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Conduzir abaixo de 10 graus negativos

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    Conduzir abaixo de 10 graus negativos

    060120091687.jpg

    A vaga de frio que se sente na Europa traduz-se por diferentes temperaturas de acordo com a localização geográfica de determinados países, aqui na Polónia a vaga de frio significa temperaturas negativas mesmo durante o dia e muita queda de neve.
    Dizem os meteorologistas que lá para Sábado deve melhorar mas por enquanto ainda tem sido bastante duro conduzir nestas condições.

    Ao fim de algum tempo habituamos-nos à rotina de encontrar o carro coberto de neve logo pela manhã e ao ritual de escovar a mesma ao longo da toda a carroçaria.
    Apesar de alguns condutores arriscarem devemos sempre limpar toda a neve dos vidros, faróis, indicadores de mudança de direcção, farolins, luzes de matrícula e chapas de matrícula não só pela segurança acrescida mas também para evitar as pesadas multas que se aplicam aos infractores.

    Médios são obrigatórios todo o dia e durante todo o ano.

    Uma astúcia que alguns condutores praticam para aquecerem o motor mais rapidamente consiste na aplicação de um cartão/chapa por trás da grelha do capot.

    080120091689.jpg

    O pico do frio (-19) foi na ultima Segunda-Feira e custou-me uma bateria nova (cerca de 100€) pois a antiga, com a queda repentina da temperatura, perdeu muita carga e não foi suficiente para rodar o motor ao fim de algumas tentativas.
    Diga-se de passagem que um motor Diesel em países tão frios talvez não seja a melhor opção para o Inverno mas, o que me vai valendo, é o facto de serem apenas picos de temperaturas baixas normalmente provenientes de frentes frias na Sibéria ou na Escandinávia (Lapónia)...

    070120091688.jpg

    A velocidade a que circulo dentro da cidade, mesmo com pneus de Inverno, ronda os 40 ou máximo 50 quilómetros hora pois quando neva copiosamente os limpa-neves da cidade não conseguem dar vazão a tantas estradas cobertas de neve.

    Quando isto acontece deixamos de ler a sinalização das estradas e perdemos um pouco a noção das faixas de rodagem, faz-se tudo em câmara lenta e com extrema cautela.

    No meu caso uso muito poucas vezes o travão de mão para ajudar a negociar alguma curva mais complicada na qual a frente aponta bastante.
    Um cheirinho de travão de mão e contra-brecagem é suficiente e por vezes até se torna divertido.

    #2
    Aqui não ando de carro, mas quando cheguei fiquei surpreendido pois só as estradas estavam limpas. Passeios, parques de estacionamento, etc. estava tudo em gelo o que era quase praticar patinagem artistica.

    Tenho de meter pneus de neve na bike

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por air Ver Post
      Aqui não ando de carro, mas quando cheguei fiquei surpreendido pois só as estradas estavam limpas. Passeios, parques de estacionamento, etc. estava tudo em gelo o que era quase praticar patinagem artistica.

      Tenho de meter pneus de neve na bike
      Tem cuidado a andar de bicicleta na neve!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
        Tem cuidado a andar de bicicleta na neve!
        O problema é quando a neve passa a gelo, já me deu direito a uma queda, mas nada de grave.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post

          A vaga de frio que se sente na Europa traduz-se por diferentes temperaturas de acordo com a localização geográfica de determinados países, aqui na Polónia a vaga de frio significa temperaturas negativas mesmo durante o dia e muita queda de neve.
          Dizem os meteorologistas que lá para Sábado deve melhorar mas por enquanto ainda tem sido bastante duro conduzir nestas condições.

          Ao fim de algum tempo habituamos-nos à rotina de encontrar o carro coberto de neve logo pela manhã e ao ritual de escovar a mesma ao longo da toda a carroçaria.
          Apesar de alguns condutores arriscarem devemos sempre limpar toda a neve dos vidros, faróis, indicadores de mudança de direcção, farolins, luzes de matrícula e chapas de matrícula não só pela segurança acrescida mas também para evitar as pesadas multas que se aplicam aos infractores.

          Médios são obrigatórios todo o dia e durante todo o ano.

          Uma astúcia que alguns condutores praticam para aquecerem o motor mais rapidamente consiste na aplicação de um cartão/chapa por trás da grelha do capot.

          .../...

          No meu caso uso muito poucas vezes o travão de mão para ajudar a negociar alguma curva mais complicada na qual a frente aponta bastante.
          Um cheirinho de travão de mão e contra-brecagem é suficiente e por vezes até se torna divertido.

          Bom Dia Jorge

          A unica experiência que tenho foi há uns anos na Alemanha, e estiveram na altura -20ºC.

          Por acaso ainda hoje me lembrei precisamente disso, e a razão tem a ver com a temperatura do meu carro, hoje trouxe o meu carro para o emprego já que o da empresa está em revisão, e o curioso é que ao fim de 6 kms de fila quando a temperatura atingia quase o nivel normal de funcionamento, liguei o ventilador, e ... a temperatura nunca mais atingiu o valor de trabalho normal, isto só me tinha ocorrido na Alemanha.

          Diz bem as temperaturas que hoje de madrugada estavam aqui na linha de Sintra.

          Mas a colocação do cartão defronte do radiador pode ser usado, mas sem nunca cobrir a totalidade (pelo menos por aqui) cobrir 50% ou um máximo de 2/3, e isto para temperaturas constantes inferiores aos 0ºC.

          Ouvi também hoje de manhã nas noticias que ai na Polónia já faleceram mais de 20 pessoas devido à vaga de frio .

          Abraço e não abuses na aguardente de tuberculos ...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
            Bom Dia Jorge

            A unica experiência que tenho foi há uns anos na Alemanha, e estiveram na altura -20ºC.

            Por acaso ainda hoje me lembrei precisamente disso, e a razão tem a ver com a temperatura do meu carro, hoje trouxe o meu carro para o emprego já que o da empresa está em revisão, e o curioso é que ao fim de 6 kms de fila quando a temperatura atingia quase o nivel normal de funcionamento, liguei o ventilador, e ... a temperatura nunca mais atingiu o valor de trabalho normal, isto só me tinha ocorrido na Alemanha.

            Diz bem as temperaturas que hoje de madrugada estavam aqui na linha de Sintra.

            Mas a colocação do cartão defronte do radiador pode ser usado, mas sem nunca cobrir a totalidade (pelo menos por aqui) cobrir 50% ou um máximo de 2/3, e isto para temperaturas constantes inferiores aos 0ºC.

            Ouvi também hoje de manhã nas noticias que ai na Polónia já faleceram mais de 20 pessoas devido à vaga de frio .

            Abraço e não abuses na aguardente de tuberculos ...
            Bom Dia Excalibur

            ihihihi

            Nada de substâncias tóxicas... se bem que devia ter colocado Vodka no mija-mija pois o líquido congelou mesmo sendo - alegadamente - específico para o frio...

            Na Alemanha de Leste (ex-RDA) as temperaturas também são bastantes baixas mas os rios Oder e o Neisse parecem influenciar a diferença de temperaturas entre os dois países.

            Algumas dessas mortes devido ao frio são sem-abrigos, idosos e algumas crianças e adultos que arriscam brincadeiras em lagos e rios gelados.
            Ainda outro dia quase meti as mãos na cabeça ao ver famílias a brincar em lagos gelados nos quais se notavam perfeitamente zonas de gelo fino!

            Todos os anos são tragédias que podiam ser perfeitamente evitáveis! O gelo quebra com o peso e não há força que resista ao frio brutal das águas e infelizmente morrem as pessoas que caiem e as que tentam salvar...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
              Bom Dia Excalibur

              ihihihi

              Nada de substâncias tóxicas... se bem que devia ter colocado Vodka no mija-mija pois o líquido congelou mesmo sendo - alegadamente - específico para o frio...

              Na Alemanha de Leste (ex-RDA) as temperaturas também são bastantes baixas mas os rios Oder e o Neisse parecem influenciar a diferença de temperaturas entre os dois países.

              Algumas dessas mortes devido ao frio são sem-abrigos, idosos e algumas crianças e adultos que arriscam brincadeiras em lagos e rios gelados.
              Ainda outro dia quase meti as mãos na cabeça ao ver famílias a brincar em lagos gelados nos quais se notavam perfeitamente zonas de gelo fino!

              Todos os anos são tragédias que podiam ser perfeitamente evitáveis! O gelo quebra com o peso e não há força que resista ao frio brutal das águas e infelizmente morrem as pessoas que caiem e as que tentam salvar...

              BRUTAL LOOOOOOL à parte a negrito !!!



              Lá deixam de fazer negócio com o lava vidros para -30ºC nas cadeias do Jerónimo Martins.



              Quanto ao resto, acredito sim senhora que se vejam coisas deveras surreais, se por aqui se vê quando o pessoal anda nas Serras e na Neve , imagino por ai, onde nesta altura neve e gelo são uma constante.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                Uma astúcia que alguns condutores praticam para aquecerem o motor mais rapidamente consiste na aplicação de um cartão/chapa por trás da grelha do capot.
                Hehe, feito ao improviso...

                Os Citroen 2 CV e as Dyane tinham um acessório que não era mais do que uma tampa plástica com algumas (poucas, muito poucas) ranhuras p/ se colocar na grelha e dar exactamente esse efeito.

                Os mais sofisticados Volvos tinham atrás da grelha e à frente do radiador uma persiana de enrolar para o mesmo efeito.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                  Hehe, feito ao improviso...

                  Os Citroen 2 CV e as Dyane tinham um acessório que não era mais do que uma tampa plástica com algumas (poucas, muito poucas) ranhuras p/ se colocar na grelha e dar exactamente esse efeito.

                  Os mais sofisticados Volvos tinham atrás da grelha e à frente do radiador uma persiana de enrolar para o mesmo efeito.
                  Exacto! Aqui na Polónia os Polonezes e os Fiat 125 (onde andam eles???) bem como os 126 também podem levar umas grelhas especiais para ajudar ao aquecimento do motor o que leva o aquecimento a funcionar mais eficazmente, nos Fiats 126 muitos condutores compram uns aquecedores de ligar ao isqueiro ou ao sistema eléctrico e realmente ficam com o carro quentinho mesmo com as correntes de ar provenientes das borrachas e folgas.

                  Na minha Lybra os 8 quilómetros que percorro de casa ao trabalho são feitos no pára-arranca e o motor aquece um pouco mas só no fim, os vidros laterais traseiros ficam com um filme de gelo e só raspando se limpam mas ao fazê-lo ficamos com o carro com "neve" por dentro.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                    Na minha Lybra os 8 quilómetros que percorro de casa ao trabalho são feitos no pára-arranca e o motor aquece um pouco mas só no fim, os vidros laterais traseiros ficam com um filme de gelo e só raspando se limpam mas ao fazê-lo ficamos com o carro com "neve" por dentro.

                    Hummmm ... isso não é antifrost ... os Ariston ou Indesit costumam ter disso .....



                    Oooooppppssss .... é um Lancia.

                    Comentário


                      #11
                      Na serie "Ice Road Truckers" eles tamb tapam quase totalmente os radiadores dos camioes, mas lá a temp andam á volta dos -30ºC

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por N O S S A - capri Ver Post
                        Na serie "Ice Road Truckers" eles tamb tapam quase totalmente os radiadores dos camioes, mas lá a temp andam á volta dos -30ºC
                        Costumo ver no História, lá tem o nome de Desafio Abaixo de Zero.
                        E efectivamente também se vê a frente do radiador coberto

                        Comentário


                          #13
                          Já me aconteceram situações semelhantes em alguas viagens por paises mais frios. Até tem piada, mas todos os dias deve-se tornar uma seca brutal, principlamente qd se tem de ir trabalhar.....

                          Comentário


                            #14
                            Na segunda de manhã não consegui sair com a carrinha da garagem. Não consegui subir a pequena rampa que dá acesso à rua. ainda consegui chegar com as rodas da frente à parte limpa mas como é RWD não consegui avançar mais

                            Fui de autocarro.

                            Entretanto tenho andado de carro e sem qualquer problema apesar de estarem -10°

                            Comentário


                              #15
                              realmente a temperatura é uma cois complicada.. ainda ontem tinha o vidro meio sujo (estavam -2 só), esguichei água para o limpar e mal tocou no vidro congelou logo e fiquei sem ver nada

                              Comentário


                                #16
                                Bom tópico. A essas temperaturas tenho experiência de condução nos picos da Europa, em que se o carro fica estacionado num lugar ao pé de uma via, de manha está soterrado na neve, pois os limpa-neves atiram-na para as bermas.. O que mais chateia é o raspar o gelo no vidro e se o carro apanha alguma subida mais acentuada e se tem de parar a meio...

                                Comentário


                                  #17
                                  Belo tópico! Boas aventuras tens logo pela madrugada

                                  Comentário


                                    #18
                                    Os tópicos (e posts) do Jorge Correia acerca da condução e comportamento dos materiais em temperaturas muito negativas (estou a pensar no post do Opel Corsa por exemplo), pela invulgaridade - afinal temos um clima quase mediterrânico - revestem-se de muito interesse.

                                    Só uma pergunta: os automóveis vendidos na Polónia tem sistema de aquecimento (chaufagem) eléctrico ? E qual a temperatura de congelação da gasolina/gasóleo ?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JPR Ver Post
                                      Os tópicos (e posts) do Jorge Correia acerca da condução e comportamento dos materiais em temperaturas muito negativas (estou a pensar no post do Opel Corsa por exemplo), pela invulgaridade - afinal temos um clima quase mediterrânico - revestem-se de muito interesse.

                                      Só uma pergunta: os automóveis vendidos na Polónia tem sistema de aquecimento (chaufagem) eléctrico ? E qual a temperatura de congelação da gasolina/gasóleo ?
                                      Obrigado pelo vosso carinho.

                                      Gostaria de responder com toda a exactidão mas a verdade é que pouco sei. No entanto lembro-me de um Ford Orion 1.3 de 1993 que tinha um sistema de chauffage ligeiramente diferente do Escort 1.3 da minha ex-namorada, o sistema aproveitava também o calor do colector de escape, o que na versão portuguesa não acontece.

                                      Existem alguns modelos com um sistema de aquecimento do liquido anti-congelante e do mija-mija mas pouco mais sei.

                                      Em relação ao congelar do gasóleo também não sei mas tenho acrescentado um liquido para arranques a frio de origem sueca.

                                      Há quem acrescente um pouco de gasolina no gasóleo para ajudar ao arranque mas não tenciono experimentar tal coisa.

                                      Os carros a GPL costumam apresentar problemas durante os dias muito frios.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Os Fiat para as versões diesel aqui em PT têm como opção uma chauffage(é assim que se escreve?) adicional. Agora como funciona é que não sei
                                        Já agora para tapar o radiador costumam por o quê?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por nelio_silva_85 Ver Post
                                          Os Fiat para as versões diesel aqui em PT têm como opção uma chauffage(é assim que se escreve?) adicional. Agora como funciona é que não sei
                                          Já agora para tapar o radiador costumam por o quê?
                                          Boas Nelio

                                          Penso que andou por aqui um tópico onde se explicava a palavra chauffage como de origem francesa (aquecimento) mas aportuguesada para sofagem.

                                          Eu não coloco nada no radiador mas tenho um vizinho com um Fiat Palio que tem daquele plástico com bolhas a tapar o orifício da grelha.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                            Boas Nelio

                                            Penso que andou por aqui um tópico onde se explicava a palavra chauffage como de origem francesa (aquecimento) mas aportuguesada para sofagem.

                                            Eu não coloco nada no radiador mas tenho um vizinho com um Fiat Palio que tem daquele plástico com bolhas a tapar o orifício da grelha.
                                            Para quê? Aquilo pega até debaixo d'água!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu este fds na Guarda foram -3.
                                              É fixe aparece um aviso no GPunto "Possivel Presença de Gelo na Estrada"
                                              Bacano!
                                              Pensei que só pudesse haver neve.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Muito bom tópico Jorge Correia, é sempre muito interessante ver como se processam as coisas lá por terras longínquas, pelo menos para mim.

                                                Que frio, se aqui com as temperaturas negativas de -1 e -2 até -5 já é o que é, aí, ma Deus!!!

                                                Por acaso o chasso cá de casa dorme na rua e por volta das 8 da manhã não tem dificuldade nenhuma, pega à primeira e ralenti super-estável!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por BackToBlack Ver Post
                                                  Eu este fds na Guarda foram -3.
                                                  É fixe aparece um aviso no GPunto "Possivel Presença de Gelo na Estrada"
                                                  Bacano!
                                                  Pensei que só pudesse haver neve.
                                                  A minha Lancia tem um irritante e sonoro TLIM TLIM TLIM sempre que a temperatura baixa dos 3 positivos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                                    Muito bom tópico Jorge Correia, é sempre muito interessante ver como se processam as coisas lá por terras longínquas, pelo menos para mim.

                                                    Que frio, se aqui com as temperaturas negativas de -1 e -2 até -5 já é o que é, aí, ma Deus!!!

                                                    Por acaso o chasso cá de casa dorme na rua e por volta das 8 da manhã não tem dificuldade nenhuma, pega à primeira e ralenti super-estável!
                                                    Obrigado Gmigas

                                                    A minha carrinha deve ter algumas velas de pré-incandescência nas couves por isso, quando faz muito frio, custa a rodar o motor.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Neste últimos dias enregelados o carregador de CD's e o sistema de navegação passam-se completamente e aparece a informação CD IS UPSIDE DOWN! no display do CB!

                                                      O mais irritante é que o gelo e neve suja que se acumula nos pedais e no tapete estão ali para durar... até que a temperatura suba ou o aquecimento do carro derreta tudo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Demoras muito a ter uma temperatura "agradável" dentro da lancia?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Uma dúvida - Mas há neve ou gelo no interior do carro?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            olha Lodz! essa bela localidade.

                                                            Quando aí estive cheguei a apanhar -30º, que frio do catano. Até os aquecedores lá de casa (bem fortes) tiveram que dar o litro para o frio não entrar para lá.

                                                            A vantagem da neve é que suaviza os buracos na estrada. Aí eu se comprasse carro era um jipe, com a quantidade de buracos que há... Ainda falam de portugal.

                                                            abraço Jorge

                                                            Comentário

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