Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Os portugueses e as passadeiras

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Código da Estrada] Os portugueses e as passadeiras

    Alguém me passa explicar qualquer é o problema que os condutores portugueses têm e que faz com que estes não parem nas passadeiras?

    Há umas situações, então, que são escandolosas:

    • Estrada com mais do que uma faixa no mesmo sentido, pára um carro na passadeira, mas os outros seguem - será que estes acham que o outro parou só porque é maluco?
    • Estrada com trânsito nos dois sentidos, um pára e os que vêm de frente não o fazem - será que acham que o outro só está a olhar para uma gaja boa?

    Ainda hoje, estavam duas crianças à espera de passagem, de noite. Paro, mas os carros que vêm de frente não fazem o mesmo. Farto-me de dar máximo, buzinar, mas eles ainda mandam vir...

    Não sou um condutor exemplar e também desrespeito o CE. No entanto, tenho sempre muita atenção às passadeiras. São situações de perigo elevado e, acima de tudo, de respeito pelos peões.

    Será que esta gente não se lembra que, por vezes, também são peões, ou que os seus filhos têm que usar as passadeiras?

    Por mais que tente, não consigo entender a falta de civismo e capacidade para a condução dos portugueses.

    Foi mais um desabafo do que outra coisa, até porque não serei eu a mudar o mundo...

    #2
    Eu acho que o pessoal quando se senta ao volante, esquece-se das coisas que manda vir quando é peão (e vice-versa tb acontece).

    Ainda ontem chego a uma passadeira e vejo um comercial a aproximar-se, eu fiquei quieto pois vi que vinha distraido e não me tinha visto. Atras vinha uma SW que o condutor viu-me perfeitamente e simplesmente continuou a andar...

    Comentário


      #3
      A mim pessoalmente, chateia-me mais a forma como certos peões a atravessam. Hoje por exemplo no fórum de almada, uma rapariga com cerca de 25 anos, "atirou-se" literalmente para a passadeira sem olhar, porque ia a mandar uma mensagem, ou lá o que fosse, ao telemóvel. Nem sequer olhou para a estrada e a forma como vinha a caminhar no passeio, foi a forma como se fez à estrada. Eu travei quase em cima, o carro da outra via travou quase em cima e ela nem sequer pestanejou, sempre a olhar para o telemóvel. Acredita que me apeteceu sair do carro e mandar-lhe dois pares de estalos

      Comentário


        #4
        Aquilo que o M3, na minha opiniao é mesmo preocupante... Os peoes, por vezes, por haver uma passadeira acham-se senhores de tudo, logo entram na passadeira sem sequer olhar ou tentar perceber se o carro que vem tem espaço para parar em segurança...
        Se vem um camiao carregado a 10 metros??!! Mesmo que venha à velocidade recomendada, pode nao dar tempo para parar, as pessoas nao se lembram disso???

        Tudo bem que nós como condutores tambem nao somos 100% atentos ou cumpridores quanto as passadeiras, mas por vezes dão-se acidentes e culpa-se o condutor, quando com jeitinho, este ate nem tem culpa e fez os possiveis para que nao acontecesse...

        Comentário


          #5
          Situações como descreve o M3 já se passaram comigo e por vezes só apetece carregar no acelerador em vez do travão
          As pessoas, enquanto peões, não tem o minimo cuidado a atravessar uma estrada e depois a culpa é sempre do desgraçado do condutor.
          É como aqueles que levam meio-hora a atravessar a estrada ou até vão muito devagar para gozar com os condutores.
          Esses já meti varios a testar a elasticidade das pernas
          Aquilo é para passar e não para passear

          Quanto ao resto, sou muito cuidadoso e atencioso nas passadeiras, dando sempre passagem ás pessoas.

          Comentário


            #6
            A mim não foi numa passadeira mas estava a uns 5m da mesma. (estacionamento após a passadeira é permitido).

            Então mal tinha estacionado.. saio muito enconstado ao carro e aparece-me um velho que se atira literalmete para cima de mim quase me atropelando.

            Claro que não sairam umas palavras de bom civismo da minha parte. Mas se o gajo parasse, era bem capaz de o levar para o hospital com uma queixa de tentativa de atropelamento.

            Mas porque é que existem pessoas assim... Que raiva

            Comentário


              #7
              Se os utilizadores das latas se lembrarem que antes delas existirem já existiam peões, saberiam respeitar as passadeiras!
              Além disso neste país onde andar com uma rodinha na mão passou a ser condição de sobrevivência, é de louvar quem ainda anda a pé de deixa a lata em casa!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Teodoro Ver Post
                Se os utilizadores das latas se lembrarem que antes delas existirem já existiam peões, saberiam respeitar as passadeiras!
                Além disso neste país onde andar com uma rodinha na mão passou a ser condição de sobrevivência, é de louvar quem ainda anda a pé de deixa a lata em casa!
                Deves pensar que todos moram na cidade com transportes á porta de casa ou que trabalham a 5 minutos de casa...

                É preciso ter LATA!

                É um dever dos automobilistas dar passagem aos peões nas passadeiras como é também dever dos peões tomar todas as precauções antes de iniciar a travessia da mesma.

                E falo como automobilista, motociclista e peão...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Teodoro Ver Post
                  Se os utilizadores das latas se lembrarem que antes delas existirem já existiam peões, saberiam respeitar as passadeiras!
                  Além disso neste país onde andar com uma rodinha na mão passou a ser condição de sobrevivência, é de louvar quem ainda anda a pé de deixa a lata em casa!
                  Sinceramente, deves estar no sitio errado.

                  Devias era estar no forum Anda a Pé Online e não no Autohoje Online

                  Quanto á lata, desde que ande, não importa o facto de lata.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Teodoro Ver Post
                    Se os utilizadores das latas se lembrarem que antes delas existirem já existiam peões, saberiam respeitar as passadeiras!
                    Além disso neste país onde andar com uma rodinha na mão passou a ser condição de sobrevivência, é de louvar quem ainda anda a pé de deixa a lata em casa!
                    Eh pah... uma coisa e certa, peao nao es, porque LATA tens... e muita!!

                    tal como ja foi dito... e dever dos condutores de tomarem atençao e tentarem prever algumas situaçoes, mas tambem e dever dos peoes de tomar precauçoes para poder atravessar em segurança...

                    No meu caso, sou muitas vezes condutor da mesma maneira que sou muitas outras peao... e faço sempre por tomar precauços para nao por em risco a minh aintegridade bem como a dos outros...

                    Cumps

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                      [list][*]Estrada com mais do que uma faixa no mesmo sentido, pára um carro na passadeira, mas os outros seguem - será que estes acham que o outro parou só porque é maluco?
                      Já vi um rapaz a ser atropelado nestas circunstâncias .

                      No geral concordo com a tua opinião e fico mesmo f*dido quando esta situação acontece, de pára um e o outro que vai não faixa ao lado não pára!

                      Comentário


                        #12
                        Eu fui atropelado por um Mota que simplesmente vinha a ultrapassar um carro que tinha dado passagem tanto a mim como a outros peões...mas com a sorte que tenho só eu é que levei com a Mota...

                        Ele alem de vir a utrapassar com Traço Continuo vinha a mais de 80km/h numa zona de 50km/h...

                        Caso arquivado passados 10 anos e uma ideminização que nem para 1/3 das despesas médicas davam para cobrir...

                        Muita Bom...

                        Comentário


                          #13
                          Eu como peão olho, e se vejo que ele tem tempo para parar, meto o pé no alcatrão e espero que ele abrande para continuar a atravessar, caso não abrande matenho o pé no alcatrão na esperança que o próximo carro pare. Algum ainda sou atropelado
                          Como condutor, estou sempre atento de lado a lado se vem peões. Paro quase sempre. Outras vezes ainda tenho que apitar pois os velhotes por vezes estão a olhar para o outro lado ou para as nuvens.
                          Já me aconteceu tambem alguem estar parado na passadeira, mas não queria atravessar

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Nuno MCC II Ver Post
                            Já vi um rapaz a ser atropelado nestas circunstâncias .

                            No geral concordo com a tua opinião e fico mesmo f*dido quando esta situação acontece, de pára um e o outro que vai não faixa ao lado não pára!
                            Já chamei uns quantos nomes por causa disso.
                            Sem exagero, acho que isto me aconteces todos os dias!

                            Comentário


                              #15
                              A estrada é para os carros, e o passeio para os peões, sendo que como peão só atravesso a passadeira depois de todos os carros passarem, excepto se for trânsito compacto, e não haja hipótese de aguardar
                              Como peão, também não admito carros a ocupar literalmente o passeio, fazendo com que os peões ao contornar o veículo, tenham que passar na faixa de rodagem Já não seria a 1ª vez que passo por cima, ou que levo um espelho sem querer

                              Comentário


                                #16
                                E ainda existem os casos de avenidas/ruas com placa central e onde muitos condutores julgam que são duas passadeiras por ter a placa central.

                                Eu já fui atropelado numa passadeira do tipo que escrevi acima, já depois de ter atravessado duas faixas de um dos sentidos e estar na "segunda" faixa do outro sentido.

                                À gente que conduz sem prestar atenção nenhuma ao que faz!

                                Outra situação que me irrita é porem passadeiras depois de paragens de autocarros em ruas de sentido único. Nesta situação a passadeira estar antes evitava muitas travagens bruscas e atropelamentos.

                                Todos os dias pouco antes de chegar a casa passo por uma passadeira que está depois de uma paragem de autocarro.
                                Quando me aproximo, nos dias em que está um autocarro parado, abrando bastante por ter ZERO de visibilidade dos peões, 99% destas vezes o tipo(a) que vem atrás de mim é notório que fica furioso.

                                Devem achar que faço aquilo por "gozo".

                                Comentário


                                  #17
                                  Claro que tambem ha casos de distracçao ao volante..

                                  como por exemplo uma vez (quando andava a tirar a carta) nao sei em que estava a pensar, nao reparei que ia uma Sra a passar na passadeira, e como ela tava vestida de Preto e branco (inda para mais a camisola era as riscas pretas e brancas largas!) nao me despertou da distracçao, a sorte foi o instructor ter visto com tempo

                                  cumps

                                  Comentário


                                    #18
                                    Uma das coisas que gostava que me explicassem, é o porquê de as passadeiras estarem logo à saída das rotundas, em certos casos...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Esta situação das duas faixas de rodagem e passadeira costumo pôr 4piscas para ajudar a perceber que há uma situação de perigo.

                                      Isto é tudo junto... peões distraidos, condutores distraidos e depois resulta em azares.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                                        Esta situação das duas faixas de rodagem e passadeira costumo pôr 4piscas para ajudar a perceber que há uma situação de perigo.

                                        Isto é tudo junto... peões distraidos, condutores distraidos e depois resulta em azares.
                                        Isso não faz com que os que te vêem a dar os 4 piscas ultrapassem porque pensam que vais parar?

                                        Por acaso com as passadeiras a conduzir tenho sempre cuidado, principalmente porque como peão se tiver de fazer um espertinho carregar a fundo no pedal do meio porque não ia parar para eu passar, eu não me faço de rogado. E já ouvi muitas vezes o chiar de pneus... aposto que nas passadeiras seguintes tiveram mais cuidado. Não me mando para a frente de nenhum carro (felizmente não sou suicida), mas chego à passadeira olho, faço-me ver e passo. Se alguém ia com pressa que abrandasse antes assim escusava de parar.

                                        Mais do que os que não param... enerva-me os que nos contornar... nunca vos aconteceu? Estarem já a passar, chegar um carro e ele contornar-vos? Enfim...

                                        Enquanto muitos condutores não se aperceberem que não precisam de travar... um abrandamento antecipado chega muito bem para deixar passar os peões.

                                        Por outro lado enquanto condutor aquelas pessoas que ficam em frente à passadeira, um gajo pára e eles mandam seguir porque estavam lá a fazer não sei o quê... mete-me nervos. Mania de ficarem parados em frente às passadeiras à espera que o sol desça.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por RK7 Ver Post
                                          Eh pah... uma coisa e certa, peao nao es, porque LATA tens... e muita!!

                                          tal como ja foi dito... e dever dos condutores de tomarem atençao e tentarem prever algumas situaçoes, mas tambem e dever dos peoes de tomar precauçoes para poder atravessar em segurança...

                                          No meu caso, sou muitas vezes condutor da mesma maneira que sou muitas outras peao... e faço sempre por tomar precauços para nao por em risco a minh aintegridade bem como a dos outros...

                                          Cumps
                                          Coitadinhos dos condutores...
                                          Tenho vizinhos cujos papás andavam a pé porque nem dinheiro deveriam ter para comprar um carrinho de mão, mas hoje para mostarem que "subiram na vida" até vão ao café da esquina com a porcaria da carripana!
                                          Vou de bicicleta a um qualquer local de Lisboa e vejo bem o "respeito" com que a generalidade dos camelos da latas tratam quem se preocupa com o ambiente e deixa a lata em casa!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Teodoro Ver Post
                                            Coitadinhos dos condutores...
                                            Tenho vizinhos cujos papás andavam a pé porque nem dinheiro deveriam ter para comprar um carrinho de mão, mas hoje para mostarem que "subiram na vida" até vão ao café da esquina com a porcaria da carripana!
                                            Vou de bicicleta a um qualquer local de Lisboa e vejo bem o "respeito" com que a generalidade dos camelos da latas tratam quem se preocupa com o ambiente e deixa a lata em casa!
                                            Oh Teodoro, não deixas de ter uma certa razão, sobre as pessoas que quase colocam a viatura dentro do café, estacionada literalmente na faixa de rodagem, para comer o "bolinho"

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Teodoro Ver Post
                                              Coitadinhos dos condutores...
                                              Tenho vizinhos cujos papás andavam a pé porque nem dinheiro deveriam ter para comprar um carrinho de mão, mas hoje para mostarem que "subiram na vida" até vão ao café da esquina com a porcaria da carripana!
                                              Vou de bicicleta a um qualquer local de Lisboa e vejo bem o "respeito" com que a generalidade dos camelos da latas tratam quem se preocupa com o ambiente e deixa a lata em casa!
                                              de certeza que nao a deixas em casa, pois lata tens em todo o lado!... "Coitadinhos dos condutores..." gostava de ver te a sair de Lisboa... deves pensar que toda a gente mora "ao pe das coisas", que para ir as compras, atravessa a estrada...
                                              gostava de te ver fora de lisboa... gostava de ver o que farias se fosses sossegadinho a conduzir normalmente, e um peao atravessasse a estrada a correr... Numa passadeira claro...

                                              eu nao tou a dizer que nao ha "camelos" na estrada... porque os ha!! mas tambem andam muitos "Camelos" nos passeios...

                                              e depois acidentes acontecem... se as pessoas tiverem o cuidado de tomar as prevençoes necessarias (tanto condutores como peoes) estes casos diminuiriam imenso...

                                              Cumps
                                              Editado pela última vez por RK7; 20 December 2008, 17:55.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu desde que vi pessoal aqui a defender que o peão deveria agradecer quando um carro para numa passadeira fiquei esclarecido...

                                                Em relação à convivência carro, peão e agora onde vivo bicicleta...vejo desrespeito em todas as partes, mas sinceramente como peão e ciclista tenho visto menos atropelos por parte dos automobilistas do que dos peões ou ciclistas.
                                                Aliás acho que aqui o problema maior é a relação peão/bicicleta Desde ciclistas que não sabem que ao andarem no passeio é para andarem devagar e com calma a peões que se atiram para cima das ciclovias sobre risco de atropelamento e/ou colisão entre bicicleta e carro, já vi de tudo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                  Eu desde que vi pessoal aqui a defender que o peão deveria agradecer quando um carro para numa passadeira fiquei esclarecido...

                                                  Em relação à convivência carro, peão e agora onde vivo bicicleta...vejo desrespeito em todas as partes, mas sinceramente como peão e ciclista tenho visto menos atropelos por parte dos automobilistas do que dos peões ou ciclistas.
                                                  Aliás acho que aqui o problema maior é a relação peão/bicicleta Desde ciclistas que não sabem que ao andarem no passeio é para andarem devagar e com calma a peões que se atiram para cima das ciclovias sobre risco de atropelamento e/ou colisão entre bicicleta e carro, já vi de tudo.
                                                  Ciclistas a andar no passeio

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                    Ainda hoje, estavam duas crianças à espera de passagem, de noite. Paro, mas os carros que vêm de frente não fazem o mesmo. Farto-me de dar máximo, buzinar, mas eles ainda mandam vir...
                                                    É mais difícil reparar em peões que vêm do lado esquerdo, pois não estão visíveis ao condutor, como aqueles que se apresentam na passadeira do nosso lado.

                                                    Sem dúvida que todos deveriam ter a precaução com os sinais das passadeiras, mas a verdade é que a maior parte dos condutores portugueses guia 'por instinto' e pura e simplesmente não liga à sinalização vertical.

                                                    Agora também me parece importante que não uses de forma alguma sinais de máximos nessas circunstâncias pois estás a piorar a visibilidade de quem vem e ou, a chamar a atenção deles para o teu carro e não para a passadeira, ou os peões.

                                                    Michael

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por M3 Ver Post
                                                      Ciclistas a andar no passeio
                                                      Aqui é permitido aos ciclistas andar no passeio com a bicicleta na mão, ou montado sem atropelos aos peões, ou seja, no passeio têm de andar devagar e dar prioridade aos peões. Simples para a maioria, complicado para alguns anormais que aqui andam que às vezes quase "passam a ferro" peões.

                                                      EDIT: Das poucas coisas que são proibidas ao ciclista é entrar nos estabelecimentos com a bicicleta (por falta de espaço)...mas já vi cafés onde isso é permitido.
                                                      Editado pela última vez por ; 21 December 2008, 09:14.

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X