Europa com mais calma, tipo uma semana!


      No regresso nada de assinalar, tirando a chuva e um enorme nevão antes de León (viemos pela serra, evitando a AE que tem portagens).


      Ainda uma paragem em León (a minha patroa estava com saudades do Carrefour) e mais uma viagem com chuva que só parou mesmo após Castelo Branco!


      Balanço final:

      Adorei, apesar da chuva e de algum cansaço físico e quero repetir, mas noutro mês, tipo Maio! O GPS, apesar de não ser perfeito, revelou-se como uma preciosa ajuda, complementado por um mapa!

      De um modo geral, os condutores com quem me cruzei não são muto diferentes de nós e mesmo o parque automóvel não difere muito.

      Espero que tenham gostado do relato. Para mim foi um prazer partilhá-lo!

      Comentário


        #4
        Bom relato, por acaso era uma viagem que gostava de fazer, gostaria tambem de visitar o Mont Saint Michel.
        Fica para uma proxima oportunidade.

        Comentário


          #5
          Muito bom!

          Um dia quero fazer algo do género, adoro este tipo de viagens.

          Pena a chuva, mas pronto...

          Comentário


            #6
            Belo relato. É sempre pena uma viagem um pouco estragada pela chuva, mas aproveita-se muita coisa de qualquer forma.

            Era porreiro o pessoal fazer assim mais tópicos resumidos dos seus périplos de carro por aí fora.

            Comentário


              #7
              Fizeste a viagem que eu tb fiz em 2006.

              O que mais me marcou ....

              Os cemitérios na normandia e as praias são realmente de cortar a respiração, pelo significado que tiveram. A sensação com que fiquei foi que o assalto as praias teve sucesso porque eram mais homens a desembarcar do que balas disparadas pelas metrelhadoras alemãs.

              Mont St Michel, aqui tirei aquela que considero a minha melhor foto. É realmente engraçado a força das marés.



              Faltou-vos ir ao Loire ver os Chateaux!!!

              Aproveita em França para atestar nas terrinhas (leclerc, plus, ou intermarché) que o Gasoil é bem mais barato
              Editado pela última vez por Traveller; 12 November 2008, 15:17.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Traveller Ver Post
                Fizeste a viagem que eu tb fiz em 2006.

                O que mais me marcou ....

                Os cemitérios na normandia e as praias são realmente de cortar a respiração, pelo significado que tiveram. A sensação com que fiquei foi que o assalto as praias teve sucesso porque eram mais homens a desembarcar do que balas disparadas pelas metrelhadoras alemãs.

                Mont St Michel, aqui tirei aquela que considero a minha melhor foto. É realmente engraçado a força das marés.

                Faltou-vos ir ao Loire ver os Chateaux!!!

                Aproveita em França para atestar nas terrinhas (leclerc, plus, ou intermarché) que o Gasoil é bem mais barato
                Obrigado a todos pelos comentários!

                Traveller, o teu relato foi-me muito útil e levei-o impresso comigo. A ideia de visitar um dos castelos do Loire... esfumou-se com a chuva!

                Abasteci diesel em França no leclerc por 1,10 Euros!

                Comentário


                  #9
                  não querendo ser abusado, e sendo uma viagem que também quero fazer com a minha metade podes esclarecer:

                  1- custos totais?

                  2- quais os hoteis ao certo em que ficaste e como marcaste? booking.com?

                  Comentário


                    #10
                    Outro interessado aqui, se puderes fornecer alguns dados, hoteis e custos totais, agradecia

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                      ....

                      Alguns dados adicionais:
                      Kms totais percorridos: 4570
                      Horas de condução: 61,5
                      Média de velocidade: 63 km/h


                      ......
                      Não tem grande importancia mas um destes 3 valores não bate certo.

                      Tenho visitado mais Espanha ainda não cheguei á parte da frança (excepção feita a paris ), gostei de andorra e para ver maquinas é muito bom

                      Comentário


                        #12
                        Excelente relato, pena essa chuva toda! Ando para fazer isso há anos...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                          Obrigado a todos pelos comentários!

                          Traveller, o teu relato foi-me muito útil e levei-o impresso comigo. A ideia de visitar um dos castelos do Loire... esfumou-se com a chuva!

                          Abasteci diesel em França no leclerc por 1,10 Euros!
                          Epá virei road-book....

                          Ainda bem....se o ponho aqui é sem pingo de vaidade, apenas para compartilhar com todos e verem que é bem facil passear de carro pela Europa.

                          Tenho que por aqui a minha ultima....

                          Tens que ir ao Loire em Abril/Maio! Dentro dos Castelos não chove.

                          Comentário


                            #14
                            Muito porreiro, tambem espero ir de carro a Paris, num futuro proximo.

                            Este ano tive em Outubro uma semana nos Picos da Europa e se nao fores fazeres caminhadas acho que uma semana é excessivo, os ultimos dias ja nao sabia o que fazer, dava uma volta de manha e passava o resto do dia a xonar no quarto. lol

                            O percurso para os Picos nao compensa andar fora das Auto vias e Auto Pistas, de Vilar Formoso aos Picos so pagas portagem a chegar a oviedo, salvo erro, nao me lembra o nome ao certo mas acho que era perto de Oviedo e pelas vistas vale todos os centimos.

                            Comentário


                              #15
                              Viva pessoal,

                              gostei muito do teu relato petrus, até porque falaste na minha forma favorita de viajar, ou seja, à superfície. Um gajo entrar num avião é como ser tele-transportado e não se fica a conhecer o caminho....

                              Para alojamento barato em França costumo usar a cadeia de hoteis Formule1. Fica sempre entre os 28 e 35 euros/noite o que considero bastante atractivo. É um alojamento muito modesto, mas relativamente cómodo. Recomendo.
                              Nas minha viagens costumo usar muitas vezes a minha tenda num parque de campismo, mas em França é tramado porque está sempre a chover.

                              Conheço bem essas cidades, e tal como falaram já por aqui, também recomendo o vale do loire. Tem estradas muito giras e os castelos são muito interessantes. A quem vá à Normandia, as praias, bunkers e cemitérios são um must! aconselho também uma visita também a Cherbourg, mais propriamente à "cité de la mer", um museu dos que mais me surpreendeu até hoje.

                              Desculpa aproveitar-me do teu tópico, espero que não leves a mal.

                              Acho que está a fazer falta aqui no fórum uma secção de viagens de carro. É um tema interessante.

                              Cumprimentos

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por mpferreira Ver Post
                                ...

                                Acho que está a fazer falta aqui no fórum uma secção de viagens de carro. É um tema interessante.

                                Cumprimentos
                                Tambem acho, pelo menos um topic!!

                                Uma das coisas que gostava, quando a vida o permitir, se permitir, é ter uma autocaravana, da-me um enorme prazer conduzir e conhecer essas aldeias,vilas, cidades e...
                                Editado pela última vez por ragazzito; 12 November 2008, 21:41. Razão: erros

                                Comentário


                                  #17
                                  Viva Petrus.

                                  Chuva? Bem-vindo ao norte

                                  Da próxima vez fazes mais 500 km e vens até aqui.

                                  Comentário


                                    #18
                                    muito,muito bom,excelente roteiro!!

                                    Comentário


                                      #19
                                      bom relato petrus,
                                      para no norte de frança nunca fui, mas ainda está nos meus planos ir a LaLys, local onde o corpo expedicionário português combateu contra os alemães na Iª Grande Guerra. (fez agora 90 anos do armistício)

                                      é uma homenagem que tenho que fazer em nome do meu avô, que esteve lá e regressou, mas outros por lá ficaram.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Belo relato, Belas fotos, e BELA MÉDIA!!! Parabéns!v


                                        Cumps, BECKS

                                        Comentário


                                          #21
                                          Olá Pessoal

                                          Obrigado a todos pelos comentários e pelas dicas! Fico contente por saber que gostaram do relato. Tentei ser conciso e claro.

                                          Tentando dar algumas respostas:

                                          Não marquei nenhum hotel! Estando em época baixa não é complicado. Em França fiquei num Ibis (perto de 60 Euros casal) e em dois hoteis algo mais baratos (Por exemplo junto ao Mont ficámos numa "pensão familiar" com condições muito boas e apenas pagámos 40 Euros, petit dejeuner incluido! Muito bom mesmo!

                                          O preço final depende de muitos factores, nomeadamente da alimentação e aí somos os dois bastante comedidos e muitas vezes dispensamos a faca e o garfo. No nosso caso, diria que de 1500 Aéreos sobrou alguma coisa, incluindo já algumas compras em Andorra, mas não fizemos "vida de rico"! Feitas as contas, o mais caro mesmo foi o alojamento! Não tenho problemas em assumir que, por exemplo, parámos num "Super U", atestámos o carro, comemos uma baguete cada um e ainda comprámos comida para levar, nomeadamente fruta e água!!!

                                          Sirmister, o valor que não bate certo é o da média horária, uma vez que não foi reiniciado quando iniciámos a viagem! Faço o mea culpa!

                                          Zizo, caro amigo, se conseguir voltar a picar a minha esposa para ir de carro comigo, é óbvio que te vou visitar a Bruxelas! Não tanto pela cidade, mas mais pela amizade! Além do mais, quero muito voltar à Suiça onde não vou há mais de 10 anos! Complicado vai ser convencê-la!!!

                                          Repito o que disse: é uma experiência que vale bem a pena!!!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
                                            bom relato petrus,
                                            para no norte de frança nunca fui, mas ainda está nos meus planos ir a LaLys, local onde o corpo expedicionário português combateu contra os alemães na Iª Grande Guerra. (fez agora 90 anos do armistício)

                                            é uma homenagem que tenho que fazer em nome do meu avô, que esteve lá e regressou, mas outros por lá ficaram.
                                            Nem de propósito! O meu avô também lá esteve e regressou com vida, mas sofreu queimaduras provocadas pelo gás venenoso que o limitaram para o resto da vida!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                              Nem de propósito! O meu avô também lá esteve e regressou com vida, mas sofreu queimaduras provocadas pelo gás venenoso que o limitaram para o resto da vida!
                                              A mesma sorte não teve o meu avô paterno que por lá ficou nessa batalha. Era tenente de Infanteria.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Muito boa viagem!!!
                                                Boa descrição. Boas fotos. Parabéns!

                                                Tenho que começar a tirar umas ideias para me meter numa aventura destas.

                                                Só para ter uma ideia, quantos € pode custar uma viagem destas no total (combustível, estadia, etc etc)?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por astramaster Ver Post
                                                  Muito boa viagem!!!
                                                  Boa descrição. Boas fotos. Parabéns!

                                                  Tenho que começar a tirar umas ideias para me meter numa aventura destas.

                                                  Só para ter uma ideia, quantos € pode custar uma viagem destas no total (combustível, estadia, etc etc)?
                                                  Por acaso também gostava de saber, se não for incómodo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
                                                    Por acaso também gostava de saber, se não for incómodo.
                                                    Isso é meramente subjectivo. A minha experiência diz-me que a única coisa objectiva serão os gastos com o combustível e mesmo assim depende dos veículos e das velocidades com que nos propomos a fazer a viagem. Mas esta parte é a mais fácil, é só ver quantos quilometros fazes para os sítios que queres visitar.

                                                    A parte subjectiva é tudo o resto.

                                                    Se quiseres ficar alojado todas as noites em hoteis com algumas estrelas, comer "comida de garfo", comprar muitas lembranças... a viagem fica-te mais cara.

                                                    ou por oposição

                                                    Se quiseres levar a tenda, os sacos de cama e o roteiro dos parques (ou dormir em pequenos moteis), ir ao hiper-mercado comprar umas cenas e fazer umas sandochas, controlares os gastos desnecessários... poupas muito dinheiro e vês mais coisas.

                                                    eu encontro-me mais próximo desta última descrição embora assuma que há coisas em que não gosto de poupar. Museus e comidas locais.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A Parte dos custos é facil de calcular.

                                                      Vão ao viamichelin e tem preços de portagens e combustiveis, o que vos dá um valor aproximado destes custos.

                                                      Depois é questão de definir o precurso e as estadias onde vão ficar. Site booking.com ou do ibis da-vos os preços da estadia.

                                                      Depois é pensarem que se quiserem comer sempre de faca e garfo nunca vos sai menos do que 15€ por cabeça.

                                                      Depois vem a parte variavel, entradas em monumentos, lanches, parques estacionamento, cafés etc etc etc.

                                                      Nos quando fomos á Austria ficou-nos em 2500-3000€. Foram 15 dias, em hoteis de qualidade Ibis para cima (somos 4 dos quais 2 são crianças). Alguma comida no MAC e em Vienna ficamos num hotel com micro-ondas.

                                                      As estadias em França são baratas comparadas com as de Italia. A comida é carrissima em França e muito mais acessivel em Italia. Tudo depende támbém para onde vais.



                                                      já agora passem no meu tópico da Baviera - Austria mandar umas postas de pescada!!

                                                      Petrus desculpa lá utilizei o teu tópico para publicitar o meu!!
                                                      Editado pela última vez por Traveller; 13 November 2008, 17:33.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Ate acho que fazer o planeamento dos custos de uma viagem destas não é dificil.

                                                        Quando fui para os Picos da Europa, embora uma viagem mais pequena, fiz o seguinte..

                                                        Para o gasoleo/ portagens fui ao via michelin, como o traveller referiu, ver os kilometros de casa ao destino e respectivas portagens, somei mais 700 kilometros para as voltas por la uma vez que ia ficar uma semana.

                                                        Hotel reservei com antecedencia atraves do Booking.com, quarto duplo com pequeno almoço, 7 noites, nao chegou a 500€ o quarto duplo e gostei bastante do hotel, muito simpatico com uma envolvente fantastica. ( http://www.booking.com/hotel/es/casa...53fd63e93e60a8 )
                                                        .

                                                        Comer tinha feito contas para 30/35€ por casal mas ao chegar la constatei que quase todos os restaurantes têm um menu que inclui dois pratos mais pão, cafe, bebida e sobremesa por 10€ pessoa e não se pense que so existia 4 pratos para se escolher dois ou so duas sobremesas, havia mesmo bastante variedade.
                                                        Fiquei agradavelmente surpreendido com a comida pois ao contrario do resto de espanha ali come-se bem.

                                                        Depois foi so juntar as contas uns trocos para souvenirs ou outros pequenos gastos, contas feitas gastei por duas pessoas, em 8 dias, a volta de 1000€.

                                                        Isto tudo para um casal jovem, com miudos a conversa deve ser mais complicada. lol
                                                        Editado pela última vez por ragazzito; 13 November 2008, 18:36.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          por acaso no verao fiz a viagem ate andorra e RECOMENDO ,e por causa das coisas vou voltar la no final do mes ( a ver se nao vou ter prblemas com neve) , os custos da viagem para duas pessoas deve ter ficado pelos 700€ gasolina comida e dormida em parques de campismoe prendas .

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X