Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que é um bom condutor? Consideras-te um?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O que é um bom condutor? Consideras-te um?

    Vendo tanta asneira nas nossas estradas, desde o não cumprimento do código, ao não uso das sinaléticas de mudança de direcção, sou confrontado com o pensamento da inexistência da figura do “Bom Condutor”. Mas será que ele existe?

    Penso que a imagem do “Bom Condutor” não é consensual. Mas, se calhar em alguns pontos todos estarão de acordo. Ou não?!

    O bom condutor será:
    Aquele que não tem acidentes?
    Aquele que evita os acidentes?
    Aquele que cumpre o código?
    Aquele que domina a viatura em quaisquer condições de condução?
    Aquele que faz uma condução mais económica?
    Aquele que consegue conduzir mais depressa?
    Aquele que conduz devagar?
    Aquele que faz uma condução mais suave e confortável?
    Aquele que conduz com civismo?

    Será que alguém consegue desvendar este enigma?

    E o “Mau Condutor”? Como é que será? Ele existe? Já viram algum?

    E, afinal, como é que vocês se consideram? Bons ou maus condutores?

    #2
    ja pensei que era o melhor condutor que conhecia...mas agr muitas vezes acontece exagerar e ultrapassar pela direita, ou exagerar para baixar os consumos, comprometendo stops e cedencias de passagem.

    Para mim um bom condutor tem que saber fazer pontos de embraiagem BEM e fazer uso perfeito da caixa...reduzir, aumentar e travar com o motor.

    LOL

    Comentário


      #3
      Para mim é simples, é aquele que não tem nem provoca acidentes, independentemente das velocidades ou peripécias que seja capaz de atingir ou realizar.

      Obviamente que tem de ser cívico, mas não é o desrespeito pelo sinal A ou B (velocidades, stops, etc) que definem o conceito.
      Editado pela última vez por DocJRA; 06 January 2009, 20:23.

      Comentário


        #4
        Podemos ver um bom condutor pela pericia, pela parte tecnica e pela parte moral/etica.

        ha condutores bons pela moral que usam ao volante sendo o mais correctos a seguir a legislaçao, e existem bons condutores pela parte tecnica que conseguem entender o carro que tem nas maos e saber lidar com ele ate aos seus limites, depois ainda temos o de pericia que nao tem a ver com o que consegue fazer o trajecto mais rapido mas sim o que consegue fazer mais brincadeiras com ele cm por exemplo por o carro a dar voltas a uma rotunda sem parar atravessado etc etc.

        Numa corrida de pericia conta a pericia
        Numa corrida em pista conta a tecnica para ser o mais rapido
        Numa estrada publica conta a moral
        Editado pela última vez por Cagi; 06 January 2009, 20:30.

        Comentário


          #5
          sou mau.

          - guio acima dos limites de velocidade.
          - distraio-me com facilidade olhando para todo o lado menos para a estrada.
          - piscas... é raro
          - Já tive um acidente em que parti o carro todo e vários despistes. Uns sem querer, outros de propósito
          - Pico-me com outros carros, principalmente em estradas com muitas curvas
          - ouço música com headphones enquanto conduzo.
          - tenho uma condução que enjoa qualquer um.


          Quando tinha uns 22 anos achava-me o maior só porque conduzia depressa. Mas desde há algum tempo tenho plena consciencia de que conduzo mal. E toda a gente me diz.

          Comentário


            #6
            O bom condutor é aquele que tem a perfeita noção dos seus limites e dos da máquina que conduz.
            Deverá ser conhecedor do código da estrada, saber interpreta-lo e cumpri-lo.
            Terá que evitar ao máximo o acidente mesmo que numa determinada situação a culpa não fosse sua.
            Respeitar todos os intervenientes da estrada... condutores, peões, autoridade etc etc.

            Se não for para andar na estrada pública e fazendo uma análise meramente técnica:

            O melhor condutor é o que liga o ponto "A" ao ponto "B" mais depressa, sem acidentes e sem colocar em perigo terceiros e ele próprio, com um perefeito dominio da máquina e das emoções.

            Eu não sou a imagem perfeita de nenhuma destas análises... acho que sou razoável e quando faço asneiras, normalmente, não são sem querer... sempre são menos peigosas.
            Técnicamente, em autódromo ou terródromo, sou mediano mas certinho.
            Editado pela última vez por Automobilista; 06 January 2009, 20:41.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Ice_device Ver Post
              sou mau.

              - guio acima dos limites de velocidade.
              - distraio-me com facilidade olhando para todo o lado menos para a estrada.
              - piscas... é raro
              - Já tive um acidente em que parti o carro todo e vários despistes. Uns sem querer, outros de propósito
              - Pico-me com outros carros, principalmente em estradas com muitas curvas
              - ouço música com headphones enquanto conduzo.
              - tenho uma condução que enjoa qualquer um.


              Quando tinha uns 22 anos achava-me o maior só porque conduzia depressa. Mas desde há algum tempo tenho plena consciencia de que conduzo mal. E toda a gente me diz.

              Fixe. É uma panca engraçada, sem dúvida.



              Um bom condutor pára nas passadeiras.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                Fixe. É uma panca engraçada, sem dúvida.



                Um bom condutor pára nas passadeiras.
                Mesmo sem peão!!!

                Comentário


                  #9
                  E quando conduzem sozinhos ou acompanhados, a vosso tipo de condução altera-se?
                  E se forem com a família é diferente de conduzir com um amigo ao lado?

                  Comentário


                    #10
                    [quote=NaoInteressa;2715850]Fixe. É uma panca engraçada, sem dúvida.


                    quote]

                    quando tinha 13 anos meti uma renault 4 em cima de uma parede. Nunca mais parei. E depois de ter a carta muitas vezes atirei uma sapatada no travão ou saquei o travão de mão na estrada só para ver "se conseguia controlar o carro". Acabei virado umas poucas de vezes. mas agora já não faço isso. Oh espera... ainda no outro dia andei aos zigue zages na neve... eheheh

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                      Mesmo sem peão!!!
                      Nem mais!

                      Nem que o sinal esteja verde, há que parar!

                      Originalmente Colocado por Ice_device Ver Post

                      quando tinha 13 anos meti uma renault 4 em cima de uma parede. Nunca mais parei. E depois de ter a carta muitas vezes atirei uma sapatada no travão ou saquei o travão de mão na estrada só para ver "se conseguia controlar o carro". Acabei virado umas poucas de vezes. mas agora já não faço isso. Oh espera... ainda no outro dia andei aos zigue zages na neve... eheheh
                      Deves ter algo a mais que eu não tenho... Ou dinheiro - para poderes destruir assim os carros, de propósito - ou pancada!
                      Editado pela última vez por NaoInteressa; 06 January 2009, 21:01.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por BLADE RUNNER Ver Post
                        E quando conduzem sozinhos ou acompanhados, a vosso tipo de condução altera-se?
                        E se forem com a família é diferente de conduzir com um amigo ao lado?
                        Normalmente se vou sozinho a minha condução é diferente da que tenho quando vou acompanhado. Mesmo assim há quem já tenha dado umas valentes caroladas dentro do carro.

                        Comentário


                          #13
                          E depois há os "artistas"...

                          http://br.youtube.com/watch?v=0s_s8bylne0
                          http://br.youtube.com/watch?v=Av0VsTxJd78&NR=1

                          ...que enchem o olho mas que até serem grandes pilotos têm que comer muito pão!!!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por BLADE RUNNER Ver Post
                            E quando conduzem sozinhos ou acompanhados, a vosso tipo de condução altera-se?
                            E se forem com a família é diferente de conduzir com um amigo ao lado?

                            Sim... Sozinho sou um boi, mudanças ao corte, rotundas em duas rodas, entro nas curvas em slide e todas as inversões de marcha são feitas com o travão de mão, ando sempre com os máximos (para ver melhor) e meto a musica bue alta, para n me sentir só e inclino-me ligeiramente para cima da manete das mudanças, so para dar aquele style, q parece que vou a apanhar klkr coisa do chão.

                            Acompanhado, desligo o modo basofe, e pareço um velho de 90 anos a conduzir, travo a 10 metros do obstaculo, reduzo para 35 km/h seja qual for a curva, nunca passo de uma 3ª...

                            Falando agr a serio, sim, axo que klkr condutor responsavel, quando acompanhado tem sempre mais cuidado, pois para alem da vida dele, tao a vida de mais pessoas em jogo, em caso de acidente.
                            Editado pela última vez por zedmamed; 06 January 2009, 21:18.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                              E depois há os "artistas"...

                              http://br.youtube.com/watch?v=0s_s8bylne0
                              http://br.youtube.com/watch?v=Av0VsTxJd78&NR=1

                              ...que enchem o olho mas que até serem grandes pilotos têm que comer muito pão!!!
                              Um piloto pode muito bem ser um azelha na estrada.

                              Comentário


                                #16
                                [/quote]

                                quando tinha 13 anos meti uma renault 4 em cima de uma parede. Nunca mais parei. E depois de ter a carta muitas vezes atirei uma sapatada no travão ou saquei o travão de mão na estrada só para ver "se conseguia controlar o carro". Acabei virado umas poucas de vezes. mas agora já não faço isso. Oh espera... ainda no outro dia andei aos zigue zages na neve... eheheh[/quote]


                                Realmente, deve ser uma aventura ir ao teu lado no carro. Deve dar um sentido muito literal à expressão "lugar do morto"! HEHE
                                Se não te importas, diz aí ao pessoal por onde costumas andar, pra eu saber se tenho que aprender caminhos novos pra casa.. (brincadeira)

                                Quanto a mim, axo que quando acabei de tirar a carta axava, como a maioria, que era O MAIOR tanto a nível cívico como a nível de kit de unhas. Como me puseram um carro "engraçado" nas mãos, ainda tive uns sustos e comecei a perceber que se calhar, não seria o maior, mas sim qualquer coisa entre o Fangio e o Shcumacher (afinal de contas nunca espatifei nenhuma máquina, só mesmo de preposito, mas isso nem foi em estrada) .

                                Só ultimamente é que me apercebi que a nível cívico também estou uns furos abaixo do que devia. O meu objectivo não é ser uma freira na estrada, dou piscas em rotundas e tudo, e ultimamente até tenho respeitado os limites de velocidade (e não tem nada a ver com o preço da gota), mas de vez a vez não aguento e la estico um bocadinho as peles ao carro...pronto, é o coração a falar alto...

                                Comentário


                                  #17
                                  Um bom condutor:

                                  - Domina o carro e as técnicas de condução
                                  - Respeita os outros e assegura a sua segurança (adequa a velocidade ao estado da via e ao tráfego) conduzindo de uma forma civilizada
                                  - Por fim, e não menos importante, consegue prever as asneiras dos outros e tomar logo uma posição defensiva, evitando assim muitos acidentes.

                                  Dou um exemplo bom do que acho conduzir bem:

                                  Mais do que uma vez, em trânsito corrido mas com muito tráfego vou sempre a olhar para 2 ou 3 carros à minha frente. Reparo que começam a travar e antes do que tá à minha frente travar já eu estou a abrandar. Isto faço sempre que conduzo, mas por 2 vezes que me lembro acrescendo a isto reparo que o carro que vem atrás de mim não vem atento e começa a aproximar-se de mim.. O que eu faço é travar muito forte para o carro que vem atrás ver que estou a parar (pois é o que vai mesmo ter de acontecer) e nisto o carro que vem atrás faz o mesmo. Dessas duas vezes que falo evitei 2 acidentes, pois os carros travaram só que já não tinham hipótese de evitar o acidente, mas eu como fiz aquela travagem forte ficaram 2 metros entre mim e o carro da frente. Com isto só tive de deixar o carro ir lentamente até perto do que tá à minha frente.

                                  Dessas duas vezes vi pelo espelho os condutores brancos por terem aquela derrapagem e não terem batido.

                                  Isto é condução preventiva

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Ice_device Ver Post
                                    sou mau.

                                    - guio acima dos limites de velocidade.
                                    - distraio-me com facilidade olhando para todo o lado menos para a estrada.
                                    - piscas... é raro
                                    - Já tive um acidente em que parti o carro todo e vários despistes. Uns sem querer, outros de propósito
                                    - Pico-me com outros carros, principalmente em estradas com muitas curvas
                                    - ouço música com headphones enquanto conduzo.
                                    - tenho uma condução que enjoa qualquer um.


                                    Quando tinha uns 22 anos achava-me o maior só porque conduzia depressa. Mas desde há algum tempo tenho plena consciencia de que conduzo mal. E toda a gente me diz.
                                    Acordaste um dia e pensaste: vou espatifar o meu carro!!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por zedmamed Ver Post
                                      Sim... Sozinho sou um boi, mudanças ao corte, rotundas em duas rodas, entro nas curvas em slide e todas as inversões de marcha são feitas com o travão de mão, ando sempre com os máximos (para ver melhor) e meto a musica bue alta, para n me sentir só e inclino-me ligeiramente para cima da manete das mudanças, so para dar aquele style, q parece que vou a apanhar klkr coisa do chão.
                                      LOL


                                      Acho sem dúvida alguma que um bom condutor na estrada é aquele que conduz com segurança! Em pista todos sabemos o que é ser um bom condutor mas acho que na via pública o carro é um meio de transporte mais que um brinquedo.

                                      Quanto a mim penso que sou um condutor mediano, o meu único problema é conduzir depressa mas no dia a dia raramente entro em aventuras (como qualquer um também tenho aqueles momentos em que vou sozinho numa estrada cheia de curvas, imagino que sou um piloto de formula 1 e meto o carro a guinchar até não poder mais)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por air Ver Post
                                        Acordaste um dia e pensaste: vou espatifar o meu carro!!
                                        esse foi sem querer... eh eh.. mas também andava a pedi-las: sem travão de mão, com as pastilhas dos travões no ferro e em piso molhado. vinha picado com um tipo e estava à frente e a sentir-me um herói. quando chegou a hora de travar o carro nem respondeu... enfiei-me na porta de uma casa.... oh well...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Ice_device Ver Post
                                          esse foi sem querer... eh eh.. mas também andava a pedi-las: sem travão de mão, com as pastilhas dos travões no ferro e em piso molhado. vinha picado com um tipo e estava à frente e a sentir-me um herói. quando chegou a hora de travar o carro nem respondeu... enfiei-me na porta de uma casa.... oh well...
                                          Isso é quase como disse acordar e pensar "vou espatifar o meu carro".. Hehe.. Mas não houve feridos e com certeza aprendeste a lição.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Um bom condutor é aquele que pratica sempre uma condução defensiva.

                                            E que sabe quando pode e não pode andar depressa. Andar a 50 pode, em determinadas circunstâncias, ser excessivo, do mesmo modo que andar a 150 pode não o ser.

                                            Saber analisar as condições do carro, da estrada, do tempo, do trânsito, etc, é algo que um bom condutor tem, obrigatoriamente, que saber fazer.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                                              Para mim é simples, é aquele que não tem nem provoca acidentes, independentemente das velocidades ou peripécias que seja capaz de atingir ou realizar.

                                              Obviamente que tem de ser cívico, mas não é o desrespeito pelo sinal A ou B (velocidades, stops, etc) que definem o conceito.
                                              Essa é boa...se a boa condução fosse medida pelo registo de acidentes. Ter acidentes é na maioria das vezes uma quetsão de sorte ou azar...Simplesmente têm de acontecer, basta o ser humano não ser perfeito e não conseguir distribuir optimamente a sua atenção por inumeros assuntos que se põe a pensar/falar à condução.

                                              Tenho 6 anos de carta, nunca bati. Se sou bom condutor? Sei lá...

                                              Acho que sou médio por uma única razão: ainda tenho medo de andar na estrada. E para mim há limites para tudo com o meu carro. No dia em que alguém perde medo do que quer que seja a conduzir, perdeu a consciência de que pode errar e aí sim pode cometer asneiras...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Teste do "bom condutor" aqui

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                  Um bom condutor:

                                                  - Domina o carro e as técnicas de condução
                                                  - Respeita os outros e assegura a sua segurança (adequa a velocidade ao estado da via e ao tráfego) conduzindo de uma forma civilizada
                                                  - Por fim, e não menos importante, consegue prever as asneiras dos outros e tomar logo uma posição defensiva, evitando assim muitos acidentes.

                                                  Dou um exemplo bom do que acho conduzir bem:

                                                  Mais do que uma vez, em trânsito corrido mas com muito tráfego vou sempre a olhar para 2 ou 3 carros à minha frente. Reparo que começam a travar e antes do que tá à minha frente travar já eu estou a abrandar. Isto faço sempre que conduzo, mas por 2 vezes que me lembro acrescendo a isto reparo que o carro que vem atrás de mim não vem atento e começa a aproximar-se de mim.. O que eu faço é travar muito forte para o carro que vem atrás ver que estou a parar (pois é o que vai mesmo ter de acontecer) e nisto o carro que vem atrás faz o mesmo. Dessas duas vezes que falo evitei 2 acidentes, pois os carros travaram só que já não tinham hipótese de evitar o acidente, mas eu como fiz aquela travagem forte ficaram 2 metros entre mim e o carro da frente. Com isto só tive de deixar o carro ir lentamente até perto do que tá à minha frente.

                                                  Dessas duas vezes vi pelo espelho os condutores brancos por terem aquela derrapagem e não terem batido.

                                                  Isto é condução preventiva

                                                  Subscrevo. Principalmente o exemplo que deste qto. à condução defensiva. É exactamente assim que conduzo, alongando o horizonte, abrandando quando há carros estacionados em zonas habitacionais, etc...etc. E acho que devo este estilo de condução ao facto de ter andado diariamente de moto duranto uns 20 anos, à chuva, ao sol, sempre. Quando o nosso corpo é que paga mesmo a velocidades ridiculamente baixas (200 kg em cima de uma perna dói um cadito...), torna-se instintiva essa condução. Não sei quantas vezes já me disseram em situações complicadas: " Epá..parece que adivinhaste que o miúdo ia sair a correr por trás do carro...". Ou então: " Fosga-se! Como sabias que o gajo ia mudar de fila mesmo à queima?" Acho que um bom condutor deve, acima de tudo ter um excelente poder de observação em relação ao que o rodeia. Torna-se fácil.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                                    Subscrevo. Principalmente o exemplo que deste qto. à condução defensiva. É exactamente assim que conduzo, alongando o horizonte, abrandando quando há carros estacionados em zonas habitacionais, etc...etc. E acho que devo este estilo de condução ao facto de ter andado diariamente de moto duranto uns 20 anos, à chuva, ao sol, sempre. Quando o nosso corpo é que paga mesmo a velocidades ridiculamente baixas (200 kg em cima de uma perna dói um cadito...), torna-se instintiva essa condução. Não sei quantas vezes já me disseram em situações complicadas: " Epá..parece que adivinhaste que o miúdo ia sair a correr por trás do carro...". Ou então: " Fosga-se! Como sabias que o gajo ia mudar de fila mesmo à queima?" Acho que um bom condutor deve, acima de tudo ter um excelente poder de observação em relação ao que o rodeia. Torna-se fácil.
                                                    Era mesmo aí que queria chegar.

                                                    Um bom condutor é um condutor muito atento ao que o rodeia e que consegue prever situações de perigo. É uma utopia pensar que todos conduzem bem, todos erram sem excepção. Por isso devemoos andar sempre com o máximo de atenção para também evitarem um acidente quando nós fizermos uma asneira!

                                                    O que mais detesto é quando vou a conduzir com a cabeça na lua, andar devagar estando a pensar na morte da bezerra é bem pior que andar um pouco depressa com todos os sentidos atentos à estrada.

                                                    O caso dos motards como referes é igualmente muit bom. Quem anda de mota conscientemente tem mais capacidade para prevenção.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                                      Essa é boa...se a boa condução fosse medida pelo registo de acidentes. Ter acidentes é na maioria das vezes uma quetsão de sorte ou azar...Simplesmente têm de acontecer, basta o ser humano não ser perfeito e não conseguir distribuir optimamente a sua atenção por inumeros assuntos que se põe a pensar/falar à condução.

                                                      Tenho 6 anos de carta, nunca bati. Se sou bom condutor? Sei lá...

                                                      Acho que sou médio por uma única razão: ainda tenho medo de andar na estrada. E para mim há limites para tudo com o meu carro. No dia em que alguém perde medo do que quer que seja a conduzir, perdeu a consciência de que pode errar e aí sim pode cometer asneiras...
                                                      Ninguém está livre de levar com outro em cima nem de apanhar óleo a seguir a uma curva, mas ao afirmar o que afirmei referia-me apenas ao capítulo pessoal.

                                                      Na minha família (pais, mães tios etc) tenho de tudo, desde ex pilotos semi-profissionais, a senhoras que fazem 10 km por dia. Contabilizando os toques, acidentes por culpa própria sozinhos e acidentes por culpa própria que envolveram terceiros posso-te dizer que quem lidera o ranking em número de ocorrências são as minhas tias apesar de só fazerem os tais 10km; quem lidera em termos de sorte por estarem vivos é o meu tio e o meu pai, pois ambos já mandaram vários carros para a sucata quando eles ainda eram muito riginhos e nem ABS tinham ; do outro lado da tabela está a minha mãe, pois nunca esteve envolvida num acidente fossem quais fossem as circunstâncias, em + de 30 anos de carta e bem mais de 1'000'000 kms, muitos deles feitos em estradas nacionais e na IP3.

                                                      Posto isto a melhor condutora para mim é a minha mãe, porque a estrada não é uma pista de corrida e o objectivo num dia normal é ir de A a B com saúde. Para isso é preciso conhecer os nossos limites, os limites do carro e antever qualquer situação de potencial perigo.

                                                      Se a pergunta fosse piloto, aí a história é outra e não haveria qualquer dúvida.

                                                      Quanto ao meu caso, considero-me mediano. Entre mota e carro já ando na estrada há 9 anos e tenho mais de 100'000km feitos. O suficiente para já ter ido ao chão 2x (1 por areia em curva e outra por ter doseado de forma errada a pressão no travão da frente num dia bastante pluvioso) e ter tido um acidente, também de mota, quando uma rapariga de 20 entrou num cruzamento, sem prioridade e comigo lá no meio, com a mentalidade que se é mota tem de parar. Acredita que abri bastante os olhos depois deste episódio e mudei a minha forma de estar ao volante e de ver a estrada, pois não acontece só aos outros.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Para mim condutor e piloto são coisas diferentes. Condutor é aquele que se intergra no sistema de vias públicas cumprindo as regras de acordo com o estipulado ------> BORING!!!!!


                                                        Piloto é aquele que faz do carro o que bem quiser (esta é para mim a parte mais estimulante)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                                          Subscrevo. Principalmente o exemplo que deste qto. à condução defensiva. É exactamente assim que conduzo, alongando o horizonte, abrandando quando há carros estacionados em zonas habitacionais, etc...etc. E acho que devo este estilo de condução ao facto de ter andado diariamente de moto duranto uns 20 anos, à chuva, ao sol, sempre. Quando o nosso corpo é que paga mesmo a velocidades ridiculamente baixas (200 kg em cima de uma perna dói um cadito...), torna-se instintiva essa condução. Não sei quantas vezes já me disseram em situações complicadas: " Epá..parece que adivinhaste que o miúdo ia sair a correr por trás do carro...". Ou então: " Fosga-se! Como sabias que o gajo ia mudar de fila mesmo à queima?" Acho que um bom condutor deve, acima de tudo ter um excelente poder de observação em relação ao que o rodeia. Torna-se fácil.
                                                          Assino por baixo, resumindo tudo á frase que coloquei a bold!

                                                          Tenho orgulho de poder dizer que já evitei muitos acidentes á custa dessa observação e poder de antecipação! Não quer isto dizer que um dia não me calhe, ninguém é infalível, mas as bases, estou certo que as tenho.

                                                          Quantas e quantas vezes, mesmo sem haver um "quase acidente", eu digo para a minha esposa com uns segundos de antecedência o que determinado condutor vai fazer...

                                                          Uma das mais triviais é a típica fila de 3 ou 4 carros atrás de um camião a 80 km/h numa subida de AE......"queres ver? queres ver?", alivio o pé e antecipo uma eventual travagem e quando estou próximo, zás...sem sinalização e á lá gardere, ai está ele na fila da esquerda! "Eu não te disse..."

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Isso nuuuuuuuuunca vai chegar a um consenso.

                                                            Geralmente dizem que um bom condutor é aquele que não infringe o código da estrada.

                                                            Bem, se é assim, então sou um mau condutor. Aliás, quantos de nós o somos... mas como já sei que aqui no fórum há um grupo de moralistas, vou fazer uma provocação:

                                                            Mas existe alguém daqui que nunca andou em Excesso de Velocidade? Nem pisou uma linha Contínua?

                                                            Mas passando à frente, para mim um bom condutor é aquele que tem bom senso. É aquele que adequa a sua velocidade, MAIS às condições da via do que à placa a dizer 50 ou 90. É aquele que facilita as ultrapassagens. É aquele que não se importa de acelerar até aos 130km/h para acabar a ultrapassagem e não importunar o que vai atrás a aproximar-se a maior velocidade...

                                                            Enfim...uma data de coisas.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X