Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fraude a Seguradoras

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fraude a Seguradoras


    Provocaram 138 acidentes para enganar seguradoras


    00h30m

    SALOMÃO RODRIGUES
    Dois donos de oficinas de automóveis e um empregado de stand, de Santa Maria da Feira, são acusados de ter simulado pelos menos 138 acidentes rodoviários, entre 2000 e 2006, para enganar seguradoras. Ministério Público de Espinho acusou 46 pessoas por burlas que renderam 750 mil euros.
    Os dois alegados cérebros do "esquema organizado" são, segundo a acusação do Ministério Público (MP) do tribunal de Espinho, dois proprietários de oficinas de reparação de automóveis, em Lobão e Caldas de S. Jorge, Feira. Esta sexta-feira, deveriam ter sido interrogados em tribunal, mas faltaram alegando doença. Sorte diferente teve o funcionário de um stande de automóveis, também arguido, que foi preso preventivamente, no mesmo dia.
    As burlas, que terão provocado 750 mil euros de prejuízos às seguradoras, passavam por duas modalidades de acidentes: alguns eram previamente combinados entre os intervenientes e noutros os condutores dos carros atingidos desconheciam a verdadeira intenção do embate. Os arguidos "não se preocupavam minimamente com as consequências", "nomeadamente com a integridade física dos condutores dos outros veículos e dos respectivos passageiros" acusa o MP.
    Os dois donos de oficinas contaram com a colaboração de vários condutores. Os locais dos acidentes (pouco movimentados) e a hora (normalmente ao início da (noite) eram previamente combinados. Só na Rotunda de Santo Ovídio, em Vila Nova de Gaia, foram registados 12 casos (ver infografia). Espinho, sobretudo as ruas do centro, era outra das zonas preferidas do grupo .
    Mas a burla tinha outros ainda contornos mais elaborados. A investigação, levada a cabo por dois elementos da PSP de Espinho - a 26 de Junho de 2007 foram detidas seis pessoas -, apurou que os veículos seriam previamente preparados com peças estragadas, sobretudo na frente onde, por regra, eram embatidos. Isto implicava reparações mais caras e, consequentemente, mais avultadas indemnizações pagas pelas seguradoras. Para transmitir a ideia de maior violência dos embates era provocado também o disparo dos "airbag".
    A acusação adianta ainda que, por vezes, a chapa dos veículos era previamente danificada no local provável da colisão. Nestes casos, os carros que participavam na simulação nem sequer chegavam a tocar-se. O condutor da viatura com prioridade encenava depois um despiste e embatia num poste ou num muro, a fim de provocar mais estragos.
    "Nestes acidentes os condutores que por vezes constam da participação policial ou das declarações amigáveis de acidente de automóvel não eram os verdadeiros intervenientes" mas, adianta o MP, "seguiam ao lado do motorista, identificando-se como condutores perante as autoridades policiais que, a pedido dos mesmos, compareciam no local".
    Para tornar a operação ainda mais rentável, os suspeitos substituíam peças boas por peças estragadas nas viaturas acidentadas e causavam mais algumas amolgadelas antes da peritagem.
    Nos acidentes que não eram alvo de combinação prévia, os arguidos procuravam rotundas, cruzamentos ou entroncamentos e circulavam até aparecer uma oportunidade de embater noutro veículo, por exemplo junto a vias com sinal de stop ou de aproximação de estrada com prioridade. "Nestes acidentes, os arguidos, ao invés de travarem ou desviarem, como podiam e deviam, evitando o embate, imprimiam maior velocidade ao veículo que conduziam e não permitiam ao outro condutor qualquer reacção", diz o MP.
    Outra burla passava por participar simular quebras de vidros que não tinham ocorrido. Um fio de pesca num pára-brisas molhado dava a nítida impressão, nas fotografias apresentadas, que o mesmo estava partido. Segundo o MP, os arguidos chegavam até a ir ao hospital, mesmo não estando feridos, para mais tarde poderem solicitar a respectiva indemnização às seguradoras.
    Fonte

    De acordo com a noticia na RTP, não havia grande preocupação nos danos corporais que pudessem acontecer nos terceiros (que não pertenciam ao esquema).

    E como estes existiram outros por aí...

    #2
    Na rotunda de St.o Ovídio e em Espinho não é preciso combinar acidentes, eles acontecem por natureza.

    Neste casos eles acelararam a distância temporal destes.

    Por falar nisso estou há 1 ano à espera da resolução de um acidente que tive, onde não tive culpa, onde foram adulterados documentos na Camara de Gaia e esta heim??

    Ainda estou com esperanças.

    Para ser enganado basta andar por ai.

    Comentário


      #3
      espinho há la uma rua que é quem quiser la substituir a frente de borla é só la passar ;)

      mas assusta so pensar nestes esquemas!!
      :|

      Comentário


        #4
        Infelizmente este caso não é novidade, mas antes um dos poucos a que foi dada cobertura na comunicação social.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
          Infelizmente este caso não é novidade, mas antes um dos poucos a que foi dada cobertura na comunicação social.
          Sim, representa uma "mentalidade" ainda muito em moda, que as cias. tem muito €€€ e por isso podem pagar tudo e mais alguma coisa.

          O pessoal esquece-se que por norma quem "paga" são outros, os que tem o agravamento e, aquele que ficam mais tempo à espera porque o Segurador, com receio de casos destes, demora mais tempo a tomar uma posição.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
            Sim, representa uma "mentalidade" ainda muito em moda, que as cias. tem muito €€€ e por isso podem pagar tudo e mais alguma coisa.

            O pessoal esquece-se que por norma quem "paga" são outros, os que tem o agravamento e, aquele que ficam mais tempo à espera porque o Segurador, com receio de casos destes, demora mais tempo a tomar uma posição.
            Ora, nem mais!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
              Ora, nem mais!
              Se mudasse o titulo para seguradora engana segurado, já tinha 50000 histórias, assim...

              Comentário


                #8
                ao tempo que já se sabe disso.

                é na freguesia ao lado de onde moro, em lobão.

                além desses há uns quantos em Lourosa e santa Maria de lamas.pelo que soube este fim de semana.

                é muito bem feita haviam era de ir todos lá para dentro.

                fiquei mesmo a pensar na "sorte" que tive, é passa na rua da rotunda que mostraram na tv 2 e 3 vezes por dia quando andava lá no ISPGAYA.

                enfim anda tudo atrás de dinheiro fácil através de esquemas.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                  Se mudasse o titulo para seguradora engana segurado, já tinha 50000 histórias, assim...

                  Não tenhas a mínima duvida! Mas infelizmente continuam a existir crimes socialmente aceites...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                    Não tenhas a mínima duvida! Mas infelizmente continuam a existir crimes socialmente aceites...

                    É o suposto" roubar aos ricos para dar aos pobres"...e vale tudo neste simpático país!!

                    Esses Senhores são os mesmos que depois vão para as companhias de seguros reclamar que os sinistros estão muito demorados!!
                    As companhias infelizmente têm que se defender destas situações, mas a culpa para a pessoas comum é sempre do mesmo!!

                    Comentário


                      #11
                      Diga-se de passagem que não apoio qualquer tipo de iniciativa que tenha o intuito de burlar.

                      Mas, qd o alvo são as seguradoras não me sinto propriamente lesado, sendo que estas também não são "pessoas de bem".

                      Amor com amor se paga

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
                        Diga-se de passagem que não apoio qualquer tipo de iniciativa que tenha o intuito de burlar.

                        Mas, qd o alvo são as seguradoras não me sinto propriamente lesado, sendo que estas também não são "pessoas de bem".

                        Amor com amor se paga
                        Então conta lá pq?

                        Pelas histórias que se ouvem por aí?
                        É que nos milhares de sinistros que há todos os anos, os casos que entram em litigio são muito poucos...

                        E atenção que eu já disse aqui no forum, que passo os dia a reclamar a seguradoras...

                        Comentário


                          #13
                          Valium, não estou a falar de acordo com boatos, mas tenho antes uma situação em curso contra uma seguradora.

                          Uma situação em que eu fiz uma participação na seguradora por vandalismo, queixa na policia e uma declaração da marca (e não de uma garagem de esquina) onde me dão razão.

                          O perito, que segundo os mecanicos da marca, apenas olhou de relance para o meu carro, considera que é desgaste do material... (estamos a falar de uma capota rasgada e não deteriorada).

                          Organismos de mediação... faltas de comparência, até que após várias sessões, o organismo decidiu a meu favor.
                          Recurso atrás de recurso... já passou mais de um ano.

                          Dai não ter pena das seguradoras...

                          Comentário


                            #14
                            Tiveste um assunto que não correu bem. Como disse acontece, mas estes são a minoria.
                            (e falo em relação à area automóvel).

                            Apesar de a percentagem ser minima, é obvio que as pessoas ficam lesadas e descontentes com as seguradoras em geral.

                            Comentário


                              #15
                              - Um telemóvel avaria na garantia e, após envio para reparação, recebemos a resposta que foi encontrada "humidade" no interior, o que não está coberto pela garantia, isto mesmo que o nosso telemóvel nunca tenha saído de uma redoma de vidro.

                              Nunca vi ninguém a dizer que, genericamente, os fabricantes de telemóveis não são "pessoas de bem"...

                              - O nosso carro novo com 40000kms queima a embraiagem e nós, sabendo que temos o máximo dos cuidados e tratamos o carro nas palminhas, reclamamos. A marca diz que é desgaste de material e não assume a reparação em garantia.

                              Nunca vi ninguem a dizer que, genericamente, os fabricantes de automóveis não são "pessoas de bem"...

                              - Compramos um secador de cabelo e chegamos a casa e vemos que é extremamente barulhento, pelo que regressamos á loja para o trocar, mas a loja não o faz porque é um "produto de higiene".

                              Nunca vi ninguem a dizer que, genericamente, as lojas de electrodomésticos não são "pessoas de bem".

                              - Vamos almoçar fora e o bacalhau á brás provoca-nos uma valente gastroenterite.

                              Nunca vi ninguem a dizer que, genericamente, os restaurantes não são "pessoas de bem"...

                              Podia ficar aqui a noite toda, mas acho que já perceberam o sentido do meu post.

                              É evidente que há, e haverá, sempre processos que correm mal, mas esses são gotas no imenso oceano de processos resolvidos de forma célere e a grado dos intervenientes.

                              Querem acreditar, acreditam, querem continuar a generalizar sem fundamento, continuem.

                              Comentário


                                #16
                                Isto passou-se na minha terra, e já era conhecido a 1 anos atras ...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                  - Um telemóvel avaria na garantia e, após envio para reparação, recebemos a resposta que foi encontrada "humidade" no interior, o que não está coberto pela garantia, isto mesmo que o nosso telemóvel nunca tenha saído de uma redoma de vidro.

                                  Nunca vi ninguém a dizer que, genericamente, os fabricantes de telemóveis não são "pessoas de bem"...

                                  - O nosso carro novo com 40000kms queima a embraiagem e nós, sabendo que temos o máximo dos cuidados e tratamos o carro nas palminhas, reclamamos. A marca diz que é desgaste de material e não assume a reparação em garantia.

                                  Nunca vi ninguem a dizer que, genericamente, os fabricantes de automóveis não são "pessoas de bem"...

                                  - Compramos um secador de cabelo e chegamos a casa e vemos que é extremamente barulhento, pelo que regressamos á loja para o trocar, mas a loja não o faz porque é um "produto de higiene".

                                  Nunca vi ninguem a dizer que, genericamente, as lojas de electrodomésticos não são "pessoas de bem".

                                  - Vamos almoçar fora e o bacalhau á brás provoca-nos uma valente gastroenterite.

                                  Nunca vi ninguem a dizer que, genericamente, os restaurantes não são "pessoas de bem"...

                                  Podia ficar aqui a noite toda, mas acho que já perceberam o sentido do meu post.

                                  É evidente que há, e haverá, sempre processos que correm mal, mas esses são gotas no imenso oceano de processos resolvidos de forma célere e a grado dos intervenientes.

                                  Querem acreditar, acreditam, querem continuar a generalizar sem fundamento, continuem.

                                  Obviamente existem boas praticas e más praticas em todos os sectores, contudo quando nos referimos às seguradoras envolvem valores avultados, o que logicamente poderá causar transtornos superiores.

                                  No meu caso pessoal, desembolsar 5000€ no momento (tendo em conta que não poderia andar com a capota danificada) não foi facil.

                                  Mas recorda-te daquela explusão em Setubal, que danificou um prédio há uns 2 anos... as pessoas ainda estão à espera do OK da seguradora para reparar o prédio.

                                  Poderiamos referir centenas de acidentes pessoais com indemnizações aquém do valor real...

                                  Logicamente, ficar com o carro parado ou com o telm avariado é desagradavel... mas não tem as mesmas repercursões.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
                                    Obviamente existem boas praticas e más praticas em todos os sectores, contudo quando nos referimos às seguradoras envolvem valores avultados, o que logicamente poderá causar transtornos superiores.
                                    Então e quando falamos de carros de 50000€ em que as marcas não querem assumir defeitos de fabrico em garantia?

                                    Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
                                    No meu caso pessoal, desembolsar 5000€ no momento (tendo em conta que não poderia andar com a capota danificada) não foi facil.
                                    Acredito, mas sem saber os contornos exactos da situação não me pronuncio.

                                    Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
                                    Mas recorda-te daquela explusão em Setubal, que danificou um prédio há uns 2 anos... as pessoas ainda estão à espera do OK da seguradora para reparar o prédio.
                                    Recordo e estás mal informado pois as várias seguradoras já se entenderam relativamente ás centenas de apólices de seguros em causa e o prédio está a ser reparado. No entanto, isto não é exemplo pois envolve centenas de apólices, várias seguradoras, milhões de euros de prejuízos que têm que ser partilhados, enfim, um caso excepcional que deve ser analisado separadamente.

                                    Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
                                    Poderiamos referir centenas de acidentes pessoais com indemnizações aquém do valor real...
                                    Não entendi concretamente a que te referes, mas os seguros de AP têm limites rígidos de indemnização. Caso disso é o seguro de ocupantes (AP) em que a seguradora paga, como é evidente, até ao valor contratado e nem mais um cêntimo.

                                    Mas de qualquer forma tambem podemos optar por falar das centenas de milhar de processos que são resolvidos célere e eficazmente e aos quais, infelizmente, não é dada qualquer relevância.

                                    Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
                                    Logicamente, ficar com o carro parado ou com o telm avariado é desagradavel... mas não tem as mesmas repercursões.
                                    Não tem? Eu que dependo do meu carro e que, sem ele, não tenho ordenado, achas que não tem as mesmas repercussões?


                                    Enfim, voltamos sempre ao mesmo. Uma seguradora é uma empresa que visa o lucro e que é gerida por pessoas. Essas pessoas são humanas e errar é humano, logo, as seguradoras tambem erram. No entanto, fazendo o rácio entre processos tratados/encerrados e processos contenciosos, este é idêntico ao rácio de qualquer actividade económica.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Lamento não haver pessoas com coragem para denunciar mais casos destes, e não me refiro unica e exclusivamente às seguradoras.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Há-de haver sempre a tentação de bater nos "grandes" mesmo que a percentagem de casos litigiosos, em comparação com a totalidade de ocorrências, é muito pequena.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Nem sempre é só a tentação de bater nos grandes. No meu caso pessoal, não tenho nada a agradecer à seguradoras...

                                          1º caso - este é particular, e não o vou generalizar a todos os agentes, obviamente. Mas foi muito chato ter um acidente, accionar o seguro, ter inclusivé o selo verde no carro com a data de início de 8 meses antes (era anual) e quando vou ver... a seguradora não tem qualquer conhecimento da simples existência do meu carro. O agente não comunicou o seguro à agência e claro, ela descartou-se.
                                          Já agora aproveito para perguntar - como é que isto é possível? Pensei que os agentes servissem de intermediários e que fosse sempre a agência a emitir os documentos...

                                          2º caso - percebo, mas é claro que uma pessoa fica revoltada com a forma como se fazem as coisas: valor de reparação, 2.000 euros, valor venal, 1.000 euros. Num carro em perfeitas condições, apesar de ter na altura 15 anos. Dá vontade de exigir que me encontrem então um carro semelhante por esse valor...

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X