Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida - Condução

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dúvida - Condução

    Tenho ouvido no forum que os jipes necessitam de uma condução diferente e também de uma manutenção especifica.

    Jipes ou Suv´s como Freelander, CRV, Terranos II etc etc que se conduzem com a mesma facilidade que uma break... são assim tão diferentes??

    Em que aspectos a condução deve ser diferente?

    #2
    da vezes que andei com Jipes so mesmo o tamanho é que me fez alguma diferença...de resto conduzi normalmente. Cuidado apenas nas curvas...

    um SUV então ainda se assemelha mais a um carro normal.

    Comentário


      #3
      A irmã de uma amiga minha virou 2.

      Não esquecer que nesses carros o centro de gravidade é mais alto, portanto andar a balançar com o carro não é boa ideia. Para além disso, o peso do jipe é outro problema.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
        A irmã de uma amiga minha virou 2.

        Não esquecer que nesses carros o centro de gravidade é mais alto, portanto andar a balançar com o carro não é boa ideia. Para além disso, o peso do jipe é outro problema.
        Exactamente... as distâncias de travagem são bem superiores.

        Mas os novos SUV's já possuem sistemas electrónicos que fazem com que a sua condução se aproxime muito de um carro normal...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
          da vezes que andei com Jipes so mesmo o tamanho é que me fez alguma diferença...de resto conduzi normalmente. Cuidado apenas nas curvas...

          um SUV então ainda se assemelha mais a um carro normal.
          De facto, não tenho muita experiência com jipes, mas o único que me fez de facto diferença, foi um Defender 110, que parecia um autocarro.
          De resto o Freelander curto, não me faz diferença nenhuma.

          Comentário


            #6
            Eu tenho um jipe e de facto o maior problema é arranjar lugar para estacionar...

            Comentário


              #7
              Normalmente os jipes são mais altos e mais pesados com tudo o que isso acarreta, em termos de aderência e cuidados na travagem etc.

              Nos mais recentes a electronica trata de tudo , nos mais antigos é que é preciso alguma precaução!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
                Tenho ouvido no forum que os jipes necessitam de uma condução diferente e também de uma manutenção especifica.

                Jipes ou Suv´s como Freelander, CRV, Terranos II etc etc que se conduzem com a mesma facilidade que uma break... são assim tão diferentes??

                Em que aspectos a condução deve ser diferente?
                Tas aí a confundir coisas diferentes.
                Um CRV é um SUV, tem um sistema 4x4 que tem caracteristicas para se safar em terrenos ou condições em q exista pouca tracção e pouco mais, é apenas ter necessáio ter algum cuidado suplementar a curvar pq o centro de gravidade é mais alto, mas num crv, santa fé ou os maiores x5, ml e xc90 e até curvam de maneira praticamente igual aos seus irmãos mais leves.
                O terrano II, patrol, pajero e etc, são jipes tradicionais com chassis de longarinas e carroçaria. As capacidades dinâmicas são menores, mas em TT são muito superiores a SUV. No entanto n é necessário curvar a 20 "à hora" com eles.

                Se as pessoas tiverem consciência q estes carros, abdicam um pouco de caracteristicas em cada terreno, e que na maioria das vezes usam penus mistos, de certeza que não têm problemas. Se reparares, os SUVs trazem pneus de estrada, e os TT trazem pneus mistos, conheço quem tenha dois conjuntos de pneus, uns para TT, e em 99% do tempo anda com pneus melhores para estrada.

                Comentário


                  #9
                  É preciso ter muito cuidado principalmente com tempo chuvoso (é sempre aconselhado ligar o 4x4 isto naqueles modelos em que não está sempre ligado), mas hoje em dia pelo menos nos Suv não é preciso ter quase preocupações nenhuma pois assemelham-se muito aos carros...os outros é que parecem autenticas bailarinas

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Xkoviak Ver Post
                    É preciso ter muito cuidado principalmente com tempo chuvoso (é sempre aconselhado ligar o 4x4 isto naqueles modelos em que não está sempre ligado), mas hoje em dia pelo menos nos Suv não é preciso ter quase preocupações nenhuma pois assemelham-se muito aos carros...os outros é que parecem autenticas bailarinas
                    Eu só ligo a tracçao AWD do meu quando é pra ir para o "monte", de resto mesmo em tempo chuvoso anda sempre em RWD... Basta saber dosear, e conhecer o veiculo...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por __ET__ Ver Post
                      Eu só ligo a tracçao AWD do meu quando é pra ir para o "monte", de resto mesmo em tempo chuvoso anda sempre em RWD... Basta saber dosear, e conhecer o veiculo...
                      Conheço algumas pessoas que têm e tem de ter muito cuidado mesmo em chuva..e ja vi alguns a ficarem atrevessados completamente na faixa de rodagem em rotundas em Famalicão e tambem na autoestrada no sentido de Guimarães, foram eles: Opel Frontera, Nissan Navara e um Suzuki Vitara.
                      Mas em termos de Suv penso que não ha problema...

                      Comentário


                        #12
                        Aquilo de que falas é comum em pick-ups e nos jipes mais antigos e tradicionais com molas de lâminas atrás.
                        Nos mais recentes é raro, estranho isso acontecer facilmente num frontera ou grand vitara.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                          Aquilo de que falas é comum em pick-ups e nos jipes mais antigos e tradicionais com molas de lâminas atrás.
                          Nos mais recentes é raro, estranho isso acontecer facilmente num frontera ou grand vitara.
                          Quando disse Frontera referia-me a um forntera de 2000 e o Vitara era de 1999...e sei que tambem é muito comun nas pickup's tambem devido ao peso quase nulo atras...tal como ja disse hoje em dia cada vez mais se assemelham mais a carros

                          Comentário


                            #14
                            Eu tenho um Tucson e ele até se conduz bem, o problema é andar com aquilo em sítios apertados, os ângulos mortos são mais que muitos, mas a brecagem ajuda bastante.

                            O principal problema, a meu ver, é a condução com o piso molhado.

                            Comentário


                              #15
                              Não me estava a referir ao perigo ou precauções em termos de segurança.

                              Estava antes a falar em termos de manutenção... Existem formas recomendadas para conduzir este tipo de veiculo.

                              Isso já foi referido aqui no forum, a necessidade de praticar uma condução diferente de forma a não terem problemas mecanicos... mas nunca chegaram a precisar em que aspectos

                              Comentário


                                #16
                                O Código da Estrada já contempla o ajuste da condução ao tipo de veículo. Não é só por ser um TT ou SUV. Até pode ser um carro igualzinho ao meu, mas basta não ser o meu, que a sua condução jamais será a mesma.

                                SECÇÃO III
                                Velocidade
                                Artigo 24.º
                                Princípios gerais
                                1 - O condutor deve regular a velocidade de modo que, atendendo às características e estado da via e do veículo, à carga transportada, às condições meteorológicas ou ambientais, à intensidade do trânsito e a quaisquer outras circunstâncias relevantes, possa, em condições de segurança, executar as manobras cuja necessidade seja de prever e, especialmente, fazer parar o veículo no espaço livre e visível à sua frente.

                                3 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 120 a€ 600.

                                Comentário


                                  #17
                                  Desde que o amigo não faça curvas a matar, aceleram como qualquer outro e viram o volante como qualquer um dos que se vêem na estrada. Desde que não se abuse...

                                  A altura ao solo assusta um pouco, no entanto quando se adquire prática este pensamento quase que desaparece.

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X